Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nem tanto lá e nem tanto cá

É inegável que a nossa saf, cantada em verso e prosa pelos principais acionistas como a melhor do Brasil, tem sido decepcionante. Uma frustração para quem acreditou no papo furado e as balelas/lorotas ditas entre os títulos de 2021 e a consolidação da transformação do Galo na sociedade anônima do futebol. Ser uma empresa com participação de acionistas investidores, não sugere tanta falta de transparência. O aporte – ao que parece – foi pelas dívidas existentes com os mesmos e contraídas já na gestão colegiada controlada pelos dois majoritários. É particular sim, mas de interesse público.

E mais, ao Torcedor (não me excluo) o que interessa é time bem montado e conquistando títulos. Daí acompanhamos um elenco, ano a ano, sendo desmontado e as contratações enfraquecendo com o resultado escancarado nas competições. Duas temporadas seguidas com perdas de títulos sequenciais. Copa do Brasil, Libertadores e Sul-americana. Defendem que chegamos nessas três finais, mas não explicam a razão de perder todas. E de maneira inaceitável. Todas essas decisões foram terríveis. A primeira com duas derrotas, a seguinte com um jogador a mais o jogo todo e não superar o adversário e essa última frente a uma equipe tecnicamente fraquíssima. Fora da Libertadores por dois anos e lutando na parte de baixo.

Estamos, ao que sugerem as contratações e ao cuidado em subir os meninos da base, reformulando e rejuvenescendo. Situação muito cobrada, anos e anos, notadamente depois do desmonte do elenco campeoníssimo de 2021. É preciso ter paciência com essa transição, que deve ser na melhor das hipóteses a médio prazo. Em período curto, impossível imaginar que um garoto de 16 ou 17 anos vai chegar acontecendo. Essa situação acontece com um entre centenas de jogadores da base, assim como foi com o nosso imortal Reinaldo nos anos 70. Outros tiveram de sair daqui para brilharem fora do Galo. Mancini, Lincoln, Fred e recentemente Savinho.

Dito isso, vamos ao outro lado da moeda. Sem perder de vista a insatisfação e desconfiança com tanta incoerência que tem levado ao descrédito nos dois comandantes dessa nau. Só que com essa Massa, não será sem rumo, uma vez que o Atleticano é chato e exigente. Cobra e com razão. A novela Hulk, que reitero, mesmo entendendo que o jogador e seu staff erraram tendo a ficar do lado do jogador. Tanto técnica quanto as versões do imbróglio. Hulk de pés atados é muito mais jogador que Rony e outros que tem merecido melhor tratamento do treinador. E confio mais, por intuição, no que ele diz que nas notas e declarações dos dois principais acionistas. Aquelas caminhadas de domingo são tão chatas quanto sem sentido.

Bom-dia pessoal“, sempre tem dois lados da moeda. O bom e o ruim, misturando questões que não interessam ao Torcedor. Kaô danado! Divida boa e dívida ruim, ora a mim todo passivo é péssimo. Ainda mais quando se espera pelo aporte prometido e sinalizado que nunca chega. Cobrança de pagamentos de jogadores contratados aos clubes de origem, isso claro que coloca o Galo sem força de negociação. Tanto difícil quanto perceber Atleticanos investindo nessa polêmica para desmoralizar nosso próprio clube. Tenho quatro desse perfil que nem leio o que me enviam, sempre notícia negativa, algumas até fake. Mas sei sim as razões de cada deles.

Como se não bastasse, setores da imprensa se valendo disso em benefício do time dos editores e donos dos veículos. O empate do Galo destacado de maneira pejorativa e a derrota do rival – com escancarada intenção de passar pano – aliviada pelo momento de transição. Pior, alguns que se dizem atleticanos, repassando esse lixo editorial a outros Torcedores. Estou em poucos grupos, impressiona muito o avanço das críticas sistemáticas. Aos garotos que atuaram no domingo, já teve quem sugerisse a rescisão contratual. Foi assim que aqueles que mencionei acima neste texto foram para a Europa e se destacaram. Entre os que atuaram, um deles, está sendo monitorado pela Juventus da Itália. Portanto, cada qual faz como quer, mas vou preferir aguardar a verdadeira versão do Galo 2026. Se não der a liga desejada, aí sim, sem perdão. Pau neles!

*fotos: flickr/Atlético

8 thoughts to “Nem tanto lá e nem tanto cá”

  1. Bom dia . Enquanto Rafael Menin estiver comandando o futebol do atlético passaremos muita raiva . Apostaram no Vitor como diretor e foi um fiasco , aí contrata Paulo bracks , o diretor que afundou todo os clubes por onde passou . E como o filho do dono não pode ser contrariado , vamos caminhando para mais um ano de vergonha .

  2. Boa tarde a todos! Pelo jeito vai levar tempo para estabilizar tudo, o estrago feito pela SAF na confiança de todos foi grande. Torcedores, fornecedores, clubes, jogadores, etc, ninguem acredita e confia nesses caras, falam A e fazem B, credibilidade e confiança é algo que demora para ser conquistado, e para isso precisa agir com coerência e transparência e isso nao acontece, mesmo com todos os erros nao há aprendizados.

    Vejam a lambança com o Palestino, o presidente fala que nao ha pagamento e nem acordo e lançamos uma nota ridícula dizendo que ha negociação em curso e que nao tem nada a ver com a contratação de jogador da LAU.

    Rezar e aguardar, pois nao acredito em mais nada que essa empresa diz por isso, no rolo do Hulk, fico com a versão dele.

    Abs

  3. Estou que nem “passarinho na muda”. Só TORÇO para que essa “reforma” dê certo, claro e evidente, mas sem muita esperança, pela simples razão de que, infelizmente, os donos são incompetentes para o futebol e não sabem escolher as peças mais certas para o comando, em especial o garnizé, sobre o qual ouso discordar de muitos amiGalos deste espaço democrático.

  4. Bom dia xará e amigalos. SAIU AGORA!!!!!!!!!!! “FLUMINENSE FAZ OUTRA PROPOSTA AO GALO POR HULK: 1) NÃO JOGAR CONTRA O GALO EM 2026. 2) VESTIR A CAMISA DO GALO NO JOGO DA APOSENTADORIA. 3) CHUTEIRAS E BOLAS USADAS DO TREINO DO FLUMINENC. 3) UM ÔNIBUS VELHO SEM USO E ENCOSTADO NA SEDE DAS LARANJEIRAS”. GALO BALANÇOU COM A PROPOSTA E HULK PODERÁ SAIR A QUALQUER MOMENTO”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Salve Massa e Guru

    Ano novo, velhos vexames.
    Segundo notícias o clube está tendo dificuldades de contratar os valiosos e imprescindíveis volante e centro avante, pelas exigências de Sampaoli e pela escassez de opções no mercado. Grande mentira!
    Na verdade a escassez existente é de credibilidade, afinal quem vai vender pra clube caloteiro?
    Ontem, em mais um triste episódio do escárnio que são deste trambiqueiros, fomos novamente alvo de novos ataques de desmoralização e desta vez do famoso Palestino, desmentindo negociações da diretoria para pagar Ivan Roman.
    E pior, segundo notícias, o cara ainda ligou para a LAU alertando que o Galo é mau pagador, ou seja, alertando e até influenciando a vinda do Assadi.
    Já não bastasse Cuiabá, Talleres de Cordoba, Palestino e agora LAU.
    Times a nível Europeu (só que não), nos chamando de caloteiros.
    Parabéns SAF do capeta!!!!
    Encantadores de Serpente!!!!

  6. Bom dia, é vergonhoso, constrangedor pra qualquer Atleticano que não seja alienado, acompanhar dia a dia, as notícias que tornam nosso Clube um dos grandes caloteiros do futebol mundial. Constrangedor mesmo! Dou toda a razão para o presidente do Palestino de quem o Atlético “roubou” o Román na mão grande, sem pagar nenhum centavo. Legítima a indignação do presidente do Palestino ao ver o Atlético tentando contratar outro jogador de outro clube chileno, sem antes honrar o que deve. A nota do Atlético foi ainda pior, aumentando, se é que é possível, nossa vergonha. Foi assim com o fraco Deyverson, “comprado” do fortaleza e negociado antes mesmo que pagássemos o que devíamos. Constrangedor! Essa SAF é mentirosa! Grotesca! Desonesta! Devolvam nosso Clube Atlético Mineiro por favor, antes que não sobre mais ninguém! Ultimamente, torcer pro Atlético, é frustrante demais! Quanto aos garotos, concordo com a paciência, sem passar pano, não tem nenhum garoto de 16 anos entre os 9 que estão treinando com os profissionais, os mais novos completam 18 anos em 2026 e já devem (ou deveriam, se querem ser profissionais) estar preparados pra pressão da profissão. Sobre o Hulk, estou ao lado do jogador, os motivos são óbvios (ou deveriam ser). Sigamos, mas bem desanimado. SAN

  7. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Roni, Dudu, Hulk, Junior Santos e Bernard. Esse quinteto custa por ano mais de cem milhões de reais ao Galo. Culpa dos jogadores? Claro que nao. Irresponsabilidade total dos jestores jenios que fizeram as contratações. Incompetência ou debaixo desse angu tem caroço? Se o Galo contratar um centrovante para ser titular, teremos o ataque reserva mais caro do país: Roni, Hulk e Júnior Santos: seis milhões por mês com esse trio de reservas. A perspectiva do Galo é confiar na capacidade do Sampaoli, tanto para indicação dos novos contratados, quanto para tirar desempenho do caro elenco do Galo. Não vai ser tarefa fácil, Hulk e Scarpa irão aceitar banco?? 2026 promete: será oito ou oitocentos!

    1. Caro DS
      Mais do que a capacidade do Sampaoli em indicar jogadores, será preciso que estes caloteiros e vagabundos parem de mentir e paguem o que devem no mercado, seja pra outro clube, jogador ou até empresário. Pois do jeito que eles estão agindo, contratar jogador com fama de caloteiro será tarefa quase que impossível.
      Hoje o clube vive a famosa Lei de Gerson:
      “GOSTO DE LEVAR VANTAGEM. EM TUDO…CERTO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading