Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não é impossível e sim improvável

Embora acredite que o título deve ficar com o Botafogo, o Brasileirão ainda está em aberto. Tenho encontrado com muito Atleticano em delírio, imaginando que o time carioca com essa instabilidade – assim como vivemos a nossa no primeiro turno da 10ª até 17ª rodada – ainda vai entregar a liderança ao outro concorrente. Ontem, fechando a rodada e em casa, empatou com o Goiás. Estava perdendo de um time que luta contra o rebaixamento. Assim, acreditam, o Galo que está a apenas cinco pontos do vice-líder pode ainda sonhar com o tetra campeonato brasileiro.

Acho muito complicado, pois além de tirar essa diferença do time da estrela solitária (12 pontos), temos ainda – entre eles e a nossa colocação – cinco outros concorrentes. Seria uma combinação de resultados muito favorável para proporcionar tal possibilidade. Não acredito, mas me permito – ainda que silenciosamente – sonhar com tamanho e inacreditável milagre.

Meu pensamento e energia, por enquanto, está na reação em busca da vaga para a Libertadores. Essa tem sido a resenha mais presente com meus amiGalos de fé e paixão Atleticana. Alguns que andavam incrédulos, já começam a acreditar nessa classificação. Ontem, aqui, mostramos a situação do segundo até o décimo colocado. O Galo, em sétimo, está ali no bolo. Se estamos por cinco do vice e apenas um do sexto, temos também a mesma pontuação do oitavo e apenas um a mais que o nono. Não dá pra vacilar!

Toda partida é importante, valem três pontos com o Curitiba (lanterna) na próxima rodada e também com os concorrentes diretos Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Bragantino, Flamídia e Fortaleza. Nesses casos, como se diz na mídia esportiva, jogo de seis pontos. Três a mais e três a menos, para quem vence e o que perde. Ou seja, serão 18 pontos em confronto direto com a concorrência. E, queiramos ou não, serão jogos ao estilo Felipão. Agonia do início do jogo ao apito final. Se vencer, tá de bom tamanho. Haja coração!

À propósito desse jeito Felipão de jogar, no domingo tive uma boa prosa com o amiGalo e advogado Leonardo Faria Guimarães. Causídico competente, inclusive vitorioso numa ação como meu procurador na área da administração pública, doutor Leonardo me fez refletir sobre criticas que fiz ao treinador do Galo. Foi sobre minha avaliação, que não é diferente da maioria da crônica e dos Torcedores, relacionada ao primeiro tempo da partida frente ao Internacional.

Defendendo o esquema do Felipão, Faria Guimarães argumentou que a pressão que sofremos é a mesma do estilo Coudet. Que quando esse argentino passou pelo Galo, sistematicamente exercíamos esse mesmo esquema estéril de jogo sem vazar a meta adversária. Com isso, segundo ele, atraímos o adversário dando a falsa impressão de serem os donos do jogo. No intervalo, em busca dos três pontos, o time voltou e buscou a vitória. Dito isso, o melhor é acostumar, pois o que interessa no final é somar pontos em busca do mesmo ideal. Vencer, vencer, vencer! Argumentação bem defendida, mas – na condição de Torcedor – meu coração clama por resultados e partidas mais leves que esse tipo de estratégia. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

33 thoughts to “Não é impossível e sim improvável”

  1. Boa tarde Ávila e Massa,
    Acompanho o blogueiro: improvável.
    Chupa! Botafogo!
    Chupa! Simon!
    Chupa! Globo!
    Chupa! Narradora do primeiro turno entre Atlético x Botafogo.
    Chupa! Bruno Lage! Nojento!
    Vamos Galão querido!

  2. Olá amigos da bola!

    FORA FELIPÃO MEDROSO/RETRANQUEIRO! “BURRO COM SORTE”

    A VERDADE É QUE SE O LUCAS GONÇALVES TIVESSE ASSUMIDO O COMANDO DO GALO, QUANDO DA SAÍDA DO COUDET, O GALO PROVAVELMENTE ESTARIA BRIGANDO PELO TÍTULO, TALVEZ, LIDERANDO COM FOLGA ESSA COMPETIÇÃO.

    FORA FELIPÃO, PÉSSIMO DOS PÉSSIMOS!…

  3. Acreditem , amigos ,esta diretoria do galo , na figura do incompetente caetano, fez de tudo pra trazer este individuo , lage , e somente sossegaram quando tomaram um sonoro não deste equino treinador , negativa acompanhada de uma desculpa esfarrapada , vai lá o botafogo e traz ele e o “brigador”diego costa , canela de vidro , ägregador”de vestiario , idolo dos nutelas do futebol perfumaria

  4. Bom dia xará e amigalo!
    É isso aí Gurú!!! GALO não pode ficar sonhando com leite derramado. Imaginem se nosso GALO tivesse derrotado o péssimo time do Vasco(voltou ontem para o Z4) nos dois jogos deste Brasileirão em vez de virar saco de pancadas. Estaríamos hoje com 46 pontos e a seis pontinhos do Botafogo. Então mais uma vez o GALO quando tinha obrigação de ganhar não ganhou. Agora é contar esses pontinhos pra ver se nos leva a Libertadores 2024. Essa é a realidade.

    1. Se, sob a nossa ótica de torcedor, o Atlético tivesse vencido todos os jogos que eram obrigação dele vencer, já estaríamos com 75 pontos garantidos.

  5. Bom dia.
    Discordando respeitosamente do seu amigo advogado, creio que o vareio de bola que o GALO levou do cholorado até os 20 minutos do segundo tempo, não estavam nos planos do Felipão.
    As suas expressões corporais e verbais assim o demonstravam.
    A falta de pontaria do adversário e as boas defesas do Everson ( a defesa na cabeçada no segundo tempo, foi espetacular), foram decisivas.
    Eu, como bom corneteiro que sou, critiquei o Everson quando ele não estava bem e fico muito feliz com a sua recuperação.
    Coisas do futebol, se está mal, sai e volta quando melhorar.
    Abraço.

  6. Também concordo com o ponto de vista do colega advogado Leonardo. A estratégia do Felipão tem dado certo e a tendência é o time se aperfeiçoar cada vez mais. Dito isso, é torcer e torcer, acreditando que, pelo menos, vamos pra libertadores. Mas, como disse o blogueiro democrático, também entendo que o título não é impossível, mas improvável!

  7. Bom dia.
    Lembrando como estava a nossa situação até o jogo contra São Paulo,
    onde discutiamos como chegar aos 45 pontos, acho que tá bom demais.
    Vencer o Coritiba e chegar aos 43 pontos na 26 rodada, parecia um delírio.
    Foco total no jogo de domingo.
    Fui olhar no site do GALO, e não tem mais ingressos. Tem muitos para a torcida curitibana.
    Abraço

  8. Rubens, um ativo do Galo, era lider em desarmes e agora com Felipão o muleque nem entra. Se tivéssemos uma diretoria competente isso não ficaria assim.

    1. Amigalo

      O Rubens não entra nem faltando 30 s para acabar o jogo, mas Edenilson tem cadeira cativa. Vai entender! É o paizão defendendo seus peixes.

    2. GALO ROBERTO,

      O PADRE TORGA insistia com a “mulecada” do Dom Bosco em Araxá, na “Terra Onde o Sol Nasce Primeiro” (significado indígena do nome ARAXÁ), que “nada acontece por acaso, nem o próprio acaso”…

      O PADRE TORGA tentava ensinar aos juvenis do Colegial que tudo que nos acontece na vida, de bom ou de ruim, em alguma medida teremos conspirado em favor ou desfavor desses resultados…

      RUBENS é bom de bola, tem talento e encaixou muito bem na lateral esquerda onde ARANA é titularíssimo…

      Na meiúca RUBENS ainda não desencantou e pressuponho que o futuro dele é na LE…

      Ao RUBENS cabe trabalhar com afinco, aplicação e determinação para pular no cavalo arreado no dia em que que isso acontecer…

      Aliás, o cavalo arreado passou para o RUBENS várias vezes, porém o “muleque”, no bom sentido do termo, teria optado pela “night” em BH que realmente é incrível, no mau sentido do termo, convenhamos…

      Se o RUBENS agora amarga uma cerca, e com justiça, caberá a ele próprio buscar, graças ao talento que tem, o seu lugar ao SOL que brilha igualmente para todos…

      Eu não vejo que o FELIPÃO terá sido injusto com o garoto e melhor será o treinador seguir aquela máxima de não mexer em time que está ganhando…

      Em suma, não vejo como FELIPÃO mexer no time para encaixar o RUBENS…

      Mas concordo contigo, GALO ROBERTO, RUBENS é bom de bola, tem talento e merecerá lugar nesse time, a depender dele…

  9. Bom dia Eduardo e massa. A se o Galo não tivesse pipocado contra o Vasco 2 vezes. A se o Galo não tivesse pipocado contra. Palmeiras. Flamerda. Mequinha. Gambas.bragantino. Etc. Estes jogos que citei foi jogando em casa. Mas o tal do se não joga. Para mim falta 6 pontos para o objectivo do Galo em 2023. Ok vier mais é lucro. O foguinho está pipocando para mim o palmeiras ou flor vá levar o brasileiro 2023 ou Flamerda ajudado pela cbflixo. Stjd.e varmengo. Para mim o galo tem que focar na libertadores e já e lucro. Porque o 7×1 ultrapassado e seus bois cansados acordaram tarde demais. Vamos pegar várias pedreira pela frente que estão a cima do Galo na tabela jogando fora. Palmeiras. Gambas.Varmengo. . Bragantino. Aliás o Bragantino vice líder do brasileiro a diretoria. 7×1 ultrapassado e bois cansados deveria ter vergonha na cara. Acredito eu que uma mensalidade de salários destes bois cansados devem pagar meses salários do Bragantino penso eu.rsrs. vá Galooooo.

    1. JOAQUIM ,

      o Bragantino , aliás , o RED BULL é um clube de uma empresa que investe MILHÕES no esporte .

      A marca é gigantesca , e tem o maior cuidado em ser bem representada por quem a ostenta , e é exigente ao extremo quanto a isso .

      Menosprezar o time de futebol não é uma boa ideia .

  10. X = 40 + (13 x 3)

    Assim sendo, como diria o saudoso padre Borja lá de Araxá, o maior matemático da face da terra:

    – Teobaldo, meu filho, antes de sair da sala, responda essa questão, mas lembre-se: primeiro resolva o que está entre parênteses.

    Assim sendo, X = 79

    CONCLUSÃO: AINDA DÁ! EU ACREDITO!!!!

  11. Acredito , desde a vitoria contra o saopaulo no morumbi , que seremos campeòes. Sem delirio me atendo aos fatos. Fato 1 O time está unido , muito unido, condição primordial. Fato 2 A comissão tecica , nenhuma brastemp , é pragmática e imbuída na busca de maior numero de pontos possiveis , jogando contra o lanterna, jogando contra o lider , tres pontos, o objetivo, dentro e fora de casa, jogando bem, jogando mal. Fato 3 Nenhum time está na condição de imbatível , nenhum time encanta, enche os olhos , e o líder , elefante que teima em nào descer da árvore começa a dar sinais de tanque de gás esvaziando. Fato 4 Não são tantos pontos assim a nossa desvantagem e o principal , faltam muitissimos pontos em disputa . Tudo isto muito certinho e bonito , somente não se admite vacilo , acho que nossa cota de vacilo acabou

  12. Bom dia, todos! Que a rodada foi boa para o Galo é fato, agora temos que ter os pés no chão. Apesar da boa sequência, o futebol apresentado pelo Galo não é digno de sonhar com títulos ou até mesmo o G4. Sei que futebol é resultado, mas acho que o apresentado pelo Galo está abaixo do esperado. Dessa forma, já decidir a minha torcida pelo Palmeiras e Fluminense na liberta e pelo Fortaleza na Sula. A única coisa que espero para este ano é a classificação para a libertadores 2024 e a definição de quem será o próximo treinador. Nem passa pela minha cabeça a permanência do Felipão.

  13. Bom dia a todos!

    Já que está todo mundo sonhando, não custa nada, né?! Fazendo umas contas rápidas aqui, não sei se certas ou não, o Galo terminou o turno com 27 pontos. Se conseguir repetir o desempenho do primeiro turno do Botafogo, chegará aos 74 pontos. O problema é que tem muita gente na frente ainda, como disse o Eduardo. Bora lá, o futebol do Galo tem sido de resultado, como sempre foi com os times de Felipão. Inclusive quando ele foi campeão pela última vez com o Palmeiras, ficou mais de um turno invicto, e até pouco tempo acho que era um recorde. Quem sabe?!

    Abraços!

  14. Salve Massa e Guru

    Respeito a opinião do Leonardo Faria Guimarães, mas pergunto: será que esta tática kamikaze de ficar lá atrás tomando sufoco, vai funcionar com equipes mais qualificadas que estão por vir ai?
    Controlar o jogo é uma coisa, se acovardar é outra.
    Vá que Ederson, tão criticado neste espaço (aliás cadê os corneteiros?), e seus companheiros de defesas, não estejam em um bom dia e aí a vaca vai pro brejo.
    Felipão para mim, pode continuar seu esquema tático que mesmo eu não gostando, tem trazido pontos, mas que ele seja um pouco menos reativo, só isso.
    E detalhe: que Pavon deixe de ser secretário de lateral, pois seu futebol está a cada dia morrendo mais.

  15. Doutor Eduardo Ávila é Hulk naquilo que faz. Sobre jogo com o Inter o que acreditei o tempo todo é que o Inter experimentaria exatamente o que nós passamos sob comando do argentino. O time pressiona, ataca, marcação, intensidade, domínio e o adversário vai lá e bola na rede. Nao deu outra. Bora sonhando…

  16. Bom dia!
    Ahhh…agora entendi a preferência por Edenilson. Ele é só um cerca Lourenço e atrai o time adversário que é parado por pelo excelente Bataglia (o cintura dura pra alguns aqui), pela bem montada defesa e pelos milagres de Everson, o “frangueiro”. Aí no segundo tempo chama Igor Gomes, Alan (esse é bom) Franco e Zaracho pra liquidar o adversário. Só não entendo uma coisa. Por que Edenilson continua no jogo? Vai entender.
    Mas ..o que tá valendo são os 3 pontos.
    Não sei seremos campeões mas vamos chegar à frente de botacinza.

  17. Bom dia. “Estão deixando a gente sonhar.” Disse uma vez um.bruxo. E é verdade. E já que sonho não custa nada, vamos sonhar gente. Podem ser momentos importantes p mandar essa energia positiva aos jogadores. Nada é impossível. Lembra do próprio Goiás ou florminenC quando tinha 99% de chances de cair e não caiu? Acho que o cuca era o treinador. Enfim. Quero vaga na libertadores, mas se a vontade dos jogadores for um pouquinho maior, quem sabe?

  18. O futebol brasileiro é um tanto quanto maluco. Não é que o BOTAFOGO pode perder um título praticamente ganho pelo time que começa a cair pelas tabelas…

    E o que o BOTAFOGO tem a ver com o ATLÉTICO se aqui é só GALO?!!!

    Ué, tem tudo a ver. Vai que o CAM seja campeão deste BR23!!!

    Será?!!!

    Voltemos ao BOTAFOGO que com o empate ontem em casa contra o GOIÁS saiu de campo debaixo de uma sonora vaia em cima do treinador português Bruno Lage que foi chamado de “BURRO, BURRO, BURRO…”…

    O FOGÃO parece que pode deixar escapar a rara chance de voltar a ser Campeão Brasileiro depois de 27 anos e voltar a cumprir aquele aquele carma: ” Tem coisas que só acontecem com o Botafogo!!!”…

    O time ainda é líder com 52 pontos, contra 45 do RBB, 44 de GRE e PAL, 43 do FLA, 41 do FLU e 40 do CAM…

    O desempenho de Bruno Lage tem sido muito contestado pela Torcida que anda pedindo a volta de CAÇAPA…

    O técnico português tem sido muito criticado por decisões erradas, típicas de professor pardal, e com isso a paciência do torcedor esgotou-se ao ponto do ambiente já ser de uma panela de pressão e de uma quase crise…

    A gota d’água ontem contra o GOIÁS foi o treinador ter deixado TIQUINHO SOARES no banco para a entrada de DIEGO COSTA que é tido como desagregador de vestiário por onde passa…

    E o empate com o GOIÁS em casa, após uma sequência de três derrotas, acende o alerta para o BOTAFOGO e a esperança para o CAM e os demais que seguem na cola…

    Pode ser quixotada de minha parte, mas hoje eu acordei com o ânimo revigorado e espírito de EU ACREDITO!!!

    Poderá um AMIGALO mais realista aqui do CANTO DO GALO, dizer:

    “___ Não viaja na maionese, Ernest, acordaaa!!! Kkkkkkkkkkk!!!”…

    Rsrsrsrs…

    EU ACREDITO!!!

    1. ERNEST ,

      a sua ponderação sobre o Botafogo tem tudo a ver , não vejo motivo para não debatermos sobre a competição e sobre todos os times nela envolvidos .

      Essa história de técnicos , hoje professores , buscarem o protagonismo a todo custo , amparados numa verborragia sem limites e na aceitação de suas ações por uma torcida hoje “modernizada” só pode dar nisso daí , que acontece com o líder do campeonato .

      Do nada , o cara muda o jeito de jogar do time avassalador no primeiro turno para implantar o seu “proxeto” .

      Ontem ele encostou o Luiz Henrique, o Tiquinho e colocou o 2Tchê na lateral , desmontando o meio de campo .

      Por aqui , bem fez/faz o BIG PHILL , que busca a CONSISTÊNCIA nos setores , mesmo que o futebol apresentado esteja longe do ideal .

      E mexe uma peça aqui , outra ali , a depender de como se apresenta a cabeça de cada jogador no dia do jogo .

      Isto sim , de uma importância fundamental , pois , como vimos no último jogo , quando a mente ‘tá focada , até o EDÊ joga bola , capaz de um lançamento de GERSON , o Canhota de Ouro .

      1. BARATA,

        Tem muito treinador que inventa demais e acaba dando bom dia a cavalo …

        Como você falou, é preciso buscar consistência entre os setores para dar equilíbrio para o time, coisa que o FELIPÃO parece fazer com eficiência, a despeito dos problemas que ainda persistem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *