Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

TRANSFER BAN, UMA DÍVIDA APENAS OU SINAL DE PROBLEMAS MAIORES? EIS A QUESTÃO.

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Segundo a matéria intitulada ACORDO? ATLÉTICO DIZ QUE HÁ ACERTO POR DÍVIDA, MAS RIVER AFIRMA QUE ‘NÃO HÁ FIRMA, SÓ PALAVRA’, publicado nesta última quarta-feira no Fala Galo e assinada por Hugo Fralodeo, surgiu na madrugada de terça para quarta a notícia de que o Atlético havia sido punido pela FIFA com o transfer ban, por conta da dívida pela contratação de Nacho Fernández junto ao River Plate, em fevereiro de 2021.

Contudo, conforme noticiado primeiramente pelo Globo Esporte, o Atlético informou que pagaria a dívida de 2,5 milhões de dólares (cerca de R$ 13 milhões) em duas parcelas, com vencimento da primeira já neste mês de outubro e outra em fevereiro do próximo ano.

Mas, ao Superesportes, os argentinos informaram que não é bem assim. De acordo com o Portal, o River Plate revelou que ainda “não há acordo firmado, só de palavra”. Ainda de acordo com a matéria, os argentinos justificam a cobrança na FIFA dizendo que o Atlético pagou uma cota, deixando a segunda em aberto, prometida apenas de palavra.

Além disso, complementa o Fala Galo, “parece haver uma divergência nos valores, já que o River acionou a entidade máxima do futebol cobrando 2,5 milhões de dólares do Atlético, que reconhece a dívida, mas no valor de 1,66 milhão de dólares, conforme publicado em nota oficial do clube em abril deste ano”.

Ainda que esta punição na prática não deva trazer muitos transtornos ao Atlético, vez que nessa temporada o clube já não poderia inscrever jogadores no Brasileirão por força do regulamento da competição e a próxima janela Internacional só se abrirá no início da próxima temporada, a imposição do primeiro TRANSFER BAN da história do clube nesse momento não só soa muito mal aos ouvidos de milhões e milhões de atleticanos, como também produz danos morais e certamente trará reflexos negativos nas tratativas referentes à SAF alvinegra.

Afinal, como fazer um bom negócio, com o clube em franca desvalorização, super endividado e atravessando uma de suas crises existenciais?

Se ainda havia algum atleticano que não não havia percebido que o clube atravessa momentos complicados e turvos dentro e fora das quatro linhas, esta punição escancara de vez que as coisas intramuros do clube são ainda mais graves e nebulosas do que pode imaginar a vã filosofia de qualquer pobre galista apaixonado.

Como sempre, muitas perguntas e poucas respostas. Em defesa do projeto do qual a Arena MRV é o carro chefe, muito se tem dito que o clube vinha equilibrando suas contas. E o que gerou reconhecimento e admiração aos 4R’s teria sido o seu desprendimento e a iniciativa de evitar que o clube sofresse diversas punições da FIFA e, ao mesmo tempo, pudesse manter os salários de jogadores e funcionários em dia.

Paralelamente, era prometido dentro de alguns poucos anos um clube saneado, jogando em uma Arena totalmente quitada e geradora de receitas que concorreriam para tornar o Atlético uma das maiores potências do futebol mundial.

É inegável e irrefutável que aconteceram muitos acertos e que o Atlético alcançou um nível ímpar de profissionalização, diversificando e qualificando, diversas áreas fins e meios do clube. Um elenco de estrema qualidade foi montado e títulos importantes vieram. Também é induvidoso que não se pode responsabilizar única e tão somente a atual direção pelo endividamento crônico do clube. Gestões anteriores têm a sua parcela de responsabilidade, assim como o Conselho Deliberativo, omisso e impotente em vários momentos.

Mas, é igualmente inquestionável que de 2021 para 2022 houve uma mudança radical de discurso e, em consequência, erros e escolhas equivocadas também aconteceram. Não só o time em campo, mesmo sendo mantida a base e tendo recebido alguns reforços pontuais bastante interessantes, mostra que as coisas mudaram e para pior. Os bastidores atleticanos e a eterna ciranda de notícias e “notícias” que costumeira e implacavelmente sacodem e prejudicam o clube, mostram que são legítimas e procedentes as críticas, as preocupações e as cobranças cada vez mais frequentes e mais contundentes de seus torcedores.

Ao que tudo indica esse TRANSFER BAN é mais que uma simples dívida que certamente irá ser quitada. Ele é um sinal claro de problemas muito maiores que exigem dos dirigentes trabalho, planejamento, equalização, discernimento, transparência e muito diligência. Dos torcedores, vigilância, crítica acurada e responsável e cobrança inteligente.

22 thoughts to “TRANSFER BAN, UMA DÍVIDA APENAS OU SINAL DE PROBLEMAS MAIORES? EIS A QUESTÃO.”

  1. Bom dia Atleticanos.
    Endividar o clube,prometendo os céus,irão querer vender e eles mesmo é que irão comprar.Ou vcs pensam que tornando-se SAF,irão mudar as cabeças do comando do clube?!as idéias e os personagens serão e farão o mesmo.E no embalo,há na diretoria jurídica do clube,um funcionário de alto padrão que prestou serviços ao clube no passado e que tinha extensa ligação com empresários de jogadores que somente faz acordos de boca,mas não assina nada.Infelizmente…Tenham um bom domingo,se puderem…..Abraços

  2. boa tarde Eduardo e massa e max Pereira. aonde chegamos 2021 foi magico e espetacular. mas a péssima diretoria cega e muda teve a lata de estragar tudo entregou o time na mão deste peusudo diretor omisso e se formos para sula americana é lucro. este peusudo diretor teve a lata de contratar um péssimo treinador. Godim. Fábio bosta. pedrinho bichado. Allan Kardec Dm. e renovou o contrato de vários ex jogadores aposentado. rever. Everson. mariano. Vargas pipoqueiro.etc. e para piorar deve milhões a compra deste nacho preguiça que não vale nem 10 por cento o valor. esta diretoria atual afundou o galo na lama e em milhões em dívida e para piorar doaram o Chopinng que não paga o estádio. piadas. o ditado é antigo não a almoços grátis a conta chegou e simplesmente cruzeiramos e falidos. aff.a galo sempre nos ilundindo. vai galooo.

  3. Bom dia massa e Guru

    Perdoem-me os que pensam diferente, mas pra quê tanta histeria por causa desta dívida do Nacho? A quem interessa fomentar e requentar esta notícia? Deve? Então vai pagar, simples assim.
    O foco agora são os pontos para termos um 2023 mais digno e no lugar que sempre deveríamos estar, ou seja, fase de grupo de libertadores.
    No mais, meus caros, vcs estão arranco os cabelos da cabeça à toa, deixem isto pro Gorduxo do lado de lá da lagoa, que a cada dia toma na cara um ex jogador entrando na justiça pedindo milhões.
    É preciso lembrar que a dívida de Nacho foi para termos um camisa 10 de qualidade e mesmo ele não dando o retorno que todos esperávamos, é muito pequena se pensarmos que já tivemos dividas com Emerson Conceição, Maicon Bolt, Erasmo e outras perolas por ai.

  4. MAIS UMA NOTÍCIA -…….
    SE O CRUZEIRO PAGAR 400 MILHÕES COMPRA O MINEIRÃO…………..
    A ARENA DO MRV , DO GALO OU DOS BANCOS VAI CUSTAR 1 BILHÃO………………
    TAÍ MAIS UMA PROVA QUE ESSA TURMA QUE COMANDA O GALO SÃO UNS IMCOMPETENTES E IRRESPONSÁVEIS.

    1. O estádio só interessa ao Menim e ao Ricardo Guimarães que tem os dois juntos 85 % das cadeiras cativas e camarotes do estádio, construíram para lavar seus dinheiros ,e salvar um terreno que não valia nada , onde a MRV durante maus de 15 anos tentou mais de 5 empreendimentos naquele terreno e sempre era barrado pela questão ambiental , tão enganando a torcida sem pudor algum , somente por interesses próprios, vergonha esse mecenas.

  5. Em pleno ano de 2022 e os caras vêm dizer que foi um acordo só de palavra e nada firmado???

    Quer dizer então que não teve um contrato firmado e registrado em cartório dessa venda/compra do jogador Nacho???

    KKKKKKKK, só rindo dessa mentira!!!

    O nosso CAM sabe da dívida mas fechou os olhos pra ela e agora com a FIFA “entrando” no negócio, vai lá e paga pra não ficar mais feio e vergonhoso do que já está, simples assim!!!

  6. BOM DIA A TODOS…….
    O AMIGALO ACERTOU NA VEIA , ESSA DIRETORIA QUEBROU AS PERNAS DO GALO , PARA DEPOIS OFERECER MULETAS COMO SOLUÇÃO……… ….
    E AS MULETAS , SÃO A “”S.A.F””. , ESSA SIM , SERÁ O ENTERRO DEFINITIVO DO GLORIOSO C.A.M………………
    ESSA DIRETORIA E ESSES TAIS “BENFEITORES” ENTRARÃO PARA A HISTÓRIA COMO AQUELES QUE DECRETARAM O FIM DO GALO………
    QUEBRARAM O CLUBE , PARA DEPOIS ENTREGAREM O MESMO PARA UMA SAF QUE SUGARÁ ATÉ A ÚLTIMA GOTA DE SANGUE DO GALO…
    ORA , É EVIDENTE E CRISTALINO , QUE INVESTIDORES SÓ INVESTEM PARA OBTEREM GRANDES LUCROS (QUANTO MAIORES , MELHOR) , E NO FUTEBOL SABEMOS COMO ISSO VAI FUNCIONAR…………
    MANTER O PROFISSIONAL COM UM TIME MÉDIO , EM MEIO DE TABELA E INVESTIR NA BASE PARA VENDER JOGADORES , SEM SEQUER ESTREAREM O PROFISSIONAL.
    A MASSA ATLETICANA AINDA NÃO SE DEU CONTA DO TAMANHO DO BURACO QUE ESSA DIRETORIA ESTÁ ENFIANDO O NOSSO GALO…..
    E ESSA AVENTURA , PODE SER UM CAMINHO SEM VOLTA.

  7. Essa é uma de varias ações judiciais e trabalhistas que estão a estourar no Atlético, só de ações trabalhistas são mais de 100 , acordos judiciais que somam quase 5 milhões por mês, quer dizer uma folha extra de pagamento somente de ex atletas e funcionários que o Atlético não pagou o que devia e foram acionados na justiça , e que o clube devido a uma incompetência, falta de organização , falta de respeito em demitir centenas de funcionários e não pagar o simples acerto trabalhistas de verba rescisória estão atolados com essas ações judiciais que somam quase 5 milhões por mês, aliás só está folha de acordos é maior que toda a folha do América. O clube foi quebrado literalmente pelos mecenas , deram o famoso passo maior que a perna , mais que dobrararam a dívida em 3 anos , construção do estádio com uma dívida de mais de 400 milhões, venda da outra metade do shopping que pelo acordo de 330 milhões vai ser pulverizada com pagamento das dívidas onerosas e não vai pagar um terço desta dívida, tudo confiando na venda do clube para uma SAF. Esses mecenas da segunda divisão estão mentindo discaradamente tem 3 anos , contando com a solução Saf , voceis acham que algum investidor de SAF vai pagar 2 milhões de salário ao Hulk, 1,5 milhões ao treinador, 100 mil por mês para Rodrigo lasmar , 40 mil por mês pra auxiliar técnico que nem trabalha com Eder e Lucas Gonçalves, 70 mil para um gerente de futebol como Victor, trinta mil para fisiologista que nem no clube vai , fora 800 mil para o Vargas, 900 mil para Nacho , 800 mil para Pedrinho e Cardec , a folha salarial do Atlético é uma vergonha, qualquer SAF que vier não vai pagar uma folha de 25 milhões, vão fazer uma limpa geral no clube , aí vai vir uma enxurrada de processos trabalhistas que não vai ter fim , estamos diante de um clube totalmente quebrado e ainda tem gente que acredita nos mecenas os mesmos que em 2005 jogaram o clube na segunda divisão, Acorda torcida do Atlético se não vai ser tarde demais.

  8. Lá vem o galo de novo irritando a torcida, com suas lambanças administrativas. Comprou, então paga, ou quer tomar calote também quando vender. Não esqueçam do famigerado empresário que tem créditos monstruosos com o galo.
    Tudo muito esquisito, uma zona mesmo.

  9. CONTEXTO: Pandemia, jogos sem público, me parece lógico que Sergio Coelho ou Rodrigo Caetano não iriam pagar 6 milhões de dólares em um jogador beirando os 30 anos se não tivesse um mecenas pra dizer “Pode trazer que a gente banca”.
    Não há como arranjar desculpas ou maquiar a realidade. OS 4R escantearam o Galo e estão deixando definhar. Deixaram o Turco até jogar o ano no lixo, e quando ficou completamente insustentável trouxeram de volta o Cuca com problema no elenco e sem vontade de trabalhar.
    O GALO foi usado por essa gente, são CANALHAS, são APROVEITADORES. 2022 era o ano da política, e o futebol ficou largado às traças.

  10. _ Segundo o Carp,ñ tem acordo no papel…
    _ O acordo que seria de palavra não foi cumprido pelo GALO_pelo GALO um kr@lj®! Nesta aí quem mijou fora do penico são os que se dizem salvadores do Clube_…
    _“Pagaram uma cota e não pagaram a segunda, prometida de palavra. Por isso entramos com o pedido na FIFA”…disse o Carp…
    _ Presidente que é animadão com outros assuntos se diz desanimado_ reclamar mais uma vez da falta de criterios da comissão de arbitragem _qdo o assunto fo&€ com o GALO…
    _ imagem do Clube arranhada pela segunda vez pela mesma galera de outrora… mas os “bilionariú” sabe o q faz e são muito “baõzim”… Lembrando: a causa deste transfer ban NÃO pode ser jogada nas costas das gestões passadas,essa é única e exclusiva dos “cara que sabe o que faz”…(sic) e são baõzim…
    Éhhhh…prezado! “Jaõzim” gosta mesmo de pipoca!!!!
    Saudações Atleticanas

      1. Bom dia Atleticanos.
        Endividar o clube,prometendo os céus,irão querer vender e eles mesmo é que irão comprar.Ou vcs pensam que tornando-se SAF,irão mudar as cabeças do comando do clube?!as idéias e os personagens serão e farão o mesmo.E no embalo,há na diretoria jurídica do clube,um funcionário de alto padrão que prestou serviços ao clube no passado e que tinha extensa ligação com empresários de jogadores que somente faz acordos de boca,mas não assina nada.Infelizmente…Tenham um bom domingo,se puderem…..Abraços

  11. Bom dia Max. Bom dia a todos. Não existem ingênuos no mundo dos negócios. Empresários visam lucro. E a depreciação do Galo, antes de ser colocado a venda interessa a quem? Certamente aos interessados em adquirir a SAF. Com o devido respeito, a quem pensa o contrário, mas a minha opinião é que isto tudo faz parte das estratégias dos ” benfeitores do Galo”, que pode ser traduzido na seguinte metáfora: quebra as pernas do sujeito e depois lhe fornece um par de muletas.

    1. Bom dia Atleticanos.
      Endividar o clube,prometendo os céus,irão querer vender e eles mesmo é que irão comprar.Ou vcs pensam que tornando-se SAF,irão mudar as cabeças do comando do clube?!as idéias e os personagens serão e farão o mesmo.E no embalo,há na diretoria jurídica do clube,um funcionário de alto padrão que prestou serviços ao clube no passado e que tinha extensa ligação com empresários de jogadores que somente faz acordos de boca,mas não assina nada.Infelizmente…Tenham um bom domingo,se puderem…..Abraços

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se fosse nos idos de 50, valeria a palavra. Não precisava de documento formal. O fio do bigode por si só já era garantia do acordado. O tempo passou e hoje, a palavra leva ao vento. Palavra não vale nada e o que vale é o compromisso formalizado.
    Mais um imbróglio que o galo se meteu. Fez a compra, assinou a documentação e não cumpriu com o acordado. Só faltava mais essa! Onde está a tão propalada gestão responsável dos dirigentes do galo?
    Me enganem que eu gosto!!!
    Hoje e sempre, galo!!!

  13. Pra mim o maior problema continua sendo rasgar dinheiro. Contratações milionários para custo benefícios pífios. Tirando Everson, Alonso, Mariano e Hulk, todos os outros foram contratações e custo benefício duvidoso, os últimos então diria desastroso. Quem rasga dinheiro, fica endividado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *