Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A rodada de amanhã define o planejamento do Galo para 2018

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Felizmente, nossa sexta-feira esteve amena e passou incólume, sem que as especulações colocassem em pauta nomes de jogadores – que a exemplo do dia anterior – tiraram sono e humor do Atleticano. Afinal, amanhã, com o Horto lotado, vamos em busca do único milagre reservado para 2017. Acostumados com as defesas de penalidades de São Victor e com viradas épicas na gestão de Levir Culpi, o Torcedor espera um final de ano feliz para projetar 2018.

Cumprida a missão, com ou sem o final desejado, aí sim vamos projetar (para a diretoria a ser eleita, vale dizer, planejar) a próxima temporada. Temos três situações pela frente. Se não der a vaga na Libertadores, recomeçar. Se der a pré, consertar a nave quase que em meio ao voo. Se der, não é impossível, a vaga direta, temos que respirar e trazer reforços pontuais e jovens com vontade de mostrar serviço. Chega de figurões que na hora do “vamu vê” escondem o pezinho na dividida.

Quando digo que não é impossível a vaga direta, não é puro delírio. Se já virou G-8 e pode até virar G-9, sabe-se que aos brasileiros são destinadas duas vagas na pré-Libertadores. Sendo o G-6 inicial, caberia ao quinto e sexto colocados. Com o inchamento, em função das vagas das Copas do Brasil, Libertadores e agora a possível Sul-Americana, serão o sétimo e oitavo, ou no segundo caso, o oitavo e nono. Ora, se o Galo chegar em sexto na primeira opção ou sétimo na outra, a vaga seria na fase de grupos. Então…

Imaginem se isso ocorrer, essa Cidade do Galo, a exemplo de tantas outras situações parecidas, vai parar de domingo para segunda. Afinal, aqui quem manda é o Galo, consequentemente, a cidade respira e festeja ao ritmo do Atleticano. Parece impossível, mas não é. Basta aquela confusa combinação de resultados vingarem em no mínimo 75% do que temos dito aqui, ou seja, três entre quatro resultados. Vasco, Chapecoense e Botafogo não vencerem seus adversários e Flamengo ser derrotado pelo Vitória. Se todos, vamos ao sexto, se três, vamos à sétima colocação.

Imagem: internet

Aqui é Galo, por#@!. Tudo é mais complicado, mas no final Ele está conosco. Ao contrário do que quis insinuar um malinha que, felizmente, sumiu. Sem deixar, ao contrário do que ele mesmo tenta sugerir, fazer críticas na direção, no comando técnico e em jogadores. Quando assim, em minha modesta avaliação, entender. Por isso mesmo, o espaço é aberto a todas as manifestações.

Prefiro ser otimista e acreditar que amanhã será o nosso melhor dia deste 2017, a ficar depressivo e buscando culpados. Claro que a responsabilidade maior é da direção, que escolheu treinadores aos montes nos últimos tempos e errou feio no penúltimo deles. Ela também que tem responsabilidade no envelhecimento do elenco, a meu juízo, o grande responsável pelo fiasco da temporada. Não será isso que me fará torcer contra, ao contrário, quero sonhar e pensar no 2018. Com Libertadores, claro!

Antes de encerrar, duas considerações acerca da referência repetida sobre o nosso rival e, especialmente, os jogos frente ao Vasco e Botafogo. Em primeiro lugar, peço que reconsiderem a afirmação feita na semana passada dando conta de que jogador teria insinuado entregar os jogos para prejudicar o Galo. Infantilmente, coisa que sempre prezei, fui induzido por fonte de fato que não existiu. Faço minha reconsideração.

Entretanto, a primeira das partidas – domingo passado frente ao Vasco – abre brecha para este tipo de especulação. Que a próxima seja diferente. Já a outra, diz respeito ao que manifestei ontem, quando disse que o Galo teve brio – jogou e venceu o Palmeiras na rodada 38 do Brasileiro de 2007 –, abrindo a vaga para o nosso rival na Libertadores de 2008. Outro mala, que adora ler sobre o Galo, questionou o fato e mostrei a ele os fatos. Segue neste post os resultados da rodada e a classificação final daquele Campeonato Brasileiro.

30 thoughts to “A rodada de amanhã define o planejamento do Galo para 2018”

  1. Quanta JABADAGEM!!.
    Se vc ñ quer fortalecer a torcida pelo melhor para o CAM, fica na sua anasteziado, molengão. Esse time atual é ruim demais, isso é matemático, se ñ fosse técnico. Tem já 2 anos. Esse time tem q ser desfeito…Essa mentalidade de vestir a camisa e ter apoio incondicional tem q ser neutralizada. É MENTIRA, nunca existiu a história q a torcida sempre apoiou. Eu sou testemunha viva, torço desde sempre. A Massa nunca avalizou jogador medíocre, muito menos TiME medíocre. Essa base ñ pode ser mantida. É FRACASSO. Eu acredito o caralho. Marques, Valdir e Guilherme eram JOVENS e eram BONS jogadores qnd vieram para o CAM. Sobre R10, sem palavras sobre o qnt sou agradecido por esse CRAQUE ter atuado com a camisa alvinegra…A AURA VENCEDORA! MAGIA! Um Rei potencializado!
    FORA JABAZEIROS!!!Fora boi cansado. Fred ñ é dono do CAM!
    Queremos TIME pra lutar no Br18.

  2. Concordo plenamente. O Atlético sempre recuperou jogadores desacreditados. Só pra citar alguns: Marques, Valdir, Guilherme (centroavante que veio do Vasco) e até mesmo R10. Nossa torcida sempre foi de apoiar, depois do título da Libertadores estamos um pouco “arrogantes”. No início todo mundo falava que o elenco era um dos melhores, já agora ninguém presta. Concordo com a galera que o elenco tem de ser rejuvenescido, mas trazer qual jogador jovem para atuar no nosso Galo? Clayton foi contratado a peso de ouro e é jovem, não teve um bom ano aqui. Sou a favor da utilização de jogadores da base, que sinceramente, não são piores do que esses jogadores Brasil a fora. Sou a favor também dessas estrelas reduzirem o salário (Fred, Robinho e Elias) ou então negociar um ou dois deles. Creio que o nosso time não é tão ruim assim, tanto que cresceu nessa reta final, creio também que as escolhas de Roger Machado e Micale para treinadores foi um desastre. Oswaldo não é um grande treinador, mas também não está entre os piores. O trabalho tem que ter continuidade. Cuca é um exemplo disso aqui no Galo em 2011, se lembram? No mais, saudações alvinegras e rumo a Libertadores 2018.

  3. Boa tarde caro Eduardo e massa atleticana!
    Tenho a convicção e a certeza que vamos nos classificar para a libertadores, podendo até mesmo ser na fase direta de grupos, mas se vier a pré não me incomodo, pois fará com que o time inicie o ano mais ligado e sabedor que só prossegue com muita luta e perseverança, pelo pouco tempo que terá para a preparação. Tudo pode acontecer nessa rodada, será eletrizante, tanto em cima, como em baixo e espero que os resultados sejam favoráveis ao nosso Galo. Virando a página, falo agora da contratação possível do Arouca. Eu fui reticente e contra, mas ouvindo um comentarista esportivo experiente, cheguei a conclusão que não será ruim de tudo. Sabemos que o jogador nestes dois últimos anos quase não jogou, mas devido uma contusão seria que teve e quando recuperou, o Palmeiras estava cheio de volantes em plena forma, fazendo com que ele não tivesse muita oportunidade e isto é normal num time, onde o elenco é excelente e quem vem de contusão fica difícil jogar. O Arouca é sem dúvida nenhuma, melhor que todos os volantes que o Galo tem hoje (Adilson, Yago, Roger Bernardo, Gustavo Blanco). Ele é um jogador que na sua forma vai ser muito útil ao Galo, pois além de saber sair jogando, é também muito bom na marcação. Lembro que quando contrataram o Pierre pitibul, era a mesma rejeição, uma vez que tinha também uma sequência de contusões e estava na reserva no Palmeiras. Chegou aqui, começou a entrar, agradou e não saiu mais, caindo nas graças do torcedor. Vamos ter paciência, pois o jogador tá vindo de graça e não devemos descartar, pois pode também dar certo. Saudações atleticanas!

  4. Aos chorões de plantão denegrindo o Arouca, Cortez campeao da liberta tava indo assinar com o Nautico e o gremio o buscou, lembram do Jael? Campeao tambem, antes de criticarem todos pensem futebol nao e 1 + 1 = 2. Eu acredito, por isso so posto de vez em quando cheio de chorão aqui. Saudacoes Alvinegras fe um verdadeiro atleticano.

  5. Amigo Eduardo. Mais uma vez, venho expressar minha indignação com a diretoria do Atlético. Parece que pelo andar da carruagem, vamos ter muito mais, do mesmo para o próximo ano. Robinho renovado jogando com Fred, pedimos jogadores novos e contratam Arouca. Se é pra renovar, estamos começando de mau a pior. Onde está a muleca dsa da base. Alguém pode me dizer por que não contratar o Rodrigo Santana, técnico da URT? No começo desse ano, disse aqui do professor pardau e sua trupe, e deu no que deu, agora estamos caminhando para o mesmo desfecho. Haja coração para tanto sofrimento, e Freud para compreender tanta idiotice. Restamos perdidos.
    Abraço.
    Que venham os reforços jovens e com garra. FORA ESSE BANDO DE SANGUE SUGAS que se dizem atletas do Galo. Tchau Robinho, Fred, Elias, Cazares.

  6. Boa tarde a todos. Temos que ser otimistas sim no resultado do jogo de amanhã, afinal o Grêmio vem a Belo Horizonte com o time sub-19 que provavelmnte vai jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Um resultado adverso para o 3º time do Grêmio é para fechar todo o departamento de futebol e mandar todo mundo embora. Então não dá nem pra pensar em outra coisa a não ser golear este time. Quanto aos outros jogos não conto com vitória das MARIAS e muito menos empate contra o Bota. Assim, sobram 3 resultados para nos favorecer. Acho que vai dar pra classificar sim. Confio mais no Oswaldo de Oliveira do que no time……

  7. O histórico do Galo sempre foi de time que joga com raça, mesmo quando perde.
    Perdemos isto, em 2017. Alguém tem coragem de gritar ´´eu acredito´´ com Robinho, Fred, Elias, Marlone e Rafael Moura em campo ?

  8. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Amanhã o nosso destino estará em jogo. Se pintar uma vaga na LA, ótimo, embora não acredito mais. São muitos raios que deverão cair num mesmo lugar. Independentemente de qualquer situação, é vida que segue…
    As minhas expectativas vão além de uma vaga na LA. Minha ansiedade é ver passar essas “benditas” eleições e que seja iniciado o tão sonhado Planejamento para 2018.
    Que venham contratações pontuais e de jogadores jovens. Todos sabem que a grana está curta; saber gastar é fundamental.
    A saída de Carlinhos Neves foi ótima, profissional velho e ultrapassado, além de aliviar a folha de pagamento (dizem que seu salário era altíssimo). Com isso, abre espaço para um profissional mais atualizado, jovem e com muito gás.
    Vamos torcer e secar adversários, essa é a nossa missão.
    Saudações

  9. Bom dia Eduardo, e aos demais frequentadores ilustres deste espaço Atleticano!

    Se o Sette Câmara já começou o “planejamento” para 2018, já começou mal. Vi em matéria de outro portal que Arouca está perto de assinar com o Galo, só falta fazer os exames médicos. Mais um pro nosso asilo! Jogador velho e bichado, péssima contratação. Vai fazer uma bela dupla com o outro “vovô” Elias, isso se conseguir ficar mais de duas rodadas fora do dm. Tantos jogadores bons e mais jovens dando sopa por aí e nós vamos atrás de refugos de outros times. E os nossos adversários vão se reforçando. Êh Galo, se continuar assim, 2018 será uma versão piorada de 2017. Oremos!

    Com relação ao jogo de amanhã, acredito que o Galo seja sim capaz de vencer o Grêmio. Vencer no campo é outra história. Espero que os nossos atletas joguem com dignidade e respeitem a torcida. E já vou na Casas Bahia comprar uns cinco secadores, pois vamos precisar e muito. Creio que o Vitória vai vencer o time da Globo, e que pelo menos mais um dos nossos concorrentes vai tropeçar. Mas de nada vai adiantar sem a vitória em BH.

    Pra cima deles Galo!

  10. Bom dia massa! Prezado Eduardo se o Galo pegar essa vaga, qualquer q seja, da libertadores corta esse papo furado de parar a cidade. Repito o que já disse antes aqui: não estará fazendo mais que a obrigação!!! O Atleticano de verdade tem que parar de ficar comemorando resultados, gols, classificações como se fosse título! Acho ridículo é menospreza a história do time quando essa diretoria coloca camisa de jogador em sala de troféu! E pior que tem torcedor que ainda cai nessa. Os jogadores tem q honrar e pegar essa vaga sim, caso contrário tem q invadir o ct e comer essas porra de porrada pq sofrimento foi mato o q fizeram com o time esse ano! Agora comemorar classificação sofrida a ponto de parar a cidade??? Menos…muito menos!

    1. Boa tarde, Jorge.

      Concordo plenamente quando você diz que a vaga na Libertadores não é mais que obrigação. Esse grupo de jogadores, salvo algumas exceções, não merece de forma alguma ser celebrado, inclusive meu sonho é ver vários deles indo embora do Galo, com ou sem vaga. Mas não posso concorrer com invasão de ct e incitação a violência contra jogadores. Por mais que tenham falhado conosco, ainda são seres humanos e merecem respeito. Futebol é esporte, não guerra.

      Saudações atleticanas!

  11. bom dia Eduardo e massa,as marias abriram as pernas para o vasco e vai abrir para o foguinho,elas adoram abrir as pernas principalmente para prejudicar o galo,mais se em 2018 for continuar com Robinho,fred,Leonardo silva,elias e as barcas que voltam Patrick,danilo,yuri e começar mau o planejamento,agora falam em outro aposentado do dm,arouca,que piada e esta,queremos jogadores novos e com vontade de ganhar,nao velhos e cansados,reage galo,vai galoooooooooooooooooo.

    1. Boa Tarde amigos. Assisti os melhores momentos das marias contra o vascu e não pareceu ter aberto as pernas, tanto que o Martin Silva foi o melhor em campo. O Galo tem que fazer a sua parte, pois pelo menos dois adversários desses vão tropeçar. Gallooooo!

      1. Me desculpe, mas você não é Atleticano nem aqui, nem na casa das marias… A gente erra até o nome da nossa mãe, mas jamais diríamos Galo com dois LL. Aqui é Galooooo!!! ?

    1. Vou torcer por uma reformulação completa milagrosa, q alguém lá tenha conhecimento, vontade e poderes para tirar de lá aqueles q tratam a Cidade do Galo como spa, zona de conforto, mesmo que a torcida esteja iluda mais uma vez com a esperança de uma nova temporada, mas com os mesmo personagens, a clássica definição de loucura de Einstein.

  12. A expectativa do Galo para 2018 está excelente. Já temos o Robinho, o Fred, o Elias, o Léo Silva (felizmente estamos nos livrando do Rafael Moura) e vamos ter ainda o Arouca. Quer notícia melhor? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Eduardo, estão desmontando toda a estrutura profissional existente no galo, vai começar do zero e com um treinador muito ruim, com uma diretoria cria da atual, que foi e é horrível, um desastre, não vislumbro nada de bom para 2018, salve-se quem puder.

    1. Caro amigalo, como você é pessimista hein? A reformulação tem que ser feita e deve tá falando da saída do preparador físico Carlinhos Neves. Muito bom.profissional, mas tá esgotado e precisando de descanso. Sendo assim não estava dando o seu melhor para o elenco. Temos que melhorar e muito a parte física, que ultimamente tá deixando a desejar e é por isto que o responsável tá saindo, não por incompetência, pois sabemos que ele tem e muito, mas chega um tempo que o cara acomoda e a substituição tem que ser eminente. Agora é contratar um profissional competente, para que a preparação física chegue nos eixos e que possa o time em 2018, tá na ponta dos cascos. Quando vai assumir uma nova diretoria, apesar de ser da situação, mudança também existem. Esperamos que elas sejam para o bem e as coisas possam engrenar. Saudações Atleticanas!

      1. A parte física depende de 2 coisas: 1. do planejamento bem feito dos profissionais da área e 2. da aplicação pelos atletas nos treinamentos, o que te dá a certeza q o problema é só do primeiro?

        Existe treinar e treinar e esses jogadores não merecem benefício da dúvida, principalmente depois de humilhar a torcida na final da CB2016.

        ps. um iludido sempre vai considerar qq crítico, independente da qualidade dos argumentos de pessimista.

  14. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Uai, blogueiro! De tropeço em tropeço, combinados com os confrontos com as marias (que foram feitos para nos alegrar e dar uma trégua nas frustrações), estamos chegando ao fim da temporada. Estou divido entre
    sentimentos bem distintos. Alegria e expectativa de que teremos uma nova temporada MUITO ACIMA dessa e que ela termine logo. Desânimo porque depois de domingo começa o período mais chato do ano. Sem futebol é dureza! Sem Fred e Elias, e outros, em campo pra gente xingar é preciso descontar a raiva em alguém. Sem problemas, né? O meu otimismo irracional já encontrou um bode expiatório para o que aconteceu nessa temporada. Carlinhos Neves. Ele não conseguiu fazer o time ter o rendimento físico necessário. A culpa foi dele e pronto. Agora vamos passar as férias aguardando que chegue um grande preparador. Que ele ofereça uma boa ração aos bois cansados e eles queimem nossas línguas, voando baixo e fazendo uma chuva de gols em 2018, isso sem levar nenhum. Ô sonho… E sigo daqui fazendo as contas. Nem minha professora Dona Luciula, com a varinha que ela carregava (aquilo era delicadeza na educação), conseguiu me prender tanto a matemática, quanto esse time… Vai Galooooo! ?

    1. Amanhã será sim o melhor dia do Galo em 2017 e realmente daqui pra frente sem jogos do Galo é dureza. Sem Fred e Robinho pra gente xingar.
      Mas o importante é manter o Oswaldo
      Assim teremos chances. Eu acredito no título da Libertadores 2018 por mais improvavel que possa parecer agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *