Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Rodada sem ameaçar e premiando ao Galo

Com as atenções evidentemente mais centradas agora na decisão da Sul-americana, acordamos hoje levitando como caracteriza nossa Atleticanidade. A parte de baixo, cada dia mais distante de nossa paranoia e lá em cima só – ainda que muito difícil – a possibilidade daquelas duas vagas da fase preliminar da Libertadores. Que, caso se confirme o título da Sula, passaria a ser irrelevante. Ocorre que, como disse em caso de confirmação, então não podemos por enquanto desprezar a briga por essa disputa. Os resultados do meio de semana foram muito interessantes para o Galo. Faltam tão e somente seis rodadas, no caso do Galo sete jogos, tem o Fortaleza adiado da 16ª rodada.

Nossa distância para o primeiro na linha de rebaixamento é de sete pontos, o Santos que também deve uma partida, logo acima está o Vitória com seis pontos a menos que o Galo. Vale dizer, 18 pontos para tirar essa diferença, com todo respeito é algo inimaginável. Para o G6, que já virou G7 e pode até ser G8, são dez para a primeira possibilidade e cinco para a outra. Como temos esse compromisso a menos, cai para sete e dois cada, em caso de vitória sobre o time cearense na nossa casa no meio da próxima semana. Só que antes desse confronto vamos ter uma rodada completa neste fds.

O Galo vai a Recife. Para seguir nessa projeção, vou desprezar a zona de baixo, observando tão e somente a briga pela parte de cima. Se o fluminenC nos supera em dez pontos, depois o São Paulo apenas cinco, seguem nos Vasco e Corinthians com dois a mais que o Galo e todos com uma partida realizada a mais que o nosso time. Quero crer que o Galo tem amplas condições de vencer tanto Sport quanto Fortaleza, dias 8 e 12 de novembro próximos. Caso isso se confirme e uma série de combinações – favoráveis considerando otimismo – aconteçam, abrem se as cortinas e começa o maravilhoso espetáculo dos nossos sonhos.

Vejamos! O fluminenC joga fora aqui em BH, com o BBBzero que tenta se manter na parte de cima com vaga direta na Libertadores; o São Paulo em casa com o Bragantino; Corinthians também mandante pega o Ceará; enquanto o Vasco recebe o Juventude. Ao que imagino, todos os mandantes são favoritos, mantendo a mesma situação. Só que quando o Galo receber o Fortaleza, nenhum deles vai atuar, permitindo – reitero com otimismo – já superar o Corinthians e Vasco, aproximando então de dos outros dois que são fluminenC e São Paulo. Ai vem mais uma rodada, antes da decisão da Sula. Vamos até Bragança jogar com o Bragantino. Daí vamos lá, caso já tenhamos superado Corinthians e Vasco, que a título de informação, enfrentam São Paulo (interessante) e Grêmio respectivamente. Enquanto isso, se o SP tem o Corinthians, o fluminenC pega o flamídia. Olha nós ai na fita!

Depois restarão tão e somente quatro jogos para cada candidato a título, vagas de classificação e rebaixamento. No nosso caso, os concorrentes ao título flamídia e porcos. O time carioca dia 25, terça, exatas quatro noites antes da decisão da Libertadores e contra o mesmo verdão paulista que vamos jogar logo depois dessa disputa no dia – salvo melhor juízo – 3 de dezembro. Ambos na nossa Arena. Desses quatro confrontos, voamos para pegar o Fortaleza – essa partida pelo returno dia 30 de novembro – sendo que além de flamídia e Palmeiras, na rodada última recebemos também o Vasco (07/dez). Três jogos em casa e apenas um sem a Massa. Vale sonhar! Eu acho que vale sim, embora tenha total confiança na vaga direta através da conquista da Copa Sul-americana. Claro que trato e menciono o cenário ideal, mas – convenhamos – é um bom caminho.

Para fechar essa resenha, diria que se estou otimista, duas condicionantes me motivam para este estado de espírito. O primeiro e básico, quem me conhece é testemunha, sou sempre assim, acredito no Galo até o apito final. Se não der certo, xingo algum tempinho, nem rasgo mais nada ou faço doação de camisas e outros adereços. Sei que passa! Então essa é a primeira premissa. Se é absolutamente pessoal a outra eu creio que vem embalando muito Atleticano. O dedo do Sampaoli. Não era o meu preferido, confesso que preferia Vojvoda, pois os resultados – do Galo e do peixe – comprovam que eu estava errado. O argentino assumiu, penou e demorou a motivar o elenco que andava com o astral em baixa. Pois, não só por este jogo com o Bahia (o melhor sob sua batuta), mas vem mostrando um futebol solidário, competitivo e de resultados. Essas são minhas duas premissas para torcer, acreditar, confiar, e o que mais queremos, comemorar. Assim seja!

Em tempo: por falar em comemorar, aquele rubro negro carioca – time da mídia e da cbf – não quer saber de pegar o Galinho ou o Galão pela frente em competições nacionais de qualquer categoria. Vejam só, eliminamos o queridinho cheirosinho nos profissionais (CB), sub17 (BR)  e ontem no sub20 (CB).

*fotos: Pedro Souza/Atlético

33 thoughts to “Rodada sem ameaçar e premiando ao Galo”

  1. Boa tarde….eu fico aqui pensando…todo mundo aqui falando de barca…de tirar esse..aquele…etc. Alguém acha que a Diretoria está preocupada com a tal barca? Veja bem…um dos nomes unanimes da tal barca é o “Neto Bielrola”. No entanto ele é acionado em todo jogo e quando atingir o percentual de minutos ajustado no contrato vai ter que ser comprado. Se alguém da Diretoria estivesse com esse pensamento ele seria acionado? Tipo…comprar e depois vender? Estranho, né?

  2. Embora já tenha manifestado algumas descrenças aqui neste espaço democrático, também estou bastante otimista e ACREDITANDO muito que o Galo vai trazer o caneco no dia 22 e afastar de vez o rebaixamento, chegando até mesmo a um possível G-7 ou G-8. Não posso deixar fazer uma simples observação, quanto às duas análises: do Blogueiro e dos matemáticos da UFMG, porquanto a dos mestres em matemática, creio eu, devem se basear em cálculos levando em conta APENAS as classificações do momento (ressalvada a minha ignorância quanto aos reais métodos, mas nunca vi fundamentação para os números que mostram), enquanto que a do Blogueiro é FUNDAMENTADA, malgrado todos saibamos que em futebol não existe uma LÓGICA “exata”… De qualquer forma, e em qualquer circunstância, continuo ACREDITANDO, até porque o Galo “é o time da virada”, quase sempre! Vamos que vamos!!!

  3. Salve Massa e Guru

    Agora com o mar mais calmo, já tá na hora pensar na próxima temporada e ontem me chamou a atenção, o comentário abaixo, do amigalo Leonardo Mello:
    “Imagine como devem estar desesperados os cavaleiros do apocalipse, que vivem a reclamar do Galo, fazendo listas intermináveis de atletas que tem que estar na barca de 2026?
    Imagina se este time for campeão da Sul-americana? Como os cavaleiros do apocalipse irão reagir?”

    Com todo respeito à opinião do amigalo, mas fiquei preocupado se esta mesma opinião, estiver na cabeça de Sampaoli e até mesmo da diretoria.
    Não dá pra tapar o sol com a peneira e a tal barca é algo indiscutível e imprescindível, se quisermos ter um ano diferente deste que está terminando e se quisermos ter a volta do protagonismo e fazer boa campanha no BR, na CB e na liberta em caso de vir a classificação.
    Jogadores como :Biel, Caio Paulista, Jr. santos e Gabriel Menino, Isaac pelo que vejo nas conversas são unanimidade e já podem embarcar.
    Há aqueles ainda que estão na porta da barca por serem contestados, mas ainda podem ser recuperados pelo mágico el carecone tais como: Renier, Igor Gomes, Natanael, Fausto Vera, Roni.
    E ainda há 2 jogadores que grande parte da torcida torce o nariz: Jr. Alonso e Scarpa.
    Estamos falando de 13 jogadores e ai surgem as perguntas:
    – Onde arranjaremos dinheiro pra mandar embora esta quantidade de jogadores?
    – Estes jogadores têm mercado para que possamos livra-nos deles?
    – O clube está disposto a fazer uma reformulação tão brusca no elenco?
    – Temos jogadores já identificados no mercado para estas reposições?
    – Qual será a economia que a saída destes jogadores vão pesar na folha de pagamento?
    – Sampaoli e a diretoria vão finalmente dar oportunidade pra base como alternativa à estas saídas?
    – Sampaoli vai ter a autonomia de pedir reforços e os receberá?

    Muitas perguntas, mas de uma coisa tenho certeza, para fazer esta reformulação, mesmo que não seja nesta totalidade, precisaremos de gente competente e que entenda de futebol, pois os que estão no clube hoje são fraquíssimos e já deram mostras de sua incapacidade.

    1. JBHGALO!
      Não se apoquente com a manifestação do amigalo Leonardo.
      O time do Palmeiras, que hoje pratica o futebol mais consistente jogado no Brasil, tem barca todos os anos. Cada ano um time diferente! Renovação é o lema do treinador Abel! É o que precisa a Diretoria do Galo seguir…..O que foi bom ontem, hoje pode estar estragado. Sigamos….
      Abraço.

    2. Perfeita a sua análise, JBHGalo, concordo em ipsis litteris. O ano do Galo foi muito, mas muito abaixo do que se esperava. Temos uma folha salarial pesada, mas o desempenho em campo foi o oposto do investimento feito.

      Vamos, sim, comemorar muito se vier a Sula (e queira Deus que venha!), mas uma análise criteriosa desse elenco é indispensável. E, sinceramente, acho pouco provável que Victor, Bracks e CEGA tenham condições de conduzir isso como deveria. Neste momento, confio bem mais no Carecone para pensar o elenco de 2026 do que nesses aí.

    3. Eu acho que o próprio Sampaoli já está esvaziando esta barca, já que ele mesmo está conseguindo recuperar jogadores. Claro que ele irá pedir contratações. Mas acredito que também vai manter aqueles que ele está recuperando o seu futebol.

  4. Bom dia.

    E o Sub-20 hein? Quem diria!

    Quanto às projeções, eu prefiro acompanhar uma rodada de cada vez, vendo o GALO subir na tabela de classificação. O bom é que já tem mais times no rebolo da briga pra não cair.

    Olhando rapidamente os jogos que faltam para as equipes de baixo da tabela, me dá
    a impressão de que o vitória não vai cair.

    Abraço

  5. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Ontem assisti o jogo do Sub 20 Cintra o Flamengo pelo Sportv. Fizeram uma limpa no sub20, dispensando 15 jogadores. Melhorou muito. Tem um afriacano ( Cisse) que embora tenha perdido a bola que resultou no primeiro gol do Flamengo, o cara joga muito. Meio campista( camisa 8 dos baos). Tem um ponta ( Murilo) que já muito. Agora o João Marcelo, embora tenha feito a cobrança do pênalti decisivo, é fraco. Muito fraco. Tipo Guilherme Santos e outros foguetes molhados. E o Iseppe? Do mesmo naipe que o atual Bernard. Finalizando: parabenizar a SAF pelas mudanças que fizeram no sub20, mudou da água para o vinho, principalmente no quesito VONTADE, EMPENHO. Os caras até perderam o jogo, mas raça não faltou.

    1. DOMINGOS SAVIO!
      Também assisti o jogo do sub-20. Realmente, o Cisse jogou muita bola. De longe, o destaque do time do galo. O João Marcelo só tem porte físico, mas de uma inoperância no campo de jogo que dá dó. Embora tenha sido o responsável direto pela classificação do sub-20 pelos 2 gols feitos na primeira partida, não empolga. Mas como “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, pode ser que possamos queimar a língua. Já o isepe, tecnicamente é um bom jogador, mas me pareceu sem brilho para agregar algo ao time profissional. Os 2 laterais, para mim, são fraquissimos, precisam melhor muito para serem soluções que procuramos. Passamos aperto, sem necessidades, pois o João Marcelo e o isepe, perderam ótimas oportunidades para aliviar a disputa por pênaltis. Mas melhoramos muito comparativamente a tempos atrás.
      Abraço.

    2. Você se esqueceu de citar aquele reforço suplicado por mim, o santo padroeiro desse nosso Canto do Galo, o icônico Padre Torga, no momento de maior aflição!!! Quanta ingratidão meu amigo! Parece mirar-se no exemplo daquele menino travesso, aluno do Colégio Dom Bosco de Araxá, que tanta mágoa causou ao doce Franciscano. Vá de retro, herege!

    3. Permita-me caro Domingos, essa limpa tem de continuar e a decisão está com o Luís Carlos. Explico: Não sei se vc percebeu o time não tem padrão tático,o coletivo não existe e só passamos pela individualidade de alguns garotos. Podemos até bater CAMpeão já q os clubes q restaram estão no mesmo nível e/ou até um pouco mais abaixo do quê o GALINHO , porém se continuar com o zaguismo do zé prancheta, na Copa São Paulo vamos cair de novo p um time de empresa. Aguarde…
      Em tempo: Pedro Cobra deu mais uns três meses ao Zago e despachar essa entidade nojenta em qqr competição – birosca, cuspe a distância, dedo no olho ,etc … – é sempre muito bem vinda. Tirante a isso, q futebol paupérrimo, sem graça e sem futuro vem apresentando o time do Zago.
      Forte abraço, um ótimo final de semana.
      Saudações Atleticanas

      1. José Roberto, concordo plenamente em relação ao Comando técnico e a falta de padrão de jogo. Antes do Flamengo fazer aquele segundo gol, em dois escanteios anteriores, os jogadores do Flamengo cabecearam livres. Terceira vez na cadeia, sinal de forca!

  6. Bom dia, Atleticanos, no fim de temporada que desejo, além do título da Sulamericana, vencemos aquele time sujo e corrupto, os mulambos do rio, no dia 25/11 e tiramos essa carniça da briga pelo título brasileiro. Seria um fim de ano maravilhoso! Parabéns pro sub-20 ontem, que tal qual o sub-17 e os profissionais na Copa do Brasil, eliminou essa desgraça de time do rj. GALO SEMPRE! SAN

    1. Bom dia Barros, vivemos tempos estranhos. Depois de ver o Reinaldo com os dentes escancarados se dizendo frustrado por não ter jogado no time onde teria mais visibilidade, ontem o Breno Galante em sua Live rasgando elogios ao Zico. Que atleticanos são estes que idolatram Zico e que se frustram por não ter conseguido jogar no Flamengo? Tenho consciência de que minha opinião, não tem relevância alguma, mas Reinaldo e Breno Galante, eu tô fora, pois afinal sou seguidor da filosofia do Padre Torga: AMIGO DO MEU INIMIGO É MEU INIMIGO!

      1. Bom dia, amiGalos!

        Vou me meter aqui na conversa que não fui chamado. Me incomoda demais essa história da mídia querer empurrar o Zico como “ídolo nacional”. O cara nunca ganhou nada importante pela Seleção e, na real, mais atrapalhou do que ajudou!

        Zico é ídolo pra flamenguista, do mesmo jeito que o Reinaldo é pra atleticano, o Sócrates pro corintiano e o Tostão pro cruzeirense. E ponto final. Mas é só minha opinião, que, como sempre, não vale muita coisa.

        Abraços a todos e Viva ao Galo! A Sula Miranda é logo ali! #EuAcredito

  7. O PAREDÃO

    EVERSON terá sido injustiçado na convocação para os amistosos da Seleção Brasileira. O bola da vez foi o goleiro corintiano e Everson, o melhor goleiro em atuação no Brasil, que engula esse gato de ré…

    A propósito, Everson terá bela história no futebol. Começou nas categorias de Base do SP e depois foi ralar em times no Nordeste onde jogou todas as Divisões (D, C, B e A). Do CEA foi para o SAN e para o CAM (Set20), naquela formação do Elenco 20/21 por Sampaoli que tanto deu certo…

    Em 21, com os títulos de Campeão Brasileiro e Copa do Brasil pelo CAM, foi o Bola de Prata e melhor goleiro naquela Temporada. Em 22 foi Campeão da Supercopa do Brasil e seguiu papando títulos no Estadual com cinco conquistas (21 a 25), e mais outras haverão de vir…

    No Galo acabou convocado para a Seleção Brasileira e, para quem já ralou na Série D, vestir a Camisa Canarinho representa um feito pessoal que precisa ser reconhecido, mesmo que esse ou aquele Torcedor Atleticano não seja fã da Seleção e bem sabemos os porquês…

    A despeito de tudo, Everson terá todos os predicados para envergar a Camisa 1 da Seleção, como entendimento do futebol moderno, com ótima saída de bola com os pés, inclusive para assistências e gols, e reflexo apurado para guardar a meta em nível de excelência como a dele no desempenho atual no Atlético, faz tempo…

    Terá ainda boa liderança no vestiário, assim como fortaleza mental para lidar com maus momentos que acontecem com vida de qualquer jogador, com ele inclusive…

    Que EVERSON siga performando numa crescente e ajude o Atlético a conquistar a SULA para alçar a condição dele de ÍDOLO NO ATLÉTICO com um título internacional que fará dele um dos jogadores atleticanos que mais conquistas de peso tiveram…

    E Viva o GALO!!!

    Ps: na zona mista no Pós-Jogo contra o BAH, EVERSON deu a letra sobre a Meta Atleticana no resto da Temporada 25: “(…) “A meta é chegar na Sul-Americana com o Brasileiro resolvido…”…

    1. Duas colocações:
      1) Foi campeão em todas as divisões nacionais. Desde a D, C, B & A (essa pelo nosso time);
      2) Eu, EA, não quero um único jogador do Galo servindo a essa desgraça cbf.

      1. ÁVILA,

        Bela e rica história no futebol do PAREDÃO, o melhor goleiro do Brasil…

        Que EVERSON traga a SULA e levante com o HULK esse Caneco!!!

        Seremos Campeões!!!

        EU ACREDITO!!!

      2. Em tempo:

        1. Sabia que EVERSON tinha jogado em todas as Divisões (D, C, B e…). Não sabia que ele tinha sido CAMPEÃO em todas, o que deixa a História de Everson mais linda e rica que a princípio imaginei…

        2. Precisa “ combinar com os ursos”…

      3. Porque tanta mágoa nesse seu coraçãozinho? Pelo visto já se esqueceu de um dos principais ensinamentos de Padre Torga: “Amai seus inimigos como a si mesmo”. Herege!!!!

    2. Ernest, na minha amargurada opinião, o Everson tenha deficiência nas saídas do gol nos cruzamentos das bolas cruzadas na área. Geralmente fica atarrachado debaixo do gol.

    3. Ernest
      Vou cometer uma heresia: Tecnicamente, Everson é o melhor goleiro que já passou pelo Galo, muito a frente de Tafarel, Veloso, João Leite. e outros por ai Melhor até que Victor. Pesa a favor de Vitor a defesa do pênalti da liberta.

      1. Caro JBHGALO,

        Se me permite, pesam a favor do Victor AS DEFESAS nos pênaltis da libertas.

        Tijuana… Alí na hora do pênalti, pensei:’De novo!’. Prá nunca esquecer.

        New old boys … Classificação para finais

        Olímpia… Maior título do GALO!!! ( Na minha opinião).

        Grande abraço.

    4. ERNEST!
      Bela postagem! Ainda tem atleticano que não reconhece o valor do Everson para o time do galo! Hoje, não tenho dúvidas de afirmar, que é disparado o melhor jogador do galo neste ano. Muitos dizem que ele é fraco, mas fraca é a memória daqueles que não lembram das atuações salvadoras de um dos maiores goleiros da história do galo. Gratidão ao São Everson.
      Abraço.

      1. Caro Ângelo, bom dia.

        O Everson melhorou muito mesmo esse ano, e se foi criticado ( por mim várias vezes) , é porque não estava bem.

        Creio que as duas disputas de pênaltis vencidas pelo GALO esse ano, com defesas dele e também batendo pênaltis, deram a ele muito mais confiança. Noto isso assistindo aos jogos na arena, pois na draga que o time estava, ele foi se transformando em um líder, sempre chamando a atenção e orientando os colegas em campo.

        Grande abraço pra você.

      2. Até tu Ângelo? A carraspana da memória fraca foi de uma civilidade lapidar! O seu eufemismo foi genial. Mas eu entendi o real significado de ” memória fraca” kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading