Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Separando o joio do trigo

https://www.mg.superesportes.com.br/
Max Pereira
@pretono46871088  
@MaxGuaramax2012 

Fake ou fato? Essa é a pergunta que qualquer atleticano minimamente consciente se faz sempre que surge aqui ou ali alguma notícia sobre o Galo.

Nessa era de fake news e tempos de ódio o bom senso indica duvidar de tudo. Em relação ao Atlético, então, é sempre bom agir como um astuto jogador de truco, suspeitando de um blefe do adversário que se sabe matreiro.

Sampaoli está insatisfeito e quer sair”. Truco, ladrão de milho.

Quem conhece a efervescente história do Atlético sabe o quanto este é vítima recorrente de crises – ora geradas em seus próprios interiores, tradicionalmente convulsionados, ora plantadas por agentes externos, sempre interessados em desestabilizar o clube.

E tão certo quanto dois mais dois é igual a quatro, TUDO O QUE ACONTECE DENTRO DE CAMPO É REFLEXO E CONSEQUÊNCIA DO QUE OCORRE FORA DAS QUATRO LINHAS.

O Atlético vive um momento mágico para o seu torcedor. O time, comandado por Jorge Sampaoli, começa a praticar um futebol revolucionário, assume a liderança do Brasileirão – com um jogo a menos – e se cacifa como um sério candidato ao título.

Ao mesmo tempo, fora de campo, o Atlético ergue a passos rápidos a sua Arena e dá sinais claros que passa por uma transformação em seu modelo de gestão, que busca dar ao clube uma governança profissional e moderna. A primeira ação já foi tomada, temos Transparência.

Tudo o que está sendo formatado no Galo hoje ainda está cercado por questões sem respostas, mas, o que já se vislumbra e projeta, não só aquece o sofrido coração alvinegro, como açula aqueles que sempre jogam contra o Clube. O que para o Galista apaixonado é comungar com os anjos, para outros é motivo de preocupação e bastante incômodo.

Gestão profissional, compliance, transparência, controle de gastos, planejamento estruturado, são coisas inéditas na história do Atlético e é preciso tempo para romper barreiras e enfrentar resistências, internas e externas. Fazer a máquina funcionar dentro destes novos princípios é tarefa hercúlea que demanda tempo, trabalho e perseverança.

Não é de espantar, por exemplo, se encontrarmos conselheiros refratários em relação às mudanças que já estão ocorrendo no clube por temerem perda de espaço político e de status.

Se tirarmos uma fotografia do Atlético de hoje veremos um clube já bem diferente de um, dois, cinco ou mais anos atrás. Mas é preciso entender que esta é uma caminhada cheia de percalços, armadilhas, erros e acertos, e que o Atlético que queremos ver ao fim desse processo só será possível se clube e torcida aprenderem a lidar com os tsunamis que ainda irão agitar os mares atleticanos.

Não atoa, o Atlético geralmente é sacudido por notícias que parecem não ter outra finalidade que não a de intranquilizar a massa e também convulsionar o ambiente interno. Sampaoli que o diga. Ainda que muitas destas “notícias” tenham a consistência de pelo em ovo, o barulho é tanto que acaba afetando clube e time.

A coincidência das eleições internas com o pleito municipal e tudo o que eles envolvem pode ser um barril de pólvora.

É preciso aprender a separar o joio do trigo. E, claro, como um bom jogador de truco, identificar os blefes e trucar na hora certa.

Assim como para o clube, dirigentes, conselheiros e funcionários, esse processo de transformação é também um aprendizado – para o atleticano isso não é diferente.

Criticar, cobrar, discordar são um direito sagrado e inalienável de qualquer torcedor que, também, tem a obrigação de aprender a ler nas entrelinhas, a filtrar e a sopesar as informações e não concorrer para alimentar crises.

Da mesma forma, o exercício da oposição séria e transparente é salutar. O que é nocivo é a exploração dos fatos em nome de interesses inconfessáveis.

Se o que se quer é Renovar e Modernizar o Galo, e algo está acontecendo no clube que indica isso – é preciso buscar conhecer a inteireza desse processo, definindo um bom plano, identificando erros, acertos, desvios de rota, dificuldades, enfim, o que criticar e o que apoiar.

Renovar e Modernizar o Galo é o mantra do momento e é preciso, mas lembrando sempre que transparência e credibilidade são uma via de mão dupla. Cativam o torcedor, que se sente seguro e cada vez mais parte da vida do Galo.

Vamos, Galo! Renova, Galo!

20 thoughts to “Separando o joio do trigo”

  1. Antes da turminha que gosta de espalhar notícias sem averiguar antes deem uma olhada na entrevista do Menin sobre o acréscimo dos custos da Arena MRV!!!!! O aumento de 40 milhões são referentes ao aumento natural no preço da construção pelo atraso da obra!!! O dinheiro da venda do Shopping rendeu mais que isso nesse período!!!! 100 milhões são referente a condicionantes para realização da obra, como obras de preservação e vias de acesso que serão pagos com a venda de cadeiras cativas e os tais 200 milhões se referem ao que o Galo deixou de faturar em dois anos devido ao atraso da obra….
    Patética a tentativa de tumultuar o ambiente do Galo!!!! Ainda mais hoje que o salário foi colocado em dia (não fez mais que a obrigação)…
    Se esse estádio está incomodando tanto agora, imagina depois de pronto???
    Essa gente “num vai guentá”, pra cima deles Galo e foco no jogo de domingo!!!!

  2. Boa tarde amigos do Galo. A base é o pilar de sustentação financeira da maioria dos clubes brasileiros, portanto, é realmente preocupante a situação que já se arrasta por mais de uma década com as categorias de base do NOSSO GALO. Realmente não revela nada, consta que a ultima vez que o Galo foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior foi em 1.983, é isto mesmo?

  3. Boa tarde Eduardo.

    Aproveito para compartilhar minha indignação com o jornalista e emissora que publicaram a noticia abaixo:

    http://espn.com.br/blogs/carlossartori/775684_sampaoli-x-galo-tecnico-cobra-dois-meses-de-salarios-atrasados-eu-cobraria-da-cbf-corte-de-pontos-no-brasileirao

    Eu teria uma pergunta para esses “jornalistas”: se o galo deveria perder ponto por atrasar salario, O QUE DEVERIA ACONTECER COM O FLAMENGO POR ASSASSINATO DE MENINOS DA BASE?!

    Att.

  4. Bom dia a todos! Espantoso a imprensa, onde se inclui a Mineira, plantando crise no Galo! Acredito que antigamente isto afetava toda a estrutura. Hoje com a atualidade do galo, não vamos sofrer nenhum abalo. Agora sobre os R$ 350 milhões de acréscimo no custo da Arena, da reportagem do Rodrigo Capello, que por sinal é Maria, não estava dando atenção até ontem, quando o 7C confirmou no programa Bastidores. Como por principio não acredito em políticos, o que o kalil é, e usa o Galo para se promover, fico com o presidente! Por consequência este Kalil acaba de perder o meu voto! Falastrão demais e se acha o dono da verdade e da razão! Voto em outro, menos nele! Abro um parêntese para elogiar o 7C, de quem fui um feroz critico, até o ano passado! Mas só de aceitar a ajuda dos Menins, financeira e administrativa, que vai elevar o Galo em outro patamar, já tem minha admiração. Por não se fechar como candidato, abrindo a possibilidade a outros nomes, e pelo portal da transparência. Sei que tudo deve ser exigência dos investidores, como eu mesmo já escrevi na coluna, mas a caneta está na mão dele, e é quem assina! Agora é ganhar do Vasco e continuar na ponta. Dá-lhes Galôôôôô!

  5. Bom dia, Eduardo, Max e amiGalos,

    Chega a ser cômico o quanto a imprensa tem tentado plantar essa crise que não existe no Galo. A última que li, na ESPN, o jornalista disse que Sampaoli já disse que não fica até o fim do contrato, que o Galo corre sério risco de ser punido por atraso salarial, que a casa está caindo para o time e, por fim, que só o Sampaoli tem se mostrado o “galo forte e vingador”. Como eu disse, é cômico o desespero dessa “mídia especializada” em tentar desestabilizar um time que está bem e evolui a cada jogo, enquanto os protegidos por eles estão com desempenhos pífios, nós nos mantemos firmes na liderança do Brasileirão com chances altíssimas de levantarmos o caneco no fim do campeonato. É por essas e outras que é difícil achar uma fonte de notícias confiável, íntegra e imparcial. Todos os grandes veículos da imprensa esportiva nacional “fedem” a Flamengo e Corinthians e tentam a todo tempo atacar os outros em prol dos protegidos mas não me incomodo, na verdade é até bom que seja assim porque o Galo, como bom Mineiro, come quieto, pelas beiradas, aos poucos vai se distanciando desse monte de timeco e, desacreditado pela “mídia especializada”, vai se consolidando como o time forte que é! Enfim, bora para mais uma “final”, faltam ainda 27 e eu estou confiante!

    Saudações alvinegras a todos!

  6. Essa história de 350 milhões a mais no custo da arena está muito mal contada. O 7 Câmara furada precisa explicar isso melhor, preferivelmente no portal da transparência. Dá pra desconfiar que tem alguém roubando muito e não acho que seja a prefeitura.

    1. Não são 350 milhões, são 340, sendo que 100 das condicionantes da PBH e 40 de aumento de custo (porém, este aumento foi compensado pela correção do valor pago pela Multiplan, que seria de 250 mi, mas com os juros ficou próximo dos 300). Os 200 mi de diferença são referentes ao valor que seria arrecadado com o estádio pronto, caso não tivesse acontecido o atraso.

  7. WELLINGTON SOUZA , atualizando …

    Concordo demais da conta com você .
    Pra quem já viu subir um time inteiro
    de moleques num único ano para o
    elenco de profissionais é muito triste
    ver o que acontece hoje na base …..

  8. Quanta coisa boa já aconteceu este ano com o Galo,treinador top, saidas de Elias,Disanto,Ricardo oliveira,Cazaresssssssssss, Oteroooooooooo,Patrick este é ruim mas honrou o manto merece respeito,Maidana,Luan lero,lero bola que é bom pouca,Fabio Santos tão breve estará fora,Vitor descanse em paz na varanda da fazenda, sempre terá seu nome reconhecido,O goleiro michel dançinha nao volte nunca mais,saida do independencia

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O atlético está incomodando muita gente. É a bola da vez! Para venda de jornais ou aumentar a audiência, tem-se,hoje, de falar do galo! Só se joga pedras em árvores frutíferas. E o Atlético está mostrando uma árvore frondosa, provocando a ira dis invejosos. Mentiras serão plantadas procurando desastilizar o excelente ambiente hoje existente no atlético. Torcedor e diretoria de braços dados na busca de correções que reponham o galo no seu devido lugar. Críticas serão sempre bem vindas desde que suportadas em fatos reais. Mentiras, não! Vamos dar a Cezar o que é de Cezar, até pouco tempo criticada, a diretoria do atlético acordou a tempo e a hora, mudando de rumo, deixando para trás a desastrosa administração e trazendo a tão almejada esperança ao torcedor atleticanos. Estamos aqui para criticar quando necessário e elogiar quando merecer.
    Nada deverá abalar a nossa confiança no título brasileiro deste ano, a ser comemorado no ano seguinte
    Hoje e sempre, galo!!@

  10. Bom Dia,

    A mídia do eixo não perde chance de tentar desestabilizar nosso time, TRUCO NELES!
    Isto é bom para imaginarmos como esta ação já teve sucesso no passado, quando não havia redes sociais, programas dos You tubers, lives onde podemos checar notícias, desmentir boatos e apagar todos os incêndios antes que atinja nosso time.
    Temos que estar juntos e não deixar isto acontecer.
    Foco no Vasco, precisamos destes 3 pontos, é o mais importante até o momento, os outros já estão no passado e felizmente computados.

  11. Bom dia!
    Então a nossa casa ficou 350 milhões mais cara por causa da prefeitura de BH? Eh…Kalil

    Quanto às Fake news, é impressionante como o Galo incomoda o eixo do mal, a imprensa inescrupulosa e o lado podre e acabado da lagoa.

    1. TEM COISA MUITO ERRADA AÍ.
      QUANDO O SHOPPING FOI VENDIDO A PROMESSA ERA QUE QUALQUER REAJUSTE NO PREÇO DA OBRA , SERIA COMPENSADA COM UM REAJUSTE NO PREÇO DO SHOPPING.
      QUE ESTAVA TUDO MUITO AMARRADO E O GALO NÃO TOMARIA NENHUM PREJUÍZO.
      SE ISSO FOR VERDADE SERÁ O FIM D3 SETTE CÂMARA E UM VERDADEIRO ESCÂNDALO.
      OBRA PARADA PELO MEIO.
      SE FOR VERDADE É UMA PÉSSIMA NOTÍCIA.
      SERÁ O FIM DO ESTÁDIO , MESMO ANTES DE COMEÇAR.
      PREFIRO ACREDITAR QUE ISSO NÃO É VERDADE.

  12. Velho! Quem vira o três, sabe o que fez… Não confie em ninguém com mais de trinta anos, não confie em ninguém com mais de trinta dinheiros, não deveria confiar em noticiário em q a matéria é assinada por “redação”, não deveria confiar, não deveria! Em tempos de “notícias falsas”, aos inimigos do CAM o próprio CAM dá a munição e o q puderem fazer p inflamarem o Clube,eles farão. Só ontem dois mísseis caíram de bandeja no colo dos caras, um pela manhã e o outro já de tardinha.,prova de q a língua é uma arma com munição infinita até que seja disparada contra o próprio dono,o peixe morre pela boca e o homem pela língua. Não acredito em jabuti falante,muito menos no q ele diz!
    Saudações Atleticanas . #GALOSempre

  13. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    UM ASSUNTO PENDENTE E A RESOLVER HÁ MUITOS ANOS , É SOBRE AS NOSSAS CATEGORIAS DE BASE.
    HÁ DÉCADAS QUE NÃO REVELA NENHUM CRAQUE.
    É INADMISSÍVEL UM TIME QUE TEM A MELHOR ESTRUTURA DO BRASIL NÃO APROVEITAR QUASE NINGUÉM DA BASE.
    VENDO OS ÚLTIMOS JOGOS DO SUB 20 , É PRÁ DESANIMAR QUALQUER UM .
    O SUB 20 ESTÁ CHEIO DE VERDADEIROS PERNAS DE PAU QUE NUNCA CHEGARÃO A SEREM JOGADORES DE FUTEBOL. UM VERDADEIRO CIRCO DE HORRORES.
    ATENÇÃO PRESIDENTE SETTE CÂMARA , POR FAVOR , MUDE TUDO NESSAS CATEGORIAS DE BASE , POIS TUDO LÁ ESTÁ ERRADO E MUITO MAL ADMINISTRADO.
    QUE SAUDADES DO TEMPO DE BARBATANA.
    TONINHO CEREZO , REINALDO , LÔLA , SERÁ QUE NUNCA MAIS REVELAREMOS JOGADORES DESSE PORTE.?????
    MUDA TUDO , BASE , JÁ.

    1. Bom dia,

      Realmente é um assunto que aflige nós atleticanos, mas, geralmente também é o reflexo do que se vê no profissional.
      Equipes como Santos, São Paulo, Flamengo possuem uma certa fama de negociar jogadores da base a preços altíssimos e também dar oportunidade ao seus jogadores da base, então, os garotos em fase de escolha de onde jogar, foca sempre onde sabem que terá oportunidade e poderá enriquecer com apenas uma transação.
      Traga isto para o Galo e verá que na peneira do mercado de jogadores de base, só virá para o Galo aqueles que não conseguirem vagas nestes times, pura e triste realidade.
      Estrutura não enche a barriga de ninguém, quantos jogadores da base foram revelados nos últimos tempos, quantos jogam e fazem parte do elenco profissional do Galo, os vendidos foram vendidos por milhões de euros ou apenas por valores irrisórios.
      É isto, primeiramente ganhar o Brasileiro, se tornar uma potência com nosso estádio e resultados convincentes, depois os grandes jogadores da base bateram na nossa porta.
      Sou sincero a dizer que quando meu filho jogava bola em categorias de base, eu preferiria que ele fosse jogador num clube onde os grandes da Europa já enxerga como seleiro de craques, nossos jogadores do passado vieram de uma época onde a locomoção era pequena, daí, ficavam mesmo pela região, e jogar no Galo sempre foi o melhor para todos os garotos mineiros, hoje eles vão onde precisar para fazer seus sonhos.
      Nossa realidade é que nestes anos o Galo virou um time comprador e não revelador.

  14. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    quem tem um mínimo de discernimento sabe que o Galo incomoda muita gente, e incomoda muito mais quando está bem… Se incomoda até alguns que se dizem atleticanos imagina os que declaradamente não são??? Parece que o sucesso do Galo deixa essa gente em desespero!!!
    Que o Galo tem problemas, todos sabemos que tem, mas “quem não tem”???? Os nossos problemas são maiores que os dos outros??? Penso que não!!!!
    Em tempos de FAKE NEWS os “plantadores de crise” deitam e rolam!!!! E alimentam até esses “alguns que se dizem atleticanos” que se arvoram em replicar informações sem sequer averiguar sua veracidade!!!!! Alguns acham que está tendo “vazamento” de dentro do Galo, mas e se não houver “vazamento” nenhum??? Se essas informações não passarem de mentiras maldosamente criadas pra desestabilizar o nosso time??? Se estão tentando indispor a torcida com o time, podem esquecer, a maioria esmagadora dela está fechada com o time….
    Tenho um certeza, quanto mais tentam criar crises no Galo, mais penso que o Galo está no caminho certo!!!!
    Já notaram que nenhum dos programas do eixo sequer cita a nossa a Artena MRV??? Esse estádio está matando muita gente de inveja!!!!! E ainda vai matar muito mais quando estiver pronto!!!!
    E vamos ficar atentos a candidatos à prefeitura que tentam misturar as eleições do Galo com as eleições municipais, tentando levar algum tipo de vantagem… Principalmente o representante da rádio palanque que, por ser maria, a última coisa que quer é o bom do Galo!!!!
    Fica atenta massa!!!! E não se deixe enganar e levar por essa gente!!!!
    #fechadocomogalo, #fechadocomsampaoli !!!!!!!!

  15. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. O Galo incomoda muita gente. O Galo estruturado bem montado e com um belo futuro incomoda miito mais.
    Bora meu Galo contra todos e contra todos.
    Esquece o Flamerda presidente. Aprendi com mimja mãe que bost…. quanto mais mexe mais fede.
    Vamos focar em nosso time.
    Bora meu Galo ser campeão
    P.s. alguns chatos de plantão estão a muito sumidos do blog. Também o Galo não perde né. Que vida tristes desses chatos que ficam esperando derrotas p destilarem suas frustrações de vida aqui. Que vida triste dos tais chatos de plantão.. kkkkkkk
    Bora meu Galo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *