Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Semana cheia pra pegar o Chacho

Depois de duas boas vitórias, ainda que por um a zero na nossa casa, vamos ter oportunidade de comprovar que vencemos também fora de Belo Horizonte. Somos o sétimo melhor visitante, com 12 jogos e caprichosamente com igual número de vitórias, empates e derrotas. Quatro de cada. Já figuramos na competição em melhor condição na casa dos adversários.

Em casa, também em 12 partidas, vencemos seis vezes e temos três empates e o mesmo número de derrotas. Aí caímos para a nona colocação, coincidentemente, a mesma que estamos na tabela de classificação. Foram os três últimos compromissos que melhoraram essa nossa performance. As vitórias na casa do Galo – ou do Paulinho? – além de fazer voltar o sonho da Libertadores, reanimou o Torcedor que andava muito descrente com o time.

Ainda não sabemos como estão os jogadores pós reapresentação. Pedrinho foi substituído ao final da partida. Como estará para o próximo jogo? Ele, Hulk e Paulinho têm sido decisivos nas partidas recentes. Nossa reação começou naquela partida, na capital paulista, frente ao São Paulo – campeão da Copa do Brasil – onde o Galo venceu por dois a zero. Os gols foram de Hulk e Pavón de penalidade.

De lá para cá, todos os gols assinalados por Paulinho, que ontem até descrevi os quatro na Arena do Galo. Sempre com a assistência do Hulk ou do Pedrinho. Em alguns lances com os dois companheiros na armação da jogada. Do Hulk: Bahia, Santos (os dois) e Cuiabá.  Do Pedrinho: Paranaense e Botafogo. No caso do peixe, Hulk foi servido por Pedrinho e no outro uma falta sofrida pelo camisa 38. Cuiabá, uma triangulação entre eles. Paranaense e Botafogo cruzamento e depois lançamento precisos do meia atacante.

Tomara que Pedrinho esteja apto a dar continuidade ao que vem apresentando. Como também disse ontem, os três estão formando o novo trio maldito. Só falta sair o gol do dono desse meio de campo. Hulk é artilheiro, Paulinho está reencontrando seu melhor futebol, Pedrinho também e antes de vir para o Galo já mostrou em outros clubes seu faro para as redes adversárias. Que assim seja!

Pra fechar dois pitacos finais. Felipão prepara a equipe e a grande duvida da semana é com relação ao substituto do Otávio, mais um a cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O treinador sinalizou pelo seu jogador de confiança, Edenilson. A favor dele o fato de conhecer cada pedacinho do campo do Internacional. Contra tem uma grande rejeição da Massa. A meu juízo iria de Zaracho mais recuado, que sabe fazer bem esse papel e avançar. Ou Alan Franco. Sendo assim Bataglia (mais recuado), Zaracho (ou Alan Franco) e Pedrinho.

Por fim, registrar minha decepção com o sub-20 no domingo. Podendo perder por um gol, depois de ter vencido a primeira partida por três a um, foi derrotado pelo mesmo placar e eliminado nas penalidades. Reforçados pelos garotos que estão compondo banco nos profissionais. Rômulo, Paulo Vitor, Cadu, Alisson e até o tão desejado e sonhado Vitinho. Quatro a um nas penalidades foi demais. O treinador Eduardo Oliveira precisa explicar melhor o que aconteceu. Inaceitável!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Semana cheia pra pegar o Chacho”

  1. Boa tarde.
    Eu não sei como funciona a questão da base do GALO.
    Eu me lembrei que o Iseppe estava no sub 17 até o jogo contra o inter, que foi em uma quarta feira. No domingo ele já estava na reserva do Sub-20 contra as Marias.
    Então PARECE um junta de fim de semana (trouxeram o Cadu, Vitinho e Alisson).
    O que não pode, segundo comentários aqui postados, é o time se classificar em 4 lugar no campeonato mineiro, mesmo que o objetivo seja revelar jogadores.
    Quanto a questão das bandeiras, acho melhor esperar um pouco, já que temos reclamações de pessoas assistindo aos jogos em pé. Imagina em pé e com bandeira.

  2. Boa tarde, Ávila e Massa,
    Concordo com seu meio campo, Eduardo, mas como o jogo é fora Felipão não perderá a oportunidade de colocar Edenilson, aliás em todas as coletivas o técnico enaltece a movimentação descomunal do pupilo. Quanto a pipoca da base, enquanto não demitirem todos que lá estão e começarem do zero. Já foram feitas algumas denúncias como Álvaro Damião da Itatiaia, a questão é mais complexa, mas não se provou nada. Triste situação.

  3. [•••]”O treinador Eduardo Oliveira precisa explicar melhor o que aconteceu. Inaceitável!”[•••]
    Bom dia,prezado!
    Vai explicar não! Após o vexame, ele entregou o cargo pq já ESTAVA acertado com o faísca que não passa de um bairro carioca.
    Não é a primeira vez que este sr tem este tipo de atitude.Em 2022 qdo treinador do sub-20 do fluminenC,largou o time para ir ao Cuiabá ,um verdadeiro cigano! Sem contar que vinha realizando um trabalho bem meia boca_ diferente do que ele fez no fluminenC. Lá ele revelou o André, Martinelli , John Kennedy entre outros, titulares atualmente no time de cima_,desde que chegou ao Atlético em 2022. No Cuiabá foi demitido após perder 3 dos 4 jgs que disputou pelo campeonato matogrossense. Quem tem de explicar o pq dele fazer a merda que fez, é o Léo Silva e o Damiani.

  4. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Com os pés no chão e ainda desconfiado do potencial do time do Galo, torço para que o Atlético consiga uma vitória sobre o Inter lá no sul. o estilo de jogo adotado pelo Felipão não me agrada nem um pouco e não vejo o Time jogando um futebol com capacidade para conseguir vaga na libertadores para o ano que vem. Espero estar enganado. saudações Atleticanas.

  5. Bom dia xará e amigalos!
    GALO tem hoje a terceira melhor defesa do Brasileirão. Se continuar assim teremos chances enormes de aproximarmos do G4. Hulk apesar da queda de rendimento tem sido decisivo nas assistências ao artilheiro Paulinho, o novo dono da Arena do GALO. Acredito em bom jogo contra o time de KUD em Porto Alegre e sair de lá com os três pontos. Apostem em Edenilson no lugar de Otávio(suspenso). Felipão é teimoso e não vai abrir mão de dois volantes. Se a defesa não tomar gol do Inter que seja assim. Sigamos….

  6. Bom dia Eduardo e massa. Não duvido muito se 7×1 ultrapassado não por seu afilhado protegido boi cansado Edenilson no time contra inter. O Galo vá estar descansado enquanto o inter tem libertadores no meio da semana. Aliás férias é que não falta estes bois cansados em 2023.rsrs. sobre a base que tem décadas sem revelar algum jogador deveria ter fechado a décadas só dar prejuízos Aliás a base é cara de quem comanda o Galo. Fraca e uma vergonha. Aff. Se 7×1 ultrapassado percebesse de futebol é pra ser zaracho no lugar do Otávio ou allan franco. Que venha mais 10 ponto depois ok vier é lucro. Vá Galooooo.

  7. A realidade bate à porta de forma contundente !

    O “jornalão” e seus escribas já eram , como também as cansativas mesas-redondas na TV , que se transformaram em salas de visitas .

    Com as redes sociais – blogs incluídos – nas mãos a um clique no celular é nesse universo que acontece a batalha de opiniões .

    E nesse confronto fica mais que evidente que A MASSA deixou de existir em julho de 23 .

    Quem viveu os gloriosos e emocionantes momentos das arquibancadas que guarde em sua memória a história que foi escrita .

    O último jogo que nos levou à série B, a volta à série A em dois estádios ,
    a Libertadores no jogo em que as luzes apagaram e fez surgir , de forma anônima , o mais alto brado que uma torcida pode criar , o EU ACREDITO , … enfim , tudo isso agora é passado .

    Uma história escrita com muita emoção , com tristezas e alegrias , que insistem em sepultar em nome de uma “modernidade” insossa e fria .

    p.s.
    Até o “tropeirão” perdeu sua essência .

  8. Bom dia, meu Guru!
    Até que enfim, temos uma equipe. Antes, tínhamos, talvez um time. Agora é acreditar como sempre e buscar a vaga para a liberta no ano que vem. É o que nos restou; pois, a fé e o eu acredito, é o nosso destino.
    Agora precisamos criar o refrão da Arena do Galo, como era no Independência: CAIU NO HORTO, TÁ MORTO! E na Arena, como sugestão: CAIU NA ARENA, NÓS DESPENA? …
    Lembranças!

  9. Bom dia!
    Creio que Felipão vai de Bataglia e Alan Franco. Zaracho deve disputar posição com Pavon.
    Nosso sub 20 queimou o filme. Desanima até pra pedir Alison e Vitinho no time de cima.

  10. Salve Massa e Guru

    O tal treinador do sub 20 que já tinha sido um fiasco no brasileirão sub 20, simplesmente continuou seu péssimo trabalho na derrota para as Marias, simples assim.
    Sorte nossa que ele já pegou seu boné e foi embora.
    O nosso ex treinador Tiago Largi foi para o sub 20 do sport, porque em nosso clube não tem ninguém com esta visão e profissionalismo para enxergar esta boa oportunidade de ter um técnico ao invés de experiências em nossa categoria de base?
    A pergunta que fica: com que moral depois deste vexame vamos cobrar do Felipão aproveitamento da base?
    Tá osso, entra ano e sai ano, gastando os tubos, numa base que a cada dia que passa nos decepciona mais. Mas acredito que o problema não está nos jogadores mas sim em que comanda. E pior o sujeito continua lá.

  11. DOMINGOS SÁVIO ,

    não me lembro de ter nominado o jogador símbolo do ATLÉTICO , mas o faço agora :
    ALLAN , sem nenhuma dúvida !

    Rei das Américas na meiúca , raça e vibração em sintonia com a MASSA !

    1. O Sampaoli compensou o prejuízo causado ao Galo pela indicação do Vargas, indicando o Alan para o Urubu. Pagaram 50 milhões no Alan. Se bem que eu acho que não entendo nada de futebol, pois o Savinho está com a bola toda na espanha. Eu o considerava um bagre…. oh Barata, os tempos mudam mesmo. No futebol e na vida. Hoje, segundo o Barros tem cantor sertanejo que nunca viu um cavalo ao Vivo!!! Eu embarquei no ônibus do Teobaldo e com as bençãos do Padre Torga, vou continuar assistindo o futebol, recordando o passado, porém me adaptando ao presente. A vida mudou, o futebol é apenas um recorte da vida. Viva o Galo! Viva o Savinho. Viva o Hioram. Viva o Padre Torga!!

  12. EDUARDO, permita-me levantar uma questão trazida à lembrança anteontem aqui no CANTO DO GALO…

    O PAULO ROBERTO observou sobre a falta de bandeiras na ARENA MRV, o que estaria a conspirar contra a beleza do espetáculo e as tradições da MASSA.

    Concordo 100% com o PAULO ROBERTO…

    O ESTATUTO DO TORCEDOR, Lei Federal que trata das normas gerais do futebol, garante no seu artigo 13 o acesso do torcedor ao estádio com bandeiras…

    Diz a mencionada Lei que são condições de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo, sem prejuízo de outras condições previstas em lei, além de outras, as seguintes e específicas em relação ao tema: i) de não utilizar bandeiras, inclusive com mastro de bambu ou similares, para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável. ii) a de não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo…

    A lei, portanto, permite o uso de bandeiras em estádios no Brasil, porém em Minas, e mais especificamente em BH, o não uso de bandeiras pelo torcedor parece proibido e ao que tudo indica a medida terá caráter preventivo contra a violência nos estádios de futebol.

    A medida terá também, a priori, caráter punitivo às ORGANIZADAS em razão de ações e condutas violentas de seus filiados. Compreendemos, mas…

    Ocorre que a punição generalizada a todo torcedor, de não permitir acesso ao estádio com bandeiras, me parece medida dura demais, draconiana, das autoridades mineiras responsáveis por aplicar medida não prevista em lei.

    Se a medida for aplicada sobre determinada ORGANIZADA, entendo que não poderia ser aplicada a todas elas, indistintamente, nem de forma generalizada a todos os torcedores.

    Haveria, a meu entender, até abuso de autoridade a proibição de bandeiras de forma total e indiscriminada a todos os torcedores. Se o PAULO ROBERTO quiser ir na ARENA MRV portando uma bandeira entendo que a Lei lhe garante esse direito.

    O ATLÉTICO, em medida institucional pelo jurídico do Clube, poderia pedir aos órgãos públicos respectivos (MP e PM) e a Federação Mineira de Futebol uma padronização de conduta na ARENA MRV que pudesse atender tanto a segurança geral do espetáculo quanto o direito do torcedor que pode entrar, sim, com bandeira no estádio, como acontece em todos os estádios brasileiros, tirante ressalvas que desconheço…

    Aliás, quem assistiu as duas finais da Copa do Brasil entre SP x FLA, viu milhares de bandeiras no Maracanã e Morumbi num espetáculo que fica mais bonito e não necessariamente mais violento pelas bandeiras que trazem um colorido especial ao futebol.

    E para quem conhece a MASSA sabe que ela sempre valorizou o uso de bandeiras e tirar isso do torcedor atleticano não deixa de aos poucos matar a graça, a beleza e a cultura do futebol que anda chato demais por tanta regrinha e de tanto isso, aquilo e blá-blá-blá…

    Com a palavra a Diretoria do Atlético que deve tomar medidas a respeito em respeito a MASSA e ao futebol.

  13. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Respeitosamente, na minha opinião, o que nao significa nada, Padre Torga, não aprovaria o título deste post. Kkkkkkk

  14. Bom dia. O treinador sub 20, que não é bobo, já saiu pro Botafogo. E Agora a bola da vez é tirar o Vaxxxco do Z4. Conseguiram. Sigamos. Qto ao nosso time, prefiro Zaracho ao invés de Ednilson. E temos que mostrar ao Kudê que quem perdeu foi ele, literalmente. Vamos galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *