Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não abdico da minha Atleticanidade

Sou, com muitos, também bipolar. Isso, na verdade, embora seja muito dito por nós Torcedores do Galo, é comum entre todas as torcidas do Brasil e do mundo. Não existe um time de futebol que esteja imune disso e, consequentemente, das cobranças de seus seguidores. Quem não se lembra do episódio de um torcedor do flamídia, que abordou um diretor num shopping, ocasionando um enorme rebu no Rio. O dirigente ganhou mais visibilidade no caso, por ter mordido a virilha do rapaz que reclamou, insultou e cobrou do time.

Aqui não é diferente. Estou assinando esse espaço tem um tempo razoável e passei pelos três últimos presidentes. Com todos eles, tive momentos de festejo e cobrança. Seguramente fui muito mais ferrenho na gestão Sete Câmara, mas foi Daniel o que mais reclamou do blogueiro. Mantenho uma relação cordial e respeitosa com Sérgio Coelho, o que não me sugere ou seduz em ser mais ou menos cuidadoso nas nossas resenhas. Já fiz elogios e também cobrei. E hoje, neste momento que estamos passando, de olho no calendário quero mais que Bernard, Alonso e Lyanco. Apressem com o Veras e ainda um atacante e – considerando o afastamento longo do Éverson – também um goleiro.

Ao que acompanho, mesmo admitindo que meu conhecimento de futebol é de torcedor e nunca passei por chupar laranja em vestiário, gesticular na beirada do campo ou assinar cheques, temos necessidade premente dessas contratações e a volta dos ausentes. Brasileiro, já na reta final do primeiro turno, exige recuperação para brigar por lugar mais digno à camisa Atleticana. Copas Libertadores e do Brasil, ainda em aberto, se esse time encorpado der liga, retomamos a condição de um entre os favoritos. Com isso que vimos nas últimas partidas, a briga será outra, exclusivamente para permanecer na série A.

Como sou Atleticano e, por via de consequência sonhador, quero repetir os sonhos de conquistas do passado e recente. Creio, embora não tenha vivido todas, que os títulos que engrandecem a nossa história são resultados de um bom entendimento entre torcedores e jogadores em campo. Sobre time em ação, desde jogadores, comissão técnica e gestão administrativo/financeira. Em 1971, 2013, 2014 e 2021, presenciei e a sinergia entre gramado e arquibancada. O resultado foram as conquistas que comemoramos.

Críticos pela crítica, se realmente tem intenção em ajudar – alguns entre eles chego a duvidar -, em nada contribuem. Diferente das opiniões que ouvi ontem depois daquela derrota vergonhosa – do Bertozzi e também do Caixa – convivi com outra totalmente descabíveis e até imbecis. Comentários como desses dois, por mais duros que sejam, são em benefício do Galo. Seja a curto, médio ou longo prazo. De Atleticano para Atleticano. Já, notadamente pelas redes sociais e até conversas nos bares da vida, muito se diz de maneira grosseira e mesmo irresponsável. Um ou outro, que conheço, sequer são consumidores de ingresso ou qualquer ação Atleticana. Isso, nem vão aos jogos, mas fazem plantão permanente nas críticas. Maximizam e saem como baratas tontas, atirando para todos os lados, inundando caixa postal de muitos. Tinha vontade de ver um desses administrando um boteco de esquina. Falência numa semana.

Enfim, caríssimas e caros, o momento é muito tenso. Os resultados não estão sendo como era esperado. Mas, não vamos trocar treinador e tampouco liquidar o já curto elenco. Tem gente que criticou o Jemerson e agora lamenta sua liberação. Outros, se achando engraçadinhos, atacam até nossos principais ídolos – como Hulk – em busca de visibilidade para sua suposta valentia. Seguirei e ontem sugeri a quem conversou comigo, torcer para que essa fase passe logo, com o time retomando o caminho das vitórias. Não torço para jogador ou treinador – muito menos diretoria eventual – meu time é e sempre será o Galo. Assim seja!

*imagens: 1 e 2) Pedro Souza/Atlético; 3) montagem UAI/EM

25 thoughts to “Não abdico da minha Atleticanidade”

  1. Time sem vergonha.
    Tecnico milongueiro e militonto.
    Deveria pedir para sair.
    Um grande enganador.
    Vendendo a roupa nova do rei.

  2. Boa tarde Eduardo e Atleticanos doentes.
    Mesmo com os ausentes, o Galão poderia estar entre os 8, no mínimo. Entretanto, o Milito, que ainda acho bom técnico, fez maluquices várias. Scarpa, por exemplo, todos sabem que joga bem na ponta direita. Experiente e habilidoso, estava fazendo muitos gols (que não era muito do seu feitio) e assistências. Que colocasse qualquer um na esquerda e não mexer na direita. Outro erro grave é escalar o Igor Gomes. Quem será o responsável direito por sua contratação? O outro Igor, melhor esquecer, muito lento e perde todas disputas além das faltas perigosas para o Galo. Na última partida, então, escalar os meninos fora de posição e parece, tremeram. Tivemos o azar de perder o Sarávia e Zaracho não disponíveis para pegsr o Flam@#$da. Botafogo está bem no momento mas se Milito escalar direito podemos ganhar. E torcer para Uruguai amanhã e no próximo fim-de-semana contar com a maioria que está fora mais os novos contratados.

  3. Boa tarde. Também buscando forças após o pesadelo – que parece que ainda vai seguir por pelo menos umas 3 partidas, mas… vamos lá! Bem, começo a achar que o oba-oba em torno dos reforços, principalmente Bernard, pode estar influenciando a equipe, negativamente… também torço para que não estejam fritando o Milito, porém meu desejo supremo, hoje, é que alguém conseguisse falar com ele que, como dito abaixo, jogar por um ponto não é desonra – às vezes, é contingência, como a que atravessamos; e que, a continuar estes resultados, seu trabalho será, e com razão, questionado rapidamente. Sempre achei que não temos base, Comissão Técnica, treinador de goleiros, etc -, mas sobre a SAF e os 4R’s, acho que seria melhor se vários nossos, descontentes, avançassem e propusessem que eles vendessem o Atlético; melhor seria, até se comprassem deles, porque, certamente fariam melhor… menos, pessoal. Vamos Galo! Para domingo, precisamos de força, técnica, foco, objetivo adequado e orações – bastante, estas. Mas vamos atravessar, e, se Deus queira, sem estragos permanentes.

  4. Continuando…

    O GALO pagar um salário de 800 mil reais para o Edenilson e 400 mil para o Patrick, só pode ser loucura.

    Liberar o Edenilson de graça, sem conseguir nenhum jogador na base de uma troca, por exemplo, não pode ser chamado de bom negócio. Se bem que ruim também não foi.

    Liberar o Patrick, recebendo em cheques do banco da Lavoura, para serem resgatados no ano que vem, pode ser considerado um bom negócio. Vai receber só quando acionar a fifa.

    Continua… ou não…

  5. Salve Massa e Guru

    Para mim há uma campanha forte e sórdida de livrar a barra dos 4R´s e da diretoria, usando o estádio, a acústica, a torcida e até o próprio técnico como argumentos e escudos.
    Mas parece que a massa desta vez está vacinada e sabedora de que nossa ridícula campanha no brasileirão, tem nome e endereço: SAF e diretoria.
    Os 6 jabutis (4 das SAF, o presida e seu vice) se recolheram às suas carcaças e teimam em não colocar a cabeça pra fora, numa atitude no mínimo covarde em encarar a torcida.
    Estes caras não nos representam e prova disto foi o episódio da demissão do diretor de comunicação que mesmo depois de uma vagabundice e mal caratismo, saiu do clube como se fosse um benfeitor.
    A sorte destes bananas é que a torcida não abandona o time e vai continuar apoiando, como sempre fizemos. Mas o respeito por estes caras da SAF e diretoria acabou e nem adianta o Menim vir com esta fala mansa querer limpar a barra da tchurma.

    1. Não podemos nos esquecer da fila de interessados em comprar o Shopping por R$ 1 bilhão, mas os tais R’s venderam por R$ 650 milhões (ou menos), um desconto de 35%, para pagamento parcelado. Isso, sim, eu nunca vou perdoar!!! Canalhas!!!!!

    2. [•••]” o episódio da demissão do diretor de comunicação que mesmo depois mau caratismo —————–, saiu do clube como se fosse um benfeitor” [•••].
      Não saiu,caro JBHGALO! Vai continuar_ apenas perdeu a boquinha na saf mais TRAS(n)PARENTE do planeta_ lá dentro decidindo inclusive os destinos da Associação. Qdº cooptaram o GALO a quase um ano atrás _ dia 20/07 p ser + preciso_ e acabaram com a oposição dentro do conselho deliberativo ,sairam distribuindo títulos a rodo, ele foi sorte… ooopss! premiado com o de conselheiro benemérito. Ali… tá tudo dominado ,prezado!
      Abraço.

  6. Bom dia.

    A questão do Jemerson, já era pra ter sido resolvida no final do ano passado. O clube já sabendo que o atleta poderia assinar com outro clube no meio desse ano, já tinha que ter começado o ano com isso resolvido. Ou renovava , ou negociava, para não ficar refém do jogador. O GALO tinha uma proposta do grêmio, no valor de 8 milhões de reais em janeiro.
    Não vendeu na época e com a janela ainda fechada, vendeu o sujeito por 4 milhões , porque o FDP queria sair.
    Lembrando sempre que ele era o zagueiro preferido do Milito, gostemos ou não.

    Isso, eu considero um erro básico de planejamento.

    Continua…

  7. Como vai o planejamento da Construtora MRV??? Muito bem, obrigado!!!

    Como vai o planejamento do Banco Inter??? Muito bem, obrigado!!!

    Como vai o planejamento da CNN Brasil??? Muito bem, obrigado!!!

    E como vai o planejamento do CAM??? Muito mal, desculpe!!!

    Com a palavra, o Sr. dono do “””nosso””” CAM!!!

    OBS.: eu quero estar muito enganado e desde já torcendo demais para que daqui uns dias com todos de volta e mais os contratados, vamos ter um timaço dentro de campo para ganhar a Libertadores, amém!!!

  8. Principais peças , pra voce , Milito, mexer o doce , sem invencões estúpidas que estão nos custando um campeonato brasileiro , nos apresentando goleadas ridiculas , até contra o vitoria e nos afundando na tabela , aproximando nosso time , perigosamente da zona do rebaixamento . Mateus Mendes, Saravia, Rubens, Lyanco , Junior Alonso, Arana , Zaracho, Allan Franco , Otavio , Bataglia , Fausto Vera, Bernard, Hulk, Paulinho , Scarpa . Reservas imediatos : Igor Rabelo, Fucks , Mariano , Romulo , Vargas , Palacios , Robert. Compondo o elenco e rezando pra nunca serem utilizados : Paulo Vitor (?) , Cadu , e outras perolas da famigerada base do cambalacho. Jogadores a serem emprestados , vendidos ou doados : kardec, Mauricio Lemos e mais uma meia duzia trazidos pelo caetano. Chega de inventar , meu amigo , a cada dia que passa , depois destas trapalhadas todas e do imenso apoio da torcida , estamos com o pé atrás.

  9. Prezados Amigalos
    A diretoria não pode entrar em mais uma furada trazendo este Fausto Vera. Vimos o que houve com o Igor Gomes( eca). Trazer reserva do Corinthians para ser titular no Galo? Estão de brincadeira. O meia argentino quer jogar no Boca e fica fazendo doce. Deixa esse pereba pra lá. O problema não é nosso.
    Bom dia a todos

  10. Flalixo foi muito bem recebido na arena de todo mundo menos do Galo. O ponto máximo foi quando os fogos vermelhos e a iluminação externa da arena toda em vermelho e preto.
    Eu quero que os 4 ratos e todos os envolvidos vão a pqp!

    1. QUEM ILUMINOU ESSA ARENA COM LUZES VERMELHA E PRETA É FLAMENGUISTA.
      NÃO É POSSÍVEL TANTA IMCOMPETÊNCIA…….
      FOGOS COM FUMAÇA VERMELHA ……
      QUEM ESTÁ FAZENDO ISSO TEM QUE SER DEMITIDO IMEDIATAMENTE.
      NUNCA VI TANTA IMCOMPETÊNCIA……..OU SACANAGEM MESMO

  11. Bom dia xará e amigalos! E vamos de Matheus Mendes(com nenhuma experiência) para a Libertadores tendo em vista a fratura exposta de Everson. E lembrar que o GALO rifou Rafael por migalhas para o São Paulo. Que planejamento é esse? Sem lateral, sem atacante e agora sem goleiro.
    Estão todos de parabéns os 5r’s e a diretoria. No final de semana tem mais levada no lombo….

  12. Penso eu que as coisas dentro de campo irão melhorar,já fora dele …tenho cá minhas ressalvas! Que falta de sensibilidade do responsável pelo show _ de horrores _ de fogos e luzes ao pintar o CAMpo do GALO com as cores do nosso odiado inimigo nº um, antes da bola rolar. Quem viu de fora interpretou como se o GALO estendesse um tapete vermelho p essa m³RD@. O famoso sinta-se em casa ,santa “inteligença”! Jamais imaginei em minha existência sangrar minha visão com tamanha bizarrice,mas ñ pode falar pq a patrulha biliogalo chama de “antis” quem enxerga q esses “ricaços” numa velocidade absurda,vai matando a essência da Alma Atleticana. O quê o GALO precisa é de gente que entenda como funciona o futebol profissional, o resto é consequência. Tbm né! O GALO, verdadeiro Time do Povo tinha coração,esse q ai está tem apenas cnpj. Triste realidade!

  13. Bom dia. Confesso que ontem me exaltei nos comentários, tamanha a raiva que estava sentindo e dos deboches de amigos e até familiares ( que são botafoguenses) sobre as derrotas de 4. A bipolaridade na sua essência.
    Hj, mais calmo, mas não menos tenso, rogo p que o Milito vá ao Rio de janeiro e jogue , senão por 3 pontos, ao menos por 1 ponto. Temos que sair de lá sem essa sacola de gols, ridículos que estamos tomando. Por Deus.
    Minha decepção ainda está na diretoria, omissa, complacente com essa situação. Sem desculpas. Planejamento quando muito, precisa de ajustes. O que estamos assistindo é a total falta de planejamento.
    Chego a temer , na verdade, com o ambiente interno do clube: esta situação de campo, escândalo, dívidas e a falta de atitude de alguns jogadores. Querem fritar o Milito? Será?
    Eu continuo Militando. Que os dias de tempestades estejam em seu final ( na verdade espero que tenha acabdo). Reerguer a cabeça. Aprender com o momento é dar a volta por cima.
    Imprensa, essa vai de acordo c o vento. Daqui uns dias voltam a elogiar o Galo.
    Nós, torcedores temos que manter a fé em nossas crenças de atleticano.
    Amém.

    1. Amigalo Miguel

      Não se preocupe em justificar a sua ira com os 4F (quatro fujões) e seus baba sacos da diretoria. O seu xingamento é o mesmo de milhares de torcedores que sentindo-se enganados e pior ignorados, agora estão se manifestando.
      Bando de covardes que vivem se escondendo atrás de notinhas do clube.

  14. Quem escala éo principal culpado, temos uma base que tem jogadores da posição, era buscar o lateral esquerdo e os volantes e pronto e sem essa de não estarem preparados, em outros milhares de clubes pelo mundo afora todos tem oportunidades para jogarem a partir dos 16anos e porque só aqui e jogador não está preparado, em uma guerra não vão os veteranos só os jovens em 99% e porque no Galo os garotos são nutelas e não homens.Para irem gandanhar estão preparados e feliz, para jogarem no profissional quando são acionados borram as tangas

  15. Sem essa de colocar incompententes para administrar botecos. Que eles administrem salões de beleza (na verdade são salões de feiúra).

  16. Bom dia!
    Milito chegou chegando e encantando a todos (menos os que são sempre contra). Sem tempo pra treinar. Aí veio aquela parada por causa dos problemas no sul do país. Pensávamos que com tempo pra treinar, o time ia melhorar ainda mais. Sqn. A coisa desandou. Jogadores suspensos, contundidos, somado a isso, algumas insistentes invencionices do treinador. Isso tudo acaba com a confiança dos jogadores e da torcida. Tomara que isso se reverta logo.
    Ah… definitivamente o Galo não pode ter tempo pra treinar. Isso sempre dá errado.

  17. Bom dia MASSA!

    Nobre Guru, essa sinergia que vc citou, entre torcida e campo, é o que mais me preocupa. Com a torcida é fácil de resolver, não há segredo, basta voltar a vencer e demonstrar vontade, raça, que a torcida é conquistada de um dia para o outro.

    Minha maior preocupação agora é essa sinergia entre técnico e jogadores. Meu receio é o Milito perder o vestiário.

    Veja que nesse jogo ele deixou o I Rabelo no banco, jogador que bem ou mal vinha fazendo parceria junto com Fucks, optando por Bataglia na zaga. Tirou Rômulo da esquerda para a direita e deixou Mariano no banco, vindo acontecer o que aconteceu. Paulo Otávio, sem experiência nenhuma, titular num jogo desse porte. Scarpa, nitidamente é visto o tanto que está desconfortável com a função que está exercendo. Hulk, mesma coisa. Percebe que não está satisfeito com o que está acontecendo em campo. Já fazendo cobranças externas, ao invés de fazer isso lá dentro do vestiário.

    Kalil já disse uma vez: Se vcs acham que jogador não derrubam técnico, estão enganado.

    Milito veio do vestiário, tem experiência, deve saber muito bem sobre isso. Algumas atitudes dele pode minguar esse relacionamento. Se isso acontecer, nosso ano será tenso.

    No jogo de 4a feira havia 7 titulares em campo, faltando 3. No lugar desses 3 jogadores que faltavam (imagino: Saravia, Arana, Franco e tb Zaracho), seus reservas imediatos estavam no banco (I Rabelo, Mariano, Vargas ou Palácios) e mesmo assim ele preferiu improvisar (Bataglia, Rômulo e Paulo Otávio ou Kadu). Goleiro era o MM, não tinha outro.

    Cuidado, Milito! Muito cuidado! A MASSA te apoia, mas se continuar com essas lambanças nem a MASSA, nem jogadores, vão te segurar no cargo.

    BBOOOOORRRRAAAAAAAA 999AAAAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

    PS.: Sub 20 tb levando goleadas uma atrás da outra. Esses dias foi o csa-MG, ontem o Fortaleza. Tem base!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *