Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sofrimento e reposicionamento na classificação

A vitória, ainda que sofrida e cheia de questionamentos pelo Atleticano, tirou o time da 13ª para a 10º colocação na tabela de classificação. Some-se ainda, que temos dois jogos a menos que três equipes que estão à nossa frente e um compromisso a menos que outra delas. As demais, cinco, assim como o Galo somam 16 jogos realizados até o momento. Situação que em tese, pode justificar nosso distanciamento, mas que em termos percentuais quase nada altera. Apenas o São Paulo com 46% ficaria abaixo dos nossos 48%. O fluminenC com o mesmo aproveitamento – supera por critérios – e os demais acima do nosso Galo.

Foi a quinquagésima partida do Galo no nosso estádio, coincidindo com o pior público entre todas as realizadas desde a inauguração na vitória sobre o Santos. Exatos 20.092 Torcedores, situação que reputo ao momento instável que passa o time em campo aliado a preços de ingressos e a dificuldade do aplicativo operacional para essa compra e entrada na nova Arena. É desanimador, até para quem – como eu próprio – tem cadeira cativa. Cada caso é um caso, mas a agonia para levar um convidado – fico na área de imprensa – sugere arrependimento em ter adquirido para colaborar com a construção.

E os pouco mais de 20 Atleticanos – no setor visitante não acho que tinha 92 – sofreram com a dificuldade de o Galo consolidar a vitória e assegurar os três pontos. Time bastante alternado, visivelmente para preservar jogadores para o jogo de quarta pela Copa do Brasil, começamos a partida bem e ao final foram 29 chutes a gol contra apenas quatro do Bragantino. Desse total, dez direto para a meta deles e apenas três do adversário. E segue. Nove escanteios a favor do Galo contra nenhum. Mais posse de bola e ainda eles sendo obrigados a fazer uma substituição com menos de 10 minutos, outra antes dos 20 e um jogador a menos em torno dos 35 minutos, tudo no primeiro tempo.

Se me dessem essas informações, omitindo o placar, me pedindo para adivinhar o resultado, errava e diria que cinco a zero. Me lembro uma partida, época do Sampaoli, frente ao Botafogo. Demos mais de 40 chutes a gol, o time carioca apenas um, perdemos o jogo por um a zero. Por pouco essa trágica façanha repete. O time que parecia leve e com perspectiva de fazer um bom resultado, foi aos poucos mostrando uma apatia e falta de vontade que deixou o Torcedor apavorado. No segundo tempo, só aos 20 minutos, a voz das arquibancadas reagiu tentando provocar uma reação. De nada adiantou.

Seguíamos o mesmo roteiro e a preguiça dentro de campo. As substituições davam alento ao Torcedor, mas até os que entraram não acompanharam o pedido das arquibancadas. Veio o empate e o desespero, até que num lance de pura sorte, retomamos a frente no placar. No cruzamento, a bola resvalou e escapou de João Marcelo chegando em Natanael. O lateral contou com o desvio de um zagueiro para mudar a trajetória e enganar o Cleiton. Esse goleiro, que foi da base do Galo, sempre se destacou em jogos contra a nossa equipe. Impressionante, ontem pegou tudo. Com as mãos e pelo rabo.

Para quarta-feira, com os jogadores à disposição, a Massa espera uma bela partida frente ao flamídia e a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Será um jogo dificílimo, frente a um dos dois melhores clubes brasileiros da atualidade. Palmeiras e flamídia, com orçamentos totalmente superiores aos demais, se diferenciam na qualidade de seus elencos. Pra cima deles, Galo! Tomara que com a casa cheia, digna dessa nossa paixão, desde que o time também correspondendo na mesma proporção.

Por fim, para fechar essa segunda-feira, alguns curtos registros. Quem estava lá viu o desentendimento verbal entre Hulk e João Marcelo ao final do jogo, quando já estava 2 a 1. Ninguém entendeu, por volta dos 40 minutos, em busca do terceiro gol, Scarpa ao invés de seguir no ataque devolver uma bola do nosso campo de ataque para o nosso goleiro. Camisa linda para ser usada por Torcedor na rua, jamais para atuações, ainda mais com numeração quase ilegível. Por fim, juizinho fraco, embora não mal intencionado como outros entre os quais aquele manjadíssimo de quinta-feira no Maracanã. Vida que segue, tomara que o time engrene logo, como chegou a sugerir nos dois jogos recentes no Rio de Janeiro.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Sofrimento e reposicionamento na classificação”

  1. BOA NOITE,

    ALGO CONSTATADO E COMPROVADO:
    O GALO NAÇO SABE JOGAR COM TIME CO MENOS UM JOGADOR.
    OUTRA, ELOGIO AO CEO DE FUTEBOL, AGORA O GALO SABE CONTRATAR.
    PARABÉNS AOS NOVOS REFORÇOS.

  2. Nada de bom a dizer, apenas valeram os 3 pontos, que quase foram perdidos pela preguiça em campo. Poxa, assisti o jogo pela TV, mas que preguiça ver o galo em campo, um time todo baleado como estava o braga, e ainda com expulsão, e mesmo assim o gol da vitoria so veio por sorte, vou falar o que de bom deste time? Vi varios relatos da imprensa de que o time ontem jogou bem que vai ganhando corpo para o embate com os urubus, aí penso, realmente não sei nada de futebol, sou apenas um imbecil torcedor. Deixa pros especialistas.

  3. Três pontos na algibeira e um detalhe sobre o adversário q não pode deixar passar batido.
    Time do bragantino vai a CAMpo cheio de desfalques,perde jogador por contusão aos 11 min , fica com 10 por um longo período, porém, a ideia de jogo segue sendo executada exatamente como deve ser treinada. Interessante ver o quão bem treinado eles são,pressão alta, troca de passes veloz,muitas ultrapassagens e um centerhalf q além de abrir espaços faz muito bem o pivô. Dito isto; baita vitória do GALO apesar dos pesares.
    Qtº á Armadura All.Black , lindíssima,mas, GALO fantasiado de urubu _ alô alô Dr. LINCOLN PINHEIRO_ só deveria acontecer em jogos festivos.Originalmente e tradicionalmente e em jogos oficiais,sendo mandante ou não, seria com a CAMisa Número 01 do GALO,q possui 6 listras pretas e 7 listras brancas, alternadas verticalmente totalizando 13 listras com o Escudo do lado Esquerdo do Peito. Isso consta(va?) no Estatuto do Clube _ Artigo VI : Patrimônio
    Inciso: 14 – Uniformes_. De resto Prá cimmmmaaa da mulambada e PNC dos simpatizantes…
    sempre te odiei prá sempre vou te odiar TNC menguinho… tú és time de otário e *uzão filho do wright e aragão… TNC menguinhoô.
    Odiar essa instituição putrefa e tudo de mau q ela representa é questão de CARÁTER e VSF quem pensa o contrário.
    Saudações Atleticanas

  4. Salve Massa e Guru

    As dificuldades da vitória, foram culpa do próprio Galo e não mérito do adversário.
    Tivéssemos nós aproveitado as chances de gols e não tivéssemos voltado do segundo tempo com uma preguiça medonha, o placar seria mais tranquilo.
    Aliás sempre que o Galo está em condições favoráveis, se acomoda como se fosse resolver o jogo a qualquer momento.
    Uma observação: o time sem Hulk torna-se mais rápido, mas em compensação perdem gols a pencas. Por isto o cara é o nome do clube.
    Enfim vitória boa e necessária, mostrando a recuperação do time dentro e fora de campo.
    Agora é concentração total para quarta feira.

  5. Importante mesmo foi a vitória e os 3 pontos, Guerra mesmo é quarta feira temos que passar pelo flamengo aí engrena de vez rumo aos títulos das COPAS!!
    Esse ano vai ter VACILO não vamos levar as Copas aí sim meu GALÃO VOLTOU!!
    Da mesma forma que acreditei que o time chegaria a 2 finais de Copa ano passado creio que vai repetir a dose esse ano chegando a mais 2 finais de Copas esse ano.
    Só que um final bem diferente VAMOS GANHAR AS DUAS!!

  6. O que leva público ao estádio é campanha, o resto é lorota. Contra o Flamengo o estádio vai lotar; nos jogos contra Sport e Fortaleza o público vai minguar. Por fim, como não gosto de ser “engenheiro de obra pronta” já digo que temos que poupar no Brasileirão e arriscar tudo na Sulamericana e na Copa do Brasil. Se sairmos da CB (sai azar, pé-de-pato, mangalô três vezes) será mais fácil administrar o elenco entre Sulamericana e Brasileirão.

    1. Ano passado poupamos no Brasileiro e quase fomos visitar a série B. Tem que tomar muito cuidado com o brasileiro. É um campeonato muito nivelado (por baixo) e daqui a pouco os times terão foco 100% nele com o afunilamento das copas. Acho que ontem o Cuca acertou em poupar o Hulk por exemplo. dentro de casa contra um time que tinha vários desfalques.

  7. Bom dia.

    O resultado é que foi o mais importante,pois nos dá uma certa folga na tabela, no quesito rebaixamento.

    Agora é concentrar para o jogo de quarta feira.

    Abraço!

  8. Bom dia a todos! Ávila, os comentaristas disseram que a torcida estava aplaudindo o Rony todas as vezes que ele aparecia, procede isso? Pela TV nao dá para ver, tomara que tenha sido isso mesmo, pois o cara fez um baita favor ao Galo e se empenha muito em campo.

    Não achei o jogo tão ruim assim, seguimos na mesma de perder muitas chances, mas considerando que poupou os jogadores, teve bom.

    Agora a tristeza é ver esse Jr Santos em campo, péssimo dos péssimos, baita mau negocio, explica o rombo financeiro, comprar jogador ruim por preço elevado e depois vai ceder quase de graça, porque qual time compraria um jogador desses?

    Abs

  9. Bom dia amigalos, não é fácil torcer pro Galo,gol logo no início, adversário com jogador a menos, torcida,campo, tudo a nosso favor e nosso Time consegue complicar o jogo cedendo o empate quase no final, vencemos com um gol cagado do Natanael,não se pode perder tantos gols assim,nossos jogadores precisam colocar os pés na forma,vamos treinar finalizações rapaziada,bora Galo

  10. Bom dia! Impressionante a quantidade de gols que nossos jogadores perdem. Situações claras de gol, que são perdidas, seguidamente em todos os jogos. Temos que melhorar muito. Outro detalhe é o tal aplicativo. Minha neta de 9 anos, não conseguiu o reconhecimento. Minha filha que estava com ela foi empurrada, ficando uma do lado de dentro e outra do lado de fora. Sem solução e sem nenhum atendimento dos funcionários, qual a solução? Armar um barraco para que a criança que pagou o ingresso tivesse o acesso liberado. Tudo no Galo é feito de forma amadora e atabalhoada, sem planejamento ou estudo. Relembrem o gramado, acústica, com ou sem cadeiras… Esse Bruno Muzzi é péssimo em tudo que faz, com a complacência dos donos…. Depois querem saber porque o público está diminuindo jogo a jogo.

  11. Bom dia….vou ser honesto e tentar ser acido com doçura (apesar de intragável). O time ontem tinha obrigação de ganhar de mais -11 contra 10, diga-se com 8 desfalques e mais 2 por contusão antes dos 20 minutos, (“acidez”) mas, ganhou 3 pontos. Parabéns! ( “doçura”). kkkk

  12. Bom dia blogueiro democrático e amiGalos. Retornei da minha viagem ao Rio, quando, lá, assisti o nosso Galo derrotar o Flamídia. Quanto ao jogo em si, o blogueiro narra exatamente o que assisti presencialmente. O que posso acrescentar é que, de perto e bem no meio dela, deu para constatar mesmo o que é a nossa torcida, também fora do nosso “terreiro”. Impressionante, porque em alguns momentos calou a torcida do Flamídia, com o Maracanã quase lotado, notadamente por ocasião e após o gol. No mais, comungo com o mesmo pensamento do blogueiro e amiGalos, no sentido de que está havendo, sim, uma reação do time, que espero seja uma constante daqui pra frente, ainda que o seja como a vitória apertada de ontem.
    Uma observação particular: antes mesmo de a bola rolar no Maracanã, o SportTV acabou por me filmar, bem nitidamente. Aí, os amiGalos daqui, inclusive meu filho, encheram meu celular de mensagens para contar que me viram. Imaginem se eu, mesmo sendo viúvo, estivesse lá com alguma, que outra não gostasse, como já aconteceu em vários casos desta natureza com os casados… É de rir!

  13. CAM 2 x 1 RB BRAGANTINO – 18ª RODADA BRASILEIRÃO 25

    NOTA DOS JOGADORES PELA TORCIDA – GE:

    Everson 7,9
    Lyanco 7,8
    Franco 7,7
    Biel
    Natanael 7,7
    Alexsander 7,5
    Igor Gomes 7,4
    Cuello 7,3
    Scarpa 7,0

    Rony 6,9
    Menino 6,5
    Alonso 6,2
    Hulk 6,0

    J. Santos 4,4
    Bernard 4,0

    Sem Nota (João Marcelo)

    MELHOR EM CAMPO / ITATIAIA: Scarpa

    NOTA TÉCNICA MAIS ALTA / SOFASCORE: Scarpa (8,1)

    SCOUTS DA PARTIDA – SOFASCORE E GE:

    4-2-3-1 (Esquema Tático) 4-2-3-1
    7,01 (Desempenho Coletivo) 6,76
    56% (Posse de Bola) 44%
    87% (Passes Certos) 78%
    61% (Passes Errados) 74%

    26 (Finalizações) 4
    9 (No Gol) 1
    5 (Grandes Chances) 2
    9 (Escanteios) 0

    2 (Defesas dos Goleiros) 12
    44% (Recuperações da Bola) 36
    13 (Desarmes) 7

    1 (Cartões Amarelos) 4
    0 (Cartões Vermelhos) 1

    Amarelo (Lyanco).

    PÓS-JOGO:

    EDU PANZI SOBRE CUCA (“… Cuca, em 138 jogos como mandante no Atlético tem 100V, 28E e 10D; a cada jogo mostra que é inteligente, tem recursos e sabe fazer leituras…”)…

    CUCA SOBRE O DESEMPENHO COMO MANDANTE (“…números que precisam ser divididos com a Comissão Técnica…”)…

    IGOR GOMES (“…sequência bem positiva; estou feliz com meu desempenho e evolução”…)…

    NATANAEL “(…gol importante… não podemos deixar o Brasileiro… gol que dediquei para minha esposa Larissa…”)…

    SCARPA (“… gostinho especial de fazer uma função que não é a minha e executar bem, claro, não sozinho, mas com ajuda de todos, principalmente Alan, Cuello e Alonso…”)..,

    HULK (“… cada jogo é uma decisão; a gente não pode perder pontos bestas…”)…

    MAX, PAI DA BEBÊ ANTONELLA DE 2 MESES, NO “SEU NOME SEU BAIRRO” (“… confusão danada para entrar… cadastro biométrico complicado de bebê de 2 meses que teve que pagar… muita gente ficou de fora… entramos aos 15 minutos… o Galo tem que olhar isso aí… foi doído!…)…

    1. Prezado amiGalo Ernest, o maior furão do chá de camomila do Brasil, não obstante às falhas do sistema de reconhecimento facial da ARENA MRV penso, o que não tem a menor importância, que se esse tal de MAX tivesse um mínimo de responsabilidade, jamais levaria uma criança de 2 meses de idade a um estádio de futebol.

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Valeram os 3 pontos, nada mais do que isso. Por mais paradoxal possa parecer, apesar do domínio do jogo, não gostei da atuação do galo. Os novos contratados, não apresentaram, pelo menos neste jogo, atuações que possam trazer alento ao atleticano, Podem ser banco, mas não solução, foi como vi. O Rubens está fazendo muita falta e é infinitamente melhor que os contratados. Mas vida que segue e espero que o galo tenha se poupado para o próximo jogo com o flamerda. Precisamos de muito futebol para superar o flamerda que vem com tudo, querendo colocar água no nosso chop. Vamos continuar acreditando…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading