Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que venha o San Lorenzo

Definidos adversários e chaveamento na Libertadores, agora cabe ao Galo (diretoria, comissão técnica e jogadores) colocar o foco direcionado nessa competição. Ao que penso, diferente dos sorteios promovidos pela cbf, na Conmebol – até prova em contrário – não suscitam dúvidas quanto à sua lisura. E entre os quatro favoritos, três brasileiros e um argentino, caprichosamente dois de cada lado.

Se Palmeiras e Flamídia, que nas competições nacionais contam – a exemplo dos demais cariocas e paulistas – com as carícias da cbf e televisão, ontem ficaram pelo mesmo caminho. Caso os cariocas, ainda chamados de favoritos, reajam e os paulistas mantenham seu aproveitamento, ambos podem se encontrar nas semifinais. Na chave C, que tem o Grêmio, começa a ser decidida amanhã. Pode, em caso de derrota dos gaúchos, definir sem a última partida. Além deles, tem chances Huachipato e The Strongest. Qualquer deles pode ser campeão ou vice do grupo.

O time do Flamidia pega o Bolivar, curiosamente, campeão da chave que condenou os cariocas ao segundo lugar. Se no Rio venceram por quatro a zero, fora foram derrotados pelo próprio adversário por dois a um. O jogo decisivo será na Bolívia. Já os porcos encaram o Botafogo, com primeiro confronto no Rio de Janeiro e decisivo na sua casa. Cada qual no seu quadrado e com seus problemas. Se não caírem nas oitavas ou quartas, frente a frente, estarão nas semifinais.

Do nosso lado e na luta por reconquistar a América, o Galo vai pegar o San Lorenzo, com primeiro jogo lá e decisivo na nossa casa. Avançando o vencedor do confronto entre FluminenC e o segundo do grupo C, que pode qualquer dos mencionados acima. Grêmio, Huachipato ou The Strongest, com qualquer deles – já pelas quartas e a exemplo das oitavas – decidindo na nossa Arena e com o apoio da Massa. Avançando novamente, aí sim, pelas semifinais e valendo vaga na grande final a ser disputada em Buenos Aires.

E, pelo chaveamento sorteado agora a pouco, quem poderia chegar a essa eventual semi com o Galo. Três deles, preferenciais, em função de decidir na nossa casa. Talleres, Colo Colo e Junior Barranquilla. Qualquer deles, a vantagem pela melhor campanha será do Galo, mas se for o River Plate – o melhor da fase de grupos – aí muda tudo, pois o primeiro jogo seria aqui e o decisivo lá. Não temo, mas prefiro jogar a decisão na Arena do Galo. A esperar.

Por fim, como disse no início dessa resenha, temos quase dois meses de prazo para um bom planejamento. Sem jogos da Libertadores, com a janela se abrindo, possibilidade de trocar nomes da lista inicial, cabem ao treinador e diretoria encontrar agulha no palheiro. Quero dizer, fazer contratações pontuais e decisivas para suprir nossas carências de elenco para esse sonho de Libertadores e classificação para o mundial. Que boas energias desçam sobre a sede de Lourdes e no CT, apontando onde e quem buscar, o momento é único e não podemos contar apenas com a sorte. A Massa ansiosa aguarda por boas notícias. Assim seja!

*imagens: UAI/EM

10 thoughts to “Que venha o San Lorenzo”

  1. Guru,
    O time precisa de reforços. São mais de R$ 300 milhões em jogo ao campeão da Libertadores por ir ao mundial. Está claro que o elenco é fraco ainda. Não temos duas peças por posição e não temos opções para variações táticas, só o Bernard é muito pouco.
    Precisamos de um zagueiro, um volante e um atacante. Além disso, trouxeram um colombiano e um destaque do interior e até agora não entraram em campo.
    Com 30 milhões conseguimos trazer 3 reforços pontuais na próxima janela antes das oitavas e ainda dar rodagem à eles.

  2. Qualquer que fosse o cruzamento, nosso futuro na competição passaria e passará obrigatoriamente pela chegada de reforços.
    Um cabeça de área e um centroavante, pra mim, aliado a Jr Alonso e ao Bem 10, já deixará o time em condições de disputar tudo.
    Ah e não se esquecendo de que precisamos de um reforço que está dentro do elenco. Everson.
    o Cara precisa se explicar.

  3. Boa tarde!
    No meu entender, não podia haver um adversário melhor e o caminho até a final parece menos difícil. A diretoria e os donos do Galo precisam entender que se o Galo quer figurar entre os grandes do mundial vai ser preciso gastar agora sem dó. Afinal a grana pra quem entrar no seleto grupo dos que vão disputar o próximo mundial é bem grande.

  4. Com a política de economia que estão fazendo, não tenho sonhos com jogadores de alto nível. Penso mesmo e que temos que tirar água de pedra com esses aí. Jogador voltando do DM e o técnico voltando a encantar, quer dizer, milita.
    Eu ainda quero milita
    Todos nós queremos milita.
    Agora é que se separam homens de meninos.

  5. E pegamos o time do Papa… que o Padre Torga nos proteja. Aliás, blogueiro, tenho informações fidedignas de que o nobre sacerdote, nascido em São João Del’ Rey (confesso que não como se escreve o nome desta cidade) em 28 de março de 1928, era ATLETICANO de sete costados. Você pode confirmar essa informação pra nós? Agora, como pessimista juramentado, fico a reclamar: porque não pegamos o Colo Colo, pô? Quanto azar, PQP!!!

  6. NÃO HÁ JOGO FÁCIL. ATÉ AS MÚMIAS DO EGITO JÁ SABIAM DISTO.
    O GALÃO DA MASSA TEM TUDO OU QUASE TUDO PARA CHEGAR AS FINAIS.,
    TEM TUDO PORQUE TEM UM PLANTEL MUITO BOM.
    OU QUASE TUDO PORQUE TEM QUE JOGAR MAIS DO QUE TÁ JOGANDO.
    PRINCIPALMENTE PAULINHO E HULK TIRAREM O CORDADÃOZINO DO PÉ.
    TEM TEMPO SUFICIENTE PARA ARRUMAR A CASA COM AGUNS RETOQUES: ENSINAR O ,EVERSON A SE COLOCAR NO GOL QUANDO AS BOLAS VIEREM DAS LETERAIS. OS ATACANTES TREINAREM CHUTES A GOL, NO GOL. HULK E PAULINO DEIXAREM DE LADO OS OBJETIVOS PESSOAIS E PASSAREM MAIS A BOLA PARA QUEM ESTIVER EM MELHORES CONDIÇÕES DE GOL. DIZER AO HULK QUE ELE PODE VOLTAR A SER O MELHOR DO BRASIL, MAS O TIME NÃO É DELE. DEIXAR QUE OUTROS TAMBÉM COBREM FALTAS.
    AS CHANCES DE CHEGARMOS A FINAL SÃO MUITO BOAS.

    1. Chegou a hora da onça beber água, qualquer adversário pro Galo no momento atual será difícil, infelizmente nosso Time não está inspirando confiança, ainda bem o confronto com o San Lorenzo só acontecerá em Agosto,tomara que o Milito consiga arrumar esse Time,do jeito que tá não iremos longe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *