Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem jogos sobram resenhas

Apesar de o Galo ainda dever dois jogos adiados, nosso próximo jogo será apenas dia 12 próximo. O recesso, ou minitemporada em função da data FIFA – jogos eliminatórios para a Copa do Mundo -, será a oportunidade única do treinador Milito corrigir defeitos escancarados no nosso time em partidas recentes. Defesa e transição, se solucionadas, serão determinantes ao sucesso da temporada.

Nosso sistema defensivo, onde contamos com nomes de fazer inveja a qualquer equipe do futebol brasileiro, não está funcionando por falta de organização. Treinamento e posicionamento. Éverson, que depois da contusão voltou em grande forma, mas continua sacrificado por falhas inaceitáveis dos zagueiros. Imaginem contar com Saravia, em grande forma; e os selecionáveis Alonso e Arana. Têm vaga em todos os times do Brasileirão.

Falta a definição do companheiro desses para evitar gols fáceis que o Galo tem tomado. Bataglia, volante, tem sido o preferido de Milito. Mas, temos nomes que já mostraram qualidades e deveriam ocupar a vaga, deixando o argentino na sua verdadeira posição. Fuchs, ao que sinto o preferido entre os Torcedores; Rabello, que já teve bons momentos e foi interrompido por contusões; Lyanco, que chegou com pose de xerifão e se mostrou estabanado. Ainda Lemos e Rômulo. O primeiro, parece que sem contar com os olhos do treinador, já o garoto de volta à transição base/profissional. Resta definir e treinar, treinar, treinar.

Na frente da zaga e com a função de alimentar a transição defesa/ataque, os volantes – dois ou três (prefiro uma dupla) -, com a intenção de fazer o time voltar a ser fogoso e ameaçar o adversário. Como foi nos primeiros tempos sob o comando do treinador Gabriel Milito. Otávio é soberano e, minha opção, seria formando a cabeça de área com o Bataglia na sua posição de origem. Ainda contamos com Alan Franco, Fausto Vera e Paulo Vitor. O primeiro é o mais indicado em caso de necessidade, já o prata da casa em evolução para o futuro. Vera, esse prefiro ficar – por enquanto – sem comentar sobre o que (não) vem apresentando. E disseram que tem lugar em qualquer time do mundo. Será?

Se opto por dois volantes, restaria a definição de mais um ou dois jogadores para compor esse meio de campo, fundamental para abastecer nossos atacantes. Se num 4-3-3 ou 4-4-2, não faltam nomes para buscar os títulos das duas Copas e mesmo melhorar na classificação do Brasileirão. Minha opção de momento, baseado no que meus olhos de cornetaristas tem percebido, seriam Rubens e Scarpa. Esses dois, com segurança, servem para os dois modelos de formação mencionada. Ainda teríamos Bernard, que precisa aprimorar e readaptar; Zaracho, em recuperação e outros bons nomes menos citados.

Lá na frente, soberanos, Hulk e Paulinho. Além deles, contamos com nomes como Palácios e Vargas, que no final de semana foram autores dos gols de empate e da virada respectivamente. Ainda, com menção honrosa e digna de reconhecimento – dispensa companheiro de equipe fazer alarde -, o Alan Kardec que em sua passagem no domingo de manhã deixou sua melhor lembrança em todo esse tempo de Galo. Ainda outros nomes como Deyverson, que precisa jogar mais e falar menos; Cadu, que pode e vai ainda amadurecer muito. Igualmente Alisson. No mais, sem pretensão, essa é a formação que está na maioria dos Atleticanos que proseio diariamente pelas ruas e cafeterias da cidade. Bora sonhar!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

28 thoughts to “Sem jogos sobram resenhas”

  1. Só uma coisa me preocupa nessa folga!
    O time vai ter tempo para treinar, e só acontece com o Galo quanto mais treina pior fica.
    Espero que o time não pipoque jogue com Raça e confirme essa classificação na Copa do Brasil.
    Para buscarmos pelo menos um título esse ano a Copa do Brasil é o mais viável!! tomara que dê certo.

  2. Boa tarde a todos! Realmente é incrível como somos passionais, há poucas semanas atrás o Milito era gênio e agora não presta mais, eu não vejo nem de uma forma nem de outra, temos a mania de colocar todo o peso no treinador, mas temos vários jogadores jogando muito abaixo da média.

    Enfim, para os que desejam a troca de técnico fica a pergunta: Qual o técnico sugerido? Já ouvi até gente pedindo o Cuca, que foi também execrado pela sua última passagem que foi péssima!!!

    Enfim, segue o baile, sem dúvidas o Milito pode repensar os processos e melhorar muito esse time.

  3. Aproveitando a parada sugiro que cada amiGalo que frequenta esse espaço indique, SEM GRANDES PREOCUPAÇÕES OU OFENSAS AO CONTRADITÓRIO, os profissionais abaixo para substituir os que atualmente nos atrapalham (esses eu deixei entre parênteses). As minhas opiniões, aquelas que não têm a mínima importância, eu já deixei registradas

    PARA CEO (em substituição ao Sérgio Coelho) – manter
    PARA TREINADOR (em substituição ao Milito) – manter
    PARA DIRETOR DE FUTEBOL (em substituição ao Victor) – Rodrigo Caetano ou Alexandre Matos

    É apenas uma brincadeira para ver se conseguimos algum consenso.

    Abraços!

    1. Boa tarde! O maior problema do CAM é ADMINISTRATIVO. Afinal, que dá ordem no time de futebol: é o Sr. Sérgio Coelho, presidente da SC Clube Atlético Mineiro ou o presidente da SAF Sr. R. Menin? Outro aspecto: o Sr. Vitor- com todo respeito quando jogador – não têm o menor conhecimento, experiência “cacuete”, para desenvolver o trabalho como diretor de futebol. A contratação tanto do Milito, quanto do Xerife, é fato. Lemos e Rabelo são melhores.
      Para finalizar, qual o destino dado aos R$ 500 milhões pela venda do Shopping?

    2. Amigalo Teobaldo show

      Mas permita-me indicar quem deve sair:
      CEO – Muzzi
      Diretor da categoria de base : Damianni
      Sérgio Coelho : gente boa, educado, um gentlemen mas não tem comando
      Victor : Monge Tibetano, não sabe cobrar e nem tem perfil
      SAF: 4R´s (precisamos de alguém, que coloque a pica na mesa, chaga de decisão compartilhada até pra saber onde vamos jogar)
      CIGA: Igual água de salsicha não serve pra nada

    3. Opa! Posso entrar na brincadeira!?
      > Citar 3 nomes aqui q serviriam p colocar ordem na hierarquia operacional e estrutural _ há de convir q ñ temos isto desde q viramos saf e talvez nem qdo éramos associação,o q temos lá são aprendizes é só _ da GALO saf.
      1º . Marcelo Paz _ CEO do Bahia_
      2º . Alexandre Leitão _ ex – CEO Athlético PR e do Orlando City Group ,sem clube atualmente _
      3º . Adson Batista _ CEO do Atlético Goianiense.
      Em tempo: A não ser o Alexandre Leitão, q talvez por estar sem clube toparia a empreitada, NENHUM dos outros dois saem do seus respectivos clubes. O primeiro ocupou TODOS os cargos dentro do Bahia e o segundo tbm é cria da casa.
      > Diretor de futebol:
      André Zanotta _ ex grêmio,hj no FC Dallas( Major League)
      > Treinador _ deixemos o q aqui está e torçamos p q deêm á ele respaldo e futuramente um MATERIAL humano mais equilibrado e qualificado. Hj somos uma equipe torta, se é q me entendes!
      Mas já vou logo avisando, é só um exercício passa-tempo ,pois,antes de tudo tem de contar com a boa vontade dos “donos” e pelo andar da carruagem ,nossa construção seguirá do telhado p a fundação…ou seja , nem pensam em qualificar a gestão; daí qqr vento sudoeste por mais leve q seja, a construção desaba e tem de começar tudo de novo. E pensar q 2020 e 2021 a fundação da estrutura da nossa construção era sólida ao extremo, a pergunta é: por que cargas d’água destruíram com ela?
      Forte abraço,caro!

    4. Só p pontuar! O Alexandre Leitão só saiu do Athlético Paranaense pq NÃO aceitou interferência do petraglia_ minúsculo proposital _ em sua área, tanto q o hj o atual dir.de Comunicação do GALO,o Diogo Kotscho _ qualificado e respeitado no meio futebolista _ saiu de lá junto com ele.

  4. Lembrando aqui quando o amiGALO Ângelo, levantou a questão de se ter ou não, paciência com os jogadores que vem da base.

    Eu penso no caso do Rubens, que veio como meio campista, foi jogado para lateral esquerda e agora tem o seu nome falado para ocupar o meio de campo.

    Enquanto isso, o GALO recusou uma proposta pelo Alisson, liberou o jogador Caio Ribas, para um clube de Portugal e parece ter recusado uma proposta pelo Rômulo.
    Isso, a base estando uma josta.
    Abraço

  5. Bom dia.

    Eu assisti a um vídeo ontem, mostrando a situação do gramado da arena MRV, e o negócio num tá bão não. A grama cresce um pouquinho e eles vão lá e aparam.
    Eu agora também dou pitacos sobre o gramado, pois se eu não entendo nada, eles também não. Me ajuda aí minha gente. Até parece sabotagem de crucruzeiristas.

    Assistindo ontem ao compacto do jogo do GALO, e ouvindo os ‘comentaristas’ falando sobre o lance da expulsão.
    Disseram que o árbitro foi rigoroso e que o cartão amarelo seria mais adequado, já que não dava pra ter certeza se o Deyverson ia conseguir dominar a bola corretamente.

    Obviamente esses filedaputas se esqueceram que o Deyverson não conseguiu dominar a bola, porque foi puxado pelo zagueiro. E aí? Vamos premiar o infrator? Ah vá tomar no centro do orifício anal!!!!

    No lance do pênalti no Palácios, esses mesmos biltres, ficaram um tempão tentando ver se o zagueiro acertou o jogador do GALO.
    Peço a esses imbecis mau(com u mesmo) intencionados, para observar que a bola já estava a mais de um metro de distância do lance . O zagueiro tava querendo chutar o que?

    O Arana fazendo campanha pro Kardec, é lamentável mesmo. 3 anos aqui, só no departamento médico ou no banco. Nenhum chute a gol esse ano.
    Provavelmente vão renovar o contrato dele no final do contrato.

    Sem mais para o momento…

  6. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Pois é. Voltei, mas não para falar de ideias ruins, já deu. Quero falar das artes e artimanhas da madrasta do Galo. Quanto aos dois jogos atrasados eu já disse aqui que não serão marcados enquanto não tiverem certeza que os adversários estarão fortes o bastante para atrapalhar o Galo. Se o Grêmio tivesse vencido domingo, com certeza o jogo seria nesta quarta, mas como não deu certo a artimanha, ficará para depois que ele melhorar mais. Quanto ao genérico que está vacilão como o próprio Galo mas terá a vantagem de jogar em casa, talvez a madrasta promova esse jogo antes do outro, dando mais tempo para o gaúcho melhorar. A vida do Galo nunca foi fácil e não será a madrasta que vai facilitar qualquer coisa para ele. Vai Galo! Joga bola po##@.

  7. No mundo do futebol, os elogios e as críticas andam lado a lado o tempo todo e assim será eternamente.

    Dito isso, eu e tantos outros Atleticanos que frequentam o blog, gostaríamos de vir aqui e só fazer elogios, mas, verdade seja dita, o nosso CAM não consegue evoluir como deveria nas mãos do Milito.

    O elenco de jogadores no papel é muito bom, mas dentro de campo que é o que importa, como um time de futebol, seja qual for o esquema que o treinador opte, falta mais entrosamento e organização, tanto quando precisa defender como no momento de sair para o ataque.

    Como acreditar é o nosso lema e estamos vivos nas Copas, continuaremos apoiando e sonhando com as duas conquistas. No Brasileirão que deixaram de lado, fica o sonho de um G4.

    Vamos Milito e jogadores, deu a hora do nosso GALO engrenar de vez.

  8. É sabido que essas paradas não são boas para o galo, sempre volta pior. Acreditar que milito ainda possa mudar e fazer o time jogar um futebol ao menos razoável acho que é acreditar em coelhinho da páscoa, ja teve quase 40 jogos + ou – 6 meses para mostrar que conhece de futebol, não conhece sequer o seu elenco. Critico o milito mesmo, e se fosse eu o cara com poder para isto já o teria demitido. Ele tem salario alto, elenco bom, CT, Arena (melhor nem aprofundar), mas na falta dela tem outro dois otimos estadios, ta achando que é todo técnico que tem isto? Duvido que na terra dele tenha um time sequer que ofereça tudo que o galo o oferece e mesmo assim é um time mal treinado, mal escalado, não consegue mudar a forma de jogar durante o jogo, as substituições às vezes surtem resultado, inventa posiçoes para jogadores (como se fosse necessario). Não, não, não, não temos técnico.

    1. Prezado Marcos
      No meu entender o Milito quer jogar de uma forma que: não tem jogadores competitivos ou não consegue passar com clareza para os atletas. Porque o Bataglia que, com o Otávio protagonizou nosso melhor meio campo dos últimos tempos? Porque o Alan Franco é titular? Porque o Paulinho ” morreu ” com este sistema? Porque o Hulk,apesar de ser o único que desequilibra também não joga bem neste sistema? Ora, cabe ao técnico identificar e mudar. Ouvi o próprio Hulk reclamar que a bola não chegava a quem poderia decidir.
      Por tudo isso acho o técnico fraco. Ou escuta as críticas e promove mudanças ou vai embora. Simples assim.
      Na verdade não gosto de técnico argentino. Todos são arrogantes.
      Um abraço

  9. Bom dia xará e amigalos!
    É Guru!!! Quanto mais esse time treina…..
    A torcida tem que parar de se preocupar com pardalices e invencionices, afinal como dizia o nosso ídolo e mestre Olavo Leite KAFUNGA Bastos “O errado é que é o certo”.

  10. Meu Guru, bom dia!
    Nada melhor que uma pausa obrigatória na nossa alegria de assistir ao nosso GALO; sem invenções hiláricas de nosso pardal. Estou contigo na sujestão para o tim titular. É o que temos de melhor e sem tentativas frustantes. Deixa a turma jogar, jogar, jogar; pois, assim, teremos um time para competir em quaisquer campeonatos ou disputas futebolísticas. No mais, esperança de ver o nosso GALO voltar mais fogoso e disputando tudo.
    Abraços!

  11. Salve Massa e Guru

    É histórico que quando há paralização o Galo volta pior do que estava.
    O Pardal na última coletiva disse que o time não tinha tempo de treinar e que vai aproveitar a data Fifa.
    Espero, que ele aproveite este tempo tb para buscar um tratamento contra teimosias e invencionices.
    Se conseguir se curar deste mal, com certeza as coisas pós parada serão diferente.

  12. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Somente com esse resenha fui capaz de compreender que o time tem um elenco capaz de brigar por títulos desde que bem treinado e armado com inteligência, o que não tenho visto este ano. O “pseudo técnico Militado” já demonstrou não ter capacidade para melhorar a equipe, está se mantendo pela fortuna, mesmo com um futebol de baixíssima qualidade da equipe e pela ideia que se mudar agora de técnico as coisas podem piorar. O problema e conseguir mudar esse futebol de quinta categoria, pois não vai demorar para a conta chegar. Sinceramente não vejo o Galo em condições de conquistar nada com o pesudo técnico Militado, que vem estragando o futebol de vários jogadores e afundando a confiança da torcida. Saudações Atleticanas.

  13. Bom dia a todos. Sem querer ser pessimista, mas essas paradas nunca fizeram bem ao Galo. Mas espero que Milito use esse tempo p correções, já que não temos contratações que possam encorpar o time. Que voltemos LIGADOS em 480 nas retomadas das copas.
    Brasileiro? Só n acredito em boa classificação se tomarem vergonha na cara.
    Pwrgunto: eles tem?

  14. Bom dia!
    Também gostaria muito de ver novamente Bataglia ao lado de Otávio. Quanto a Fausto Vera, Bernard e Dayverson, que aprimorem a parte física e técnica e só voltem a ser relacionados se e tão somente se, responderem positivamente nos treinos. Afinal, estão péssimos. É preciso acabar com essa palhaçada de “jogador de confiança” de treinador e que não joga nada. Outra coisa, Rubens não pode ficar de fora desse time. Se Milito conseguir entender isso, já vai ajudar bastante.

  15. Bom dia!
    Também gostaria muito de ver novamente Bataglia ao lado de Otávio. Quanto a Fausto Vera, Bernard e Dayverson, que aprimorem a parte física e técnica e só voltem a ser relacionados se e tão somente se, responderem positivamente nos treinos. Afinal, estão péssimos. É preciso acabar com essa palhaçada de “jogador de confiança” de treinador e que não joga nada. Outra coisa, Rubens não pode ficar de fora desse time. Se Milito conseguir entender isso, já vai ajudar bastante.

    1. Boa tarde amigalos,o Sr Milito terá tempo de sobra pra treinar o Time, vamos torcer pra que ele não invente moda e faça o certo, vamos aguardar e torcer muito,o elenco do Galo está cheio de boas opções, esperamos que ele acerte em suas escolhas, vamos na fé

  16. Bom dia Avila. O Galo precisa treinar, porém todos estão de folga até quarta-feira á tarde. É muita contradiçao no Galo. E agora montaram até uma Comissao para avaliar local de jogo. O Hulck é que decide qual será o gramado da Arena. É muita falta de Comando. Parece que o Galo tá uma casa de mãe Joana. É Ciga, é Conselho de Administração do Futebol, é Instituto Galo, é CEO da Arena. Enfim, me desculpe, mas bem ou mal no rival é o Pedro Lourenço e o Alexandre Matos que tocam o negócio. No Galo tá uma confusao danada. Os caras ficam batendo cabeça para decidir um local de jogo. Esse treim de acústica da Arena, cada día é uma conversa fiada. Há para colocar gramado sintetico, tem de ouvir o Hulck. Há depende de autorização da prefeitura. Essa autorização já foi solicitada? A quem? Quando? Por que não foi? Nesse contexto, diria Padre Torga: toma tenencia Galo!

    1. Amigalo

      Muito cacique pra pouco índio?
      Ontem ouvi mais um escândalo na live do Breno Galante.: Victor não tem autonomia para contratar e nem para negociar jogadores.
      Esta decisão parte do comitê formado por: Sérgio Coelho, Muzzi, os 4R´s, o Ciga e até a tia do cafezinho, se bobear.
      Agora sei porque ainda temos Vargas, Kardec Mariano no time e porque trouxemos Fausto Vera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *