Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Só depende de nós

Cumpridas 24 partidas de um total de 38, o Galo lidera com relativa folga a competição. Temos um jogo adiado, enquanto nosso eventual e principal concorrente, três partidas. Graças às benesses históricas da CBF/TV. Ainda assim, são 11 pontos de diferença desse Flamídia, que conta com o apoio oficial da organização da competição e dos principais patrocinadores da programação esportiva da televisão do eixo RJ/SP.

Mineiramente, seguimos em busca desse tão sonhado título, que já se ofereceu em tempos passados. Deixamos de conquistá-lo por vacilos nossos e – jamais esquecerei – das tramoias e maracutaias de interesses escusos à moralidade do futebol. Sinto que chegou a hora de tirar essa Zica do nosso caminho. Vencendo esse Brasileiro, acredito, as portas da felicidade estarão abertas para o nosso Clube Atlético Mineiro.

Não vou repetir aqui os dados, especialmente percentuais que usei ontem e venho repetindo nas postagens recentes. Porém, em 24 jogos, perdemos apenas em três oportunidades, sendo que são ainda cinco empates e 16 vitórias. Fomos derrotados pelo Fortaleza, em casa e na primeira rodada, que agora virou Fracaleza e entregou o jogo no sábado para o Flamídia. Ainda perdemos para Ceará e Santos, na casa dos adversários.

Os empates foram com a Chatocoense, duas vezes (lá e cá) e na segunda – ao que vimos e sentimos – com algum estímulo extra para tirar pontos do Galo, até admitido em tese por um diretor –, Fluminense, Bragantino e São Paulo (todos fora de BH). Vencemos Sport (2x C/F), São Paulo (C), Internacional (2x C/F), Ceará (C), Atlético-GO (C), Cuiabá (F), Flamídia (C), América (F), Corinthians (F), Bahia (C), Paranaense (C), Juventude (F), Palmeiras (C) e Fortaleza (F). É uma campanha extraordinária.

Temos adversários e também inimigos a superar neste caminho rumo ao título. Além dos principais concorrentes, que tem o Flamídia como o mais próximo, ainda o decadente Palmeiras, Fortaleza, Bragantino e Corinthians. Todos – com exceção do time cearense – que ainda vamos enfrentar no returno. Entre eles, dois na casa do adversário (Fla/Pal) e dois em Belo Horizonte (Cor/Bra). Esses considero concorrentes a serem batidos.

Já na condição de inimigos, ao que conheço há mais de meio século nas arquibancadas – sonhando e sofrendo de desalento e inconformismo – temos a CBF e a TV. Como exemplo àquela final de 1980 e sua sequela na Libertadores de 1981 – ao que ouvi, a intromissão era de interesse de segurança nacional, pelo momento de turbulência que o país atravessava na ocasião. Inaceitável essa explicação, bem como as decisões de 1977, 1999 e campeonato de 2012. Há outros também menos citados, que são de responsabilidade da malandragem carioca gerenciada por paulistas. CBF no Rio dirigida por gente de Sampa.

Não vou me cansar desse registro, tampouco me furtar de insistir nessa queixa, porém incito aos Atleticanos – da gema sejam com os pés no ar ou desconfiados, – que a nossa energia positiva será fundamental para colocar um basta nisso. Quem quiser fazer contas, avaliar e reavaliar, com projeções otimistas, realistas e até pessimistas, sugiro entrar no post de ontem deste nosso Canto do Galo. Se mantivermos o aproveitamento o título está batendo à nossa porta.

Confiante que estou, imagino que o time irá melhorar com a dupla Hulk e Diego Costa lá na frente. Temos a melhor campanha do turno, do returno, como mandante e mesmo visitante, a melhor defesa e uma Torcida incrivelmente apaixonada. O público, ainda que parcial, está de volta aos estádios. Serão oito jogos em Belo Horizonte e seis fora. Ficarei(mos) vigilante(s) para eventuais malandragens que já nos vitimaram. Os recentes sopradores de apito não inspiram confiança. Com Inter e Chapecó, tendenciosos, já o da partida com o Ceará – visivelmente fraco – propositalmente escalado para jogo do líder. Só depende de nós!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

48 thoughts to “Só depende de nós”

  1. GALO ROBERTO DE OLIVEIRA, simplesmente genial a referência à atleticanidade de Sansão.
    Será que tanto texto bíblico é porque estamos rezando muito para sermos campeões?

  2. MARIANO E SAVARINO DE VOLTA, REFORÇANDO O GALO.. Muitíssimos bem vindos, assumam seus de direito. Esperando que Mariano repensou as ultimas falhas , corrigiu e voltará como aquele lateral marcador, ofensivo às vezes , ajudando e municiando o ataque . , Savarino , cabeça fincada no chão, driblando , entortando, desnorteando o adversário , cruzando , aparecendo pra finalizar como um raio e todo mundo torcendo que tenha corrigido aquela falha de chutes de media distancia , por favor, por caridade, acerte o retangulo , por cima e pelo lado nada acontece.

  3. Vendo os elogios a Keno (otimo quando está ligado no jogo, pessimo quando fica parado com aquele olhar abobado pensando na decisao errada a tomar) , vendo estes comentarios dos amigalos sou assaltado de uma uma onda de saudades, nostalgia de ver jogar mexerica , di funto, digo, di santo,bolt, geovanio ,. Quanta saudade, ainda bem que ficaram remanescentes da barca galatica de refugos , nathan e hioran , estranhos no ninho . O grande roedor , MANSO e leão no vestiario ,com certeza, com seu rugido, o ensinará a viver , tenho certeza.

  4. GALO ROBERTO ,

    que leitura cuidadosa a sua !

    Não precisei nominar nem destacar o texto o qual quis compartilhar .

    Numa prova de interpretação sua nota seria um 10 , com louvor .

  5. Assisti ao vivo a live do breno galante com os convidados Fred Melo paiva e Eduardo Ávila.
    Vcs ali representaram 9 mikhões de pessoas. Todos tem o mesmo sentimento, não existe atleticano maior que outro atleticano, TODOS VIVEM O GALO. Que resenha bacana, expectativas de título, elenco, treinador, um bate papo leve e dinâmico. Uma live de atleticano para atleticano. Estou aguardando a combinada LIVE DO TÍTULO, como prometido. Tá faltando pouco minha gente, são 14 jogos… 8 em casa. Quem puder, vá ao Mineirão, apoie o time até o final, cante até ficar sem voz. Este é nosso momento, chegou a nossa hora.

  6. LEONARDO ,

    como ousas falar do Keno , o Denorex , aqui aclamado como Kenorex por um de nossos parceiros de blog ( cujo nome a minha memória não conseguiu fixar e me desculpo por isso ) ?

    Ele é nosso Quebra Linhas , nosso Um contra Um , velocista , que de tempos em tempos faz um gol e se consagra .

    Todo time campeão tem o seu GABIRU .
    Quem sabe teremos o nosso KENORU ?

    1. Realmente este ano… Em 2020 não foi assim, ajudou erguer o Galo para este ano! Contra o Inter completou a obra de Hulk, imagina se não não estivesse lá?
      Quem sabe se dá uma rancada agora no final igual aos bons momentos de 2020??

  7. Se os amiGalos Paulo Silva e Barata querem ser bíblicos eu também serei.
    Vocês sabiam que Sansão foi o primeiro atleticano da Bíblia? Pois ele pegou 300 raposas e tacou fogo no rabo delas.

  8. Eduardo e Canto do Galo, bom dia!!!

    Do 1º ao 13º lugar no BR21, todos têm chances matemáticas de ser CAMPEÃO, segundo a UFMG.

    Até o América, em 11º lugar, tem chances de levantar o Caneco.

    O Palmeiras, o 3º, tem 0,40% de chances.

    O Flamengo, já em 2º e no retrovisor, 9,3%.

    E o Atlético, o 1º, 89,7% de chances.

    Pela UFMG, o time que atingir 75 pontos terá 97% de chances de ser o CAMPEÃO.

    77 pontos, 99,3%.

    80 pontos, 99,9%.

    100% de chances só o time que atingir 85 pontos.

    Na rodada anterior esse 100% de chances estava nos 83 pontos.

    A cada rodada, de acordo com os resultados, tudo muda e muda muito.

    Se o Atlético perder uma partida e o Flamengo vencer, a chance matemática do Urubu dá um salto quântico enquanto a do Galo decresce e desidrata.

    Duas derrotas do Galo, então, com duas vitórias do Flamengo, praticamente as chances se igualam.

    Essa matemática que coloca o Atlético, nesta altura do Campeonato, com a mão no Caneco, é muito enganosa e melhor desconsiderá-la.

    Tenho cá comigo que o título só será decidido na última rodada, entre o Atlético e o Flamengo, e hajaaaaa coraçãoooooo…

    O Atlético joga, doravante, um jogo de erro zero, tanto no campo de jogo quanto nos bastidores.

    Que o Cuca e os caras não entreguem a paçoca e tampouco a Diretoria baixe a guarda!!!

    Abre o olhoooooo, Cucaaaaaa!!!

    Fica esperto, Hulkkkkkk!!!

    Abre o olhoooooo, Diretoriaaaaa!!!

    Fica esperto, Sérgio Coelhoooooo!!!

    Vamooooo, CAMbada!!!

    Ps:

    Eduardo, sugiro respeito ao Fortaleza.

    Imagina se o Fracaleza deixar o Galo pelo caminho na Copa do Brasil?

    Vai que a “entregada da paçoca” pelos caras contra o Flamengo já tenha sido acertada para que o Fortaleza avance na CB?

    De mais a mais, se os caras desconfiam lá, que estamos cá, tratando-lhes como Fracaleza, aí costuma surgir uma força descomunal com potencial de virar a carroça atleticana.

    Respeita o Fortaleza, guru!!!

    1. Prezado amigalo Ernest,

      Eu não vou muito por essas estatísticas, estou já calejado em com Phd em morrer na praia.
      Receita simples para que as estatísticas tenham possibilidades de serem mais assertivas: colocar um técnico descente e não um arremedo.

      1. LEONARDO MELO,

        A praia é o nosso fantasma e a mula sem cabeça é paraguaia.

        Praia da Mula!!!

        A praia dos atleticanos…

        DEUS nos livre e nos guarde!!!

  9. Conforme mencionei, agora é hora da torcida se libertar, cortar, romper e jogar fora este zica passada inútil. O que de bom marretar nestas lamúrias passadas, agrega ao mágico momento que se atravessa??!
    Vencer, Vencer e Vencer!!! Esta é a Visão!!!
    Finalmente coroar o trabalho, Ganhando o Campeonato!!!
    O resto é que se Dane!!
    É a hora de aceitar o ÓTIMO momento do Galo, que raríssimas vezes aconteceu!! Colocar Fé, Otimismo!
    Só de ver o Galo nesta crescente exponencial, observada ano passado, neste ano e oxalá nos anos vindouros… Estamos diante de uma grande vitória. Os frutos virão naturalmente como consequências!!
    Focar é no hoje, no agora … Não deixar que nada contamine o atual belo trabalho dentro e fora de campo, a fase frutífera excelente pela qual o clube passa.
    Quando foi que CAM teve fora de campo um suporte fora extraordinário de gestão e apoio de investimentos como os de agora? Com certeza o impacto positivo já se faz claríssimo.
    Uma fase harmoniosa equilibrada e vencedora que hoje o CAM vive!!
    Deve-se focar e dar total apoio!!
    O momento é agora, são os novos rumos da História atleticana!!
    Novos e Bons Tempos, Vida Nova!!!
    E novamente repito: resto é que se Dane!!
    Saudações Atleticanas.

    1. O Diferencial para conquista do título será o Inabalável Pensamento Positivo da Torcida!!!
      O restante já temos.
      Se não acreditarmos, não valorizarmos, não apoiarmos quem vai o fazê-lo por nós?? Os outros?? Depois não adianta querer achar culpados!!
      Portanto, Eu Acredito!!

  10. Amigalos na minha opinião esse é dos plantéis mais equilibrado de todos os tempos. Pode até não ganhar nada mais o caminho é muito fértil para os próximos anos e ainda com muitos valores na base. Hoje somos líder do BR21 no titular e no cascudo(S20). Planejamento bem feito e profissionais de altíssimo nível na direção do Clube.

  11. O jogo adiado é contra o gremio? quando serás jogado? Na tabela, nosso ultimo confronto é contra o gremio lá em Porto Alegre , é este o adiado?

  12. Vou para o post de ontem, porque meus calculos, salvo engano, jogamos a vigesima quinta rodada , na minha conta, pessimo aluno de matematica, faltam treze jogos, sete em casa

  13. Agora é a hora certa de mostrar força e vontade de vencer. Não digo que deva fazer campanha perfeita, mas precisa manter esse ritmo. Muito importante que permaneça essa vantagem mínima de 5 pts (caso o concorrente vença os dois a menos), até os números de jogos se igualarem. Subindo a diferença antes disso, melhor. Por isso tamanha frustração pelo empate em Chapecó, onde em tese, poderíamos ter aumentado essa distância. Bola frente Galo. Eu quero é o BR!!!!

  14. Bom dia para todos!
    Será que aquele SAFADO que nos ROUBOU o título de 99 na maior cara de pau e que agora trabalha e ESTRAGA as transmissões da rádio de um dos mecenas pode pelo menos pedir os seus parças pra deixarem os jogos acontecerem sem a institucionalizada ROUBALHEIRA da qual ele faz parte??
    Será que o Menin não poderia pedir a ele que faça isso? Haja vista que ele é membro de carteirinha dos porões da imoralidade dessa cbf/tv/ fla.
    Se esse meliante fizesse isso e conseguisse, acho que o caneco é nosso.
    Saudações atleticanas!

  15. Em que pese os torcedores de teclado chegados a um chá com torradas , que não s-u-p-o-r-t-a-m os cornetas , esse blog nos traz muita coisa boa .

    Hoje mesmo tivemos uma sutil referência a Flp 3,13-14 (pelo que pude entender) que me atrevo a complementar com IITim 4,5-8 .

    É preciso muita luta , muita atenção, muita disposição e COBRANÇA para alcançarmos nossos objetivos .

      1. EVANDRO ,

        criptografia não .

        Apenas uma simples reflexão , ainda que baseada em meus parcos conhecimentos que , mesmo assim, a mim me permitem ir além das mesmices e lugares-comuns propaladas por quem se contenta com vovó-viu-a-uva .

  16. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O diferencial para a conquista, na minha opinião, será o Diego Costa. Esse é um centrovante que sabe se posicionar e finalizar. Com ele rm campo o adversário tem de gastar no mínimo dois para vigia-lo. Para alimenta-lo a missão é do Nascho e do Arana. O Hulck terá espaço para finalizar de fora da área e fazer suas arrancadas. Na minha opinião o campeonato será decidido nas próximas quatro rodadas: o Galo tem de mandar mala branca para Juventude e Fluminense, bater Santos, Cuiabá e Atlético de Goiás e não perder para o Urubu. Esse jogo é para tres zagueiros e Diego Costa e Savarino.

  17. Bom dia, Massa e Guru

    Como o assunto jogo contra os sardinhas ficou para amanhã, gostaria de comentar aqui um tema que vem fugindo do nosso radar: a mudança do fornecedor de nosso manto.
    Inegável que depois de vários anos de amadorismo e sofrimento (principalmente com o fiasco Dry Word), com a chegada da Le coq, finalmente pudemos desfrutar de um material de qualidade e à feição do gosto do atleticano, principalmente pela identificação do símbolo do fornecedor com nosso mascote.
    Depois de duas temporadas de parceria chega ao fim a era Le coq no clube, já anunciada com a chegada da Adidas, marca mundialmente conhecida e famosa, sonho de muita gente por ai.
    Não resta dúvida entre as duas marcas qual é a mais comercializada e a projeção que o clube irá ter, indo de encontro às nossas pretensões de querer maior divulgação da marca CAM em todos os lugares do mundo.
    Tenho confiança na diretoria e no depto de marquetink, e tenho certeza que estão fazendo esta troca porque trará benefício e principalmente grana pro clube, mas mineiramente falando ( como é desconfiado este povo) fico com algumas indagações:

    • Como ficará a vitoriosa e já no nosso DNA campanha do manto da massa? A adidas, irá abrir mão de seus processos e imposições comerciais para permitir a continuidade deste casing , que bateu por duas vezes o recorde de vendas de camisas, chegando ao total de 230 mil camisas e quase 60 milhões em vendas?

    • Historicamente por onde a Adidas, ela inventa uma camisa de cor totalmente diferente das tradições dos clubes que veste, como por exemplo, na portuguesa de Minas ultimamente, homenageando sei lá o que. Somos um clube tradicional, vamos aceitar este tipo de interferência / ingerência?

    • A Adidas já esteve no clube em outra época (1985), claro que houve mudanças neste grande lapso de tempo, mas e agora, ela é quem vai mandar no clube ou teremos voz ativa?
    De qualquer maneira, que seja bem vinda a Adidas e Obrigado Le Coq!

    Meu Guru esquenta não, a continuar como está, daqui a pouco os três jogos do classificadasso mulambo vão virar amistosos, para desespero da TV, CBF e dos incautos.

  18. Bom dia a todos!
    Só depende do Atlético. Aí está um enorme problema. Espero que este problema eterno na vida do Galo seja despachado este ano. Acredito que, caso venhamos a conquistar este incômodo Brasileiro, daqui pra frente as coisas fluirão melhor e sem tanta pressão, assim, as conquistas futuras sairão com naturalidade.
    Elenco para superar todas as maracutaias nós temos, resta confirmar isso nas rodadas que nos restam até o final.
    Galo, me ajude a comemorar este título que ainda não vi você conquistar, faz a massa feliz.

  19. TEOBALDO ,

    “vencemos Boca e River e de que adiantou ? ”

    Pois é !
    Nada a acrescentar .

    O torcedor de teclado continua a olhar para a frente …

  20. bom dia Eduardo e massa. mas um ano só depende do galo para ser campeão basta vencer todos jogos em casa. e se ganhar fora é melhor mas temos muitos jogos difícil fora e em casa. então raça e vontade de ganhar. a galo nos deixa sonhar. ótima semana a todos amigalos. vai galooo.

  21. Alguém sabe o que aconteceu com o Savarino?

    Jogou duas partidas e voltou ao DM? Ou foi a choradeira da seleção venezuelana que fez o galo colocá-lo na geladeira?

    Irrita muito o silêncio do galo sobre o assunto.

    Acredito que Savarino tem sido decisivo em grandes jogos e necessário para o equilíbrio do time pelos dois lados. Nos jogos em que temos somente um dos pontas, o time claramente fica torto e menos perigoso.

    Espero que esteja pronto na quarta para não sair mais até o fim do ano. Vamo Galo!

    1. Amigalo João Maurício , bom dia. Seu comentario perfeito mostra que , apesar dos avanços , da tentativa de modernização do clube, o ranço, as sequelas das desastrosas gestões passadas, no estilo capitanias hereditárias , com dinastias vitalicias no comando do clube, carregadas de incompetencia e lesivas aos nossos interesses , custam a ser erradicadas. irritante não falarem pra torcida sobre Savarino , tudo envolto num manto de misterio e duvidas, que coisa mais tacanha, irritante. Precisam saber que estao num clube popular que torcem , consomem e que em ultima analise, é a razão do clube existir. Transparencia já

    2. Caro João

      Apesar de ser bom jogador e útil ao time, creio que Savarino cavou sua sepultura, com o mimimi, e o coveiro jogou contra o Brasil no jogo contra a Venezuela e é ex jogador dos sardinhas. Será quem?

  22. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Sem dúvida, só depende de nós. E é aí que mora o perigo. Nem me darei ao trabalho de me estender nesse assunto, visto que o momento é de entusiasmo pela excelente campanha até aqui realizada pelo nosso Galo. Mas que o Galo me preocupa, isto também não tem dúvida.

    Pensando só para a frente e deixando para trás as coisas que lá ficam, sigamos firmes para o alvo que é o sonho e desejo absoluto de todos nós. Queremos ser campeões e estamos na melhor situação que vivemos nas últimas décadas. Só 1977, foi melhor. E deu no que deu, exatamente porque só dependia de nós, ou melhor, só dependia do Galo.

    Agora, no entanto, é como dizia o ilustre Kafunga: ‘ Não tem coré coré”. Esse campeonato será nosso e ninguém vai impedir isso. Nem os tradicionais “inimigos”, ladrões do sono do Guru, e nem o próprio Galo.

    Depois de papar o Brasileirão, a Copa do Brasil será a sobremesa da temporada.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, PRONTO PARA ELIMINAR AS APREENSÕES DE ALGUNS E ATÉ O MEU PESSIMISMO.

  23. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Para seguirmos na trajetória rumo ao título, basta jogar, sem invencionismos.
    Com o Diego Costa em campo,a responsabilidade maior não fica por conta do Hulk. Esta dupla tem tudo para dar certo. Impõe respeito e futebol!
    Vamos em busca de mais 3 pontos contra o Santos, devolvendo a derrota do primeiro turno.
    Hoje e sempre, galo!!!

  24. Bom dia!
    Só há um jeito de vencer essas maracutaias descaradas e recorrentes dessa orcrim contra o Galo. É o time entrar focado e bem escalado. Sem essa de povoar o meio campo e deixar o ataque inoperante. Hulk, Diego Costa e um ponta bem aberto e jogando pra frente, seja o Keno pela esquerda e ou Savarino pela direita. Aí dá pra superar e vencer toda “organização”.
    Afia a espora, meu Galo e bica Bicudo!!!!

    1. AmiGalo GALO ROBERTO DE OLIVEIRA, Saudações, você foi muito feliz na sua exposição. O problema é que não temos pontas. O Kenorex é uma das coisas mais inúteis que o Galo coloca em campo e o Savarino nunca vai à linha de fundo e raramente acerta um cruzamento. Ficamos na dependência dos avanços dos laterais, e meias. Se algum deles fizer os lançamentos certos o Diego Costa ainda vira o artilheiro desse campeonato. Um abraço.

      1. Obrigado pelo fidibeque, meus amiGalos, mas eu posso até não disconcordar docêis quanto ao kenorex, mas essa de povoar meio campo dificilmente nos leva às redes adversárias.

      2. LEONARDO ,

        como ousas falar do Keno , o Denorex , aqui aclamado como Kenorex por um de nossos parceiros de blog ( cujo nome a minha memória não conseguiu fixar e me desculpo por isso ) ?

        Ele é nosso Quebra Linhas , nosso Um contra Um , velocista , que de tempos em tempos faz um gol e se consagra .

        Todo time campeão tem o seu GABIRU .
        Quem sabe teremos o nosso KENORU ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *