Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quarta sem Galo sugere resenhas

Como nessa e na próxima semana, em função da eliminação da Copa do Brasil – vergonhosa -, não tem jogo do Galo vamos prosear. E assunto não tem faltado nas hostis Atleticanas. Não me lembro, nem mesmo nos piores momentos do nosso time nas competições, tanta agressividade e provocação entre Torcedores que divergem sobre os destinos do clube.

Fosse só pelas opções do treinador, mas não, depois das conquistas de 2021 parece que ficamos mais exigentes. Ora, passamos 50 anos sem um BR, a CB – duas – foram 2014 e naquela temporada que ganhamos ambos os títulos. Nos últimos dez anos, além desse Brasileiro e das Copas do Brasil, ainda Recopa, Super Copa e seis mineiros.

Hegemonia estadual é incontestável. Se aumentar para 15 temporadas, o Galo venceu nove vezes, contra seis dos concorrentes. No total, somamos 48 conquistas, seguido de longe por quem tem 38 e 16 cada. Nesse caso, estadual somos tetra, vencemos todas as últimas 20/21/22/23. Eu curto e muito essa condição. Que o time tá deixando a desejar, é indiscutível, mas daí a ler e ouvir os professores de Deus com suas profecias anunciadas pós derrota é duro.

Volto pra casa, como em jogos recentes, P da vida. Mas, nessa altura em meus 65 anos de bem vivida Atleticanidade, não tem mais lugar – já corro contra o tempo – pra chutar o pau da barraca. Fosse assim, depois das derrotas para Vasco e Libertad; empates com Palmeiras, Bragantino e América – todos em BH -, somando aquela derrota fora para o Corinthians, estaria condenado a não mais voltar ao Mineirão ou Horto. Sequer conhecer o estádio do Galo. Dói, mas dói muito, porém não jogo contra o meu time do coração.

E na partida seguinte lá vou de novo. Saio de casa confiante, em determinado momento isso vai passar. E, por pensar e confiar assim, levo meu apoio ao elenco, ao treinador e a diretoria. Vejo, perplexo, alguns – são poucos – que parecem conspirar contra o patrimônio. Como alguém disse aqui ontem, engenheiro de obra pronta. E a arma utilizada é a mesma, do negativismo. Ontem, sem estender sobre o assunto que é pessoal e íntimo, vi mais entre Atleticanos fazendo graça, piadas e viralizando o episódio do Éverson que o próprio noticiou.

Eu mesmo, por ter dito e reafirmado que confio nos gestores, costumo ser cobrado por ter essa decisão e opinião. E, nesse caso, duas considerações pessoais. Tem entre os críticos, de fácil identificação, que se diz Atleticano, mas quando levantamos as taças de 2021, pessoas que sequer se manifestaram em comemoração. Agora se esbaldam em cobrar dos jogadores, dos tantos treinadores que ajudamos até mesmo a ser dispensados e da diretoria, todos eles responsáveis pelas conquistas.

E, no caso da SAF, disse ontem que parece com aquela zaga que vai alternando as jogadas faltosas no ataque adversário. Se revezam em enviar suas considerações contrárias à negociação. Como não tomo conhecimento, optam – deliberadamente ou não – por enviar seu pessimismo. São os mesmos que, nos dois momentos de venda de cada metade do shopping, afirmavam que o complexo valia um bilhão de reais. Foram até desafiados a levar os compradores, mas ficaram só na avaliação do Fulano que é amigo do Sicrano e conhecido do Beltrano.

Fosse eu, qualquer dos sete empresários envolvidos na SAF, convidaria os consultores a assumirem os compromissos que estão bancando desde quando caminhamos para as conquistas recentes. No mais, sigamos! Ainda quero acreditar no time, mesmo com toda desconfiança que carrego no peito. Pra cima deles, Galo!

*fotos: do blog

59 thoughts to “Quarta sem Galo sugere resenhas”

  1. Até esses dias atrás falavam que o Peter Grieve ia comprar 50% da SAF por 1,4 bi e do nada os Rs & amigos compram 75% por 913 Mi e está tudo normal.

    E o pior é constatar que a imprensa mineira parece estar tudo na folha de pagamento da turma. Ninguém questiona nada. Única reportagem questionando os conflitos de interesses nesse processo que eu vi foi a do Rodrigo Capelo que é do “eixo”. Os 4 R’s sucatearam o galo para comprar a preço de banana. Na verdade está sendo vendido pelos 915M afinal a dívida de 315M com os Rs irá “ser paga”. Mas mesmo assim é muito pouco.

    Fica a impressão que eles estão manipulando números para atender o que é melhor pra eles.

    E o discurso foi todo mentira. O discurso era q sem incluir CT/Arena iria pagar praticamente toda a dívida e se incluísse iria pagar toda a dívida e sobraria dinheiro para investimento. E olha q já tô desconsiderando q o discurso inicial era que se vendesse o shopping a dívida onerosa seria paga.

    A verdade é que não mudará nada no Galo com a SAF. Continuaremos com dívidas e seremos administrados pela mesma turma de sempre.

    Se eles tivessem valorizado o Galo e esses 915M fossem referentes a 25/30% da SAF e o restante permanecesse com a associação para futuros investimentos talvez poderia ser uma boa mas da forma apresentada acho horrível.

    Preocupante q não vi nenhum conselheiro e nem mesmo ninguém da imprensa questionando esses valores.

    Essa SAF do Galo só não é pior em números q a das Marias q foi doada pro Ronaldo. De resto até a do Bahia e Curitiba parecem melhores.

  2. A SAF dos 4Rs é super nociva ao clube e totalmente favorável aos bilionários. A torcida vai deixar esse descalabro acontecer? Não vai ter protesto no dia da votação? Antes o clube valia 2.8 Bilhões. Agora caiu para 2.1 Bi. E os investidores querem aportar apenas 600 milhões. Isso é um verdadeiro absurdo. Estão dando de graça o maior clube de minas gerais para esses milionários que quebraram o CAM e agora querem pagar preço de banana.

    Situação com a SAF:
    DÍVIDA:
    * 300M Profut/Perse: a serem pagos até 2036 (30M por ano) pelos royalties do uso da marca do clube pela SAF.
    * 440M em CRIs da Arena (contrapartidas) cujo vencimento é até 2025, mas serão pagas pela própria Arena em 5 anos.
    * 313M dos 4Rs, já para serem quitados.
    * 770M de dívidas bancárias e onerosas, que os 600M darão conta de forma imediata. Parte delas já foram pagas pela grana do shopping (Cury, dívidas FIFA etc.)

    Dos 100% da SAF:
    * 25% Associação
    * 75% Galo Holding

    Dos 100% da Galo Holding:
    * 78% dos 4Rs
    * 22% dos demais

    Então, dos 100% da SAF:
    * 25% da Associação
    * 58,5% dos 4Rs
    * 16,5% dos outros

    https://98live.com.br/esporte/atletico/saf-do-galo-rede-98-detalha-a-operacao-que-vai-salvar-clube-da-insolvencia

  3. ATLÉTICO X PALMEIRAS…..
    MELHOR ASSIM , PEGAR LOGO UM TIME FORTE , DO MESMO NÍVEL DO NOSSO….
    CONFIO PLENAMENTE QUE IREMOS PASSAR PELO PORCO , E AÍ , É PARTIR PARA A CONQUISTA DA AMÉRICA…………….
    MESMO ASSIM , ACHO QUE DEVEMOS DAR A MESMA PRIORIDADE AO BRASILEIRO , AFINAL DE CONTAS AINDA ESTAMOS NO PRIMEIRO TURNO………….
    CADÊ MARQUINHOS ??? VAI OU NÃO JOGAR ?? MARQUINHOS SE JOGAR O QUE SABE PODE SER A SOLUÇÃO NA ARMAÇÃO DE JOGADAS…………..
    O MEIO COM BATAGLIA , ZARACHO E MARQUINHOS , TEM TUDO PARA ENCAIXAR.

  4. Bom dia Eduardo. Ainda repercutindo a questão da arbitragem no clássico, consta nas gravações do episódio da expulsão do Hulk, o seguinte “..logo após a celebração da arbitragem, Hulk começa a apontar para a câmera da Tv e pede para filmar os árbitros. Nesse momento, alguém da CABINE DE ARBITRAGEM fala com os árbitros que a TV está filmando eles, enquanto outra pessoa fala para Wilton aplicar o vermelho: Não deixa passar não Wilton, vai – diz a voz instantes antes do árbitro aplicar o vermelho para o Hulk.”
    “não deixa passar não Wilton, vai” instigando o árbitro a expulsar o Hulk, isto pode? A diretoria do Galo vai deixar por isto mesmo? Quem é o cara da cabine que instruiu e instigou o árbitro a expulsar o Hulk.
    P.S.: No jogo entre Athetico-PR e Palmeiras, o auxiliar técnico do Abel, João Martins, fez pesadas críticas a arbitragem brasileira. No dia seguinte, a CBF emitiu uma nota oficial advertindo e ameaçando processar o auxiliar, em pouco espaço de tempo a Presidente do Palmeiras deu as caras para apoiar o funcionário do clube e rebater a CBF. Por aqui, parece que a diretoria do GALO nada vai fazer, ninguém da diretoria (Presidente) se manifestou, é como se o Hulk/Felipão estivessem totalmente sem razão.

  5. Putz!! Palmeiras de novo!!
    Espero que esses pipoqueiros entrem com sangue nos olhos e eliminem o Palmeiras dessa vez.
    Dessa vez é a que estou menos confiante mas o Galo costuma surpreender nessas condições!!
    Eliminando o Palmeiras fica bom pra chegar a final.
    Espero que dessa vez os jogadores comam grama mas tragam a classificação pra casa.
    Saudações!!

  6. Depois dizem q um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, ñ é q pela terceira vez consecutiva o danado cismou com nossa cara!
    Tbm né! Três anos do zedend’água sendo de novo protagonista_ dos ruins_ dentro do Clube nem o raio aguenta mais. Acho q o zédend’água na verdade é a cabeça de burro q o trabalhador märïä tentou enterrar lá no campo do menin bem no início da terraplanagem.Como pegaram-no antes do fato consumado,levaram a cabeça do burro e colocaram na cadeira central do conselho deliberativo.De lá p cá, é raio sobre raio q ñ acaba mais.#FORARG
    Vamú GALO! Tem uma palmeira no meio do caminho,no meio do caminho tem uma palmeira…putzzz!!!

  7. ME DESCULPE O NOBRE BLOGUEIRO , MAS DIZER QUE CONFIA NESSA TURMA QUE LEVOU O ATLÉTICO À FALÊNCIA , SÓ PODE SER INOCÊNCIA OU LAVAR AS MÃOS E DIZER : “NÃO ESTOU NEM AÍ” …………..
    VEJA BEM , O ATLÉTICO PERDEU O SHOPPING , O CT , O ESTÁDIO E TODO O PLANTEL DE JOGADORES…….
    QUANTO VALE TUDO ISSO ???
    POIS É , TUDO ISSO NÃO PERTENCE MAIS AO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO , MAS À SAF (DELES MESMOS) ……….
    O SHOPPING JÁ VENDERAM , TORRARAM NO COBRE , AGORA SERÃO VENDIDOS O CT , O ESTÁDIO (QUE NEM O NOME DO GALO TEM ) , E O PLANTEL DE JOGADORES TAMBÉM ESTARÁ DISPONÍVEL PARA VENDAS …
    COMO CONSOLO O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO VAI FICAR COM A SÉDE , A VILA OLÍMPICA E O LABAREDA (POR ENQUANTO)…………..
    A DÍVIDA FOI INFLADA A VALORES ASTRONÔMICOS , JUSTAMENTE PARA JUSTIFICAR TODA ESSA NEGOCIATA…………….
    A VERDADE É UMA SÓ , O GALO QUEBROU E DEIXARÁ DE EXISTIR DA FORMA QUE SEMPRE CONHECEMOS………
    QUANTO AO FUTURO , BOM AÍ SÓ DEUS SABE , MAS ACREDITO QUE ATÉ A ALMA DO CLUBE PODERÁ SER VENDIDA……………..
    NÃO É PESSIMISMO NÃO , OS FATOS ESTÃO AÍ , SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER….
    PALMEIRAS E FLAMENGO , CLUBES BEM ADMINISTRADOS CONTINUARÃO A GANHAR TUDO E SURFAREM NA IMCOMPETÊNCIA E DESLEIXO DOS OUTROS…….
    UMA DIRETORIA QUE COLOCA O CLUBE NUMA SITUAÇÃO VEXATÓRIA DESSA , É NO MÍNIMO , IMCOMPETENTE E DESLEIXADA…………..
    E , QUANDO ASSUMIRAM ,,A PROMESSA ERA OUTRA ……..
    CANSEI DE VER ELES DIZEREM : “””COM ESSA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL QUE IMPLANTAMOS , EM 4 ANOS O ATLÉTICO SERÁ UM CLUBE SEM DÍVIDAS , E COM SEU ESTÁDIO PRÓPRIO PAGO”””.
    ERA TUDO MENTIRA E ENGANAÇÃO…….

      1. Precisa entender que o Galo terá 25% da SAF e zerar a dívida de 1.8bi, mantendo os ativos não ligados ao futebol. Seria bacana ouvir a sua solução para esse buraco que o galo está, que se não fosse as ações recentes já estaríamos na serie B há tempos.

  8. Boa tarde Eduardo e massa. Pois é o Galo é rei dos reis em resucitar defuntos. Vou indicar 2 Vasco e Gambas. Se não for meu engano estas 2 equipas só ganhou do Galo. Rsrs. Já falei aqui 500 vezes o maior culpado da equipa está um draga éo peseudo diretor que enxeu o Galo de refugos e para piorar trouxe o 7×1 ultrapassado. São 4 jogos no comando do 7×1 ea equipa está jogando pior quando o treinador Argentino no comando. O 7×1 quer levantar defuntos Edenilson. Patrick e vargas. Porque não dar chances ao Rubens no meio do campo. Simplesmente o 7×1 Gaga é ultrapassado e burro. Estão sonhando com 6 lugar no primeiro turno. Com este futebol de várzea no mínimo Z4. Acorda 7×1. Aff. Vá Galooooo.

  9. Boa tarde.
    Eu , como torcedor, acho que o GALO está focado em terminar logo o Estádio e abriu mão de ter um time competitivo. Obviamente o dinheiro não estava dando para manter estas duas frentes onerosas.
    Sábado, eu estarei no Mineirão novamente, assistindo ao jogo sem fazer previsões , gritando gol e talvez passando raiva, como sempre foi.
    Contra o América, por exemplo, estava observando o perfil dos novos torcedores, e notei que eles tem uma nova paixão futebolística chamada APOSTAS. Apostam em tudo e muitas vezes não sabem nem o que está acontecendo no gramado.
    As coisas mudam.

  10. O Galo, lamentavelmente, está quebrado e a responsabilidade é direta dos dirigentes. Estão desfazendo de patrimônio, atletas, pagando mordomias e altos salários. Empresário vê somente oportunidade de enriquecimento pessoal. Fica a paixão somente para os torcedores. Essa Arena “MRV”, como o próprio nome diz, já tem dono e não é o clube. Me faz lembrar da “vitória de Pirro”. Deixar de torcer e ter orgulho de ser atleticano não acabará nunca. É uma história de luta, sofrimento e glórias. Porém, haverá um distanciamento de minha parte por tudo que vejo: um clube de endinheirados donos, sem transparência, omisso e manipulando o patrimônio do clube como uma festa entre amigos. Começo a pensar que Kalil, com toda sua intempestividade, tem alguma razão em seu afastamento. O pior, com a rádio Itatiaia e a CNN, a imprensa está blindada. Só o Criador para nós salvar das garras da ganância e a entrega de um patrimônio para um grupo idealizador desse plano. Deveriam frequentar as escolas do Palmeiras, Flamengo, Atlético Paranaense , Fortaleza, entre outros.

  11. A grande maioria absoluta da torcida Atleticana, 99% dela é MASSA trabalhadora e não têm tempo para ficar estudando sobre a política interna administrativa financeira social blá blá blá do clube, aliás, a torcida nunca teve força para decidir nada lá dentro… somos bons mesmo é para torcer/apoiar o time dentro de campo e comprar os produtos da marca!!!

    O que vale para essa grande maioria de torcedores é o time dentro de campo vencendo jogos e nos dando um mínimo de alegria… claro que todos nós queremos um clube organizado e bem administrado, então, nesse momento delicado de transição para a tal SAF, que tarda mas não falha, vai vingar, temos que acreditar, pois não temos outra escolha, que estes bilionários que comandam o clube, vão fazer dar certo, amém!!!

  12. Ué, DOMINGOS SÁVIO,

    Quantas vezes pegamos ônibus no VILAÇA, saído do ENGENHO DO RIBEIRO, para ir assistir na CARAVANA GALAPACHO em jogo no MINEIRÃO quarta-feira a noite em um GALO que tinha Carini, Edson 6 Dedos, Rafael Tesser, Ataliba, Jales, Tripodi, Rancharia, Erasmo, Prieto, Bilu e grandes times…

    E você, nessa ingratidão. Não fosse eu e você teria tatuado, na Praça Sete, o rosto do CATANHA na batata da perna. Lembra-se?

    Quanta ingratidão, DOMINGOS SÁVIO!!!

    E TEOBALDO te apoiando, aí…

    Será que o TEOBALDO não tatuou o CATANHA, não?!!!

    Vai que tatuou?!!!

    KKKKKKKKKK….

    Em tempo:

    Com esse elenco atual, nesta temporada, tem dois grupos de ATLETICANOS: os do EU ACREDITO e dos EU NÃO ACREDITO!!!

    Estou no segundo grupo…

    E você e o TEOBALDO, ao que entendi, estão no primeiro grupo.

    Isso?!!!

    1. Em primeiro lugar, amiGalo Ernest, seu ingrato, volte ao primeiro comentário e redima-se! O meu apoio era (é) ao que você postou. Como dizemos jovens: TMJ. Em segundo lugar, eu jamais tatuaria o Catanha, uma vez que não há espaço para ele. Já estão ocupando o espaço o Prieto, Jhonatan Fabro, Kanapkis, Nilson Sergipano, Márcio Mexirica, Juninho (goleiro) e Fernando Rosa. Por fim, em relação ao Galão da Massa, eu acredito sempre (rasga a carteira, depois pega de volta, cola e põe no bolso; joga a toalha, depois pega a toalha de volta; diz que nunca mais volta ao estádio e no domingo seguinte está lá torcendo…. etc.). Tem base?? (essa pra quem é de Bom Despacho, que faz parte da Região Metropolitana de Engenho do Ribeiro), Abraços!!!

  13. Nem tanto quanto o blogueiro democrático, torço ferrenhamente pelo nosso Galo, em quaisquer circunstâncias, muito embora, conforme eu disse aqui, o ex-goleiro Leão tenha muita razão, no tocante às mudanças radicais no futebol atual como um todo. Sou dos tempos em que o jogador “suava a camisa” MESMO! Era atleta e torcedor de coração do seu clube. E volto a dizer: eu acredito ainda no Felipão. No último empate não fomos bem, mas não nos esqueçamos que o adversário coelho, muito embora com uma folha de pagamento infinitamente menor que a nossa, tem um baita técnico, a meu ver, à beira do gramado. O que ele faz sem elenco de estrelas é que faz aparecer o seu mérito como comandante da equipe. Enfim: vamos dar um tempo ao Felipão. Agora: na minha modesta opinião, acho que é preciso que alguém, acima do Caetano porque até ele reclamou da arbitragem, que parem um pouco com certos exageros, embora eu reconheça que o cara que apitou não gosta mesmo do Galo. E convenhamos: o Hulk, mesmo sendo um cara humilde, notadamente pelo tanto que já galgou como jogador fora de série, precisa reclamar um pouco menos, mesmo sendo o capitão. Observo que, mesmo quando não era capitão, reclamava demais, enbora sempre com humildade e nunca agressivamente. Enfim: TORCER E REZAR!

  14. Bom dia!

    Sugiro isolar os jogadores desinteressados. São fáceis de serem identificados. Vamos contar com aqueles que têm o desejo legítimo de jogar e vencer, mesmo que não sejam aqueles tecnicamente melhor dotados. Time preguiçoso irradia sua má vontade e contamina todo mundo. Os Patriks, Edenilsons e Vargas? Dispensem! Qualquer prejuízo financeiro é menor que o prejuízo técnico e sobre o moral que eles causam.

    1. Se os medalhões estão cansadinhos, com problemas psicólogicos, é necessário fazer igual ao técnico Lori Sandri que quase conseguiu evitar a queda pra B escalando os juniores, não craques porém com vontade, raça. No ultimo jogo contra o Vasco jogaram: Rodrigo Dias, Lima, Bruno, Renato, Rafael Miranda, Tchô, Quirino e Alicio. E haviam outros, não me lembro os nomes no banco.

    2. Acho graça (graça respeitosa, é claro) quando vejo opiniões desse tipo: “Os Patriks, Edenilsons e Vargas? Dispensem”, porque tais opiniões nunca vêm acompanhadas da proposta para pagamento das tais “dispensas”. Aqui fica algumas informações (para quem não sabe) sobre a legislação esportiva para o futebol, que é apoiada na Lei Geral do Esporte (acho que a revisão desta lei foi votada recentemente no Congresso Nacional);

      1) Quando um clube dispensa um atleta,O CLUBE PAGA, na íntegra, TODO O VALOR REMANESCENTE DO CONTRATO, independentemente do fato de o jogador arrumar ou não arrumar outro clube;

      2) Se determinado jogador vai por empréstimo para outro clube com um salário menor, o clube que empresta o atleta PAGA A DIFERENÇA, enquanto durar o contrato de empréstimo;

      3) Se o jogador volta do empréstimo, o clube volta a PAGAR O SALÁRIO INTEGRAL do atleta, até que o contrato se encerre.

      Como se vê não é tão fácil e muito menos tão barato dispensar qualquer atleta. Não basta apontar a porta da rua! Há uma legislação que impõe obrigações a serem cumpridas.

      1. Boa tarde Teobaldo.
        Creio que vc não prestou atenção na última frase do comentário do Alexandre, que engloba ‘qualquer prejuízo financeiro’.

  15. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como o nosso Guru e eu, ainda confiam no Galo e em todos os que lutam no dia a dia do CAM, inclusive com o dispêndio de muita grana buscando torná-lo cada vez maior,

    Criticar com pessimismo é muito fácil, por isso, eu estou evitando fazer comentários. Não quero que meu inconsciente me engane e faça o que eu não quero. Todos nós temos os nossos momentos de tristeza e insatisfação com o que acontece na vida do nosso Galo. Empates e derrotas inexplicáveis, completamente fora da curva, tiram realmente a esperança em dias melhores. Notícias diárias sobre dívidas impagáveis ou quase, negociações ruins e duvidosas, também lançam dúvidas sobre a capacidade e intenções dos dirigentes.

    Mas, o que fazer? Será que nós torcedores e muitos dos que se inflamam em críticas eivadas de impropérios poderiam fazer melhor? Quem, entre os muitos críticos que hoje “detonam” os 4rs tem 400 milhões para ajudar a sanar a situação do CAM? E se tiver, está disposto a fazer o que eles fazem, como eles fazem? A insanidade contida nas críticas chega ao ponto de desfazer os grandes feitos dos que hoje lutam com muita dificuldade para engrandecer ainda mais o CAM, e ficam elogiando exatamente os que atolaram o clube em dívidas monstruosas e não pagaram.
    Dívidas injustificáveis e que não encontram outra explicação fora da nebulosidade e falta de escrúpulos de quem as assumiu, sabe-se lá com que intenções.

    Falar é fácil, diz o dito popular. Difícil é fazer. Eu confio plenamente nos que estão fazendo e desconfio dos que ficam falando mal e não são capazes de fazer, pelo CAM, uma fração do que tem sido feito.

  16. Hoje o endeusamento , por parte da torcida , desse grupo que se tornou DONO do ATLÉTICO é obsessivo .

    Criou -se uma bolha de torcedores para os quais não existe a construção de uma IDENTIDADE secular .

    Até onde minha vivência de torcedor alcança , falar de Fábio Fonseca , Nelson Campos e Elias Kalil entre tantos outros como Afonso Paulino , que sacramentou a retomada do nosso VERDADEIRO estádio virou
    blasfêmia .

    Quanto à nós , TORCEDORES , anônimos , que dominamos as arquibancadas da vida com nossos parcos recursos , que nos impunha caminhar do centro ao Horto , depois uma subida a pé a Abraham Caram para enfrentar compra de ingressos na “porrada” , bem , quanto a nós , que com nossa PERSEVERANÇA só fizemos crescer em número e devoção a famosa MASSA ATLETICANA , hoje em dia somos considerados página virada , ultrapassados , sem qualquer importância para os BENFEITORES DE ARAQUE que usurparam nossa história .

  17. Prezados, bom dia. Me indigno (e estou), com diretorias, jogadores, com a própria torcida (que muitas vezes mais atrapalha que ajuda), com decisões estratégicas que julgo equivocadas, com decisões esportivas tbm equivocadas (como troca constante de treinador, como aposta em treinador ruim (como é o atual caso)), com venda de jogador pra quem não devia ter negócio em nenhuma ocasião e por nenhum motivo), com o Clube que amo passar a ter dono, e eu não concordar com a linha de pensamento desses donos, me indigno e já me indignei, nesses 50 anos de Atlético, com muita, muita coisa. Por decisão pessoal, escolho não pagar sócio torcedor ou qualquer outra medida que julgo pertinente ao meu modo de ver as coisas. Porém, do GALO, eu não desisto NUNCA! Amo (o Clube), incondicionalmente. Mesmo sendo contrário à contratação do Felipão, que julgo um treinador fraco (o time já piorou, visivelmente), estive no Mineirão contra o coelho e em Volta Redonda contra o flu. E assim seguirei, SEMPRE com o GALO. Sigamos, já passamos por coisa pior! SAN

    1. Só discordo (o que não tem a menor importância) de “venda de jogador pra quem não devia ter negócio em nenhuma ocasião e por nenhum motivo” por que isso, como diria o Padre Quevedo, “non ecxiste mais”. Abraços, Barros, e apareça mais!

  18. Então , falávamos de 21 , a maior conquista da história para alguns por ter conseguido um Brasileiro , batendo no peito e dizendo “depois de 50 anos” .

    Ora , ora , para ser BI tem que ter havido o primeiro , solenemente ignorado por essa turma .

    Ah , mas no mesmo ano ganhou também a Copa do Brasil , feito alcançado por tantos outros clubes , mas que para essa gente é como se fosse a conquistas das conquistas .

    Em 71 tínhamos um dos melhores elencos de nossa vida , formado em sua maioria por jogadores “da casa” ,
    pelo trabalho NUNCA valorizado por YUSTRICH , que lançou jogadores de qualidade acima do normal , plantel muuuuito superior ao de 21 , mantido por TELÊ , que não era bobo nem nada .

    Quanto à Copa do Brasil , a distância da conquista de 14 para 21 mede-se por anos-luz , nos quesitos emoção, técnica, vibração e qualidade dos adversários enfrentados .

    Pois essa CB também é colocada de lado para se enaltecer o momento “mais consagrador” da vida do ATLÉTICO , contra adversários nem tanto qualificados .

  19. 1- Já disse aqui dias atrás q ñ sou consultor financeiro,mas tenho discernimento de saber interpretar e filtrar bem as informações…
    > 2- A partir do momento em q o CAM passar a chamar clube atletico dos menin vou deixar de pagar as contas de fato, ñ irão precisar das minhas suadas contribuições mais…
    > 3- Algum desavisado pode dizer “vá lá e faça melhor: Minha posição qtº a esta bobagem: 3.1: P presidir um clube antes vc precisa ser conselheiro e p ser conselheiro vc tem que ser indicado por eles.
    3.2: Assumir depois que entucharam mais R$ 1.2 Bilhão em dívidas e venderam patrimônio e tornaram o Clube inviável em todas as frentes? Só se eu fosse burro…
    …+

    1. Bom dia.
      A primeira aula de economia que tive, foi com o meu avô.
      Nunca gaste mais do que você ganha e não terá problemas.
      Realmente é verdade, mas também não virei um bilionário.
      Abraço.

  20. +… > 4- Para fechar e ñ me alongar. Como acreditar no q esses caras dizem se até outro dia o GALO que liderava a LFF e lutava contra os interesses de framerda/landim/bgt q estão na outra ponta, após a notícia da saf pegam mala e cuia, e pulam para o colinho do outro lado q tanto combatiam.Era o único ponto positivo da atuação do sr Sérgio Coelho q eu estava pronto p elogiar.
    Enquanto puder EU serei crítico dessa “ação entre amigos” q estão impondo á Instituição q até outro dia contribuiu e muito na formação do meu caráter e de milhares de outros q ñ caem em conto da carochinha ilusionário contado por um grupo de milionário q qdo se tira o dinheiro da mão dele e ele precisa usar a cabeça dá merda…

  21. O ATLÉTICO são dois :
    o de antes e o de depois de uma onda de desmanche das conquistas alcançadas em sua história .

    A equipe de comunicação dos atuais dirigentes souberam muito bem trabalhar as mentes e corações dos torcedores , incutindo neles essa fanfarronice de que 21 foi o maior ano da vida do clube , fazendo com que imensa parte da arquibancada passasse a desprezar o passado .

    Daí , com essa cortina de fumaça , ficou fácil tornarem-se DONOS da Instituição .

    Seguirei em outro post .

  22. Bom dia Massa e Guru

    Como neste momento podemos falar de assuntos diversos, vou propor ao nosso Guru Mor uma postagem sobre nosso conselho deliberativo, que é uma verdadeira caixa de pandora.
    Quem são? Quais são os critérios para ser conselheiro? Qual é o papel desta gente?
    Digo isto porque, me parece que são aproximadamente 420 conselheiros e na última sexta na reunião da SAF tinham somente 170 presentes.
    É isso? Estamos na mão de um bando de descompromissados, para tratar de um assunto tão importante da vida do clube?
    A torcida precisa saber para cobrar desta gente, a presença nas questões vitais do clube, pois o que andam dizendo por ai, é que tem conselheiro que só aparece para pegar cortesias de ingressos.
    E nem vou falar de que este mesmo conselho está dividido e envolvido na disputa pelo poder de duas correntes, disputa esta que tem priorizado o interesse pessoal ao invés do interesse do clube.
    Enfim que mostrem suas caras porque, o clube hoje precisa mais do que nunca de unidade e de gente que queira ajudar e cobrar da diretoria e dos investidores transparência e coerência.

    1. Boa tarde Jbgalo.
      Até 2018, ano em que conversei com um colega que ainda é conselheiro do GALO, os sócios da Vila Olimpica e do Labareda, elegiam 300 conselheiros. 150 por cada clube.
      Não sei se esse número continua o mesmo, mas a turma da pelada da vila olímpica e da peteca do Labareda eram os que decidiam os destinos do GALO.

      1. Amigalo J. Eustáquio

        Se for assim, pela ausência nas reunião, eles estão priorizando as peladas e as petecas ao invés das coisas que podem decidir se seremos um dos maiores clubes das Américas ou não.
        Espero que a nova versão do estatuto coloque este pessoal no devido lugar e aquele que for ausente costumaz nas reuniões, perca o mandato.
        Com tanta gente aqui fora querendo contribuir e participar, o que vejo é nosso futuro nas mãos de um bando de descompromissados.

  23. Bom dia xará e amigalos!
    O problema do time do GALO é a preguiça. Durante os jogos até tem momentos de lucidez da equipe mas predominam a falta de interesse e vontade de ganhar. O coletivo dá espaço a jogadinhas individuais e chutões. E o pior é que os treinadores adversários já perceberam isso. Qualidade o elenco tem e a torcida sabe disso mas parece que eles mesmos não sabem. Agora no próximo ou próximos jogos sem Felipão e Hulk. A opção para o lugar de Hulk contra o Corinthians deverá ser o “homem de Gelo Vargas” ou o “residente em medicina esportiva” Alan Kardec. Dá pra ser otimista??

  24. Acho graça dessa história do shopping que vale 1 bilhão e não entendo a matemática. Os dirigentes venderam por 700 milhões um patrimônio de 1 bilhão. Depois compraram a empresa com, teoricamente, 300 milhões a menos no caixa. Curioso é engraçado!

    1. Não é? kkkkkk

      Eu tenho um carro antigo que na minha cabeça vale 50 mil, porque está muito conservado. Meus vizinhos e parentes dizem que vale bem mais. Já tentei vender e nunca me ofereceram mais do que 30… Igual parte do shopping, que ficou um tempo esperando comprador e não apareceu NINGUÉM para cobrir a oferta da Multiplan quando o negócio desandou.

  25. Em relação ao time do Galo, o que incomoda a mim é falta de vontade recorrente de alguns: o Vargas já deu entrevista falando de desânimo, já desdedenhou da torcida e segue tendo uma safra de oportunidades. Hulck, Paulinho, podem até errar, mas empenho físico não falta. Em relação ao Everson, as críticas minhas sao: ele difícilmente sai do gol para interceptar cruzamentos; é lerdo na reposição de bola, o que dificulta a velocidade nos contraataques; a reposição de bola com as mãos quase inexiste. Em relação a vida privada dele e de qualquer pessoa, aí hipocrisia é mato, prefiro seguir ao entendimento de João Saldanha: queremos jogadores de bola no Galo, não estamos contratando o jogador para ser genro nosso. E o filho de um carpintero, já passou uma carraspana nos fiscais da conduta privada dos outros: quem não tiver pecado, atire a primeira pedra. Hoje vanos ver a nossa caminhada rumo ao título: que venha o Boca Junior, pois lá no Engenho do Ribeiro, a gente gosta de ” matar capado é gordo”.

    1. Muito boa a sua percepção quanto ao nosso goleiro Everson, o treinador de goleiros deveria treinar
      o Everson nas saidas em bolas altas na área, saida rápida de bola para contra ataque, e não fazer cera principalmente com o jogo empatado .

  26. Bom dia !
    Não acho que a discussão passa por jogar na cara do simples torcedor que faz críticas, que se tiver insatisfeito que faça como os empresários. A grandeza do clube passa muito pelo tamanho e paixão de sua torcida. Cada torcedor, por mais simples que seja, é um tijolo galo, que faz a grande muralha do clube.
    Essa narrativa é desleal com a torcida e excludente.
    Esses empresários são felizardos de terem condições de participar da vida do clube lá de dentro. Qual torcedor, por mais simples que seja, não gostaria de ter essa participação na vida do Galo. Quantos torcedores sócios GN Branco, o plano mais acessível financeiramente, não se sentem orgulhosos de poderem ter este cartão.
    Ter críticas ao processo faz parte, principalmente por sermos uma torcida que sempre foi plural, com inserção em todas as camadas da sociedade.
    Reducionismo falar venha cá e coloque o dinheiro.
    Se consultar a Wikipédia sobre o Diamond Mall, vai achar lá, que em 2015 o shopping foi avaliado em 1 bilhão. O simples torcedor vai muito no que sai na imprensa e nem sempre o clube contesta, deixa correr solto.
    O que sempre faltou foi transparência. Se forem claros, honestos com a torcida, nós sabemos que a Massa abraça o Galo.
    Uns foram contra a venda do shopping a época e construção do estádio, gostariam que o clube desse prioridade a divida e a organização do clube, já outros apoiam o que foi feito. Faz parte do debate. Os que são contrários podem sim ter reflexões importantes para construção do debate. Ruim é a falta de transparência no processo e não ter voz, principalmente no Conselho, que suscitam dúvidas , questionamentos .
    O debate não é por aí venha cá e bota bilhão. Infantilidade de quem se coloca como gestor.

      1. Caro Paulo

        Na minha opinião inegavelmente trocamos um patrimônio que não tínhamos expertise para administrar (Shopping ) e que estava nos rendendo um valor muito inferior ao que necessitaríamos, por outro (estádio) que teremos o faturamento de tudo.
        Os mesmo que criticam a Arena (os quais respeito) são os mesmo que reclamam do gramado do Mineirão, da logística, do estacionamento e dos shows que expulsão o Galo de jogar lá.
        Na Arena vai ter Shows? Claro, mas a grana vai pros cofres de quem?
        Aqueles que reclamam dos investidores atuais se esquecem de que nenhum dirigente no passado se arriscou de colocar dinheiro do próprio bolso no clube e por vezes ficávamos devendo até a tia da lavanderia.
        Se a Arena é ruim, porque o Real Madrid, o Barcelona, O Arsenal, O Milan, a Inter, estão reformando ou reformaram seus estádios?

  27. Esta treta do Weverson etá cheirando indisciplina, o Luan ontem lá em São paulo já tomou um presta atenção da torcida , eu aposto que este elenco do Galo está nesta barca de indisciplina , não tem como explicar o rendimento do vargas,do frangueiro do Weverson resolveu agarrar depois que a Gatinha ameaçou dedurar ele, Edenilson, Patrick, Rubens, Mariano, Jemerson boi sonso, Pavon devem estarem curtindo a rodo da cara do torcedor na balada e motéis

    1. Jogador tem que ser cobrado pelo que apresenta em campo, e deve cumprir o que está no contrato. O que faz no extra campo é demoro intimo e ninguém tem nada com isso. Ou a empresa que vcs trabalham controlam se vcs vão a festas ou motéis fora do expediente. Hipocrisia, esse negócio de torcedor perseguir jogador é absurdo!

      1. Eu não não penso assim, atividade profissional de Atleta é bem diferente de funcionários da CLT, tem que ser perseguido ou demitido, pois ganham fortunas para terem compromissos com o clube e preparação física e vida boêmia não coediz para a esta e nem outra profissão. Ou então mudam de profissão e vão ser dono e gerentes de bares e bordeis

    2. Li atentamente os argumentos de JOSÉ EDUARDO BARATA 9:40 e da mesma forma li os argumentos de PAULO SILVA 10:01, os quais eu nutro admiração. Como achei os dois argumentos bem pavimentados, sugiro, Menins ficam, RG série B fora, Caetano, pega tudo o que é seu e sai da vida do Galo e não volte mais…cê dá muito prejuízo meu fiii.

  28. Bom dia!
    Quero acreditar, mas que o cartão de visitas (escalação de Edenilson) do Felipão foi péssima, ah isso foi. Demonstrou não saber de nada que acontecia e acontece no Galo. Edenilson já era! Não dá mais.

  29. BOM DIA, ÁVILA E CANTO DO GALO!!!

    O elenco atleticano começou a ser montado em 2020 após a TRAGÉDIA DE AFOGADOS por SAMPAOLI, ao peso de 250 milhões de reais, e por pouco não veio a conquista do BR20 (faltaram três pontos). SAMPAOLI meteu o pé para a Europa e veio o CUCA II e os títulos do BR21 e CB21 naquilo que poderá ter sido o ano mais vitorioso da história do ATLÉTICO…

    Depois vieram o TURCO, o CUCA III, COUDET e o FELIPÃO. Ocorre que com a saída do CUCA II começou a desidratação do elenco, inclusive com o COUDET que se rebelou contra isso e jogou m34d@ no ventilador para denunciar a OPERAÇÃO DESMANCHE. Caiu COUDET e mesmo com FELIPÃO o elenco ainda perdeu o ALLAN.

    Ontem uma reportagem apontou que de 32 atletas do elenco original, hoje só sobraram dez (Everson, Mariano, Rever, Rabello, Arana, Hyoran, Alan Franco, Vargas e Hulk)….

    E o FELIPÃO, entre todos (SAMPAOLI, CUCA II, TURCO, CUCA III e COUDET), foi quem pegou o elenco mais desfalcado de peças, opções e motivação. A mim me parece claro o fim de um ciclo desse elenco. O desmonte foi muito forte de peças importantes, cuja reposição não correspondeu na prática. Além de curto, o elenco está envelhecido, com média de idade alta que faz o time padecer do efeito boi cansado, lentidão na transição e para atacar, preparo físico ruim, nervosismo e desempregado ruim.

    FELIPÃO por onde passou foi campeão com elencos muito fortes, o que não é o caso do ATLÉTICO atual. Quando FELIPÃO fala que o elenco é bom e suficiente, ele está na tentativa e na ilusão de formar nesse ATLÉTICO a FAMÍLIA SCOLARI. A tentativa é válida, mas não creio que vá funcionar pelo grupo envelhecido e desmotivado…

    Enquanto isso, a Torcida, ou uma parte dela, já elegeu FELIPÃO o culpado pelo jogo ruim do time que já não consegue mais performar. E olha que ele mal chegou e mal treinou a equipe, mas já será o responsável pelo futebol ruim que caracteriza essa equipe atual…

    Resumindo, para mim esse elenco não consegue mais performar e alguma conquista, aliás, é muito improvável, convenhamos. Pra mim esse elenco é bananeira que já deu cacho e por isso não espero nada mais além dos 45 pontos para afastar o fantasma do rebaixamento…

    Agora, para não ser de todo injusto com os caras é preciso reconhecer que lutaram pela grandeza do CAM. Os caras foram campeões do BRASILEIRÃO depois de uma fila de 50 anos, da Copa da Brasil, da Supercopa, são tri campeões do Estadual, alcançaram um TRIPLETE inédito e ainda classificação para a Libertadores em todas as temporadas. Merecem reconhecimento ou apedrejamento?

    Colocando os prós e contras na balança, pode-se concluir que os resultados não foram tão trágicos assim. Esse momento ruim não passará de um fim de ciclo desse elenco e daqui a pouco, quem sabe, os deuses do futebol, sempre um tanto cruéis com o ATLÉTICO, não façam respingar a boa sorte e a fortuna na Cidade do Galo e um novo tempo de conquistas e títulos volte a acontecer…

    Eu acredito!!!

    1. Oh Ernest, deixa o corvismo de lado! Everson, Fuchs, Rabelo,Jemerson( Lemos), Arana, Bataglia (Alan Franco), Zaracho, Pavon, Hulck e Paulinho. Se treinados adequadamente, para um mata-mata, pode sim ser campeoes. Eu tô impressionado com o seu corvismo. Você mudou mudou muito meu caro, nós já acreditamos em cafuringa, Campos, Bozó, Fernando Roberto Mastiguinha, além de acreditarmos que 9 Marcus Vinicius sería o substituto do Reinaldo. Miora irmao

      1. DOMINGOS SÁVIO ,

        também acho essa relação muito boa .

        p.s.
        Permita-me :
        – clássico contra os azuis , na zaga deles o melhor zagueiro das Américas , o Perfumo
        – do nosso lado , um atacante vindo de Pedro Leopoldo , casca grossa
        – daí , lançaram uma zoeira na cidade , com faixas e tudo mais , com os dizeres
        “Vem CAMPOS , Perfumo te espera”

        Nosso atacante FOI e METEU dois em cima do zagueirão .

        1. Bem lembrado. Fomos eliminados pelas retrancas do Abel e por falhas nossas. Se entrarmos com retranca, força mental, o Hulck marca um gol de falta e eliminamos o Palmeiras. E essa bagaça tem de ser na Arena MRV ou Indepa. Aquele pasto do Mineirao não ajuda. Já ganhamos jogo do Cruzeiro com gol de Jason. Tudo é possível

      2. Ué, DOMINGOS SÁVIO,

        Quantas vezes pegamos ônibus no VILAÇA, saído do ENGENHO DO RIBEIRO, para ir assistir na CARAVANA GALAPACHO em jogo no MINEIRÃO quarta-feira a noite em um GALO que tinha Carini, Edson 6 Dedos, Rafael Tesser, Ataliba, Jales, Tripodi, Rancharia, Erasmo, Prieto, Bilu e grandes times…

        E você, nessa ingratidão. Não fosse eu e você teria tatuado, na Praça Sete, o rosto do CATANHA na batata da perna. Lembra-se?

        Quanta ingratidão, DOMINGOS SÁVIO!!!

        E TEOBALDO te apoiando, aí…

        Será que o TEOBALDO não tatuou o CATANHA, não?!!!

        Vai que tatuou?!!!

        KKKKKKKKKK….

        Em tempo:

        Com esse elenco atual, nesta temporada, tem dois grupos de ATLETICANOS: os do EU ACREDITO e dos EU NÃO ACREDITO!!!

        Estou no segundo grupo…

        E você e o TEOBALDO, ao que entendi, estão no primeiro grupo.

        Isso?!!!

        1. Ernest, Barata: Agora eu acredito mais ainda: o Hulck não vai ser eliminado três vezes para o Palmeiras. Que a Diretoria de seu jeito e acelere as máquinas: Palmeiras x Galo na inauguracao da Arena. Venceremos e vamos fazer igual a Copa do Brasil 2014. Desafios são oportunidades. Vamos fazer a final da Libertadores contra o Flamengo no Maracana. E Venceremos! QUEM VIVER VERÁ!!

      1. O NOSSO GALO tem um elenco muito bom, acredito que se bem treinado e escalado, pode nos render títulos. Se o Felipão conseguir levantar a moral do time e fizer o básico, o NOSSO GALO ainda pode faturar o Brasileirão ou até a Libertadores.

    2. Ernest faltou o Dodô.
      Acho que faltou priorizar a manutenção de jogadores mais novos- Savarino, Borrero, Calebe, Allan, Sávio. Optaram por Vargas, Réver, Mariano e Dodô , com salários que pesam nossa folha e rendem pouco . Ainda fizeram escolhas de contratação de jogadores mais velhos e que já vinham na descendência em seus clubes anteriores, principalmente Patrick, Edenilson e Saravia. Ainda teve jogadores mais velhos que saíram, Keno e Sasha, que entregavam mais em campo e não tiveram reposição com as características desses jogadores.
      Enfim, acho que temos 11 a 13 atletas que podem praticar um bom futebol. Para título acho difícil. Fica a esperança do Felipão conseguir fazer essa turma jogar um bom futebol.

    3. Caro Ernest

      Renovamos praticamente do elenco de 2021 mas entendo que os jogadores que chegaram têm qualidade técnica infinitamente inferior dos que saíram.
      Além disto, trouxemos jogadores bichados e em fim de carreira além mantivemos um sanguessuga chamado Vargas no elenco.
      Nosso elenco está envelhecido e desmotivado, já estão com o burro na sombra. Resultado? Raros são aqueles que ainda têm tesão de levantar caneco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *