Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O enigma do hiato

Paulo Peixoto

O Galo vai jogar amanhã, 7 de setembro, contra o Bragantino, e só voltará ao campo de jogo dez dias depois contra o Avaí, em Florianópolis. Depois desse jogo no Sul, serão mais 11 dias sem entrar em campo para competir. Só no dia 28 deste mês o time de Cuca voltará a campo. Será contra o Palmeiras, em Belo Horizonte.

Esse hiato será a interrupção da continuidade de uma série de vexames e patacoadas de um grupo que parece ter sentado sobre os louros das conquistas de 2021-2022 e, agora pressionado, não consegue retomar o “raciocínio” de antes?

Essas paralisações de dez e 11 dias serão um enigma para o atleticano. Não sabemos se as paralisações serão para o bem do time ou para a coisa desandar um pouco mais. Eu temo que seja para pior, porque time que quer brigar por algo no topo precisa estar em ritmo de competição. Se esse Galo já não está jogando muita coisa, parado então é que preocupa. Tomara que eu esteja errado.

Baseio o meu raciocínio pela temporada do ano passado, quando o time participou até o final de três competições simultâneas –só ficou fora de um jogo da Libertadores, que foi exatamente a final. O time tinha ritmo de jogo, todos os titulares jogavam toda semana. Havia concentração e foco.

Houve, inclusive, tentativas do Flamengo de paralisar o Brasileirão por causa das convocações dos seus jogadores para as suas respectivas seleções. O Galo foi igualmente prejudicado com essas convocações, mas sempre se colocou contra a paralisação ou mesmo o adiamento dos jogos.

Na ocasião, o Galo argumentava que o adiamento de jogos iria provocar partidas com tempo menor para descanso justamente nas fases finais das competições que ele disputava. O problema não existe agora, e aí?

O que será que é mais importante para o Galo atual, ritmo de jogo ou tempo para treinamento? Suponho que se Cuca e a turma da fisiologia forem perguntados sobre isso, vão responder alguma coisa sem a menor convicção. Desse Galo atual pouco se sabe, pouco se conhece. Nem eles e muito menos nós torcedores.

A partida contra o Bragantino foi antecipada porque haverá show de rock no próximo fim de semana no Mineirão. Já o jogo com o Palmeiras -e todos os demais da 28ª rodada- foi adiado por causa da data Fifa.

Fico sempre com a sensação de que a turma da Cidade do Galo quer mesmo é o fim da temporada. Mas isso está fora da mira do atleticano, que quer e cobra o time no G4 em 13 de novembro, quando o Brasileirão terminar. A vaga na Libertadores é uma obrigação, disse Cuca dias atrás, mas tá dureza para chegar lá.

Apesar da vitória sobre o Atlético-GO no domingo passado, não me agradou o desempenho do time, de maneira geral. Estamos ainda muito longe de sermos um time com conjunto formado e funcionando coletivamente.

O desempenho no primeiro tempo e depois de o time marcar o segundo gol foi ruim. As mudanças que Cuca fez pouco acrescentaram ao time. Pelo contrário. As mudanças feitas deveriam fazer com que o Galo tivesse mais a posse de bola, mas acabou sendo mais pressionado. Felizmente o xará de Goiás não foi eficiente na sua pressão, caso contrário o sufoco seria grande. Mas a nossa defesa foi também eficiente.

Contudo, restou esperança por causa dos 35 minutos jogados do segundo tempo, quando o Galo variou posições, reagiu taticamente, agiu como um time.

Réver jogou de volante, porque Allan estava suspenso e Otávio segue contundido e com poucas chances de voltar neste ano. O garoto Neto, segundo a Itatiaia, foi devolvido ao sub-20 por supostos atos de indisciplina. Réver volante é um improviso ou veio para ficar como opção de primeiro volante?

Réver de volante não é novidade com Cuca. No primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro do ano passado, no empate sem gols com o América, o zagueiro foi escalado como primeiro volante, foi mal e deixou o campo no intervalo da partida. Domingo ele foi mais ou menos. Não comprometeu e ajudou a zaga. Mas tudo no Galo anda mais ou menos neste 2022.

Amanhã o jogo antecipado do Galo será em Belo Horizonte, palco dos principais vexames do ano, já que o time sob Turco Mohamed e sob Cuca 3 tem tido muitas dificuldades de jogar e vencer em casa. Que coisa, que fase, que drama. Vai, Galo!

*Fotos: redes sociais do CAM

24 thoughts to “O enigma do hiato”

  1. Boa tarde Massa, Peixoto e Guru

    Que inveja dos clubes que estão com o calendário apertado e disputando tudo!
    Pior é saber que mesmo dispondo de tempo para treinamento, já que saímos de todas as competições mata mata, nosso futebol continua horrível. Uai, agora não temos tempo pra treinar?
    Sou daqueles que gostam do Cuca, mas Rever, este dinossauro rex na volância é demais! Lento, desengonçado e sem nenhum senso de colocação na posição, Rever só pode ser brincadeira de mau gosto.
    E ai tenho que concordar com o amigalo J. Antônio. Rever tá tomando lugar de outros jogadores no clube. Aposenta meu fio!
    Só espero que amanhã não aconteça os últimos vexames, que demos diante de nossa tão sofrida torcida. Definitivamente ela não merece!

  2. BOM DIA A TODOS……
    A CLASSIFICAÇÃO PARA LIBERTADORES É AGORA O NOSSO ÚNICO SONHO DE CONSUMO……….
    AOS TRANCOS E BARRANCOS , VAMOS LÁ GALO , CONSEGUIR ESSAS MIGALHAS……..
    PESSOAL , CONCORDO COM VIANA , VAMOS PARAR DE PEDIR JOGADORES DA BASE , SERÁ QUE AINDA NÃO PERCEBERAM QUE ESSA BASE DO GALO É A PIOR DO BRASIL ??? QUE LÁ SÓ TEM CINTURA DURA , CANELEIRO E PERNAS DE PAU ????????
    MAL , MAL , O ÚNICO QUE PODE JOGAR NO PROFISSIONAL É O RUBENS , OS OUTROS PODEM JOGAR FORA , NÃO PRESTAM PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL…….
    TAMBÉM ACHO QUE A POSIÇÃO QUE O RUBENS MAIS SE ADAPTOU FOI A LATERAL ESQUERDA , LÁ , QUANDO ENTROU DEU CONTA DO RECADO………
    E A DIRETORIA HEIN ?? AINDA NÃO VEIO A PÚBLICO E PARECE QUE NÃO VIRÁ , PARA , PELO MENOS DIZER , COMO CONSEGUIRAM JOGAR O GALO NESSE BURACO FINANCEIRO ???
    NOS BASTIDORES , A SOLUÇÃO APRESENTADA É::… “”VENDER , VENDER , VENDER”” , TUDO AINDA QUE RESTAR DE PATRIMÔNIO DO GLORIOSO C.A.M.
    VENDER…….. E AINDA CONTINUAR ENDIVIDADO ATÉ O PESCOÇO………
    QUE DEUS NOS PROTEJA…..

    1. PAULO ROBERTO ,

      a questão não é PEDIR jogador de base , a questão é TER categorias infantis e juvenis como berço de atletas que possam chegar ao profissional .

      Repito uma notícia aqui :
      há uns dois meses o SANTOS reuniu em Guaxupé/MG mais de MIL infantis para um período de observação da meninada .

      Em uma peneirada eles conseguem montar uns dois times que , COM TODA A CERTEZA , em dois anos , vão revelar uns 10 em condições de servirem ao clube ou mesmo serem negociados a preço de ouro .

      Enquanto aqui , temos uma diretoria que renova contratos milionários por 2/3 anos com atletas com validade vencida , sem NENHUM VALOR de mercado .

      Tem clubes por aí que , com 2 ou 3 vendas , garantem recursos para construírem um estádio , se quiserem .

      Aqui , recorremos a empréstimos bancários .

      Isto É FATO , não há como discutir .

      1. Barata para Diretor da Base, Barata para gestor financeiro, Barata no lugar dos 4Rs.
        Assim essa peneira de Guaxupé que é exemplo e vai revelar 10 craques será toda do Galo.
        Presidente tem de dar o lugar para o Barata. Ele é fodástico! Guaxupé nunca mais vai dar jogador pro Santos.

        1. GALO DE PRATA ,

          eu tenho evitado a todo custo responder a quem quer que seja que não tenha um mínimo de disposição de tratar o futebol dentro de seu próprio contexto , divergindo ou concordando , não importa , mas sempre pautando FATOS que possam servir de debate .

          Em determinados momentos , porém , acredito poder ter o direito de me posicionar .

          Então , quando eu usar de artifícios de linguagem em minhas respostas para marcar minha posição , gente como você se vitimiza e , não raro , parte para agressões e baixarias , por não ter capacidade mínima de argumentação .

          São risíveis a sua tentativa de querer menosprezar qualquer conteúdo que queira sobre ele discorrer .

          Próxima !

          1. Rindo daqui. Frequento aqui tem tempos mas só comecei a manifestar faz poucos dias. Disse rindo pois quem muito gosta de se posicionar como vitima é exatamente esssa barata que já foi até chamada de tonta. Critica a todos sempre. Até o blogueiro que era critico de diretorias, que o diga o Sete Câmara que não tinha perdão, parou de contestar seus comentários. Deve ter percebido que se trata de uma doença incurável. Aguardo reação!

          2. Cabe-me manifestar. Por partes. Já conheci, seguramente, dezenas de leitores/comentaristas aqui deste nosso canto de prosa. Foram prosas proveitosas e interessantes, entre eles alguns seguem na minha rotina e agenda de um bom cafezinho. Meu papel, estando blogueiro, como diz na página principal é de defender o Galo. E, enquanto existir fôlego e disposição, assim seguirei na missão.
            Quanto às críticas ao ex-presidente Sette Câmara, todas e não as retiro, tinham a intenção de um time vencedor nos gramados. Tenho com ele, especialmente nos tempos recentes, um bom convívio e até abracei uma de suas propostas. O que me sensibilizou inclusive para prosas e um cafezinho num momento mais oportuno. Refiro à cbf.
            Por fim, o atual presidente – Sérgio que brinco assinar Coelho, mas é Galo Forte – abriu as portas da sede de Lourdes, onde fiquei mais de uma década sem frequentar, recebendo e ouvindo elogios e críticas. Creio estar sendo de alguma serventia ao que nos interessa. Ou seja, um Galo Forte.
            Espero que tenha me entendido, caro Galo de Prata.

      2. Eta amigo Barata! O camarada aí sentiu, kkkkkk!
        Deve ser atleticano de pijama, menino novo que nunca viu o Galão!
        Querer desmerecer a verdade é prova maior de ignorância! Ou a base do Galão é excelente formadora de craques e não estamos sabendo? Que é encosto para um monte de ex jogador todos sabemos….

        1. Uai, mas o Galo de Prata somente utilizou artifícios de linguagem na postagem dele. Ofendeu alguém? Ou somente algumas pessoas podem utilizar, discípulo?

          1. Olha aí , mais um , não é mesmo RIBEIRO GALO ?

            Não tem como não responder :
            procure antes saber o que significa artifício / figura de linguagem , formas de expressão .

            Saiba que quando eu disse que uso tais elementos da nossa Língua PÁTRIA o faço para tentar não ser raso em meus escritos .

            Então , ao ser irônico e sarcástico , e por isso aqui combatido , uso tais recursos por entender que ” o sarcasmo faz parte da crítica e torna mais fácil entender o ABSURDO” (essa é do Guilherme Fiúza , não sei se você o conhece) .

            Então é isso : debatam , argumentem , contestem ou concordem .
            Tudo isso faz parte de uma boa resenha .

            O resto é conversa pra boi dormir ( expressão popular ) .

        1. Caro Blogueiro!
          Somente agora após um exaustivo dia de trabalho, inteirei-me de alguns comentários. Posto isto, quero endossar na íntegra os seus posicionamentos. É salutar a divergência de opiniões desdeeque não extrapole a boa convivência. O espaço por você ofertado a todos nós, deve ser utilizado para opiniões pessoais, concordamos ou não com elas. Podemos divergir dos comentários, mas jamais agredir com comentários pessoais sobre comentários com o qual não concordamos. Este espaço democrático gentilmente ofertado a nós para manifestamos os nossos posicionamentos, com cada qual com o seu cada qual, não pode e não deve ser objeto de agressividade . Vamos nos posicionar, respeitando as opiniões divergentes. Todos somos atleticanos que queremos o melhor para o nosso galo. Divergir sempre, agredir jamais…

          1. ObriGalo, amigo Ângelo. Você sabe o quanto lhe respeito e admiro. Só nos falta, em sua próxima viagem a BH, marcar nosso cafezinho. Domingos Savio Mendonça, que está envolvido com a disputa eleitoral, diz que quer estar junto. Assim seja!

  3. Ah, que saudade da minha doce mãezinha com a vara de marmelo nas mãos: “Vá estudar, menino! Futebol não passa de 22 homens correndo atrás de uma bola”!

    A vida era tão simples…

  4. Tá explicado porque o GALO não revela jogadores da base, pelo menos na posição de zagueiro e volante, apesar da qualidade duvidosa de alguns da BASE: tem uma sombra rondando a cidade do GALO, e ela é um zumbi, uma caricatura de jogador, um ex_jogador em atividade, chamado RÉVER, aquele que não larga o osso, vejamos: sai ALONSO e RABELLO, quem poderia ter oportunidades? UM ZAGUEIRO DA BASE. Quem entra? RÉVER. Sai ALLAN e OTÁVIO, podia buscar UM VOLANTE DA BASE. Quem entra? RÉVER. É, o GALO não é para amadores mesmo. E temos um técnico que vai morrer abraçado com essa PANELINHA, com esses BOI CANSADO, e se ele continuar para 2023, nada vai mudar.

  5. Um elenco milionário deste disputando apenas 1 campeonato e ainda bem que não tem eliminação no Brasileiro senão tinha saído também e agora vai ficar mais parado do que saci de patinete…

    1. Pior deve ser para seu time, que jogou por dois anos a segunda divisão com um orçamento três vezes maior do que dos adversários e não conseguiu ficar nem entre os 10 primeiros… Agora estão empolgados porque vão conseguir subir depois de três anos. Que fase!

  6. Acho que vc achou o “hiato” do enigma aqui:{•••}”Fico sempre com a sensação de que a turma da Cidade do Galo quer mesmo é o fim da temporada.”{•••},caro Peixoto,e,isto desde o início da temporada.Se não vejamos:
    >> Indefinição/demora na escolha do substituto do “fujão…
    >> Vendas/empréstimo de atletas, e reposição de atletas tardía e sem ritmo de jogo( negócios de ocasião)…
    Vou me alongar muito ñ,pq a lista de khdas é extensa,vamos ao CAmpo de jogo.
    >> GALO hj é o segundo melhor visitante entre os 20 ,em compensação é um dos piores mandantes entre os 20…
    >>> 2021 (casa) 1e.1d. 10V…(fora) 2d. 4e. 7V
    >>> 2022 (C) 3e. 4D. 5V… (F) 6e. 20d. 5V… isto até a 25ª rodada. Os CINCO pts perdidos em casa ano passado viraram DEZOITO em 22,repare q nos jogos fora seguimos bem parecidos. Caso tivéssemos éxito sobre curicas,ventinho do tapetinho e Goiás_ ficar só nestes três, dá ânsia lembrar da total falta de apetite nos tbm jogos em CASA frente ao coxa,meleca e sardinhas_ estaríamos hj com 48 pts e á 3 do parmera. Taí o hiato no enigma,prezado! Ligaram o fO$@_$&, ñ fizeram o “para casa”, a segunda a época ainda ñ está garantida e risco de repetir de ano é real. Por isso q a bola pune.
    Saudações Atleticanas

  7. O enigma dos CUIA.

    Não há enigma nenhum…O CUIA parou no tempo.

    A ARENGA deles agora é a pedida de jogador da base…ora, minhas bolas! O último bom jogador da base atleticana foi o bom Bernard. Dizer q os atuais da base não tiveram chances é brincadeira. Tem um dA BASE na zaga, jogador BONZINHO, tanto prá nós quanto pros adversários…

    A bem da verdade, RUBENS é um bom jogador, o melhor…e é melhor pq bota a cara a tapa, ou melhor põe o pé na dividida…É UMA EXCEÇÃO à regra…NOSSA BASE N REVELA ninguém. Dizer q eles não tem oportunidades…vide o campeonato Mineiro.

    Põe essa meninada no Mineiro prá jogar e o q vemos é um show de horrores, falta de técnica, uma cintura dura sem fim e meio de tabela prá baixo…isso no MINEIRO!

    CUCA: tá certíssimo em pedir reforços pro temporada q vem. O time atual, com essa formação BASE vai precisar:

    Por exemplo:

    GOLEIRO: e qnd o Bom com os Pés Evérson precisar jogar com as mãos, tem alguém prá substituir? O eterno reserva azul, o boa praça? Precisamos ENCONTRAR um GOLEIRO!

    Lateral Direito: Mariano é excelente jogador, na descendente…vem aí o RODINEI? Seja o q Deus quiser!!!

    Meio Campo: há uma campanha forte da EMPRENSA pra vender ZARACHO…são jornalistas, donos da bola, o craque da mesa OU são MERCADORES? E o meu quinhão?

    CENTROAVANTE: NOSSO GALO precisa desse jogador, de preferência um TROMBADOR típico pro futebol moderno (vide temporada passada)….sem esse jogador prá atrair os adversários, o Supererói sobrecarrega, contunde. FATO!

    KENO…q jogador bom de bola, CRAQUE, hein?

    ADEMIR…q enganador de marca maior, q FUMACINHA, hein?

    Por favor, deixem OS DA BASE quieto, eles são SOFRÍVEIS! Se tiver algum BOM, puxa logo prá cima, entrega a camisa e diz: Essa é sua, mais nada. Entra lá e joga!!! Esse é o RUBENS, ñ vejo outro…Nem o tal SAVINHO, a Jóia do milharal, um pipoca, me enganava (q vá enganar na Europa!).

    Vários foram testados, sem essa de FALTA DE OPORTUNIDADE!!!!

    e assim,

    AVANTI é MEUZGRAUMESPORTECLUBE!!! Chupa essa manga aí, q ÉPRACOMEÇÁ!!!

    Não basta colocar um galo, com g minúsculo, na traseira ou na dianteira do nome: Tem q soltar mal hálito PESTILENTO da BOCA SUJA!!!

    VIVA AQUELES Q COLOCORAM O GALO NO TRILHO DAS GRANDES CONQUISTAS MODERNAS!

    sem mais,

    DEUS NO CÉU,GALO NA TERRA!

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    É caro Paulo Peixoto!
    As folgas longas, como se diz na gíria, pode ser faca de “dois legumes”.
    Se por um lado permite maior descanso ou mesmo recuperação de atletas lesionados, por outro lado, perde-se ritmo de jogo. Todos nós sabemos que a adrenalina antes dos jogos deixa os jogadores pilhados e ansiosos para começar já. Tempo excessivo de descanso pode levar ao desleixo ou ao aprimoramento da parte física e tática. O ideal, para que não houvesse possível acomodação por parte dos jogadores, seria que se fizesse amistosos. O diabo é que possivelmente não haja times disponíveis para tal empreitada. Mas de qualquer forma, seria uma oportunidade a mais para o Cuca ajustar o time e não ter mais desculpas de que não houve tempo suficiente para treinar o time. Teremos, praticamente, tempo para, pelo menos , 2 pré-temporadas. Se nesse período não se ajustar tática e fisicamente o time, aí, será digno do Fe-be-a-bá. Me engane que eu gosto…
    Posto isto, vamos continuar acreditando, pois como já dizia o filosofo Tiririca:” pior do que tá não fica”.
    Vamos acreditar que quarta-feira será o dia em que o galo dará a arrancada final rumo às libertadores de 2023.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *