
Quem diria, algumas poucas rodadas atrás, batendo na porta do inferno estávamos muitos (não fujo da minha cota parte) aflitos com nosso final de temporada. Teve até gente, que aprecio e me surpreendeu com tanto impropério, já condenando e até denominando – depressivamente – nosso time como porteiro de zona (proximidade com o Z4). A condição de desânimo, eu entendo, mas rejeito depreciar o time do nosso coração. Sempre existe uma força extra em busca da reação e de fazer a Massa ainda mais feliz. Sobre a turma de baixo, que briga contra o rebaixamento, creio que estamos cada dia mais distante. Os resultados da noite de ontem foram ótimos nessa luta que não é do rochedo com o mar.
Aqui é Galo e faltando ainda oito rodadas (para nós nove jogos) temos cinco pontos acima da linha de corte. Pela situação de momento, sem chance de ser ultrapassado nas duas próximas partidas que bastam tão e somente um empate. Melhor, confio, que nessa semana vamos conquistar de seis a nove pontos, somando ainda ao jogo adiado – frente ao Fortaleza – aqui em BH (9 a 12) seriam suficientes para acalmar essa neura. E mais, não descarto um embalo na tabela de classificação, embora atingindo essa meta de afastar definitivamente o risco da zona perigosa, o ideal seria centrar as atenções para a decisão da Sul-americana. Porém, sou apenas um dos dez milhões de Atleticanos e sem poder de decisão. Sigamos!
Afirmei no título que o momento é favorável, evidente, que pela atmosfera que sentimos nas ruas da capital mundial do Galo. A nossa Belo Horizonte, conhecida e reconhecida pelo mundo todo como a Cidade do Galo, respira e transpira Atleticanidade. As feições da Massa são facilmente identificadas num olhar entre Galáticos nos bares, cafeterias e por onde transitamos. Embora as resenhas sejam sobre quem já comprou o pacote para o Paraguai, nenhum amiGalo deixa de registrar e projetar sobre o campeonato nacional. Até mesmo o treinador que veio por pressão da maioria da Massa, mas não era unanimidade, começa a ganhar apoios de críticos na sua chegada e alimentados pela demora na reação no gramado. O ambiente é o melhor possível e imaginado.

Como pensamos, todo Atleticano, não podemos vacilar na busca de pontuação no Brasileirão. O jogo de hoje, embora na casa do Internacional, é para buscar a vitória e somar pontos. Depois vamos ter o Bahia aqui e Sport lá. O ideal seira fechar essa semana com a linha de corte impossível de ser alcançada. Teríamos ainda seis jogos, sendo quatro em BH (Fortaleza, Palmeiras, flamídia e Vasco) e dois fora (Fortaleza e Bragantino), que daria oportunidade para o treinador lançar e experimentar alguns garotos que ainda podem vingar. Tem quem já faça parte do banco de reservas e ainda não teve oportunidade, mas existem também – notadamente do sub17 (campeão nacional e estadual) – garotos com chance de pular degrau e subir direto para o profissional. Seria fundamental para planejamento e reformulação necessárias para o próximo ano.
Para hoje lá em Porto Alegre, Sampaoli levou o que tem disponível, quero pensar que fará uma escalação racional sem a preocupação que andou utiliandol de preservar atletas. Os contundidos, lembrando que Cuello entrou na reta final de recuperação, e os suspensos Arana e Scarpa desfalcam o elenco que viajou ontem à tarde. Fato é que a chance de o G6 virar 7, 8 ou mesmo 9, é estimulador ao Galo buscar subir na tabela. Então, dirá a minha outra metade, que – contraditoriamente – não se pode cometer erros nas escolhas. Fato é que a situação que passamos é fruto do desequilíbrio no meio da competição. Nestes três jogos e talvez até mais um ou dois não pouparia ninguém, depois a comissão técnica, DM e fisiologia definirão com que time jogar.
Acredito que hoje, considerando que ele não joga com dois e sim com três zagueiros, ele deve mandar o time com Éverson; Ruan Tressoldi, Vitor Hugo, Junior Alonso e Caio; Alan Franco, Fausto Vera, Igor Gomes e Bernard; Rony e Dudu. Justifico que é minha aposta pelo perfil que o treinador desenhou nas nossas cabeças, não que seja o meu favorito. Por exemplo, iria com Saravia, Ruan, Vitor e Alonso; Franco. Alexsander e Bernard; Hulk e Dudu. Calma, sei que faltam dois. Éverson é absoluto, então o décimo primeiro pode ser qualquer outro. Caio, Vera, Gomes, Rony ou até mesmo eu como nos meus temos de criança e adolescente em Araxá. Era assim, o que sobrava na montagem do par ou ímpar. Dito isso, pra cima deles, Gaaalooo. Quero três pontos, um alivia e nenhum me entristece, mas não me desanima para a sequência.
*fotos: Pedro Souza/Atlético

Bom dia, prezados Atleticanos
Brasileirão – jogo 30/38 – Internacional (fora) – O Galo é um visitante manso. Só conseguiu ganhar fora de casa do Juventude e do Ceará, times da prateleira de baixo no BR.
Hoje, é pedreira. Mas, o Galo precisa ser humilde e “fechar a casinha”, ou seja, não arriscar muito.
O importante é não perder. E se ganhar, melhor ainda.
Nossos pontos perdidos: 15(casa) e 36(fora), num total de 87/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!
O momento é de ânimo, em busca das duas principais metas: SA e certeza absoluta no não rebaixamento, além de, quem sabe, chegar ao G-8 ou 7, sabe-se lá. Nos piores momentos do nosso Galo, sempre disse aqui que, como torcedor apaixonado, eu “não tinha vergonha na cara mesmo” e, pouco importava, ia, e vou, ao estádio torcer bastante por uma vitória. Vejo hoje que o blogueiro democrático traduziu bem essa minha falta de” vergonha na cara” que é exatamente a “força extra em busca de reação” que todo atleticano verdadeiro tem na alma e no coração. Assim, torçamos, a começar pelo jogo de hoje, para que nossos desejos sejam conquistados. Hoje, do insuperável blogueiro só tenho uma pequena divergência: para o ano que vem, além de aproveitar meninos bons que podem, e devem, integrar o elenco principal, que muitas coisas mudem, ante a realidade de que do jeito que foi este 2025 não pode continuar. Aqui, é Galo enquanto estivermos vivos!!!
O TIME COLORADO
INT e CAM ligaram o alerta vermelho para fugir da degola, com o SACI em 15º, 35 pontos e 8,0% de chances de rebaixamento e o GALO em 13º, 36 na pontuação e 2,9% de possibilidades de imbicar na “B” …
RECORTE ATUAL NA TABELA
Nas últimas 5 Rodadas (26ª a 30ª) o Colorado terá feito até boa pontuação como mandante (7), tendo empatado com o curintia (1 a 1), vencido BOT (2 a 0) e SPO (2 a 0), num balanço muito bom entre ataque (5 gols) e defesa (apenas 1 sofrido).
Como visitante perdeu para o MIR (3 a 1) e FLU (1 a 0). Em todo o BR25, o INT será um bom Mandante (12º-7V-3E-5D), enquanto o CAM um visitante arame liso (16º-2V-3E-10d) …
VESTIÁRIO RACHADO
Uma crise eclodiu por atrasos de salários envolvendo direitos de imagem que estarão em repactuação e parcelamentos. O vestiário balançou com insubordinação do lateral Bernabei que, cobrado pelo diretor de futebol D’ Alessandro, não pediu desculpas ao grupo e peitou a direção…
Haverá uma parcela de jogadores resistentes às cobranças do Clube e da Torcida e a imprensa não tem poupado o time de adjetivos fortes, como “bunda mole”, “grupo perdedor” e “equipe indolente” …
TIME PROVÁVEL E DÚVIDAS
O técnico Ramón Díaz tem preferido um esquema com três zagueiros, num arranjo tático 3-6-1, com o meio-campo mais povoado. A provável escalação: Ivan; Vitão, Mercado e Juninho; Vitinho (como ala), Bruno Gomes, Thiago Maia, Bernabei; Tabata e Alan Patrick; e Borré no ataque.
Há desfalques e dúvidas: o zagueiro Vitão pode jogar “no sacrifício” (estiramento no joelho). Carbonero, o principal destaque, pode pintar no banco de reservas como forma de punição por falta de comprometimento …
OPERAÇÃO SALVA INTERNACIONAL
O Clube convocou a Torcida e promoveu gratuidade de acesso para sócios com redução dos valores para o público em geral. A ordem é lotar o Beira-Rio e botar pressão hostil na busca dos três pontos para fugir o quanto antes do risco do 2º descenso pra “B” …
FAVORITISMO
Nas mundo das apostas o mandante será favorito e o visitante zebra. Já a imprensa gaúcha tradicional não acredita em bom jogo do Colorado e admite o Atlético um adversário que pode surpreender o Colorado aproveitando-se da crise que ainda existirá…
Um empatezinho maroto hoje ficará acima da minha expectativa. Jogar tudo para vencer o Bahia (C) e o Sport (F) sim, entendo como necessidades prementes. Sigamos…
Detalhe pequeno: Atlético só não vai cair pq não tem vaga é muito time ruim lutando lá embaixo , agora colocar time com meninos nos últimos 6 jogos é loucura, se não ganhar a sul-americana?
Tem time ruim lutando lá em cima também, certo? Remember: não chegou à final do Rural e não passou da primeira fase da Sulamericana. Se bem que nesse último caso temos que dar um desconto porque só jogou contra potências futebolísticas do tipo Muchuc Runa e Palestino.
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. A minha jumentisse não me permite compreender a utilidade de se fazer decisão de uma competição em jogo único em país diverso do país dos times que chegaram á final. Intragável esse viralatismo de nossa pobre América do Sul de querer ficar copiando modelos da rica Europa. E o pior é ver a normalização desse absurdo! Até quando??
Bom dia.
Eu estou mais curioso, do que preocupado, com o jogo de logo mais.
Como veremos o GALO hoje?
Os colorados fizeram uma promoção para lotar o estádio, e estão tratando o jogo hoje como uma final de campeonato. Tipo o jogo contra o vitória.
Os jogadores e comissão técnica dirão que foram surpreendidos? (Tipo 3 cartão amarelo do Scarpa). Ou faremos um belo jogo? Tipo terça feira.
Aguardemos, pois……
Abraço.