Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Novo trio maldito anima a alma Atleticana

Assim tem sido a vida do Torcedor Atleticano depois daquela sequência brochante de oito jogos no Brasileiro sem vitória.  Vencemos bem o poderoso São Paulo, lá no Morumbi, depois o Bahia aqui – ainda que pelo placar à la Felipão – e entramos renovados para o segundo turno. Em cinco rodadas deste returno, somamos três vitórias com um empate e uma derrota.

São dez pontos em 15 disputados. No turno, com os mesmos adversários, foram duas vitórias, duas derrotas e um empate. Portanto sete pontos. Aproveitamento pulou de 47% para 67%. Se adicionarmos as duas vitórias depois daquela sequência infeliz, onde conquistamos apenas quatro pontos em 24 possíveis, o rendimento melhora ainda muito. São sete jogos com cinco vitórias, uma derrota e um empate. Somamos 16 pontos em 21 disputados. Aproveitamento de campeão, ou seja, 76%.

Faço esse devaneio, pura e simplesmente, sem a intenção de sonhar com conquista maior, alimentar que podemos sim sonhar com a próxima Libertadores. Perdemos a possibilidade de brigar pelo título ali, da 10ª até a 17ª rodadas do primeiro turno. Agora, em que pese esses resultados pragmáticos que irrita a mim e a muitos, o time vem pontuando. Já disse aqui, por inúmeras vezes, sou partidário de fez um, busca o segundo, terceiro, quatro e mais gols. Mas, quem escala e faz gestos do lado de fora do campo, quem orquestra a equipe pensa diferente.

Nem por isso me acho capacitado e qualificado a criticar seu trabalho. Ora, se volto pra casa feliz com os três pontos, quem sou eu esse torcedorzinho parcial e sectário pra querer contestar o seu trabalho? Reitero, entretanto, que gostaria de ver o time sempre pra frente e fazendo gols – com folga no placar – evitando as constantes alterações no batimento cardíaco lá na Arena do Galo. Seria mais confortável. Enfim, é assunto que divide as opiniões, inclusive nos comentários aqui ontem isso pode ser facilmente percebido. Sigamos, que venha os próximos adversários.

Paralelo a isso, quero fazer algumas rápidas pinceladas e considerações sobre sábado e o time na nova casa. Já disse aqui que não sou supersticioso, mas vou sempre de calça preta e bota aos jogos. Com o calor insuportável, tive de mudar a vestimenta. O leitor é implacável. Fui cobrado por estar com roupa mais leve, mas vencemos que era o fundamental. Se empata, ai sim a superstição ia me cobrar. E quem foi percebeu a gafe no anúncio da escalação do visitante. Desatentos colocaram o treinador português do Botafogo no banco de reservas do Cuiabá.

Se foi recorde, perdemos um oitavo de cadeiras para a segurança de 50 torcedores cuiabanos. Absurdo aqueles lances vazios que poderiam e deveriam ser comercializados para Atleticanos. O juiz, embora sem qualquer influência, muito ruim. Para os dois lados. Sem critérios. Fraco! Uma curiosidade. Foi o terceiro jogo na Arena, em todos eles o Galo saiu atacando para o mesmo lado. À direita das cabines de rádio. O gol do lado da Via Expressa. Até o momento dois tentos de cada lado do campo. Desse lado ontem e o primeiro no Santos; do outro o segundo no peixe e em cima do Botafogo.

Sobre os quatro gols do Paulinho. Todos, sem exceção, com participação conjunta ou isoladamente do Pedrinho e/ou Hulk. Primeiro: Pedrinho, Hulk, Paulinho; segundo: Hulk (falta), Paulinho; terceiro: Pedrinho (lançamento longo), Paulinho; quarto: Pedrinho, Paulinho, Hulk, Paulinho. Seria a reedição do trio maldito? Tomara! Em que pese a fase do ídolo, pois nem tanto pelo crédito que ele tem, mas pelo potencial dele logo estará infernizando ainda mais os adversários. Que assim seja!

Em tempo: a maior parte da torcida brasileira, formada pelos anti-flamídia – o protegido pelo sixxxtema -, comemorou ontem o hexa rubro negro da temporada. Afirmo e reafirmo, se têm a maior torcida do Brasil – graças a ajuda da ação nefasta da dupla cbf/tv – é o time mais odiado do Oiapoque ao Chuí. Ficou no cheirinho do Mundial, Carioca, Supercopa do Brasil, Libertadores, Brasileiro e agora copa do Brasil. Os Deuses da moralidade conspiraram e “mulambo, pode esperar, a sua hora já chegou.” Se phu…!!!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “Novo trio maldito anima a alma Atleticana”

  1. Vou colocar aqui o que pensei sobre a questão de ingressos pra visitantes.
    Ademais, se olharmos os 19 visitantes, quantos não vão usar a carga? Muitos!
    Dinheiro jogado fora! Cuiabá, Fortaleza, Grêmio e Inter, Santos, Bahia, Se houver algúem novo do NE, Qualquer time de Goiás…enfim…..

    Aí tem um erro de projeto!
    Teria que ter um setor de visitante com 5% dos lugares (2300), mas com 3 portões e/ou acessos.
    Daí o GALO iria “fechando o dos visitantes” e “abrindo o nosso”.
    Fecha um portão: O setor de visitante abaixa pra 1533 e ganhamos mais 766 ingressos.
    Fecha 2 portões: O setor de visitante fica com 766 e ganhamos mais 1533!
    Claro que não seria isso exato, dado ao isolamento, mas teríamos nossos ingressos!
    Ou estou delirando?

  2. Tem um fato que ninguém fala, mas que está muito claro é que disseram que estavam construindo uma Arena moderna que pudesse ter muitos shows e não atrapalharia os jogos do Galo. Isso não aconteceu porque o que estamos vendo é que após o último show a grama está soltando e com várias marcas, cadê a modernidade? Alguém sabe explicar? Se tiver outro show ai o clube vai jogar onde? No Mineirão, no Horto? Outra coisa que estamos já no fim de setembro e deveriam planejar o ano que vem, quem sai, quem fica, treinador. Tem que pensar em alguém pro lugar do Hulk que no jogo passado caia no chão simulando faltas, já começa uma fase descendente, na minha opinião, que também não significa muita coisa.

  3. Bom dia a todos!

    Eduardo, no segundo gol contra o Santos, quem sofreu a falta batida pelo Hulk foi o Pedrinho, só pra aumentar sua observação sobre o trio.

    Abraços!

  4. Bom dia.
    Partindo da frase ‘livre pensar é só pensar’, tô aqui criando a minha tese.
    Olhando a tabela atual:
    Caso o GALO vença o Fortaleza, passamos a sua frente na tabela.
    Caso o GALO vença o xeirim de pum,
    passamos a sua frente na tabela.
    Vencendo o flu, ficamos a um ponto.
    Vencendo o Braga, ficamos a dois pontos dele.
    Vencendo o Grêmio, ficamos a 3 pontos.

    Simples né?

  5. Bom dia xará e amigalos! GALO tem que vencer o Inter em Porto Alegre se quer vaga na Libertadores. Se não fosse o cheirinho do CBFLA(desta vez na Copa do Brasil) talvez teríamos aí mais uma vaga para a Libertadores(G7) mas o atleticano agradece a Sampaoli, Allan e Cia Ltda por mais um vexame da urubuzada agourenta. Que decepção dos “comentaristas torcedores” da Globo heim!!!! Todos observando a festa do São Paulo. Como diz aquele velho ditado: “Toda a arrogância será castigada”.

  6. Bom dia.
    Desde o primeiro jogo, eu estranhei a posição da galoucura a direita das cabines de rádio. Sempre foi á esquerda.
    O que mudou, a galoucura ou a posição das cabines de rádio?
    No Mineirão, sempre falavam : ‘O gol do lado da lagoa e o gol do lado da cidade ‘.

    Abraço

  7. Bom dia a todos.
    Felipão continuando nesta toada, será o técnico para o ano de 2024. Não pela qualidade e ofensividade da equipe contra os adversários, mas pelos resultados conquistados.
    Vale ressaltar que, os times campeões brasileiros, quase sempre, estão entre as três melhores defesas do campeonato.
    Se ocorresse essa mesma perfomance defensiva em outros anos, teriamos conquistados no minímo mais dois brasileiros e uma copa do Brasil.
    Confesso que não gosto deste esquema retranqueiro e jogando por uma bola, porém, reconheço que podemos alcançar os títulos desejados desde que tenhamos uma defesa segura e um ataque fatal quando tiver oportunidade.
    Sobre o cheirinho, “que chore a mãe deles, a minha não vai chorar não”.

  8. Continuo batendo nas mesmas teclas: estamos perdendo uma excelente oportunidade de testar jogadores jovens com o objetivo de renovarmos o plantel.

    1. Meu caro

      Nosso técnico é o paizão dos jogadores do time de cima e ele dificilmente vai dar oportunidade à meninada para desagradar seus filhos.
      Para piorar quando achamos que a base vem forte, o nosso sub 20 passa vergonha de novo.
      Tá osso esta base!

    2. Oh Teobaldo, você que é o segundo sabido dos comentaristas do Canto do Galo, me diga qual a sua opinião: Kalil em entrevista a ESPN, disse que o maior jogador da historia do Galo foi Ronaldinho Gaucho, pois ele foi duas vezes o melhor do mundo, ganhou copa do mundo, champeons, Libertadores. Para o Kalil Reinaldo, Dario, Hulck, sao ídolos, mas o maior jogador da historia que vestiu a camisa do Galo foi o Ronaldinho Gaucho. Não perguntei ao icone dos comentaristas( Barata), pois a resposta dele, já foi revelada aquí no blog.

  9. Neste ano de 2023 , ano do cheirinho , o atleticano , torcendo por uma misera vaga na libertadores , vai ler, em todas as midias do Brasil , a partir de hoje , que , nosso proximo embate , no sabado ã noite , contra o inter , será um jogo fácil , virão , provavelmente , com time alternativo. Este jogo, de uma importäncia absurda prá nós , será tratado como um jogo de favas contadas , um jogo de compadres, tipo cumprir tabela pelo lado do colorado , pelo fato do jogo ser entre o mata mata eliminatorio da libertadores . Não caiam nesta , amigos atleticanos , desfio qualquer um , a apontar , em qualquer data e competição , algum time entrar de corpo mole contra o galo. Balela, nao caiam nesta, virão com tudo atrás dos tres pontos. A importancia de pontuar no sul , seria o máximo em termos de libertadores, torneio que todos lutam pra participar , com facas nos dentes, sangue nos olhos , ficar fora destem torneio é a pior coisa que pode acontecer com um clube , esta sulamericana , um torneio inferior, de consolaçao , tá com nada. Sábado não podemos perder.

  10. ERNEST ,

    ontem , nas redes , um desses “influencers” , que é a nova forma de comunicação e informação ( o “jornalão” já era ) lançou mais uma pérola : a PRÉ-ASSISTÊNCIA , considerando que no lance do gol a jogada partiu de um passe do PEDRINHO para o PAULINHO , daí a tabela com o HULK e o arremate .

    Estamos entregues !

    1. BARATA,

      A pré-assistência independe do modelo de jogo, se feito numa armação de ataque funcional ou ataque posicional.

      Importa que geralmente o meia ou o volante, este preferencialmente aquele que gosta de pisar no último terço do campo, participe do último passe menos um e faça uma pré-assistência que desarme o sistema defensivo adversário antes do ponto do enganche…

      Quando a pré-assistência é dada nesse ponto e próximo a tangente defensiva, aí é fatal e o gol é certo…

      Claro, se o último passe for dado com assertividade pelo jogador que até agora ainda não tinha participado do lance…

      Qual jogador?

      O da assistência, né?!!

      Então, resumindo: no futebol moderno a pré-assistência importa tanto quanto a assistência…

  11. Salve Massa e Guru

    Inegável a melhora da performance do time e os números estão aí para comprovar, mas assim como é inegável esta constatação, tb é inegável que Felipão não é técnico para o Galo.
    Este estilo resultadista em nada tem a haver com o Galo, time que tem a ofensividade em seu DNA, bem diferente desta tal administração que estamos vendo em campo.
    E já pensando na próxima temporada, que tomemos lição com o malvadão de ontem, que trouxe um técnico cheio de grife e marra e se deu mal.
    Só espero que a diretoria esteja fazendo o planejamento, porque mudanças são necessárias e tem muita gente com cadeira cativa na barca do fim de ano.

  12. Bom dia Avila. Bom dia a todos. E a proeza do sub20 do Galo? Três anos sem conseguir classificar para a final do Mineiro. Ganha a primera partida por 3×1. Perde a segunda pelo mesmo placar e eliminado nos pênaltis. Até quando essas categorías de base do Galo irão continuar no módulo ” rabo de égua” ?

  13. Terminada a 24ª Rodada e o CAM continua o nono colocado, agora com 37 pontos, estacionado nessa posição meio de tabela…

    A chance de G4, de 3,9%, é diminuta, pequena e ínfima e dizer “Eu Acredito” nessa altura do campeonato pode parecer um tanto quanto quixotesco demais…

    Para G6 as chances são um pouco maiores, de 14,5%, mas ainda assim são pequenas, principalmente pelo fato de que os times da frente estão regulando, vencendo e pontuando, enquanto o Atlético segue empacado em 9º muito resultante de um futebol pouco competitivo, pouco combativo e nada convincente…

    Mas dirá o atleticano otimista:

    ___ Ah, mas o Atlético está a 3 pontos do G6, a cinco do G4 e a classificação estará até fácil, basta acreditar e bradar EU ACREDITO!!!

    É verdade, convenhamos, mas…

    É preciso reconhecer que o time atleticano, que está mal em campo, tem jogado com vontade e raça de menos, e pouca ou quase nenhuma determinação para matar jogos…

    Fato!!!

    Gostei ontem do comentário mais dentro da realidade do BARATA que disse que embora o FELIPÃO tenha o time nas mãos, o desempenho da equipe ficará nessa água morna até o fim da temporada…

    E aí é que tá…

    Dá pra garantir a vaga na LA24 com esse futebol?!!

    Sei não…

    1. Bom dia Ernest, no próximo sábado, vamos jogar com o Inter, que vai de time reserva, pois está priorizando a Libertadores. Se ganharmos do Inter e do Coritiba( no terreirao do Galo), poderemos ter chances. Mas aí que tá. Otávio levou o terceiro cartão amarelo. Aposto que este Felipao vai escalar o Edenilson. Olha o Edenilson entrou no jogo contra o Cuiabá e foi cobrar um escanteio. Acredita que ele conseguiu neste lance armar um contraataque do Cuiabá? Padre Torga, definiría o Felipao como a vanguarda da teimosia. Ninguém aguenta esse Edenilson, mas o Felipao insiste em escalar o cara. Na verdade, na minha opinião, o que nao significa nada, o Edenilson tem mais prestigio com o Felipao do que o Hyoram com o Barata.kkkkk

    2. ERNEST ,

      futebol é a coisa mais simples do mundo para se entender como a jiripoca pia .

      Hoje temos um time bem armado mas sem criatividade , sem explosão, sem alguém para desequilibrar um jogo a nosso favor .

      Não adianta gritar NADA que não vai fazer acontecer .

      O time joga um futebol cansativo , morno , burocrático .

      Se , e somente SE , os times à frente derem marcha a ré , pode-se lucrar alguma coisa .

  14. Bom dia. Quero crer que mesmo não jogando o futebol que pode produzir, melhoramos demais. Saiu principalmente aquele clima pesado de cima de nós. Sai pra lá chácara. Agora vamos reencontrar o KUD, e temos que mostrar pra ele que aqui é galo po##@@@!!!!. Sem qualquer revanchismo, mas c garra e buscar 3 pontos importantes.

  15. Bom dia!
    Obrigado Rafael por se vingar do idiota Sampaoli que matou seu sonho de ser titular no Galo, mas você deu o troco sendo titularissimo no time campeão da CB, parando o ataque fedorento dos carnicentos. Sampaoli e mulambos se merecem. Eu não vi o grande volante Alan em campo. VSF também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *