Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O dia da verdadeira virada no Galo

Imagem: arquivo pessoal

A eleição da nova diretoria, hoje, ao que sabemos, elegerá a chapa composta pelos advogados Sérgio Sette Câmara e Lásaro Cândido da Cunha. Isso pode devolver ao Atleticano alguma esperança na recuperação do time e – consequentemente – de dias melhores. A chapa de oposição, ao que sinto, terá no máximo 50 votos. Número até maior que os 12 contrários à aprovação do projeto do Estádio, onde até – coincidentemente – o candidato da oposição (Fabiano Lopes Ferreira) foi um deles. Seu vice, Antônio Silva Passos, entretanto, esteve ausente daquela votação.

Interessante que no seu programa apresentado ao Torcedor do “Galo Mineiro”, como ele assim o disse, trata em destaque da construção da Arena. Estimo que seja em torno de 300 votos para a situação e cinco dezenas para a oposição, considerando o universo de quase 400 conselheiros com direito a voto. Se o quórum for baixo, evidente que os números também tendem a diminuir. Não fiz pesquisa, tampouco acompanhei como gostaria o processo. Como sabemos que é uma eleição já decidida, não houve tanta motivação. Pura intuição!

Pois bem, que a nova dupla comece a agir imediatamente após a confirmação de seus nomes. O Torcedor está ávido por informações e mudanças drásticas para a próxima temporada. Quem sai, quem fica e quem vem. Alguns nomes, sem mencionar, são unanimidades, sobretudo entre aqueles que o Atleticano prefere ver longe da Cidade do Galo. Gente que veio com toda honra e pose de candidato a ídolo de todos os tempos, mas que em campo não demonstrou aquilo que é a principal característica da nossa história. Garra e comprometimento.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Entendo que isso se deve – em muito – à falta de cobrança da direção. Não quero aqui fazer qualquer crítica ao presidente que encerra seu mandato e tampouco fazer apologia ao estilo Kalil, que seguramente teria ido ao CT e cobrado empenho dos profissionais. Daniel tem estilo diferente de seu antecessor, de quem até foi vice-presidente e participou daqueles momentos mágicos de 2012/13/14. Claro, ele como vice também é digno de fazer parte daquela história Atleticana.

Entretanto, pelo seu jeito mais tímido, acabou permitindo essa condição que encaminhou para o melancólico final de 2017. Acostumados a ter vaga direta na Libertadores, dependemos agora de uma eventual conquista do Flamengo – tinha que ser deles – para vislumbrar uma classificação na pré-Libertadores. Pouco. Muito pouco para um elenco caro como é o do nosso time.

Nada pessoal, repito, contra o presidente. Já disse aqui que seu pai foi dos grandes amiGalos que tive nesta minha trajetória Atleticana. Tampouco em razão do seu descaso com o blog e com o blogueiro em algumas situações. Aprendi, ao longo da vida, que quando elogiamos alguém, sequer existe algum registro da parte mencionada. Ao contrário de quando alguma crítica é feita, o telefone toca e a reclamação é contundente. Seja qual for a condição que esteja no momento da cobrança.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Que Sette e Lásaro tenham melhor sorte. O primeiro, pouco sei, além de ser um brilhante advogado, com grande escritório e seleta clientela. Já Lásaro, igualmente realizado na profissão, tem doado ao Galo – especialmente na administração Kalil – seus conhecimentos jurídicos. Com ele, até por termos bons amigos em comum, tive algumas oportunidades de boas resenhas e cafezinho. Vamos esperar que ainda no início da semana boas novas sejam anunciadas para melhorar o nosso Natal.

Quero registrar que a mim pouco interessa se o presidente é Sette, Fabiano, Daniel, Alexandre, Zé ou João, quero é um time forte, disputando e conquistando títulos. Quero de volta o meu Galo Vingador!

37 thoughts to “O dia da verdadeira virada no Galo”

  1. Caros,
    Espero q o presidente novo ñ seja apenas um menino mimado sem ideias, um obtuso riquinho vaidoso. Um presidente cartola de futebol sério deve saber pisar no lôdo, frequentar o baixo meretrício, fazer turismo na fedorenta privadaria da CBF. Marcar presença na Alfândega e jogar o jogo dos ratos. Ñ adianta nada ficar daqui dando murro em mesa e arrotando valentia. Nós, os atleticanos, queremos o título do Br18. Ñ pode ter desculpa: “Ah, mas vcs preferiram o estádio. Nossa missão tá cumprida.” Conversa, ñ vamos aceitar isso. O CAM é FUTEBOL…E controlar os paneleiros do plantel. Se tiver peito vai REFORMULAR o elenco e o Clube com promessas reais. Se ficar na sombra do Kalil, vai ser engolido pelo Bocarra. Se tiver ousadia, vai levantar o caneco do Br18. QUEREMOS O BR18.

    Obs.: queremos jogador da base ou garimpado por aí ñ pq tenha visto alguma “promessa valiosa”, mas pq REFORMULAR é preciso. Se continuar a base morta do ano q morre, ñ vamos a lugar nenhum…O perfil do time tem q MUDAR…Basta de jogador velho e de jogador VELHACO.

    PRESIDENTE 7, QUEREMOS O BR18…Fortalece aí…

    1. Cara você é muito escroto. O que tem a ver Campeonato Brasileiro com construção de estádio? Quer dizer que se tivessem aprovado a Arena, aprovaram o BR18? Kkkkk

  2. Gostei da primeira entrevista do Sergio Sette Câmara como presidente. Ele estabeleceu o Campeonato Brasileiro como prioridade número 1. Está certíssimo!

    Embora a Libertadores, pelas dimensões continentais, seja um torneio mais importante, no caso específico do glorioso Clube Atlético Mineiro a conquista do Brasileirão é essencial.

    Como o último título brasileiro nosso foi em 1971, talvez metade de nossa torcida não se lembre daquela conquista ou sequer a tenha visto. E time gigante, como o nosso, não pode ficar tanto tempo sem ganhar esse importante título.

    Não que a vaga na Libertadores exclua as chances de título brasileiro. Mas eu entendo que o planejamento para 2018 será feito de melhor forma sem a pré-Libertadores, que já começa em janeiro. De toda forma, que aconteça o melhor para o nosso Galo!

  3. Prá mim não faz diferença quem vai ganhar ou perder; porém acharia interessante se houvesse mudança na “turma” que governa o Galo. E que se pense muito sobre como levar torcida ao estádio. Nossa média este ano no Brasileirão foi 14.684 por partida com preço médio do ingresso a R$30,00. Já nosso rival teve média de 18.220 com ingresso mais caro : R$36,00. Como pensar em estádio para 45.000 torcedores se com um time recheado de estrelas não colocamos nem 15.000 ??

  4. Olá galera!!
    O Robinho já deu no Galo. Na minha opinião o Elias e o Cazares estão jogando fora de posição no Galo, eu escalaria o meio de campo do Galo com Yago, Gustavo Blanco e Elias o ataque Otero, Cazares e Fred. Um abraço.

  5. boa tarde Eduardo e massa,na minha opinião que daniel presidente vaza do galo e nunca mais volta ,este aprendiz afundou ok kalil construiu,um 9 lugar no brasileirao de 2017 foi a uma das maiores vergonha de 2017,alias tem a eliminação pela poderosa equipe boliviana e perder a liga para a equipe do londrina,etc,que esta nova diretoria não seja amadora igual a atual,o problema já e a renovação do Leonardo silva com quase 40 anos e falam em arouca,e osso,va galoooooooooooooooooooo.

  6. O Robinho está parecendo um bumerangue. Quando a gente pensa que vai, ele gira e volta. Hoje de manhã a boa notícia de ele havia comunicado a sua saída do Galo. Bastou o novo presidente do Santos dizer que há ressalvas na sua contratação e já vem a procuradora desmentir o desligamento… Ele vai botar o rabo entre as pernas e aceitar a readequação salarial. Querem apostar? ?

  7. Bom dia, MASSA! Nada a dizer. Eleição fajuta, decidida a tempos, sem democracia nenhuma. Igual ao senador biônico. Como já sabem o resultado, já deveriam era ter antecipado o planejamento do 9ALO 2018 (acredito nesse ano, afinal 2018 é o mesmo que dizer 2 x 9 ( 2+0 x 1+8)). Estão atrasados, apesar de que a pressa leva a imperfeição. Quase veio THeleno. Arouca veio. Pablo não vem mais, dizem que fechou com o Porco. Enfim, vamos aguardar amanhã. Tomará que venha surpresa por aí. Por exemplo: OO diretor de futebol. GALLO diretor das divisões de base. Treinador: ???????

    VAMÚUUU 99AAALLLLÔOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2017 que não acaba nunca. Essa 2a feira então, nem se fala!!!!!!!!!

    PS.: 400 mil/mês para o Robinho já é muito, ainda querem aumentar. Eh 9ALO! Eh, 9ALO!!!! Eh 2017, pqp!!!!

  8. Ouvi uma entrevista do novo Presidente do Santos e constatei que ele não está muito a fim de contratar o Robinho. Ele acha que a condenação de Robinho na Itália mancha a imagem da instituição. Principalmente, quando comentou que uma de suas metas é atrair mais mulheres para a sua torcida.
    Sei não… Robinho não está com essa bola toda lá pelos lados do Peixe. Só falta agora, o Galo reabrir as portas para ele com a renovação de seu contrato e a Massa ter que engoli-lo em 2018.
    Sai pra lá oferenda…

  9. Infelizmente esse tipo de eleição que ocorre no Galo, gera essa forma de frustração pela ignorância sobre as propostas e metas dos candidatos. É um pleito decidido nos bastidores, já que o direito de voto é restrito a poucos. Queria ver se os cem mil sócios torcedores pudessem votar. A campanha seria aberta e com diversos pronunciamentos de ambas as partes. O que acontece hoje, valoriza os conchavos em “grupo seleto” e o maior patrimônio do clube fica a ver navios, ou melhor sem ver e saber de nada… Vai Galooooo! ?

  10. Boa tarde.Hoje feliz pela notícia da não renovação com o Robinho.Isto é muito importante para a temporada 2018.Reconheço a qualidade dele,mas dentro da estrutura da equipe, e com Fred tendo contrato ainda em vigor,não dava pra manter os 2 juntos não.Até que enfim perceberam isto,até porque jogador ganhando 800,000 por mês,tem de ser decisivo e referência total,coisa que nunca foi.Quanto a vaga na Libertas 2018,se vier ok,bom pra equipe,mas eu e qualquer torcedor nascido na década de 70 NUNCA vai torcer pra flamingal,respeito todos que querem a vaga,mas assistindo a partida,bem desinteressado,quando ví já estava torcendo pro flamingal/globo ser goleado.AQUÍ É GALO PORRRRRA.

  11. Bom dia! Espero que o Sette Câmara enfim se pronuncie! Parece que uma de suas características é o silêncio. Foram poucas as entrevistas e, por isso, não sei absolutamente o que ele pensa de futebol. Acho que isso empobrece as eleições no Clube, pois esse momento serve para avaliar o que se passou, o que deu certo, o que deu errado e, assim, para os candidatos proporem aquilo que possibilita avançar na gestão e na construção de um Clube cada vez maior! Não vi nada disso da parte do Sette Câmara. Acho isso um absurdo. Um voto não pode ser uma carta branca. O processo eleitoral no Atlético em 2017 foi muito tranquilo, sobretudo se comparado ao de outros Clubes, mas foi POBRE. Resta aos torcedores a fé de que, sendo “da turma do Kallil” alguma coisa de boa aconteça. É muita fé para pouco propósito! Abraços

  12. Caro Valdir, bom dia!
    Respeito a sua opinião, mas penso o contrário. Jamais poderemos esquecer deste fatídico ano de 2017. Que ele sirva de exemplo de tudo aquilo que não se deve fazer. A nova Diretoria tem que assentar e passar a limpo este ano, detectando os erros e acertos.
    “Errar é humano, mas persistir no erro é burrice”.
    Abraços

  13. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Ufa…. finalmente chegou o dia de se eleger o futuro mandatário.
    A minha expectativa é a mesma de toda a Torcida. Que o novo Presidente possa gerir o Galo com muita responsabilidade, compromisso e principalmente PULSO FORTE em todas as esferas (administrativa, financeira e principalmente no futebol).
    Houveram momentos de tanta ira de minha parte com a atual Diretoria, que cheguei a torcer pela oposição. Mas, reconheço que estava torcendo contra o Galo.
    Não podemos esquecer que Sette Câmara tem o apoio de gente de peso (Kalil, R Guimarães e R Menin). Vamos precisar muito deles… $$$$$$.
    Ah, pelo amor de Deus, que o vencedor já tenha em pauta a mudança de Estatuto no que diz respeito em antecipar as eleições para setembro. Foi sofrido, tantas coisas acontecendo e todos de mãos atadas.
    Um lembrete: o Galo é GRANDE, a Torcida não permite mais gestões sem grandes AMBIÇÕES.
    Boa sorte para todos nós.

  14. Não tenho o mesmo otimismo do blogueiro. Pelo jeito que começou (Gallo, Oswaldo Oliveira em 18, Arouca, Tiago Heleno?, etc) será mais do mesmo. Uma triste realidade para o torcedor alvinegro. Espero sinceramente que a nova Diretoria pelo menos tenha mais transparência do que a antecessora. Mais acesso às informações de bastidores, dívidas, processos, DM, contratações, etc… É o mínimo.

    Ainda não vi a barca de dispensa tão esperada pela Massa. Na minha opinião, não continua: Erazo, Felipe Santana, Alex Silva, Roger B, Valdívia, Elias, Robinho (já foi), Marlone, Clayton, Rafael Moura (já foi).
    Marcos Rocha e Cazares podem ser boas moedas de troca. Com menos recursos, é momento de ter inteligência nas negociações.
    O time precisa ser mais jovem, competitivo, ter sangue nos olhos como dizem por aí… O perfil tem que ser esse. Que assistam vídeos, leiam muito sobre a história do clube e ouçam os antigos ídolos. PARA JOGAR NO GALO , PRECISA ENTENDER O QUE SIGNIFICA O GALO!

    FOCO NO BRASILEIRO!

  15. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. Espero que o novo presidente reconduza o nosso GALO ao caminho que leva as glórias alcançadas na gestão do presidente kalil . Que tenha como prioridade os jogadores da base do clube e que contrate jogadores visando os interesses do nosso Atlético e não de empresários ou mesmo de jogadores improdutivos.

  16. O Superesportes informa que Robinho enviou documento ao Galo, formalizando sua saída. Foi a melhor decisão. Espero que com a economia o Galo contrate o técnico Cuca (custaria metade do salário atual do jogador e seria muito mais útil). Como a decisão partiu do próprio Robinho, melhor ainda. Às vezes a sorte ajuda. Robinho, estranhamente, sempre ganhou uma fortuna no Galo, muito acima do salário, por exemplo, do Tardelli. A notícia é boa, mas não resolve tudo. Tomara que vendam Marcos Rocha, Gabriel e Elias e dispensem um monte: Adílson, Roger Bernardo, Felipe Santana, Mansur, Marlone e Valdívia, no mínimo. Osvaldo Oliveira fez bom trabalho, mas não razão para mantê-lo, estando o Cuca livre no mercado. Espero que a nova direção faça o certo, não o cômodo. Volta Cuca.

    1. Caro Maurício, as coisas nem sempre sao como queremos. Não vejo essa mudança radical que você pleiteia não. A diretoria só vai dispensar quem tem contrato a vencer em dezembro/2017, com raras exceções. Se contratar 2 laterais, 1 zagueiro xerifão, 1 ou 2 volantes, 1 meia armador, 1 atacante de lado velocista e 1 centroavante de estilo diferente do Fred, tá bom demais. Saudações Atleticanas!

  17. Bom dia Canto do Galo.
    Acho que o maior erro na direção do Daniel foi a escolha de técnicos. Alguns acham que o título do Mineiro não vale, mas foram dois em sua direção, sendo que teve décadas – 60, 90 e 2000- que ganhamos 2 ou 3 Mineiros na década toda. Ainda fomos vice no Brasileiro e Copa do Brasil.
    No primeiro triênio do Kalil não fomos bem, foram duas temporadas lutando contra o rebaixamento. Já no segundo mandato do Kalil que vieram os títulos. Se compararmos a administração do Daniel com a do Kalil ele sai devendo, mas quando compararmos com os de outras décadas o saldo não é tão negativo como parece. O Daniel queria o melhor faltou experiência. Acho uma boa pessoa que teve decisões infelizes na escolha de técnicos.

  18. Conheço apenas o Dr.Lásaro, excelente advogado e professor em sua área. O outro só profissionalmente e que teria um grande escritório de advocacia. Porém, com o devido respeito, isso seria o bastante para DIRIGIR um grande clube de futebol do nível do Galo? Sempre entendi que para tanto é necessário alguém com experiência EMPRESARIAL, porque, quer queiram ou não, clube de futebol de há muito, e principalmente nos dias atuais, se equipara a uma verdadeira EMPRESA, com características e problemas dos mais difíceis. Contudo, é claro que vamos torcer, e muito, principalmente pelo Dr. Lásaro, para que adquiram essa experiência e sejam vitoriosos.

  19. Salve salve Dudu e Canto do GALO,saudações!
    ✓ esperamos que os vencedores do pleito mantenham o CAM no lugar q merece. Q tenhamos uma votação dentro da normalidade e, não apareça “chinês,coreano ou sócio do além” atravessando o samba como aconteceu em certas agremiações por aí. ??? GALO

    1. Não quero que nos mantenham onde estamos não viu?
      Estamos em 9o no Brasileirão, depois de sermos eliminados pelo Londrina e pelo J. Wilstermann.
      Única coisa boa de 2017 foi os jogos contra as treme-treme, mas de novo, até o Ziza já passou o carro no freguês.

      1. Entenda amigão! O lugar do CAM é acima dos demais das camisas feionas ,TODOS sem distinção…isto foi o q eu quis dizer! Nona colocação é pra time pequeno,e o meu CAM não é ….9 é número mentiroso e coisa de chato ,se é q me entendes! Para o CAM tudo para o restante NADA…sigamos e saudações??? GALO

      2. Por falar em atleticano chato , carioca campeão no México e a gnt aqui com adilson!!!! Agora é torcer pro Robinho ir embora. Se é pra ter volante brucutu , tragam o Pierre de volta. Com relação ao novo presidente , espero que seja mais pulso firme, pq esse ano fred colecionou expulsões idiotas e Nepomuceno passou a mão na cabeca. Prefiro errar pegando no pé do jogador , do que ficar idolatrando e eles fingirem que jogam . Primeira atitude do novo presidente deveria ser anunciar uma Barça e fazer igual Levir fez, jogador é estatística , jogou bem é titular , jogou mal vai pro banco.Muda galo!!!!!

  20. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Que novos ventos cheguem com esta mudança de direção e tenhamos um Galo forte e vingador novamente, Lásaro é um defensor ferrenho do Galo prestas serviços importantíssimos para o Galo. Sette Câmara vive o dia a dia do Galo a muitos anos, portanto sabem os trâmites e tudo que é necessário para o bom andamento adminstrativo e financeiro do time. Nos resta torcer para dentro das 4 linhas a coisa da liga e termos um 2018 muito melhor e com muito mais alegria que 2017. Borá Galão. A partir de amanhã novos novas pessoas estarão comandando nosso Time do coração, nossa alegria maior, que Deus abençõe e de sabedoria para essas pessoas, pois o Galão indo bem, o Estado de Minas Gerais fica mais feliz, em sua grande maioria, as ruas pintadas de preto e branco e o orgulho alvinegro sempre estampado no rosto. BICA BICUDO.

  21. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    Nem vou comentar o que já tá decidido e como a dupla Sete/Lázaro será a vencedora, que Deus possa encaminha-los a uma boa administração, sempre pensando no time de futebol, que é o que mais que nos interessa. A minha preocupação maior é essa sexta vaga da libertadores vir, pois só assim, penso eu, que vão correr atrás e formar um time a altura para o ano 2018. Tem pseudos atleticanos que são contra, por causa da ironia de justamente ela vir com a conquista do flamerda. Juro que não estou nem aí, se este time vai ser campeão ou não, pois o que me interessa e devemos pensar sempre é na instituição CAM. Saudações Atleticanas!

  22. Bom dia,

    Gostaria de saber quando os sócios poderão votar para presidente do Galo. Pago sócio torcedor e bem morando em BH estou, pago único e exclusivamente para ajudar ao Galo.

    Quando os sócios votam, há resultados inesperados, vide inter e Santos. Desta forma, sem futebol não tem reeleição.

    Da forma que está, o próximo presidente após o Sette Câmara, já será escolhido hoje mesmo, ou seja, que a situação escolhe ganha!!!

    Está fórmula sutil me remete às assembleias legislativas…

    Um adendo: muito feliz pelo mal feitor está indo embora. Lugar de criminoso deste nivel não é no campo e sim entre 4 paredes em Neves, de preferência de batom.

  23. Eu acho que 2017 é um ano pra ser esquecido. Ganhamos o Mineiro e fizemos as Marias tremerem
    novamente ( Elas sempre tremem ). Devemos classificar pra libertadores, porém, sem o menor mérito .Que 2018 , o GALÃO DA MASSA volte a ser aquele time de encher os olhos.

  24. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Pelo título do post, você parece não ter dúvidas de que as coisas vão mudar na administração do Galo. Também sou confiante e acho que o possível vencedor não tem o perfil de passividade do presidente atual. Jogador de futebol não pode ter corda bamba. E pelas posições incoerentes e inconsistentes do opositor, o melhor é continuar, mas rezando para que não seja mais do mesmo… Vai Galooooo! ?

    1. Estou com o Paulo Henrique e com o Eduardo: hoje é o dia da virada
      Termina a era Nepomuceno que hoje está em baixa , mas um dia a história vai reverenciar como aquele Presidente que deu a partida para a construção do estádio do Galo.
      Agora é partir para 2018 disputar a libertadores com o sete Câmera no volante da nave atleticana.
      Vamos conquistar muitos títulos.
      GALÔ moçada.
      Robinho fica, Kalil falou e eu acredito no Kalil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *