Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O vírus infecioso de uma letargia

Por mais que os donos não admitam, por mais que ofereçamos a nossa resistência, por mais que elenco e comissão técnica queiram motivar é fato que o Atleticano apresenta sintomas de total desinteresse com o Galo. E não falo por mim, que ainda tento me manter otimista e me ocupando diariamente aqui por manter nossa chama e esperança acesas. Ninguém, adversário ou conspirador na contra mão, irá cancelar nossa inscrição na Atleticanidade.

Tampouco quem roubou nossos sonhos, ao assumir o comando e destinos de uma instituição centenária, secular e amada por milhões, como se fosse um investimento de risco ou – pior – brinquedo para algum entre seus rebentos. Não se pode admitir algo dessa maneira que estamos convivendo. Me lembro, quando criança (em caso de brinquedinho), quando o dono era um menino mimado e riquinho teimando em impor as regras e condições, a turma se reunia e optava por outra diversão. E o pitizento sobrava com a brocha na mão.

Faltam três jogos, já disse e reafirmo, as únicas diferenças do ano passado é que eram dois compromissos depois de perder Copa do Brasil e Libertadores – agora a Sula e um quarto jogo (empate) já disputado – onde o risco de rebaixamento é menor. A insatisfação da temporada anterior existiu e foi superada com a expectativa de reformulação no elenco. Aconteceu, mas – sem ser corneteiro do caos depois do leite derramado – foi a pior. Nosso elenco, em termos de qualidade, foi enfraquecido com as contratações e dispensas.

A culpa é do Cuca, me disseram ontem. Não, a responsabilidade é de quem nos atirou nessa ilusão. Jamais vou desprezar as conquistas de 2021, porém para sempre vou reclamar do desmonte daquele bom elenco, coordenado por quem acreditou que os títulos os tivessem graduado, pós graduado e conferido o título de doutorado em gestores de futebol. Daí veio essa insana situação que chegou ao limite da tolerância com os desempenhos de 2024 e 2025.

Ah! Fizemos três finais. Sim, perdemos todas. Nas do ano passado, superando com dificuldade – Copa do Brasil – CRB (empate lá), São Paulo (empate cá) e Vasco (empate lá) – até perder a final lá e cá. Na Libertadores, com uma bela campanha na fase de grupos, atropelamos Fluminense e River Plate (obrigado Deivinho Cruel) em casa, depois de um relativo sufoco com o San Lorenzo, até perder o título lá na Argentina. E agora na Sula, capitulando desde a fase de grupos, fomos superando no limite o play off e mata mata, até a derrota nas penalidades semana passada.

Por pouco pouco, muito pouco, pouco mesmo, diria Geraldo José de Almeida, o Atleticano está por reagir a tantos mal tratos por parte de parte dos donos. Tenho dito aqui o que penso e gostaria. Repito, devolvam o Galo para a Massa e fiquem com a casa de shows do Califórnia. Enterrei o valor de duas cativas naquilo, confiando no canto da seriema, mas prefiro o meu time nas mãos da Massa.  Seja jogando lá – como inquilino – ou mesmo no estádio do Poder Público (Mineirão) e até no Independência. Topo o negócio, mas a Associação com dívida zerada, como foi prometido e alardeado. Até porque, tempos antes desse delírio de casa própria, o Diamond pagava as dívidas e sobrava dinheiro para investir no time. Que houve?

*imagens: 1) UAI/EM; 2) divulgação

11 thoughts to “O vírus infecioso de uma letargia”

  1. É PRECISO DAR NOME AOS BOIS ::—
    RUBENS MENIN , ESSE É O CHEFE DOS 4 R E O PRINCIPAL CULPADO POR TODO ESSE DESASTRE FINANCEIRO , TÉCNICO E PATRIMONIAL DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO…..
    ALÉM DE TUDO ISSO , O SR RUBENS MENIN É UM GRANDE MENTIROSO , TUDO QUE ELE PROMETEU E DISSE ERA FALSO , ENGANAÇÃO PURA ………

  2. A minha lamentação atual não me causa maior sofrimento, porque previ isso tudo bem lá atrás, como sempre disse aqui neste espaço democrático, mesmo torcendo muito para que eu estivesse errado e, acima de tudo, indo a todos os jogos aqui, além de, eventualmente, fora de BH. Está aí o resultado que já era previsto, como foi para muitos amiGalos. Agora, o que nos resta? Rezar para que este imbróglio tenha um desfecho que traga o nosso Galo para o lugar que a sua Torcida merece!

  3. Eduardo…vc me conhece e sabe da minha história de Atleticano. .70anos fui com 15anos no Maracanã 1971…devo ser um dos poucos por aí.. vivemos bons e maus momentos…mas essa da Sul pra mim deu…nao vou deixar minha Atleticanidade de lado mas perdi o tesao..enquanto esse bando de fdpts estiverem no comando do CAM e esse cabeça de ovo fdp no comando do time só vão fazer merda…e como já não tenho muita saúde não vou mais passar raiva com biel..menino..Vitor hugo..e outros cabeças de bares…acabaram com o CAM…como dizia um certo dirigente..Estádio não ganha jogo…e o falecido Jair Bala…ele que tava certo…
    “JOGADOR GOSTA É DE NOTA$$$$$..O RESTO É LOROTA”..
    ABS…SDS Alvinegras

  4. Meu nobre amigo, todos fomos iludidos pelo canto da sereia. Melhor time da América do Sul, dividas zeradas até 2.026, um Hulk por ano, não sei o que mais. Nos venderam filé e estão entregando osso duro de roer. Continuo afirmando que a primeira mudança deve ser na direção de futebol. Vítor? Paulo Bracks? Fraquíssimos. O primeiro invenção infeliz dos donos para economizar uns cobres. Não tem o perfil, frouxo, sem emoção para dirigir jogadores de futebol. É como colocar a Madre Tereza para dirigir a zona. E o segundo nunca fez sucesso em lugar nenhum. Quem achou que faria no Galo? A partir destas mudanças, fazer uma limpeza no elenco, com jogadores novos e comprometidos, o que não temos hoje. E que façamos logos os 2 pontos necessários pois estamos igual ao ano passado. Não cai, não cai dos times de baixo só aproximando. Deus me livre de novo chegar a última rodada precisando vencer o Vasco, de triste memória.

  5. Salve Massa e Guru

    Sei que alguns aqui poderão torcer o nariz para meu comentário de hoje, ao usar o ex rival como exemplo, mas ao ler o texto de Mestre Ávila, não pude deixar de comparar, como está a situação do outro lado da lagoa, com à nossa realidade.
    Não que eu conheça os meandros da administração Maria, mas conheço muito bem os estragos que a administração Galo vem fazendo.
    Se por um lado o mandatário de lá hoje é enaltecido pela torcida, o de cá é excomungado.
    Enquanto do lado de lá se faz contratações pontuais, por aqui torcemos por uma barca.
    Só olhar as recentes contratações do lado de lá: jogadores jovens do mercado sul-americano e com alto potencial de revenda. Por aqui, demos contrato a Renier até 2029 e se bobear vamos comprar Vitor Hugo e renovar com Saravia por 2 ou 3 anos.
    Do lado de lá o fanfarrão Gabibosta foi pra reserva, enquanto aqui alguns choram porque o mesmo aconteceu com o sonolento Scarpa.
    Nosso ano foi um repeteco do ano passado, porém mais vergonhoso.
    E o resultado disto, é o afastamento da torcida do clube e dos estádios.
    E pelo andar da carruagem 2026 será um CTRL C, CTRL V deste anos pífio.

  6. Bom dia Mestre Eduardo e Massa Atleticana.

    Pois é Mestre desde a idéia da construção da Arena eu já era contra, podem ver postagens aqui daquela época, pois BH tem 2 estádios e não precisava de mais um. Era só fazer acordo com o Estado para que o CAM e o time do outro lado da lagoa assumissem a administração do nosso Salão de Festas “O Mineirão”. Mas os atuais donos como são da construção civil tinham aquele terreno que não conseguiriam implantar lá um condomínio de aptos. Jogaram este engodo de Arena. O veínhos do Conselho aprovaram e deu no que deu. Desfizeram de um grande patrimônio o SHP Diamond e ainda querem desfazer da sede de Lourdes. Que tristeza ver o nosso CAM nesta situação de ridicularização no Brasil inteiro. Realmente tem que sair desta Arena e voltar para o Mineirão. Os atuais donos por serem empresários da construção achavam que venderia fácil o CAM para outro e ganhariam uma grana alta, si f……

    Queremos o nosso CAM de volta.

    Aqui é Galoooo p****

    1. Bom dia xará e amigalos. GALO vai manter todos os bagres com contrato a perder de vista. A tal reformulação será quando? No final de janeiro já temos o início de outro pesadelo(Brasileirão). Esses “dirigentes” não aprendem!!! Com rodada de ontem caímos para décimo terceiro lugar. E hoje??? Alguém aí acredita em domínio atleticano no jogo??? Mais uma derrota e ficaremos na mesma situação do ano passado contra o Atlético Paraguaiense. Só que dessa vez teremos dois times do qual somos fregueses há anos: Palmeiras e Vasco. É IMPRESSIONANTE COMO A HISTÓRIA SE REPETE NA CARA DESSES VAGABUNDOS!!!

  7. REBAIXAMENTO 25/26

    SPO e JUV já estão 100% rebaixados…

    E mais nove times brigam em baixo pelas duas vagas restantes, segundo a matemática (UFMG)…

    FOR 78,5%
    VIT 53,5
    SAN 32,9
    INT 28,0
    CEA 6,0
    RBB 0,O477
    CAM 0,0115
    VAS 0,0041
    GRE 0,0041

    Algum gaiato dirá, “ah, o Atlético não cai de jeito nenhum!!!”…

    Na minha opinião, que não tem a menor importância, também sigo essa inferência, principalmente pela ruindade dos concorrentes que estão fazendo mais força para cair…

    Mas…

    A bola pune e no futebol tudo será possível, inclusive nada…

    Ao CAM restam três partidas…

    FOR x CAM, pela Rodada 35 amanhã…

    CAM x PAL – 03Dez25 – Qua…

    VAS x CAM – 07Dez25 – Dom…

    O Atlético vai vencer as três partidas?!!

    Ou o Atlético deve perder os três confrontos?!!

    Sincera e honestamente, vislumbro três derrotas em sequência, acachapantes…

    E com derrotas a matemática aí vai mudar completamente…

    Mamãe me acode!!!

    E não estou aqui no modo pessimista, mas no modo realista de enxergar o momento do Atlético que será desesperador…

    A derrota amanhã para o FOR me parece certa…

    Como VISITANTE o Atlético está na zona do rebaixamento no RETURNO, sendo o quarto pior nesse quesito, com 11 DERROTAS, 4 empates e apenas 3 vitórias…

    Um desempenho pífio e horrível…

    Quem na Direção Atleticana inventou essa quixotada de “priorizar copas e largar o Brasileirão?!!”…

    Esses caras são muito ruins de serviço, convenhamos…

    Misericórdia!!!

    1. Bom dia Ernest,

      O último jogo é GALO x vasco e não vasco x GALO, sendo que o clube carioca vai iniciar logo após esse jogo a disputa da semifinal da CB.

      Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading