Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

SAF do Galo, qual é o teu negócio?

Um dos grandes sucessos do Cazuza, letra da composição “Brasil”, tem num dos versos parte que não tem saído da minha ingênua cabeça Atleticana. “Mostra a sua cara … quero ver quem paga … pra gente ficar assim”. E segue: “Qual é o teu negócio … o nome do teu sócio … confia em mim”. Dito isso, a Massa confiou, sobretudo depois da inesquecível campanha de 2021. Mas de lá para cá foi “não me convidaram … para esta festa pobre … que os homens armaram … pra me convencer”. Da mesma letra que ainda tem “em nenhum instante … eu vou te trair … não, não vou te trair”.

Agora, tentando deixar o astro, cantor e compositor fora da minha (nossa) indignação, tenho (temos) nos sentindo traído pela armadilha que – mesmo resistindo sugere – atiraram nossa paixão e devoção pelo time. Ah! Mais uma sobre Cazuza, coincidentemente em nossa rica produção cinematográfica, ele foi interpretado pelo genial Daniel de Oliveira, um dos Torcedores mais ilustres do Clube Atlético Mineiro. Repito, pela terceira ou até mais vezes nos últimos dias, nunca senti tanto baixo astral do Atleticano quanto nos tempos que estamos atravessando. Nem em perdas de títulos ou mesmo no rebaixamento.

O sentimento de traição é tão forte que já ouvi, ainda que forma caricaturada e sugestiva performance artística, prosas no sentido de reunir um grupo de históricos Torcedores do Galo no coreto do Parque Municipal. Não, não seria para homenagear ou protestar pela situação, mas para refundar o CAM – Clube Atlético da Massa – tendo até um Galo Índio (de rinha e de briga) como mascote. E, o que mais me impressionou, em situações e personagens distintos e sem qualquer proximidade ou afinidade. Sentimento quase que caminhando para o coletivo. Nosso Galo não é brincadeira de uns poucos. Preocupante!

Esses investidores são muito inteligentes ou totalmente inocentes. Torço pela primeira opção, não por eles e sim pelo time que vivo intensamente tem mais de meio século. Mais de seis, quase sete décadas. Não te é lícito abusar desse dom de iludir. Prometeram céu de brigadeiro e nos colocaram numa viagem de intensa turbulência. Pior, sem contato com a torre e – consequentemente – aviso da tripulação aos passageiros dessa agonia sem fim. Eles, investidores (dois, no caso), deixando o mundo Atleticano entristecido. Voltei a dormir mal, como naquelas derrotas inexplicáveis e a pressão arterial dando saltos como em jogos decisivos. E essa gente segue insensível e sem explicar nada. Pode isso?

Não estou, eu e muitos Atleticanos que reconheço, entre alguns que tem interesses escusos ou que sempre torcem contra para dizer que tem razão. Ao contrário, sofrendo muito com essa arapuca. Pensem. Liberar o Bataglia, por uma bagatela de dinheiro, exatamente para o Boca que fez jogo duro na contratação do Pavón. Parece corno manso! Zaracho, em que considere lamentar sua saída, nem quero discutir. Mas Paulinho entregue pela primeira proposta que chegou e dois jogadores que nem interessam mais ao time paulista? Será que se eu for comprar uma unidade habitacional de uma construtora qualquer, aceitariam minha proposta inicial? Não creio! Nem se fosse da “Minha casa minha vida” que o governo investiu muito para a população de baixa renda. Nada contra empresários, mas a responsabilidade e compromisso social não pode nunca dar lugar a lucros que não sejam do interesse coletivo. O Galo é interesse de dez milhões de apaixonados Torcedores.

Por fim, tempos atrás e antes da virada do milênio – gestão Nélio Brant -foi dito sobre a necessidade de um período de vacas magras para buscar o equilíbrio das contas Atleticanas. Mas, a imprevisível campanha de 1999, tirou os pés do chão e mudou a programação. Com isso, o endividamento seguiu crescendo. Se tivessem optado, logo após as conquistas de 2021, por austeridade e transparência teriam total e integral apoio. Mas anunciaram louros e foram desmanchando e enfraquecendo o elenco até chegar nesse caos atual. Vender e quase doar, com contratações que não empolgam. Não quero discutir se estão certos ou errados, mas minha deprê dos primeiros dias de 2025 é de total e inteira responsabilidade deles. Ninguém é obrigado a prometer, mas feita a promessa tem obrigação de cumprir. E mais, de volta com Cazuza, “mostra a sua cara”!

*imagens: 1) extraído das redes sociais; 2) UAI/EM

25 thoughts to “SAF do Galo, qual é o teu negócio?”

  1. Ficam entregando nossos jogadores de mãos beijadas como se tivessem passando necessidade, urgencia em desfazer. Battaglia é um jogador muito bom, destaque na Libertadores, era preferível ficar com ele até o fim do contrato, pagando salários pro melhor volante do time, agora se ele e o Boca queriam por causa de jogar libertadores, então fizessem um negócio melhor e vantajoso. Mas não, o pessoal não pode ver merreca que aceitam e não mostram interesse em repor a altura. Pegam jogadores que não querem jogar aqui e oferecem o dobro de salário comparando com Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Corinthians, os caras chegam como se tivessem prestando favores!

  2. BOA NOITE EDUARDO;
    Porque você e a Imprensa(Alguns consideram o Milito Competente) estão blindando os responsáveis pelo futbol do Galo, Sergio Coelho e Vitor.
    Qual foi a dificuldade de alguém chegar no Milito e dizer que ele estava fazendo tudo errado?
    Perdemos as 02 finais por incompetência de toda a Comissão técnica!
    Se tivéssemos o Kalil no Comando, não teríamos passado essa vergonha.
    Kalil, ao contrario desse inocente Sergio Coelho, é 500X mais competente pra lidar com Boleiros.
    Kalil da tapa na mesa.
    Aqui é o Dimas Souza Godinho
    Lavras-Mg

  3. Boa tarde, Professor EDUARDO. Pouco comento, porém leio sua coluna e os comentários dos irmãos atleticanos, é bem provável que eu vá apanhar,kkkk,mais um time com Everson,Saravia, lyanco, Alonso e Arana. Fausto Vera, Otávio e Menino. Scarpa. No ataque Hulk e Deyverson. Vai tomar goleada? Dizem que vem de 5 a 7 fulanos por um valor absurdo. Prefiro 1 como Ronaldinho gaúcho. E a MASSA virá junto. o resto intera com a base. AINDA estou confiante. Empresa quer propaganda com soteldo, Bruno Henrique e A. Costa, ou um “Ronaldinho”?

  4. Passando aqui para registrar meus respeitos ao maior artilheiro da história do CAM, com 255 gols em 475 jogos. Parabéns José Reinaldo de Lima,o Baby Craque pelo aniversário. Um gênio da bola q eu tive o prazer/privilégio de ver desfilando em CAMpo, numa época em que o ATLÉTICO_ o meu GALO_ era a Filosofia Máxima de seu Povo. Vida longa ao Rei,o artilheiro do Punho Cerrado.
    Created by the poor STOLEN by the rich

  5. Vamos ter paciencia… (aviso: contem ironias)
    a diretoria esta contratando…
    esta inflacionado…
    estamos monitorando…
    O grande problema é que quando o Atletico chega estão querendo dinheiro pra negociar os jogadores!!!!!
    Não vamos fazer loucuras!!!!!Tenham paciência!
    Não me venham culpar o Victor, pois comprar sem dinheiro só ser for do Atlético Mineiro!n Esse sim, uma mãe para todos que quiserem!
    É PRA ACABAR É PRA ACABAR!
    O GERENTE ELOUQUECEU!
    PODE CHEGAR E PEGAR É NA BACIADA!
    Mas tenham paciencia…”vamos fazer um time a nível mundial”Não fui eu que falei isso!!!!!!

  6. Foi tudo muito bem articulado com um dos investidores sendo o Presidente do Conselho, assim, não existe oposição e cobrança e todos baixam a cabeça, afinal, o cara é um bilionário e compra todo mundo.

    O Presidente da Associação foi escolhido a dedo pois é amigo de décadas e obviamente não irá de forma alguma cobrar para defender os interesses do clube com seus 25%.

    E os outros investidores, bem, esses controlam o caixa fazendo aquilo que lhes convier, afinal, o dinheiro é deles mesmos.

    Tratam o CAM como se fosse um passa tempo de luxo, um brinquedo de gente grande.

    Eu sou a favor de greve geral de tudo… zero sócio torcedor… zero de produtos oficiais… zero de público em jogos como mandante.

    A torcida precisa mostrar algo para esses sacanas.

    Pagar sócio torcedor para quê se esse dinheiro só está indo para o bolso dos bilionários.

    Queremos jogador para disputar e não só participar.

  7. Bom dia Eduardo . A falta de transparência na SAF do galo é preocupante . Se pegarmos os valores da dívida em 2020 e analisarmos os valores divulgados , de despesas e receitas posteriores , a conta não fecha . A coisa começou a desandar quando “ o filho do dono “ resolveu virar protagonista .

  8. Bom dia xará e amigalos. Quem sabe o Arana, o Scarpa e talvez o Hulk também não saiam a preço de banana como o Battaglia. E fazem tudo sem explicação e sem mostrar a cara como bem disse o Guru. Finanças quebradas e um elenco esfacelado. Até o momento os “reforços” foram dois reservas do Palmeiras. Brasileirão esse ano começa mais cedo….

  9. Não falo mais de direção incompetente, sobre a qual desconheço as reais intenções,. Só estou aguardando, embora sem muita esperança, no que vai dar este imbróglio, que denuncio aqui há anos. Até torço pra que dê certo. Enquanto isso, ignorando o que se passa nos bastidores, apenas torcerei em todos os jogos, até que as coisas melhorem ou, quem sabe, alguém mais transparente compre esta SAF, como tem ocorrido com diversos clubes de futebol. Tudo porque aqui é Galo até morrer!!!!

  10. faltou a alusão à “piscina cheia de ratos”. Pois é o que parece que está acontecendo. 4 ratos, conselho deliberativo, presidente, diretoria, galoucura, etc… é muito rato mesmo.
    Porque o Ministério Público não investiga o ocorrido?
    Por mim, mesmo tendo consciência que sou menor que um grão de areia no deserto, não gastarei R$ 00,01 (um centavo) com nada, relativo ao meu querido clube, enquanto essa devassidão persistir…
    Minha útima esperança é que esta fase passe, com as ratazanas presas e o CAM retorne.

  11. Chega de improvisar, falam que Bataglia é um grande zagueiro, poxa levamos uma enxurrada de goals nos últimos jogos, concordo que ele é o nosso melhor meio campista, volta o homem pro lugar dele e contrate um bom lateral direito.Avante galo em 2025.

    1. Tá satisfeito?
      Com todo respeito, mas é esta passividade demonstrada por seu comentário que tem alimentado a SAF de fazer as mazelas e vagabundices com o torcedores

  12. A última fala do Rubens Menin parecia ele estar sentado num sofá após acabar de acordar, cara amarrotada, não disse nada com nada. Assim estamos nós torcedores amarrotados ,chateados, descrentes, para baixo…. Etc… Meu GNV não renovei em dezembro e não sei quando renovarei, esses últimos anos estávamos no nível de Palmeiras e Flamengo, com essas baixas já caímos de prateleira e vimos times de baixo crescerem a expectativa, por enquanto só expectativa portanto temos tempo de reagir antes da janela de transferência fechar.

  13. Se continuar desta maneira, o torcedor não irá ao campo.
    O torcedor ,apesar da paixão, está mais informado e não é bobo.
    Não entendo: “cadê o aporte dos donos da saf,o dinheiro do shopping, etc para amortizar a dívida?
    Como pode a dívida aumentar!!!!
    Em tempo: tem que trocar ,urgente, o Vitor do comando da diretoria de futebol.
    Não tem experiência e nem força de comando!!

  14. Salve Massa e Guru

    Eu decidi trocar as lamentações do dia a dia pelas ações e como forma de protestar sobre a falcatrua e mal caratice dos 4 ratos e seus fantoches, cancelei meu GNV.
    Sei que é uma atitude muito pequena e pessoal, mas se o torcedor atleticano que tem este plano fizer o mesmo, daqui a pouco, esta atitude diminuta poderá ganhar força e se tornar um protesto maior.
    Tb não comprarei mais produtos do clube e definitivamente não irei mais ao estádio ver os jogos.
    Estes bandidos conseguiram destruir em pouco tempo, a minha proximidade física do clube, mas nunca irão conseguir destruir o amor que tenho Galo, pois eles passarão e o clube permanecerá.

  15. Bom dia Eduardo e a todos! Chegamos num ponto, quase sem retorno. Ontem escutei um infeliz da 98FM, falando que o Galo tinha que reduzir os custos, baixar a folha para uns 6 ou 7 milhões, mesmo que amargar uma série B. Não sabe nada ou é Maria! Uma divida deste tamanho, só tem uma saída! Mais aporte e avançar aos máximos nos torneios, com um time competitivo para ter receita para bancar esta conta! Não canso de falar: Se a divida era de 2,2 bi quando da criação da SAF, e o aporte dos 4’Rs mais Daniel Vocaro foi de 1,8bi, mais a venda do Shopping 300mi, praticamente pagava a conta. Estamos devendo 1,4 bi? Mesmo com aumento de juros, inflação, depreciação, Guerra da Ucrânia, guerra de Israel, ESTA CONTA NÃO FECHA! Ou temos dinheiro debaixo do colchão ou tem angu debaixo deste caroço!

  16. Bom dia. Diziam aqui quando a SAF seria anunciada como sendo dos 4 ratos, que seria bom, uma vez que os donos moram em BH, são atleticanos, a torcida vai cobrar de perto, etc, etc. Entraram convencendo de que uma proposta do exterior era uma empresa sem lastro.
    Tudo isso hoje se descortinou. A falácia está aí p todos verem e nem vou perder meu tempo reescrevendo o que todos já sabem. Caímos feito pinto , na verdade nos jogaram no lixo como se isso fôssemos. A torcida não merece isso. Por mim, podem vender camisa barata, lançar manto da massa no preço que for: NAO COMPRO. Ahh e meu GNV não renovei. Uma banana p vcs seus SAFados, vigaristas e cretinos.

  17. Bom dia, Atleticanos, perdemos Paulinho, Zaracho e Battaglia e, pasmem, nosso maior reforço pra temporada será o Soteldo!?!? PQP 1000 X! É pra fazer qualquer um repensar mesmo. Estou por um triz pra entrar num ano sabático do Atlético. Confesso que estou no meu limite, já são 50 anos nessa luta, enfrentando fases e times terríveis, mas o que está acontecendo agora é diferente. É o Galo sendo esculhambado em sua essência. Que pena!

  18. “Ninguém é obrigado a prometer, mas feita a promessa tem obrigação de cumprir.”
    Está frase diz tudo. E olha que não foram poucas e muito animadoras promessas, desde antes da saf.

  19. Neste verdadeiro lodaçal , neste mar de lama que enfiaram o Atletico , os culpados são nítidos e visíveis , nao querendo caça às bruxas , mas os culpados desta situacão são notórios 4 rs, o presidente pau mandado, o inocente e angelical vitor, o conselho deliberativo , que dá aval a esta pouca vergonha. Após 2021 , quando o bom senso e a lógica sinalizavam empilhamento de titulos e conquistas , o que se viu, diariamente e ininterruptamente , o abandono do time, a politica de terra arrasada. Todos os dias, sem faltar, noticias ruins e lesivas ao galo , venda de bons jogadores e reposição longe, muito longe , de nos satisfazerem , com caetano enchendo o time de meias bocas e refugos trazidos por ele , de todos os lados. A divida , cujo unico objetivo estava a cargo deste grupo de milionarios estupidos , esta aumentando , e, agravando, com o patrimonio dilapidado. Chegamos aos dias atuais sem time confiavel , onde eté mesmo a estrela da companhia HULK , pede contratações . O estrago que aquele milito fez , não será fácil de resolver , fora da libertadores e ficando na serie A na bacia das almas. O atleticano tem todos os motivos pra estar infeliz e agoniado , sem perspectivas para o futuro , com estes pilantras no comando. Ministerio pubico, cadê voce?

    1. Prezado Evandro, os caras adquiriram 75% do patrimonio do Galo ( Arena e CT) e o elenco e assumiram as dividas do Clube. Então, quais as garantías foram inseridas no contrato de venda de que essa dívida sería quitada? Foi estabelecido prazo para a quitaçao? Foi estabelecido alguma penalidade em caso de descumprimento do prazo para quitaçao da dívida assumida pela Saf? A resposta é não, pois o Presidente do Conselho é um dos que compraram a SAF. Fizeram tudo do jeito que lhes interessava. Agora Inez é morra. Infelizmente

      1. Caro Domingos! Perfeito! Mais um motivo para não terem pedido a RJ (Recuperação Judicial) antes de se transformar em SAF, além da obvia que eles eram os credores! Teriam que pagar em 10 anos a divida! Como não o fizeram, estão tranquilos com esta administração no mínimo duvidosa e obscura. O que estão fazendo com o Galo?

        1. Com o time que estava não fluia, certo que tem o dedo do treineiro, mas a grande responsabilidade mesmo da SAF. Divida aumentada, terá que se fazer aporte pra segurar pepino, fato que aquela história de que quem comprou o galo e torcedor e blá…blá…blá… Muito antes existem empresários e negociantes. Talvez um pouco dos dois ingenuidade por estarem começando no futebol ou ma intenção mesmo.

  20. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Nada está tão ruim que não possa piorar. Já pensaram o Galo leva uma taca do Cruzeiro la no USA e perde na estreia do Mineiro para o time de Ubá? E o Gabigol ainda marca uns dois? Sei não viu? Essa participação do Galo em torneio nos Estados Unidos, com um derrota vexatória para o Cruzeiro e uma derrota na estreia do Mineiro, podem ser o gatilho que falta para detonar uma criar sem precedente. Padre Torga sempre alertava: Depois que os cavalos sairem do celeiro, pode ser difícil retorna-los !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading