Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tite, Ademir, a história e as lições

Paulo Peixoto

A revelação do treinador da seleção masculina principal do Brasil, Tite, falando do atacante Ademir e elogiando a bola do rapaz foi uma dessas coisas inesperadas. Ninguém previa que ele estaria de olho no jogador do Galo. Ponto pro Ademir.

Eu gostei de o Tite ter falado isso. Afinal, Ademir vem precisando de estímulos para voltar a jogar com regularidade, como jogou no América. Penso que Ademir ainda será muito útil com Cuca de treinador. Oremos!

Muita gente torceu o nariz para a fala do Tite. 1) Porque não gosta do Ademir; e 2) porque não gosta / odeia / não tolera o Tite, depois da sua passagem pelo CAM.

Quanto ao ponto 1, é fato que Ademir teve boas chances com o Turco Mohamed e pouco aproveitou, embora tenha brilhado nos jogos contra o Flamengo no Mineirão. Ah, mas quem jogou bem e com regularidade neste ano no Galo? Nem o Hulk. Os gols que o Ademir perdeu, o Hulk também perdeu.

Ah, mas é claro que o Hulk tem um crédito danado e o Ademir não tem. Mas, cá pra nós, o Hulk já gastou todo o seu crédito. Ele e a Cia. inteira já estão em débito com o CAM. Todos precisam voltar a jogar bola com regularidade, e rápido.

O ponto 2 envolve uma questão que está no ar desde a segunda saída de Cuca do Galo, no final do ano passado. Trata-se de um contínuo tititi de que Tite pode voltar a treinar o Galo, qualquer dia após deixar a seleção brasileira.

Isso deixa alguns atleticanos com ar de revolta, porque Tite foi um dos treinadores naquele fatídico ano de 2005, quando caímos para a série B. Colocam na conta do Tite o rebaixamento. Treinador sempre leva a culpa, e deve ter, sim, a sua parcela de culpa. Mas, e o elenco que não jogou absolutamente nada naquele ano?

É bom lembrar que aquele ano do Galo começou no desastrado Campeonato Mineiro, sob o comando do experiente técnico Procópio Cardoso. Ficamos apenas em quarto lugar na fase de classificação e fomos eliminados pelo Cruzeiro na semifinal –que, por sua vez, perdeu o título para o Ipatinga.

Na fase de classificação, o que salvou foi a vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro. O time daquele jogo foi: Danrlei, George Lucas, André Luiz, Henrique e Rubens Cardoso; Walker, Ataliba, Renato e Rodrigo Fabri; Euller e Quirino.

No primeiro jogo da semifinal, o time do Galo foi Diego Alves; George Lucas, André Luiz, Adriano e Rubens Cardoso; Ataliba, Amaral, Renato e Rodrigo Fabri; Edson Araújo e Fábio Jr.

No jogo da volta, mais mudanças: Henrique foi para a zaga no lugar de Adriano, Leandro Smith entrou no Lugar de Renato e, na frente, jogaram Prieto e Quirino. No decorrer do jogo entraram o volante Márcio Araújo e o atacante Marcelo Sá.

Com o fiasco, saiu Procópio e veio Tite, que pediu demissão duas vezes naquele ano. Na primeira, houve um pedido do novo diretor de futebol, Carlos Alberto Silva, para que ele reconsiderasse. Ele voltou, então, a comandar o time uma semana depois. Mas foi uma vez somente, no Mineirão, contra o Paysandu. O Galo só empatou, e a torcida cantou “Adeus, Tite”. Tite, então, se demitiu de vez, em agosto.

O time que Tite escalou naquele jogo contra o Paysandu foi Danrlei; Walker, Leandro Castan, Henrique e Rubens Cardoso; Zé Antônio, Rafael Miranda (Édson Araújo), Fábio Baiano e Rodrigo Fabri (Euller); Marques e Luís Mário (Renato).

Saiu Tite, com 25,5% de aproveitamento, em 17 jogos, e entrou Marco Aurélio, que teve 39,2% de aproveitamento, também em 17 jogos.

Marco Aurélio foi demitido após perder em casa para o Fortaleza, de virada. O time daquele jogo foi Diego; Rodrigo Dias (George), Cáceres, Marquinhos e Rubens Cardoso; Amaral, Vinícius (Catanha), Zé Antônio e Ramon (Rafael Miranda); Marques e Uéslei.

O último treinador do ano foi Lori Sandri, que teve 52,3% de aproveitamento em sete jogos.

Quando Lori assumiu, ele insistiu com o time anterior em três partidas. Obteve duas derrotas em casa e um empate fora. Na partida seguinte, a quarta, ele fez a mudança que muitos atleticanos esperavam que tivesse acontecido antes, que foi colocar para jogar os “meninos do Galo”.

Esse rótulo a equipe ganhou com a entrada de vários juniores nos últimos dias de campeonato. A garotada ficou invicta. Nas quatro partidas em que os garotos jogaram, eles ganharam três vezes e empataram uma.

O empate foi na partida derradeira, contra o Vasco de Romário, no Mineirão. Aquela partida decretou o rebaixamento. O time daquele jogo, no esquema 3-5-2, foi Bruno; Cáceres, Lima e Thiago Junio; Rodrigo Dias, Alicio, Rafael Miranda, Tchô (Rodrigo Silva) (Euller) e Rubens Cardoso; Renato e Pablito (Quirino).

O elenco de 2005 do Galo foi estranho demais. Marques já tinha 32 anos, e Euller, 34. E foi um entra e sai danado de jogadores. Tudo muito esquisito, mal planejado. Por isso sempre acho prudente refletir sobre o elenco antes de colocar apenas na conta de Tite o rebaixamento. E nunca podemos nos esquecer do papel da diretoria, claro.

Trago essa história à baila porque acho que o Galo de 2022 ensina um pouco sobre isso também. Se os jogadores não assumirem as suas responsabilidades, com confiança e entrega, a coisa pouco vai andar.

Mais de uma vez, Tite falou sobre uma espécie de dívida que ele sente ter com o Galo. Na semana passada, ele voltou a falar disso, quando soltou um “talvez” acerca de um eventual retorno.

Tite disse que a maturidade traz aprendizados, e é verdade. Isso deve valer para as duas partes, ou as três, se formos considerar os torcedores também.

Não estou aqui dizendo se o CAM deve ou não deve contratar Tite no futuro. O que estou dizendo é que o ocorrido em 2005 jamais deve ser usado como critério para contratar ou não contratar Tite. Os critérios de escolha devem ser outros.

Se fossemos levar a ferro e fogo, Cuca não teria retornado ao Galo em 2021 para se tornar o maior vencedor da história do CAM, já que parte da torcida o escorraçava pelos acontecimentos do final de 2013, na patacoada do mundial de clubes da Fifa.

Agora, o Galo segue aguardando as decisões de Cuca, ou da CBF, caso a instituição resolva convidar o treinador do Galo para substituir Tite na seleção. Em quatro meses é provável que tenhamos um desfecho sobre isso.

Até lá, o Galo de Cuca 3 precisa reagir forte para tentar buscar a vaga na Libertadores-2023. É o que nos resta esperar, acreditar e torcer. E, quem sabe, com Ademir comendo a bola depois dos elogios de Tite. Oremos!

Mas Cuca não pode perder de vista os meninos que o Galo têm atualmente e que estão pedindo passagem. Rubens é só um caso. Se os “medalhões” não estão entregando o que se espera deles, o banco de reservas pode ser uma boa terapia para alguns deles.

*Fotos: redes sociais do Atlético e Superesportes/DA (Tite)

43 thoughts to “Tite, Ademir, a história e as lições”

  1. “Dentro de campo está difícil, vocês não imaginam fora de campo, em relação às finanças do clube. Nós temos o maior endividamento do futebol brasileiro”.
    Declaração, hoje, do sujeito que “figura” como presidente do Galo!!
    Como alcançar boas propostas de investidores para uma “possível” SAF com esse amadorismo…triste realidade a nossa…

    1. Amadorismo pouco é bobagem! Leia a matéria do Capello no ge-galo sobre a arena que se pagava por si só e sinta-se enganado como se não houvesse amanhã. Só isso

  2. boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. ademir o foguete molhado na seleção da vergonha? poderia ir e um clube europeu comprar rápido.espero eu que este engodo de treinador nunca mais volta no galo. ontem a rainha da Inglaterra o coelho apareceu puxando saco dos 4RS que se não fossem eles o galo estava na série B. porque este péssimo presidente aproveitou e disse porque doaram o resto do Chopinng e a dívidas continua aumentar. aliás não sei ok este presidente fraco faz no galo ja que não manda em nada. piadas. aliás o engodo o diretor de futebol só abre a boca para falar merda. aff.enquanto isto o DM esta com o bichado do Pedrinho que veio passar férias no Ct. Otávio e Kardec. a galo falta 10 pontos para acabar o ano. pipoqueiros. vá galoooooo.

  3. Peixoto, saudações Atleticanas!
    Saímos de 2005,mas 2005 não saiu do CAM. Basta ver a enxurrada de besteirol que um dos caras que “saíu de fininho” á época e hj continua um zero a esquerda dentro da Instituição, vem soltando para a imprensa nos últimos dias. O nível de depreciação que o CAM vem sofrendo da boca deste sr., nem o mais ferrenho dos adversários é capaz de fazer. Para mim é o mesmo modus operand utilizado qdo venderam um importante patrimônio do Clube,ou seja,fortalecer a narrativa de que ao final do ano não haverá outra salvação_mais uma_ que não seja a saf. Conselho compra a ideia e parte_ veja bem! PARTE da torcida_ da torcida segue batendo o bumbo que os maluco querem que seja batido p eles sambarem na cara do restante dos torcedores que não compram essa narrativa tosca,nem fUd€π$©!!!!
    Abs

  4. Não tem explicação cabível que explique a diferença de rendimento do galo nestes dois anos 2021 e 2022. Cadê aquele CAM que era respeitados e até mesmo temido por todos os adversários? Keno, Jair, Vargas, Hulk, Júnior Alonso e cia? Não é possível uma coisa dessa. Realmente chegou a hora de dar banco a estes jogadores como disse o Miguel Alhadas. Está na hora do Cuca ter uma atitude contundente, pois se não poderá ser tarde demais.

  5. Agente tá uma draga danada, pra que lembrar de 2005? 2005 pra mim tá morto e enterrado.
    Que o Galo volte a ser como em 2021.
    Saudações!!

  6. Boa tarde Massa, PP e Guru

    Socorro! Cadê 2023?
    Pois é estive recordando aqui as postagens e os comentários do início deste ano e os assuntos predominantes eram:
    – Galo vai qualificar elenco
    – Galo vai brigar por todos os títulos;
    – Gao vai priorizar a libertadores
    – Galo melhor elenco do Brasil
    – Arena MRV, será redenção do Galo
    – Galo constrói arena sem recursos públicos
    – Galo tem planejamento de reduzir a dívida
    – Os mecenas garantem que o Galo será uma das mais poderosas equipes sul-americanas

    Pronto! Acordei e tudo que estávamos apostando virou a palavra da moda.
    Um verdadeiro FAKE NEWS!

  7. Estou enganado pode me dizer, não tem mulheres comentando aqui, muita coisa é dita aqui, esquecemos que ficamos 50 sem o brasileiro, galo sempre.

  8. Boa tarde Peixoto.
    Somente assisti ao segundo tempo do jogo do GALO e pelo que EU vi, o Ademir não consegue jogar, pois é derrubado sempre que consegue o drible e nem sempre a arbitragem dá cartão amarelo.
    O Hulk infelizmente não conseguiu produzir nada, errando todas as jogadas em que participou.
    Quanto ao elenco de garotos que
    Participou do final do campeonato de 2005, creio que somente o goleiro Bruno teve sucesso na carreira de bom jogador.
    No mais, desejo ao cronista muita paciência, pois não é fácil agradar a todos os leitores e ter que ler alguns comentários jocosos e desrespeitosos. Grande abraço.

  9. Era final de 2021 e todos os Atleticanos, mesmo ficando sem a Libertas, tava tipo assim, ano que vêm vamos passar o trator por cima de todos e levar tudo de novo… aí veio 2022 e hoje, ainda em Agosto, estamos aqui abasbacados com tanta lambança… no meu caso, tenho duas palavras, DECEPÇÃO TOTAL!!!!!

    OBS.: treinador do nosso CAM para 2023????? Taí uma pergunta que absolutamente ninguém no planeta terra sabe responder nesse momento!!!!!

  10. E o Tal Mauro Cesar vomitando contra o Galo. Eu até posso ignorar esse sujeito irrelevante, mas por onde andam os 4Rs que não explicam essa matemática que só afunda o Galo em dívidas?
    Cadeia pra os últimos 10 presidentes do Galo! KALIL em Bangu 1.
    E pra não perder o costume, FORA CAETANO!

    1. Torcedores como você são o retrato do clube , ingrato , burro e ignorante, parabéns por fazer o Atlético cada vez mais pequeno Roberto.

        1. Roberto voce é o retrato do clube, ruim , mal gerido, novamente BURRO, ingrato , e ainda acha que sabe alguma coisa de futebol, parabéns Roberto, você é a cara do Atlético.

  11. S.O.C.O.R.R.O……………….
    SEGUNDO NOTÍCIAS QUE PIPOCAM NA MÍDIA , OS 4 R E ESSA DIRETORIA ENFIARAM O GALO EM UM BURACO FINANCEIRO SEM VOLTA…….
    QUANTO MAIS VENDE PATRIMÔNIO , MAIS A DÍVIDA CRESCE……….
    SERÁ ESSA A ADMINISTRAÇÃO MAIS DESASTRADA DA HISTÓRIA DO GALO ????????
    DIZIAM QUE A VENDA DO SHOPPING RESOLVERIA TODOS OS PROBLEMAS ………. ERA MENTIRA……..
    COMO PODE VENDER UM PATRIMÔNIO DESSE , NO LOCAL MAIS VALORIZADO DE B.H. E UM DOS MAIS VALORIZADOS DO BRASIL , POR UMA MIXARIA DESSA ??????
    DECRETARAM O FIM DO NOSSO GLORIOSO C.A.M. , DO NOSSO GALO FORTE VINGADOR………..
    PRÁ ACABAR DE ENTERRAR , VEM AÍ UMA TAL DE S.A F (CERTAMENTE UM NEGÓCIO MAL FEITO E A PREÇO DE BANANA)

  12. Resenha adequada ao momento do galo. tite… ademir…. Na midia emprestimos bancarios de arrepiar…. A conversa de que a venda restante do shoping, iria colocar a casa em ordem , colocar o clube no caminho certo do projeto dos “salvadores 4 rs” , indo pro ralo, sumidos e a divida, como num passe de magica, aumentando . A matematica simples, que nao quer calar : como se vende um patrimonio preciosissimo , altamente lucrativo para amortizar a indecente e criminosa divida do clube , e , esta, ao inves de diminuir , aumenta? Com a palavra, o ministerio publico , soltem a voz , 10 milhoes e mais, muito mais de atleticanos, exigem resposta

  13. A considerar :

    – Tite não seria culpado SOZINHO pelo rebaixamento por conta do péssimo elenco ;

    – no entanto , temos inúmeros exemplos de técnicos que chegam para livrar da queda times com elencos que são a própria baba do bode .

    Então , chego à conclusão que técnico “bão mesmo” é o que consegue tirar leite de pedra .

    Apenas um exercício de lógica .
    Ah ! , mas futebol não tem LÓGICA ,
    não é mesmo ?

  14. Alguns pontos de consenso na torcida do GALO: 1- pararam de colocar a culpa sempre na arbitragem. 2- a maioria tá vendo que com CUCA, mudanças NUNCA serão realizadas, a turminha vai permanecer a mesma, corremos o risco de ter em 2023 LUAN maluquinho, Marcos Rocha e se bobear, dá mais 1 ano de contrato para o ex-jogador RÉVER. 3- com esses BOI CANSADO não vamos ganhar CAMPEONATOS, é preciso oxigenar, renovar esse elenco, trazer jogadores que queiram vencer no GALO. 4- um novo TÉCNICO precisa ser contratado, com sua equipe, e iniciar o planejamento, ainda esse ano, pensando as dispensas e novas contratações. 5- tem que se pensar o GALO COLETIVAMENTE: isso vale principalmente para os 4rs na GESTÃO, descentralizar o poder de verdade, dar autonomia para o diretor de futebol, novo técnico e sua comissão, fazerem a limpeza necessária no elenco e realizar o seu planejamento. Em campo, um exemplo negativo é o senhor HULK, se quiser ficar e contribuir, tem que praticar o futebol COLETIVO. HULK se tornou o DONO do GALO, o faz tudo, tá se queimando, erra tudo que tenta, acha que adversários e arbitragem tem que estender um tapete vermelho para ele desfilar, acorda HULK, vc tá prejudicando o GALO. O GALO não é para amadores mesmo.

    1. Tá mal informado desde o fim de 2013 porque Marcos Rocha e Cuca não se bicam. É mais fácil voltar o Bernard do que o Marcos Rocha, ok? Luan Maluquinho, ao menos jogava com raça, que nem o Hulk e não fica andando em campo como Keno, Jair, Arana, Nacho e outros por aí….

  15. Bom dia !
    O Galo campeão de 71 não foi bem no ano seguinte ficando em décimo primeiro. Telê, o melhor treinador que vi no Galo, também era questionado. Acabou saindo para o São Paulo e voltou a dirigir o Galo em 74 e 75 , sendo muito questionado. Lembro de um jogo com o Fluminense no RJ, o Galo até saiu ganhando, mas acabou perdendo de 5×2, e durante a transmissão o narrador levantava a suspeita dos jogadores estarem fazendo corpo mole para derrubar o Telê , imagina derrubar o mestre Telê. Assim é o futebol, a paixão não perdoa nem os maiores. Cuca tem seus erros, suas limitações como qualquer ser humano, mas por mais que tenha ganhado ou volte a ganhar, será sempre questionado por parte da torcida. São questões de cada um , uns conseguem reconhecer os feitos mesmo com os defeitos da pessoa Cuca, outros jamais darão o reconhecimento a ele. Agora imagina o Tite que nos conduziu a série b. Acho que a rejeição será sempre enorme.

    1. Cara, olha só a coincidência: esse jogo citado por você, foi realizado no dia 30/08/1975. Hoje, exatamente hoje, estão sendo completados 47 anos desse jogo. Placar final Fluminense 5 X 2. Eu fiquei na dúvida se o nosso técnico era o Telê ou o Barbatana, mas você tem razão. Era o Telê mesmo. Abraços!

      1. Teobaldo,
        30/08/1975 pura coincidência. Que era o Telê eu tinha certeza. Eu tinha 11 anos a época e marcou a fala do narrador que os jogadores queriam derrubar o Telê.
        Abraços

  16. Nossa! Como foi esclarecedor seu texto escrito exclusivamente em campanha, “volta Tite”!
    Volta Tite!
    Volta Tite!
    Volta Tite!
    Tá bom assim, cara pálida!
    Quanto mais a gente reza mais assombração aparece!
    Ô escriba de hoje! Faz uma resenha de culinária. Acho que fica melhor.

    1. Apesar do Tite ter contribuido para o Galo ir prá série B e eu não ir com a cara dele,o cara é multicampão. Imagina se ele ganhar a copa ? Apesar de torcer contra a seleção da CBF tudo pode acontecer. Não veria nenhum problema dele dirigir o Atlético.

  17. Olá amigos da bola!

    Para mim, Ademir é um dos melhores atacantes do Galo. Habilidoso e veloz!

    Se não for aqui, vai fazer sucesso no próximo clube. Tomara que certos torcedores não atrapalhem o Ademir e que ele vença no Galo mesmo.

    Problema é que os torcedores que não gostam do Ademir, adoram o Nacho. Kkkkkk. Dizem que o Nacho joga muito! Kkkkk, vai entender!

    Paciência com esses “entendedores” de futebol, que já queimaram muitos craques/bons jogadores aqui no Galo.

    PACIÊNCIA!…..

    1. Eu não gosto de nenhum dois atualmente, mas ao menos o Nacho no ano passado jogando de reserva, quando entrava fez gols e deu assistência. O “grande” Ademir tirando o jogo contra o Flamengo, fez mais o q?

    1. Falo isso aqui Paulo Roberto já tem quase 2 anos , esses mecenas que na verdade não tem nada de mecenas, estão endividando o clube para um abismo financeiro sem precedentes , e fazendo isso para que possam vender o clube para uma SAF e com isso colocarem as suas dívidas no papel e receberam da SAF seus dinheiros sujos , corrigidos , atualizados e pronto, e o clube é seus torcedores que se dane , a foto de hoje meu caro Eduardo já mostra o tite com a camisa e o patrocinador Master daquele ano fatídico , o ano do rebaixamento, a MRV , esses mecenas já tentaram tomar o clube antes mas o projeto de incompetênte deles fou pro ralo e caímos pra segunda divisão, fora a dívida que eles deixaram, só com Ricardo Guimarães foi 40 milhões que viraram 130 milhões e que ele fechou im acordo com o clube de receber 80 milhões, isso porque o papo da época era que estavam emprestando dinheiro a juros zero , mentira desvairada, emprestaram com juros de mercado e acabou com está dívidas, imagina quem emprestou 600 milhões nestes 3 anos , como que vai ser a dívida com esses mecenas , é por isso que quando aperta o calo desta turma de incompetêntes que está aí falam sempre na SAF, a SAF é a salvação do dinheiro deles não do clube , acorda torcedores do Atlético se não vai ser tarde demais.

      1. Permita-me BRUNO BARROS ,

        quando saiu essa história de DOAÇÃO de terreno para o Atlético eu frequentava outro blog e lá considerei vários aspectos nebulosos desse PRESENTE que o Clube recebia .

        Claro , fui escorraçado de lá pelo titular do espaço que não permitiu que eu citasse em meus escritos os agentes dessa transação que a mim me pareceu estranha demais .

        Hoje , a sua interpretação só reforça o que penso desde sempre sobre os tais beneméritos .

        Segue o jogo !
        Que vai ser jogado no CALIFÓRNIA SAF !

  18. Ademir é jogador de contra ataque, o que não existe no Galo. Recuperam a bola ou voltam para os zagueiros e começa aquela ladainha lenta ou tocam no Hulk que em 95% das vezes perde a bola ou faz uma escolha de passe errado. Achar que Ademir vai ganhar no um contra um já marcado é ilusão, e franzino. Além disto não é um bom marcador

    1. Além disso, tanto Ademir quanto Rubens tem duas deficiências: erram muitos passes, apesar de serem bons dribladores e chegarem à linha de fundo, sempre dão um passe errado ou é muito para trás, facilitando a marcação adversária ou é forte, etc, e não são bons finalizadores. No caso do tal Fumacinha, é pior porque o básico de um atacante é saber finalizar ou chutando e tirando do goleiro ou tocando, dando assistência para alguém melhor colocado. O Ademir não faz isso, não sei se treina também ou se é o famoso leão de treino e no jogo é um gatinho rsrs

  19. A chuva de comentários os mais diversos nessa resenha diária ( muito boa , registre-se ) me leva a dizer :

    ” em casa onde falta pão , todos brigam e ninguém tem razão ” .

  20. Bom dia. Comer banco nunca fez mal a jogador nenhum. Lembremos do Hulk ano passado, quanto Cuca, deixou ele no banco em alguns jogos. Voltou faminto e querendo mostrar serviço. Acho que todos falam do Neto. Pq não? Jair tá morto em campo. Não entendi pq o Kardec nem foi relacionado para o jogo de domingo passado. Tem caroço nesse angu.

    1. Boa tarde, Carlos.
      Ademir é jogador de contra ataque, só se for no América.
      Com ele em campo, o Atlético joga com um a menos.
      Quando joga costuma perder um caminhão de gols.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *