Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pontuar em busca de recuperar no Brasileirão

Nem no meio dos mais otimistas, entre os quais me incluo, encontro quem sonhe com a possiblidade de conquista do nacional na temporada. Ainda esperançamos sim com as Copas. Ambas ou pelo menos uma, preferencialmente a Libertadores, por razões óbvias. Além do título, também assegurar vaga no Mundial e na mesma competição do próximo ano.

O resultado do meio de semana, vitória em cima do São Paulo na casa deles pela Copa do Brasil, veio num momento crucial que pode mudar os rumos dos tempos recentes. Para tanto, um bom jogo e resultado na manhã de hoje em Porto Alegre em cima do Grêmio, devolve a confiança entre os próprios jogadores e os Torcedores do Galo.

Viajamos sem Hulk e Paulinho, o primeiro preservado já que atuou por doação e esforço pessoal na quarta-feira, vindo de um período de contusão. A presença dele no gramado fortalece o time Atleticano, ainda que não estando com sua capacidade física é técnica ideal. Hulk abaixo dos 100% é muito mais que muitos ligados em 220. Foi, não diria no sacrifício, mas pelo sentimento que sempre demonstrou pela camisa do nosso time do coração. Dele, da família Souza e nosso.

Paulinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, se junta ainda a Alisson e Zaracho, ambos em recuperação. Ao que penso, pelo andar da situação que estamos atravessando, ainda pouparia Saravia e Alonso, que sentiram nos últimos jogos. Opinião simples e rasteira de Torcedor. Não sei do que acontece internamente, tampouco sobre a área médica e a fisiologia. E mais, vai que não leva e o time sente a falta deles. Nuh! Cacete pra todo lado. Isso é inevitável. Se escala e machuca; se preserva e perde pontos. Portanto, como diria Teobaldo, meu pensar que não quer dizer absolutamente nada.

Considerando que a próxima partida será tão e somente no dia 12 de setembro – jogo de volta com o SP pela CB -, quero muito mais que superar o Grêmio nesta manhã de domingo. Desejo e espero que essa mini temporada sirva, diferente de outras recentes, para o time consolidar e engrenar em busca dos títulos das Copas e brigar pelos Gs – seja 4 ou até mesmo o 6 – que valem vaga na Libertadores. Daí para baixo seria vexatório ao elenco que temos em relação a times que estão à nossa frente.

Sobre a escalação de hoje, conhecedor do estilo surpreendente do Milito, vou arriscar duas formações. A que seria a minha e a segunda que imagino será utilizada pelo treinador. Vamos ver qual erro menos e as escolhas dos amiGalos deste espaço. Iria de Éverson; Mariano (só para poupar o Saravia), Lyanco, Rabello (ambos para mostrar seu valor) e Rubens; Paulo Vitor, Fausto e Igor Gomes; Palacios, Deyverson e Vargas. Porém acredito que será Éverson; Saravia, Bataglia, Alonso e Arana; Otávio, Franco e Bernard; Scarpa, Cadu e Vargas. Só dois coincidem. O goleiro, que raramente é poupado, e Vargas na falta de Hulk e Paulinho, os dois atacantes titulares. A ver!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Pontuar em busca de recuperar no Brasileirão”

  1. Boa Noite,

    Minha observação do jogo foi diferente da maioria.
    O Grêmio com a marcação alta antes de perder um jogador, estava controlado e o Galo totalmente com a marcação encaixada, com os 3 volantes.
    A expulsão que foi mérito do Deyverson mudou todo o panorama, seja para o Grêmio ou Galo, o Grêmio apresentou melhora e se posicionou para o contra ataque, o Galo que vinha de 3 volantes (esquema defensivo) ficou “desencaixado” na marcação.
    O Milito demorou muito para efetuar as mudanças e isso diminuiu o tempo de reação e aumentou a pressão sobre o time, 3 volantes continuaria nos mesmos 2 x 0 por mais um tempo.
    No final foi desespero a troca do Scarpa pelo Alan Kardec.
    Uma menção ao Palácios, nos últimos jogos que teve oportunidade foi muito bem, porém, depois de entradas boas o Milito some com ele no banco de reservas, sem chances.
    Ele é o único quebrador de linhas do elenco já que o Alisson preferiu jogar idêntico ao Scarpa para poder ter a preferência do treinador, só pode ser.
    Nosso elenco é desequilibrado por não ter jogador agudo pela esquerda e armador.
    O esquema do Milito infelizmente não levará o Galo a lugar nenhum, é muito “cerca Lourenço” e pouco agudo, não ofende ninguém.
    Os 3 pontos foram super necessários e bem vindo, estou apreensivo e desejando os 46 pontos rapidamente.
    Sou muito otimista e deporei muito para cair nessa real, mais estou meio preocupado.

  2. Boa noite!
    Comecei a ver o jogo, mas depois de alguns passes errados de Bernard, desisti e fui pra praia (Praia Grande). Na praia, ligado no jogo pelo celular, vi que um jogador do Grêmio havia sido expulso e mesmo assim o time gaúcho abriu 2×0. Xinguei Bernard, Milito e o inoperante Fausto Vera. Quando voltei pra o Ap que eu estava hospedado, o jogo estava 2×1 e um pênalti a favor do Galo, muito bem cobrado por Palácios e logo em seguida a virada. Vibrei pra caramba!
    Bernard e Fausto Vera e Dayverson não podem nunca estar à frente de Rubens, Palácios e Vargas. Espero que Milito também tenha chegado a essa conclusão.
    Galooooo!

  3. Milito errou ao entrar com 3 volantes,ele matou a armação e criação do Galo.Ou se entra com 1 armador e 3 atacantes (4-3-3) ou se entra com 2 armadores e 2 atacantes (4-4-2).

  4. Prezado Mestre Eduardo,

    Vendo os comentários dos “pseudo” torcedores reclamando sem parar, mesmo com o time vencendo, fico a pensar se o GALO precisa de algum time rival? Creio que basta parte da torcida atual para ser considerada rival.

  5. Vamuuuuuuuú KR@LH© ….!!!!
    GAAAAAAALLOOOO….
    P desespero do “analista do softscore” componente da galocenas_ torcedor de milionário _ o GALO GANHÔ…
    SFD aí maiômenu….
    RESPEITEM o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, RESPEITEM P©##@…!!!

  6. Olá amigos da bola!

    Mentiram viu! Mentiram viu!!!!

    Esse Milito não é corajoso, é falso ofensivo. Futebol é simples, basta atacar, com meias ofensivos e atacantes… A covardia pune… Foi o que essa anta fez no primeiro tempo.

    Precisam falar com esse medroso, que não se coloca 3 zagueiros, não se escala 3 volantes… Isso é pedir para perder, Isso é pedir para tomar gols……

    Acorda Milito……

    Eu sabia que o inventor iria inventar….. Graças a Deus deu tempo para mexer no time e virar…. Porém poderia ter sido fácil, se tivesse entrado com time e esquema certos… Acorda Milito! Medroso!

  7. Olá amigos da bola!

    ESSE MILITO É UMA PIADA! É O FALSO OFENSIVO, MAS NA VERDADE É + UM RETRANQUEIRO!
    INICIAR COM 3 VOLANTES???? E O VARGAS NO BANCO? É UM COVARDE ESSE MILITO.

    Eu disse na última oportunidade! Meu medo era o inventor inventar e ele inventou…..
    3 volantes???? Iniciar o jogo com o Fausto Vera que até o momento rendeu nada? Iniciar com Deyverson que até agora jogou nada?

    Vamos ver segundo tempo! Como o Grêmio tem um expulso, era para ter tirado o Deyverson amarelado e o Bernard também

    COMEÇA O SEGUNDO TEMPO……. TEM QUE VIRAR…..

  8. 11:47 HS…….
    2 X O – GRÊMIO , COM UM A MENOS…….
    FORA MILITO ….. FORA MILITO……FIRA MILITO………
    QUE TIME VERGONHOSO ESSE……..
    ESSE TIME ENVERGONHA E HUMILHA MAIS DE 10 MILHÕES DE ATLETICANOS.

  9. Se perder hoje, o Milito, cuja contratação eu não apoiei (é só conferir neste blog democrático), só não vai cair, porque está próximo do jogo com o São Paulo pela Copa do Brasil. A não ser que a direção incompetente faça mais uma burrice, neste momento. Mas que vai balançar, vai! Infelizmente. No início o cara até que ia bem, COM O TIME JOGANDO PRA FRENTE. Só nos resta torcer muito, porque aqui é Galo, ganhando ou perdendo!

  10. Bom dia!
    Sem Hulk, Grêmio voltando à sua casa depois da catástrofe no Sul, precisando se firmar na tabela…Galo especialista em ajudar os mais necessitados…eh…partida nada convidativa pra eu perder meu tempo.

  11. Saravia pode não conseguir marcar Soteldo no “mano a mano”. É preciso ter cobertura.

    A Comissão Técnica já alertou Saravia que de acordo com determinação recente da FIFA só o capitão pode falar com o juiz?

    Saravia costuma gritar na cara do juiz de forma acintosa e irresponsável.

    Se Milito não conter o “boi bravo” que incorpora Saravia em determinados lances, ele vai ser expulso e prejudicará o time.

    Soteldo é habilidoso, catimbeiro e tem que ser marcado na bola, limpamente.

  12. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 23/38 – Grêmio (fora) – Estamos bem nas Copas. E isso não significa taça(s) garantida(s). Só o(s) campeão(ões) vão direto para a Libertadores.

    Incomoda muito este 9º lugar com míseras 07 vitórias e 02 gols negativos de saldo.

    Prefiro ver o Galo jogando feio, mas ganhando. Precisamos de resultados no BR pra subir.

    Será uma decepção pra Massa e um prejuízo gigantesco ficarmos fora da Libertadores/25.

    Nossos pontos perdidos: 19 (casa) e 17 (fora), num total de 66/114 pontos disputados. Ganhar e seguir rumo a quaisquer “G” de Gaaloôô!

  13. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Kadu é a prova cabal, inequívoca, extreme de dúvidas da ruindade da base do Galo. Incompreensivel a insistencia com esse pseudoatacante.

    1. Salve Massa e Guru e Domingos Sávio

      O que o Damianni está fazendo lá que já não está no olho da rua?
      É só ver a colocação da base nos campeonatos brasileiros sub 17 e sub 20.
      Ele deve ser protegido dos 4R´s só pode. Cara incompetente!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *