Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Só o Galo atrapalha o Galo

Que rodada! Os últimos jogos, quase todos, foram sob encomenda para o Galo. O problema tem sido a falta de bons resultados do nosso time. Se fizermos um balanço dos 16 confrontos até o momento (cinco vitórias e o mesmo número de derrotas, com seis empates), é de chorar os 27 pontos atirados pelo ralo. Lógico, não tem como ganhar sempre, mas perder em casa para Vasco (lanterna) e Corinthians e empates como Bragantino, América e mesmo o Goiás – lá em Goiânia – são 12 preciosos pontos inaceitáveis.

Nem mencionei os empates com o Santos, Palmeiras (no Mineirão) e FluminenC, bem como a derrota para o Fortaleza. Os demais, todos, foram normais. Fato é que dos 19 pontos que nos distanciam do virtual campeão Botafogo, a maioria deles foi por culpa e responsabilidade do péssimo desempenho do time no gramado. Caímos, depois do Felipão, da quarta para a 13ª colocação. Inadmissível!

São oito pontos para o vice-líder; sete para terceiro e quarto colocados; cinco para o quinto; quatro para o sexto, sétimo e oitavo; dois para o nono e décimo; apenas um para o 11º e 12º. Por isso a colocação atual. E, rodada a rodada, jogo a jogo, perdemos a oportunidade de reagir. São sete jogos pelo Brasileiro sem vencer, com quatro empates e três derrotas. Esse triste recorte é frustrante ao Torcedor Atleticano. Ainda assim, acredito num bom público no péssimo horário dos embalos de sábado à noite.

O adversário e a rivalidade histórica, nascida nos anos 80 quando a cbf mostrou sua cara tendenciosa, poderá ser motivador para essa partida. Aliada, claro, à necessidade emergencial de recuperação na tabela. Os de baixo estão subindo e os de cima tropeçando, com isso o Galo não sai do lugar. Nas três últimas partidas, onde poderíamos ter feito com segurança seis ou sete pontos, somamos tão e somente um mísero. E os adversários capitulando sem que o Galo se aproveite da situação.

Vejamos: Grêmio (2v e 1d), seis pontos; Flamídia (3e), três pontos; Palmeiras (1v e 2e), cinco pontos; Paranaense (1d e 2v), seis pontos; São Paulo (1v, 1e, 1d), quatro pontos; FluminenC (1v, 1e, 1d), quatro pontos; Bragantino (1d e 2e), dois pontos; Fortaleza (1v e 2d), três pontos; Internacional (1d e 2e), dois pontos; CSA (1v, 1e e 1d – todos da zona da bagaça), quatro pontos; Cuiabá (2v e 1e – em espetacular ascensão), sete pontos.

Na última rodada, do final de semana, entre esses que estão à frente do Galo, apenas Grêmio, Palmeiras, Cuiabá e Paranaense venceram. O líder Botafogo, e ainda Flamídia, Bragantino e Internacional empataram, enquanto São Paulo, FluminenC, Fortaleza e CSA foram derrotados. E o Galo, óóó…! Além de ter sido derrotado na rodada, somou – reitero – um único pontinho nas três derradeiras partidas. Foi frente ao Goiás, partida que mereceu ser derrotado.

Diante disso, avaliando resultados e números decorrentes desse fraco desempenho, quem tem atrapalhado o Galo é o próprio Galo. Lembrando ainda, com preocupação, que quatro pontos nos distanciam do próximo na tabela (Santos) e apenas sete da degola. No Z4 estão Bahia e Coritiba, ambos com 14 pontos, na 17ª e 18ª colocação respectivamente. Atrás vem gente. Abre o olho, Galo!

19 thoughts to “Só o Galo atrapalha o Galo”

  1. boa tarde Eduardo e massa. repito mas uma vez quero mas 25 pontos não espero nada destes pipoqueiros e peladeiros de várzea. culpo os 4 donos. rainha da Inglaterra. pifio diretor de futebol que enxeu o Galo de refugos e ex jogadores aposentados e bois cansados. a renovação de Vargas 800 mil por mês. pedrinho 1 milhão por mês e as contratações dos péssimos Edenilson e Patrick foi o fim da picada. são estes péssimo comando que vá mandar na Saf simplesmente estamos fritos e torrados. aff. parabéns aos envolvidos que acabaram com o futebol do Galo deste 2022. acordam SAF e 7×1 ultrapassado. va Galooooooo.

  2. Não vejo um jogo do galo que se possa chamar de futebol faz tempo, o galo em campo parece 11 bêbados trombando um no outro e chutando qualquer coisa menos a bola para qualquer lado, é sofrivel, de dar calo nas vistas, irritante, a gente xinga todos os palavrões existentes; como vi alguem dizer: ” torcer para o galo até que não é ruim, foda é o dia que tem jogo”. Horario tosco para mais uma pelada, por mais que eu tenha amor ao galo, não vou estragar mais um sabado da minha vida assistindo um time de bagres jogar contra esses cariocas que eu detesto. Não sou do tipo que apoia só quando o time vence, nunca fui. Mas as vezes bate um sentimento de ser idiota, ficando puto da vida por causa de um bando de caras que não vestem a camisa do seu clube. Só nos resta torcer para estes 4rs que podem ser cada um na sua área, mas péssimos no futebol (visto o que foi feito nos dois ultimos anos) dentro e fora de campo, torcer pela saída deste Rodrigo Caetano (contrataçoes de jogadores e tecnicos muito estranhas, contratos com clausulas mal explicadas, vendas questionaveis) vaza do meu galo cara, e por fim que estes bagres chamados de jogadores possam ao menos manter o time na primeira divisao, findado o campeonato limpa geral, tem ao menos uns 12 que não farão a menor falta. Que venha 2024, porque 2023 em 6 mese conseguiram jogar na lama.

  3. Bom dia xará e amigalos!
    A corda já está no pescoço do GALO. Apenas 7 pontinhos do purgatório. Então os jogadores peladeiros terão que suar a camisa e derrotar o sempre protegido Flamídia. Isso se o time de Felipão finalmente jogar bola, o juiz escalado pela Confederação Brasileira e Falcatruas e pela Comissão de Ladroagem não influenciar na partida e nem o VARmengo. Portanto será um desafio em tanto. A esperança é a última que morre….VAMOS QUE VAMOS MEU GALO!!!!!!!!!!!!!

  4. Acho que já passou da hora do Galo voltar a ganhar e ganhar da mulambada tem um gostinho especial, daria muita moral para pegar o Palmeiras.
    Que esse jogo seja um divisor de águas e o Galo volte a nos da alegria, esse jogo é importantíssimo e o mínimo que espero é comprometimento e raça.

  5. Caros,

    Finalmente, depois dos VÁRIOS esclarecimentos prestados durante SEMANAS sobre a SAF, todos ENTENDIDOS como a coisa funciona, a PARCELA de cada qual, quem é o DONO (são) de tudo, quem manda e quem tem juízo, o papel dos SÓCIOS, a Torcida na REBARBA de olho no PT Cego, etc…o BARATA PUTO da VIDA (Torto e com RAZÃO, creo, pero per si per non!!!…porém por AQUI e por AÍ, passando pelo ACOLÁ, o SICRANO e o BELTRANO querem é SER FELIZ!) …entonces >>> <<<<…: É MOLE??? Tem na FEIRA ou no SHOPPING (e nem é NOSSO MAIS!)

    VIVA A FELICIDADE logo ABAIXO:

    O BRASILEIRÃO é o torneio PRIORITÁRIO…Obviamente apostar no sistema Mata-Mata da Libertadores e ver no q dá, quem sabe uma FEZINHA aí, hein? Tipo uma terça pulando a segunda!.

    É aquele negócio, basta q os FEZEZINHAS trazidas para dentro do NOSSO GALO pelo RÔ KAÊ, homem q TODOS estamos a desconfiar, de CONFIANÇA dos 4 Erros, q NÃO entendem PORRA NENHUMA de futebol, TODOS ELES, senão NÃO teriam CHAMADO os atuais 'ARTISTAS' para explicar SAF e sei lá o q mais (será q o SAL tá aumentando a PRESSÃO da MAMBEMBABA?) Cruzes!!!…E a COBRANÇA sobre qualidade SOFRÍVEL no trato à BOLA…E bater na FORTE na mesa e na CARA do q tivesse mais próximo AO AZAR…basta q joguem FUTEBOL… É POSSÍVEL e é essa A QUESTÃO!!! Nobre AmiGalo, Shakeaspeare, EIS A VERDADEIRA QUESTÃO!!!

    Ô Maluquera, Sô!!! O BRASILEIRÃO é a PRIORIDADE, escapar da COMÉDIA!!!…O time já demonstrou do q é capaz, precisa de mais provas…PAREM com a outra ILUSÃO… (Libertadores com esse time tão AGUERRIDO e cheio de CONFIANÇA!…PQP! Eu Acredito??? Me explica como é isso, TRAPACEIRO?)

    Obs.: Agora q os KARA – JESTAUM são os DONOS, passada a ENROLAÇÃO, será q já podemos jogar no LIXO a FLANELA??

    O jg contra o urubu é FUNDAMENTAL, como todos os jgs do BR!! SOS Clube Atlético Mineiro!!!

    VAMU GalooooOOOOOO!!!

  6. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Se o jogo de sábado não fosse contra o asqueroso carioca, nem me atreveria a assisti-lo, pois o nível do futebol demonstrado pelo atual elenco é estarrecedor e angustiante para o torcedor atleticano. Mas contra esse time nada simpático, a motivação cresce absurdamente e passa-se a exigir até um esforço hercúleo para vencê-los. Além disso, essa partida, como muitos já estão apontando, pode ser o divisor entre a fase decadente e a fase de recuperação do futebol do time e na tabela, caso vença. Assim contra os prognósticos da realidade baseada nos últimos jogos, espero que esse elenco encontre o brio de se esmerar ao máximo para derrotar o asqueroso. Essa vitória pode trazer a confiança necessária para o time encontrar um futebol de melhor qualidade e ir paulatinamente subindo na tabela e reduzindo o vexame que hoje estamos vivenciando. Saudações Atleticanas.

  7. Na LA13 o TIME, geralmente, ia a campo com dois volantes (Pierre e o General), um meia criativo (R49) e três atacantes, dos quais dois abertos (Tardelli e Bernard) e um centravantão (Jô)…

    Na Temporada 21, igualmente vitoriosa, o time ia a campo com dois volantes (Allan e Tchê Tchê), um meia criativo (Nacho), e três atacantes, dois quais dois pontas (Savarino e Keno) e Hulk centralizado.

    No Time 21 ainda chegou Diego Costa, centravantão, o que fazia com que HULK jogasse por trás como um ponta de lança, o que deu muito certo, como variação no esquema…

    Com COUDET o time oscilava entre desempenhos ruins (1 volante e dois atacantes) e desempenhos bons, quanto armava o time com três atacantes…

    Contra o GOIÁS, pode-se dizer que terá sido a pior apresentação do Time desde SAMPAOLI, quando a equipe atuou no 4-4-2, um esquema sempre mais defensivo que ofensivo, regra geral…

    Contra o GRÊMIO, a despeito da derrota, o desempenho melhorou muito. O time entrou com dois volantes, com Otávio de 1º e Bataglia de 2º. E como jogou BATAGLIA!!! Os dois volantes deram melhora defensiva e fecharam a casinha. Pena que o IGOR GOMES falhou individualmente no gol do GRE e o árbitro de vídeo enxergou impedimento microscópico no gol de Kardec, aliás centravantão e definidor, não fosse a condição física sempre a desejar…

    Onde quero chegar?!!

    NO ÓBVIO:

    Esse TIME atual do ATLÉTICO deveria ser escalado com dois volantes, um meia ofensivo ponta de lança, e três atacantes, dos quais dois abertos e um centralizado…

    Vejo que o HULK, que não vem bem (dois atacantes), poderia atuar como terceiro homem do meio campo, jogando e arrastando por trás, como ponta de lança, como chegou a jogar por algumas vezes assim em 2021…

    E meu TIME titular então seria, dos meio pra frente:

    Otávio (1º volante); Bataglia (2º volante) e HULK (3º homem do meio campo, meia ofensivo e ponta de lança, arrastando por trás)…

    E na frente dois atacantes de beirada (Pavón e Paulinho); e Cadu, centralizado na frente, entre os zagueiros, de centroavante, e com Kardec entrando após os 15 min do 2ºT…

    E ZARACHO?

    No meu time ele será reserva, seja porque se machuca demais e está sempre fora de ritmo, seja porque não é craque, embora a Torcida pense e veja que é e muito craque. Hei de respeitar muito quem pensa assim e irei compreender, sem lutar…

    E HYORAN?

    Outro bom reserva, como também o é o Igor Gomes…

    E tem aquilo…

    Como sou pitaqueiro, que cada pitaqueiro escale seu time…

    E mais:

    Isso aqui é só um pitaco e nada mais…

  8. Eu disse que os próximos três ou quatro jogos seriam definitivos. Aliás, num certame desse, não é novidade alguma, porque uma definição só pode ser delineada mesmo, após o primeiro turno, salvo raras exceções. Vejam o Botafogo, que chegou a 12 ou 13 pontos de diferença do segundo colocado, até pouco tempo atrás, já não está mais com essa diferença. Vamos torcer para que o nosso Galo dispare DORAVANTE, porque, se não o fizer, até as próximas três ou quatro rodadas, o campeonato já era, o G4 será dificílimO, o quinto ou sexto difícil, e o rebaixamento nada impossível! Aí, penitencio-me pela contratação do Felipão, que apoiei e não escondo, já que ele também terá culpa no cartório…

  9. A vantagem de jogar no independência é que qualquer 15000 lotam aquele campinho diferente do Maracanã que são 65000 , entretanto a conta nunca vai fechar pq pagam salários astronômicos para estes pernas de pau…

  10. Bom dia. Pra mim, os pontos que faltam são os contra o curintia (tava uma draga), e contra o melequinha (ganhando de 2×0), então seriam 5 pts a mais, no páreo da libertadores e sem essa pressão toda. Esses resultados eram fundamentais…focar na libertadores… saudações.

  11. Hoje, com a permissão do blogueiro, fujo do tema proposto para prestar uma singela homenagem a alguns seres iluminados que encantam esse mundo, em especial o imaginário das crianças. Nesta data, os católicos homenageiam Sant’Ana e Joaquim, pais de Maria Santíssima e, por extensão, Avós do Menino Jesus, fato que motivou que a data de 26 de julho fosse consagrada ao Dia dos Avós. Assim sendo, a todos que já sentiram a doçura de ter um neto nos braços, e em especial a todos os avós que frequentam o Canto do Galo deixo, como uma singela homenagem, parte da obra do poeta amazonense Thiago de Melo que fala das mudanças e da esperança de dias melhores:

    “Faz escuro, mas eu canto,
    Porque a manhã vai chegar.
    Vem ver comigo, companheiro,
    A cor do mundo mudar
    Vale a pena não dormir para esperar
    A cor do mundo mudar
    Já é madrugada, vem o sol, quero alegria,
    Que é para esquecer o que eu sofria.
    Quem sofre fica acordado defendendo o coração.
    Vamos juntos, multidão, trabalhar pela alegria,
    Amanhã é um novo dia”

    Um beijo a todos os Vovôs e Vovós!!!!

    1. ObriGalo! O vovô aqui ficou emocionado. Meu neto emprestado Bento, Atleticano como o vovô Dudu (ou vovô Barbassauro), também se soma ao novo dia. E embarca no ônibus da Atleticanidade.

      1. Teobaldo parabéns por nesses tempos de disseminacao da intolerancia, fazer proselitismo de uma visão mais humanística da nossa existencia terrena.

      2. Grato pela deferência, blogueiro! E no nosso ônibus, que é igual Coração de Mãe, sempre cabe mais um.

        Abraços e um Feliz Dia dos Avós!

    2. Tenho uma netinha de 3 anos. O pai é Santista e a mãe idem…

      Mas a netinha grita GALO e nem sabe o que significa SANTOS!!!

      Valeu, TEOBALDO!!!

      1. Ernest, querido, o que se passa com “a nossa netinha” (permita-me a posse do seu tesouro por alguns instantes), já foi desmistificado por Charles Darvin quando da divulgação da Teoria da Evolução das Espécies… Rsssssss!!!!

  12. Bom dia Massa e Guru

    Dois acontecimentos recentes estão me deixando muito incomodado e principalmente preocupado.
    O primeiro foi a declaração do Felixão de que não se sente pressionado, como se ele estivesse acima do bem e do mal. Como assim cara pálida? Vc esta há 8 jogos a frente do clube e não ganhou nenhum e não se sente pressionado? Vc acha que está dirigindo Novo Horizontino?
    O segundo assunto foi a visita da diretoria e de um dos 4R´s aos jogadores. Eles foram lá fazer os esclarecimentos sobre a SAF e reforçar o apoio ao elenco. Então, onde ficaram as cobrança? Ou a diretoria está satisfeita com o futebol de merda que o time esta jogando?
    E a questão dos diversos cartões amarelos e vermelhos recebidos irresponsavelmente pelos jogadores, que tem deixado o time desfalcado?
    Enfim, nos dois acontecimentos, ha uma clara falta de sintonia com o momento atual do clube e beira a irresponsabilidade, tanto do entregador de camisas quanto dos dirigentes.
    O clube está faltando reforços, isto é fato, mas mais do que isto, o clube está precisando é de dirigente que coloque a pica na mesa.
    Total falta de comando e pior vergonha na cara.

  13. Bom dia Avila. Realmente tem coisas inexplicaveis no Galo: a renovação do Pedrinho é uma delas. Só de salários o Galo gasta mais de 10 milhões por ano com esse jogador. Vargas, Edenilson e Patrick, também, até agora, Só oneraram, e muito 9 Galo. Então que essa Saf, faça um acordo com esses quatro para que não continuem em 2024. E aposentem Mariano e Rever. Vitor, Eder Aleixo e Leo Silva, precisam VAZAR do Galo, juntamente com o Rodrigo Caetano, responsável por renovacoes e contratacoes, no mínimo questionaveis do ponto de vista custo x Beneficio.

  14. Pra mim os maiores culpados por essa pífia campanha são os treinadores e o diretor de futebol. Coudet por insistir na formação com um volante apenas e jogar sem pontas. Já o dinossauro por ter voltado a princípio com Edenilson e ainda acreditar em soluções como Patrick e Vargas. Contra o Grêmio esses malas nem entraram em campo. O time jogou com dois volantes e deu uma boa melhorada. Se Felipão for coerente daqui pra frente, eu acredito numa boa arrancada.
    Já o diretor é responsável pela contratação de todos esses treinadores de merda e um monte de boi cansado. Pra mim teria que estar preso. Nem sei como é que ainda está empregado esse incompetente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *