Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tempo de cornetar e sonhar

Com a data Fifa e jogos pelas eliminatórias da Copado Mundo, depois de duas vitórias fora de casa, o Galo reinicia os preparativos para a sequência da temporada. Estimulados com os resultados frente ao São Paulo (1 a 0), pela Copa do Brasil; depois com o Grêmio (3 a 2), valendo três preciosos pontos no Brasileirão, os jogadores tiveram uma pausa para repor energia com familiares e agora entram num período forte de treinamentos para o resto da temporada. Registre que essa segunda vitória, pelo enredo da partida, entrou para os jogos épicos da nossa história. Perdendo de 2 a 1, empata e vira com dois gols na prorrogação. Não me lembro de fato assim. Tão bom quanto as viradas nos jogos de volta frente ao New Old Boys, Olímpia em 2013; Corinthians e flamídia em 2014. Isso é Galo!!!

Exceção de Arana, Junior Alonso, Alan Franco e Vargas que estarão servindo às seleções nacionais nas eliminatórias, que se reapresentaram logo depois e em tempo para o confronto final com o São Paulo dia 12 próximo. Servem pela ordem aos selecionados do Brasil, Paraguai, Equador e Chile. Não sei como nesses três outros países o torcedor lida com essas convocações. Aqui, sentimento meu e de muitos que conheço – ontem num cafezinho da tarde com o amigo Albertinho Rodrigues, comentávamos – o brasileiro se liga mais no seu time que na selecinha. Eu, diferente de tempos passados, torço contra convocar jogador do Galo.

A maratona será estressante depois dessa paralisação. Só em setembro serão ainda, além de São Paulo (dia 12/BH) pela CB, mais dois confrontos pela Libertadores – mata mata com o fluminenC (18/RJ e 25/BH) – e ainda três pelo Brasileirão frente ao Bahia (15/Salvador), Bragantino (22/BH) e Palmeiras (28/São Paulo). Vejam só de 12 ao dia 28 de setembro serão seis jogos em 17 dias. Uma partida a cada três dias. Haja elenco para aguentar esse desorganizado calendário nacional. Lesões em sequência vitimizam jogadores e clubes. Ainda tem os queridinhos, como agora na Copa América, que tem seus jogadores preservados num acordo com a cbf. Sigamos!

Minha expectativa e desejo são que o treinador Milito, já venho dizendo isso, corrija nosso sistema defensivo. Defina alguém para atuar ao lado do Alonso e libere o Bataglia para a tão sonhada cabeça de área ao lado do Otávio. Por isso não gosto de jogos de selecionados, tanto Alonso quanto Arana, dois titularíssimos desse setor, estarão defendendo essas camisas que não são do Galo. Quero mais, que os jogadores que estão ainda devendo cresçam de produção, ainda que o treinador pense no aproveitamento o Rubens no meio de campo. Também que o problema da transição entre nossos defensores e meio campistas buscando os atacantes funcione com sucesso. Ah! Como vox Populi, vox Dei (a voz do povo é a voz de Deus), outra alternativa seria Scarpa no meio e Palacios naquele lado do campo.

Em tempo: parar com a bola sugere isso mesmo. Cornetar, cornetar e cornetar, porém sempre desejando o melhor para o nosso Galo e não destruindo a imagem centenária do Forte e Vingador.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

11 thoughts to “Tempo de cornetar e sonhar”

  1. [•••]”Aqui, sentimento meu e de muitos que conheço – ontem num cafezinho da tarde com o amigo Albertinho Rodrigues, comentávamos – o brasileiro se liga mais no seu time que na selecinha”[•••]
    Opa! Sou um dos q estão alinhados com essa frase: ” o brasileiro se liga + no seu time que na selecinha … ” pois, assim como Mário de Castro,EU só visto Armadura Branco e Preto ,e, jamais torci pelo sucesso dessa m€Rd@ a qual quero + é q se f0d@; tanto q ontem_ 03/09_, abri uma gelada /precisamente ás 22:55 hrs/ ou seja, aos 20′ do 2º tempo q corresponde aos 65′ de jogo, q foi qdº Dadá assinalou o gol da nossa vitória_ , p comemorar os 55 anos em q o GALO trajado de vermelho, no Mineirão, passou o cerol no 11 do “jão avelange”_ grafia errada e minúsculo proposital _. Torço p q fiquem fora do mundial caça níquel p.v. ,e ainda se f0D@M mas é muito,ñ é pouco ñ… É isso!
    Viiiivaaa ..viiiivaaaa… viva o GALO Doido da minha vida…viva,vivaaaa
    Sigamos !

  2. Desde já, pelo menos eu, torcendo para que os selecionáveis só treinem e sejam reservas nos jogos… nada de correr riscos, pois, o que vale mesmo são estes caras vestindo a nossa camisa alvinegra.

    Quanto ao que vêm por aí, serão jogos duríssimos nas três frentes e haja coração… só espero e torço para que Milito consiga encontrar a formação ideal e faça o time dele jogar como precisa para superar os adversários.

    OBS.: e o jogo contra o SP pela CB??? Quem prefere que seja no Mineirão com 60 mil dos nossos???

  3. Bom dia xará e amigalos.
    Sonhar com a solução para a defesa de peneira. Só no Brasileirão foram 33 gols em 23 jogos até agora. Acredito eu que falta de entrosamento dos jogadores de defesa não é. Afinal já estamos em setembro (9 meses já se foram) ou não? A criança até já nasceu….

  4. Bom dia amigalos,vou pedir um favor ao Milito,escale zagueiros na zaga, volantes no meio,mas sem o Alan Franco, esse cara é um tremendo arame liso,coloca o Rubens,o Igor Gomes,o Scarpa a minha vó,mas esse enganador não

    1. Prezado Fábio
      Vc já viu um gol do Alan Franco? Um a assistência? Pelo menos um chute na direção do gol? O cara é suor puro, mas não tem inteligencia. A meu ver, um ótimo reserva para segurar resultado, nada mais.
      Só é melhor que o Igor Gomes rsrs.
      Um abraço

      1. Uai, pela sua lógica, o Igor Gomes é melhor que o Franco pois já fez gol. Seu argumento se contradiz. Me desculpe , mas isso é prova que está errado. Ter feito ou não gols, ou chutado em direção ao gol não é parâmetro pra definir se alguém jogou mal ou bem. Como levar a sério sua crítica se vc mesmo desqualificou seu argumento? Não é pessoal, muita gente tem feito isso, repetindo o que ouve ou assiste, na maioria das vezes, bobagens, paradigmas mentirosos e que nos prejudicam. SAN

  5. Salve Massa e Guru

    Pois é Guru, tempo de cornetar, mas sempre buscando o melhor para o clube. Corretíssimo!
    Em sã consciência, a maioria que critica o técnico (inclusive eu), torce pelo seu sucesso e por consequência títulos do Galo, mas estamos nos esbarrando nas teimosias e pardalisses do cabra.
    Milito me parece um cara honesto, educado e trabalhador e isto ninguém pode negar, mas anda mais perdido do que cego em tiroteio.
    É nítido que os jogadores não estão assimilando o sistema de jogo que ele quer implantar e o resultado são as atuações medíocres do time.
    Também pudera, quem poderia ajudá-lo, anda mais atrapalhando do que ajudando!
    Se a diretoria, os 4R´s, Vitor e o tanto de baba ovo que existe no clube, não ajudam o treinador, cabe a nós torcedores fazer este papel ao cobrá-lo.
    E estamos fazendo direitinho, apesar dos apoiadores incondicionais serem contrários ás cobranças.
    Como sempre na hora do pega pra capa, é a massa que sempre aparece para reverter as crises e como sempre estaremos lá.

  6. Meu Guru, bom dia!
    Período de cornetagem; – parar não é em qualquer tempo e hora – ; mas, o nosso problema continuará a ser a teimosia do pardal. Não dá na atual situação e jogadores que temos para a sequência maluca de jogos, não admitir outra escalação que não seja: Ederson, Saraiva, Fusch, Alonso e Arana, Bataglia, Otávio e Alan Franco; Scarpa, Hulk e Paulinho. O time não está dando liga: coloque o Rubens no lugar de Alan Franco e o Palácios no de Paulinho. Ainda sobra o Vargas, como opção de ataque. Ponto. Pelo amor de Deus, não venham ressucitar o Alan Kardec por uma sorte nossa contra o Grêmio. Naquele dia os SANTOS ANJOS estavam protegendo o GALO!
    Abraços!

  7. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na minha opinião, o jogo contra o São Paulo vai ser um divisor de águas para o restante da temporada. Uma eliminacao em casa, jogando com a vantagem do empate, terá um efeito devastador. E o São Paulo nada tem a perder nesse jogo, pois já entra eliminado com o empate. O que vier é lucro. Ai mora o perigo: nossa defesa não é confiavel. A bola área do São Paulo, com Caliere e Arboleda letal. Esse Lucas Moura não pode jogar. Ele perdeu um gol que geralmente não perde. Os gols que levamos do Gremio ascendem o sinal de alerta. Minha opinião é jogo para três zagueiros e três volantes. Retranca mesmo. EVERSON, Saravia ( marcar o Lucas Moura), Bruno Fucks ( marcar Caliere), Lianco ( Igor Rabelo) e Alonso e Arana. Otavio, Bataglia , Scarpa. Palacios (para segurar o apoio do Reinaldo e puxar os contraataques) Hulck e Paulinho.

  8. Se há uma certeza nesse time atual do Galo é que Battaglia é muito melhor como zagueiro do que como volante. Mas muito, muito melhor zagueiro do que volante. Vendo que a maioria pensa o contrário , entendo porque treinadores brasileiros não tem espaço fora do Brasil, diferente de seus pares da América do Sul. O brasileiro pratica bem, mas entende muito pouco de futebol. Que Milito siga fazendo as melhores escolhas. SAN

  9. Entre o dia do último jogo e o dia do próximo jogo teremos 11 dias para treinar, MAS NÃO SE ESQUEÇAM DE UM DETALHE: Vamos treinar sem 3 titulares (Arana, Júnior Alonso e Alan Franco, segundo o blogueiro), basicamente jogadores de defesa que, além de tudo, não terão tempo para descansar. É bom que se registre esse fato, porque no dia 12, caso ocorra alguma desgraça (sai pra lá azar; pé de pato; managalô 3 vezes), diversos çábios estarão aqui cobrando uma defesa entrosada, bem treinada, blá, blá, blá, etc….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *