Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O sub17 já capitulou na Copinha sub20

E lá vamos nós para o tio Sam tocar pandeiro para o gringo sambar. Para essa viagem, chamada pela presidente do Palmeiras – Leila Pereira – de passeio de dirigentes na Disney, o elenco embarca no final da manhã com destino a Manaus. De lá noutro voo segue até Orlando, onde serão os dois amistosos “caça niqueis” nos dois próximos sábados (18 e 25 de janeiro). Enquanto isso, aqui em Belo Horizonte e pelo campeonato mineiro em busca do hexa, o sub-20 disputa no mínimo três partidas de um total de oito buscando a classificação para a fase decisiva da competição.

Qual é a lógica disso? Ninguém sabe explicar! Evidentemente que algum interesse econômico muito forte existe, tomara que seja em benefício da combalida situação financeira do Galo. Nem dá mais para insistir que eu e muitos imaginávamos – conforme prometido – estar vivendo tempos diferentes. Contratações de ponta, desempenho brilhante e grandes conquistas, desfrutando do luxo de uma pré temporada na imponente e completa Cidade do Galo.

Se ganhar os dois jogos lá, situação que passa a margem da previsão do mais otimista Atleticano, em nada irá aliviar se os meninos do sub20 não vencerem os três compromissos do mineiro. O estreante Aymorés de Ubá, Democrata de Valadares e Pouso Alegre. Só a segunda partida em BH as outras duas no interior. Na quarta rodada já será clássico com o América, podendo ser obrigado a jogar com os principais jogadores que estarão retornando da preparação no exterior.

Sobre a utilização da equipe da base no campeonato profissional, ressalto ainda que em função dessa discutível excursão, o Galo disputou a Copinha São Paulo sub20 com os garotos sub17. Foram cinco jogos, vencendo três e perdendo duas vezes para o Guarani de Campinas. A primeira, de virada, na fase de grupos. Depois venceu Nova Iguaçu, Francana e Botafogo de Ribeirão, mas ontem à noite sucumbiu para o time campineiro. A força física é um disparate previsível, mas a opção não foi pela competitividade e sim de outros interesses.

Paralelo a isso, ainda que insatisfeito com isso e muito mais, seguimos na expectativa das contratações. Nomes são ventilados, alguns até admitidos, mas fica claro a cada novo dia que algo estranho aconteceu ou continua rondando as hostes Atleticanas. Gente saindo e declarações, como no caso do Bataglia, que deixam pulga atrás da orelha da Massa. Ambiente ruim, falta de liderança e comando, grupo dividido, enfim são especulações que rendem pela omissão de declaração oficial. Quem fala é funcionário que anda com a credibilidade em baixa. Cadê os investidores donos?

Diante disso, introspectivo na minha relação Atleticana, tenho me esforçado para postar aqui diariamente. Até me afastei de convites para lives que sempre participo. Sei que vai passar, já vivi tempos terríveis – embora nunca tão deprimente – e reafirmo que confio no Sérgio Coelho, no Domenico e no Cuca. Aprecio o Ricardo, entre os quatro investidores, mas os demais estão no débito na minha DR (discussão de relacionamento) com o meu (nosso) time do coração. Tomara que as contratações a serem confirmadas, que não demorem tanto mais ainda, encham os nossos olhos e tragam bons resultados. Traduzindo, ou até desenhando para autoritários e arrogantes, vitórias e títulos. Sigamos!

*fotos: Pedro Click/Atlético; 2) Daniela Veiga/Atlético

22 thoughts to “O sub17 já capitulou na Copinha sub20”

  1. Essa questão de jogar com sub-20 algumas partidas iniciais do Mineiro funciona assim: SE ganha as partidas contra os times do interior, os caras são bons, tecnico inteligente, diretoria fez um bom trabalho. SE perde nada presta, jogadores, comissão técnica e dirigentes do clube. Vamos ver o resultado, não adianta sofrer antes da hora.

  2. Olá amigos da bola!

    A MEU VER, LEONARDO SILVA FOI RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DO GALINHO NA COPINHA!

    Se não me engano, esse time sub17 do Galo, foi formado e treinado pelo Henrique Teixeira. Sob o comando dele, o galinho em campo, sempre se mostrou organizado e muito ofensivo! Time que joga em velocidade, e que marca alto…..

    ESTRANHO!….. ONTEM NOSSO CAMISA 10, GABRIEL, JOGOU ATRÁS

    Não entendo, por que colocaram o Léo Silva no comando do Galinho lá em São Paulo. Ora, ora, meus amigalos! Na hora de comer o filé???? Os caras tiram o Henrique e colocam o Leo??? QUE MANCADA!

    Pior ainda, com o Léo Silva, o Galinho aos poucos foi mudando o jeito de jogar, principalmente no jogo de ontem contra o Guarani de Campinas. Leo Silva montou um time covarde, todo atrás, com medo…. Muito por isso, por essa postura ridícula, toma sufoco do início ao fim do jogo, e perde.

    FOI MAIS UM ERRO GROTESCO DA NOSSA DIRETORIA!

    Penso, que se tivessem deixado Henrique Teixeira, que conhece os jogadores, que tem esquema ofensivo, com marcação alta, que joga em velocidade etc… Galinho poderia ir bem mais longe.

    LÉO SILVA???? MEU DEUS… LÁ VEM MAIS UM RETRANQUEIRO PÉSSIMO DOS PÉSSIMOS
    ———————————————————————————————————————————
    EM RELAÇÃO AO PROFISSIONAL…

    Galo enfraquecido, com pouquíssimos dias de treinos, vai enfrentar o rival que já treina há mais tempo e com boas contratações….. UM RISCO GRANDE!

    LEMBRETE AOS ATLETAS DO GALO!

    A TURMA DO OUTRO LADO DA LAGOA, QUANDO ESTÁ MELHOR FISICAMENTE/TECNICAMENTE, NÃO VACILA COMO NÓS!…. QUANDO PODEM, ELES GOLEIAM MESMO! NÃO DÃO MOLE COMO VOCÊS JOGADORES DO GALO.

    VOCÊS TIVERAM VÁRIAS OPORTUNIDADES DE GOLEAR ESSES CARAS E NÃO O FIZERAM, NÃO SEI PORQUÊ…… VOCÊS SÃO BONZINHOS NÉ?????

    FICO PUTO COM ISSO…….JÁ ERA PARA TERMOS DESCONTADO AQUELA GOLEADA RIDÍCULA/HUMILHANTE DE 6 A 1, E OS NOSSOS ATLETAS FICARAM COM DÓ DOS CARAS….

    1. Caro André. Faço minha as suas palavras sobre o Sub-17! Léo Silva? Mesmo caso do Vitor! Fazer um estátua, pelo jogador que foi, agradecer muito, e obrigado! O único jogador que o Galo deve muito é o Reinaldo, que jogou bichado, a base de infiltrações, e o Elias Kalil não quis vende-lo para o PSG. Era para ser um dois maiores jogadores da história, mas os Moraes, Darci Menezes, Walter Lobão da vida encurtaram sua carreira!

    2. O técnico Henrique Teixeira está preparando o sub 20 para jogar as partidas do campeonato mineiro enquanto o time principal está em pré temporada

      1. FABRÍCIO!

        VEJA SÓ QUE ABSURDO! O HENRIQUE TEIXEIRA, ESTAVA LÁ EM SÃO PAULO, DE ASSISTENTE DO LÉO SILVA!

        NA PRIMEIRA RODADA E NA SEGUNDA TAMBÉM, FICAVAM LÉO SILVA E HENRIQUE TEIXEIRA, À BEIRA DO GRAMADO, DEBATENDO/TROCANDO IDEIAS, PARA O MELHOR DO TIME. MAS, NAS DUAS ÚLTIMAS PARTIDAS DO GALINHO, PERCEBI QUE O OFENSIVO E BOM TREINADOR HENRIQUE TEIXEIRA, NÃO FICAVA MAIS AO LADO DO LÉO SILVA, MAS SIM, SENTADO NO BANCO COM OS ATLETAS. ACHEI ESTRANHO……???

        O TIME SUB 20, QUE DISPUTARÁ AS TRÊS PRIMEIRAS RODADAS DO MINEIRO, SERÁ COMANDADO PELO ATUAL TREINEIRO DALLA DÉA. É MAIS UM RETRANQUEIRO DE PRIMEIRA KKKK CREIO QUE POR ISSO TAMBÉM, O SUB 20 DO GALO FOI MUITO MAL NAS COMPETIÇÕES. ESSE DALLA DÉA É PÉSSIMO! RETRANQUEIRO AO EXTREMO.

  3. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.

    Pelo que estou sabendo, não sei se é verdade, este torneio caça níquel é que alguém do Atlético comprou os direitos de colocar o nome no estádio.

    Um absurdo colocar time sub20, no campeonato Mineiro, que não ganha nada na categoria. Jogar com times do interior que treinam o ano inteiro e dão a vida neste certame. É um risco muito grande de não passar da fase de classificação.

    Tem muita coisa estranha no CT. Parece um museu, asilo onde jogadores penduram as chuteiras ficam lá comandando diversis setores. Tem que ter profissionais gabaritados em cada setor. A preparação física p.ex. é uma lástima, como diversos atletas tem problemas físicos constantemente.

    Este ano está difícil. Eu acho também que depois destas apostas no futebol brasileiro acabou a graça torcer.

  4. Bom dia, Atleticanos. A excursão pros EUA considero uma fria, que deve render alguns poucos trocados, indiferentes à assombrosa divida do Galo. Qto ao time sub-20 no mineiro, sou totalmente de acordo. Acho, inclusive, que pelo menos a primeira fase da competição deve ser toda jogada pelos garotos. Sigamos. SAN

  5. Hoje , vou dar uma pausa no meu otimismo , com as contratações/mudanças no elenco. Esta esticada até o tio sam , inoportuna e sem proposito , revela somente uma coisa : alguem está ganhando com isto , o clube nào . Não precisamos de vitrine , ao contrário do clube do outro lado da lagoa que tenta , a todo custo , reaver o protagonismo perdido. Atrapalha a preparação física e técnica , atrapalha a chegada de novos jogadores , atrapalha o campeonato mineiro , o péssimo campeonato mineiro. Sào dez preciosos dias perdidos neste passeio.

  6. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Em relação a Copa São Paulo foi uma excelente oportunidade para avaliar o potencial do Sub 17, jogando 05 partidas contra Sub20. No Geral, alguns jogadores aproveitaram a oportunidade. Em relação ao Mineiro, penso da mesma forma: 03 amistosos preparatorios e 03 partidas para um ” peneiradas” do Sub21. Quem tiver garrafa vazia para vender o cavalo tá passando arreado.

    Em relação a reformulação do elenco avalúo como muito bem realizada. Sai o Milito entra o Cuca. Melhoramos e muito!

    Vender Paulinho por 18 milhões e com trazer Junior Santos, Cuello e mais um outro atacante de velocidade indicado com o mesmo valor e ainda, Gabriel Menino e Patrick FOI EXCELENTE NEGOCIO.

    Alguém vai chorar por saidas de Mariano, Kardec, Vargas, Lemos?

    Emprestar Mateus Mendes outra excelente medida.

    E O Bataglia e Zaracho. Jogadores em último ano de contrato. NÃO QUISERAM RENOVAR. O Galo vender por três milhões e meio de dólares. Pouco? Tinha qual alternativa? Rejeitar a grana e encostar os dois gastando com os seus salários. Qual seria o custo disto ao final do ano?

    Eu estou otimosta e ficarei mais ainda se Paulo Vitor, Os dois Igor ( Rabelo e Gomes), Palácios , Kadu, Otávio vazarem do Galo nessa barca.

    Cabera ao Cuca mexer o doce e fazer esse time jogar. Alguém acha Dudu, melhor que Junior Santos? Alguém acha Gabigol melhor que Hulck? Ah mas tem Matheus Pereira? E se o Scarpa resolver jogar bola? Alguém acha o Cassio melhor que o Everson? Eu não estou entendendo esse pessismismo com o Galo.

    1. DOMINGOS SÁVIO!
      Mais uma vez cirúrgica nas suas considerações. O diabo é que estão demorando demais formalizar as contratações necessárias. Se vierem o Júlio Santos, Cuello e mais alguns de peso, acredito que no final das contas as somas das entradas e as perdas das saídas, poderão ser benéficas ao galo. O que me preocupa, é que não estamos buscando defensores que possam encorpar o time do galo. Acho a defesa do galo precisa, urgentemente de reforços, para que não fiquemos capengas nos setores de campo. Poderemos sim, ter um bom time, sem reservas à altura. O galo com Everson, Saravia, Lyanco, Junior Alonso e Arana- Alan Fanco, Veras. Rubens/Menino e Scarpa – Junior Santos e Hulk,é um time que pode nos dar alegrias. Abraço.

    2. Concordo plenamente…

      Esse pessimismo da Torcida, digo, a maioria, está chato e sem base…

      Como dizem lá no Engenho, que gemura!!!

      Nuuuuuuuuuu!!!

    3. Boa Tarde,

      Concordo plenamente com seu comentário, muito lúcido por sinal.
      Gostaria apenas de lembrar ao demais atleticanos que além destes mencionados pelo Domingos Sávio não podemos esquecer que os jogadores Jr Alonso, Scarpa, Lyanco, F. Vera e Deyverson (não pago em 2024), possuem parcelas a ser pagas em 2025.
      Numa conta feita entre o pagamento destas parcelas e os valores do Patrik e Gabriel Menino, já deduzido o Natanael e os 37 milhões do Cuello ainda sobra um saldo positivo de 45 milhões para ir ao mercado atrás de Jr Santos e Outro.
      Resumindo, quem julga a venda do Paulinho como péssima está totalmente enganado.
      Nestes valores que utilizo estão a venda de Zaracho e Batáglia, Patri (Santos) e Edenielson (Grêmio).
      Quem julga que a gestão do Vitor está péssima, também está errado, o Vitor está reformulando o elenco sem gastar nenhum tostão da SAF, apenas remanejando jogadores e valores.
      Os números estão aí:
      Entrada: 135.760.000,00 – Paulinho, Patric, Edenilson, Zaracho e Batáglia
      Saída: 90.643.333,33 – Parcelas a vencer (42,1 milhões) + Deyverson, Natanael, Gabriel Menino, Patrik e Cuello (orçado em 37 milhões).
      Cálculos feitos levando em considerando o dólar U$6,17 reais, tanto na venda quanto nas parcelas á pagar.
      Saldo de 45,1 milhões para compra de mais jogadores.
      Ainda temos hoje 16 jogadores emprestados que podem ter deixado alguma grana nos cofres neste empréstimos que não é divulgado.
      Jogadores negociados que por lei temos o valor do abono solidariedade pela formação do atleta desde a base.
      Acredito que quando o diretor de futebol está gerindo o negócio sem trazer prejuízo a instituição já é um grande ganho.
      O que vemos hoje é uma SAF não conseguindo gerir seus custos apenas através de patrocínios, Premiações, Direitos de Tv aberta, fechada e PPV, Bilheteria e Estacionamento (ABE) e outros, daí estão precisando de venda de jogadores cada vez mais para pagar juros da dívida.
      Dívida que já comeu um Shopping, 960 milhões de aporte dos R’s e mais 200 de outro sócio e 68 milhões da Libra e assim vai….

    4. O Atlético precisa parar com essa choradeira.
      Sei que mineiro é chegado num ditado e gente rica também adora esse tal de “Quem não chora não mama”, mais no futebol isso é como uma “Faca de dois gumes”.
      O Palmeiras vende um zagueiro por 35 milhões de euros e o Textor quer levar o Alisson por 12 milhões.
      A choradeira é tanta que já estão achando que os R’s estão com o “Pires na mão”. AFF

  7. Salve Massa e Guru

    Se eu entendi direito, o título da resenha de hoje traz um Q de frustração.
    No meu caso, vi com bons olhos a participação do sub 17 na copa SP, pois o objetivo foi alcançado: por os moleques na vitrini projetando um aproveitamento no futuro, que vale mais do que qualquer título de copinha.
    Assim também vejo com bons olhos a utilização do sub 20 no mineiro. Não era isto que muitos torcedores queriam?
    Não precisamos de renovação? Não precisamos de testar a base pra ver se realmente há jogadores com potencial de irem pro profissional?
    Sem arrogância, mas dificilmente ficaremos fora de mais uma final do sertanejo e ai a equipe principal que estará mais focada em treinar e assimilar o jeito Cuca de jogar, com certeza estará mais preparada para buscar o Hexa.
    Quanto as contratações, apesar de Victor parecer ter acordado de um longo e profundo sono, a letargia continua. Como demoram para contratar, parece o cara que quer namorar mais tem medo de falar com a pretendente.
    P@#a Vitor! Deixa este jeito monge tibetano de ser e seja mais ousado e ativo! Anuncia logo os reforços, pois o contrário a Massa vai te trucidar.

    1. JBHGalo. Concordo plenamente com suas observações. É como dizia Padre Torga: é uma insanidade fazer sempre do mesmo jeito e esperar resultados diferentes. No domingo as 11 horas da matina os jogadores do Sub21, irão enfrentar o Aimore em Uba. Veremos se esses caras tem alguma condição de vestir a camisa do Galo. E terão seis jogos para mostrar serviço ou procurar outra profissão. Abraço

    2. JBHGALO,

      Concordo muito contigo sobre a oportunidade pra BASE…

      O caminho para o Atlético é esse, a despeito das dificuldades, erros e frustrações…

  8. Bom dia….3 pitacos…………..ha muitos anos escuto a mesma ladainha de que deveriam disputar o mineiro com time sub20 e a resposta era sempre a mesma…não podia por causa dos contratos de tv, patrocinadores, etc. Agora que vai disputar algumas partidas com o tal sub20, tá quase todo mundo reclamando. Que doideira é essa vida de “cornetarista”. Sobre sua frase “…mas fica claro a cada novo dia que algo estranho aconteceu ou continua rondando as hostes Atleticanas…”, como eu disse outro dia…(sem querer polemizar) o processo de liquidação nada mais é que um prenuncio (ainda à boca miúda) da venda das ações da SAF. Outra questão é que agora virou mania de dirigente detonar o jogador que saiu. Se o cara tava de má vontade para conversas com a diretoria….se o procurador estava fugindo de reunião, etc porque não chamar o cara na “chincha” e obriga-lo a cumprir o contrato. Outro caso…se o cara não era bom de grupo..porque mantê-lo no time? Desse nele um “gelo” do tipo…ficar na reserva, não ser convocado para um determinado jogo, ou seja, há diversas maneiras de corrigir essas ações dos contratados. A não ser que o contrato foi mal elaborado. Uma caso a se pensar, né?

  9. Bom dia.

    Eu acho estranho como o csa de minas embarcou para os eua, antes sequer do GALO ter se reapresentado.

    O time viaja somente hoje para os eua, mostrando o quanto está valorizando esse torneio caça dólares.

    Pensando bem, esse torneio tem que ser valorizado por quem nos últimos 6 anos, conseguiu somente o título da segundona.

    Vai GALO, mas volta logo!

    Aliás, hoje tô saindo de férias novamente, porque ninguém é de ferro.

    Caia na estrada e perigas ver.

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *