Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Atleticano não abandona o Galo

Claro que o Torcedor está chateado com o desempenho do time e ávido por melhores resultados na temporada. Afinal, nos dez últimos jogos – ou seja – 30 pontos disputados, somamos tão e somente 12 deles (míseros 40%). Foram quatro derrotas (Palmeiras, Vitória, flamídia e Botafogo), três empates (Fortaleza, Atlético GO e Juventude) e igual número de vitórias (Bragantino, Internacional e São Paulo). Desempenho sofrível!

Na terça-feira, apesar de mostrar o futebol que a Massa gosta e ao melhor estilo Milito, pecamos por erros imperdoáveis e voltamos frustrados com o empate em Brasília. Torcida a favor, apesar do mando do Juventude, nem assim nossos jogadores conseguiram a vitória. Aproveitando, não posso deixar de mencionar, acho absurdo a cbf permitir essa venda de mando de campo em troca de faturamento. A situação gaúcha, em função das chuvas, foi transitória e já está superada.

Falamos ontem sobre o jogo. Durante toda a quarta-feira o assunto seguiu sobre esse frustrante resultado. E, quase unanimidade, reconhecendo o bom jogo do Galo. Porém, imperdoáveis nas prosas identifiquei, a quantidade de gols sofridos e a fragilidade do nosso sistema defensivo nos gols (últimos jogos) que estamos sofrendo. Cuca e Felipão foram treinadores que primeiro organizavam a defesa, depois avançava até chegar ao ataque. Estamos muito vulneráveis lá atrás. Todo mundo desce, aquela marcação alta quase sempre permite roubar a bola e ameaçar o adversário. Mas quando perdemos a jogada, o contra-ataque tem sido mortal.

A maioria esmagadora dos Atleticanos demonstram confiança no Milito, mas paralelo a isso, reclamam da desorganização do sistema defensivo. O treinador tem de mudar esse roteiro e urgente, ontem o Vasco – nosso próximo adversário – já ultrapassou o Galo na tabela de classificação. Esse mesmo time, ano passado, quando perdemos o título por quatro pontos, venceu duas vezes, cá e lá pelo Brasileiro. Não podemos aceitar sequer empatar no domingo. Tem de vencer e reagir!

E mais, elenco qualificado agora temos. Lá atrás, além dos laterais Saravia (que foi um dos que falhou no gol em Brasília) e Arana (que não joga pelo terceiro infantil cartão amarelo), temos zagueiros fortes e consistentes. Fuchs, Lyanco (que podem fazer o lado direito), Alonso (atua também na ala esquerda), até Bataglia que tem sido utilizado e bem na posição. Será que não consegue achar quatro nomes entre eles para formar uma forte e consistente defesa. Não creio! É definir quais e orientar pra fechar a casinha e não deixar o Matheus Mendes ter de se virar. Covardia!

Dalí pra frente, contando até com a chegada do Fausto Vera (que acho será titular), temos bons jogadores como Otávio, Alan Franco, Zaracho para escolher um ou dois. Fora isso, com absoluta convicção, todo Atleticano opta por Scarpa e Bernard (à primeira vista, voltou melhor que foi), completando o meio e colocado nos atacantes Paulinho e Hulk. Além dos nomes que menciono na prosa de hoje temos muitos bons jogadores no banco para eventualidades. Everson (em recuperação) Rabello, Rômulo, Rubens (sendo liberado), Palacios, Vargas e outros menos citados. Porém Mariano e Kardec não creio que possam dar a volta por cima. O primeiro foi importantíssimo em2021 e o outro até hoje não mostrou a que veio. Custo benefício de ambos é crítico. Tampouco, caro Milito, fazer do atacante seu novo Pedrinho. O ex-jogador era acionado com frequência, sem resultado efetivo, assim como o centroavante que não acha o caminho do gol

Em tempo: se não abandonamos o Galo em temporadas que a luta era para não cair (se fosse citar os nomes desses elencos…), não será agora com o plantel que dispomos que vamos ceder ao canto de sirigaitas. Ajuda nóis ai Milito, arruma essa defesa. O Atleticano não abandona o Galo

 

*fotos: Pedro Souza/Atlético

33 thoughts to “O Atleticano não abandona o Galo”

    1. O mesmo de sempre, assim como postam – aqui e no blog de outro time tentando provocar – que o gelo tava tão gelado que queimou a mão de quem sorteou.

  1. TODOS OS TIMES JÁ SABEM O MAPA DA MINA PARA GANHAR DO ATLÉTICO , É SÓ NO CONTRA ATAQUE….
    OS DOIS VOLANTES LÁ NA FRENTE PERDEM A BOLA E TOMA CONTRA ATAQUE , A DEFESA SEM PROTEÇÃO VIRA UM BURACO…….
    SERÁ POSSÍVEL QUE ESSE MILITO É BURRO OU CEGO ??? QUE NÃO ESTÁ VENDO ISSO.

  2. MILITO ESTÁ PERDIDO E O TIME CONFUSO EM CAMPO.
    OS DOIS VOLANTES ESTÃO JOGANDO MUITO ADIANTADOS , DEIXANDO A DEFESA COMPLETAMENTE EXPOSTA……… POR ISSO O ATLÉTICO TEM SOFRIDO MUITOS GOLS EM CONTRA ATAQUE.
    ESSE GRAVE PROBLEMA É CULPA DO MILITO……

  3. [•••]”se não abandonamos o Galo em temporadas que a luta era para não cair (se fosse citar os nomes desses elencos…)”[•••]
    Caro, se me permite! No CAMpeonato BR- 93 só ñ fomos p o limbo da segundona pq NÃO houve reBaixamento neste ano. Hj a gente ouve muito ” o bagre isso,aquilo, aquilo outro, etc etc… O GALO já teve Grandes Esquadrões em sua História, mas teve tbm inúmeros chamados “bagre da bola”. No ano de 1993 eram eles :
    GL- Assis
    LD – Kanapkis
    ZG – Anderson
    ZG – Fernando Rosa  
    LE – Toninho Pereira
    VL – Daniel
    MC  – William
    MC – Zé Carlos
    MC – Carlos
    AT – Sérgio Araújo
    AT – Wiver
    Treinador: Moisés _ aqle ex zagueiro do vasco_
    A CAMpanha: Atlético 20º colocado :
    4 PG .14 JG . 1 V . 2 E . 11 D . 7 GP . 21 GC . – 14 SG. _ QUATRO pts ganhos e UMA mísera vitória q na época valiam 2 pts apenas_
    Se não abandonamos nesta época, nem qdº ricardo guimarães_ sergio coelho, 7câmara e esses outros q se dizem “atleticanos abnegados” MANCHARAM p sempre a nossa Armadura,ñ será agora q isso irá ocorrer. O Atleticano é FIEL com suas cores, o problema é q esses abnegados dum kralho não sabem disto. #FechadoComMilito
    Vamos GALO! Prá cimmmmaaaa…
    Forte abraço.
     

  4. Nada muda no cenário TORCIDA… somos Atleticanos e apaixonados pelo GALO… apoio nunca faltou nem quando tínhamos times horríveis.

    Críticas são feitas quando necessárias e vão continuar (no mundo do futebol é assim), agora, se melhorar e embalar, os elogios voltam a ser feitos como é em qualquer lugar que se pratica futebol.

    O time do nosso CAM encorpado com as contratações etc. no papel é muito bom, então, agora cabe ao Milito e seus comandados fazerem a parte que lhes cabem… jogar bem, vencer os jogos e correr atrás do que todos querem… levantar canecos!!!

    O apoio da MASSA vai ser como de sempre, total e irrestrito!!!

  5. O ATLETICANO, nessa história, é que foi abandonado!!!!
    O time tem ( ainda)uma defesa extremamente vulnerável e um ataque de raiva!!
    Hulk já não aguenta mais. Atualmente mais atrapalha do que ajuda.Paulinho não marca( nem o adversário e nem gol).Atacante que não faz gol temos o Kardec.

  6. Hulk de novo

    Neste esquema meio camicase do Milito o que mais tem sido mortal contra o Galo são as bolas perdidas com o adversário saindo pro ataque e nossa defesa e meio campo desguarnecidos, já que está todo mundo la na frente.
    Alguém precisa falar com Hulk que ele definitivamente precisa soltar a bola rápido e evitar de perdê-la, porque todas as vezes que isto acontece é um Deus nos acuda.

    1. A facilidade com que o Hulk perde a bola e caí no gramado reclamando é algo espantoso da qual vc não vê a imprensa falar. Não sei se a idade já está pesando, já foi muito decisivo, mas atualmente a produção tem sido pífia pelo que ganha, mas como em terra de cego quem tem um olho é rei…

  7. Hoje tem a bolinha viciada da Confederação Brasileira de Falcatruas no “sorteio” da Copa do Brasil. Vamos às projeções: GALO tem 99% de chances de jogar com alguma pedreira e com o segundo jogo fora de BH. Flamídia e Palmeiras tem 101% de chances de jogarem contra times menos expressivos e em fase ruim e com o segundo jogo dentro de seus domínios. Como o nosso pão com manteiga sempre cai com o lado da manteiga pra baixo tô me agarrando no nosso 1% de chance.

    1. Caro EduGALOdoido,

      Rapaz, você acertou em cheio meu amigo.

      Vc não sabe como estamos felizes com esse sorteio.
      Se não passar pelo CRB, vamos fazer o que, né?

      Me desculpa pela brincadeira, mas continua com as suas previsões nos próximos sorteios, que tá dando sorte.

      Um abraço alvinegro.

  8. Salve Massa e Guru

    Nosso aproveitamento no brasileiro é ridículo, principalmente levando em consideração o nosso dito “elenco qualificado”.
    Este tal “elenco qualificado” caiu por terra, justamente quando mais precisávamos dele e nenhum reserva correspondeu à confiança do técnico, ou seja, Milito ficou na mão.
    Milito talvez tenha errado, justamente porque achava que os reservas dariam continuação às boas atuações dos titulares e melhor, ele poderia continuar com o mesmo sistema de jogo. O resultado é a nossa colocação de hoje no brasileirão.
    Precisamos lembrar então a origem do problema que foi a SAF e a diretoria, que venderam o tal elenco qualificado pra todo mundo, inclusive a torcida e o resultado todos viram.
    No último jogo HULK foi muito cobrado sua atuação e não sem razão e deveria até ter sido substituído, mas colocar quem do elenco qualificado?
    Estamos há 2 anos procurando um camisa 9 ou atacante como alternativa a e ele e Paulinho e cadê?
    Mas espero sinceramente que com a volta dos jogadores ausentes e a chegada dos reforços, possamos no segundo turno virar a chave.
    Mas sem um atacante de opção esta tarefa será muito, mas muito mais difícil!!!!

  9. Se o Departamento de Futebol do Galo fosse mais organizado, faria o Arana forçar o 3o cartão amarelo no último jogo antes de ir para a Copa América. Agora noa, o cara volta, joga 2 partidas toma o cartão e fica mais uma fora.

    1. Caro, com todo respeito, mas o segundo anarelo foi no exato jogo (Bahia) que você cobra o terceiro. Não se preocupe, eu também, distraidamente, fiz cobrança parecida. Enfim, estava equivocado o blogueiro nesse registro. Sigamos!

      1. Quem deveria ter forçado o 3º cartão no período em q estava fazendo a transição na saída do DM era o Saravia,tempo p isso eles tiveram. Entraría em CAMpo já no final de um jogo forçaria la “tarjeta amarillo” e certamente a falta necessária q ele faria no jogo passado evitaria o gol q tomamos. Neste porém,faltou malandragem do deptº de futebol com toda certeza,caro Roberto! Aquela máxima ,tem responsável pelo scout q anda comendo mosca com tanta informação relevante disponível hj em dia.
        Saudações Atleticanas.

  10. O que nos deixava agoniados com filipao era o futebol reativo, burrocratico , lento e da mesmice , contavamos somente com atuações individuais pra virar ou ganhar um jogo. A malfadada , irritante trança trança e recuos de bola , voltou com força com este treinador. O forte apoio gigantesco que Milito teve e ainda tem , foi o maior motivo da euforia por sua contratação. Como fazer diferente , como mexer o caldo , com as boas e caras peças de que dispõe. Veio como um messias , mostrou exuberancia e intensidade nos primeiros jogos , mas agora está caindo na vala comum do jogo mal jogado, desinteligente e vulnerável , igualzinho seus pares , coudte e rebeldia do sao paulo , desorganizado e improdutivo. Igualzinho ; porém sem os faniquitos de colegiais histericas , felizmente , mas suas ultimas entrevistas pós jogos e suas analises após derrotas vexatórias e empates amargos , num campeonato que exige captura de pontos , mostram uma péssima característica : fala , fala, fala e não diz nada. Às vezes prefiro os coices do pessimo filipão , escondem menos a verdade. Queremos saber como corrige a famigerada troca de bolas em frente de nossa área, como tampar este buraco negro na frente de nossa defesa, como o bom Otávio e o limitado Alan Franco , ao invés de estarem muito na frente, onde nada produzem e voltam correndo atrás dos contraataques dos adversarios, corrida ingloria e com final infeliz , bolas nas nossa redes . Porque não aproveita a hierarquia de seu cargo e conversa tete a tete com nosso herói , desfocado e distante , com xxcarpa e paulinho errando gols a rodo, com finalizações ridiculas , pisando na máxima que time que erra gols feitos é o caminho mais curto pra demissão de treinadores e o caminho curtíssimo pro fim da tabela até a zona da confusão. Por mais paradoxal que pareça , ainda confio em Milito , seus primeiros jogos aqui, provam isto. Que recupere a pegada, que faça o time jogar estilo galo doido, como um fio desencapado, mas com organização e inteligencia. Fuja dos falsos elogios e de uma diretoria que parece apreciar a má fase do time , minha critica é dem torcedor , posso falar o que quiser , a nossa atual insatisfação é muito justa ,não entregue o campeonato de mão beijada, como está fazendo. Volte Milito das dez primeiras partidas , foi pra isto que voce veio

    1. Amigo Evandro, estava vendo os melhores momentos de Botafogo e palmeiras, como pode nosso diretor a época perder um cara como o Savarino: Rápido, finaliza bem, participativo, não é egoísta.
      Adorava fazer gols na mulambada.

  11. Bom dia xará e amigalos!
    Caríssimo Gurú. Realmente o atleticano não abandona o GALO, o futebol do GALO é que vem abandonando o torcedor. Após a conquista do ruralito(vários times que encararam o GALO de frente não classificaram de fase na Série D!!!!!!) o GALO só tem míseros e vexatórios 46% de aproveitamento no principal torneio nacional do ano. Então a desconfiança com esse treinador tende a ser natural e progressiva se a defesa continuar tomando gol em todos os jogos. O próximo da lista, Vasco, já nos faz de freguês há tempos. O esquema de Milito é interessante: VAI O ATAQUE “MARAVILHA” COMO UM ROLO COMPRESSOR CONTRA O ADVERSÁRIO, AÍ TEM UM PASSE ERRADO, PERDEM A BOLA DE FORMA BISONHA E VOLTAM CORRENDO COM A DEFESA NO “DEUS NOS ACUDA!!!”. É isso o jogo todo. Não é possível que o treinador e toda sua comissão técnica não percebeu!!!!!!!!!! A MASSA vai fazer sua parte como sempre mas se não arrumar a casinha não tem jeito.

  12. Bom dia.

    Apoio com a presença in loco da torcida, nunca faltou.

    Desde ontem, acesso ao site e não aparece ingresso disponível para comprar. Aparece somente um ingresso para o setor Inter leste, porém não consigo acessa-lo (seria bug?).

    Parece que o horário de 16 horas, no domingo, continua sendo o mais conveniente ao torcedor do GALO.

    Abraço

  13. Bom dia…Bons ataques ganham jogos, boas defesas ganham campeonatos…Time sem organização na defesa não vai a lugar nenhum…Tem que arrumar isso, senão vai cair Milito…os não resultados não vem. Bora mexer o doce e arrumar essa defesa e dar equilíbrio para o time de um modo geral. Queria destacar um ponto da entrevista do CEO, ressaltando os investimentos anteriores a SAF dando a entender que esses investimentos foram realizados com objetivo de integrar o pacote da saf, ou seja já era pensado a aquisição da saf…corroborando com o que eu já falei aqui….foi tudo calculado e pensado bem antes quando saiu a lei das safs…aquele fake de americano rico foi só pra desviar o foco…mas sigamos ta feito, ta feito…até bom serem eles (Rs), mas ainda não engulo como foi feito o processo. Saudações.

  14. MATEUS,SARAVIA,LYANCO,ALONSO E ARANA
    BATAGLIA,OTAVIO,VERAS E SCARPA.
    BERNARD E PAULINHO(HULCK)
    PRIMEIRO DEFENDER DEPOIS ATACAR.
    TODO ADVERSÁRIO JOGA COM O GALO DA MESMA FORMA. DUAS LINHAS DE QUATRO ATRÁS E DOIS NO MEIO PRÁ PARTIR PPRÁ CIMA DA BECAIADA DO GALO QUE QUANDO TEM IGOR,LEMOS,FUCKS,NA REAGUARDA É COMO DIZIAO DARIO,MAMÃO COM AÇUCAR.
    TEM QUE FICAR DOIS BEQUES DE PLANTÃO E UM NO MEIO PRÁ SUSTENTAÇÃO DEFENSIVA.
    BEQUE É BEQUE E NÃO ATACANTE PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO TÊM CATEGORIA SUFICIENTE PRÁ ARRISCAR ,POIS NÃO CONSEGUEM VOLTAR E AÍ É UM AI JESUS.
    SE ATACAR PELA DIREITA O LADO ESQUERDO TEM QUE DAR PROTEÇÃO E NÃO IR TAMBÉM. E O FAMOSO VICE E VERSA.
    E VAMO QUE VAMO
    DOMINGO CONTRA O VASCO É INIMAGINÁVEL RESULTADO QUE NÃO A VITÓRIA.

  15. Bom dia! Acho que com a contratação do Fausto Vera, a proteção à zaga vai melhorar. Pra quem acompanha os jogos no campo, é visível que nosso problema é a lentidão de alguns jogadores. Atacamos com muita gente, então ao perdermos a bola, a recomposição tem que ser rápida, como nao foi contra o Juventude após o Saravia perder a bola. Otávio, tem qualidades, bom passe, mas é extremamente lento, perna curta, sempre demora pra recompor (lembra o volante Helcio, que jogou no início dos anos 2000, todo gol que o Galo levava na epoca, ele tava correndo atrás dos atacantes), certamente será reserva. Fuchs, mesmo sendo mais rapido que as lesmas Rabello e Lemos, tbm é lento (e molenga). Confio no Milito e nos reforços. Falar em troca de treinador agora é coisa de boçal. Sigamos! SAN

  16. Ontem assisti a Botafogo e Palmeiras. Parecia que o campo estava menor de tão combatente eram as duas equipes. O time é isso, um conjunto pra atacar e defender. O problema que vejo no Galo não é a defesa em si, mas o conjunto que só funciona pra frente, como uma sanfona que só vai. A recomposição dos atacantes não existe, e parece que não tem um plano b, quando se perde a bola. Exemplo, em Brasília Saraiva perdeu indo para o ataque, o atacante sem bola correu entre a cobertura da lateral e o nosso volante que ( no caso Otávio) que marcou com os olhos, quando tentou ir, já era. Essa coesão de não dar espaço é que falta. Hoje entramos no campo já pensando assim, temos que marcar dois gols pq é um é certo de levar. Os times já vem sabendo o que fazer, da a bola pro Galo e espera a hora de espetar uma bola entre o lateral e o volante, e aí seu Milito é difícil ver isso ou vamos ficar no discurso de fomos bem, só faltou ganhar?

    1. Esse estilo de jogo do galo eh inoperante,não cria nada de efetivo poucos lances de perigo,Milito só pensa em atacar ,só tem esse esquema de jogo não tem outro plano ,só enche time de atacante tá igual sampaoli.

    2. Eu não gosto do Otávio, acho um jogador mediano, ruim tecnicamente. Mas naquele lance específico o erro foi do Saravia que tentou dar um bote de peladeiro, totalmente desnecessário, com o jogador adversário de costas . E depois do Alan Franco, que não acompanhou o Jean no contra ataque. Ele estava marcando o jogador, fechou a linha e deixou o cara ir livre nas costas. E olha que o Jean é um jogador velho e lento.
      Eu insisto que Alan Franco, Saravia, Otávio, são todos jogadores medianos.

      Espero que a dupla de volantes titular seja Battaglia e Vera

  17. Milito , samba de uma mita so. Nao arruma a defesa tima gol e si desesoerado por 20 atacantes pro tudo ou nada. Vamos aguardar

  18. Bom dia!
    Se o nosso ataque fosse mais competente, de repente não lamentaríamos tanto os gols sofridos. Esse nosso ataque, quando está num dia mais inspirado, faz um ou no máximo três gols. Precisamos de um “Tardelli”, “Obina”, “Guilherme” ou o que o valha. O Hulk não está conseguindo dominar uma bola. Faz firula e vive dando contra ataques. Paulinho faz um gol e erra dez…aí fica difícil. Estoura tudo na defesa.
    Sobre goleiros, não gostaria de contar com Everson mais não. Chega de cera e lançamentos improdutivos. Que Sampaolli o carregue.

    1. A entrevista do Paulinho depois do jogo foi vergonhosa. Foi mencionar as bobeadas que a zaga dá e que acabam resultando em gol, mas não falou nada da quantidade de gols perdidos pelo ataque, ele principalmente. É muita cara de pau.
      Esses jogadores de 1 mi por mês do Galo não estão rendendo nada, perdem gols inadmissíveis.
      Espero que melhorem muito, porque também não temos grandes reservas pra substituí-los

  19. Bom dia. O Galo tem me deixado triste pela falta de combatividade e vontade de ganhar. Tá lento e muito burocrático. Precisa ser mais envolvente e agressivo. Gostaria de ouvir do hulk pq ele não está desenvolvendo as jogadas, já que reclamou que a bola não chegou nele no jogo contra o goianiense, mas contra o juventude foi um peso pro time. Caiu morto no campo, uma cena que me lembrou histórias em quadrinhos, quando o herói, parece fraquejar, mas que LEVANTA E VAI A LUTA. ACORDA P000####@@@@. Eu quero é sangue no olho, gana de vencer.
    Me respondam:
    O que o time do bostafogo tem que nos não temos? Dinheiro?
    Treinador? Elenco? Organização?
    C a palavra os entendidos.

    1. Bom dia amigalos, ontem assisti o jogo do Botafogo, dá gosto ver esse time jogar, intenso, vertical,pra frente, rápido na saída,o Savarino comendo a bola, enquanto isso nosso Galo burocrático,lento, previsível, todo time sabe como o Galo joga , então fica fácil marcar,o Milito precisa urgentemente mudar de repertório, creio que será possível com os novos reforços,que venham logo as mudanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *