Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E A HISTÓRIA SE REPETE

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

A sensação de impotência que o time atleticano transmitiu ao longo do jogo, mais especificamente após o gol de empate do Bragantino, não foi novidade para o torcedor atleticano. A revolta daqueles milhares de galistas que foram ao Mineirão e gritaram e incentivaram o time durante os noventa minutos, explicitada nas vaias e nos gritos de protesto que ecoaram pelo Gigante da Pampulha se justificam, ainda que debitar mais uma atuação pífia apenas e, tão somente, à falta de vergonha dos jogadores possa ser racionalmente criticada.

Será que aquele time que ganhou quase tudo no ano passado e levou o seu torcedor ao delírio enganou a todo mundo e não passava de um bando de sem vergonhas? Em sua entrevista coletiva Cuca que claramente já perdeu o vestiário tentou justificar mais uma atuação letárgica, sem inspiração e sem energia, buscando convencer quem o ouvia que é absolutamente natural o ser humano se acomodar depois de algumas conquistas. Não vejo os problemas do Atlético por este ângulo.

Entra jogo, sai jogo, tudo permanece como dantes no quartel d’Abrantes. E não podia ser diferente. Se não houver um diagnostico exato e profundo das causas desse debacle que não é apenas tático, técnico e físico, mas também moral, emocional e mental, a história se repetirá e o clube entrará em uma espécie de moto contínuo, retroalimentando as suas crises, como, aliás, já está acontecendo.

Na semana passada, aqui mesmo nesse espaço, escrevi no artigo CÉU OU TERRA ARRASADA? O GALO, COMO SEMPRE, NO FIO DA NAVALHAescrevi que “o grande Marcos Boaventura nos ensina que o futebol é o mais individual dos esportes coletivos e que o dinheiro e, muito menos a fama, imunizam contra a depressão, os maus momentos e nem, por exemplo, contra a síndrome de Burnout, como é conhecida a Síndrome do Esgotamento Profissional, distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade”.

Cada vez mais me convenço de que uma “doença” vem afligindo o elenco atleticano, minando a sua energia e, consequentemente, o seu rendimento. Quando se vê os jogadores e também o treinador antes, durante e depois dos jogos macambúzios, com o semblante cerrado e claramente mostrando que estão incomodados com alguma coisa, é sinal que existe algo que precisa ser detectado e enfrentado. O que para muitos é relaxamento, desinteresse, falta de comprometimento ou de seriedade, é para mim impotência, falta de alegria e uma baixa de autoestima aguda e preocupante, sintomas de uma “doença” que precisa ser corretamente diagnosticada e tratada.

Focalizado e insistentemente procurado pelas câmeras de televisão, antes, durante e depois do jogo, Hulk esboçou durante todo o tempo a mesma fisionomia carregada, triste, abatida e profundamente incomodada. Nem o gol de Ademir foi capaz de amenizar o semblante do artilheiro.

E quando o mal é geral, afetando todo o grupo como vem acontecendo, o problema é coletivo e, mesmo sendo este heterogêneo, cascudo, experiente, rodado, inclusive internacionalmente, de alto nível técnico e bem sucedido em suas carreiras como é o elenco do Atlético no momento, ninguém conseguiu sair impune.

Não sei se o problema atleticano é mais um caso clássico de Síndrome de Burnout, como aventa o Boaventura, mas em uma coisa ele tem razão: fama e dinheiro não são imunizantes em se tratando de depressão, má fase ou de um ambiente corroído por esta o u aquela razão.

O time até que começou o jogo contra o Bragantino relativamente bem, se considerarmos o padrão de suas últimas atuações. “Houve evolução”, sentenciaram muitos. Porém, nada que resistisse a um revés. Antes mesmo do gol de empate do Red Bull, o time já dava sinais de debilidade, baixava a guarda e reduzia perigosamente a sua intensidade ofensiva.

A defesa batia cabeça e o adversário começou a gostar do jogo. Era fogo de palha? Ou seja, alguma empolgação que dura pouco tempo? Algo que parece intenso e importante, mas que acaba rápido? Transitório, efêmero? E a pergunta mais importante: por que aquele futebol impositivo durou tão pouco tempo? Enquanto esta pergunta não for respondida como deve ser, essa história continuará sendo repetida.

22 thoughts to “E A HISTÓRIA SE REPETE”

  1. Esse Carlos Eduardo é jogador violento, ano passado, atuando pelo Atl PR no jogo contra o Galo na arena ele entrou de forma dura e na maldade, jogadorzinho medíocre e covarde. Lembro q nesse jogo ele se machucou sozinho e eu vibrei c acontecido.

  2. E aí, blogueiro?
    Melhorou muito né ?
    Cuca é o cara!!
    Sobre esse cara chamado Cuca, que você fica babando ovo dele, existe um fato verídico acontecido no intervalo do jogo com o Olímpia, no jogo da final da Libertadores 2013 no Mineirão.
    Esse camarada chamou a rapaziada, que estava cabisbaixa com o placar de 0 x 0, e disse que eles já tinham feito demais e que se não ganhassem era uma coisa perfeitamente normal. Aí o Gilberto Silva interveio e deu o recado : nada disso, nós temos que sair daqui com o título, haja o que houver, mesmo que tenhamos que cuspir sangue, o que mudou completamente o astral da equipe.
    Agora ele vem com esse mesmo papo que o pessoal já ganhou título demais é tá acomodado.
    Manda esse cara pra PQP e que ele não volte nunca mais aqui!!
    E o Turco, hein ?
    Deve tá rindo à toa.

  3. boa tarde Eduardo e massa e max Pereira. culpo simplesmente a péssima diretoria em geral. os 4 donos do galo não entende porraa nenhuma de futebol. o rei da Inglaterra eo vice também. o engodo diretor de futebol é um dos principais responsáveis pelo desastre no galo em 2022.no início do ano o péssimo diretor de futebol abriu a boca numa entrevista que o galo não era obrigado ganhar tudo em 2022 pelo que ganhou em 2021 ai esta o resultado medíocre. o cuca já está fazendo horas extras no galo. então diretoria cega e muda falta 5 pontos para não cair para série B e fazer uma limpeza neste elenco velho e cansados. começar com este péssimo diretor e terminar no Hulk pipoqueiro. chega.bandos de incompetentes nos colocaram na Lama. aff.vai galooo.

  4. QUE O GALO ESTÁ MUITO MAL ADMINISTRADO TODOS SABEMOS……
    ESSA DIRETORIA NÃO SABE COMPRAR E NÃO SABE VENDER , PRÁ NÃO FALAR COISA PIOR….. . E NESSA TOADA LEVARAM O GALO À FALÊNCIA ……..
    A CULPA É DOS 4 R E DA DIRETORIA…….
    ELES PODEM SER BONS EMPRESÁRIOS PARA SEUS NEGÓCIOS PARTICULARES , MAS PARA COMANDAR O GALO ESTÃO SENDO PÉSSIMOS…..
    COMO PODE UMA ARENA QUE IA CUSTAR 410 MILHÕES , CUSTAR QUASE 1 BILHÃO????? ISSO É FALTA DE PLANEJAMENTO E IMCOMPETÊNCIA , PRÁ NÃO DIZER OUTRA COISA…..
    O MINEIRÃO VAI ACABAR CAINDO DE MÃO BEIJADA NO COLO DO CRUZEIRO PELA METADE DO PREÇO….
    É MUITA IMCOMPETÊNCIA , É MUITA IRRESPONSABILIDADE , DESSA DIRETORIA ATLETICANA….

  5. Depois de assistir a live de Beto Guerra e Breno Galante com os esclarecimentos de Rafael Menin, mais revoltado fiquei com o maldito Kalil,fdp! Merece cadeia esse miserável!

    1. Fdp é você q acredita nesses r4 até hoje , procura saber das coisas direito , esses aí jogaram o clube numa segunda divisão e vão jogar o clube agora na falência total e ficam colocando a culpa em quem , ao contrário elevpy o clube a outro patamar, ingrato, procura saber ao invés de xingar as pessoas , o” Nada Roberto Oliveira “

  6. O momento é péssimo em todos os sentidos… lá dentro do nosso CAM, ao que parece, não têm comando e muito menos cobranças a esses jogadores que fazem o que bem querem… essa balela que falta confiança é a desculpa mais ridícula que podiam dar pra torcida… o que falta mesmo é VERGONHA NA CARA e assumirem as responsabilidades mas o que vimos é que estão todos pouco se lixando pro momento vergonhoso que esse time atravessa dentro de campo… e a torcida que se foda com o sofrimento dela!!!!!

  7. CHEGOU A HORA DO RUBENS , A LATERAL ESQUERDA É A POSIÇÃO DO RAPAZ , ELE É O MELHOR SUBSTITUTO DO ARANA……
    É BOTAR O RUBENS PARA JOGAR , ME PARECE QUE SERÁ UM DOS MELHORES LATERAIS ESQUERDO DO BRASIL…….. A CONFERIR……
    VAMOS LÁ , RUBENS……..

  8. BOM DIA A TODOS …..
    ESSE TAL DE “CEO” (PRÁ QUÊ
    ISSO??) DO ATLÉTICO BRUNO MUZZI , ALÉM DE ADMINISTRAR MAL , SE COMUNICA PIOR AINDA……
    ESSE SUJEITO TEM DADO ENTREVISTAS , DIZENDO QUE O ESTÁDIO VAI CUSTAR QUASE 1 BILHÃO , QUE O GALO VAI TER QUE VENDER TODO O SEU PATRIMÔNIO PARA PAGAR DÍVIDAS , ETC… ETC…..
    É EVIDENTE QUE ESSAS VERDADES VINDO À TONA (E A CULPA É DELE E DA DIRETORIA) , CERTAMENTE PREJUDICAM O DESEMPENHO DOS JOGADORES DENTRO DE CAMPO……….
    QUE DIANTE DO CAOS FINANCEIRO ANUNCIADO , DEVEM SE PREOCUPAR ATÉ COM OS SEUS SALÁRIOS , SE SERÃO PAGOS EM DIA………
    ESSE CERTAMENTE PODE SER O MOTIVO PELA QUEDA DE RENDIMENTO EM CAMPO…… O RESTO É CONVERSA FIADA.

  9. Bom dia Max, xará e amigalos!

    Em 36 pontos possíveis necessitamos de 5 para permanecer na Série A 2023. Futebol medíocre e total falta de compromisso dos jogadores. Muito obrigado Cuca mas seu tempo já passou. Inauguração da Arena do GALO com campeonato rural, copa do brasil, brasileirão quem sabe uma sulamericana….

  10. Na toada do TEOBALDO :
    “A soberba precede a queda”
    Provérbios 18

    Assim foi com o “melhor elenco do Brasil” , “estádio mais moderno do mundo” , “melhores dirigentes das galáxias” , “técnico Leão de Vestiário”, e um sem fim de auto-exaltação que sinalizava a perda do sentido de que na vida tudo é transitório .

    Curtir um momento de euforia , claro , vamos saboreá-lo .

    Mas conscientes que na vida tudo é “impermanente” .

    Vamos começar de novo , com outros atores e outra agenda , que é o que nos reserva o momento .

  11. Bom dia!
    Não acho que esteja faltando vontade dos jogadores. A expressão de abatimento após o jogo é resultado da frustração de trabalharem para mudar essa fase e não estarem conseguindo. Não vejo má vontade nos jogadores, a pressão por terem sido vencedores, e este ano não conseguirem apresentar o futebol de 2021, tem levado o trabalho para um buraco cada vez mais profundo. Os jogadores estão tentando sair desse buraco e com certeza sofrendo e frustrados com essa fase.
    A torcida tem que continuar apoiando o elenco para puxá-lo desse buraco. Se está ruim com ela pior ficará sem o apoio da massa. A torcida tem que continuar injetando ânimo no time.

  12. Eu, simples torcedor, tenho a cura para a sindrome de Burnout , para o tedio reinante na cidade do galo, para os semblantes fechados : ATRASEM O PAGAMENTO DOIS , TRES MESES , pra voltarem com a faca nos dentes

  13. bom dia a todos. Do melancolismo à falta de animo, torçamos para o fim de 2022; ano para ser esquecido e que sirva de aprendizado para que erros e expectativas irreais não se repitam. Certamente 2022 foi o ano da decepção, um time do qual se esperava conquistas apresentou-se como um verdadeiro time de segunda divisão. Além disso, a falta de sorte foi como uma madrasta das piores que se podiam esperar para o Galo. Do lado oposto, a fortuna esteve presente para os times mais antipatizados do Brasil incluindo o asqueroso carioca no qual o sujeito mesmo errando o chute a gol, vê a sorte surgindo com a bola desviando em alguém ou em algo inexplicável e vai para as redes. Outro ponto que já percebi faz tempo é o declínio físico do jogadores do Galo, parece que não existe condicionamento físico ou preparador físico para este time. não consegue manter intensidade nem por vinte minutos o isto tem sido o grande trunfo dos adversários do Galo. Para 2023 muita coisa precisa ser repensadas e alterada dentro do Atlético.

  14. Bom dia Massa e Guru

    Parabéns Max, texto simples e objetivo, bem diferente de alguns anteriores quando o nobre escriba buscava até na mitologia, argumentos para descrever as coisas do Galo.
    O que está acontecendo no Galo? Falta de comando, simples assim.
    Pelo que se tem noticiado, há jogadores que não querem trabalhar com o Cuca. Como assim? Agora é o empregado que escolhe o patrão? Querem um novo El Turco pra fazerem o que bem quiserem?
    Cabe à diretoria e aos 4R´s, por a pica na mesa, escolher logo um técnico para o próximo ano não esperando a boa vontade e definição de Cuca e principalmente, por pra fora àqueles que estão descontentes e sem inspiração para jogar.
    Jogadores, técnicos e dirigentes passam e o clube fica. Então quem não quiser se encaixar, que vão pra PQP!

  15. Já disse aqui e repito: essa geração de jogadores nos deu muito mais do que imaginávamos nos nossos mais loucos devaneios. Nem eles mesmos imaginavam que conseguiriam tanto por essas banda. No mais, é renovar! Sem drama, desespero, sem posturas arrogantes (somos os maiores, os melhores, blá, blá, blá). Na minha ótica (míope, com certeza) temos problemas muito mais sérios para resolver do que montar um time. Abraços!

  16. Se eu pudesse estar com o ARANA diria a ele : que a FÉ e a RESILIÊNCIA possam ser alimento para superar a dor deste momento .

    Tenha FORÇA , tenha CONFIANÇA , você vai superar esta provação .

    Deus está no comando de nossas vidas e nos ampara sempre .

    1. Eu também gostaria de me solidarizar com o Arana que teve uma entrada criminosa do jogador do Bragantino Carlos Eduardo. Não havia necessidade nenhuma de uma entrada como aquela. No meio de campo, no campo de defesa do galo. Uma maldade sem tamanho, tirando o sonho do jogador representar o Brasil na Copa de 2022. Solidariedade ao Arana e que se recupere o mais rápido possível.

      1. Minha humilde opinião: acho que o Carlos Eduardo deveria ficar parado o mesmo tempo que o Arana! Só assim essa violência diminuiria. Não foi acidente de trabalho, foi maldade! Força, Arana!

  17. Bom dia!
    Com a contusão de Arana, que diga se de passagem, não vinha atuando bem, o energúmeno deve improvisar o entregador Alonso pela LE e voltar com Rever.
    Fora Cuca!
    Fora Caetano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *