Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quem serve para treinar o Galo?

Ricardo Galuppo

A perda da liderança  e, depois, a queda para a terceira posição na tabela da primeira divisão do Brasileirão deixaram a massa em estado de desânimo profundo. Todos queríamos e esperávamos mais nesta altura do campeonato! Houve até mesmo um momento em que chegamos a acreditar num campeonato tranquilo — disputado apenas para comprovar a superioridade do Galo sobre os outros. Mas com o Atlético nunca é assim e esse sonho, como diria Chico Buarque, não passou de “ilusão passageira, que a brisa primeira levou”. 

Se fica uma lição disso tudo é que o time precisa ser mais esperto e deixar de cometer descuidos bobos caso queira ter de volta as duas posições que perdeu na tabela… Até aí, tudo bem. A questão é que o confronto com a realidade provocou uma mudança súbita no humor da torcida e pouca gente hoje em dia acredita ser possível subir esses dois degraus. E assim, o mesmo time, que dias atrás era visto pelos mais exagerados como candidato ao título mundial, deu meia volta e passou a ser apontado como um amontoado de pernas de pau, muito pior do que agremiações que dariam tudo para estar no lugar dele neste momento. 

O momento do Galo é, sem dúvida, complicado. Mas não tanto quando na hora em que Riascos partiu para a bola no dia 30 de maio de 2013 e Victor mudou a história numa fração de segundo A missão atual é difícil, mas o time tem mais tempo para virar o jogo a seu favor do que tinha no dia 5 de novembro de 2014. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Everton, do Flamengaço Classificadaço marcou o gol que obrigaria o Galo a fazer outros quatro caso quisesse prosseguir na Copa do Brasil. E prosseguiu. A situação atual é difícil, mas talvez não fosse tanto se dois ingredientes que sobraram naquelas oportunidades não estivessem em falta. O primeiro é atitude. O outro, postura de campeão. 

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

NOVA MUDANÇA

Com 12 partidas (e 36 pontos em disputa) pela frente, há muita água para escoar por esse bueiro. Os dias de treinamento proporcionados por mais de uma semana sem jogos devem ser aproveitados para  corrigir os defeitos, claro. Mas também para mostrar aos jogadores a importância que esse título tem para a torcida. Se eles entenderem isso eu diria, como o saudoso Belchior, que “você não sente nem vê, mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo, que uma nova mudança em breve vai acontecer”. 

Por que essa manifestação de otimismo num momento em que tudo aponta para direção oposta? Em primeiro lugar, porque eu acredito. Em segundo lugar porque a tabela nesta reta final parece mais favorável a nós do que aos adversários. E, finalmente, porque o desdém que outros fingem ter pelo Galo mal consegue esconder o medo de que o trabalho prossiga e renda os frutos que, mais cedo ou mais tarde, renderão os frutos que serão colhidos pela massa. 

Reconhecer que dias melhores virão não significa fechar os olhos para os problemas nem fingir que está tudo bem. Não está. Os altos e baixos justificam as críticas e dão razão ao desânimo que tomou conta de parte da torcida. Isso é uma coisa. Outra, muito diferente, é ignorar a mudança positiva que houve na maneira do Atlético lidar com o futebol.

Sampaoli é parte importante nesse processo e ainda tem muito a contribuir com o Galo. Sigo achando o argentino competente. Ele sabe o que está fazendo e, quando chegar a hora de ir embora (que ainda não é agora), deixará o Galo muito melhor do que encontrou. Talvez até com algumas conquistas que outros não foram capazes de proporcionar nos últimos anos. Quem sabe? 

QUIXERAMOBIM

É mais difícil defender o trabalho do gringo agora do que era no momento em que suas invenções davam certo em campo. Afirmo, porém, que nenhum treinador do mundo é capaz de passar pelo Galo sem ouvir cornetadas de parte da torcida. Se Pep Guardiola, do Mancester City, ou Zinédine Zidane, do Real Madrid, chegassem hoje para comandar o Galo, ia ter corneteiro dizendo que eles não de nada e que Fulano de Tal, que fez uma Copa do Nordeste brilhante pelo Quixeramobim, é muito mais qualificado. 

(Não vai aqui nenhum preconceito contra Quixeramobim. Até porque, torcedor de time que saiu da Copa do Brasil desde ano pelas mãos do Afogados, de Afogados da Ingazeira, não tem direito de desmerecer equipes do interior nordestino. Mas quem quis entender, entendeu: a crítica não é aos clubes, mas aos que reclamam até do que está certo.)

SALVADORES DA PÁTRIA

Há que se ter paciência com os mais exaltados e reconhecer que a síndrome de abstinência por títulos justifica as reações mais impacientes de atleticanos que, nas últimas décadas, viram títulos que pareciam ganhos escapar entre seus dedos. Mas daí a defender, como já andei escutando, que o treinador Lisca, que faz um bom trabalho à frente do América, é melhor do que o argentino, com todo respeito, só pode ser delírio! 

Lisca é um profissional adequado ao porte e às pretensões do clube que dirige — que se firma cada vez mais como a segunda força do futebol mineiro. Mas ainda a uma boa distância do Galo. Mas não é difícil imaginar o que teria acontecido com ele caso tivesse assumido o comando do Atlético depois da queda de Rafael Dudamel (que nunca deveria ter vindo treinar o Galo, mas, já que veio, felizmente ficou pouco tempo). 

Sampaoli tem mais estofo. Seu trabalho, porém, precisa apresentar resultados à altura das exigências que ele faz. Mesmo com toda oscilação, o saldo até aqui é positivo. A verdade, porém, é que o Atlético tem demonstrado, ao longo de sua história recente, uma certa incompatibilidade com o trabalho de técnicos consagrados. Muitos medalhões já chegaram ao clube com fama de salvadores da pátria, com um olhar de quem entende mais de futebol do que qualquer outro ser humano sobre a face da terra, e foram embora pelas portas dos fundos — deixando atrás de si um cenário mais devastado do que encontraram. 

Me lembro especialmente de Rubens Minelli. Treinador conceituado, com fama de bom comandante, havia sido um dos responsáveis por transformar em vinagre o chope que o atleticano havia reservado para comemorar títulos que estavam em suas mãos. Era ele que, já campeão brasileiro em 1975 pelo Internacional, estava no túnel do Beira Rio em 1976, quando seu clube derrotou o Galo na semifinal do brasileirão. No ano seguinte, 1977, comandou o São Paulo na campanha em que seu clube se sagrou campeão com 13 pontos a menos do que o Atlético, que foi o vice. 

Contratado em 1984, Minelli fez no Galo um trabalho tão medíocre que matou a torcida de raiva e foi embora antes de completar uma temporada. Não se trata de um caso isolado. Em sua história recente, o Atlético contratou uma penca de treinadores que até fizeram algum prestígio em outros clubes. Mas que, no comando do Galo, se revelaram “um pote até aqui” de mediocridade. 

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

SAI, AZAR!

Valdir Espinosa chegou em 1994, no natimorto projeto da tal de “Selegalo”, que reuniu no Atlético um bando de mercenários em fim de carreira. Não conseguiu e nem fez força para reproduzir as conquistas que obteve à frente de clubes que já havia treinado. Pelo túnel atleticano já passou gente como Abel Braga, o falecido Mário Sérgio e Vanderlei Luxemburgo — ótimos na hora de dar entrevistas elogiando o próprio trabalho, mas péssimos para montar uma equipe. Dá até medo pensar que Paulo Autuori e Oswaldo Oliveira foram outros que estiveram por lá… (Esconjuro, pé de pato, mangalô, três vezes… a simples menção aos nomes desses senhores já causa arrepio e urticária!)

Há casos, senão piores, tão ruins quanto esses. Causa asco lembrar que por lá também passou um enganador do quilate de Carlos Alberto Parreira, a prova viva de que um sujeito inepto pode triunfar no mundo do futebol. Também não é bom lembrar de outro enganador ainda mais bem acabado do que ele: o embusteiro Tite. Esse aí se expressa com a falsa erudição dos que tentam esconder atrás de palavras bonitas a incapacidade de escalar e treinar um time minimamente competitivo. Mas tem quem goste. Fazer o que?

*

Às terças-feiras, os textos do escritor Ricardo Galuppo estarão disponíveis às 06:30 e 13:13h. Sendo o segundo complementar ao matutino.

48 thoughts to “Quem serve para treinar o Galo?”

  1. Fim de 2020 , na fritada dos ovos : Atleticanos felizes com a performance do cuguloso, os do lado de lá, felizes com nossa vertiginosa derrocada . Honestamente, este ano pode ainda nos dar alegrias, apesar de tudo nosso momento é infinitamente melhor do que o inferno do lado de lá. Basta pra isto, este treinador e este time tomar vergonha na cara e justificar seus altissimos salarios

  2. Caros,
    Hoje em dia vem sendo difícil à escolha de um treinador para os clubes de futebol devido varias circunstancias. Os caras viraram estrelas, autoritários e importantes. Donos dos clubes; chegam, faz as suas escolhas para contratações, faz uma merda atrás da outra, vão embora e deixam para trás as dividas. São tantas ações na justiça do trabalho que os clubes são condenados a pagarem. O resultados que estão todos quebrados. Olha o que aconteceu com o rival. Torcer por um time de futebol, vem perdendo a motivação. Estão colocando o futebol como a coisa mais importante para vida do ser humano; só pensam nos autos salários, esquecendo-se de que, dentre tantas coisas essências para qualquer individuo, o futebol sempre irá ser o menos significante. O povo cansando, abrindo os olhos e percebendo que torcer e ir aos estádios passou ser perca de tempo e dinheiro. Vejo com tristeza esse tal Sampaoli sozinho ditando as ordens no futebol do Galo. É o manda em tudo. Indica, compra, manda dispensar mesmo quem pediu, “Se ele não pediu o atleta, olhou para cara do cidadão e não gostou; está fora dos seus planos”. Escala mal a equipe com suas invenções burras. Simplesmente um produto da imprensa tido como o melhor treinador do País. Na verdade não passa de um maluco que caiu nas graças da de muitos na mídia devido suas palhaçadas. Para mim um espertalhão cheio de KAÔOOOO.

  3. Caros,

    PERIGO PERIGO PERIGO!!!

    Poizé, VEM aí um presidente COELHO e nego pedindo Lisca Doido?…só falta pedir prá trocar o estádio na marginal tirada da planta pelo quadradinho do Horto…Aonde vamos chegar? Só o futuro dirá?

    E essa americanização do CAM ou da coelhização do NOSSO GALO? É NOVO ou RENOVO?

    Enquanto isso, no sinal de trânsito, o vendedor de PAÇOCA! : “VENDE-SE VENDE-SE VENDE-SE!!!”

    OI aí a BOLA DE CRISTAL! É grátis ñ, MANÉ, já viu almoço grátis?! Oi a boa Ae! A bola de cristal!!! Levando qtas VC quiser vc leva tb uma GRAMÁTICA: o Atleticano tem q ficar CRAQUE nos verbais: tudo mundo falando no FUTURO aqui no CAMtodoGalo! Comé?, e o Futuro do Pretérito?, e o Futuro do Futuro?, e aquele famoso MAIS Q PERFEITO, etc?. VIVA o futuro MAIS Q PERFEITO na cabeça dos cabeça de BAGRE formadores de opinião! Oi a Bola, seu môsçu! OI a gramática!

    Obs.: A bola e a gramática aí ACIMA são patrocínio exclusivo da PATOTA compra tudo q vê na frente da cativa do CAMtodoGalo e tb EXCLUSIVO patrocínio da *APPPP!!!

    Pessoal, é importante COMPRAR A BOLA por dois motivos ou mais: 1º prá saber QND, visto q o futuro é um livro aberto, né?…O Atleticano ñ tem o SAGRADO DIREITO de saber O Qnd?…QUANDO será essa PORRA do futuro? 2º é importante comprar a Bola de Cristal, todo Atleticano tem q ter uma Bola de Cristal. SIMPLES! ficar por dentro do NOVAS DO CAM…tão simples qnt atrasar bola pro goleiro bom de pé sair jogando, já q os volantes e os meias, etc…

    Uma meia pá de SEM VERGONHA!: Pq um CLUBE q ñ se dá ao respeito no PRESENTE, tornando-se SACO DE PANCADAS nas competições q disputa, vai ter o respeito e VENCER no futuro? Comé q é isso? Ta combinado com goiás,com o fortaleza, com santa, com o bahia, paraguaiense, xport…etc

    Na turma aí citada ia colocar o BOTAFOGO, mas o foguim, embora mereça tá ali na cabeça do pelotão ACIMA, o foguim é do Clube dos 12 = NÓIS, antigo C13…olha só, NOSSO GALO tá ficando prá trás DEMAIS e VELHACO insistindo q CONQUISTAS PRESENTES ñ são importante pq elas virão sabe se lá qnd e tb quem gosta de titulo é museu É MOLE?…é URGENTE Nosso Galo voltar a VENCER! tem q VENCER dentro do CLUBE12/13, O CAM é do Clube, ainda é! Ñ basta ser o RIQUINHO mimado e bobo da turma, Construtor DE PAÇOCA e VENDEDOR de futuro!

    E a MENTALIDADE VITORIOSA, cadê? Preocupa a saída do SETTE! Sendo continuidade, pq SETTE sambô? Tá tudo certo no Reino dos ABNEGADOS? Tomaram q ñ venham com conversa q tá começando tudo de NOVO e de RENOVO com O Coelho…q o Coelho ñ tem Know How…porra, se um coelho ñ tem know how nem é digno de ser um coelho, né, verdade seja dita…

    *Obs.: A patrocinadora APPPP acima citada, para num ficar fora do crédito, é a conhecida Associação Prezepera dos Paçoqueros PASSADORES DE PANO!

    SAMPAOLI tem a obrigação de CONTINUAR e montar um time melhor (a diretoria ñ pode cair na asneira, pelo menos até o Mineiro, de dispensar esse REVOLUCIONÁRIO!)…grandes treinadores Cuca/Telê sabem MONTAR grandes times, às vezes com o q tem na mão! VENCER é consequência de MONTAR UM GRANDE TIME, ter um grande time NA MÃO, posição por posição! Nosso time atual é FRACO! O plantel INCONFIÁVEL! E todo time começa por um GRANDE GOLEIRO!

    ACORDA NOSSO GALO!

    AQUI É GALO?

    AQUI É GALO?

  4. Pausa nas discussões para uma mensagem :

    ” Aos torcedores desta arquibancada virtual
    comandados pelo nosso Chefe de Charanga
    EDUARDO ÁVILA desejo sinceramente que
    tenhamos todos um FELIZ NATAL e um ANO
    NOVO repleto de emoções e prosperidade “

  5. o super comentarista (sqn) Casa Grande é capaz de mudar sua opinião do primeiro pro segundo tempo de uma partida. Ele é capaz de mandar um jogador pro lixo no primeiro tempo e pedir seleção pra esse mesmo jogador, caso esse jogador faça uma jogada maravilhosa no segundo tempo. E assim são os demais comentaristas. Se esses idiotas, que ganham uma boa grana pra falar besteira, podem mudar de opinião, porque eu, um mero torcedor não posso mudar? No momento acho que Sampaoli está fazendo um péssimo trabalho. Não vemos variações de jogadas em campo, não vemos o time mudar pra melhor no segundo tempo, tem escalado muito mal, tem inventado demais, e nas substituições apela pra os mesmos jogadores, que a gente sabe que não vão dar em nada (Sacha, Nathan, Hyoran, etc, etc, etc.)
    Tenho até medo dessa conversa de que agora o time tem tempo pra treinar. Afinal, em todas, eu disse todas as vezes que o time teve tempo pra treinar com Sampaoli, ele voltou bem pior.
    Portanto, eu, como mero torcedor reprovo o atual trabalho do argentino, e pra os fiscais de plantão que dizem :”quero ver esses que falam mal depois vir aqui elogiar”. Seu burrinho, se o time melhorar, com Sampaoli, Abel, Larghi, Dudamel ou a pqp, eu virei aqui elogiar sim. Você vai me impedir?

  6. PAULO SOARES ,,

    quanta verdade em seu texto , a desmontar
    essas narrativas pueris nas quais “analistas”
    de vídeo games nos enchem os ouvidos com
    suas “certezas teóricas” .

  7. Postagem de lucidez inquestionável. Querer título não é suficiente. Já fazemos isso há quase 50 anos. O que falta é trabalho. Os frutos do trabalho vêm com persistência e tempo. Jamais com o grito. Gritar é o mais fácil. Todos gritam nas ruas. Até o presidente grita.

  8. ERNEST ,

    simples assim : “Lisca é boleiro , estratégico,
    líder, carismático e entende muito de futebol ”

    Poderia ser ele nosso técnico ?
    Por que não ?

  9. Oi Eduardo, Galuppo e Amigos, bom dia!

    Muito bom o seu comentário.

    Sampaoli deve ser mantido, porém mais cobrado. Parece-me que lá dentro do Clube todos têm medo e o respeitam demais.

    O que falta ao Galo são craques de bola, pelo menos uns quatros. Aqueles que definem uma partida.

    Quando o Galo foi às compras, infelizmente só trouxe jogadores pernas-de-pau e sem vontade. Exceção para Alonso, Arana e Keno. Com um pouquinho de boa vontade incluiria também o Allan.

    Infelizmente, foram milhões para o ralo.

    Vida que segue e 50 anos na fila. Coisas do Galo… fazer o que?

    Saudações Alvinegras,

    Saudações Alvinegras

  10. Alguém saberia me dizer qual a razão do Sete Câmara ter aumentado o salário do Domenico Bering de 24 mil para 52 mil durante o seu mandato? Estranha austeridade…

  11. Antes de sugerir o nome de um bom técnico, é preciso saber quem vai escolhê-lo dentro do clube e quem vai ser o dirigente que vai tomar conta dele. Se, a meu ver, não existe no galo este dirigente que seria encarregado da escolha e nem de tomar conta, de nada adianta eu sugerir um nome. Tenho vários.

  12. Bom dia Galuppo, xará e amigalos!
    Também concordo que Lisca ainda é um treinador “verde” para assumir o GALO. Apesar disso Lisca já provou que sabe montar esquema defensivo muito melhor do que o “poderoso” Sampaoli. Vejamos:
    Até o presente momento o América sofreu 21 gols em 30 jogos na Série B. O GALO já sofreu 34 gols em 26 jogos. E o TEIMOSO do treinador não enxerga isso. Li ontem que o novo Presidente do GALO vai contratar 4 reforços para 2021. E nenhum bom zagueiro. Esse é o GALO……
    Em tempo: Também estou aguardando meu “MANTO DA MASSA” até hoje. Paguei, tenho recibo e nada. Encaminhei reclamação na ouvidoria deles que parece não ouvir ninguém. Decepção….

  13. Boa dia, Massa, Galuppo e Guru!

    Texto mais que providencial neste momento de desconfiança no trabalho de “El pelado”. Até entendo a insatisfação e o pedido de “fora Sampaoli” de alguns amigalos aqui deste espaço, até porque o careca vem dando motivos para a gritaria com sua incoerência e suas invencionices, mas ao contrário de nossos amigos, pactuo com a sua opinião Galuppo, e sabe porque?
    Rogério MIcale, O. Oliveira, Levir Culpi Senil, Thiago Larghi, Rodrigo Santana, Mancini, Dudamel. Definitivamente não! Chega de técnicos medíocres, chega de apostas!
    E como vc mesmo disse Lisca é um técnico do tamanho do time que dirige.

      1. Caro Joaquim-Portugal,

        Então temos que realmente glorificar ao Sampaoli porque pelo menos isto ele conseguiu.
        Projeto e vislumbrar nos mecenas a possibilidade de investir no seu trabalho, eliminar quase todos os pernas de paus, rejuvenescimento do elenco, valorização e busca pelo titulo, diferente dos anteriores que não possuiam nem personalidade e muito menos Culhão para pedir o que quer e precia.

  14. Gallupo, bom dia!!!

    Sampaoli é a encarnação do famoso “Cavalo Paraguaio”…

    Tem histórico de poucas conquistas porque tem temperamento irascível, é instável, muda completamente conceitos e sistemas de jogo como quem troca de camisa…

    É exigente demais, não abre diálogo com ninguém e se coloca como o todo poderoso num estilo mandão autoritário…

    Falta-lhe humildade para reconhecer erros…

    E com ele a frente o Galo não vira…

    Quem eu indicaria, então, para lugar do doidão?

    O doido, o Lisca Doido…

    Ao contrário do que muita gente pensa, Lisca é boleiro, estratégico, líder, carismático e entende muito de futebol…

    Mas para quem acha o contrário e prefira Sampaoli, cada um com sua opinião…

    Mas como Sampaoli não vai mudar o jeitão, vai continuar inventando, vai pôr três zagueiros e colocar juvenil em jogo chave, e não vai mudar, então sem chances e esperança de título…

    Lisca, já!!!

  15. É UM GRANDE ERRO FICAR COMPARANDO O TRABALHO DE SAMPAOLI COM OUTROS TÉCNICOS FRACASSADOS QUE NOS TROUXERAM TANTOS VEXAMES NO PASSADO.
    É DIMINUIR O GALO , POIS ESSES TÉCNICOS NÃO SÃO PARÂMETROS PARA NADA.
    DEVEMOS SIM , MIRAR SEMPRE NOS MELHORES E NÃO NOS PIORES.
    NÃO PODEMOS ACHAR QUE SAMPAOLI É BOM , PORQUE JÁ TIVEMOS DUDAMEL , OSVALDO OLIVEIRA E OUTROS.
    DEVEMOS ALMEJAR SEMPRE TÉCNICOS PADRÃO TELÊ SANTANA , ESTE SIM , DEVE SER EXEMPLO E META A SER ALCANÇADA.
    VAMOS RISCAR DE NOSSAS MENTES NOMES COMO DUDAMEL , TITE E OUTROS DESSE NAIPE.
    QUERER E EXIGIR SEMPRE O MELHOR.
    ESSE DEVE SER O PADRÃO GALO.

    1. O Cuca vai fazer uma campanha nas competições bem melhor que o Sampaoli no Santos. Vale destacar que o time da Vila aos cacos por problemas financeiros ( herança do antigo treinador), políticos (presidente sendo afastado) e técnicos ( a Fifa proibindo inscrições de jogadores). Aí eu quero o pessoal falar do Sampaoli que tirou precocemente o Santos de todas competições a exceção do Brasileiro

  16. E o novo Presidente veio a público dizer que o nosso CAM vai contratar para o ano que vêm e na primeira lista não têm um ZAGUEIRO que jogue pelo lado direito da defesa… sem comentários!!!!!!!!

  17. Nesse momento de total desrespeito ao
    torcedor , quando a história e a tradição
    do Clube Atlético Mineiro são entregues
    a um profissional sem noção que teve
    a petulância de afrontar a torcida assim
    que aqui chegou , vem a pergunta :

    ” Quem serve pra treinar o Atlético ? ”

    Eu começaria por pedir a ressurreição
    do ZÉ DAS CAMISAS .

    Mil anos-luz à frente do Peladeiro em
    conhecimento de bola .

    Reza a lenda que um garoto apareceu
    pra treinar no time do Zé .

    Daí ele perguntou ao aspirante :
    “você joga de quê ” ?

    O garoto :
    “bato nas onze” .

    O Zé :
    “então volta depois porque agora
    eu preciso é de ponta-esquerda “

  18. “A perda da liderança e, depois, a queda para a terceira posição na tabela da primeira divisão do Brasileirão.”[•••] Prezado! A tendência é q percamos + posições na tabela,se liga! Hoje estamos a 8 pts do 8º colocado e 7 do 1º. Faremos um jogo dia 26/12 ficando 16 dias só na brisa,voltando ao campo dia 11/01, por conta do adiamento da partida frente ao santos q aconteceria em 07/01. Neste período o GALO fará DOIS jogos em 40 dias,DOIS jogos! Por isso sempre bato na mesma tecla: de quê adianta ter um treinador de ponta e um time razoavelmente bom, se somos fracos de bastidores e temos uma diretoria q ACEITA tudo, inclusive ,remarcarem jogo adiado numa data fifa!?
    Com uma diretoria q se mostra cega e que tem o ego infladíssimo,pedir paciência ao Atleticano é covardia_ aqui NÃO me refiro ao sr., entenda!_ já temos demais. Gostaria de sentir esta turma envergonhada e brigando contra o sistema _ todos! do mandatário ao último reserva_ e com toda esta situação;mas sei q ñ irá acontecer! Percebe-se q ñ estão nem aí para as mazelas q prejudicam ao Clube,mais do q ele próprio já o faz, dentro do campeonato. A torcida q lute…!!! E a resposta á pergunta título de vossa letra é…nenhum,simples assim!
    Saudações Alvinegras

  19. Onde está a COERÊNCIA dos “analistas” de
    plantão , cheios de verborragia , doutos na
    compreensão do futebol ?

    Quando o LARGHI aqui é citado uma chuva
    de impropérios debochados é despejada a
    inundar os textos

    Com menos tempo de trabalho , com um
    elenco meia-boca a viver um momento de
    baixo-astral , ele ARMOU UM TIME com o
    que tinha e o entregou com os resultados
    que hoje o Peladeiro apresenta .

    Ele, LARGHI , recebia salário mínimo , vale
    refeição e vale transporte e tinha como
    instrumento de “análise de desempenho”
    uma caderneta e uma caneta BIC

    Tiram-lhe os jogadores , desmontaram o
    trabalho e o jogaram aos leões .

    Hoje , essa FARSA saltitante tem TUDO o
    que pede , montou comissão técnica a
    um custo de DOIS MILHÕES DE REAIS e
    NÃO TEM UM TIME FORMADO .

    E a ele , toda honra e toda glória , e um
    contrato de cem anos para , quem sabe
    um dia , entregar um time em campo

    “Ah , mas ele é vice-líder , o que já não é
    de todo ruim ”
    E o LARGUI era o quê quando foi jogado
    pra escanteio , covardemente ?

    Por que não deram a ele a chance que é
    dada pra esse ALQUIMISTA contestado
    pelo MESSI ?

    Mas quem é MESSI na fila do pão para
    saber de bola , não é mesmo ?

    Fiquemos aqui com um receituário e as
    indicações dos caçadores de cornetas .

    Afinal , sabem TUDO de futebol e mais
    um pouco .

    p.s.
    Telê veio para o Atlético após treinar o
    JUVENIL do Fluminense e ter tido uma
    rápida passagem pelo profissional

    Vieram ele e o palito que mastigava

    1. Verdade! Não sou muito das antigas, pois cheguei este mês de dezembro a meio século de vida. Ja sofri muito com o Galo, mas o título de 71, não tinha idade suficiente para comemorar…. Mas uma coisa é certa… Treinador bom é que aquele que sabe realmente treinar, ter esquema tático, ter as peças no seu lugar sem inventar demais…. não ter queridinhos (pois mesmo não sendo melhor, ficam sempre em campo) tem que ser bravo com jogadores que mesmo sendo as estrelas, exigir deles, pelo que valem ao clube e a torcida e se não estão bem… vá para o banco. Joguei bola e não era ruim… correia o jogo todo, ajudava cada parte do campo e fazia muitos gols… Sabe o que era isso… amor ao futebol e não ao estrelato e a fama. Hoje vejo jogadores chegando a frente do goleiro e não sabem chutar… ou melhor chutam em cima dos goleiros, quando o mais fácil seria dar um toque por cima dele… simples. Mas….

  20. A torcida somente corneta o que vê , A entrega de jogos praticamente ganhos , as inexplicaveis escalações , as substituições, idem, a falta de compromisso e gana de vencer, a irresponsabilidade extracampo , impunes, a falta de cobrança ´por parte desta inoperantre e pessima diretoria, graças ao bom Deus, sumindo do galo. Voce, amigo, acertou na mosca quando disse do desdem, o falso desdem, que esconde um medo, um terror do galo se superar, fingem descaradamente. Também sinto que o galo está vivo, porém, as ultimas apresentações foi de desanimar qualquer um, principalmente a postura, de mero coadjuvante, não protagonista. A corneta existe, não culpop a corneta, o desanimo da torcida se deve aos jogadores , ao tecnico e a diretoria. Cazares, este pessimo otero e ate fabio santos estão jogando no curintia , cazares comendo a bola. Sabe porque? Porque lá, meu amigo , , tem cobrança , uma cobrança pesada pra que cumpram o contrato, não com aqui, como um clube de ferias, um spa, jogam quando querem.

    1. Cazares comendo a bola, faz me rir.
      Continua o mesmo, detonou no seu 10 jogo pelo Corinthians, agora só Deus sabe, quando novamente. Aqui foi a mesma coisa.

  21. Bom dia. Sobre o time atual, para ser mais competitivo, ainda faltam: um lateral direito, um zagueiro, dois meias. Sistema defrnsivo frágil e não temos meio de campo. Historicamente, raramente tivemos um meia armador, um sistema defensivo consistente (é só consultar as estatísticas dos campeonatos bradileiros. Quase nunca tivemos a melhor defesa) e só privilegiamos o ataque, basta conferir as imagens de jogadores registradas na parede da Sede. Enfim, em diversas ocasiões nos últimos 50 anos nos faltou elenco, equilíbrio e talento.

  22. Eu ainda espero aqui o elenco de qualidades
    atribuídas ao Peladeiro , pois que narrativas
    repetidas à exaustão tornam-se verdades
    incontestáveis .

    Enquanto oferecem receitas para o time bem
    como profissionais de saúde mental para os
    torcedores que se atrevem a TORCER e com
    razão EXIGIR UM TIME PRA HOJE , fico com
    quem não entende nada de bola : MESSI !!!!!

    Messi , Messi , você é UM CORNETEIRO !
    Não pode imaginar quantos protetores de
    ouvidos foram comprados quando você , do
    alto de sua insignificância , disse ; CHEGA !!!!!

  23. Se o Galo quer mudar o seu futuro tem que olhar os erros do passado. Ficar repetindo ações erradas do passado não vai nos tirar da fila de 50 anos.
    O Galo foi campeão em 71 com um técnico, Telê Santana, que estava no início da carreira. Só que ele tinha potencial para ser quem foi.
    Trazer técnicos medalhões, veja o passado do Galo – Rubens Mineli, Carlos Alberto Parreira, Vanderlei Luxemburgo – não dá certeza nem de um bom trabalho.
    O Galo chegou a finais do Brasileiro com técnicos que não eram medalhões – Barbatana, Procópio, Humberto Ramos, Levi Culpi. Técnicos que conheciam o clube. Teve ainda outros bons trabalhos, com terceiro e quarto lugar no Brasileiro, com técnicos que não eram medalhões. Que eu me lembre nenhum técnico medalhão levou o Galo se quer a um quarto lugar.
    O Cuca campeão pelo Galo era considerado um pé frio até vencer a libertadores, mas ali teve um momento pontual de mudança de atitude, em relação ao passado – quando Kalil brigou por uma arbitragem de fora contra o São Paulo.
    Quem deve dirigir o Galo eu não sei. Só acho que a história do Galo não é passada de uma direção para outra. Não se cria um lastro de conhecimento do clube. O que parece é que cada direção que entra vem com uma fórmula milagrosa.

    1. PAULO SOARES ,,

      quanta verdade em seu texto , a desmontar
      essas narrativas pueris nas quais “analistas”
      de vídeo games nos enchem os ouvidos com
      suas “certezas teóricas” .

  24. Bom dia MASSA!

    9ALLUppo, o que desanima mais ainda é ver o presidente, que ainda nem assumiu, vir a imprensa e queimar o Mattos, desnecessariamente, e dizer que o 9ALO precisa de 4 jogadores pontuais: lateral esquerda, para reserva do Arana (não tem nem isso no time de transição?), um volante (dispensaram qtos?), um camisa 10 e um 9 (diz o Sampaoli que não precisa de camisa 9).

    Conclui-se com isso que estão, e muito pelo jeito, satisfeitos com: Réver, Bueno, Gabriel, Rabelo e os do dito time de trnsição.

    É por essas e outras que o desânimo é grande.

    Nunca me iludi com o título, já deixei isso aqui exposto por diversas vezes. Meu receio no momento é perder a vaga na Libertadores, isso sim é meu medo.

    BOORRAAAAA 999AAAALLLLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

    PS.: Ontem enviei mais um e-mail cobrando meu Manto. Resposta: nenhuma.

    1. Pois é, e tem muitos que reclamam das exigências do Sampaoli, se deixar na mão destes dirigentes entendidos estamos ferrados.
      Duvido se o Sampaoli não faça uma lista de dispensa do tamanho da de 2019/2020.

  25. Bom dia amigos do Galo. Não tenho dúvidas que temos hoje um ótimo técnico, Sampaoli sabe muito de futebol, mas precisa saber que é um empregado do CAM, que no NOSSO GALO existe comando da diretoria (existe?) que vai lhe cobrar pelos erros. Repito, o atual elenco do NOSSO GALO é muito bom, nivela com os melhores do Brasil, só não estamos folgados na tabela por erros banais de escalação e falta de cobrança da atual diretoria. Infelizmente, parece que o atual presidente estará satisfeito se o NOSSO GALO se classificar para a Libertadores, ele não aparece para cobrar, para incentivar ou mesmo para se fazer presente e impor respeito, está mais preocupado é com o Galo de Prata.

    1. Bom dia!! Eu sei que muitos não vão gostar, vcs viram o jogo ontem do Corinthians, Casares acabou com o jogo, ele já vinha fazendo isso. E nosso querido treinador não deu nem uma chance a ele e temos que aguentar hayron, zaracho e Natan e outros, dureza.

      1. Boa noite Sérgio,

        Se for igual foi por aqui, tenho até pena do Curica, agora só volta a jogar bem daqui a mais 5 jogos ou mais. Nesta curta passagem pelo Curica já fez mais de 10 partidas que não jogou nada, já se contundiu e neste momento mostrou seu talento em apenas um jogo, nos anteriores apenas alguns lampejos, como sempre.
        Continua o mesmo Cazares que passou por aqui talentoso e super valorizado.

  26. Olá blogueiro, peço permissão para discordar. Há muito que entendo ser outro o problema. Seu nome é a-n-t-i p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l-i-s-m-o. Exemplo: em 2020 o GALO, também conhecido como LINDÃO, foi desclassificado PRECOCEMENTE da Libertadores. Isso porém, não impediu o gaiato do Sette Câmara fazer piada infantil com o menguito quando ele foi eliminado da mesma Copa. Naquele momento o elenco estava coronavirado por desleixo do Sargento Pincel (técnico tatuado de origem Argentina) e outros boleiros e perdia rendimento, mas esse poto não foi considerado pelo Presidente e nem pela impressa que pouco liga para as causas e efeitos.
    Já quando o Levir Culpi esteve a frente do time e, responsavelmente evitava contratações temerárias – que só serve para onerar e comprometer finanças – a diretoria não o respeitava, fazendo com que ele fosse embora faltando duas partidas para o final. Ele não merecia, JAMAIS aquele tratamento. Isso para ficar em poucos exemplos de desmandos e falta de visão. Quase sempre é bisonha nossa diretoria. Portanto, os resultados não podem ser outros. Grato.

  27. Eu até penso que o Lisca – que é doido, não bobo – não queira sair da zona de conforto para treinar um time com uma Torcida instável e cheia de técnicos. Mas não posso deixar de comentar o trecho do texto que chama, com todo respeito, de “delirante” quem pede Lisca no Galo hoje. Gargalhei alto aqui pensando nos esperneios de alguns.

    Jorge19, como é bom te ler.
    O senhor quase sempre diz o que eu queria externar mas não tenho conhecimento de futebol para tal. Ou melhor, tenho muito, sei que são 11 contra 11, a defesa defende e o ataque ataca. Já posso gritar fora, Sampaoli.
    Some não…

    JBHGalo, eu me divirto. Qual parte eles não entenderam que “tem que combinar com os russos”? Cuca, por exemplo, foi convidado a voltar em 3 oportunidades e nas 3 disse um sonoro “não”. E estava desempregado…
    Querer EU quero o Klopp! Mas me contento com o Guardiola, Bielsa, Gasperini, Jorge Jesus. Não necessariamente nessa ordem.

    José Roberto, café sem açúcar, por favor. O Renaldo não entendeu que o sal foi pra dizer que algo de errado não está certo.

    Abraços.

  28. A questão não é trocar treinador. Já se investiu muito trazendo nomes indicado pelo atual que trocar seria um prejuízo incalculável. Sampaoli está tendo o que nenhum dos citados teve. Pede jogadores e é atendido e é um investimento tão grande que agora tem que ir até o fim, ou da certo ou morre abraçado. Olha os jogadores que alguns treinadores que aqui tiveram tinham para comandar, fica injusto comparar com esse que está tendo tudo. O meu medo é que essas contratações milionárias como Zarachio virem prejuízos milionários, estamos pagando mickeosuel até hoje. Acho que o caminho escolhido não tem volta. Vai ou racha.

    1. Bom dia a todos , como disse uma vez o então é maior e mais vencendor presidente da história do Atlético Alexandre Kalil ” torcida mais chata do Brasil ” e é a pura verdade , e a mais ingrata também, a coluna de hoje o autor citou alguns nomes de treinadores q não deram certo no Atlético é só por isso são péssimos treinadores, Luxemburgo foi um dos maiores técnicos do Brasil e foi parar no Real Madrid e Como não deu certo no Atlético não presta , Parreira , técnico campeão do mundo com mais de quarenta anos no futebol e uma bela carreira e não deu certo no Atlético então não presta , Autuori técnico bom campeão da Libertadores e campeão mundial interclubes e não presta , E vários outros citados, e ainda tem torcedor q fala mal do Cuca do Levir , grandes treinadores e com passagem vitoriosa no Atlético e em outros clubes , infelizmente o desconhecimento dos torcedores e a falta de respeito com essas pessoas é permitem q quando chega um treinador igual ao Sampaoli q nunca ganhou nada carreira, nunca dirigiu um time grande na Argentina, chega aqui e faz oque quiser com o clube , quer mandar em tudo , não respeita ninguém inclusive o próprio presidente do clube , uma arrogância sem tamanho, afasta todos os funcionários do clube , pede contratações absurdas como a do Thiago Neves, Bueno , Zaracho , Sacha, Léo Senna, q já foi até emprestado, e tantos outros, e na verdade oque falta é presidente no clube , saiu um péssimo q não sabe nada de Futebol e entra um fracassado q não conhece nada de bola , esse é o nosso caminho, queria ver Sampaoli fazer isto com Kalil, já estava no olho da rua , e com relação ao autor da colina de hoje , para falar com está propriedade de treinadores e de Futebol você teria que entender muito de futebol, estar trabalhando em um grande time ou numa grande emissora de televisão, mais ao contrário está escrevendo numa coluna uma vez pôr semana , se você fosse tão bom igual vc cobrou de todos esse grandes treinadores q vc citou vc estaria numa grande emissora de televisão, vocês têm q saber q no esporte não se ganha sempre , não se faz bons trabalhos todos os dias , e que é com certeza muito difícil ser campeão no Brasil .

      1. BRUNO TORRES ,

        destruíram o futebol , a razão de ser
        do futebol , a torcida , que quando se
        manifesta é chamada de CORNETA !!!

        Qualquer referência que se faça aos
        grandes atores que proporcionaram
        grandes feitos em campo é motivo
        de escárnio e deboche por parte de
        “analistas de vídeo games”

  29. Bom dia Eduardo, Ricardo Galuppo, atleticanas e atleticanos que como eu sabem que troca-troca de treinadores não resolve nada. Repito o que disse aqui mesmo: A melhor fase que o meu Galo viveu foi quando o Kalil, contrariando todas as cornetas manteve o Cuca na direção do Galo depois dos 6×1. Foi ali, com a quebra desse paradigma de troca-troca que o Galo começou a formar o time que nos encheu de alegria com conquistas espetaculares.

    Quem serve para treinar o Galo? Qualquer bom treinador que chegue aqui e tenha tempo e apoio para fazer o seu trabalho mesmo que não haja sucesso imediato. O atual treinador atleticano tem tempo, no mínimo dois anos, tem todo o apoio dado pela direção do clube e até por uma grande parte da torcida. Tem experiência, o que não se confunde com capacidade, mas é o que temos.

    Também escrevi aqui certa vez: ‘Minha faixa é: Fica doidão’. Isso mesmo. Quero que o doidão continue, não porque eu goste dele, não gosto, é pela minha convicção de que trocar de treinador pelo simples gesto de trocar não resolve nada.

    O doidão tem muitos defeitos e vários deles são da ordem moral, por exemplo a prepotência, o chantagismo de dizer que vai embora sempre que é contrariado, etc. Mas, tem qualidades indiscutíveis que poderemos bem aproveitar e que podem, sim, ser traduzidas em sucesso.

    Além disso, quem colocar no seu lugar? Para que começar de novo um trabalho de construção de nova equipe? Que garantia há de que outro, qualquer que seja, por mais capacidade que tenha demonstrado pelo mundo afora, vai chegar aqui e dar certo? O Ricardo Galuppo listou vários nomes que eram o supra sumo da capacidade e o que eles fizeram aqui?

    Nossa ansiedade nos torna imediatistas. Queremos sucesso e queremos logo. Está difícil esperar mais mas, de que adianta ficar fazendo algo que a gente sabe que não vai dar certo como a troca do treinador? Calma. A coisa não está como queríamos, mas não está de todo ruim. Ainda pode até piorar mas, também pode melhorar e muito.

    Uma excelente terça-feira para nós, com um boa festa natalina sendo preparada para celebrar o verdadeiro salvador.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO E VAI CHEGAR ONDE QUEREMOS MESMO COM O DOIDÃO.

    1. Oliveira, Cazares é artista. O que faltou é comando e habilidade da diretoria para fazer daquele metal a mais fina joia. Também pudera com um gaiato do naipe de Sette Câmara não poderia ser diferente.

    2. Bom dia a todos!
      O tal do sette passou o (des) mandato com interinos,tadeus,ruirolandolerocosta,
      enfim… péssimo presidente, até hoje não entendi o Dudamel da Venezuela, gente Dudamel?!
      Quanto ao doidão ; só acho que com 200 barões qualquer um desses que têm foto com Guardiola trariam resultados parecidos ou até melgores até aqui e seriam pessoas abertas ao diálogo ,ao planejamento e respeitariam a hierarquia do clube,embora o sette seja um medroso cagão .
      Lucy : agora entendi o sal,mas, só uma pergunta; sal grosso não dá mais sorte? Tem gente gastando todo o estoque pra jogar no Mineirão e Indepa.

    3. Voando? Assisti os 3 últimos jogos e somente ontem ele deu um passe para gol, na minha visão está do mesmo jeito, um lampejo e 3 jogos andando em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *