Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Outro indigesto no nosso caminho

Ainda que sem perspectivas de título no Brasileirão, segurando no sonho fugaz mas insistente com as Copas, temos hoje em casa o Bragantino. Time chato, embora desde que retorno à elite, nunca tenha vencido o nosso Galo. Se perdemos para esse time do interior paulista, no distante ano de 1998, foi essa derrota em BH que nos tirou a vaga para a fase seguinte daquela competição. Classificavam oito, ficamos em nono por número de vitórias (bastava empatar) e o time de Bragança rebaixado.

Pois que, esse time da cidade paulista conhecida como “Linguiça City” ´pela produção desse produto e sua gastronomia, sempre causou indigestão às nossas pretensões. Bragantino, Goiás, Criciúma, Brasiliense, Chapecoense, todos de triste memória. Esse último, acreditem, no ano de 2021 foi o único entre todos que não vencemos naquela campanha vitoriosa. Empate lá e cá. Eita Chapecó. E também, eita Bragança.

Desde que retornou, em 2020, naquela temporada que pela pandemia até virou de ano o campeonato, ainda que sem derrotar o Galo, são jogos complicados. São nove confrontos, com quatro vitórias e cinco empates. Se foram quatro jogos em BH e cinco lá, vejam o retrospecto. Duas vitorias aqui e outras duas lá. Já nos empates três em Bragança e dois ainda no Mineirão. Em 7 de setembro, vale lembrar, Arana foi brutalmente atingido e ficou fora da Coa do Mundo, pela ação imprudente de um jogador do Massa Bruta. Impunemente pelo juiz, que deu amarelo, também pela procuradoria do stjd tão atenta – quando convém – em oferecer denúncia por imagens da televisão.

Fato é que, pelo andar das competições, precisamos vencer hoje e fazer outra boa vitória na quarta – neste caso por dois ou mais gols de diferença – sem necessitar do sofrimento das penalidades. Se estamos nessa zona da agonia, os responsáveis passam pelo túnel todas as partidas. Milito e seus jogadores. E observem que o azedume das palavras é de boa parte dos Atleticanos. Nem me refiro aos pessimistas permanentes. É um barato ouvir esses que apostam contra. Dias atrás, na aprazível padaria Vianey, encontrei com um desse lado que se diz Atleticano. Não é nada aberto ao diálogo, quer e quer apenas denegrir. Credo! Xô! Na hora boa nunca aparecem.

Ao que estamos aguardando para a partida de hoje, pelo lido e ouvido, o treinador vai de novo com time alternativo. Ora, estivéssemos sem riscos no Brasileirão e na porta de um dos títulos de Copa, tudo bem. Mas correndo contra o prejuízo e necessitando reverter placar no meio da semana, não dá para priorizar nada. Nossa décima colocação, pelos números atuais, mostram que a distância para o Z4 é menor que para o G4 e até mesmo para o G6. Responsabilidade minha ou do Torcedor que não é, então por analogia, quem pariu Mateus que o embale. Folgar quem já se mostra folgado?

As dúvidas com relação a isso e a aflição é tanta, que qualquer suposta escolha dos nomes para hoje, seguramente vai passar longe daquilo que o treinador deverá escolher para buscar três fundamentais pontos. Nessa altura para fugir dos que vem atrás. Se vencer, no máximo, ganhamos uma posição. Se perder, podemos descer até três colocações. Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Em função de tudo isso, condenados a viver momentos de insegurança, cabe ao treinador e elenco, reagir. Vencer hoje e vencer no meio da semana. Se deixarem o Galo sem título e, consequentemente, fora da próxima Libertadores…

Tem gente que ainda não conhece a fúria da Massa. Nem queiram!

*fotos: 1) Arquivo; 2) Atlético

14 thoughts to “Outro indigesto no nosso caminho”

  1. Carai. Mariano, Falso Veras e o Agonia!?? Bataglia zagueiro? Sei não. Meio a zero tá no lucro. Ah Galo, que fizeram com sua história centenária? Apogeu ou decadência do modo de produção capitalista??? Casas de espostas, prostituição conotativa e denotativa no “comando” da casa bandida… sei não…

  2. Vencer, Vencer, Vencer!!!

    Começa hoje a reação rumo ao que a torcida quer acreditar!!!

    Acreditar que os canecos das Copas são palpáveis e no Brasileirão uma colocação digna de CAM!!!

  3. Bom dia xará e amigalos. Milito e o GALO ao escalar jogadores reservas estão brincando com coisa séria. Depois do Bragantino o GALO enfrenta dois times de recentes goleadas que são Palmeiras e Vitória. Que a SORTE esteja do nosso lado hoje porque no futebol mesmo a coisa tá feia…

  4. Este treinador meia boca, de meia tijela , pisando na nossa historia , vem , novamente com a patacoada de time misto , ou seja, time de refugos que não ganha de ninguem. A meses , a torcida alerta pra necessidade de pontuar no brasileirão e este projeto de treinador não dá ouvidos. Todos sabemos da importancia de melhorar colocaçao na tabela , visando vagas na libertas e este energumeno , aliado com vitor e coelho , fingem não ver. Hoje, domingo ensolarado, temperatura amena ,é dia de ver em campo, vera , nota de tres reais, cadu , perola da base, deiverson, amigo de todos , bernard me engana que eu gosto. Aí , quando o massa bruta , jogando por uma bola, faz um gol aos 35 do segundo tempo , o estrategista coloca paulinho , scarpa , para em 10 minutos finais , virar o placar. Tomara que nada disto aconteça e consigamos superar e classificar na quarta feira contra o combalido fluC , a continuidade na libertadores , será pardalito de ideias ruins x mano retranqueiro

  5. Bom dia.

    Essa fúria da massa anda sumida faz tempo, senão não teríamos tantos jogadores acomodados no banco de reservas.

    Vamos fazer a nossa partida de número 25 nesse campeonato e ainda não enfrentamos o athlhethico paraguaiemse nenhuma vez.

    Estarei lá hoje com a família e amigos, pois não quero passar raiva sozinho, e vai estar bem mais vazio.

    Quarta feira é outra história.

    PS: Como sou ateu cada vez mais convicto, não quis atrapalhar o papo de ontem no blog, mas a medida que se aproxima o final da nossa existência, achamos que o fim do mundo está próximo. O que é a pura verdade, pelo menos para nós, os idosos.

    E que os deuses nos ajudem.

    Abraço.

  6. O TIME DO BRAGANTINO:

    O RBB é o 12′ colocado com 31 pontos e aproveitamento de 41%…

    Se no turno era o 10′ na classificação parcial, na classificação apenas do returno estaria em 17′ e portanto na zona do rebaixamento, o que demonstra que a atual campanha é ruim e fora da curva…

    Justamente por conta disso, há uma pressão em cima do trabalho do treinador Caixinha que estará, na fala do diretor de futebol, em entrevista nesta sexta-feira, “prestigiado e respaldado entre nós”…

    Sei…

    Para o jogo de logo mais às 16h no pastinho, o RBB tem quatro desfalques (Jadson, Lucão, Nathan e Juninho Capixaba)…

    Bom acrescentar que na janela que acabou de fechar o bom atacante Helinho foi vendido para o Toluca-Méx por 15 milhões de dólares (cerca de R$ 84 milhões)…

    O provável 4-3-3 do “respaldado” Caixinha pode ser:

    Cleiton;
    Hurtado, Lucas Cunha, Douglas Mendes e Luan Cândido; Raul, Lucas Evangelista e Jhon Jhon; Vitinho, Vinicinho e Sasha…

    Falando em Sasha é bom avisar aos marimbondos para evitar novamente a “Lei do Ex” que apareceu contra o FLU com Keno. Aliás, a média de Sasha é muito boa no Red Bull e em 49 jogos o cara meteu 19 gols…

    A propósito, como o Atlético contrata mal e vende pior ainda. Keno, Savarino, Tchê Tchê e Sasha são exemplos de saídas equivocadas promovidas pela Direção Técnica do Atlético que a cada dia fica mais claro não entender bulhufas de futebol…

    Como assim liberar Sasha e trazer Kardec e Deyverson?!!

    É muita incompetência!!!

    Pra finalizar…

    Como visitante o Bragantino tem desempenho de rebaixado com apenas uma vitória, seis empates e oito derrotas…

    E mais: no histórico do confronto, em 18 jogos, o Bragantino só tem uma vitória em cima do Atlético conseguida em 1998…

    Como assim perder hoje?

    É possível, infelizmente. E muito em função do desprestígio de MILITO em cima do Brasileirão…

    Bom dizer que em toda história atleticana jamais tínhamos visto isso, ou seja, total desprezo ao Campeonato Brasileiro…

    Como assim virar as costas para o Brasileirão se o Atlético em toda a sua história sequer desprezou o Campeonato Mineiro…

    Esse MILITO já deu…

  7. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 25/38 – Bragantino (casa) – Neste “mistão”, Rubens é um dos poucos que tem jogado com gana de vencer. Difícil entender quando jogadores têm oportunidade e não mostram potencial pra serem titulares.

    A gente, que torce apaixonadamente, espera a vitória. O Galo precisa ficar no G6. Estar fora da Liberta/25 será frustrante, decepcionante e broxante com tanto investimento feito.

    Nossos pontos perdidos: 19 (casa) e 20 (fora), num total de 72/114 pontos disputados. Ganhar e seguir rumo ao G6, Gaaloôô!

  8. Bom dia amigalos, ótima oportunidade para os come e dorme mostrarem serviço, tem todas as mordomias disponíveis,além de serem muito bem remunerados, nosso Galo tem que vencer pois o bafo da zona tá bem próximo , acorda Milito vê se escala esse Time direito

  9. Bom dia!
    Esse negócio de time mesclado não dá. Ou entra com todos os titulares à disposição ou todos reservas. Sou mais a última opção. Nada de perder jogador pra decisão de quarta.

  10. Bom dia, o time pra hj: Matheus Mendes, Lyanco, Rabello e Rômulo; Paulo Vitor e Vitinho; Palacios (horroroso, e tinha gente pedindo como titular, e o burro é o Milito?!), Gomes e Rubens; Cadu e Kardec. (Deyverson é pior que o Kardec. Deyverson foi contratação desnecessária e cara). Esse deveria ser o time pra hj, poupando todo mundo pra quarta feira, que é o que interessa. Confio no Galo, vamos nos classificar! GALO SEMPRE! SAN

  11. Bom dia, dia de mais sofrimento, curioso foi o Lyanco reclamar de poucas oportunidades, sempre que acionado não produz nada de útil. Hoje é uma boa oportunidade para mostrar a que veio.

    Fato é que está dando raiva ver o galo jogar, na quarta foi aquela coisa improdutivo de rodar bola na defesa e o Alonso dar chutao para frente, nosso meio inexiste

  12. Bom dia. Ele vai de time alternativo e se tomarmos gol ele põem os titulares. Mas aí a vaca já foi pro brejo. É o que tem acontecido nas ultimas partidas. Me decepciono c o Milito a cada dia e tb com a postura dos jogadores. Eu defendi o Milito aqui, várias vezes, mas estou cada vez mais me sentindo traído.
    Traído tb por essa diretoria fraca e incompetente, um presidente fajuto, uma SAF de SAFADOS. Estamos jogando fora um dos anos mais importantes em termos de competições. Cretinos.
    SEM PLANEJAMENTO E GARRA NAO VAMOS A LUGAR ALGUM.

    1. Amigalo Miguel

      A muleta do técnico e do tal elenco é que estamos nas semi finais da CB e da liberta, e isto é que importa.
      VC quer futebol de convencimento? Vc quer que o Pardal pare de inventar? Vc quer pontuação no brasileiro?
      Então torça pra outro time, porque nossa própria diretoria colocou nas mãos do papagaio de pirata a incumbência de falar que estamos onde o elenco pode alcançar ou seja 10º lugar.
      Eu não aceito isto e quem aceita é tão acomodado e responsável quanto a SAF e diretoria.
      E alguém precisa lembrar pro pardal que na última vez que ele colocou um jogador imortante numa partida de merda. Deu no que deu, perdemos Saravia.

  13. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na minha opinião, o que segundo Teobaldo não significa nada e segundo o Toninho Juiz Fora, são apenas ” asneiras” , o ponto é que o Galo levou duas surras do Fluminense (2×0 no Mineirao e 1×0 no Maracana) e o futebol apresentado pelo time, não tem consistencia
    . Para o Galo conseguir a proesa de vencer o Fluminense por diferença de dois gols, o futebol do Paulinho , do Bernard e do Fausto Vera, vai ter de mudar da água para o vinho ou o Milito fazer mudanças nesse time, tirando Bernard e Fausto Vera. O problema da lateral direita é outro pesadelo: Mariano e Fuchs, não passam confiança e o Fluminense tem jogadores velozes( Serna e Arias). Então olhando pela razão, vai ser improvável o Galo se classificar. Porém, olhando pela paixao, estamos no Ônibus do EU ACREDITO! Perder três vezes seguidas para o Fluminense vai ser dureza viu. E por favor treinem penaltis…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *