Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Primeira das duas batalhas pela vaga

Cumprindo a penitência pela não classificação direta para a Libertadores, vamos para o segundo adversário em busca de avançar até a fase de grupos. Diferente do fraco Carabobo (Venezuela), o Millonarios (Colômbia) é um time cascudo e bem mais difícil que o do primeiro confronto.

Some-se a isso a altitude, que para os clubes brasileiros sempre foi um martírio nas competições sul americanas. Ainda, pelas informações de ontem, mais de 30 mil torcedores dos donos da casa, já haviam assegurados presença através da venda de ingressos. Como nosso Edenílson, de acordo com declarações após o melancólico empate na Venezuela gosta de estádio cheio, creio que ele poderá ser o grande diferencial a favor do Galo na partida. A conferir!

A lista de jogadores, deixou de fora dois argentinos, Zaracho e Pavón. Para o primeiro, com problemas de perda na família, o Galo até tentou – sem sucesso – uma logística para incorporar a delegação. Já o outro irá cumprir sua terceira partida de suspensão – de um total de seis – podendo só atuar à partir da terceira rodada da fase de grupos, caso consigamos a classificação. Nesse caso, com a consideração que a diretoria de futebol falhou em não inscrever o jogador ano passado. Já teria cumprido as duas primeiras frente ao Palmeiras.

Olhando para frente, o que nos interessa hoje e na próxima quarta-feira – nesse caso em Belo Horizonte – é superar ao chato time colombiano e entrar na fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar de algumas críticas que fizemos e ainda fazemos ao trabalho do Coudet – por exemplo não usar três atacantes – fato é que o time em dez partidas venceu sete vezes e empatou em três ocasiões. Ainda não conhece a derrota. Mesmo que algumas vitórias não tenham sido convincentes pelo mineiro, o Galo foi o primeiro colocado geral na fase classificatória do campeonato regional.

Senti, tanto na partida frente ao Carabobo – com os titulares – quanto com o Democrata de Governador Valadares – usando time reserva – uma mudança de atitude do time Atleticano. Deu pra perceber que o elenco, seguramente também – claro – o comando técnico, assimilou aquilo que o Atleticano cobra sempre. Comprometimento. É assim a nossa principal característica e que justifica as conquistas ao longo da história, especialmente nos tempos recentes.

Por fim, em busca da vitória e do encaminhamento dessa vaga, creio que o time irá de Éverson; Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Dodô (preferia Rubens); Allan (querias, Palmeiras! Segundo o amigo Ângelo, depois do Hulk é que mais se entrega e se identifica com o Torcedor), Edenílson, Pedrinho e Patrick; Paulinho e Hulk. Como são cinco substituições, o treinador e seus auxiliares da área médica, física e fisiologia, poderão equilibrar e amenizar essa questão da altitude. Olhando para o banco ainda vamos ter Mariano, Nathan Silva, Rubens (ou Dodô), Otávio, Igor Gomes, Vargas e outras opções interessantes. Dá pra trazer a vitória. Assim espero!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Primeira das duas batalhas pela vaga”

  1. No jogo de logo mais, me dou por satisfeito caso consigamos pelo menos um empate. Assim trazemos a decisão da vaga pra nossa casa. Jogar na Colômbia sempre é osso: altitude, torcida fanática, times com qualidade técnica. Apenas os “entendidos” acham que o Galo tem obrigação de ganhar em todo lugar. Mas quem conhece um pouquinho de bola, sabe o quão difícil é Libertadores.

    Sobre o Allan, considero um excelente jogador. Volante que sabe jogar, arma a equipe na mesma linha dos zagueiros (função bastante ingrata), se desloca sempre e não se esconde. Tem bom preparo físico e boa visão de jogo. Falta melhorar a finalização (bem fraco nesse quesito), lançamentos longos (outro ponto fraco) e ser menos esquentado, pois recebe cartões de forma infantil.
    Parece que vai ser vendido, ou agora ou no meio do ano. Que entre uma bela grana nos cofres. Futebol é isso, o cara deu retorno técnico e pode dar um excelente retorno financeiro. Cumpriu seu papel com mérito. Se for embora, obrigado pelos serviços prestados. Se ficar, continue comprometido. Simples assim.

  2. boa tarde Eduardo e massa. hoje sim o galo vai ter que jogar ok não jogou em 2023 para vencer a boa equipe colombiana. se o galo for jogar este futebol de várzea vamos ser engolidos na Colômbia. o Edenilson abriu a boca que não tinha torcedores na Venezuela hoje ele vá jogar contra um estádio cheio. então Edenilson joga mais e fala menos. se o galo for jogar retrancado ai a casa caiu.hoje vamos jogar contra altitude. torcida. etc. sobre o Allan se o Palmeiras dar 10 milhões de euros vendem rapido por favor. abre o olho treinador argentino e jogadores.vai galooo.

  3. Boa tarde,Amigalos!
    É hoje, é hoje com casa cheia que o Edenilson estréia. Espero.
    Parabéns a todos mulheres que lêem e frequentam o blog .

  4. Tomara que o futebol do Galo 2023 salve a péssima gestão financeira dessa diretoria.
    Em 2021 o futebol salvou e mesmo assim a dívida aumentou, em 2022 o futebol fracassou e a dívida ficou gigantesca.
    Se esse ano o futebol fracassar só não quebra pois vai se escorar na SAF, mas temos que saber separar Futebol x Financeiro.
    O futebol dessa gestão tá ok montou um time competitivo ganhou títulos de expressão mas qual foi o preço disso???
    Não tem transparência nenhuma, a dívida mais que dobrou, o custo do estádio mais que dobrou, até com o projeto manto da massa conseguiram ficar devendo, salários ainda estão atrasados, processos do Andre Cury penhorando receitas, o clube tá muito ruim financeiramente vendendo o almoço pra comprar a janta fruto de UMA PÉSSIMA GESTÃO FINANCEIRA.
    QUE O FUTEBOL DO TIME 2023 CONSIGA NOS SALVAR SE DER RUIM VAI SER UMA TRAGÉDIA!!!
    FALARAM MUITO E TRASPARÊNCIA ZERO….

    1. CARO AMIGALO PABLO DE OLIVEIRA……………
      ESSES 4 R , EM TERMOS FINANCEIROS É A PIOR ADMINISTRAÇÃO DA HISTÓRIA DO GALO………
      OS OUTROS PÉSSIMOS PRESIDENTES QUE TIVEMOS NO PASSADO PELO MENOS NÃO TORRARAM OU NÃO JOGARAM FORA , TODO O PATRIMÔNIO DO GALO………
      ESSES 4 R QUANDO ASSUMIRAM , PROMETERAM QUE SE VENDESSEM O SHOPPING 100 % DA DÍVIDA DO ATLÉTICO SERIA QUITADA E AINDA CONSTRUIRIA O ESTÁDIO.
      ERA TUDO MENTIRA E ENGANAÇÃO ………..
      VENDERAM O SHOPPING , MAS A DÍVIDA TRIPLICOU ….
      QUANTO AO ESTÁDIO QUE SERIA DO ATLÉTICO, CUSTOU QUASE O TRIPLO , E ESTÁ TODO HIPOTECADO NOS BANCOS……………….
      QUE ADMINISTRAÇÃO É ESSA , QUE LEVA O CLUBE A UM DESASTRE DESSE ?????????
      AGORA PROCURAM ENGANAR NOVAMENTE A TORCIDA , DIZENDO QUE A “”SAF”” SERÁ A SALVAÇÃO DO GALO……………..
      NÃO , NÃO SERÁ , ESSA SAF SIMPLESMENTE VAI FECHAR A TAMPA DO CAIXÃO DO ATLÉTICO………… , QUE FICARÁ SEM NENHUM PATRIMÔNIO E NA MÃO DE EMPRESÁRIOS ,QUE AO FINAL VENDERÁ O PATRIMÔNIO E ABANDONARÁ O CLUBE , AINDA ENDIVIDADO…………
      VEJAM OS EXEMPLOS DO CRUZEIRO , BOTAFOGO , BAHIA E VASCO……………
      FICARAM SEM PATRIMÔNIO E SEM TIME , E NESSE ANO VÃO LUTAR PARA NÃO CAÍREM……….
      TRISTE REALIDADE…

    2. Caro amigalo Pablo

      Respeito sua opinião, mas permita-me divergir.
      A divida não dobrou como vc menciona. Aumentou sim, porque estamos sendo corroídos por dívidas e juros de contas feitas por diretorias passadas. Isto não quer dizer que a atual diretoria não tem feito dívida., mas não o suficiente para culpá-la totalmente pelo momento financeiro atual.
      Ainda bem que pelo menos vc reconheceu os títulos ganhos. Mas a tenho certeza que se hoje estivéssemos na segunda divisão, sem expectativa de brigar por nada, vc estaria fazendo couro com a parte da torcida, que mesmo tendo conhecimento do momento delicado do clube, vive todos os dias cobrando reforços, sem saber de onde tirar dinheiro.

  5. Guru, falei aqui:
    Galo fingindo que pagava e o time fingia que jogava.

    O Galo matou algumas parcelas em atraso e o time coincidentemente melhorou… Não tem segredo. No futebol e em qualquer profissão, só se sai bem quem recebe seu ordenado. Seja ele mil ou milhão.

    Estão falando que vão pagar o restante ainda essa semana. TOmara que isso seja suficiente para motivar o time a buscar a vitória na Colômbia.

    Em tempo a cornetada do dia: Pedrinho tem uma assistência e só, desde que chegou no Galo.
    Rubens jogando na mesma posição tem 2 gols. Não entendo porque insistem em por o garoto na lateral. Me lembra o Bernard que era lateral até o Cuca acreditar nele e por na posição de origem.

    Deem chance pra NOSSA base. Pedrinho fez o que pra ter essa moral a mais que o Rubens?

  6. Bom dia Amigos do Galo. O Allan é uma peça fundamental no time do NOSSO GALO, os esquemas malucos de alguns treinadores do Galo, inclusive o atual, fazem com que ele, Allan, jogue sempre no limite, muito sacrificado. Lembro bem do Marcos Rocha, que era extremamente criticado e que se tornou peça indispensável e multi campeão no Palmeiras. O NOSSO GALO, na pessoa do diretor de futebol, precisa ser mais seletivo ao contratar técnico, não dá para errar tanto e com tanta frequência. Coudet, não é o que eu esperava, mas é com ele que vou torcer desesperadamente para que ele tenha acertado nosso sistema defensivo e nos surpreenda positivamente. Alguém aí avisa para ele que o Rubens é muito melhor que o Dodo.

  7. Pra hoje é simples… pensamento positivo da torcida, muita energia boa para o nosso CAM e que venha um resultado satisfatório.

    É jogo de Libertadores e uma batalha campal, então, que os jogadores entrem com sangue nos olhos e muita raça pra vencer!!!

  8. SAUDAÇÕES Alvinegras.
    Hoje é dia de ir para a casa do meu Pai, que do alto dos seus 79 anos já me avisou que irá preparar aquela moelinha para comermos com pão, enquanto tomamos uma estupidamente gelada e vamos curtindo nosso Galão.
    Hoje por si só já é motivo de alegria, hoje tem Galo, que não nos tornemos, aqueles que mais criticamos e zoamos, torcedores que só vivem pelas vitórias, que só gostam de espetáculo, isso é muito triste pois esquecemos a essência do ser atleticano, do torcer contra o vento, de ficar 40 anos sem ganhar nada e mesmo assim continuarmos cada vez mais fanáticos e presentes nos estádios e crescendo em número sempre.
    A Massa é resistência, a Massa é resiliência e amor incondicional ao Galo.
    Que nunca nos esqueçamos de nossa essência, pois antes do jogo, lendo os comentários, só tem gente reclamando, não vi ninguém feliz por ter Galo hoje, na verdade o que interessa parece que é somente a vitória ou espetáculo, que pena que nem todos tenham mais esse prazer no dia de jogo do Galo, o prazer e alegria de pura e simplesmente ter o Galo mais lindo do ,mundo hoje em campo, isso pra mim já é motivo de orgulho e alegria, com vitória ou outro resultado, o dia de hoje já é um dia especial.
    Que a Massa não siga esse rumo de arrogância e prepotência, essa nunca foi nossa marca, isso sempre foi características do outro lada da lagoa.
    Aqui é Galo porra, forjado na dor, na injustiça e no amor incondicional ao Galo.

    1. Parabéns, amigo. Um dos melhores comentários do ano. Eu penso assim como vc. A diferença é que como bom norte mineiro vou assistir o jogo comendo uma carne de sol com mandioca, tomando aquela skol.

  9. Futebol é um espetáculo ímpar !

    É um tema fascinante , que possibilita ficarmos numa mesa de bar ou numa esquina durante horas , cada um a defender suas convicções.

    A expressão “cada qual com seu cada qual” , surgida em uma preleção para determinar o que se fazer em campo , veio pra ficar expressando a escolha do torcedor
    ( e técnicos , lógico ) por seu jogador preferido .

    Então , o que temos , é que justificam-se apreços por um atleta por ele correr muito , dar muita pancada , tocar na bola N vezes sem saber o que fazer para dar sequência numa jogada , chamar atenção dos companheiros , enfim , aquele jogador que outros entendem como burocratas de cartório : tem que carimbar tudo .

    Exemplo ?
    O Dunga , admirado por muitos .

    Eu , usando o “cada qual com seu cada qual” , prefiro Cerezo , Clodoaldo , Zé Carlos , Zito , Josué , Pierre , Donizete , Modric , …

    Esses , entre outras qualidades , sabiam/sabem como ROUBAR uma bola e dar seqüência célere nas jogadas .

  10. Bom dia, todos! Jogo de “perder o fôlego” hoje a noite. 2550 m de altitude não é brincadeira, por isso não vamos esperar intensidade e domínio do jogo o tempo inteiro. Hoje é muito mais inteligência e experiência que técnica. Claro que esperamos a vitória, mas um empate não seria ruim. Por fim, respeito e me solidarizo com o Zaracho na perda de um ente querido, mas num jogo tão importante como hoje, após 5 dias de luto, bem que ele poderia ter feito uma forcinha e viajado para Colômbia, nem que fosse hoje, para ajudar o time. Espero que seja o luto e não mais outras pendências com o jogador.

  11. Bom dia!
    Eu também entraria com Rubens na LE mas também com Otávio protegendo o lado direito e Allan o lado esquerdo, além de Saravia na LD, Pedrinho e Patrick completando a meiuca e, na frente Hulk e Paulinho.
    Espero que Hulk não converse com a arbitragem e use todo o seu repertório com a bola. Assim como eu contava sempre com os gols de Reinaldo, que nunca falhava eu conto com os gols desse incrível Hulk.

  12. Bom dia Massa e Guru

    As palavras chaves para esperar um bom resultado foram dadas pelo Guru Mor nesta sua postagem: mudança de atitude.
    As maiores críticas ao time, não surgiram pela capacidade do elenco e sim pela falta de atitude nos jogos, principalmente em função dos apagões.
    Que hoje, o time entre ligado e jogue com inteligência, pois se nos jogos anteriores jogamos contra retrancas, hoje seremos atacados e os espaços para jogarmos aparecerão naturalmente.
    E como não ter confiança se em campo teremos o segundo maior ídolo do clube, depois do Rei? Sim meus amigos, Hulk para mim já passou o Bruxo.
    Mas isto é papo para outra oportunidade.

    1. Bom dia, JBHGALO!
      Concordo que Hulk só não supera o Rei. Entretanto ele é o mais decisivo e implacável de todos os tempos, segundo a minha humilde opinião. Ultimamente ele tem até sido uma mistura de Eder nas faltas e chutes potentes com Reinaldo nos gols de classe, inclusive as cavadinhas…rs
      Abraço!

  13. Histórico do GALO no El Campin. 5 J . 2 V . 1 E . 2 D … 5 GAF e 2 GC.
    1981 > Colômbia 1 x 0 GALO[amistoso]. Jogo de volta no ex Gigante da Pampulha GALO 6 x 1 ✓
    2010 > Jogo de volta_ Ind. Stª Fé 1 x 0 GALO. [Sul Americana]. Ida foi 2 x 0 GALO, ambos do Obina matador e o goalkeeper era o Renan Ribeiro ✓
    2014 > Jogo de volta_ Ind.Stª Fé 1 x 1 GALO.[ Libertadores] Graças ao Victor fomos ás 8ª de final. Jogo de ida no Horto foi 2 x 1 GALO no sufoco,com um a mais e de virada.✓
    2015 > Ind.Stª Fé 0 x 1 GALO. Jogo de ida- Gol do Pratto na única chance que teve no jogo. Na volta 2 x 0 GALO [ Libertadores] ✓
    2019 > La Equidad 1 x 3 GALO. Jogo de volta pela Sul-Americana. No Independência,jogo de ida, GALO 2 x 1 de virada após sofrer um gol logo nos min. iniciais. Jair e Elias marcaram ✓
    O quê isso tem a ver com o jogo de logo mais? Nada! É que se não “amarrar as chuteiras com as próprias veias”,ou seja, der um “sanguim” á mais; o resultado final pode não ser o esperado. Se liga vivente…
    Looding…
    Saudações Atleticanas

  14. Bom dia xará e amigalos!
    Hoje é dia de GALO! Hoje é dia do jogo mais importante e difícil do ano para Coudet. Atenção redobrada da defesa atleticana com a correria dos colombianos. Mesmo assim acredito num bom jogo do GALÃO DA MASSA e mais uma bela exibição do melhor atacante do futebol brasileiro: HULK, HULK HULK!!!! Esse cara vai deixar os colombianos malucos!!!!!!!!!!!! Garra, determinação e superação nos 90 minutos. E cuidado com o soprador de apito. VAMOS QUE VAMOS MEU GALO QUERIDO!!!!!!!!!!!!!!!

  15. O confronto, do tipo encardido, faz parte da terceira fase das eliminatórias que objetiva apontar os quatro últimos clubes que vão participar da fase de grupos da Libertadores.

    O Milionarios vai entrar em campo levando debaixo do braço os efeitos mando de campo e altitude para tentar vencer a partida com a máxima diferença de gols e buscar a classificação em BH na base daquela carreta estacionada na frente do seu próprio gol para garantir a classificação. Então, para hoje, o cenário esperado será de jogo de pressão, correria e muitos chutes contra o gol de Everson.

    Ocorre que o time colombiano, contra a Universidad Católica -EQU, não foi lá esse bicho papão todo que se imaginava.

    Na primeira partida, em Quito, jogou para segurar o empate e conseguiu (0 a 0). Foi uma partida pragmática, de jogo sem correr riscos, não tendo conseguido, sequer, uma finalização.

    No retorno, mandou o jogo na casa do Independiente Santa Fé, o famoso El Campín, em Bogotá. É um estádio raiz, o maior da Colômbia, construído em 1938 para 65 mil torcedores, onde a altitude funciona como arma biológica.

    Mesmo assim, no jogo da volta, o Milionarios não foi lá grandes coisas. Venceu, apenas de 2 a 1, após começar perdendo com a Universidad Católica tendo um jogador expulso desde os 44 do primeiro tempo.

    Naquele jogo teve a posse da bola (62% do tempo) e o dobro de oportunidades para chutes a gol (20 a 10), mas no quesito tiros ao alvo teve menos disparos (4 a 5).

    Os números mostram que o Milionarios não é o Barcelona das Américas como gostava de ser chamado assim o CSA de BH no tempo das vacas gordas. E se o Atlético for frio, calculista e pragmático, dá para trazer da Colômbia um bom resultado.

    No Campeonato Colombiano, o Milionarios é o 7′ colocado com 9 pontos em 4 jogos (3V e 1D). Fez 7 gols e sofreu 4, tendo saldo de + 3 gols.

    Em suma, o Galo de Coudet, se souber administrar a partida, pode voltar com bom resultado.

    Eu Acredito!!!

  16. Bom dia Eduardo e Atleticanos! O jogo contra o Milionários da Colômbia deve ser feito com inteligência e comprometimento. Se isto acontecer, o Atlético volta com três pontos sem sombra de dúvidas. Ainda não vejo o time utilizando em campo todo potencial que dispõe. Na partida contra o Democrata GV senti que alguns jogadores devem passar por um período reconstrução da confiança e qualidade abalada desde a campanha pífia no ano passado. Entre eles cito: Sasha, Vargas, Ademir, Pavon, Nathan Silva e Nathan pescador. Futebol de qualidade eles já mostraram que tem. Recuperando esses atletas, penso que o elenco estará pronto para brigar por títulos, do contrario ou reforça-se o time ou ficaremos correndo por fora. Saudações Atleticanas.

  17. Bom dia a todos. Essas estatísticas é que me preocupam. O galo perde quando não pode e se perder hj, vai se complicar e muito com esse time que só ataca pelo meio. Que o técnico acorde de uma vez p não se arrepender depois e se enfiar numa furada e frustrar a torcida. Confio no galo, mas não no time dirigido por um técnico cabeça dura que chegou outro dia e , ao meu ver quer implantar um esquema de jogo furado. Acorda coudet.

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Jogo difícil o de logo mais. Mas temos time para vencer e convencer. Quanto ao Allan, diferentemente de muitos atleticanos, respeitando naturalmente a opinião de cada um, para mim é atleta indispensável para o galo, pela entrega e obediência ao esquema tático imposto. Foi titular com todos os treinadores que passaram pelo galo e com o atual é peça fundamental. Se for vendido, que seja por 15 milhões de euros, pois atleta do seu quilate vale isto. É como penso e entendo as manifestações contrárias.
    Hoje é sempre, galo!!!

    1. Prezado Ângelo, meu decano preferido, sabe porque o Allan foi titular com todos os treinadores que passaram pelo Atlético? Porque todos eles são imbecis. Assim como o treineiro atual, por manter aquele grosso no time titular e o treineiro do Palmeiras, por querer o cara no time titular dele. Os diretores do Palmeiras, além de imbecis, também podem receber a chancela de otários, uma vez que, dizem, se dispõem a gastar 10 milhões de euros no pereba (Vende logo, Galo!!!! É fácil arrumar outro como ele, talvez por 10% do preço da venda!!!). E não fique rindo, Ângelo, porque EU, você e, aparentemente o blogueiro, além de outros tantos (talvez não muitos) talvez também estejamos incluídos no rol dos imbecis! Abraços, querido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *