Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Canto do Galo e a turma do mingau

Ângelo Lage

É de causar espécie aos que lêem o blog o Canto do Galo, a reunião diária dos seus membros, comandado pelo Ávila, com as bençãos do Padre Torga.

Dizem os entendidos e podemos comprovar, que ser velho é o resultado de uma espécie de lassitude moral, um problema de indivíduos descuidados que foram incapazes de se envolver em atividades motivadoras, tais como a de desopilar o fígado, lendo e escrevendo “asneiras”. Ou manifestando as nossas “jumentices” (Domingos Sávio), ou ainda, não tem a menor importância (Theobaldo), entendendo ser o melhor remédio para vida, sobretudo para aqueles que já passaram das 60 primaveras e trazem consigo as marcas indeléveis da longa estrada.

Não há ilesos no grupo, todos, sem exceção, a par de alguns sucessos trazem consigo sequelas de saúde e espírito. Daí a necessidade de juntar, ombrear uns aos outros, tornando os dias mais felizes, quando juntos manifestamos as nossas paixões pelo glorioso Clube Atlético Mineiro.

Às vezes aparecem algumas divergências, logo superadas, afinal somos todos atleticanos e queremos sempre o melhor para o Galo. Vez por outra, tomamos conhecimento, de reuniões da turma de Araxá e adjacências (Padre Torga), para troca de figurinhas, com beers, schots, água, chá de camomila e tira-gosto à vontade.

Este encontro de velhos amigos e amigos velhos é o caminho para não ficar velho ranzinza, mas sim jovens mais longevos. É comum ver-se, neste blog, marias infiltrados, mas com certeza, querem outonar suas vidas com um grupo de igual valor ao do Canto do Galo. Agradecemos a Deus pelo convívio e ao Ávila por nos permitir tão agradáveis encontros.

Aos invejosos, que não frequentam este blog, aconselhamos fazer o mesmo, reúnam seus grupos, promovam encontros e verão a alegria que isso dá – alegria é vida e não há vida melhor do que a benção divina e o encontro com os amigos diariamente neste blog, para falar da nossa paixão: CLUBE ATLETICO MINEIRO.

*fotos: arquivo pessoal

16 thoughts to “O Canto do Galo e a turma do mingau”

  1. Ser Atleticano é um verdadeiro estado de espírito,sr Ângelo. Vossa letra exemplifica isso…
    Forte abraço
    Saudações Atleticanas

  2. OBRIGADO A TODOS PELA INTERAÇÃO E GENEROSIDADE DAS PALAVRAS. A TURMA DO “MINGAU ” É SUPIMPA. COMO É BOM FAZER AMIGOS. UM FORTE ABRAÇO.

  3. Bom dia Ângelo e demais.

    O blog do GALO, é a minha primeira leitura diária.

    Além do Eduardo, sempre tem os comentários do Ernest e DS, que considero participações imprescindíveis para manutenção do bom humor diário.

    Eu também acho que está faltando um pouco mais participações suas e do Teobaldo na nossa leitura diária.

    Muita saúde para todos nós e viva o GALO!!

  4. Amigalo Angelo, nada melhor que uma crônica leve e amigável para uma Sexta Feira.

    Vou no seu embalo e por hoje, brindar você, o Eduardo e todos os frequentadores do Blog com um vida longa e muita saúde.

    Que o nosso CAM continue nos dando alegrias mesmo que nem sempre.

    E que essa SAF Atleticana consiga sair dessa crise financeira que parece não ter fim.

  5. Bom dia a todos!!!

    O Canto do Galo também é cultura!!!
    Sempre aprendo com os ensinamentos desta turma, destacando o Sr. Ângelo, DS, Ernest, Teobaldo e outros, como o nosso “estou blogueiro” Ávila.
    Parabens aos envolvidos.

  6. Bom dia a todos! Excelente reflexão caro Ângelo, obrigado pelo empenho em nos brindar com essa bela mensagem nesse hiato futebolístico. Obrigado por compartilhar e nos energizar a cada dia. Obrigado Ávila por manter esse espaço que acompanho diariamente ha 1 década.

    Abs

  7. O PADRE QUE VICIOU NO CHÁ DE CAMOMILA

    Reza a lenda lá no Engenho do Ribeiro que um menino, depois de pastorear as cabras, arrependeu-se amargamente e resolveu confessar-se com o Padre Pedro, de abençoada memória, que saía uma vez por mês de Bom Despacho para atender o lugarejo…

    Mas o menino pensou bem e disse de si pra si mesmo, “ah, não vai dar pra confessar com o Padre Pedro não, a vergonha é grande. Melhor ir lá na Perdizinha confessar com um padre desconhecido”…

    E foi de carona no primeiro caminhão FENEMÊ que passou pelo Trevo da Tê e partiu Perdizinha…

    Já no confessionário, o Padre T., que ouvia os pecados daquele menino, começou a sentir umas pontadas no estômago e, discretamente, pegou uma garrafa térmica e uma xícara, despejando um líquido amarelado e desconhecido do juvenil…

    O juvenil, curioso, perguntou: “Padre T., o que o senhor está bebendo aí?”

    O padre respondeu: “Ah, junio, é um chá de camomila para acalmar os nervos… Porque, com tanto pecado cabeludo que ouço aqui, às vezes dá vontade de beber algo bem mais forte!”

    ÂNGELO, valeu pela sexta-feira que começou leve graças ao seu espírito de tornar o CANTO DO GALO um espaço no qual, a despeito de nossas ranzinzices, jumentices e chatices, vivermos aqui uma irmandade que nos deixa muito próximos, apesar das distâncias…

    Você, ÂNGELO, nosso decano, é merecedor de uma vida longa com felicidades e paz!

    E VIVA O GALO!!!

    1. Oh Ernest, miora, esse negócio de pastorear cabras, deve ser coisas dos meninos da vila militar, com a criação de cabras da Bituta lá na mata do tiro. Acuse-o do que você faz! E para seu conhecimento o Ângelo detesta chá de camomila e puxa-saco!

  8. E a cessão calote parece não ter fim.
    Agora surgiu a do Paulinho.
    Quem será a próxima vítima?
    Enquanto isto, o Galo ainda atrás do tal volante, pelo que parece único reforço que poderá chegar na janela.
    Aí fica a pergunta: O tal CEGA, ops! CIGA não tinha uma lista com no mínimo 5 jogadores por posição para sugerir ao clube?
    Quer dizer que o clube gasta 400 picanhas por mês com este tal CEGA, ops! CIGA e os caras não conseguem achar um cabeça de área?
    Uai, então chama o Garcês, paga um jantar pra ele e ele indica pelo menos uns 10, aqui de times sul americanos.
    fato é que desde a saída de Bataglia (6 meses atrás) e depois agravada pela de Otávio, o clube anda atrás desta pérola.
    Depois o Gepeto Jr. não quer que critiquem os professionais que estão trabalhando no clube.

    1. JBHGALO: O Cuca tem plena capacidade de indicar esse volante e até já indicou tres: Gregori e Vilasanti e Alan. O Galo não conseguiu contratar nenhum deles. A vontade de contratar dessa Saf é identifica a de Eduardo de Ávila de aceitar o segundo livramento de Padre Torga.

  9. Salve Massa, Ângelo e Guru

    A espera pela postagem do amigalo valeu a pena.
    Uma obra prima de civilidade e um aprendizado de como levar a vida.
    Poucas palavras e muitas lições. Simples assim.

  10. Deixo registrada a minha inveja (positiva) por não ser capaz de transmitir um ensinamento de vida tão profundo com palavras tão simples. Um beijo fraternal ao meu decano favorito.

  11. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Aí Ernest, o Teobaldo acabou de me falar no PV, para você sair aí de Uberaba e ir até Brasília tomar um chá de Camomila com o decano do Canto do Galo, para uma aula magna sobre capacidade de síntese. O Toninho de Juiz de Fora deve estar qualificando o :texto de hoje: lapidar. O Ernest que hoje está na cada da sua mãe, lá em Bom Despacho, serrotando um chá de camomila, vai mostrar a Dona Marcela e aos irmãos a foto publicada no blog, para orgulho da mamãe e inveja dos irmãos. Melhor parar de falar asneiras, senão Padre Torga não me perdoa. Parabéns pelo texto Ângelo. Você é Phoda. Abraço

    1. kkkk…Verdade….texto conciso, claro e elegante, com frases bem trabalhadas e com impacto, semelhante à forma como uma pedra preciosa é lapidada para revelar sua beleza..sem asneiras…ops! Mas pra não falar que não falei de ranzinices…..,perai…De verdade não precisava de chamar outros torcedores de Maria, né? Até pq existem Marias que são atleticanas. Mas o meu respeito a todos vcs citados permanece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading