Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Outro belo início de competição

Se no meio da semana, pela Libertadores, arrancamos com a vitória fora de casa, ontem – desta vez em Belo Horizonte – iniciamos o Brasileiro somando três preciosos pontos. E o adversário foi nada menos que o Internacional de Porto Alegre, que tem em sua história o título de campeão mundial, duas Libertadores, três Brasileiros e outros tantos. É vitória para ser comemorada e muito valorizada.

No Brasileirão de pontos corridos é fundamental pontuar a toda rodada. Ano passado, por reiteradas vezes, trouxe aqui o esquema: vencer como mandante e buscar pelo menos o empate na casa do adversário. Sendo assim, no final somaríamos 76 pontos, suficientes para assegurar o título. Isso em tese, pois cada campeonato tem sua história. Ano passado chegamos aos 84 e o vice campeão estacionou nos 71 pontos.

Fato é que ontem, com direito ao treinador surpreender novamente, vencemos e a Massa pôde festejar no Mineirão. Se na Colômbia ele utilizou cinco estrangeiros, ontem iniciou apenas com Alonso. E, para meu espanto, teoricamente com o famigerado 4-2-4, que em campo se mostrou diferente. O Galo começou a partida avassalador. O primeiro gol, uma pintura do Hulk, só veio aos nove minutos, porém antes o Galo já tinha perdido oportunidades, uma delas caprichosamente no travessão.

Com a marcação alta, tendo ainda os atacantes – especialmente Sasha e Hulk – se alternando de lugar no gramado – Ademir e Keno – mais fixos nos lados do campo (nas pontas), o Galo continuava intenso. Depois, acabou não conseguindo manter essa mesma disposição. Lentamente, já no segundo tempo, El Turco foi colocando os principais jogadores do banco. Entraram Zaracho, Jair, Savarino e Vargas.

Ainda assim, teoricamente melhor distribuído em campo, o placar magro incomodava ao Torcedor. Aquelas saídas de bola, que aprendemos a conviver desde os tempos do Sampaoli, perturbavam e provocavam calafrios. Corremos riscos sim e num deles, no final da partida, observei expressões de horror e medo em quem estava ao meu lado na arquibancada. Imagine a minha, já que não tenho espelho.

Na verdade, antes disso, já havíamos passado por outros pânicos no nosso sistema defensivo. Nessa situação e numa falta do lado direito da nossa defesa, a bola passou pela área Atleticana e sobrou para Arana. O lateral despachou para frente e encontrou o serelepe Vargas, que de calcanhar entregou pra Zaracho e este serviu ao Hulk. Aí o super herói fez outra obra de arte na partida. Tinha de ser aos 47 minutos? E a adrenalina liberada durante todo o tempo que o Atleticano queria esse segundo gol que insistia em não sair para aliviar a tensão? Esse é o Galo, como diz Mário Caixa, porque tem de ser tão sofrido?

De volta pra casa, ainda no entorno do Mineirão e nos sinaleiros de trânsito, além do buzinaço o que se ouvia era os refrãos: “Ai credo, o Galão ganhou mais uma vez” e ainda “E o Galo, o Galo ganhou!” Essa é a essência e a magia do otimista Torcedor do Galo, que confia e acredita no trabalho que vem sendo feito pela diretoria, comissão técnica e jogadores. Foram exatamente essa crença e confiança determinantes às conquistas recentes. A meu juízo, merecem e precisam do nosso apoio.

Tenho encontrado pelo caminho opiniões que divergem do meu pensar à respeito desse crédito que dou ao Sérgio Coelho, Zé Murilo e aos nossos benfeitores Ruben e Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador. Respeito, mas opto por seguir acreditando em pessoas que demonstram pelo Galo o mesmo sentimento que carrego ao longo de mais de meio século. E numa gestão administrativa e financeira, que colocou o nosso time na prateleira de cima do futebol mundial e conquistou cinco títulos em seis competições que disputou em menos de um ano. E tem me feito feliz. A mim e à grande maioria dos Atleticanos.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Outro belo início de competição”

  1. Vamos vamos vamos Galo, ganhar o Brasileiro! De novo, eu também acredito!

    Começamos o campeonato com o pé direito

    ja fiz a encomenda das minhas de camisas nova para comemorar o título…

    1. Gostei do seu entusiasmo. Pena que onde deveria colocar seu nome, preferiu usar como publicidade, assim como o link que me vi obrigado a cortar. Aqui falamos de Galo, sobre nosso time vale tudo, mas usar esse expediente me obriga a editar o texto.
      Sigamos!!!

  2. BOA TARDE A TODOS.
    HULK ESTÁ SE ENCAMINHANDO PARA SER UM DOS MAIORES JOGADORES DA HISTÓRIA DO GALO.
    UM CRAQUE ESSE HULK.
    TÁ TUDO MUITO BOM.
    MINEIRO , JÁ GANHAMOS.
    AGORA QUEREMOS O
    BRASILEIRÃO.
    LIBERTADORES.
    COPA DO BRASIL.
    VAMOS LÁ GALÃO

  3. Bom dia amigos, que fase vivemos! Aqui meu comentário vai pro Turco…o cara come quieto como todo bom mineiro e vem mostrando seu trabalho de forma consistente, sem levantar alarde. Essas alterações de time e tática mostram que existe um planejamento em curso. Posso estar enganado, mas acredito que inicialmente ele irá focar Nacho, Godin e Mariano na Libertadores, pois são jogadores que sofrem mais com desgaste físico. Além disso, esse time do Galo já é muito conhecido dos adversários brasileiros e essas variações na escalação vão dificultar muito mais o trabalho do treinador adversário ao longo do campeonato. Quando o cenário do jogo mudou no 2 tempo, ele soube colocar Jair e Zaracho no momento certo e acertar o meio de campo, zona que havíamos perdido o domínio na etapa complementar.
    Enfim, estamos no caminho certo e não podemos perder a humildade…o time tem que continuar sedento por títulos, mas sem vaidade…pq sabemos onde a vaidade pode levar um clube. Alguns já estão sendo até devorados por jacarés na lamacenta lagoa da Série B

  4. bom dia Eduardo e massa. espetacular vitoria. mas não foi fácil o jogo no segundo tempo o inter nos deu muito trabalho. mas temos o incrível Hulk. zaracho. Eduardo Vargas.o xerife Alonso. arana. etc.agora keno esta devendo e muito mas tem muito crédito
    agora o incrível Hulk sempre Hulk . no sábado os queridinhos da Globolixo e cbflixo não ganharam.agora é mequinnha pela libertadores. vá galoolooo.

  5. Bom dia amigos do Galo. Mesmo com a variação de esquema tático e alternância na escalação do elenco, El Turco vem mantendo um bom nível de futebol e bons resultados. Não sei porque o treinador não faz a substituições mais cedo e dá mais oportunidades aos garotos. No mais foi um jogo bom de ver, o Galo controlou o jogo e jogou só pela vitória, não se importando em dar Show.

  6. Bom dia,

    Em minhas andanças pelas Live, ontem ouvi uma frase que todo atleticano deveria trazer para sigo mesmo: “Estamos numa fase tão boa dentro e fora de campo que o Atleticano deve aproveitar o momento e curtir ao máximo”, e não ficar inventando coisas e cornetando o que não merece corneta, é curtir e pronto, “E o Galo Ganhou” de novo “Aí credo”.
    Dito isto, tenho meu parecer que ontem tivemos excelentes desempenhos em campo, sendo meu destaque para Hulk, Guga, Allan, Otávio e Ademir, nesta sequência.
    Jogo controlado o tempo todo, o Everson não sujou nem o uniforme, mas, apesar disto fiquei apreensivo, creio que como todos atleticano até o momento do segundo gol.
    Compartilho o mesmo pensamento quanto as pessoas que hoje estão a frente do Atlético, confiança total, porém, não deixo de lado a gestão anterior que deu o pontapé inicial para que tudo isso acontecesse.
    Nosso time realmente esta se mostrando infinitamente superior aos demais, porém temos que ter cuidado com o cansaço, isso creio que o Turco está trabalhando bem, ficou claro nestes últimos dois jogos.
    Só para constar, o Palmeira e o Botafogo saíram a frente na primeira rodada, 1 pênalti a zero para cada um, com destaque ao Palmeiras que o arbitro não marcou faltas iguais durante todo o jogo em nenhuma parte do gramado, vi o VAR do jogo no desespero total para recolocar o verdão no jogo, acréscimo que mais parecia decréscimo, assim que saía uma confusão nova zerava o cronômetro e retornava aos 2 minutos para o término da partida.
    Assisti pelo menos uns 6 jogos e percebi alguma evolução na postura da arbitragem:
    – Diminuíram as faltas.
    – Puniram pelas reclamações, jogadores e comissão técnica, principalmente jogadores do banco de reserva.
    – Acrescentaram os tempos devidos.
    – Poucas intervenções do VAR.
    Menção para dois árbitros
    O primeiro o do jogo do Galo, foi muito bem e por incrível que pareça marcou faltas no Hulk.
    E o Luiz Flávio de Oliveira que apitou o jogo do América, muito inseguro e continua com os defeitos de esperar pelo VAR apitar o jogo para ele, lances claros como as expulsões do América não precisaria da intervenção.
    Boa semana a todos!
    A minha começa com uma cirurgia para daqui a duas horas.
    Deus no comendo.

  7. Ótimo dia amigalos,

    Ontem foi um primeiro tempo arrasador digno de uma equipe que quer ser campeã. Parece-me que o Turco tem o elenco nas mãos e isso é muito importante.
    Gostaria de ver a seguinte escalação contra o América: Everson, Mariano, Godim, Alonso, Arana, Otávio, Zaracho, Nacho, Ademir, Vargas e Hulk.
    E como diz o mestre Teobaldo, o próximo jogo é o mais importante da história do GALO.

    1. Pô, Leonardo, mestre é sacanagem! Kkkkkkkkk!!!! Mas é isso mesmo: o jogo mais importante é o próximo. E o treinador também ressaltou isso na entrevista dele. Tem um detalhe que eu gostaria de destacar: Esse Otávio, em breve, será titular. Excelente jogador e com ótima postura em campo! Cabeça erguida, não dá chutões, não dá pontapés, não se preocupa em aparecer para a torcida e vem, devagarzinho, ocupando o espaço dele. Estou apostando nesse cara! Abraços e grato pela citação.

  8. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    FELIZ. Muito Feliz pelo meu Galo mais lindo do mundo.
    El Turco é um treinador que já ganhou o elenco e de bobo meus amigalos ele não tem nada.
    Está quietinho, sem dar show, sem chamar a atenção, e com isso ganhando prestigio e moral, ou vocês acham que aquela loucura que era o Sampaoli à beira do Campo, todos os juízes já entravam em campo com birra do Galo.
    El Turco tem um plano e não se assustem se começarmos a empilhar mais recordes de vitórias e tudo mais.
    A simples existência do Galo sempre foi motivo de minha alegria, imagina o Galão nesse nível de futebol e projeções futuras, será só alegria.
    Aqui é Galo Porra, forjado na dor, na injustiça e no Amor.

  9. Não perca seu tempo com a tal discordância dos amigos (ou “inimigos”, sei lá), blogueiro… e siga comemorando. Outro dia ouvi, numa entrevista de um técnico do basquete universitário americano (esqueci o nome do cara, mas era técnico da Universidade de Kansas – sigo isso também!) a seguinte frase, sobre uma crítica ao trabalho dele (o cara já chegou 16 vezes às finais, de um torneio que conta com mais de 350 times e acabava de ser campeão da NCAA): “Não me importo com as mulas; continuo enchendo as carroças”! kkkkkk”! Modesto ele, heim?!?! É isso! Abraços!

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Ao que tudo indica, o Turco, surpreende a nós e aos adversários, com sistema de jogo que pode parecer maluquice, mas parece estar dando certo. Jogo em casa, quatro atacantes, para impor medo defensivo aos adversários. Jogo fora, um pouco mais compacto, de forma a dominar as ações dos adversários. Por enquanto está dando certo! Mas até quando? Poupar jogadores é importante porque são muitos jogos ainda neste ano. Só não compreendi o porquê do meio de campo ter sido formado por Otávio e Allan. Allan jamais foi ou será o elemento que possa fazer a ligação entre a defesa e o ataque e isto ficou evidente no jogo de ontem, levando ao sacrifício o Ademir, Hulk e às vezes o Sacha. Sem um articulador e somente com dois jogadores com característica apenas de desarme, não me parece a melhor alternativa até porque fica muito vulnerável o meio-de-campo. Esta situação foi dirigida com as alterações processadas, com as entradas de Zaracho, Jair e Vargas. Ontem, para mim, era jogo para o Nacho Fernandes que não foi acionado para jogar. Vamos aguardar qual será a escalação para o jogo contra o ameriquinha pelas libertadores.
    Cada jogo, uma surpresa na escalação.
    Hoje e sempre, galo!!!

  11. Bom dia Massa e Guru

    Não há muito o que comentar e El Turco vai devagarinho disseminando as cornetas com seus quase 87% de aproveitamento.
    Ontem durante o intervalo, quando os jogadores reservas foram pro bate bola, vi Rever, Zaracho,Vargas, Jair, Savarino, Mariano e Igor rabelo.
    A vontade que tive, era de sair, ir na bilheteria e pagar por mais um ingresso.

  12. Bom dia!
    Nem vou falar do que não gostei ontem na partida. Certo é que sofri. Foi tenso, mas que espetáculo de jogador e ser humano o nosso super herói! Como joga bola o tal de Hulk!
    E como foi bom ver em campo Vargas e Zaracho! Eles são diferenciados.
    Bora lá meu Galão papa títulos!!!

  13. Pragmaticamente, começamos bem as duas importantes competições. Alternamos ótimos momentos nos dois jogos, com outros em que corremos muitos riscos. Numa dessas podemos levar um gol e o resultado final não ser tão bom assim. Mas tá certo o Turco em fazer rodízio de escalação e mesmo de esquema tático, tanto pra sair das arapucas adversárias, quanto para poupar os jogadores, visto que a temporada será intensa e enxuta e o elenco ser de qualidade. Tem meu apoio. E este time ainda pode e deve evoluir ao longo do ano. Galo brigando novamente por todos os títulos este ano. Se 2021 foi intenso, preparem o coração para 2022, vai ser muito mais!

  14. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Prêmio MotoRádio:

    Allan (rádio);
    Hulk (moto).

    Sobre o Turco:

    Mohamed apresentou três variações táticas ao longo da partida difícil contra o Inter, na estreia do BR22.

    Começou o jogo no 4-2-4 que vinha tentando implantar no Atlético, sem sucesso ainda.

    Aos 13 do 2ºT colocou Zaracho no lugar de Sasha e mudou o esquema de 4-2-4 para 4-3-3.

    Aos 20 do 2ºT fez duas substituições: Savarino por Ademir e Jair por Otávio. As mexidas não alteraram taticamente o Atlético que continuou no 4-3-3.

    Aos 33 Turco promoveu a entrada de Vargas no lugar de Keno, mudando o 4-3-3 para o 4-4-2.

    Diria que a escalação do time no 1ºT, no 4-2-4, funcionou pela equipe e funcionou pelo esquema.

    E no 2ºT, quando o Inter voltou com três zagueiros e fez uma pressão alta, anulando o jogo atleticano pelos lados, o Colorado gaúcho melhorou o desempenho e criou chances de empatar a partida.

    As substituições de Turco acertaram o time que matou o jogo num estupendo contra-ataque puxado por Arana que lançou Vargas que deu um passe de calcanhar para Zaracho que achou Hulk em assistência.

    E o gol de Hulk?

    Uma pintura de um gol à la Reinaldo.

    Voltando a El Turco. Pela primeira vez o seu 4-2-4 funcionou. Por quê?

    Funcionou porque Keno e Ademir voltavam para formatar a linha de contenção à frente dos laterais, mas em proteção destes e da defesa que enfim ficou protegida.

    Com a defesa blindada pela compactação que existiu, o buraco que vinha existindo até então no meio-campo, justamente pelo fato de que os pontas não voltavam, não apareceu.

    Com a defesa blindada, como no Time de Cuca, o Atlético fez ótimo 1ºT.

    Deve-se destacar o bom jogo de Otávio e Allan. Mas o primeiro realmente mostrou ser um jogador diferenciado e que vai somar muito no elenco qualificado do Atlético, quiçá o melhor do Brasil atualmente.

    Ao final do jogo o Hulk enalteceu o Turco, validando o técnico junto aos jogadores. Em outras palavras, Hulk disse que os jogadores vão correr pelo treinador, o que mostra que o argentino é bom não só tecnicamente, mas também na gestão do vestiário.

    E mais uma coisa que o atleticano vai precisar entender com o Turco: não há falar em time titular.

    Os melhores, em condições físicas para a próxima partida, é que irão pra jogo. O Turco vai rodar o elenco e todos os jogadores irão jogar.

    Aliás, essa temporada os jogos serão realmente muito desgastantes e o Clube que tiver elenco tem tudo para brigar por títulos.

    Melhor então será deixar o treinador treinar, escalar e substituir e o torcedor torcer.

    Mas, existem os corneteiros e os pitaqueiros.

    Ah, esqueci!

    Faço parte dessa turma…

  15. Bom dia a todos!

    Vamos Galo, ganhar o Brasileiro! De novo, eu acredito!

    Começamos o campeonato com o pé direito, aliás, pé esquerdo do monstro Hulk! O cara é muito acima da média. E parece continuar com a mesma ambição do ano passado, com fome de títulos. E com toda essa fome, esse comprometimento, todo o grupo é contagiado.

    O Turco está usando o elenco muito bem, dando rodagem de forma inteligente. Encheu de gringo no jogo da Libertadores e ontem entrou só com o Alonso. Na quarta já deve voltar com os estrangeiros. Isso é muito bom, pois mantem os jogadores motivados e em ritmo de jogo, além de preservá-los fisicamente. Fora que está sendo coerente quando diz ter em torno de 17, 18 titulares.

    Tudo indica que esse ano o Galo vai dar ainda mais trabalho em todas as frentes. Que assim seja!

  16. Bom dia AmiGalos,

    Estão me chamando de arrogante, coisa que jamais fui e serei, pela criação recebida…
    Pelo contrário, sou bem humilde.
    O que acontece, vou tentar explicar, é exatamente, CONFIANÇA, e CONSTATAÇÃO, em cima de um trabalho que deu certo em 2021 e vem se repetindo em 2022.
    “Sucesso não ocorre por acaso”, logo aprendemos a certificarmos que temos um elenco focado em GANHAR, e é isso que os tornam competitivos, contagiando desta forma, a torcida mais apaixonada do Brasil.
    Aqui, permitam-me um plágio ao Cláudio Resende da Rádio Itatiaia:
    “Vai Galo, vai Galo canta alto pra massa ouvir”.

    Rumo aos títulos de 2022, já estamos mostrando sermos merecedores novamente.

    Saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *