Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quem te viu, quem te vê

Ano passado, nessa exata altura do campeonato, tínhamos dez pontos à frente do segundo colocado. Apesar de o Flamengo ter, naquela ocasião, três jogos a menos (24 partidas), o Galo (26, um menos) que os demais, a distância era razoável e vinha sendo mantida. Nesta rodada, me lembro, vencemos o Cuiabá (2×1) de virada no Mineirão.

Saímos perdendo, numa pixotada conjunta do Nathan Silva e Everson, e o gol contra do defensor aos dois minutos de jogo. Com a Massa empolgada, em grande número no estádio, logo depois- antes dos quatro minutos – já chegamos ao empate (Hulk). O gol da virada e da vitória (Jair) veio no instante final ainda do primeiro tempo. O destaque do Galo, naquela tarde de festa, foi o goleiro Éverson. Pegou tudo, depois do lance bisonho no início da partida.

Faço essa regressão, pois diferente da temporada passada, agora amargamos essa desconfortável sétima colocação que nos coloca em risco até mesmo de conseguir vaga para a Libertadores. Tenho lido, ouvido e até participado de resenhas sobre esse momento do Galo. Em nada me alivia. Nem mesmo o estádio do Galo, que reitero minha aprovação à obra, me traz conforto ao pífio desempenho do time na atual temporada. Pra quem tem, ainda boa memória, isso dói muito na alma e coração Atleticano.

Ontem, por deliberação pessoal, passei boa parte do dia fazendo contas e projeções. O otimismo, característica de Atleticano raiz (me considero), vem dando lugar a uma angústia interminável. Contava sim, com um título de expressão na temporada – até priorizava a Libertadores, mas sem ela que fosse o BR ou a CB -, e vou fechar o ano com o Mineiro e aquela famigerada Supercopa. Pouco para quem sonhou alto. A letra do Chico, título da prosa de hoje, não me sai da cabeça. “Quem jamais esquece não pode reconhecer”.

E assim sou e a maioria dos Atleticanos também seguirão até o fim de nossas vidas. Nós passamos, mas a instituição que nós ensinamos nossos filhos e netos a amar, permanece. No meu caso, amo ir ao Mineirão com minhas filhas e o neto emprestado. E ele, jogo a jogo, volta da Pampulha imune à dor que sentimos. Na partida com o Bragantino, naquele vergonhoso empate, cantava músicas e refrões dentro do carro. Aí dói ainda mais.

Pois bem, como dizia no início, se no ano passado depois da 27ª rodada, o time brilhava em campo, agora está ameaçado até mesmo de ficar fora da Libertadores. Trago aqui, dos três principais sites de probidades os números de o Galo conseguir vaga na competição. UFMG, apenas 23,5%. Segundo o mesmo, para se chegar a 99% de chances de classificação são precisos 60 pontos. Faltam 20 em apenas 33 possíveis (11 jogos). Eu creio, intuitivamente, que com 55 assegura a vaga. Já no Infobola, colocam o Galo com apenas 6% de chances e no Chance de Gol vai a 36,9%.

Nem o melhor deles, no caso o Chance de Gol, consegue me tirar desse marasmo que o time me condenou. Pior, a cada entrevista que procuram justificar – diretores, treinador e jogadores – mais afunda meu processo depressivo com uma eventual reação. E não é gratuito. Ainda assim, como sempre, dia 28 próximo vou ao Mineirão. Não sei, até nem acredito, que o Galo consiga colocar mais de 30 mil pagantes até o final da temporada. Se reagirem, se tiverem comprometimento e as vitórias voltarem, aí sim vamos voltar a lotar o Mineirão no último ano de utilização daquela Arena.

Permita que meu samba volte a sair te procurando, sambar na pista e te ver na galeria. Só depende do comando Atleticano. A Massa sempre esteve lado a lado, quem tá falhando é no gramado. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Quem te viu, quem te vê”

  1. Quando você acha que não tem mais pra acontecer vem a Galoucura e inventa esse Diskbalada pra “pegar os caras na noite”.

    Numa boa, que atitude idiota tiveram.
    Qualquer ser humano no mundo tem direito a fazer o que bem quiser durante seu dia de folga, desde que entregue seu trabalho com qualidade e dedicação. E Zaracho é exemplo, nunca deu migué, nunca se escondeu.

    Se esse pessoal soubesse o que o gênio Ronaldinho Gaúcho fazia em suas festas fechadas em Lagoa Santa, o que Jô aprontava na noite enquanto era artilheiro da Libertadores, o que Diego Costa fazia ano passado, o que Tardelli “fio desencapado” fez durante anos, e por aí vai… E esses atletas sempre foram decisivos em campo. A vida pessoal deles era algo particular.

    Agora a TOG resolveu dar uma de “fiscal de folga”. Ah, pra merda com esses desocupados!
    O papel da torcida é no campo apoiando e vaiando o time quando necessário e fora dele com cobrança na diretoria. Mas nunca enchendo o saco do cara quando ele está em seu dia descanso.
    Que buraco a gente se meteu!

  2. O ano de 2021 se foi. Agradecemos a todos os envolvidos pelas conquistas. A realidade é 2022 e ela é uma tragédia. CUCA, o herói tão pedido saiu, voltou e tá levando o GALO para um buraco. Ele não tem forças para fazer as mudanças necessárias no GALO, tá amarrado com a PANELINHA. Podem denunciar, identificar, vazar nomes, vai sobrar sempre para os BOI DE PIRANHA. Os verdadeiros BOI CANSADO, aqueles come quieto vão continuar lá. Na minha opinião: 1- CUCA TEM QUE SER DEMITIDO URGENTE, JUNTAMENTE COM A COMISSÃO FIXA E OS COME E DORME, ENTRE ELES VÍCTOR, ÉDER, LÉO SILVA, etc… 2- É PRECISO CONTRATAR UM NOVO TÉCNICO URGENTE PARA ASSUMIR AGORA, COM UMA NOVA COMISSÃO TÉCNICA, E EM CONJUNTO COM O DIRETOR DE FUTEBOL, ASSUMIR, COM PODERES PARA REVER CONTRATOS, DISPENSAR JOGADORES, EMPRESTAR, TROCAR E CONTRATAR. 3- Para mim, esse técnico, pode ser o mestre SAMPAOLI, ele tá livre, tá na pista, acredito que chegaria mais atualizado e não cometeria os erros da passagem anterior, além de ser o técnico ideal para esse momento do GALO.

  3. Caros,

    Para o Ano Q Vem TRANSFORMAR o time, O CLUBE todo…

    De primeira, NADA de contar com A BASE, dali ñ sai NADA…RUBENS é uma exceção…NUNCA deixar em casa O Rubens e chegar no campo de jg fantasiado de RUBINHO ou Rubenzinho …vcs conhecem esse negócio…

    Tirar de cabeça o tal Lucas Gonçalves no comando do time (2º os CUIA, é a salvação da lavoura)…etc…tudo q os CUIA pensar, se é q ELLES conhecem o verbo em ação, FAÇA O CONTRÁRIO, e assim a chance de dar certo é a mesma DELLES estarem errados (100%).

    A questão do MAIOR treinador da história atleticana, sujeito SANGUE DE GALO, (…)…

    Não deveria ter saído, saiu, não deveria ter voltado, voltou!!!…voltô???

    O acima causa AFLIÇÃO RAIZ na cucuruca do CUIA…CRUZES!!! ELLES ficam tipo AVANTI e FORA e pracabá…!!!…É uma CABEÇA gira de Vento na mesma LADAINHA!!!

    SAMPAOLI deveria ser contactado, inclusive p pressionar o EXCELENTE CUCA, o preferido dos atleticanos VERDADEIROS, pois sabem o cara VENCEDOR, e vencer vencer vencer é a NOSSA SINA (ou mudamos o Hino e ninguém falou nada?)_

    …SAMPA é sujeito ELÉTRICO e pode voltar mais energizado!!!

    CUIDADO, tem colunista (NON GRATOS, pronto falei!) já citando LISCA nos comentários, entretanto, MALUCO, VADE RETRO!!!…parecem CUIAS…cruzes!!!

    …Psiu, CUIA, chupa essa manga aí acima, vai q eça CUIA é çua!!!

    Resolvida a questão do TREINADOR, vamos aos come-quieto!!!

    Identificado o MISTÉRIO:

    SATISFEITOS com o FEITO passado, desvinculam aquelas CONQUISTAS do Clube…eles q ganharam…o Clube/Torcida deve apenas ser grato…tinha 50 anos q num ganhava, blá blá blá…

    Lembrar para ELES q a ETERNIDADE ainda ÑAO CHEGOU…tudo pode ser desfeito pelo CORPO MOLE e pela LÍNGUA VIPERINA dos CUIA, papagaios de pirata!!!

    E se FREDERICO pagasse aqueles $$$ q nos deve, nem precisava chamar o FREUD???

    Explicando e descascando:

    Quem são os LÍDERES do elenco?, .. se são eles q VENCEM são eles tb q PERDEM…ou se VENCE somos NÓS, se PERDE são ELES?…ora bolas, essa CONTA n fecha!!!

    Dar nome aos bois: ÉVERSON (líder dos q jgam com os pés), ALONSO (líder paraguaio dos estrangeiros), HULK (lider do cai cai e amigo de cumprimentar os adversários e reclamar dos LADRÕES sopradores de lata), Keno (?), Mariano (?), GUGA (líder dos pequininos enganadores entre eles Os da Base)…Allan, Jair (lideres dos meia boca (?))…

    CHEIO DE LIDER, até dimais!! não faltou liderados?

    E quem chegou?: não acresceram NADA. fato até agora provado!…como agora só Ano Q Vem, ELES FICAM p provar a q viram. SIMPLES!

    É PRECISO CONTRATAR (uma vez q da BASE ñ sai nada):

    TRAZER jogador de PERSONALIDADE, q vem ñ prá brigar por posição, mas p VESTIR A CAMISA, mexer com os BRIOS dos Líderes atualmente COME QUIETO do elenco, lembrar q ANO PASSADO já era!!! Vale pros q chegaram TÍMIDOS. Tem q CHEGAr E VESTIR a camisa…nada de pedir LICENÇA ou então NÃO VENHA@%#

    Obs.: aos MECENAS!

    ESMERILAR a tradição do NOSSO CLUBE, clube de chegada desde SEMPRE, agir nos BASTIDORES, é lá q os CAMPEONATOS são decididos…em campo, TIME COMPETITIVO…RESPEITO é URGENTE!!! Dentro e fora de campo!

    Para o imediato, chamar de aliado ALEXANDRE KALIL, o maior PRESIDENTE da história do CAM, o q aprendeu a jogar com os RATOS!!!

    OBS.: PAULO PEIXOTO ontem nO custo alto da normalização sobre o September 7th.

    Parabéns pela CORAGEM na ADJETIVAÇÃO da cena!!!

    DEUS ENTRE NÓS E GALO NA TERRA!!!

  4. Como são as coisas :

    quem se lembra do Rafael Marques ?

    Enquanto toda honra e toda a glória da LA13 são creditadas ao MANSO tivemos um lance crucial do zagueiro contra o Newell’s , no jogo de ida , em que ele , caído , conseguiu salvar em cima da linha um gol que complicaria demais reverter o placar aqui .

    Nada como rever lances como esse para reverenciar quem , de fato , merece aplausos .

  5. Nessa seca de futebol , literalmente , resenhar é o que resta .

    Assistindo alguns jogos no final de semana me chamaram atenção os disputados em campos de futebol das antigas , uma delicia de se ver , torcida “agarrada” no alambrado e
    se divertindo , gritando , xingando , torcendo , tudo captado pelos microfones da TV .

    E não é que os narradores partiram pra cima dos torcedores por conta de seus “gritos homofóbicos” e de “ofensas pessoais” a jogadores e arbitragem ?

    Fico aqui a pensar :
    a vida do Raul deve ter sido estigmatizada , ele deve ter frequentado mil psicólogos e analistas para conviver com a insuportável ideia de ter passado todo o seu tempo no Time Azul a escutar 100 mil pessoas gritando “Vanderleia , Vanderleia” a cada vez que pisava o gramado do Mineirão .

    Crendeuspai ! , está insuportável essa onda de “mimizentos” para quem tudo é ofensa .

    É PRACABÁ !

  6. Bom dia,

    Ontem falei minha opinião sobre o tipo de tratamento que considero normal para um trabalhador, seja ele de qualquer ramo e ganhe qualquer salário.
    É claro que quanto maior o salário, maior as obrigações como reza a lenda, porém, em se tratando de jogador de futebol isso é diferente, contratos garante ainda os deveres do contratante e poucos os deveres do contratado.
    Porém, no tocante as horas de folga acredito que na maior parte do tempo devem ser tratados como trabalhadores comuns, ou seja, ficar fiscalizando e colocando regras na vida de jogador é coisa de outro mundo, (Talvez no mundo do futebol), é um absurdo total.
    Jogador possui uma vida útil de trabalho muito pequena, que atinge seu auge exatamente na faixa etária onde podem gozar na plenitude toda juventude e saúde, daí ficar podando os rapazes acho extremamente cruel e muito pouco democrático.
    Porém esse é o preço do sucesso.
    Ontem veio a público que torcedores foram atormentar o jantar de jogador que estava em companhia de familiares, onde estamos, sou favorável a cobranças, mas sou muito favorável que as mesmas sejam feitas individualizadas, e ao tratamento diferenciado.
    Já tinha ficado muito triste quando ouvi da boca do Hulk em entrevista que tinha deixado de sair com a família para almoçar num dia de folga para evitar esse tipo de coisa, simplesmente ridículo e se esses “torcedores” julgam que isso dá resultado, não acredito.
    No meu caso eu mandaria todos para aquele lugar e chutaria o balde.
    Espero que isso já não esteja acontecendo e não seja uma represália a está atitude anti desportiva.
    Apenas minha opinião, há controvérsias eu sei.

  7. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA…..
    P.Q.P. , QUE SITUAÇÃO VEXAMINOSA ESSA , ESTAMOS AMEAÇADOS DE NÃO CONSEGUIR NEM UMA SIMPLES CLASSIFICAÇÃO PARA A LIBERTADORES , E O PIOR , A POUCOS PONTOS DA ZONA DE REBAIXAMENTO….
    NEM O MAIS PESSIMISTA ATLETICANO PODERIA IMAGINAR ESSA HUMILHAÇÃO…..
    O GALO , COM A SEGUNDA MAIOR FOLHA SALARIAL DO BRASIL , CAINDO DAS PERNAS DENTRO DE CAMPO…
    ESSE SASHA É UM JOGADOR MEDÍOCRE , HORROROSO , SEM GARRA , NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE JOGAR NO GALO…….
    FORA SASHA…..
    O JAIR DESAPARECEU , O FUTEBOL SUMIU , VIVE ANDANDO DENTRO DE CAMPO …..
    VINDOS DA BASE , SÓ TEMOS RUBENS , O RESTO PODE JOGAR NO LIXO , QUE NÃO PRESTAM PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL….
    AGORA , O QUE NOS RESTA É BUSCAR DESESPERADAMENTE UMA VAGUINHA NA LIBERTADORES …….. TÁ DIFÍCIL…

  8. Bom dia Massa e Guru

    Segundo R. Caetano e o próprio Cuca, os jogadores estão sendo cobrados, chegando Caetano até a dizer que as vezes as cobranças estão sendo exageradas. O que ele quis dizer com isso?
    Por vezes citei aqui, que a culpa pelo mal desempenho deveria ser dividida entre Turco e os jogadores e sempre apareceu gente, atribuindo e acreditando que o problema se restringia à incompetência de Mohamed.
    Mas agora parece que a turma acordou, pois mesmo após a chegada de Cuca, o time não consegue jogar. E não me venham dizer que ainda é efeito Turco, porque Cuca já teve tempo suficiente para corrigir a rota e mesmo assim não teve êxito.
    Fato é que nossos jogadores com raras exceções são um bando de frouxos e se escondem quando o time tem um resultado ruim. A exceção fica por conta de Hulk, Everson, J Alonso e as vezes Guga. O resto é tudo bunda mole.
    Por isto a diretoria e os 4R´s precisam tomar atitude, colocar a pica na mesa e afastar quem for necessário, pois se não o fizerem a torcida fará a parte da cobrança e isso não é nada bom, até porque não é esta a atribuição da torcida.
    Tá na hora da cobrança e dizer para os jogadores que se não classificarmos pra liberta do próximo ano, vai doer no bolso dos caras. Simples assim e entendam como quiserem.

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Quanto mais procuramos entender o que se passa com o nosso galo, mais confusos ficamos diante das inúmeras contradições entre a “realidade atual” e as justificativas “injustificáveis” que a toda hora nos são postas pela Diretoria, treinador e atletas. Um rosário de desculpas, as mais esfarrapadas, que procuram apenas tirar os deles da reta. A verdade, como já foi dito aqui por alguns amigalos, em 2021 foi um ponto fora da curva. Tudo deu certo! jogadores medianos que se transformaram em “craques” insubstituíveis – Allan, Jair, Nacho Fernandes, Nathan Silva, Everson etc. etc. – que com o passar do tempo nos mostraram a realidade do quanto fomos enganados! Se quisermos almejar algo em 2023, urge mudanças imediatas com a dispensa do treinador e da maioria dos jogadores do plantel do galo. Acredito que Jemerson, Zaracho, Rubens, Keno, Hulk (se voltar a se interessar em jogar futebol), Pavón, Arana, e Calebe, possam continuar a fazer parte do time no próximo ano, os demais, juntamente com o Manso, rua…
    Chega de tantas desculpas esfarrapadas para o pobre futebol do galo!!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. ÂNGELO ML , permita-me :

      nessa lista você inclui o Keno como “aproveitável” , mas o que temos dele é sempre aquela história contada sobre ele TER SIDO importante em alguns jogos no ANO PASSADO .

      Tirando isso , um cruzamento de três dedos , um gol driblando pra dentro e batendo de direita ( todo ponta esquerda destro faz essa jogada , desde os tempos do Zé Sérgio ) e mais nada nesse ano .

      Quer dizer , apareceu muito no gestual : mordeu camisa , passou a não no rosto , gesticulou , caiu e rolou no gramado como tendo sido atingido por um raio , enfim , “jogou pra galera” , porque bola mesmo …

      E eu tenho certeza que você sabe sobre o que eu estou a dizer .

      Então é o seguinte : pra mim , esses caras , JUNTOS , é só ladeira abaixo .

      Individualmente , com outro suporte técnico , pode até ser que venham a produzir alguma coisa , como , por exemplo , o GANSO , que do ostracismo , ao ser escalado com aqueles meninos do Xerém ( André e Martinelli ) tem sido um show à parte nos jogos do Fluminense .

      Gostaria de ouvi-lo sobre .

      1. Caro Barata!
        O que temos sempre batido na tecla é a acomodação que vemos em vários jogadores. O Kenno ainda é um atleta recuperável desde com condições físicas ideais. Pode não ser o craque que dele se espera, mas é uma opção interessante. Entendo o que você quis dizer a respeito do Kenno, respeito a sua posição, mas ainda o considero uma peça útil ao time do galo. O que falta ao galo, como você bem asseverou, é a oportunidade para garotos. Não precisa ser somente os da base, existem vários por ai que podem agregar muito ao time. Ronaldinho Gaucho só foi o mago porque tinha muitos para correr por ele e com a bola no pé, não existe pra ninguém. A recuperação do Ganso passa muito pela juventude do time do Fluminense. O time do galo é um time de jogadores velhos, a maioria com mais de 30 anos, vida feita e que só querem receber os polpudos salários no fim do mês. Os jovens que faziam a diferença no time do galo foram emprestados ou vendidos. Ou muda-se a política de contratações ou vamos continuar sendo cemitério de ex-atletas em atividade.
        Obrigado pelas observações sempre pertinentes.
        Abraço.

  10. Bom dia!

    Acho que o Cuca deveria passar todo o tape de Corinthians e Fluminense pela CB para os jogadores e dizer: só quero que vocês façam como os jogadores do Corinthians, joguem com aquela garra e alma que não perdem mais no campeonato.

    O grupo ‘sentou’ nos títulos conquistados, o que é absurdo e inadmissível. E, pior, o comando não consegue cobrar dos jogadores com a energia necessária…

    Cadê aquela marcação pressão no campo adversário fazendo ‘n’ desarmes???? Simplesmente desapareceu… garra e alma, é o que falta, bola ninguém esquece como se joga!

    Sds.

    Leonardo Senna.

  11. Prezados bloqueiro e Atleticanos. a realidade e nos faz ser bem pessimistas com um time cujos jogadores perderam o foco, estão descompromissados e muito viraram boêmios. Receita certa para a hecatombe que virou esse time. Se antes estavam agraciados pelo torcedor, hoje conseguiram reverter a situação para o diâmetro oposto. Esse time não me inspira mais nada de positivo – infelizmente.

  12. Bom dia!
    Diz o “manso” que vai mexer o doce. Que ele o faça urgentemente, afastando os inúteis inoperantes do time. Mas com certeza no próximo jogo virá ele novamente com Alan, Nacho, Vargas, achando que Sasha é solução, Ademir…desse jeito EU NÃO ACREDITO!!!

    1. Não mencionou o paçoqueiro e delivery Nathan Silva, pronto pra entregar sabe se mais um pênalti ou um gol pros porcos e com cadeira cativa assegurada pelo Manso na zaga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *