Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reflexões do Torcedor Atleticano

Será que só a nós, apaixonados pelo nosso time do coração e ao longo dos tempos lotando as arquibancadas com times sofríveis, cabe avaliar sobre os tempos recentes. Creio que os gestores do futebol no Galo precisam também entrar nessa onda e reavaliar sobre os caminhos que estão nos condenando. Ainda, ao que penso, podemos reagir e sonhar, desde que as contratações sejam rápidas e pontuais. Ainda temos carências no elenco, situação escancarada pelo pífio desempenho nos jogos e competições recentes.

Que abandonem essa conversa fiada de “oportunidade de mercado”, uma vez que aqui em Minas Gerais – retrato de momento – estamos na oitava colocação do estadual. Essa posição na tabela geral e lanterna na nossa chave sobrevive – rodada a rodada – depois de metade dos jogos da fase classificatória terem sido cumpridos. Apenas quatro equipes entram na etapa decisiva do estadual, onde buscamos o hexa campeonato. Por amor, não vão nos brindar com repetição de afogados. A única maneira de avançar no campeonato regional é vencer todos os quatro compromissos restantes.

Ontem tive um tempinho para consultar dados relacionados ao nosso fraco desempenho. Como é público e notório, no ano de 2025 são seis jogos e igual número de empates. Tão e somente dois gols sofridos, também dois assinalados. Pobre futebol. Mas me alonguei e fui pesquisar os 10 e os 20 últimos resultados. Bem como o desempenho no Brasileirão da temporada passada.

Vamos aos números. Nas dez últimas partidas, juntando quatro do ano passado e as seis recentes, são os mesmo seis empates e três derrotas, junto a uma mísera vitória. Essa meia dúzia de igualdade no placar começa com o clássico mineiro na Copa Mickey, ainda Aimorés, Democrata, Pouso Alegre, América – todos pelo estadual – e o outro concorrente da Copa INTER nos EUA, o Orlando City. As derrotas foram para Vasco, Botafogo ( decisão da Libertadores) e Juventude, o primeiro e último mencionados pelo Brasileirão. Vencemos o Paranaense, resultado que salvou o Galo do rebaixamento, num gol onde o Hulk perdeu a penalidade e Rubens assinalou no rebote.

Ampliando esse universo para os 20 últimos jogos chegamos ao desesperador conflito existencial da nossa Atleticanidade. O mesmo e único triunfo sobre o Paranaense na última rodada do Brasileiro. Os empates saltam de seis para 11 vezes e as derrotas pulam de três para oito ocasiões. Empatamos, além dos mencionados acima, ainda com Fortaleza, Flamengo, Botafogo e São Paulo, todos pelo BR, além do Vasco pela Copa do Brasil. Já as derrotas são acrescidas de duas para o Flamídia – decisão da CB – e pelo nacional para Atlético de Goiás, Paranaense e Internacional. É mole?

No campeonato Brasileiro do ano passado, o Rei do Empate empatou 14 das 38 partidas. Venceu tão e somente 11 vezes e teve 13 derrotas. Nosso ataque marcou 47 gols e o sistema defensivo foi vazado 54 vezes, numa decepcionante campanha – com sete gols negativos – e a amarga 12ª colocação. Lembrando que em 2021, ano mágico que conquistamos estadual, nacional e Copa do Brasil, chegamos ainda nas semifinais da Libertadores, nessas mesmas 38 rodadas foram incríveis 26 vitórias, seis empates e seis derrotas. Campanha irrepreensível onde marcamos 67 e sofremos apenas 34 gols, saldo de 33 tentos. Bora reagir, Cuca!

*fotos: 1) redes sociais; 2) arquivo Flickr Atlético

14 thoughts to “Reflexões do Torcedor Atleticano”

  1. Eu chamaria os 4Rs de 4 Patetas se levasse em conta apenas o gestão do Galo. Mas como são todos bilionários, a menos que tenham amealhado fortuna desonestamente, concluo que são gente safa. Daí, tiro uma outra conclusão: estão cagando pra qualidade do time, caso contrário não estariam como mendigos no mercado da bola esperando gente sem futuro ( e nem presente) virar mercadoria de xepa.
    Se quisessem um time vencedor de verdade, enfiariam a mão na p0rr@ dos bolsos e estariam contratando jogador de verdade.
    Nós torcemos. Eles fazem negócio.

  2. Os donos da SAF estão, desde 2022, nos proporcionando vergonhas que, ao que parece, jamais terão um fim. Agora é no Mineiro 2025, no qual não chegaremos sequer à próxima fase. Tudo para receber uns trocados no exterior, e mesmo assim, passamos vergonha lá também. Deixaremos de comemorar o Hexacampeonato por obra e graça de 5 sujeitos sem nenhum traquejo para comandar futebol profissional. Que sina a do Atleticano!

  3. Eduardo bom dia! Este desempenho pífio, pode colocar 95% na conta da nossa diretoria! Primeiro aceitar que o Milito fosse perdendo jogos e mais jogos inadmissíveis no Brasileirão. Juventude, Criciúma, Vitória, Atléticos Goianiense e Paraguaiense, Vasco e por aí vai. Ficamos na rabeira da tabela, de um Brasileirão fraco tecnicamente. Não consideraram que perder para o Flamengo e Botafogo, fossem resultados normais, apesar de que da forma que jogamos deu até dó! Aí vem o ano, vamos para o States, e deixaram um sub-20 ridículo, que não sei como ainda conseguiu três empates, dado a ruindade do elenco. Agora estamos correndo atrás do rabo. As nossas contratações parecem um parto a fórceps, dado a demora e a lentidão. O negócio do Paulinho ficou agarrado pior causa do tal Patrick! O Natanael, Júnior Santos e Cuello, parece que estavam contratando o Messi, dado a demora e ensebação. Vamos ver o que o Cuca vai arranjar. Pelo menos contra o América apesar do resultado péssimo já vimos um time que pelo menos busca o ataque. Acorda diretoria!

  4. Bom dia! Creio que a quantidade – funesta – de empates mostra que o time é forte o suficiente para se defender, mas fraco para vencer, e se deve à incapacidade de finalização do ataque, me parecendo haver um processo de jogo muito preso ao Hulk; a queda do número de penaltis, em relação a 2023, mostra a pouca presença na área. Gostaria de registrar a alegria minha e de minha família com o gol de Bernard, no qual acreditamos, e torcemos – Bernard é atleticano, e para nós isso não é pouco. Apesar do incômodo com o Mineiro, vejo que durante muitos anos muitos de nós pedimos que fosse disputado com time alternativo… e muitos de nós nem nos lembramos da possibilidade do ‘hexa’, anteriormente, só se lembrando agora. Creio que a temporada nos EUA foi um erro, mas entendo que foi planejada em outro contexto – o Mineiro ficaria à parte, e estaríamos agora com o time principal se preparando para a Recopa; não deu certo, como vimos, mas não creio que poderia se fazer como o Santos, simplesmente abandonando o compromisso. Ainda, quando vejo o prejuízo que estamos tendo com os jogos no Mineirão, e o de anteontem foi de mais de 50 mil, me lembro com carinho e afeto de nossa Arena; com a queda da penalidade dos 3 jogos sem torcida, creio que nosso início de Nacional será muito bom. Força, Galo!

  5. Lendo a crônica de hoje do Eduardo, eu posso afirmar com certeza que não é atoa que o torcedor Atleticano está extremamente triste, decepcionado, cabisbaixo e muito ansioso por dias melhores.

    O que piora ainda mais é saber e não temos mais como correr disso, é que essa gente que tomou 75% do nosso CAM entendem de tudo, menos futebol.

    E agora com tanta coisa errada???

    Vão fazer o quê para sair desse buraco sem fim!!!

  6. Eduardo o Cuca é muito melhor que o Milito vai da uma melhorada, mas ele não faz milagre esses números PREOCUPANTES escancaram a LIMITAÇÃO DO ELENCO!!
    PRECISA DE REFORÇOS URGENTE!!
    Zagueiro Mina, Camisa 10 Luciano acosta e Volante Gregore venham URGENTE!!

    1. Galo encerrou as negociações com Gregore, esquece, não vem mais! E graças a Deus, pq o Bostafogo tava pedindo uma fortuna num volante pra mim mediano e superestimado! O mercado tá inflacionado, mas tem volantes melhores do que ele por aqui na América do Sul! Soteldo é outro “craque” da mídia, esquece, nesse caso sou muito mais trazer o Luciano Acosta, mas disseram que o Cuca não quer, vai saber, né? Em tempos de guerra, boato é como terra! Mas realmente precisamos de um centroavante, de um zagueiro rápido, de um camisa 10, já que o Scarpa parece que tá numa preguiça/inhaca danada e de um volante, já que Otávio, Fausto Vera e Alan Fraco são medíocres e o Gabriel Menino joga melhor avançado. Tira o escorpião do bolso, Ruben Menin!

  7. Bom dia xará e amigalos!

    A realidade é a seguinte: GALO terminou o ano de 2024 fazendo contas na calculadora para não ser rebaixado para Série B. GALO inicia 2025 fazendo contas na calculadora para classificar para as fases finais do falido e sem graça campeonato mineiro. Foram embora 8 jogadores e trouxeram 4 porque o Patrick não vai jogar. Somado a isso tudo temos o desânimo de Arana e Scarpa que ainda estão jogando no ritmo do final de 2024 ou de férias. E o que a SAF e Victor pensam disso tudo? Nada! Pra que pressa???? Está tudo ótimo e “bem planejado”. Será que ganha do Vila Nova????

    1. Padre Torga ensinava a seus alunos que os discípulos são o espelho do seu mentor. Oras Vitor, Sérgio Coelho e Milito são tres aguas mornas. Já o Cuca é um cara mais sanguíneo, então a tendencia é o time refletir em campo a gana que o treinador denonstra. O cara mora no CT, dedicação total ao Clube. Isto é fato!. Arana, Scarpa, Fucks, Otávio, são quatro caras que precisam decidirem o que querem ou vazarem. E esse Paulo Bracks tem de fazer uma limpa no Galo, começando pela categoría de base e passando por esse tanto de auxiliares. O que o Eder tá fazendo no Galo ainda? Se for para reverenciar o seu passado é só nomearem para auxiliar da chefia do Centro de Memórias do Galo…

  8. Bom dia MASSA!

    A cada dia que passa e discuto futebol, nesse caso 9ALO, eu percebo que a SAF é como se fosse “brinquedo de criança”. Um brinquedinho para mostrar ao ciclo social dos bilionários que eles tb tem um clube de futebol para chamar de seu. Nada mais do isso.

    Pode parecer loucura, mas acho que eles deveriam contratar o Kalil para ser o Manager, CEO, o bambambam, The Great (tá na moda) Boss da SAF, onde tudo seja decidido por ele, restando aos “mecenas” só, e somente só, colocar dinheiro no patrimônio deles.

    Seria calçar as sandálias da humildade e fazer a maior loucura que eles poderiam fazer.

    Mas creio que isso é impossível. Os egos ali são muito grandes. Tenho certeza de que o Kalil aceitaria, já os donos do “brinquedinho”…

    BBOOORRAAAA 999AAAALLLLÔOOOOOOOOOO………………

    Que Dom Serafim nos ajude, amém!

  9. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Ontem fui assistir Brasil x Equador pelo Sulsamericano sub20. O Allisson Santana começou a competição como titular. Jogou Bulhufas nos jogos contra Argentina e Bolivia ( assisti ambas as partidas). Ontem foi para o Banco. Natan do Gremio foi titular. Robert goleiro do Galo foi titular nas três partidas. Ontem após receber uma bola recuada pelo zagueiro, entregou de forma bizarra um gol para o atacante ( lambança tsunamica). O primero tempo foi 3×0. Lá pros 15 minutos, entra o Allisson. Que tiriça! Nunca vi jogador sem gana como esse cara. Se não fizerem uma transfusao de sangue nele, esqueçam. Mais um foguete molhado desse Sub20 do Galo que desde 2019 não chega a uma final de campeonato Mineiro. Dito isto, na minha opinião, o que segundo o Teobaldo não significa nada, a principal reflexão a ser feita no Galo é sobre a base do Galo que gasta 20 milhões por ano com jogadores sem capacidade para jogar futebol. Olhem a safra de camisa 09 que a base entregou recentemente: Isaac, Kadu e Louback. Esses caras querem enganar quem?? Esses jogadores que disputaram os três primeiro jogos do Mineiro deveriam serem demitidos em massa, juntamente com Della Dea e seu auxiliar Leo Silva, pois eles não são ruins, vez que para ficarem ruins teriam de melhorarem bastante. Futebol miudo e uma marra bitela. Essa é realidade do Sub20. Dizem que tem um jogador de 15 anos na base do Galo ( Gabriel veneno) que tem futuro. Esse não vi jogar. Mas seria interesante, um time com Cobra no gol e Veneno na linha, se jogarem bola de verdade. Oh Ernest, nesse final de semana a Jiripoca vai piar em Uberaba. Fique atento!!!

  10. Salve Massa e Guru

    “É mais fácil galinha nascer dente e ciscar pra frente”, do que estes gestores criarem vergonha e discernimento.
    Gostaria sinceramente de vir aqui, elogiar o avanço do time de Cuca pela última partida, pois nitidamente já estamos vendo progressos.
    Até Bernard cuja esperança de um dia ser 10% do que foi, fez sua melhor partida nestes seis meses de clube, mostrando que Cuca tira leite de pedra sim.
    Mas como deixar de criticar, se a cada dia estes 4 trapalhões aparecem com suas bizarrices?
    O que estamos vendo é uma “Déjà vu” da eliminação afogados, simples assim e tudo obra e graça destes inconsequentes.
    A sorte destes caras, é que Cuca veio com sangue nos olhos para provar que não estaria acabado para o futebol, como muitos pretenderam ai, devido aquele episódio.
    Então mesmo com este fogo amigo, ele vai dar um jeito no time sim, com ajuda da Massa que não mesmo P de raiva com esta SAFada e seus paus mandados, não abandona o Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading