Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Seguindo os ensinamentos do decano

É esse o meu espírito de hoje. Acompanhando o dito ontem pelo nosso Ângelo Lages, aliado à nossa Atleticanidade, dentro de princípios que já declarei aqui mesmo em tempos recentes. Não será essa angustiante gestão safista que vai me obrigar a torcer contra. Jamais! Quero ver o Galo saindo de Fortaleza com os três pontos em cima do time do Ceará, que vem fazendo uma campanha honrosa e bonita no Brasileirão.

Se nosso time, diferente dos cearenses, estão no meio da tabela é hora de os jogadores – ainda que com acertos financeiros pendentes – honrarem a camisa Atleticana. Mesmo que em detrimento ao atraso nos pagamentos que uma gestão – que dá sinais de temerária – tenha influência no rendimento em campo. É hora de mostrar, a exemplo dos Torcedores, que a questão administrativa/financeira é problema de quem pariu mateus. Ou, que esses, conforme sugerido aqui ontem neste espaço nos devolvam o Galo. Zerado, conforme prometido. Fiquem com a casa de shows e as dividas provenientes dela e de empréstimos – segundo dito – sem prazo para pagamento.

Diante disso, hoje é dia de campeonato Brasileiro. Nossa desconfortável posição, décimo lugar, precisa melhorar antes mesmo da paralisação. Vencer hoje e no próximo dia 12 deste mês que se inicia, será fundamental a busca da reação. Depois, com a janela aberta, seja escancarada e contratações pontuais aconteçam. Se o povo não é bobo, fora quem o faz de bobo. Aqui o Atleticano não é trouxa, fora gente frouxa! Ninguém é obrigado a prometer, mas feita a promessa tem obrigação de cumprir. Aprendi isso na minha infância. Mas querer isso de quem sequer demonstra gratidão e/ou reconhecimento. Casa própria que o diga. E estou me referindo só ao estádio.

Pois bem, o Cuca – que reitero ser o treinador com maior relevância em conquistas na história do Galo – precisa mexer melhor o doce. Antes que azede no tacho quente que os donos acenderam e deixaram o fogo apagar. Motivar um elenco com a folha salarial em atraso é uma missão complicada, mas é o que nos resta. Jogadores descompromissados, como alguns vem sugerindo, opto ainda por não acreditar que existam no elenco. A Massa anda desconfiada, já tratamos disso aqui baseado nos públicos dos três últimos jogos. Com 19 mil, venceu; dobrou e foi a 38 mil, empatou vergonhosamente; caiu para 26 mil e novo empate vexatório. Hoje tem de vencer para motivar o jogo seguinte em casa.

Com exceção dos jogadores entregues ao DM, ainda não me conformei com a recidiva do Arana – liberado precocemente para jogar 15 minutos -, podemos contar com profissionais capazes de trazer uma boa vitória. No sistema defensivo, creio que sem novidades. Além de Éverson; ainda Natanael, Lyanco, Alonso e Rubens. Considerações. O lateral direito equivale ao Saravia, portanto um ou outro nada modifica. Os dois zagueiros são, em que pese o paraguaio estar distante daquele de 2021, o que temos de melhor no elenco. Já seu companheiro, que é o destaque da zaga, precisa aprender a discernir garra e voluntariedade de excesso dessas duas características. Seus cartões sequenciais já deveriam ter ligado esse alerta. E Rubens do lado esquerdo vem me comprovando ser a melhor opção de seu aproveitamento. Até mesmo superando o titular do Galo e da selecinha.

Já no meio de campo as duas vagas de contenção, a meu entendimento, estão definidas. Até que entre as contratações, além de mais um zagueiro nos contemple com um volante. São o Alan Franco, que pouco aparece, mas é imprescindível e o garoto Patrick. Que grata surpresa. Saiu no meio da semana, creio que pelo cartão amarelo, quando o time que já vinha mal desmantelou no gramado. O outro é Scarpa sim, não temos outra opção. E lá na frente, claro, Rony, apesar de tudo, ao lado do Hulk. A última vaga tanto faz, creio em Gabriel Menino, mas pode ser Igor Gomes ou Bernard. Ao que estão apresentando esses dois últimos é menos seis por meia dúzia negativa. Improdutividade garantida e sem seu dinheiro de volta, mas não temos outras alternativas. Assim como no caso do Rony. Já o Hulk, tomara que a paralisação permita sua total recuperação. Tem algo preocupante no seu condicionamento, deixando até o Menino cobrar – pessimamente – falta que seria para comemorar o sonhado gol da vitória.

Em tempo: Ontem minha intenção era ter ido a São Paulo abraçar um amigo que meu jeito de ser me presenteou. Sérgio Correa, ex-diretor de árbitro da cbf – onde ficou por 16 anos -, que ontem completou 66 anos de idade. A festa surpresa, organizada por amigos entre os quais destaco o Serapião – também meu dileto – teve a presença de vários profissionais da área. Uma forte gripe impediu em ir abraçar o homenageado e outros amigos como o Serapião, Bizzio e Tonhão. E mais, como sempre faço, reclamar deles sobre as arbitragens do presente e do passado. Meu abraço ao Sérgio Correa, agradecendo sua amizade e tolerância com minhas permanentes críticas aos juízes que tiraram nossos títulos ao longo dos tempos.  Parabéns e felicidades!!!

*fotos: 1 e 2)Pedro Souza/Atlético; 3) arquivo do blog

19 thoughts to “Seguindo os ensinamentos do decano”

  1. Claro que, em quaisquer circunstâncias, com o Galo pisando num gramado para um embate, não há como deixar de torcer para vencer, vencer, porque este é nosso ideal! Porém, sendo realista, vejo que com uma derrota críticas mais fortes e justificadas virão, pelo que o time vem apresentando, e com um sonoro “fora Cuca”, além de muitos pedidos de FORA DONOS incompetentes! Só nos resta torcer para que tudo dê certo, mesmo frente à uma realidade, pela qual, do coração, torço para estar enganado, porque aqui é Galo até morrer!!!

  2. Bom dia MASSA!

    Hoje não tem coré, coré, só a vitória interessa. Seria essas as palavras do mestre Kafunga para hoje. Será mesmo? Que ele, junto com D. Serafim, intercedam a nosso favor. Com certeza maos velas seram queimadas em agradecimento.

    Não tive oportunidade de comentar antes, mas acompanhaei o blog esses dias. Então, fazendo aqui algumas considerações.

    Jorge19 e Domingos Savios, foram precisos e cirúrgicos em seus comentários.

    Eu já havia aqui cobrado de vc, nobre Guru, a manifestação do presidente Ségio Coelho, seu amigo, em detrimento da Associação. Continuo aguardando essa atitude dele, mas pelo jeito isso não vai acontecer. Como disse o Jorge19, não com essas palavras, sendo assim de minha a interpretação, ele nada mais é que um capacho dos 4Rs.

    Em várias oportunidades eu resumi essa questão financeira, com uma matemática muito estranha. E sim, da forma que está estamos a caminho do fim do 9ALO. Coisa que nunca passou pela minha cabeça. Esqueceram de comentar que o City teve interesse em nossa SAF, onde o conselho formado pelos 4Rs disse que o 9ALO valeria no mínimo 4 bilhões.

    Com relação ao outro amigo do bloqueiro, RG. Esse é o maior câncer que o 9ALO teve, tem e terá por toda vida. O Kalil tentou expurgá-lo do 9ALO, não conseguindo. Qdo muito, com doses pesadas de quimioteratia, amenizar suas ações. Foram sempre medidas paleativas. Meu medo é que esse câncer tenha virado uma metástase, atingindo os demais Rs.

    Respeito sua amizade com eles, nobre Guru, mas como disse nossos ami9ALOS, não passamos panos. Tiveram e tem muita culpa no cartório.

    Como disse o ami9ALO JBH9ALO (desculpa, mas a IA do meu teclado, quando se refere ao nosso time escreve o g maiúsculo como 9): 4R´s VTNC!!!!

    E o ami9ALO DS: SUMAM DO GALO RICARDO GUIMARÃES, SERGIO COELHO, OS MENINS, VORCARO E RENATO SALVADOR.

    Sigamos, hoje como dizia o mestre Kafunga: Só interessa a vitória.

    BBBOOORRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Jogo duríssimo contra um Ceará descansado, muito animado e bem colocado na tabela.

    Para piorar, na casa do adversário com tipo 50 mil no apoio.

    Como o nosso GALO não vive um momento confiável, melhor trazer um ponto que nenhum.

    Uma vitória então e eu solto foguetes.

    Que Cuca e seus comandados se unam num único objetivo… melhorar o futebol praticado e sair dessa situação extremamente desconfortável.

  4. Bom dia! Há pouco tempo, o Conselho Deliberativo do Santos, autorizou a expulsão de um ex presidente do Clube.Motivo: “Gestao Temerária.” Se tivéssemos um Conselho Deliberativo: INDEPENDENTE! Essa seria
    a prerrogativa, para o atual presidente do CAM.
    A propósito dos dirigentes da SAF, estamos presenciando notícias negativas na imprensa sobre o CAM (falta de pagamento à jogadores, clubes, empresários etc. Inclusive interpelação do Bacen ao ao sócio majoritário da SAF. Impetrada pelo Cuiabá. “Uma vergonha.”

  5. Continuando…

    Após ler o que o Bracks falou, dúvidas:

    Temos condições de manter no elenco,ao custo mensal de 2 milhões de reais, um super ídolo, de 39 anos, que só deveria jogar uma vez por semana ?

    No início do ano, o Bahia veio oferecendo ao ao GALO, 15 milhões de reais pelo Everson e ofereceu 1 milhão por mês ao jogador. Isso obrigou a diretoria a antecipar a renovação do contrato do jogador e não creio que ele esteja ganhando menos de 700 mil reais. Acho MUIIIITA grana gasta em um goleiro que considero apenas regular. Não faz muita merda, mas não é de fazer milagres.

    No início do ano também, renovamos com o Alan Franco, que chegou a ser emprestado para alguns times, e nunca conseguimos negociar o jogador .
    Agora o cara é dono do meio campo e peça fundamental para o time.

    O Rubens é o melhor jogador do time.

    Isso mostra claramente para mim, o enfraquecimento do time.

    Folha salarial altíssima, 20 milhões de reais(só o Hulk e o Cuca levam 4 milhões), com um elenco com muitos nomes e pouco futebol.

    Se eu fosse dono do clube, eu tambem parava de jogar dinheiro fora.

    Eu não sou economista, mas aprendi uma coisa básica, que tenho utilizado principalmente desde que me aposentei.

    ‘Você nunca deve gastar mais do que ganha, porque uma hora a reserva acaba ‘.

    Abraço.

  6. Bom dia amigalos!
    Voltando ao assunto SAF X Clube, não vejo diferença. Como clube convivemos com dívidas, salários atrasados, calotes, etc., culminado em rebaixamento em 2005. Como SAF temos as mesmas coisas, mas ainda sem rebaixamento. Talvez a expectativa e promessas não cumpridas sejam a fonte da discordia. Mas o que me preocupa é a transformação destes problemas em crise institucional. Temos mais de meia dúzia de clubes/SAFs em situação semelhante ou pior, mas a mídia pouco se importa. Tem clube como o curintia, que quando falam de sua dívida, excluem a parte do estádio. Este mesmo clube está em uma situação de destituição do presidente, corrupção e o circo pegando fogo. No nosso caso a mídia, que adora falar mal do Galo, planta a sementinha da discordia e nós torcedores, devido ao desempenho em campo, tratamos de fazer a semente brotar e virar uma árvore gerando frutos que vão afundar de vez nossas esperanças. Fico aqui em linha com o nosso Decano do espaço. Já tivemos momentos piores…talvez seja a hora da torcida segurar o barco antes do naufrágio.
    Desejo plena recuperação ao nosso escriba.
    Que a virada comece hoje contra o bom time do Ceará. Ceará 1 X 2 Galo.

    1. Prezado Henrique, bom dia.

      Se me permite, eu creio que toda esse problema, é em relação de como a SAF foi criada.

      Apesar de não ser especialista no assunto (longe disso), pelo que eu entendi, falando em um linguajar simples,as SAFs foram criadas para dar calote nos credores e salvar grande parte dos clubes no Brasil.
      Os atuais donos do GALO ao ver que corriam grande risco de perder o dinheiro investido no clube, trataram de comprar o mesmo, com a anuência dos diretores e conselho do clube.
      Isso causou uma revolta enorme nos torcedores que eram a favor do calote, para salvar as finanças do clube.

      Olhando as minhas 28 camisas do GALO, verifico que o apoio do BMG e da MRV, vem de muitos anos, com a sua marca estampada nas camisas. Somente em 2 anos , é que a Fiat patrocinou o clube.
      Por isso é que eu ACHO que o Sérgio coelho falou em traição a esses investidores. De novo, eu só acho.

      Agora, se alguém quiser comprar essa SAF que está impagável, desorganizada, e complicada, eu não vejo nenhum problema, como não vejo nenhum problema em sair da arena MRV e voltar para o Mineirão.

      Para complementar…. Se tivéssemos vendido o shopping há 10 anos atrás, como estaríamos hoje, ?

      Abraço.

    2. Só pra lembrar. Quando clube (associação), não corria o risco de alguém pedir falência, porque inabível para associações. Como SAF, pode sim, ser decretada a falência. Deve-se pensar fora da caixinha para entender a gravidade da situação.

  7. Bom dia.

    Sem grandes expectativas para hoje.

    Pitacos….

    Eu creio que o Cuca deve evitar de escalar o Bernard. Quinta feira, deu pra perceber que a torcida está perdendo completamente a paciência com ele. O rapaz até se esforça , tenta jogar, mas parece uma criança correndo no meio dos adultos.

    Para o jogo de hoje, é preferível o Cuca colocar o Caio Paulista no lugar do Bernard, desde que seja bem longe da nossa área. Ele era meia atacante e não pode ser pior do que jogar na lateral esquerda.

    Quanto a janela para reforços, que está aberta, já era pra ter algum comunicado de compra e venda de jogadores.
    Esse marasmo me preocupa, pois dá a nítida impressão de que Bracs, Victor e Ciga estão sem noção do que fazer.
    Espero ser surpreendido positivamente.

    Se não tem dinheiro pra contratar REFORÇOS, talvez seja o momento certo de vender Bernard, Arana(que não é mais o ARANA, como diz o Ângelo), Rabelo, e Palácios,por exemplo.

    Observando o Rubens no jogo de quinta feira, tive a nítida impressão que ele só está se destacando no time, pelo tanto que ele corre, marca e dá sangue. No meio de tanta gente apática, aí o cara aparece mesmo.

    Busca uns 3 caras na série B, que correm, muito , dão sangue e façam um contrato de produtividade.

    Para de jogar dinheiro fora que a fonte secou.

    Abraço.

    1. Comprar como? Se não está pagando clubes de quem comprou jogadores? Quem vai querer negociar com um clube que não está pagando ninguém?

      1. Bom dia, Antônio filho,

        Provavelmente eu não me fiz entender.

        Negociar, trata-se da arte de trocar, comprar e vender.

        Se não tem condições de pagar os salários, negocie com outro time

        Abraço.

  8. Salve Massa e Guru

    Com todo respeito, mas querer que os jogadores joguem com o clube devendo eles?
    Os tempos são outros meu escriba. Se os caras não estavam jogando nada com os pagamentos em dia, imagina com dinheiro a receber?
    Ao contrário do Ângelo e do próprio escriba que são exemplos de atleticanidade, meu otimismo se foi assim como meu apoio incondicional.
    Então, hoje, vou querer sim uma vitória, mas já deixei gravado aqui, o nosso atual grito que anda ecoando na Arena, no caso de ser necessário gritar.
    “vergonha, vergonha, time sem vergonha…”

  9. Bom dia Ávila. Bom dia a todos.

    Vamos falar sério: Pagar bicho por conquista de Campeonato Mineiro? Oras qual prêmio financeiro o Clube recebeu?

    Na Sulaamericana existe uma premiação de 660 mil por vitória. No empate contra Cienciano e derrota para o Iquique o Galo deixou de arrecadar um milhão e trezentos e vinte mil. Quem foram os responsáveis por esse prejuízo ao Clube?

    Os salários estão em dia, mas o clube deve luvas e premiação do Mineiro? E por isso, está justificada a falta de esforço em campo?

    O Hulck disse que tem problemas internos. O Hulck disse que não está cobrando todas as faltas por determinação do Cuca. Em 2022, após a demissão do Cuca o Hulck disse que o ambiente ficou mais leve.

    Hoje teremos muitas revelações: se quiserem derrubar o Cuca, a receita foi doce é LEVAR UMA GOLEADA DO CEARÁ.

    Por outro lado, se o Cuca quiser ganhar o Jogo tem de sacar o Hulck e o Alonso do time! Everson, Saravia, Lianco, Vitor Hugo e Rubens, Alan Franco, Patrick, Gabriel Menino, Roni e Junior Santos.

    E entrega a braçadeira de Capitão para o Scarpa. Três volantes: Alan Franco, Patrick e Menino.

    Scarpa pela direita, JUNIOR SANTOS DE CENTROAVANTE TIPO DARIO. ELE TEM ESTATURA E FORÇA PARA DISPUTAR COM O ZAGUEIROS. E RONI PELA ESQUERDA.

    Tem de mexer o doce. O Hulck pode se recuperar e voltar quando estiver bem. O Alonso é banco!

    A minha opinião é que com a saída do Hulck os demais jogadores irão assumir a responsa. A panela do Palmeiras ( Vitor Hugo, Patrick, Menino, Scarpa e Roni) , sob a batuta do Scarpa vai mandar ver.

    É como dizia Padre Torga: Há tempo pra tudo no firmamento. O Hulck pode ajudar muito, mas seu tempo de carregar o time nas costas não existe mais.

    Para finalizar o Cuca liberou para sair no meio do ano Fausto Vera, Palácios e Igor Rabelo. Nessa barca tá faltando pelo menos mais um: a tiriça do Bernard.

  10. O TIME DO CEARÁ

    O VOZÃO está embalado no Brasileirão, descansado por folga na última rodada por jogo adiado, invicto como mandante (4V 1E 0D) e ocupa a 6ª posição na Tabela com 15 pontos conquistados em nove jogos (4V 3E 2D 55%)…

    CASA CHEIA

    O VOVÔ tem a segunda maior Torcida do Nordeste que está empolgada e promete lotar o Castelão. A última parcial indica que mais de 40 mil torcedores acreditam na quinta vitória em casa do VOZÃO…

    TIME PROVÁVEL

    O goleiro Richard, o zagueiro Luiz Otávio e o meio-campista Richardson estão no DM e seguem fora…

    Apesar das ausências, o professor Léo Condé deve manter a base (3-4-3) que vem atuando: Fernando Miguel; Fabiano, Marllon, Machado e Matheus Bahia; Lourenço, Diego e Lucas Mugni; Pedro Henrique, Aylon e Pedro Raul…

    E GALEANO?!!

    O atacante paraguaio Galeano, peça importante no esquema tático da equipe, estaria suspenso pelo terceiro cartão amarelo na última partida…

    Mas…

    GALEANO vai pro jogo!!!

    A reviravolta foi possível graças a uma bem-sucedida manobra jurídica do departamento jurídico do Clube…

    A punição por suspensão originou-se de um julgamento por um ato de indisciplina. O incidente ocorreu na segunda partida do BR25 contra o Grêmio quando, após ser substituído, o jogador chutou bolas-gandulas em cones, atitude que foi enquadrada como conduta antidesportiva…

    Em primeira instância, o atleta foi punido com um jogo de suspensão…

    Mas..

    O Ceará manobrou para reverter a pena pelo instituto da transação disciplinar, mecanismo que permite, em determinados casos de infrações de menor potencial ofensivo, que a pena de suspensão seja convertida em uma sanção de outra natureza…

    O STJD, sempre ele e contra o GALO, aceitou o acordo e a suspensão de uma partida foi substituída pelo pagamento de uma multa cujo valor não foi divulgado…

    Com a punição devidamente transacionada, a multa quitada e com GALEANO, atacante perigoso, absolvido inclusive do pecado da ira pelo STJD, Padre T., que se revirou no túmulo, dirá:

    “___MAMÃE ME ACODE!!! QUE PAÍS É ESSE!!!”

    1. É sério que estamos com medo de Galeano? Bebeu chá de camomila estragado? Quem é Galeano? Na minha jumentistica opinião o Ceará devia estar preocupado com Hulck, Scarpa, com o artilheiro da última libertadores, etc..

      Diante de seu comentário o Padre Torga, taciturno indagaria: o poste está urinando no cachorro?

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O ônibus do comandante e mestre Theobaldo ainda não partiu! Esse ônibus é igual coração de mãe: sempre cabe mais um. Aqueles que já ocuparam os seus assentos, por favor, não desistam. O percurso será longo, com subidas e descidas . Apertem os cintos no caso de solavancos. Muitos poderão se machucar diante de turbulências que iremos enfrentar. Mas não será um arranhaozinho ou mesmo um pé quebrado, que vai fazer o ônibus não chegar ao seu destino. Podemos não estar na estrada pavimentada, mas os buracos na estrada de terra não pararão o ônibus e com esperança e crença, chegaremos aos novos tempos. Tempos de confiança de que o momento atual seja apenas uma brisa em sentido contrário. Estamos no caminho certo? Não, mas vamos acreditar que os atalhos nos levarão chegar no nosso destino, arranhados, mas com a nossa obrigação cumprida, seguindo o ônibus do galo em quaisquer situações. Somos atleticanos e não surfistas. Bastam 4 ou 5 vitórias para voltar a nossa autoestima. Hoje começa um novo capítulo. Vamos acreditar.
    Um bom domingo para todos.
    Hoje é sempre, galo!!!

  12. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 11/38 – Ceará (fora) – Não gosto de citar nomes, mas após o desanimador empate com o Cienciano, vejo e sinto assim:

    a) Rubens e Lyanco incorporam a verdadeira raça que admiramos. Lutam o tempo todo e, neste momento, estão numa sintonia superior aos demais.

    b) Rony pressiona a zaga, mas age só. Os demais não fecham o cerco.

    c) Hulk, nosso ídolo, não está bem, mas não se omite. Pede bola o tempo todo. Tem que voltar a bater faltas, pela técnica e/ou força privilegiada que possui.

    d) Scarpa não tem o direito de “sumir” no jogo. Deu um chute na gaveta, que o goleiro defendeu. Mas, isso foi no fim. É pouco pra quem é tão cerebral e diferenciado.

    e) Cuello faz falta pela ousadia e capacidade de criar perigo.

    f) Quanto aos demais da linha, eu digo: “Esta é uma CAMisa de protagonistas e não de “figurantes”.
    Nossos pontos perdidos: 06 (casa) e 10 (fora), num total de 30/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading