Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo é da Massa

Confesso que ainda estou sob o efeito da visita às obras do Estádio do Galo. Se o momento do time vem empolgando, adicionem-se a isso algumas dezenas ou centenas de expectativas, depois que fizer esse tour pelo Centro de Experiências. Ainda bem que o Galo tem Torcedores que assinam Menin, Guimarães, Salvador, que ao lado dos milhares de Ávilas, Silvas, Santos e tantos outros sobrenomes menos abonados formam a Massa Atleticana.

O que vi lá, até agora era inimaginável a um Torcedor modesto e vindo do interior, que encontrou na capital seu encantamento desde os tempos de criança. Vou ao Mineirão tem algumas boas décadas, e creio que em jogos ao vivo, estou entre os que mais vezes esteve presente no Mineirão, Independência, Sete Lagoas e até outras praças menos utilizadas.

Sou dos tempos da geral, embora nunca tenha assistido a uma única partida daquele lugar alucinante aos olhos de quem estava nas arquibancadas ou cadeiras do Mineirão. Pois, ao que vimos lá nessa visita, num primeiro momento vêm a indagação. Onde estarão os Torcedores geraldinos que compõem a maior Torcida de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil? Asseguram que haverá um setor popular aos Atleticanos.

É bom mesmo que esses Torcedores, que asseguram nossos quase dez milhões de Atleticanos espalhados desde aqui em Belo Horizonte e pelo Brasil e também pelo mundo, tenham lugar quando desejarem assistir aos jogos do nosso time do coração. A Arena, ao que entendo, está preparada para receber e acolher a todos.

Cada um ao seu melhor estilo e conveniência. Se os nossos mecenas estão ajudando a alavancar patrimônio e contratações, diria que o desembolso deles – considerando seu patrimônio – equivale ao que cada um de nós também tem feito. Eu, que tenho lugar e espaço em jogos pela condição de cronista esportivo, sou titular de um GNV black desde o lançamento do plano. Ainda banco o da minha filha, também desde essa ocasião.

Essa minha contribuição, ao que posso, imagino que seja proporcional a que nossos benfeitores estão nos brindando. Mas e outros que sequer podem ir a todos os jogos, eventualmente numa ou outra partida? A eles, igualmente, temos de pensar e homenagear. Existem alguns que até moram longe daqui, nem mesmo são mineiros, mas escolheram o Galo. Outros estão aqui ao nosso lado e vivem o Galo com a mesma intensidade dos sobrenomes que citei e outros tantos.

O Galo é de todos nós. Meu, seu, do Menin, do Guimarães, do Salvador, do Sette, do Lásaro, do seu Laerte, do seu Miguel, da Lúcia, da Marceli, da Luíza e de tantos outros anônimos. O seu Laerte – conhecido de todo Atleticano – é presença constante no embarque e desembarque da delegação em Confins, um octogenário que faz parte da nossa história.

Já o seu Miguel, também já na casa dos 80, asseguro que quase todo Atleticano já viu sua imagem em redes sociais. Pois, ele mora em Virgolândia e nunca viu o Galo em campo. Sua paixão, que justificou pintar o escudo do Galo em sua humilde residência, veio de seus filhos Atleticanos.

E as meninas? Lúcia faz pouco tempo arrancou lá do interior do Ceará – cidade de Itaiçaba – para ver pela primeira vez o Galo ao vivo no Horto. Estive com ela, no momento em que – emocionada – conheceu ídolo que lhe fez Atleticana. O Rei na Cafeteria Três Corações da Savassi.

Marceli, que é nascida e criada em Curitiba, costumeiramente, pega um ônibus e viaja a noite toda para ver o Galo em Belo Horizonte. Ao final do jogo, pelo mesmo meio de transporte, retorna à capital paranaense para trabalhar no dia seguinte.

E a Luíza? Que encanto. Moradora de João Pessoa, na Paraíba, tem atualmente 24 anos. Viu o Galo pela primeira vez ao vivo tem pouco mais de dois anos. A exemplo das duas outras, nenhuma ligação tem com Minas Gerais – no caso dela, o pai se apaixonou pelo Galo ainda nos anos 70 e transferiu esse amor à filha.

Pois bem, Atleticanas e Atleticanos, esse é o Galo. Ele não tem dono, o time é de todos nós. E se temos essa força e uma linda história de garra, abnegação, resignação, isso é decorrente dessa união entre classes sociais, raça, religião, crença política, que – sem conflito – convergem nessa única paixão que nos une: o Clube Atlético Mineiro!

Aqui somos todos iguais. Não existe o mais ou o menos. Vestimos as mesmas cores. Uma camisa listrada em preto e branco. Pendurada no varal ou no guarda roupas, esperando o momento do jogo para se tornar o nosso manto sagrado.

*fotos 1 e 2) Atlético; 3) redes sociais; 4) arquivo pessoal

35 thoughts to “O Galo é da Massa”

  1. O TIME SUB 20 DO GALO É DE ARREPIAR O CABELO .
    MUITO RUIM , DALI NÃO DAI NINGUÉM QUE PRESTA.
    QUANTO TEMPO PERDIDO , QUANTO DINHEIRO GASTO.
    É PRECISO MUDAR TUDO NESSA BASE.

  2. Mais um belíssimo texto. Não perco um a bastante tempo, apesar de nunca ter comentado. Parabéns e vamos esquecer a parte da imprensa tendenciosa. Belo trabalho Eduardo.

  3. É um absurdo a CBF colocar um jogo do campeonato brasileiro sub-20, Vasco x Galo às 15:00 em Nova Iguaçú, com uma temperatura de 38º!!!!!!!! Essa porcaria nem pra organizar um campeonato sub-20 presta!!!! parece que eles só se preocupam em proteger os seus escolhidos!!!
    Assisti ao jogo que acabou agora, 1 x 1, o Galo saiu na frente, o Vasco teve um jogador expulso no final do primeiro tempo e ainda conseguiu empatar no segundo…. Esse time sub-20 do Galo e seus treinador deveriam assistir aos jogos dos profissionais… Onde que o Galo ganhando de 1 x 0 , com um jogador a mais ia ficar fazendo “cera” pra manter o resultado???? Um cai cai irritante que só parou depois que o Vasco empatou!!!! Time mal treinado e com jogadores mascarados que se achamo craques… Pelo que vi, se não mudar a mentalidade, não vinga um!!!! Eles jogam como o Galo jogava no ano passado, que coisa feia!!!! Depois desse novo estilo de jogar do Galo implantado pelo Sampaoli, o melhor treinador do Brasil e um dos melhores do mundo, não vamos aceitar que o time volte a jogar como esse time sub-20 joga!!!

  4. Comprei um manto da massa ontem e quando fui comprar outro para meu filho apareceu que era limitado um manto por sócio. Numa época desta de recessão e caristia deve ter muitas confecções paradas , precisa aproveitar o momento e faturar. Por quê não procuram parcerias para fabricar e vender mais camisas, se precisam de $ na crise tem que fomentar a produção, agora que estamos numa boa hora para o Galo faturar. Tem uma cidade nos EUA, Key West, que o símbolo da cidade é Galo (Índio). Eles ficam soltos nas ruas igual ficam os cachorros aqui no interior do BR. Eles tem Galinhos de todos os tipos, cerâmica, mármore, murano e madeira, por que não fazer uma parceria com eles e revender estes modelos nas lojas do Galo. São lindos, eu mesmo tenho uma coleção.

  5. Vendo a foto do Reinaldo nesta reportagem, alguém saberia me dizer qual título este jogador ganhou em toda a sua carreira?

    1. Ou vc é um Maria tremedeira ou não viu o Rei jogar, pra fazer uma pergunta idiota dessa.
      Reinaldo foi o maior destruidor de Marias.
      Pergunta pra Romário quem foi Reinaldo.

    2. Simplesmente trata-se do melhor jogador de futebol que já existiu. Mas, isso é só quem conhece de futebol sabe. E , quanto a ganhar títulos, só quem conhece a sujeira do futebol sabe que o Reinaldo deveria ter sido campeão do mundo, da libertadores, brasileiro e não o foi por causa da roubalheira inacreditável.

  6. Meu amado Barbudo,
    Às vezes tenho preguiça de ler esse Blog, pois alguns pensam que aqui é SAC do CAM ou, pior, que é divã, têm dificuldade de interpretar os dizeres “comentar e resenhar sobre a PAIXÃO do Atleticano é o desafio proposto”.
    Um dia quando eu for grande quero ter a sua paciência infinita e seus dons ‘freudianos’.
    Ao que importa; que textão!
    É chover no molhado dizer que amo minha gente Preta e Branca. Gente como o Arcebispo que, comovido com a foto do Seu Miguel, quis lhe enviar uma camisa. Gente como o Betinho e a Cris da equipe Fala Galo que colocou essa ideia em pratica e enviaram uma caixa de presentes.
    Gente como o Henrique André que fez recentemente uma linda reportagem com o querido Seu Laerte. Gente como o Litinho que visitou a Arena MRV ontem e se emocionou e nos emocionou ao ver sua imagem (uma das mais emblemáticas dos últimos tempos) grafitada na nossa casa.
    Gente como o Dr. Salvador que – história narrada pelo FMP – ao trazer bebês ao mundo, Fred foi um deles, dizia às mães “passando um óleo na criança para que ela cresça Atleticana!”.
    Gente como a Dona Geny de Itabira que linda aos 80 anos posou ontem feliz com o Manto da Massa que acabara de receber.
    Gente como Ricardo Guimarães que põe dinheiro nesse Clube desde 2002. E é de gente que nunca ajudou, mas acredita que mudanças só ocorreram porque liderou um levante.
    Gente como Tia Célia, Dona Leni, Maria boca murcha e outros milhões. O CAM é de todos. Pasmem, é também de gente “como eu”, Torcedora da Torcida.

  7. Boa tarde a todos!
    Também me emocionei muito Galuppo, pela manhã quando li o texto e especialmente quando vi aquela foto daquele sr em frente a casa com o escudo do Galo!
    Saudações Alvinegras.
    Obs: um pouco fora do texto/contexto ,ontem perdi um tempo vendo um “jogo” e deu pena ver o Cazares como simples coadjuvante num time muito ruim e mal treinado,certamente seguirá os passos do Geovane Augusto que se achava craque.

  8. Acredito mesmo que o Galo esteja em um outro patamar, mais avançado e que por isso ele incomoda tanto o eixo do mal, bem como a essa imprensa tendenciosa, manipuladora, parcial, que há muito deixou de ter credibilidade, sendo a verdadeira produtora de fake news. Mas…mas…é muito ruim vc abrir as páginas esportivas querendo ver as novidades do Galo e saber que tem jogador e times de futebol, cobrando falta de pagamento do Galo. Isso precisa ser resolvido. Afinal, o maior de Minas no calote, com certeza não é o Galo, muito menos o ameriquinha.
    A propósito, e o fredconecaloteiro, paga ou não paga os 10 milhões?

  9. Caro Eduardo,
    Brilhantíssimo texto, é o Galo-sempre Galo, do Oiapoqué ao Chuí.
    Parabéns mais uma vez, pelas pertinentes colunas diárias

    Forte abraço,
    Joaquim/Joca

  10. Prezado Senhor Ávlia, como eu já disse algumas vezes (e nem dizer precisava, pois é óbvio), esse espaço leva a sua assinatura, e eu, realmente, não me ofenderia se o senhor decidisse que é um espaço de apoio incondicional, cabendo tão somente aos comentadores seguir a opinião majoritária, e mandasse minhas mensagens à lixeira.

    Nada há de mal, nisso. Afinal, estamos a falar de futebol tão somente. Convenhamos, não tem lá muita importância.

    A Terra não é plana. E se a maioria disser que é, continuará não sendo.

    Mas também não me parece justo que alguém que não é terraplanista fique frequentando o espaço deles e demonstrando, a todo momento, que a Terra é algo como uma esfera meio achatada.

    Se puder não publicar essa nota, eu prefiro. Fica com Deus.

  11. O Galo é de todos, e todos somos iguais.. o que não nos impede de reclamar alguma honraria para torcedores que se sacrificam pelo Clube, como os geraldinos.

    Dar o que lhe sobeja é virtude menor,, embora mais vistosa.

    Numa conta rápida: 10 milhões de torcedores, 40 mil lugares livres (cativas e camarotes terão mais ou menos sempre os mesmo torcedores), 10% para o adversário + a faixa de segurança; isso dá algo como 35 mil lugares livres para o torcedor comum.

    Então, temos algo como 60 partidas por ano para algo como 9.993.000 torcedores comuns.

    Isso dá (se não errei as contas) algo como UM JOGO a cada 4,76 ANOS para cada um desses torcedores de sobrenome pouco abonados.

    É… não há dúvida. Somos todos iguais.

    Mas, por favor, não me convide para assinar embaixo dessa assertiva. Eu não faço parte das Polianas nem da Turma do Contente.

  12. Caro Eduardo,
    Poucas vezes me emocionei tanto com um texto sobre o Galo. Não é por puxa-saquismo nem porque você é meu amigo, mas considero esta a tradução mais perfeita do que é ser atleticano.
    Um belíssimo texto,

  13. Caro Eduardo Galo Avila
    Mais uma vez parabéns pelo belíssimo texto. Realmente o mais difícil pra mim morar longe de BH é não poder ir aos jogos, por muitas vezes já amanheci nas filas para garantir meu ingresso mesmo que na geral, o que importava é estar lá.

  14. O Galooooooooooo é Maior, bate forte no coração preto e branco, o sangue vermelho de raça e amor.
    Vamos Galoooooooooooooooooooooo, Paixão do povo

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Belo texto contemplativo! O galo é paixão nacional e internacional!
    A arena, quando pronta, será a redenção financeira do atlético.
    Hoje e sempre, galo!!!

  16. BOM DIA A TODOS.
    MUITO BEM LEMBRADO , EDUARDO , NÃO SE PODE ESQUECER DE FORMA NENHUMA DE UM SETOR POPULAR NESSA NOSSA NOVA ARENA.
    O GALO É O TIME DO POVO E ASSIM PRECISA CONTINUAR A SER.
    MUDANDO DE ASSUNTO , PRECISAMOS MELHORAR MUITO A NOSSA BASE , QUE NÃO REVELA NINGUÉM.
    OS URUBÚS ESTÃO COM O TIME CHEIO DE JOGADORES DA BASE E GANHANDO DE TODO MUNDO. ISSO DEVERIA SERVIR DE ALERTA E EXEMPLO .
    NÃO TEMOS UM ÚNICO JOGADOR DA BASE NO TIME TITULAR. ISSO PROVA QUE O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO FEITO NA BASE ESTÁ ERRADO , IMPRODUTIVO E NÃO ESTÁ DANDO FRUTOS.
    AS CATEGORIAS DE BASE DO GALO SÓ ESTÃO DANDO PREJUÍZO , É PRECISO REVER CONCEITOS E MUDAR TUDO NESSE SETOR.

    1. Paulo, ótimo dia

      Meu sonho é o GALO usar a base, já manifestei aqui sobre isto.

      Acompanho o GALO desde que nasci a 55 anos, já viajei para vários lugares acompanhando jogos.
      Vejo com tristeza que nossa própria torcida não tem paciência com os jovens da base, querem sempre contratações.

      1. Bom dia Leonardo. Uai o tal Bruninho que era alardeado como promessa nao consegue jogar nem no Sport. E pedir paciência depois de Tcho, Leleu, Renan Oliveira, Hulck, Marion, Marquinhos, Leonan, etc….E olha a campanha do Sub20…O Problema da paisagem inadequada nao é a janela. Qual jogador da base que a torcida nao teve paciencia que vingou em outro Clube?

        1. Ô DOMINGOS SÀVIO ,

          Leleu é Libertadores , meu caro !
          Participação fundamental no elenco .
          Permitiu ao Ronaldinho jogar muito.
          Já pensou a foto do título sem ele , o
          Leleu ?

          Agora , o Marion foi decisivo mesmo.
          A ajeitada para o Dátolo no terceiro
          gol e a bola levantada no ” melê ” no
          gol da virada do Luan foram incríveis

          Ou não ?

          1. Boa Noite,

            Concordo com o “J.E.Barata”, ao ver as reprises dos jogos em questão pude ver quanto estes jogadores foram importantes nestes jogos, e o Carlos também jogou muito.
            Mas, concordo quando dizem que o Galo revela pouco, tenho o sentimento que falta um pouco o treinador dar oportunidade, o Alerrandro está num time teoricamente menos forte do que o nosso e já fez 5 gols no Brasileiro contra 1 do Sasha, contratamos jogadores de 18,19,20,e,21 anos de outras agremiações e os nossos são sempre preteridos, imaturos.
            O Santos a anos atrás colocava em contrato do treinador, participação em venda durante o tempo que estava como treinador no clube, desde que ele revela-se ao profissional o jogador, se o Galo fizesse isto te garanto que treinadores encheriam de jovens garotos no profissional.

  17. Bom dia!
    Vi o Galo no Mineirão, no Morumbi, Maracanã, no acanhado estádio do Tupi, no bairro da Sta Terezinha, na minha querida Juiz de Fora…sempre nas arquibancadas. Espero vê-lo na Arena MRV, no lugar reservado para os menos favorecido$.

    Outubro chegou. Espero que as contratações pedidas por Sampaoli cheguem nesse mês e que o futebol vistoso do Galo continue crescendo.

    Vai pra cima Galão!!!

  18. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    cuidado que vão te chamar de torcedor da torcida, mas quem se importa não é??? Somos a razão de ser do Galo existir, o que é um time sem torcida??? Mais 10.000 camisas do “manto da massa” vendidos em quatro dias!!!!!!! Falar o que??? É lógico que a turma do contra não comprou, porque eles só sabem criticar, não ajudam em nada, mas quem se importa??? O que representam um ou dois revoltados diante de milhões??? Nada!!!!!
    O Galo segue seu caminho rumo ao topo!!!! Graças aos atleticanos que acreditam e que ajudam dentro das suas possibilidades….
    Orgulho de fazer parte dessa torcida!!!!

    1. Pois é meu amigalo, entrei nessa barca do =e apoio ao clube e não quero sair, ainda mais com este mar de positivismo que vem tomando conta da massa, se bem aqueles com opiniões contrárias.
      Estes me fazem lembra o Hard. Oh dor! Oh vida! Estamos mesmo perdidos!

  19. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Peço antecipadamente desculpas, mas é uma utopia dizer que somos iguais. Esse estádio retrata exatamente o que nos diferencia: dinheiro. Teremos camarotes, cadeiras acolchoadas com nome gravado, cadeiras de 35 mil, de 25 mil e o Setor Popular. Agora eu só espero que haja democratização e transparência em relação ao acesso dos atleticanos a esse espaço popular, que na minha opinião, nao pode servir de instrumento para beneficiar segmentos organizados de torcida que apoiam a direção. Se vai existir o espaço popular, então que o acesso seja democrático, transparente de forma que pelo menos a igualdade de oportunidade para o acesso a esse espaço uma realidade. Que esse espaço popular nao se transforme em instrumento de manipulação, privilégios e vassalagem. Para tanto é essencial transparência nos critérios para uso de todos os espaços desta Arena.

    1. Boa Noite,

      Concordo plenamente e julgo muito provável de acontecer, pois, já aconteceu comigo em jogo da Copa do Brasil, Santos x Atletico-MG semi-final, fui por 4 vezes durante a semana e também no dia do jogo com muitas horas de antecedência para compra de ingressos na Vila Belmiro, e me foi simplesmente dito que, o Atlético tinha reservado toda a capacidade da arquibancada para a Galoucura.
      Ou seja, sendo lá ou aqui, o clube pode dar prioridade ao torcedor profissional em detrimento ao simples torcedor, porém, eles esquecem que aqueles torcedores compram material esportivo não é do Galo e sim de suas torcidas organizadas.
      Poucos são sócio torcedores.
      Isso me deu uma revolta tremenda no dia.

  20. Bom dia Eduardo e demais. Galo falando em contratar o Giuliano, excelente jogador, ex internacional. Se o reforço vier, será ótimo. Jogador com o perfil que Sampaoli gosta, meio campista que joga de uma intermediária à outra, defende e ataca. Espero que dê certo! Chega logo, domingo! Abstinência do nosso Galo! SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *