Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogo decisivo que marca despedidas em uma temporada frustrante

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Encerrando a gestão Daniel Nepomuceno, na tarde de hoje, o Galo busca outro milagre. Pelas condições do adversário, temos que vencer e com propriedade. Mas, concomitante à nossa partida, devemos ficar de olho nos jogos de Flamengo, Vasco, Botafogo e Chapecoense. Que situação chegamos! Do primeiro, o rubro-negro carioca, o único bom resultado para nossas pretensões é sua derrota para o desesperado Vitória. Aos baianos, vencer é a única garantia de escapar do rebaixamento.

Aos outros três que o Atleticano deve secar, basta um empate ou derrota. Vale dizer, nas partidas do Vasco, Botafogo e Chapecoense, entre nove resultados possíveis, seis nos ajudam. Explico. São três jogos e três possibilidades em cada delas. Vitória, empate e derrota. Se empatarem ou perderem, as portas se abrem para o Galo. Como disse ontem, se nestes jogos os Deuses nos ajudarem, pulamos para sexto lugar. Mas, se nos ajudarem em apenas três, pulamos para o sétimo; caso sejam dois, vamos ao oitavo. Ainda tem aquela questão de G-8 ou G-9, que define vaga direta ou na pré-Libertadores.

Quando me referi acima sobre o fim da era Nepomuceno, não quis e jamais pretendo fazer apologia contrária à sua gestão. As críticas que julguei evidentes, as fiz neste espaço sem qualquer dissimulação ou rodeio. Também será a despedida de Carlinhos Neves, tão festejado tempos atrás, que nos últimos tempos vem sendo criticado. Ainda Domenico, que assumiu o encargo da Superintendência de Futebol. Cumpriu bem a dura missão. Todos merecem respeito e consideração e pretendo – durante o recesso – postar separadamente sobe cada um deles.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Quanto ao time que Oswaldo de Oliveira colocará em campo, conforme seu perfil desde que assumiu o Galo, não tem segredo ou mistério. Bremer, a exemplo de partida anterior, vai atuar do lado direito e Adilson reassume a condição de volante de contenção. Ele vinha perdendo a posição para o jovem da base Yago, mas o jogador se machucou durante a semana e está fora da partida.

O adversário, ainda de ressaca da recente e merecida conquista da Copa Libertadores, manda um time sub-19 a Belo Horizonte. A condição de favorito do Galo é iminente, mas convém ressaltar que entramos favoritos contra Atlético do Paraná, Bahia, Chapecoense, Santos, Vasco, Fluminense e Vitória, aqui no Horto, e perdemos para todos. Da mesma forma, com Palmeiras, Botafogo, Ponte Preta e Sport, aqui em casa, empatamos. Então, cautela, temos de fazer a nossa parte. Um olho no Horto e o outro no aplicativo da rodada.

Ontem até disse aqui, contestado com a prudência conveniente de leitores, que caso o Galo consiga a vaga direta, Belo Horizonte iria parar para comemorar. Evidente que foi linguagem figurativa, até pela minha condição de momento, não poderia aproveitar alguma festividade. E fazer festa pelo Galo sem a minha presença, seria crueldade. Já consegui – conforme relatei – autorização com restrições para ir ao Horto hoje. E quero ir buscar a vitória e, com muita fé, a vaga na Libertadores.

Para essa possibilidade, peço permissão ao caro leitor para registrar publicamente meu agradecimento ao Dr. Emir Cadar. O ex-presidente do Conselho Deliberativo do Galo, gentilmente, me cedeu vaga no estacionamento do Independência para possibilitar meu deslocamento e acesso. Uma das regras da médica é descer do carro e pegar o elevador para o local de ver o jogo.

Emir, Cônsul da Síria em Belo Horizonte, é um bom amigo dessa minha vida Atleticana. Companheiro de viagens ao exterior para ver o Galo, assistimos aos jogos no mesmo setor, e é ainda leitor assíduo deste minifúndio Atleticano. Homem que se destaca em sua luta pela paz na Síria, liderou várias manifestações neste sentido na Cidade do Galo, conhecida também como Belo Horizonte. Deixo aqui meu registro de reconhecimento.

25 thoughts to “Jogo decisivo que marca despedidas em uma temporada frustrante”

  1. NÃO torço p framerda por nada neste mundo, aliás torço sim, p q esta me**a se exploda!
    Éhhhhh… nepomuziza_ conseguistes tomar o lugar dqle q foi considerado o Pior presidente do CAM de tds os tempos. Parabéns!_ q fim trágico p sua gestão hein…,!!? Recebeste um um Clube estruturado,com um time Campeão, q precisava de no máximo de duas a três contratações pontuais e,entregas um time sem alma,sem identidade com o Clube,q conseguiu o grande mérito de terminar o Br17 na nona colocação…e não é por conta do ano Ching Ling não sr.,por conta de incompetência vossa mesmo. Foi se cercar de nego olhudo,deu nisto! Espero q jamais o sr. venha sequer a pensar em ser presidente do meu CAM novamente,ele não merece tal heresia … Pensamento agora é na reconstrução do dept° de futebol do CAM,q foi desastrosamente destroçado nestes 3 anos de ingerência nepomuceneana …viver somente de vitórias advindas de cobrança de falta_ apesar de valerem tbm_ é pouco,muito pouco mesmo… Por um fio não fomos engolidos pela equipe de transição_ projeto B do time gaúcho_ acrescida de alguns sub-19, surpresa? Nada! Nosso sub-20 passou o carro neste grêmio aí à pouco tempo por 5×0, é q ninguém do time de cima prestou a atenção ou estudou a molecada, e acharam q encontrariam facilidade,isso sim! Salto alto menosprezou a piazada e por pouco não deram mais um vexame.
    Melancólico p não dizer vergonhoso este 17 do CAM… Vamos GALO…

  2. Acabei de ler a Coluna do JC. Posso dizer o quanto ele conhece sobre o Galo, Eduardo? O “grande colunista”, que dentre outras tantas besteiras diz sempre que o “Nepomussono” não é candidato por um desejo da família, afirma no texto de hoje que o time do Galo campeão da LA, exceto o R10, era formado por operários. Tardelli, Bernard e Jô, operários? Chupa JC! ?

  3. Por isso me afastei do blog pra ver tantos bundoes depreciando tudo e melhor ler comentarios no blog das MARIAS aqui ta muito pior que la. Com ou sem Liberta estarei no Indepa e nao vou cancelar meu socio, imagina se a cada fracasso nao tivesse capacidade de levantar e buscar de novo o melhor.Saudacoes Alvinegras para os verdadeiros Atleticanos.

  4. ”saudações alvinegras”
    Espero que se encontre melhor de saúde barbudo.
    Quanto ao galo só estou desanimado com o osvaldo,me parece que ele não vê jogo da base,com essa vinda do Arouca,ele inibe nossos meninos ,Iago,cicero,ralf,e pra mim ,o melhor de todos;Xavier,que veio do Cabofriense,mas foi revelado pelo melequinha,marcador e tem um bom passe,dá gosto de ver a garra do menino.
    Agora em geral gostei dessa safra de meninos do galo,esse Marco tulio ,realmente tem habilidade,Marcus vinicius é bom jogador,Roldan,Ruan,Natan,césar,Capixaba jogou demais nas finais do sub-20, e esse Daniel penha ,também é ótimo jogador,bate na bola refinado,fez um golaço ontem e quase fez um gol do meio de campo,até no elder santana ,consegui ver qualidade,novo ,forte,rápido e sabe fazer o pivô,pode ser melhor trabalhado,
    Pra trazer jogador meia boca como esse Arouca,não seria melhor dar chances a esses meninos?
    Você que tem força na mídia ,poderia conversar com as pessoas da diretoria e cobrar isso deles, ou também fazer um post sobre essas revelações ,repito:acompanho sempre a base ,e dos últimos 20 anos,essa é a melhor geração em qualidade e quantidade de jogadores.

    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

  5. Uma quimera para 2018.
    Chega 2018 e o Atlético apresenta um time com caras novas. São contratações de alguns não tão conhecidos e outros mais conhecidos. Um elenco que, à primeira vista, não dá grandes esperanças de títulos. Iniciam-se as competições e nos primeiros jogos algo de positivo acontece: o time é bastante aguerrido e demonstra uma defesa sólida, joga com vontade de vitória e não se entrega nunca. Aos poucos o time vai ganhando a confiança da massa. Apesar de não vencer o mineiro, por detalhes, há uma certeza de que a campanha no brasileiro desse ano será bem melhor que a medíocre campanha de 2017. Os primeiros jogos do brasileirão, o Galo demonstra ser um time brigador e bem montado, mas ainda em potencial evolução.
    No primeiro turno, o time chega entre os sete primeiros e a partir das primeiras rodadas do returno, o time engrena, assusta os adversários e deixa atônita a imprensa bairrista dos cariocas e paulistas. É o time do Galo sem estrelas, que começa a dar resultados expressivos vencendo adversários teoricamente mais fortes e demonstrando uma qualidade técnica há muito não vista no futebol brasileiro. Os adversários vão se sucumbindo um a um e, de forma surpreendente, o Galo já desponta na cola do primeiro colocado, cujo compromisso, em casa, na rodada seguinte é o confronto com a equipe do Galo que virou a sensação do campeonato. Em uma partida nervosa e ríspida o Galo vence por dois a um e assume a liderança para mais não mais perdê-la e disparar na tabela. Ao chegar em dezembro de 2018, o time do Galo alcança o almejado título brasileiro que dessa vez nem os aramengões e wrights da vida foram capazes de evitar.
    A torcida entra em delírio. Na última rodada com o time já campeão e a festa em Minas e nos demais rincões atleticanos do país é grandiosa.
    Nos debates dos programas esportivos, comentam-se quais foram os fatores que levaram a tamanha façanha do time do Atlético: certamente que o primeiro será uma gestão séria competente, com planejamento bem definido e estruturado. O segundo fator: uma reestruturação do futebol do clube em todos os sentidos, realizando contratações para posições carentes sem loucuras financeiras, mas com olhar clinico de quem teria condições e potencial para chegar e resolver os deficiências da equipe.
    Prezados este texto, embora ficção, é o desejo de grande parte da massa atleticana, que vê o brasileiro como meta principal, mais do que uma libertadores.
    Na realidade de nosso atual futebol na América do Sul, basta ter um time comprometido, equilibrado em todos os seus setores e com alguns bons jogadores que não será difícil vencer a competição. Porém, o nível daqui, na América do Sul, está bem aquém do nível europeu e não sei se vale a pena vencer a libertadores para depois passar um baita vexame no torneio de Tóquio, a exemplos dos últimos anos.
    Embora merecida, que se diga de passagem, a conquista da libertadores pelo Grêmio em 2017 não demonstra ou qualifica sua equipe para fazer frente aos melhores da Europa. Antevejo um verdadeiro massacre no torneio de Tóquio, e esse é mais um sinal de que algo precisa ser alterado nas estruturas do futebol brasileiro e sulamericano em geral. E que essa mudança de estrutura e planejamento para um futuro promissor seja iniciado aqui no Galo, pois este é o caminho. Saudações Atléticanas

  6. Boa tarde Eduardo e Massa! Estou muito desconfiado dessa iminente nova diretoria do Galo. A especulação sobre Thiago Heleno e a contratação do Arouca foram os deflagradores dessa desconfiança. Afinal, são claros indícios de que os interesses de agentes empresariais sobrepujará os interesses do Clube. Não há lógica alguma nessa contratação. Todos, sem exceção, torcedores do Galo e dos nossos adversários, sabem que o elenco do Atlético precisa de qualificação e equilíbrio combinados com rejuvenescimento. E isso não é difícil de se promover, basta entendimento de futebol, definição de objetivos claros para os próximos três anos, criatividade e ser gigante como o Galo já o é. Para ficar nos exemplos dos dois jogadores acima citados, um especulado e o outro contratado, na zaga temos Bremmer e Mancine que merecem oportunidades pelo que mostraram em 2017. Além disso, precisamos de um zagueiro de 25 a 30 anos, com experiência. Há opções no mercado brasileiro (Exemplos: Henrique do Fluminense, Pablo ex-Corintians), sulamericano e, ainda, brasileiros interessados em retornar da Europa. Eu apostaria mais nessa última fonte, desde que a contratação seja baseada em um estudo da trajetória e do desempenho recente do atleta. Para as posições de primeiro e segundo volantes temos o Adilson, o Yago e o Elias. O elenco precisa de mais três jogadores para essa posição, sendo um para assumir a posição de primeiro volante (Adilson e Yago devem compor o grupo… e se tiver algum da base pedindo passagem eu negociaria um deles) e um para disputar a posição de segundo volante com o Elias. Os demais deveriam ser trazidos da base (tem que colocar os caras para jogar, até para ver se eles estão sendo bem formados). Ademais, todos sabem que o elenco precisa de laterais, de um meia centralizado e de meia-atacantes de lado de campo. Isso não é nada complicado para quem tem competência. Mas se o Sette Câmara der mostras de que pretende utilizar o Atlético para tirar proveito político e econômico, a torcida deve se manifestar e pedir respeito! Não sejamos passivos com gestores e jogadores que desrespeitam o Galo. Precisamos cobrar!

  7. Boa tarde Eduardo e massa atleticana!
    Espero terminar o ano, hoje para o maior de Minas, com ele pela sexta vez consecutiva na libertadores, seja direto ou na pré, pois o importante é estar lá. Torço muito pra isto acontecer, apesar de ter que, infelizmente, torcer para dois, três ou até quatro resultados que nos interessa. Começamos o ano bem com a conquista do estadual, jogando o feijão com arroz e ainda sim o vencemos. Mas com esta conquista pagamos caro o resto do ano, onde todas as deficiências do elenco desequlibrado em algumas posições foi esquecido. Se o paspalhão do presidente inexperiente, tivesse ouvido a torcida na questão de duas ou três contratações mas posições carentes, poderíamos estar terminando o ano com pelo menos um título de expressão. Ele preferiu ouvir, o que foi o seu pior erro na presidência, foi demitir o Roger Machado, faltando menos de duas semanas para duas decisões importantes e contratar o incompetente e inexperiente Micale, que acabou de afundar o time nas decisões e se não sai, estaríamos hoje amargando novamente a segundona. Em fim, o que nos restou foi está na última rodada, dependendo de uma combinação de resultados, para alcançarmos a tão almejada sexta vaga consecutiva no maior torneio Sul Americano. Como somos torcedores que torcemos até contra o vento, é bem possível que essa vaga vem, para o bem do time em 2018, na questão financeira e principalmente a continuar almejando e disputando todos os títulos possíveis. Que assim seja e terminamos o ano, pelo menos com o sabor de disputar mais uma libertadores. Saudações atleticanas!

  8. Caros,
    Uma nota pro bem e pro mal:
    Hj contra o sub num sei qnt do grêmio os nossos descansados velhinhos poderão provar q aguentam o tranco, e a turma J a Já B a Bá do lado de cá zeiros q comenta por aí vai ficar eufórica o ano q vem inteiro por esse 8º, 9º lugar no Br e aquele já tradicional desfeixe na LA do ano q vem….

  9. Bom dia

    espero um 2018 bem melhor. Com ou sem LA, temos que rever nosso elenco. Renovar a idade e algumas peças. Promover a base. Reduzir folha.
    R. Moura, primeiro a dar tchau já que fica sem contrato. Marlone, tambem, graças a deus. Erazo, F Santana, Giovani, Valdivia, Claiton espero que saiam. Elias acho boa moeda de troca, No corintia, tocava pelo Lucca; no flamengo, acho que compor uma troca com F. Vizeu, Gabriel, Mancuello (2 desses 3). Quanto ao Fred vejo dois possiveis destinos no Brasil, palmeiras e gremio. No palmeiras trocaria pelo Guerra. No gremio trocava pelo Maicon. Outra opção, é algum time de fora (França, EUA, Portugal, mundo árabe). Tem um papo de M. Rocha no palmeiras. É o melhor ld do brasil, mas acho que troca-lo por Roger Guedes seria justo.
    Robinho fica algumas duvidas. Aquela condenação na italia? vai reduzir o salario p/ quanto? Pode ser que sim, pode ser que nao…
    Tem que botar a meninada p jogar e apoiar. Emiliano, Danielzinho, Marco Tulio, Cicero, Ralph, Marco Tulio devem ser testados no Mineiro. Assim como Leonan, M Mancini, Bremer. Carlos deve ser aproveitado
    Um zagueiro deve vir p/ assumir o lugar do Leo Silva. Um camisa 10, um atacante de lado e pelo menos 2 centroavantes, pelo menos.

  10. Caros,
    Domingo chuvoso na grande BH, nostálgico. Sempre Galo acima de tudo e preocupado com a insistência de setores da torcida alvinegra pregando a manutenção pro ano q vem da base desse elenco, com os velhos argumentos furados tradicionais. Eu os conheço, a turma do JABÁ. O principal dos argumentos, nas entrelinhas, é o de q torcer pro Galo é uma sina e é inevitável a condição do Clube, tá escrito, vai sempre LUTAR LUTAR LUTAR. Ninguém duvida, é religião. Mas precisamos ir a passos firmes, no caminho, nós somos o caminho. Agora, saindo do melancólico chavão, nosso time é religião, mas sobretudo é FUTEBOL. É necessário manter e aumentar patrimônio, construir estádio, ter “n” campos de treino, colocar o nome da família no Clube, tudo no scritp. Mas a alma do CAM é o FUTEBOL. A diretoria ñ entra em campo, apostou e errou, a prova ñ tem réplica. Deveria fazer o mea culpa, se ñ em ou para o público, ao menos para si própria e para o Clube. REFORMULAR é a solução, tornar esse time ágil, mais jovem. E se ñ vai contratar pq ñ tem grana, o q significa Arouca? O CAM é o clube Bom Samaritano? Ñ tenho nada contra o Arouca, mas contra esse tipo de contratação sem futuro, pensando no plantel q temos. O q acrescenta? Será q ñ existem no mercado da bola jovens altruístas? Pq os velhinhos tão dando sopa, fazendo fila no melhor CT do Br, com vaga garantida no DM, tudo FREE do bom e do melhor sem cobrança, sem falar nos VELHACOS estabelecidos…

    Obs.: A turma do JABÁ fica descontente se ñ lhes acrescer a tendência própria do lado de lá. Então vai lá: JABAZEIROS!

    Prá ñ deixar barato e fortalecer:
    QUEREMOS TIME PRA LUTAR NO Br18, PRA LEVANTAR O CANECO.
    GALO SEMPRE.

  11. Sempre vou torcer pelo Galo, mas o que adianta conseguirmos essa tão sonhada vaga na Libertadores do ano que vem, se o time vai ser basicamente esse aí? Fred, Robinho, Elias…não dá!

  12. Sofrer no presente é compreensível, porém, por antecipação e demais. Erros ocorreram, sem dúvidas. Acertos, em menores proporções, também. Talvez o maior equívoco tenha sido as escolhas de treinadores. Bom técnico, é aquele que sabe trabalhar e explorar características de cada jogador. Também conhecer a cultura do clube e de sua torcida. As mudanças constantes desconstruiram um pouco dessa máxima. Assusto ao ler comentários depreciativos de nossos atletas: qual time que não queira Marcos Rocha, Victor, Cazares, Robinho e Fred? São excelentes jogadores. O que faltou foi adequado planejamento e estratégia de jogo. Pedir para Robinho e Fred voltarem para marcar e atacar? Não entender a instabilidade de Cazares, uma das maiores promessas do futebol atual? Vamos ser razoáveis, cobrar e valorizar o que temos. Quanto ao jogo de hoje óbvio que prineiro temos que “ganhar”. Ficar secando times e criticando provável entrega de jogo do ríval, não me parece boas condutas, principalmente quando escritas. Podiam os adversários, também pensar o mesmo: O Grêmio não estaria também facilitando para o Galo? Campeonato de pontos corridos é assim mesmo: o interesse pela competição pode ser perdido, dependo da situação de cada clube. Contra isso, apenas uma coisa: fazer o dever de casa logo de seu início.

  13. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Continuo em orações para a sua pronta recuperação.
    Quanto ao jogo de hoje, já joguei a toalha há muito tempo.
    Cheguei a conclusão que não vale sofrer por antecipação. O que vier é lucro.
    Esse time não merece a Torcida que tem.
    Vamos esperar o apito final dos jogos de hoje e torcer para que o nosso pão caia com a manteiga para cima.
    Ano jogado no lixo. Que venha logo 2018 e o tão esperado PLANEJAMENTO.
    Abraços… fui!

  14. Eduardo, essa nova diretoria vai acabar de afundar o galo, não é pessimismo, é realidade, os movimentos são iguais ou no mesmo sentido da horrível e deprimente diretoria atual, porque olham mas não enxergam, compreendem mas não entendem, enfim, porque tem que ser tão difícil meu Deus.

  15. Trocar o preparador físico não irá transformar jogadores lentos em velocistas. O problema foi na montagem deste elenco, caro e pouco produtivo.

    Sobre o presidente, até hoje ele deve estar se perguntando porque foi tão afoito nas trocas de treinadores.

    Sobre o Galo, acreditamos e acreditaremos sempre! Isso é o que nos move.

  16. Bom dia massa. Notícia A melancolia tomou conta desta despedida do futebol atleticano de 2017. E esta melancolia tem nome, aliás nomes: diretoria omissa e incompetente, comissão técnica de capacidade no mínimo duvidosa e jogadores vagabundos. Quem diria que um dia iríamos torcer para uma derrota da Chapecoense? E infelizmente não vejo mudanças para 2018 ao ler a seguinte reportagem “OO aceita formar o time com Fred e Robinho”. Meu temor se confirmou, este dinossauro, manterá estes dois chupa sangue no time, e de quebra ainda vamos ter que aguentar Elias. Sinceramente, estou cancelando meu GV, porque não pactuo com as coisas que estão por vir. Posso queimar minha língua, mas não acredito em mudanças e nem em melhora do time. A decepção de 2017 foi um tapa em nossa cara, mas o pior ainda está por vir com a manutenção destes caras. 2018 poderá ser o pior ano de nossa história, rezo pra que não, mas com certeza precisaremos de uma comissão de santos para nos ajudar, porque um só não vai dar conta.

    1. Caro JBHGALO, por tudo isso, torço para que a chapa da oposição vença. Com Sette Câmara no comando, sinaliza a continuidade da mesmice. Nada de rejuvenescimento da Equipe acontecerá e continuaremos engolindo esse autoritarismo; desde Kalil, eles se acham donos da instituição Clube Atlético Mineiro. Criou-se o famoso Clube do Bolinha.
      Haja saco.
      Abraços

  17. Queria ter ouvido falar de outras despedidas, de jogadores sem o perfil do Galo.
    O único problema do O. Oliveira continuar é que ele gosta muito do Fred cone, Robinho, Elias e Léo Silva, bananeiras que já deu cacho.

  18. Bom dia Eduardo e massa!
    O pulso ainda pulsa, portanto, acredito até o apito final.
    Mas, ainda sim tenho certa desconfiança, mesmo com o Grêmio jogando com o sub-19, pois, desperdiçamos tantas chances este ano…
    Melhoras p vc! Força e fé sempre!
    Saudações!

  19. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Pois é, fim de papo. A partir de amanhã estaremos com nossos olhos totalmente voltados para 2018 e em que condições, dependerá dos resultados de hoje. Acordei “viajando na maionese” e tenho certeza, que a contragosto de outros, iremos já na fase de grupos para a Libertadores. Muito feliz pela recuperação do primo blogueiro e queira Deus que a sua presença no Horto seja de muita comemoração… Quero acreditar que ano que vem, na última rodada do Brasileirão a gente esteja cansado, rouco de tanto comemorar e com as malas prontas para o Mundial de Clubes. Sem contar que os cofres estarão cheios pela conquista da Copa do Brasil, que pagará mais que todos os torneios. Ah! Esqueci de dizer que vamos ganhar o Mineiro também, mas isso, embora de grande importância – a meu ver – já é carta marcada. Vai Galooooo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *