Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Motivação da Massa em alta

Tem tempos que não sentia uma atmosfera tão interessante para o Galo como para esse confronto eliminatório na noite desta quarta-feira. Coisa parecida, coincidentemente, com o ano de 2013 quando conquistamos a Libertadores e teve origem o mantra do “eu acredito”. Depois vencemos e levantamos as taças no ano seguinte, ainda no embalo da grande conquista, também a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.

Aí veio o ano maravilhoso e inesquecível de 2021. Junto ao segundo título do estadual (agora somos penta), conquistamos o tão adiado Brasileirão e ainda de novo a Copa do Brasil. Ambas competições, que durante décadas nos foram surrupiadas por fatores campo e muito pelo extracampo. Por pouco e detalhe de regulamento, eliminados dessa mesma Libertadores, nas semifinais. Se foi uma temporada mágica, imagine se fosse mais essa. Triplete – ou hat-trick – viraria poker-trick? Nem podia, a freguesia local e nacional não ia aguentar. Em 2022, a Super Copa do Brasil, frente ao queridinho flamídia. A cbf e a tv tentaram fazer desse jogo único um tira teima. Vencemos o trio do mal.

Interessante, nessas conquistas, saímos atrás em jogos decisivos. Na Libertadores, líder geral, decidimos sempre em casa. Dum dum no tricolor do Morumbi – agora bis -, Tijuana em dia de São Victor, e nas semi e final, perdendo fora por dois a zero, superando ambas nas penalidades. Na Copa do Brasil, igualmente perdendo por dois gols, viramos em cima da dança do mesmo treinador de logo mais e do classificadaço cheirinho carioca. E tantas outras viradas históricas com em cima do Bahia e na decisão do mineiro desta temporada. Naquele dia me lembrei: o choro é muito livre e o penta é muito nosso!

Dito isso, retornando ao início dessa prosa, diria que o ambiente do mais belo horizonte do planeta – Cidade do Galo – é muito favorável. A direção Atleticana fez um trabalho motivacional louvável com o Torcedor. Quem não se apressou pelo ingresso ficou na mão e implorando para os céus pelo milagre de uma desistência. No vídeo com áudio do Hulk, todos com os quais conversei ontem, se emocionavam com a convocação do grande jogador do futebol brasileiro dessa década. Se nosso super herói atuasse no Rio ou São Paulo, aquela mídia diria isso todo dia. Mas, optam por mazelas que tentam tumultuar nossa vida. Mineirinho come quieto, não se esqueçam.

Cabe agora, essa motivação também incorporar nos onze escolhidos pelo Milito para essa guerra que vale vaga na semifinal. Se os jogadores entrarem em campo com a mesma disposição que os reservas mostraram domingo frente ao Bragantino, diria – sem medo de errar – podemos reservar ingressos e as passagens para as próximas partidas da Libertadores. Será aqui em BH, com o forte River, decidindo lá a vaga para a final. Também na mesma Buenos Aires, se avançar, a partida que decide o título. Ah! A simbiose, Torcida/jogador, é tão boa que ontem à noite – em horário decente – teve até serenata da Massa para o elenco.

Essa quarta-feira, 25 de setembro, tem todos os ingredientes para entrar na história do Galo como das mais importantes de todos os tempos. A derrota na primeira partida, muito sentida por parte de Atleticanos, será apagada da memória. Aos que sentiram tanta dor, afirmo sem medo de errar, tivesse esse mesmo placar ocorrido com o gol adversário no primeiro tempo ou até metade da segunda etapa, não teria incomodado tanto. O fato de ter sido no instante final e num descuido de marcação foi determinante para esse mal humor. Se tudo der certo e conforme a atmosfera mineira prevê, será um dia para ser festejado e lembrado para todo o sempre. Está nas mãos – digo, mãos do Éverson – e nos pés dos jogadores de linha essa missão. Que assim seja!

*fotos: Bruno Souza/Atlético

23 thoughts to “Motivação da Massa em alta”

  1. Paulinho é um péssimo finalizador,o Galo precisa se livrar dele o mais rápido possível,uma hora esses gols bobos que ele perde pode fazer falta,atacante vive de gols,o cara me perde um gol sozinho na pequena área e outro cara a cara com o goleiro.

  2. Saudações Alvinegras.
    Bica bicudo, hoje é noite histórica na Arena
    Bora meu Galão mais lindo do mundo
    Aqui é GAlo porra
    Forjado na dor na injustiça e no amor

  3. Olá amigos da bola!

    3 a 0 pra o Galo hoje!

    Um aos 15 minutos do primeiro tempo, outro aos 36. No segundo tempo, Galo mata o flu aos 40 minutos com o terceiro gol.

    Gols de Paulinho, Hulk e Bernard desencantando.

  4. Quem serão os nossos 11 fica por conta do Milito… conosco ficará o apoio e incentivo nos 90 minutos… jogo duríssimo mas totalmente aberto para uma grande vitória.

    Eu acredito é no nosso GALO!!!

  5. Chegou o grande dia!! que dê tudo certo e agente consiga a classificação!! Vai ser sofrido como sempre mas não pipoque meu GALÃO TRAGA A CLASSIFICAÇÃO ENM QUE SEJA NOS PENALTIS!
    Eu acredito!!

  6. Infelizmente não poderei ir ao jogo hoje, vai ser pela TV mesmo. Tô sentindo este clima de empolgação do torcedor mesmo, até um pouco exagerado, mas que seja apenas o torcedor, e que os jogadores e comissão técnica sintam este estimulo mas mantenham o foco, a atenção, nada de escalações bisonhas viu sr. milito. Calibra o pé aí Paulinho, jogo como este não se pode perder nada. No mais, bora calar esses cariocas injuados.

  7. Vamos Galão da massa,eu acredito, vamos passar por cima do Flumiccc,espora afiada e bico de aço,as florzinhas não vão aguentar,Galo 2×0 um gol em cada tempo,com certeza o Hulk vai balançar as redes

  8. Eu fico até emocionado com a paixão atleticana “eu acredito”, pois a virada de chave foi contra o fraquíssimo Bragantino. Cuidado heim galera, muito cuidado. Mas ainda está valendo, pra quem este ano tem uma das defesas mais vazadas do campeonato brasileiro. Tem que acreditar mesmo.

  9. O TRICOLOR CARIOCA:

    A provável escalação 4-3-3 do FLU deve ser:

    Fábio;

    Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Diogo Barbosa;

    Bernal, Martinelli e Ganso;

    Arias, Serna e Kauã Elias.

    O banco de reservas do FLU permite boas opções a Mano Menezes: Vitor Eudes, Guga, Nonato, Antônio Carlos, Felipe Melo, Renato Augusto, Marquinhos, Marcelo, John Kenedy, Cano e Keno…

    Thiago Silva deve ir a campo. Se não for, pela recente contusão, Antônio Carlos será a opção de Mano Menezes para substituir o zagueiro titular…

    O jogo para o FLU será de espera, cautela e contra-ataques…

    O jogo para o CAM será pedreira, nervoso e de erro zero…

    Chegou a hora da verdade e da onça beber água…

    A sorte está lançada…

    Vamuuuu, GALOOOOOOO!!!

  10. salve Massa e Guru

    Lutar, lutar, lutar
    Com toda nossa raça pra vencer…
    Nosso hino traz em sua essência, o espírito que precisamos ter hoje diante do time protegido pelo CBFLU.
    A torcida vem fazendo a sua parte dando apoio e ontem nas palavras de Hulk e Arana, parece que os jogadores entenderam.
    Então cambada: VAI PRA CIMA DELES GALOOOOOO!!!!!

  11. Que Deus ouça as suas palavras , Eduardo e, acredito, grande parte desta expectativa favoravel se deve àquele jogo de domingo contra o braga, onde o time reserva escancarou , para nós torcedores , o tipo de comprometimento , luta e garra , que a tempos exigimos na serie A e que, infelizmente nos foi negada. Negligencia inexplicavel , escolhas equivocadas , jogos sem comprometimento e brilho , inconcebíveis num time profissional , time muitissimo bem pago, diga-se. O jogo de hoje , é desnecessário falar de sua importancia , e o clima de um jogo classificatorio/eliminatorio , parece ótimo , com torcida e time motivados, com este monstro, sim , este é o verdadeiro monstro do futebol brasileiro . HULK , chamando , convidando a torcida , como se não bastasse o que faz em campo , este sim , o verdadeiro monstro do futebol , que obriga a podre midia do eixo a engolir. Novamente, vou ouvir pelo radio , nào assino streaming algum . Como vou torcer, meu Deus , se Deus quiser , passaremos

  12. Bom dia xará e amigalos. Hoje é dia de despachar o time Master do treinador dançarino. Hoje é dia de lotar a Arena e incentivar. Hoje é dia de Milito fazer o GALO jogar pra frente sem descuidar da defesa. Hoje é dia de marcar o FluminenC em seu campo e partir pra cima como um rolo compressor. Hoje é dia de Bernard sair do sono profundo. Hoje é dia de Paulinho calar a boca dos críticos inclusive a minha!!!! Hoje é dia de HULK!!! HULK!!! HULK!!! VAMOS MEU GALO ENFRENTAR O HORRIVER PLATE!!!! VAMOS MEU GALO GANHAR A LIBERTADORES!!!!

  13. Bom dia a todos alvinegros do GALO!

    Mais uma partida decisiva, e se cada um dos nossos jogar o sabe e pode, as chances serão enormes.

    Apoio da torcida não falta, pois contra o San Lorenzo(em que não estavamos jogando nada), bastou um escanteio a nosso favor, que a arena MRV virou um caldeirão.

    Muito confiante.

    Abraço

  14. Bom dia, prezados Atleticanos

    Continuamos vivos na caminhada rumo à conquista da “Glória Eterna”. E é obrigatório citar Hulk, nosso ídolo maior. Desde que veio pro Galo, ele declarou, várias vezes, que tem como objetivo conquistar a LB. É quase obsessão. Ele vai jogar muita bola, podem crer. Jogo grande pra astro da mesma magnitude.

    Só que jogo é coletivo e Hulk depende de todos. Aí entra o papel principal dos defensores: laterais, zagueiros e volantes. Quando a bola estiver com eles, cada um tem, por ofício e obrigação, defender ferrenhamente seu setor ou área de atuação. Sem violência e faltas desnecessárias.

    Saiu na imprensa que Palacios se sentiu culpado e chorou muito por não ter conseguido marcar Keno no 1×0 da ida. E ele de fato falhou? Penso que não.

    Defensor nunca deve “terceirizar” a marcação do seu setor para companheiro atacante. Principalmente perto da nossa grande área. Marcação de atacante não é confiável. No mínimo, exige uma cobertura rápida e eficiente.

    Isso não aconteceu. Paciência. Agora, só nos resta gritar, incentivar, apoiar e torcer pela vitória por 02 gols de diferença. Se for pros pênaltis, também tenho fé. Afinal, “se não é sofrido, não é Galo”. Bora seguir em busca da “Glória Eterna”, Gaalôôôô.

  15. Bom dia Avila. Bom dia a todos! Hoje o Galo vai passar o trator: 3×0. Essa defesa do Fluminense se apertar confessa! Já estou preparando uns cobres para a final na Argentina, contra o Botafogo! Eu acredito! A ida da torcida ao CT, o vídeo do Hulck, me emocinaram muito. A paixao da torcida pelo Galo é algo místico, que nem todos conseguem entender. Somos forjados na dor, no amor e na Injustiça. Hoje vingaremos o Brasileirao de 2012, que nos tiraram no apito. Prepare o lombo Mano dancinha e Fábio de costas, pois hoje a cuica vai roncar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *