Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tá na hora da virada!

Beth Carvalho, responsável pelo nosso segundo hino – “Vou festejar” -, deixou esse legado e é também dela outro samba a ser colocado em prática já na noite de hoje dentro da nossa Arena. Se numa letra diz que “você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”, na outra “vamos lá rapaziada, tá na hora da virada”. E ainda acrescenta: “vamos à luta sem medo…é hora do tudo ou nada”.

Ontem, na segunda partida das olimpíadas que vi – ainda que como a anterior parcialmente – notei um time brasileiro aguerrido em campo. Minha prima e conterrânea, Raquel Paiva, me mandou mensagem ao final. “Acabou o jogo da seleção feminina de futebol. Um arraso! Comprometimento, coletividade, raça, qualidade técnica. O time do Galo deveria assistir”. Pois é, também acho que seria legal passar essa partida para todo o elenco. A entrega das meninas, o que tem faltado aos nossos jogadores, determinaram o resultado até certo ponto surpreendente.

Temos melhor elenco que o time alagoano. Posição por posição, treinador, estrutura, Torcida (do Galo sempre maiúscula), enfim não posso dizer que é obrigação, mas a vitória e classificação seria a lógica para esse mata mata. Entretanto, como gosta o Ernest, “jogo é jogado e lambari é pescado”. Some-se a isso, que para o CRB é o jogo do ano. Tanto que pouparam os titulares na rodada do fim de semana pela Segundona. O prêmio de 4,5 milhões para quem passar de fase é determinante ao clube de Alagoas, que – ao que soube – teria compromissado com parte desse valor para ser rateado pelos atletas.

Não é por falta de motivação. Recentemente, dentro de São Paulo, eliminou o Palmeiras na mesma Copa do Brasil. Virão, ao que imagino, com goleiro e mais nove no sistema defensivo. Deixando um jogador isolado lá na frente para matar a nossa vulnerável defesa, como tem acontecido no sistema Milito de jogar. Somos, racionalmente, francos favoritos. Porém do lado de lá, embora time da série B, podemos esperar muitas dificuldades. Avançar é fundamental para motivar os mais de 30 mil Atleticanos que estarão nas arquibancadas e também aqueles que irão acompanhar pela tv e/ou rádio. Sem medo, é tudo ou nada.

Confio na vitória, tanto que irei cedinho para a nossa casa com minha turma de fé Atleticana. Não nos decepcione! E, na sequência, temos jogo pelo Brasileirão no sábado e logo na terça-feira outro compromisso pela Libertadores. Pelo BR, no Mineirão, como visitante. Situação idêntica em Buenos Aires pela LA. Que se inspirem nas meninas do futebol brasileiro e nesses três jogos no hino Atleticano. Vencer, vencer, vencer em todas as três competições.

Além de passar pelo CRB, a formação e esquema deve ser diferente das ousadias recentes do treinador, para continuar buscando reverter o pessimismo entre alguns Atleticanos. Creio que ele vai retornar com Éverson, embora Matheus Mendes venha se destacando nesse período sem o titular. Além dele, imagino que ainda Saravia, Fuchs (Lyanco precisa se acalmar), Alonso e Arana; Otávio, Zaracho, Scarpa e Bernard (em que pese ter Bataglia e Alan Franco disponíveis); Paulinho e Vargas. Já Deyverson, que estou aparando minha resistência, que fique guardado para o final de semana. Aquele confronto tem a cara dele. Irreverente, irritante, tem tudo para cair na graça do Torcedor do Galo. Eu não vou apagar da memória duas cenas dele aqui, até que me prove merecer minha idolatria.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Tá na hora da virada!”

  1. Boa tarde!
    Vou falar só sobre duas coisas:
    Que o Halo realmente se inspire na selecinha feminina brasileira. Outra coisa, será que o tal CIGACEGO viu a Goleira Lorena?
    Dá pra trocar ela pelo Everson e Matheus Mendes e ainda voltar dinheiro pro Grêmio.

  2. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Realmente muito inspirador o comportamento das meninas do Brasil no jogo contra a Espanha. Muita garra e vontade aliada à técnica e organização. Estavam muito bem orientadas pelo treinador, com uma lógica de jogo compreensível.

    Como exigir o mesmo espírito e comportamento dos jogadores do Galo se eles sequer são capazes de entender o que estão fazendo em campo tamanha é a confusão de jogo proposta? Nem preservar as suas posições e afinidades eles podem. Quando estão com os mesmos companheiros no campo, eles estão em posições diversas. Não tem jogadas ensaiadas, não têm ritmo de jogo, não há um esquema regular e compreensível, fica tudo por conta da individualidade de cada um. Os atletas já entram em campo desanimados porque sentem que o que se quer deles é anormal. Sabem que terão de correr muito mais do que necessário, estarão sempre sujeitos a lesões por excesso de esforço e com poucas chances de conter um adversário que só precisa explorar as más ideias a que são submetidos. Há quanto tempo não vemos um sorriso no rosto dos jogadores do Galo? Não conversam mais em campo, não têm a alegria de estar ali. Cobrar espírito competitivo dos jogadores do Galo quando as más ideias jogam contra eles não tem sentido. Arrumem um time, treine-os em um esquema compreensível e funcional para que eles possam se entender dentro do campo e trocar lá dentro as ideias que surgirem e veremos a alegria de jogar e vontade de competir com garra e determinação voltarem.

    OU O GALO SE LIVRA DAS MÁS IDEIAS OU AS MÁS IDEIAS ACABARÃO COM O GALO.

  3. Bom dia.

    Creio que para esse jogo, tudo já foi dito.

    Estarei lá, e estou me lembrando de jogos em que assisti ao GALO ser eliminado por times medíocres, como Bahia, Sport, Criciúma, Nacional de Medellín, etc…

    Não me recordo de assistir in-loco, classificações fáceis. Então o negócio é foco, determinação, marcação forte e meter gols com vontade.

    Abraço.

  4. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Apesar da ausência do meu amado Pai que fazia de cada jogo uma festa, hoje por si só é um dia feliz por ter jogo do Galo (pelo menos até começar o jogo rsrss).
    Que nosso Galo mais amado do mundo hoje nos de gosto de ver seu jogo e nos dê a alegria e a confiança que precisamos para essa fase decisiva de jogos que se inicia hoje.
    Eu acredito em uma grande vitória hj com uma classificação, não sem sofrimento pois senão não é Galo, mas hj é Galo na cabeça tenho certeza.
    E VIVA O GALO MAIS LINDO DO MUNDO.
    Aqui é Galo porra, forjado na dor, na injustiça e no amor.

  5. Ao invés de se espelhar na selecinha feminina de futebol , que ninguém assiste e gosta ( se tem o escudo da cbf, sou contra e torço contra) ; no almoço do nosso time, que levou 15 gols em 4 jogos , deveria assitir os vinte minutos finais de vaxco x athhletico goianiense ‘pra ver o que esperar logo mais , e se preparar. O goianiense , lanterna do brasileirão , que entrega a rapadura em todo jogo , espremeu, prensou, amassou o vaxco , estavam em disputa a ultima chance de receberem uma bolada. E aí o time corre, o cabeça de bagre vira craque , o mediano se torna diferenciado , o indolente que dorme em campo bate escanteio e corre pra cabecear , o time borococho se torna vertical , em busca do gol adversario , em busca do santo graal , no caso, os milhões de reais prá quem passa de fase. Então, todo cuidado é pouco : que alonso e fuchs não se tornem atacantes e deixem a porta da cozinha aberta , que scarpa abandone a lateral e capriche nos arremates , que saravia continue com seu futebol agressivo e marcador , sem afoiteza, sabendo que se calçar um adversario na grande área é penalte , penalte dado contra nós é marcado em frações de segundo , sem var e justificados imediatamente pelos calhordas da tv lixo. Que paulinho ótimo jogador não permita que sua bela carreira seja marcada pelo estigma de perdedor de gols feitos , que vargas , o inútil , permaneça em campo com tolerancia de 20 minutos , não rendeu , como é seu costume, fora , que sejam avisados que se não se classificarem , o dinheiro da premiação que o clube não receberá , terá de ser ressarcido e pago pelos jogadores e treinador , descontados em seus salários. É justo , aí com certeza , não haverá entrega de rapadura , as bolas morrendo nas redes e o time jogando com foi contra o vasco , primeiro tempo inesquecivel Que este treinador não cave mais sua sepultura , pela incompetencia e idéias ruins , que não invente , e que bernard finalmente faça sua estreia , já treina a dois meses , tá na hora

  6. Com todo respeito ao adversário mas sem muito mi mi mi, o nosso CAM vai vencer o jogo de qualquer maneira… vale gol de canela, pescoço e até de costas… a bola vai entrar e vamos passar de fase!!!

  7. Jogo importantíssimo!! espero que o time corresponda com uma boa vitória!! se for eliminado pelo CRB dentro de casa é uma TRAGÉDIA não quero nem pensar nessa VERGONHA!!
    Tem que botar o coração na chuteira desde o primeiro minuto, COMER GRAMA, NÃO PODE DA SOPA PARA O ASAR É PASSAR O TRATOR SEM DÓ….
    JOGA SÉRIO QUE CLASSIFICA SIMPLES ASSIM, NÃO PIPOQUEM PELO AMOR DE DEUS!!

  8. Bom dia!
    O que espero é que nossos atacantes acertem o gol, tenham aprendido a chutar e chutem como homens. Os maiores culpados dessa fase ruim são os nossos ineficientes atacantes e não nossa zaga.
    Muito cuidado com o Everson. Se no início do segundo tempo o jogo estiver empatado, vai fazer uma cera tremenda só pra ir para os pênaltis e ele ter a possibilidade de sair como herói.
    Voltando aos nossos atacantes, se eles deixarem de ser ineficientes, e marcarem os gols logo de início, CRB vai se abrir e aí o Galo pode construir uma vitória mais fácil. É o que espero.

  9. Salve Massa e Guru

    Permita-me discordar nobre Guru, o Galo não precisa e nem deve se inspirar na seleção brasileira feminina, porque o futebol feminino é uma porcaria e duro de se ver.
    Confesso que a confiança que eu tinha em Milito e seus comandados se foi. Brochei.
    Não espero moleza hoje até porque o time de Milito não sabe jogar contra times que ficam atrás.
    Pra não correr riscos comprei uma caixa de rivotril!

  10. Meu Guru, bom dia!
    Hoje é dia de sabermos o que o nosso treineiro quer do elenco. Não adianta tentar escalar o time; pois ele inventa um “novidade” para “supreender” o adversário e ao Atleticano. Tá difícil. Mas, como “torcedor treineiro”, vai lá: Matheus, Saraiva, Fuchs, Alonso e Arana, Otávio, Alan Fancro e Zaracho; Scarpa, Cadu e Paulinho. PRÁ CIMA DELES GALO!
    Abraços!

  11. Bom dia xará e amigalos! Mais uma vez vamos lá. Eu não sou treinador, nunca fui e nem tenho pretensão de ser. Mesmo assim é fácil prever como o CRB e TODOS os adversários têm jogado contra o GALO(só o Milito não enxerga): o time alagoano vai chegar fechadinho, fechadinho como boca de bode empurrando o GALO pra baixo e com um ou dois jogadores rápidos para pegar a defesa de peneira no contra-pé. E como o GALO vem jogando? Vai aceitando, dando marcha a ré e voltando, voltando até começar a marcação na sua própria grande área arriscando cometer pênaltis e faltas perto da grande área. Porque não o GALO avança a marcação no campo do CRB e aproveita jogadas de contra ataque quando a bola sobra no ataque???? Porque Milito acha que basta ter 6,7 ou 8 “zagueiros” recuados e acovardados para blindar uma defesa???? Porque 43.000 torcedores na Arena percebem isso mas Milito e sua comissão técnica não???? Vamos ver se a história muda hoje….mesmo sem o Salvador da Pátria Hulk.ACORDA PAULINHO!!!!!

  12. Logo mais encaramos a primeira quina deste verdadeiro Triângulo das Bermudas que temos pela frente, CRB, BBB, SL . Já vai longe o começo do piloto Milito, que parecia fazer do CAM um caça Lockheed F Raptor, sem medo de território assombrado ou adversários. Ou retomamos aqueles ares, ou sucubimos no Triângulo com Milito e seu Teco-Teco.

  13. Bom dia, prezados Atleticanos

    Inconcebível imaginar que o CRB possa nos eliminar em plena Arena MRV.

    No entanto, haja desconfiança e desânimo com este sistema defensivo. Toda bola parada é um “Deus nos acuda”. Todo jogador deles que se aproxima da nossa área, com a bola dominada, é motivo de aflição. A gente já fica esperando um vacilo ou marcação frouxa de alguém.

    Esperamos que Milito e os jogadores (principalmente) tenham feito os ajustes defensivos mais do que urgentes . Caso contrário, não tem coração que aguente.

    Um pedido aos atacantes: “Não permitam que a gente lamente a ausência do Hulk. Assumam o protagonismo”. Bora classificar com autoridade, Gaalôôôô.

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Tanto Felipao, quanto Milito, quando chegaram ao Galo prometeram vontade, determinacao, luta, um time aguerrido. Os Jogadores devem ser cobrados por essa falta de vontade em campo. E também pelos erros individuais. Se não ganhar do CRB, a solução não é mandar técnico embora, é cobrar futebol do Bernard, do Paulinho, do Arana, do Zaracho, do Scarpa. Estes caras tem de mostrar mais. E 9 Vargas hoje tem de correr mais também ou ir para o Banco. Menos de 4×0 inaceitavel

    1. Amigalo D. Sávio

      Quem vai cobrar dos jogadores ? O presida que não tem perfil de chutar a porta e age como Madre Tereza de Calcutá?
      Será Victor que jogou com jogadores do atual elenco e parece um monge?
      Não goste dele, mas quem dera tivéssemos o boquirroto do Kalil para fazer esta cobrança.
      O bicho ia pegar!!!!

      1. Com certeza, lembra do ” time borrou nas calças” kkkkkk. E teve um ” Tchau e benção ” para o Fernandinho. Eu concordo com você, perfil do Sergio Coelho , do Vitor e do Milito, com essa trinca, parece que eles solicitam, imploram, pedem por misericordia e ai a bolerada deita e rola.Por isto Vargas, esse Lemos, fincaram o pé e não quiseram ir para Fortaleza e São Paulo. E o Kardec também está na mesma toada.

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Do time por você escalado, caro blogueiro, substituiria o Vargas pelo Bataghia, e formaria a dupla de frente com Bernard e Paulinho.
    Hoje e sempre, galo!!!

  16. Bom dia a todos. Tradicionalmente o Galo tem dificuldades com retrancas. O tempo gasto com cera, cai cai hj vai absurdo. Um tal de goleiro rolando no chão p atendimento medico pq foi saltar em uma bola vai ser uma festa. Espero que o Juiz observe isso. Do Galo eu quero vontade e gana e ganhar. O futebol pode até ser feio, não me importo. Duvido que ele tire o bataglia do time. Quanto a esse jogador contratado, ainda estou resistente e não confio nele. Não é jogador pro Galo. Enquanto outros times trazem jogadores de bom rendimento, o Galo trás desagregador. Gosta de provocar a torcida.
    Meu desânimo está tanto que nem pretendo comprar o manto. Ouvi dizer tb que é o mesmo que o vencedor fez ano passado. Tipo crtl C crtl V.
    A que ponto chegamos.
    Estarei lá dando meu apoio. Não me decepcione.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *