Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Momento triste na vida Atleticana

Tento, na medida do possível, não me meter em questões de gestão e mesmo de campo. Para isso existe diretoria e comissão técnica, cabendo a mim – na condição de Torcedor – apoiar com minha torcida de boas energias e até criticar quando o calo dói mais que a resistência aguenta. Não me acho apto, refiro a capacidade profissional, para gerir finanças e tampouco beirada ou dentro de campo.

Tenho acompanhado, com muita tristeza, os caminhos e rumos dessa votação de hoje e amanhã. Decidirá o futuro da nossa vida Atleticana. Estou, claro, entre aqueles Torcedores que quer e espera o melhor para o Galo. Se os conselheiros têm pouca informação, imagina nós que somos números apenas nas estatísticas e consumidores de produtos. Desde camisa, chaveirinho, outros souvenires e até ingresso (seja pelo plano GNV ou não). Sei apenas que nada sei, mas sei que quero o meu time vencendo.

Na verdade, quando dois brigam, nenhum tem razão. Era assim quando chegava em casa, na época de colégio em Araxá, e tentava explicar aos meus pais as razões de ter sido mandado de volta pós atrito com colega. Se faltam, e até comungo daqueles que reclamam, informações detalhadas sobre o acordo de acionistas, as reações intempestivas em nada ajudam para a formação de opinião sobre todo esse imbróglio.

Ataques pessoais, citações abaixo do mínimo de urbanidade, têm norteado setores que se opõem a aprovação da proposta. Recebo centenas, diariamente, de um lado e do outro. Adotei não mais ler, tem muita informação distorcida e até que mostra muito mais o perfil de quem envia que o alvo pretendido. Imagina a caixa postal dos conselheiros. Até registro meu agradecimento ao Paulo Cury, que quando foi presidente, me colocou para fora desse colegiado. Não ia aguentar tanta aporrinhação.

Creio que será aprovada, caso isso se confirme, que os compradores – até recentemente chamados pelo blogueiro de benfeitores e agora investidores – tenham êxito na difícil empreitada. Não torço para diretoria e nem profissionais do futebol, sou tão e apenas mais um Atleticano que quer ver o time vencendo jogos e conquistando títulos. Se não for aprovada, que apareçam sugestões e propostas melhores ao futuro do nosso time do coração.

O que não suporto, vale aos dois lados, é essa disputa visível entre grupos antagônicos dentro do Galo. Recentemente, numa questão nacional, momento tão chato quanto esse, se o cidadão se dizia eleitor do fulano, era tachado de …ista! Se fosse do sicrano, outro … ista. Que saco! Agora quem se opõe é dito e tido como apoiador de um ex-presidente. Quem é favorável é chamado de pau mandado. De novo, que saco!

Uma palavrinha final, além do mau gosto de uma das peças que recebi, relacionando a marca de cerveja, outras pérolas também me chamaram a atenção. O Diamond valeria um bilhão e o nome fantasia da Arena meio bilhão. Ora, ora, onde estariam os compradores e investidores para cobrir as duas propostas? Tenho um carro utilitário que vale 60 mil, quero que valha mais de 100, só não encontro comprador. Como diria o saudoso Rogério Peres: “menos gente, menos…”

*imagens: divulgação Atlético

76 thoughts to “Momento triste na vida Atleticana”

  1. Prezado Eduardo

    Há anos que não me manifesto nesse espaço que proporciona debates e questionamentos. Admiro a forma democrática com a qual expõe as opiniões próprias e permite o contraditório. O motivo de eu me afastar é simples. Futebol virou assunto de finanças, o que acho demasiadamente chato é frustrante. O futebol passa por mudanças, adequações. Até os anos 30 do século passado era um esporte amador. Houve resistências ao modelo profissional. E a coisa continuou. E cresceu assustadoramente. Vieram as Copas do Mundo. Os estádios cresceram a ponto de atraírem mais de 100.000 pessoas numa partida. Os ingressos não eram caros, o que permitia uma saudável convivência entre camadas sociais que estavam no mesmo lugar por uma paixão. Os jogadores eram revelados no próprio clube e havia uma identificação entre a torcida e o time. Claro que algumas peças eram trazidas para suprir algumas deficiências, mas a rotatividade era menor. Nos anos 90, veio a novidade do clube-empresa, cujo exemplo foi o modelo aplicado na parceria entre Palmeiras e a Parmalat. Com capital para investir na contratação de excelentes jogadores que se revelaram em seus clubes de origem, foi possível ter no elenco Edmundo, Djalminha, Rivaldo, Cleber, Roberto Carlos, Cafu, Edílson, Evair. A investida deu resultados e outros clubes tentaram repetir o processo com seus investidores, com maior ou menor sucesso temporário. Ou mesmo um fracasso retumbante, vide a seleção de 1994. Mesmo essas açõ não foram suficientes para se contrapor ao pesado investimento que clubes europeus tinham na agulha. Qualquer jogador que se destacasse era e é vendido a clubes do exterior com meia temporadas. Alguns de base sequer jogaram ou jogam como profissionais por essas terras.

    Agora abro um parágrafo pra falar da influência da TV no futebol. Me lembro dos jogos transmitidos em TV aberta, quando o Galo jogava fora. Isso nos anos 80 e 90. Depois veio a TV a cabo, com as assinaturas pay-per-view. Rapidamente, os clubes se tornaram reféns dessa receita. E por um bom tempo, pra quem exercita a memória, nos eram empurrados jogos de Corinthians e Flamengo pela TV aberta, independente da praça onde o Galo jogava. Se quiséssemos ver o jogo, que comprassem o pacote de maldades. Como o Brasil é um país continental, a carência de torcedores que não teriam como suprir o desejo de ir a um estádio era feita pela TV aberta. Com jogos dos times do RJ e SP. Mas já era assim nos tempos do rádio. Isso determina a cota que cada clube recebe, mesmo que de forma induzida e pouco justa.

    Depois vieram os programas do sócio-torcedor, fazendo com que as bilheterias se tornassem obsoletas. Para isso, os “sócios” precisam ter conta em banco, cartão de crédito e outras comodidades.

    Paralelamente, o advento das arenas, com seus ingressos caros, sentados em cadeiras que mal cabem os glúteos de seus abnegados. O cimento, outrora tão democrático, acolhdor e eletrizante, cedeu seu lugar a outros interesses. Muitos foram expulsos, que se resignem à sua insignificância.

    Esse parágrafo, é sobre salários astronômicos. Saber que tem gente que recebe perto de 1 milhão de reais por mês pra ser medíocre é uma afronta. Mas como há uma estrutura complexa por trás desses contratos, rachados com empresários, mantenedores de suas redes sociais e até outras rachadas mais escusas, fico a divagar o quanto disso o sujeito recebe e o quanto disso é pra lavar roupa suja.

    Agora sigo com minhas últimas considerações. O ex-presidente Alexandre Kalil disse uma vez que futebol era coisa pra rico. Naquele contexto, justificando os caros ingressos cobrados dos torcedores. Atirou no que viu, acertou no que não viu. Mas cometeu uma injúria. Desprezou quem era pobre e que ainda podia e queria estar no campo dando apoio, mesmo na bagaça, ao Galo. Mas ele próprio foi escorraçado das coisas do Galo por gente rica.

    Mecenas, benfeitores, conselheiros beneméritos. Minha ingenuidade leva a crer que tais títulos seriam designados para agraciar àqueles de de fato se dispõe a contribuir com uma causa. A causa Clube Atlético Mineiro, nesse caso. Um dos que recebem tais títulos, quando presidente, nos levou a uma segunda divisão. Sempre tive os pés e as mãos atrás com essa figura. Eu achava que ele queria o shopping. Pelo visto, já conseguiu. Essa gente tem sede de poder, riqueza, patrimônio. Endividam, como se fossem benfeitores, mas usam de seus artifícios fora receber em troca. Benfeitor e benemérito, a meu ver, não faz isso. Acho que tudo é parte do negócio. Da sanha por dinheiro, por patrimônio.

    A folha salarial pornográfica para quem contribui tão pouco no exercício de uma profissão, e de uma diferença abissal para o cidadão comum, representa pouco para as riquezas que essas pessoas amealham nos seus negócios. E tudo faz parte de um acordo, um conluio. Com a televisão, com a CBF. É um ótimo negócio. Uma megalavanderia de roupa de grife suja com roupa de chiqueiro. Os suínos verdadeiros ficam constrangidos.

    No meio disso tudo tudo, ficam os consumidores. De ingressos, de camisas oficiais de códigos de barras a 400 contos de réis, souvenirs, de pay-per-view, de sócio-torcedor. Quem é souvenir de quem? Há anos que não dou um centavo meu pra isso. Em nome do que eu já vivi como torcedor de arquibancada de cimento. Em nome do que vi de futebol. Em nome da história do Clube Atlético Mineiro.

    1. Eu tenho uma teoria para a situação caótica (contra o futebol brasileiro) em que se encontra o futebol hoje: a Lei Pelé.
      Ela tirou dos clubes o controle do passe dos “escravos” e o passou para os empresários (leia-se clubes europeus e outros com muito dinheiro).
      Com isso, a identificação que sempre houve entre os clubes e a seleção brasileira foi para…os clubes europeus, em 90% dos casos.
      Pelé, que dá nome à lei e de quem também chorei a morte, deixou 100 milhões de dólares de herança para os seus. Sem se “beneficiar” da lei, por óbvio.
      Neymar, cria do Santos, foi vendido por não se sabe direito quanto, mas na transação o Santos ficou com 20 milhões, o pai dele com 50, a mãe com outros 50 e o empresário com uns 100. Isso pode? Talvez seja esse o caso mais emblemático dos efeitos da lei Pelé sobre os clubes brasileiros.
      E enquanto isso, a seleção não joga mais aqui direito, não ganha mais nada e toma goleada, Perdeu a alma.

    2. Muito certeiro e inspirado o seu comentário meu caro Tércio. Penso da mesma forma e tenho saudades do velho Mineirão, do time do “povo”. Povo este que não vai mais ao campo.

  2. Eu só torço para que está saf venha para o bem do clube, que as dívidas possam ser pagas ou ao menos equacionadas, tô cansado ver todo dia uma notícia do galo nada tem haver com futebol, é sempre alguém na justiça , torcedor reclamando de ponto cego (veja pela TV), é divida aqui , divida acolá. Eu só quero poder ver um jogo de futebol decente, seja no estádio, seja pela TV , com jogadores que vestem e respeitam a camisa do clube que sustenta seus luxos. Que Rodrigo Caetano saia, tem sido uma pedra no sapato do galo , péssimos técnicos , péssimas vendas, péssimas aquisições , insistente , chega desse cara, de Vargas, mariano, Saravia, Pedrinho , Alan Franco, lemos, edenilson , Patrick e mais uns 2 ou 3, mas isto pensando em 2024 pois 2023 já era, assim como 2022 que tínhamos tudo para seguir bem mas fomos abandonados pelo cuca e o Caetano somente mer..da fez.

  3. Marque as alternativas certas

    A) Será que se o time estivesse voando, classificado na copa BR, brigando pela ponto do brasileirão e com boas chances de classificação na liberta, estaríamos metendo o pau na SAF?
    OU
    B)Será que a SAF com sua falta de transparência, desconfiança de beneficio aos investidores, e outras possíveis irregularidades, não está sendo o estopim para a má fase do time?
    OU
    C) Todas as opções acima.

    Letra C na cabeça

    1. Não se preocupe, ano que vem tem 40 milhões para fazer um time novo!
      Quarenta milhões de investimento e 16,5 para folha!
      Com esse valor que time voce acha que montamos?
      No mais, é so dar tempo para o Felipão treinar (ele ja ganhou tudo) que o resultado vai aparecer!
      Não é assim imprensa mineira?
      Venderam o Atletico!
      Aguardem o ano que vem!
      Parabéns a todos!!!

  4. Boa tarde Eduardo e massa. Quem pos nos nesta situação tem nomes . Os 4 donos do Galo. Rainha da Inglaterra. Vice.eo péssimo diretor de futebol que enxeu o Galo de refugos e bois cansados. O último que sair apaga a luz. 18 milhões de salários por mês a estes amontoados de peladeiros de várzea é pracaba.rsrs.simplismente cruzeiramos e falidos Parabéns aos envolvidos. Aff. Este comando atual afundou o Galo e agora querem de borla. Piadas. Vergonha. Acorda 7×1 ultrapassado. Vá Galooooo.

  5. Let’s bora falar de futebol , que é o que interessa .

    Estamos a QUATRO pontos do G4 .

    Duas vitórias seguidas AGORA nos colocam na parada de novo .

    Creio termos 11 jogadores em condições de realizarem esse feito .

    Só depende deles .

  6. CRENDEUSPAI !

    Postagem agora nas redes sociais dá conta que as instituições financeiras que aportaram recursos para a obra do campo de futebol do MENIN vão exigir como garantia de recebimento os direitos de transmissão do futebol.

    Medida pra contrapor essa possibilidade já está sendo providenciada pelos MECENAS :

    vão autorizar a venda de ambulantes de pipoca e churrasquinho na Esplanada com cobrança de 50% do valor bruto apurado pelos comerciantes cadastrados .

    Com isto esperam suportar a possível perda de receitas com o bloqueio das cotas televisivas .

  7. Sinto saudade é do Alexandre Mattos isso sim, esse Rodrigo Caetano é péssimo não conseguiu contratar nem um técnico que preste troca de treinador todo ano no meio da temporada, compra e vende mal, renovou com Vargas e Pedrinho e mantem um elenco caríssimo péssimo custo benefício onde toma prejuízo todo mês com pelo menos 11 inúteis Vargas, Pedrinho, Edenilson, Patrick, Saraiva, Lemos, Alan Franco, Kardec, Hyoran, Mariano por causa da idade e Rever por causa da idade.
    Com esse elenco nem o Guardiola da jeito, tem que dispensar esses inúteis e trazer uns 5 bons Lateral direito, Zagueiro, camisa 10, ponta e centro avante.

    1. Caro Pablo

      Assim como vc eu tb estou p#@ de raiva com Rodrigo Caetano, mas depois do episodio pulada de muro para Libra fico me perguntando: sera que ele tem autonomia para ser dirigente no nosso clube? Até onde v a responsabilidade dele nas dispensas e contratações.
      Pelo jeito, ele é pau mandado, então meu caro…

      1. Caro JBHGALO, Esse Rodrigo Caetano é a maior enganação pensa comigo um ano 2021 vitorioso como o nosso o cara não conseguir trazer um técnico de primeira levou uns 300 não e teve que fechar com o Turco.
        Trazer o Coudet mesmo tendo brigado com ele no Inter sabendo todo seu histórico extra campo e me coloca essa maldita multa de 30 milhões.
        Lembrando que por causa dessa maldita multa perdemos o Dorival e o São Paulo agradece.
        Aí mais uma vez tentou os Técnicos Portugueses e não conseguiu de novo fechou com o aposentado Felipão.
        Nossa base jogada as traças ontem o sub 17 tomou 7×1, esse siga da vergonha que não consegue indicar ninguém isso tudo é de responsabilidade do diretor de futebol mas infelizmente esse Sr Rodrigo Caetano é incompetente!!!!
        Quanto a Libra tá muito confuso ainda mas nessa eu acho que acertaram pois isso são blocos comerciais na qual quem vai colocar o dinheiro vai ser a Globo, e onde você acha que a Globo vai colocar mais dinheiro???? lógico que vai ser na Libra.
        E pagando mais para Libra consequentemente o Galo vai receber bem mais que na liga forte, infelizmente a Globo sempre privilegiou os de maiores torcidas por isso o Galo tem que tá é nesse bolo mesmo.
        Na minha humilde opinião claro, saudações e dias melhores para nosso Galo!

  8. E U R E K A !

    Achei a solução para as dívidas do ATLÉTICO :

    é só os 2Rs ( sim , os das instituições financeiras ) adiarem a cobrança dos “EMPRÉSTIMOS” que fizeram ao Clube , dizendo à época que seriam ressarcidos sem juros e correção e não teria um prazo estipulado para liquidação .

    Pronto , ‘tá resolvido !
    Podemos ficar tranquilos agora .

    1. Isso. Também usarem o dinheiro do shopping para pagar os outros credores, aqueles das dívidas onerosas. Provavelmente sobraria dinheiro. Até por que para a construção o clube não colocou um centavo, era tudo dinheiro garantido. Almoço de graça? Não, isso nunca teve.

  9. Há anos falo aqui neste espaço democrático, que faltava TRANSPARÊNCIA às coisas que aconteciam no CAM. Sou isento pra falar, porque não tenho ligações com quaisquer dos lados, ou seja, aos que se opõem e aos que se apresentaram como “donos” do CAM e que, agora, efetiva e legalmente serão. Muito pelo contrário, até tenho um bom relacionamento profissional com um dos líderes (não dono) do grupo que COMANDA tudo no clube. Doravante, então, o que me resta a fazer é não tocar mais neste assunto, uma vez que nada posso fazer, neste sentido, pelo nosso Galo! É entregar pra Deus e torcer para que o clube conquiste mais títulos. Ah, enquanto permanecer o “ponto cego” não volto na ARENA MRV! Vejo pela minha TV de 85 polegadas, com visibilidade TOTAL, além de detalhes dos lances melhores e dos mais polêmicos. E de resto, sem “tropeiro” 171!

  10. Na minha modesta e leiga opinião, sobre essa SAF, gostam de dizer que os R’s estão metendo a mão no GALO etc e tal, Cadê um desses falastrões contrários pra chegar e falar o seguinte, estão vendendo por X peraí eu dou x+1 e compro essa SAF, não tem né, pq a bronca é muito gigantesca, então penso que com os R’s tá ruim mais sem eles, é muito, muito, infinitamente pior.

  11. A folha salarial do ATLÉTICO é um verdadeiro ESCÁRNIO em relação não só aos seus torcedores mas a toda a sociedade .

    E não só o CAM , mas o futebol brasileiro deve uma explicação sobre esse DEBOCHE que foi introduzido no esporte .

    “Ah ! , mas o futebol faz parte da indústria do entretenimento , tal qual artistas e cantores”

    Ok , então que recebam por PERFORMANCE , por apresentação .

    Aceitar jogador “no banco” , só indo ao clube calçar chuteiras e correr em volta do campo , para no final do mês embolsar valores 5 a 7 vezes superiores aos melhores executivos do país é OFENDER o bom senso .

    Ah ! , sem problemas em ser entendido como frustrado , invejoso,
    de mal com a vida .

    1. Barata , uma folha anual , 200 milhoes e mais , isto seria motivo pra intervencao , a divida triplicou com estes 4 rs , que agora tentam pegar seu dinheiro , dinheiro de pinga, sem juros e correcao , sei, acredito

    2. Por isso mesmo, caro BARATA, sou partidário de antigamente. Salário pequeno e bichos gordos. Poderiam estabelecer um limite de até 100 salários mínimos mensais e a partir daí, negociar com cada atleta, cifras por performance. Venceu, leva mais x salários mínimos; empatou, leva x salários mínimos; perdeu, vai chorar debaixo dos cobertores nas noites frias. Realmente é um escárnio o que se paga a jogador de futebol atualmente. Despois falam que somos saudosistas….
      Abraço!

    3. E isso mesmo Barata, esse Sr Rodrigo Caetano ter renovado com Vargas e Pedrinho ganhando 800 mil por mÊs é um crime, um tapa na cara do torcedor.

  12. Caros,

    AQUI é só Galo!!!@

    Não brinco com governo com polícia nem censura. TUTI buona persona!

    MOÇADA E RAPAZIADA, pfv, NÃO é hr de falar daquilo q NÃO temos…ALGUNS daqueles mesmos de sempre tão pedindo jogador da BASE Atleticana…Para com isso! VOCÊS sabem o q é a BASE Atleticana?, VOCÊS acompanham jgs da BASE Atleticana? Vcs são SUICÍDAS? Por favor, NÃO peçam ou façam isso. E olha q Os KARA – JESTAUM NÃO costumam ouvir a Torcida, mais vai q numa dessa…

    A briga NOSSA é para fugir do REBAIXAMENTO, é disso q se trata, e o quolé que é é a partir do jg com o grêmio…os SINAIS tão RELUZENTEs igual a cor da camisa do NOSSO VANDERLEA, igualzim a indumentária da MEQUETREFADA qnd sai do campo de jg…GORDUCHOS do carai!!! NINGUÉM respeita mais O GRANDE PLANTEL…O AVISO tem sido dado em doses homeopáticas!!!
    É ENTREGAÇÃO de RAPADURA só no TOTÓ aqui, uma PAÇOCADA do Pulim acolá na frente do gol, uma alçada na área e Lemos SUFOCO, Ed tal uma GAZELA DESFILANTE na meiúca e assim vamos de jg em jg DESPENCANDO SEM AMORTECEDOR na tabela de classificação…SINISTRO!!! Ninguém percebeu?

    O MOTE pode ser? Como ESTRUTURAR com o q temos para fazer esse ELENCO “jogar” o MÍNIMO q NÃO sabem e NÃO podem para NOS manter longe o suficiente da ZONA FUNESTA?…Alguns jogadores (?) NÃO tem condições NENHUMA de evolução, principalmente aqueles q chegaram pelas MEDÍOCRES mãos de RÔ KAÊ…não vou citar, mas ELES tem q ser AFASTADOS, é doloroso e perigoso, e não me venham fala de JOGADOR DA BASE, não temos ISSO!

    O pior dISSO é a Torcida na DISPERSÃO prá ganhar ingresso para a INAUGURAÇÃO e CRENTE q tamos nadando no CRÉDITO q já passou todo prá mão dos ABNEGADOS! Já perceberam isso tb? Os caras tem o CRÉDITO (aqueles de 21!), o Shopping, El Campim do PT Cego tb é deles…o mais e tudo…e NOS negam meros REFORÇOS p pelos menos dá alguma opção ao Mrs. TRUCO…INACREDITÁVEL!

    E VAMU Q VAMU!!!

  13. Muito triste com tudo isso. Pra mim, está claro o que está acontecendo: a gestão 4 R’s quebrou o Galo, aumentando a dívida para valores astronômicos, e agora eles mesmo vão comprar. Ficando com eles o estádio (que era uma ‘doação’ ao clube) e o CT. Ou seja, vão levar o clube na mão grande! Nossa SAF é a única onde o vendedor é o próprio comprador! Ter ganhado títulos em 2021 fez essas raposas velhas ficarem incontestáveis. Colocaram a culpa do aumento da dívida no desafeto político (Kalil), que há tempos não apita mais nada dentro do clube. E o Diamond Mall? Foi vendido pra nada!
    Eu vou ter muito orgulho de um dia ter torcido pro Clube Atlético Mineiro e a história que tive com esse clube. Infelizmente, agora que o Galo vai virar time dos 4 R’s, com nosso estádio e CT sendo da família Menin, será que nosso Galo manterá a identidade? Já estamos vendo uma mudança profunda nisso, e algo me diz que só vai piorar

  14. Estava eu entusiasmado com o Mateus Iseppe do sub 17 e continuo achando ele muito talentoso, mas tomar de 7×1 do curintia…é pra fechar as portas da base. Será influência do Felipão? 7×1…

  15. O ATLÉTICO CRUZEIROU?

    Aliás, o que significa CRUZEIRAR?

    A mim significará a insustentabilidade da gestão do clube por administração incompetente e temerária com comprometimento total no futebol.

    Fato!!!

    Pois bem, o que isso tem a ver com o momento atual do CAM?

    Vamos lá:

    Um episódio que está passando batido pode jogar luz na questão. Há dois dias atrás, anteontem, no Dia “D – 2” da SAF do GALO, durante reunião com Conselheiros para explicação do MODELO SAF, teria VAZADO UM ÁUDIO que expôs uma divisão pesada acerca da situação…

    Na reunião a OPOSIÇÃO cobrava TRANSPARÊNCIA da SITUAÇÃO, quando o CONSELHEIRO CARACU foi cobrado por outro (da SITUAÇÃO) sobre uma AUDITORIA do tempo do ZIZA (ex-presidente do CAM).

    O CONSELHEIRO CARACU, entre outras coisas, respondeu que “o próprio ZIZA não queria a AUDITORIA e chegamos entrar na porrada aqui…”.

    Nesse momento o Conselheiro da Situação falou que a tal AUDITORIA não teria chegado ao fim, ao que foi objetado pelo CONSELHEIRO CARACU que disse que chegou ao fim sim e que “tem o resultado dela todo lá em casa; tenho tudo guardado…”.

    Ô lôco!!!

    Quer dizer que a OPOSIÇÃO que agora cobra transparência da SITUAÇÃO também não é nada transparente em relação às finanças do CAM?

    Como assim uma AUDITORIA não terá sido auditada, chancelada e publicada, para cumprir com o seu objeto, e estará guardada na casa de um CONSELHEIRO?

    Surreal isso aí e eu não consigo entender…

    E aqui vai uma dúvida gigante:

    Essa briga política atual que rachou o ATLÉTICO e se transformou em CRISE não será resultante mais de briga pelo poder, para não largar o osso, do que briga pelo ATLÉTICO e defesa da INSTITUIÇÃO?

    O EFEITO CARACU estará nisso aí: alguns entram no Clube com a cara enquanto a MASSA entra com o resto…

    Fato!!!

    Que os deuses do futebol, tão crueis com o CAM desde 1908, tenham misericórdia do GALO e não permitam ao ATLÉTICO cruzeirar, de é que já não CRUZEIROU…

    “Se não for sofrido não é GALO!!!”.

  16. ERNEST ,

    sobre ontem , sobre o HYORAN :

    você , com sua perspicácia , entendeu o que eu sempre falei sobre o jogador .

    Não é craque , mas agrega demais a um trio de meio-campo , pois tem o que falta na maioria dessas babas que temos no elenco :
    INTELIGÊNCIA !

    Agora , jogar sob pressão como ele joga , é difícil demais da conta .

    Acontecia com o NATHAN , veja bem:
    disputando mata-mata com o Palmeiras , o HULK perde um pênalti na casa deles , e o 1a 0 lá traria uma vantagem absurda pra volta .

    Aqui , o NATHAN falha na jogada , a gente cede o empate e cai fora por conta de gol no campo do adversário.

    E a torcida faz o quê ?
    Alivia pro HULK e despeja a sua ira no zagueiro .

    Assim joga o HYORAN : sem o.menor apoio do torcedor .

    It’s no mole não , parceiro , como dizia o SASSO .

    1. BARATA,

      Concordo contigo. Parte de Torcida pega muito pesado com o HYORAN e não vê qualidades nele que ele tem sim e muitas…

      E ele está fazendo muita falta ao Time…

      Sobre o SASSO, ótima lembrança…

      Gostava demais dele e tenho muitas saudades da narração…

      “Tá no filó!!!”….

  17. O Shopping valia R$ 1 bi, mas quando foi anunciada o interesse da Multiplan em pagar SOMENTE R$ 700 milhões ninguém apareceu pra oferecer R$ 701 milhões e ganhar, de saída, R$ 299 milhões. Quanta incompetência e burrice dessa gente… Mas o que eu gosto, mesmo, é da posição de alguns Conselheiros pedindo prazo para análise e tentando embargar o processo na justiça. Onde estavam esses nobres cavalheiros quando o clube chafurdava e se atolava cada vez mais nas dívidas? Em tempo: sou, e sempre fui, crítico da LEI DA SAF (SAFadeza – sigla melhor não há), mas não vi ninguém apresentar nenhuma sugestão para fazer o contraponto.

      1. Lázaro estava morto, vendo tudo acontecer (inclusive na gestão dele, certo?) e somente agora ele ressuscita? Essa foi infame, reconheço – Rsssss! O importante é saber, amiGalo Barata, se ele expôs as ideias dele (as quais eu não conheço) em tempo hábil. Vou pesquisar o que teria dito o nosso ex-diretor Jurídico e, talvez, volte aqui para continuar o papo.

  18. Bom dia, todos! Realmente é triste a situação atual do Galo. Na minha humilde opinião a culpa é da forma nada transparente que a diretoria trata as questões do nosso time junto aos torcedores. Fico imaginando se na passagem de 2022 para 2023 a diretoria viesse a público e dissesse a verdade sobre a gestão financeira do clube e advertisse o torcedor que neste ano não teríamos um grande time a altura para buscar títulos, mas teríamos um planejamento financeiro para as próximas temporadas. Porém, aconteceu o contrário, trouxeram um técnico ao custo de 2,8 milhões por mês, com ma multa de 30 milhões, prometendo um forte elenco. O técnico insatisfeito com o não cumprimento das promessas foi embora, aí trazem um ex técnico em atividade com muito passado, mas nenhum presente e futuro, agora anunciam a SAF que ninguém até agora entendeu. Realmente, a nossa luta agora é contra o rebaixamento e a culpa é toda dessa diretoria.

  19. Se tivesse nascido vinte anos atrás (sou de 1946, e sigo o Galo desde que me entendo por gente), não sei se torceria por algum time. Os de hoje (todos, sem exceção) são geridos por gente amadora, que tem, como único objetivo, lucro, muito lucro. Títulos, razão de ser de sua torcida, não lhes interessam. Se vierem, ótimo. Se não, problema da torcida.

  20. Nao dou palpite sobre saf , como o blogueiro , me abstenho por falta de conhecimento e , principalmente , porque no nosso clube do coracao , tudo , muito nebuloso , misterioso, sem transparencia , o que acho uma prova de que a matematica com o dinheiro no galo nao fecha e levanta todo tipo de suspeita. Concordo totalmente com o comentario de Angelo , penso exatamente igual : estao , os mecenas , empenhados em reaver o capital aportado no galo, por eles, e a conversa pra boi dormir , dinheiro empenhado sem juros, com prazo a perder de vista, tudo, tudo , conversa mole. Nao foi dinheiro de pinga , e almoco gratis nao consta da cartilha destes bilionarios que ao que parece, se meteram numa aventura sem final feliz, numa barca furada. Porem, perguntas devem ser respondidas. Porque o desmanche apos 2021? Porque fizeram com o clube o ano de 2022? Caso de policia, de ministerio publico, tao prodigo em dificultar os tramites do nosso estadio. Quem contratou estes jogadores teve o apoio dos mecenas? Agora, investidores? Quem estipulou aquela multa do cudet? A torcida ate hoje nao sabe e somente nao foi paga porque ele quis sair , vendo a maneira irresponsavel e incompetente que tratam o futebol do galo. Onde esta o dinheiro do shoping? Todos os dias diziam que sanariam as dividas. Como uma divida pode ter dado este salto de 2019 pra ca, com empresarios gestores cuidando do dinheiro do galo? Como vendem um patrimonio valiosissimo e lucrativo e a divida aumenta? A pergunta mais importante : Quem vai pagar por esta gestao catastrofica? Resposta : mecenas, presidente e este caetano

  21. Bom dia!!
    Infelizmente vários e vários erros de gestão e planejamento nos fizeram chegar nessa situação.
    Só nos resta cobrar e cobrar forte o que vão fazer com mais de 1 Bilhão entrando nos cofres do clube:
    *600 milhões aporte da SAF
    *340 milhões venda do Shopping
    +100 milhões da Libra
    *128 milhões venda de jogadores esse ano
    *17 milhões acordo com o Fred
    Total 1 Bilhão 185 milhões
    Se o clube não sair do buraco com tanta grana entrando pode desistir.
    Com relação ao futebol o maior culpado se chama Rodrigo Caetano, vamos aos fatos:
    *Time campeão de 2021 teve a base toda montada por Alexandre Mattos/Sampaoli
    *2022 levou não de uns 300 técnicos e pasmem o time foi campeão de tudo e não conseguiu um técnico de primeiro o dedo podre teve que contratar o limitado Turco.
    * O Turco não deu conta e teve que trazer o Cuca de volta, nem o Cuca conseguiu fazer esse time performar dando claro sinais de problema no elenco era necessário uma reformulação, o que o Sr Rodrigo Caetano fez? renovou com o Vargas kkkkk é piada né.
    *2023 Levou não de mais uns 300 técnicos e trouxe o Coudet mesmo sabendo do extra campo dele, já tinha trabalhado com ele no Internacional e me coloca uma multa de 30 milhões.
    Por causa dessa maldita multa o Dorival Junior não veio o Coudet caiu e teve que trazer o Felipão.
    Podem avaliar jogador por jogador em nosso caríssimo elenco temos pelo menos 11 jogadores caros e inúteis.
    Vargas, Pedrinho, Edenilson, Patrick, Lemos, saravia, Hyoram, Alan Franco, Kardec, Mariano por causa da idade e Rever por causa da idade total de salários gasto com essa turma 5 milhões por mês 60 milhões por ano com essa turma.
    Por causa desse elenco mal montado estamos nessa draga financeira e em campo com esse time horroroso sem banco e sem técnico pois troca o treinador no meio de temporada e sem critério nenhum ou seja o que já era ruim fica pior.
    Para sair desse buraco o primeiro que tem que sair é o péssimo Rodrigo Caetano, depois esses jogadores caros e inúeis, trazer uns 5 bons para o lugar deles 01 lateral direito, 01 Zagueiro, 01 Camisa 10, um Ponta e 01 Centro Avante matador, economizando 5 milhões com essa barca da para trazer 5 bons fácil.
    E completa o restante do elenco com jogadores da base, faz isso que é sucesso garantido!!
    Manda o Rodrigo Caetano embora coloca o Felipão no lugar dele e traz o Caçapa para ser o técnico.
    Eu faria isso, e só tenho uma certeza do jeito que tá que não pode ficar.
    Saudações!!

  22. Bom dia !
    Acho que o debate deve existir e pode ser profícuo para vida do CAM. Triste é estar morto e não ter mais o que debater, não ter futuro.
    O Galo ainda tem patrimônio que cobre sua dívida, portanto ainda pode andar com suas pernas, e essa história de que se a SAF não for aprovada o clube estará morto no outro dia, faz parte desse jogo de narrativas para vender suas ideias.
    Se o conselho decidir seguir o modelo proposto pelos Rs, que pelo menos crie barreiras de proteção para o patrimônio do clube, tanto físico quanto da marca Galo e suas tradições. Agora é a hora- esmiucem as dívidas do clube, a forma de gerir que implantaram no clube com esse conselho gestor- pois a amostra de como atuaram está aí como “amostra grátis “.
    Não aceitem a faca no pescoço, façam os questionamentos e contraproposta, pois eles já venderam o peixe deles , e agora cabe ao clube esmiuçar todo esse processo- Atleticanos Atleticanos negócios a parte.

    1. Todos, sem execeção, foram publicados. Me dei agora ao dever de conferir no spam. Nem lá! Enfim…a culpa é do mordomo. No caso, o blogueiro.

  23. Bom dia Massa e Guru

    O momento do clube não podia ser pior.
    Dentro de campo um time sem alma, sem vontade e cheio de jogadores medíocres, capitaneados por um técnico retranqueiro e ultrapassado.
    Elenco fraco e supervalorizado, com jogadores de série D ganhando os tubos e rindo de nossa cara
    Fora de campo, diretoria fraca e omissa, investidores suspeitos de aproveitar do clube, processo de SAF com várias suspeições e dúvidas e dívidas astronômicas.
    Este é nosso diagnóstico atual.

  24. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Para mim, os 4 RS querem é receber de volta com juros e correção monetária o “cacau” que colocaram no galo, que em princípio seria a fundo perdido. Isto deixava transparecer quando o Menin dizia que não estava preocupado com o dinheiro colocado no galo! Se tivesse condição (galo) de devolver os recursos, tudo bem, caso contrário, também tudo bem! E não é bem isso que está acontecendo. O que querem, como investidores, é sair o mais rápido possível do imbróglio por eles criados através de investimentos mal feitos, tanto na consecução e conclusão da Arena quanto na compra de jogadores. Isto deixa transparecer no “açodamento” de transformar o Atlético em SAF. Será esta a única solução? Para mim pode ser, mas desde que seja transparente, bem explicado e não colocando a faca do pescoço da direção do galo. Basta ver a desculpa esfarrapada do Presidente do Galo ao mudar de lado nas ligas que deverão transmitir os jogos. De criador de uma delas, passou a ser o judas. Mas somos todos atleticanos, queremos o melhor para o galo e ao que tudo indica, neste momento, seria prudência de “canja de galinha”. Agora, pelo andar da carruagem, tudo indica que vai haver disputa judicial! Aguardemos os desdobramentos…
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Muito bem colocado o seu comentário, amigalo.
      Penso que até entre nós torcedores, tem que haver esse mesmo pensamento de transparência. Somos uma boa fatia de renda para o clube, porém, somos largados ás favas, pq nada chega com seriedade e transparência.
      Enquanto isso em campo, o time está de mala pior e a pressão só aumentando.
      Até quando teremos jogadores jogando com nome ao invés de futebol?

    2. ÂNGELO ,

      pergunta simples para endossar as suas palavras :

      vão colocar dinheiro da SAF para liquidar as dívidas , mas cadê a grana para bancar o dia a dia do clube daqui pra frente , essa farra do boi monumental que foi criada ?

      Não vi , até agora , nada sobre isso .

      1. BARATA!
        Os 4RS não estão preocupados com o que possa acontecer com o galo futuramente. Estão preocupados em receber os seus aqui e agora. Quem está preocupado com a situação do galo é o torcedor. Para os 4RS, que os torcedores atleticanos se explodam!!!
        Abraço.

      2. Fala Barata!!
        Eu quero saber o pra onde vai o dinheiro que vai entrar e não é pouco dinheiro não:
        * 600 milhões aporte da SAF
        * 340 milhões venda do shopping
        * 128 milhões venda de jogadores esse ano só o Allan foi 40 milhões
        * 17 milhões acordo com o Fred
        * 100 milhões Libra
        Total 1 BILHÃO 185 MILHÕES É MUITA GRANA!!

  25. Bom dia, Eduardo

    A coisa no Galo está feia, e começa aqui, com essa rede de fofocas de alguns frequentadores desse blog, incluindo você, que não têm nenhuma paciência com nenhum técnico, nenhum jogador, vide exemplo de Tche Tche, Sasha, Savarino,etc que gritam todo dia por mudanças e que transformam alguma coisa (Coudet) em coisa nenhuma (Felipão).
    Simplesmente assim.

      1. Volto para você a pergunta. Você é dono do blog?
        Aprenda a aceitar as opiniões diferentes da sua.
        Se a carapuça serviu, é porque você é um dos que ficam aqui enchendo o saco o tempo todo, pedindo mudanças, mesmo quando a coisa tá bem encaminhada.
        Pra vocês, nada tá bom.
        E agora aguenta o Felipão….

      2. Ô GALO ROBERTO ,

        ‘tá difícil demais da conta suportar essa NOVA ORDEM , que descarta tudo que não for de conformidade com o que se pensa .

        Pior que essa turma não tem outro argumento que não seja desqualificar outrem .

        É um tal de chamar os outros de fofoqueiros , frustrados , de mal com a vida , invejoso …

        Esse comportamento diz tudo :
        imputar aos outros aquilo que
        você É .

        1. Se só pensa merda, é lógico que tem que ser contestado.
          Você e outros aqui se acham donos desse espaço, que eu faço questão de não participar porque a maioria das opiniões são para criticar vários jogadores e até técnicos que já contribuíram muito com o Galo. Fizeram o possível, mas foram criticados.
          Muitos não tinham culpa de serem contratados.
          Então fica mesmo difícil de suportar, gente que fica aqui enchendo o saco o dia todo.
          E é engraçado que quando participamos, somos chamados de MARIA, etc.
          Não é por nada não, e quem fala aqui é um torcedor do Galo, mas vocês merecem mesmo é sofrer, porque são chatos demais!
          Fui.

    1. É impressionante como essas MARIAS desapareceram daqui quando ficaram três longos anos no purgatório da série B e hoje aparecem toda semana dando pitacos…..

      1. Se está falando de mim, tá perdendo seu tempo.
        Sou Galo desde sempre e tenho uma vantagem : não fico dando pitaco em coisas que estão dando certo.
        Espero um tempo pra poder criticar.
        Aqui, como bem diz um colega no comentário hoje, o Hulk perde pênalti, mas quem paga o pato é o Nathan. O Hyoran, Keno, Savarino, etc,etc, jogam mal uma partida e já pedem a cabeça dos coitados. O Everson toma um gol e já é o pior goleiro do mundo. E por aí vai.
        Haja saco pra aguentar esse pessoal!

        1. Que isso meu caro…. Sei no fundo você tem o coração azul.

          Brincadeiras a parte, importante ser autêntico e defender seus pontos cegos…. Digo, pontos de vista….

        2. Vamos esperar o time do GALO cair pra série B ou a dívida subir para 3 bilhões de reais para poder criticar….(É SIMPLES: SE O SR. AUGUSTO NÃO TOLERA CRÍTICA NÃO LEIA O BLOG)…

      2. Oh meu nobre…. Como vc disse, estávamos no purgatório. Ou estamos ainda, buscando sair, mas eis que encontramos vocês no caminho inverso. Sejam bem vindos!

        Rivais sim, inimigos não.

        Faz parte do futebol e se houver alegria, não há razão de ser…

        Abraços

    2. Maria enrusticada. Viúva do turko.chaco.7×1. Quem é você para criticar o Eduardo e nos que estamos aqui todos dias. Se não esta satisfeito vá bater palmas para a diretoria e seus bois cansados .Aqui é lugar de Galo. Vazaaaa.

  26. Seu colega de imprensa, Chico Maia, fez um post ontem em que dá destaque a um twitter do advogado Lasaro Cândido para a SAF do Atlético. Mandei um comentário que ele censurou. Nele eu resumia assim as duas propostas. Os 4R’s querem comprar o que estão vendendo. O Lasão da Massa quer que eles paguem para outros serem donos. Moral da história: ninguém quer largar a teta gorda fornecida pela torcida do Galo.

      1. Desculpe a intromissão mas acredito que sua pergunta tem resposta facílima.
        Aqui só se fala do Atlético!!!!!!!
        O que acontece “lá “ é problema delas. Simples assim!

  27. Bom dia!
    Saudades dos anos 70 e 80. Obrigado, Danival, Campos, Grapete, Vantuir, Careca, Ortiz, Cerezo, Reinaldo, Paulo Isidoro, Marcelo, Ziza, Eder…

      1. …”se eu tivesse nascido nos tempos atuais, não sei se futebol seria meu esporte favorito. É muita Safadeza”. Concordo na íntegra e acrescento, a turma de hoje já prefere outros esportes, o futebol, seja de campo, salão, futebol society etc., está sendo substituído por beach tennis, peteca, futevôlei etc., o estrago vai ser grande.

      2. Até os anos 90 eu fui apaixonado pela seleção brasileira. Era um sentimento inexplicável. Até que saí da inocência e me deparei com a triste realidade que a CBD/F era dirigida por corruptos, ladrões e que seus treinadores convocavam jogadores em conluio com empresários, e tudo isso com participação ativa da tv mais bandida do mundo que se prestou e se presta ao serviço de destruir os lares, os bons costumes e o trabalhador brasileiro. Por essas e outras, hoje sou totalmente indiferente aos jogos da selecinha, normalmente composta por jogadores que não tem nenhuma identificação com os clubes e torcedores brasileiros.

      3. O Sergio Coelho disse , em entrevista ao Jornal o tempo: os contrario, asumam os 900 milhões de dividas com aval dos 04 Rs e assumam o Galo. Eu faço a ponte. E disse mais ainda, o custeio as receitas do Galo são suficientes, mas os juros viraram uma bola de neve. A única solução é a SAF. Eu nao tenho 900 milhões, porém só sei que nada sei, mas desconfio de muita coisa. Quando o Sete Câmara entregou o Galo aos 04 Rs, a solução proposta foi outra: vender 50% do Shopping e construir a Arena, que iria aumentar a arrecadação em 100 milhões. Depois, disseram que a venda do restante do Shopping quitaría a dívida onerosa. Foi dito tambem que os 300 milhões que emprestaram ao Galo, era sem juros e que seríam os últimos a receber. A solução existe e não precisa ter 900 milhões. Precisa ter independencia nobre Presidente. Sabe qual é? Transformar em Saf e deixar a dívida para a Associação e postular em juizo a recuperação judicial. A Saf irá administrar o orçamento de 2024 e os creadores irão entrar na fila de 10 anos para receber, inclusive os Menins, Guimaraes e os empresários todos. Ha mais o Galo pode cair para a segunda divisão. Oras já caiu uma vez e voltou. Presidente, você foi colocado aí, para cumprir missão. Simples assim. Por fim, os Benfeitores deveriam é perdoar as dividas do Galo como reparacao pelos prejuízos que a administração deles causaram ao Clube. Prometeram austeridade e eficiencia. Entregaram o que mesmo? Essa folha de 18 milhões mês, pelo futebol mostrado não vale 6 milhões. Só para o Vargas a administração austera de vocês pagará mais de 30 milhões em 30 anos. Para o Pedrinho mais de 20 milhões. Nas empresas de vocês isto não seria feito. Quebraram o Galo, para comprar do jeito que quiserem, pois sabem muito bem: Galinha na manguara não tem preço!!

        1. “Transformar em Saf e deixar a dívida para a Associação e postular em juizo a recuperação judicial”.

          Sem querer “me gambá”, amiGalo Domingos Sávio, mas essa sua dúvida eu levantei logo que anunciaram a tal SAF, mas não vi ninguém abordando esse “pequeno detalhe”. Acho, mas não tenho certeza se acho mesmo, é que a SAF vai “estrangular” os credores tentando descontos extorsivos para pagarem as dívidas à vista. sob ameaça de entrarem na Recuperação Judicial. Depois, os credores que sobrarem vão, de fato, SF na Recuperação Judicial. É o que eu elocubrei.

    1. Prezado, bom dia
      Com todo o respeito à sua opinião, mas tirando Grapete e Vantuir e Careca, que era goleiro reserva do Renato, o resto dessa turma não deu nada ao Galo, a não ser Campeonato Mineiro, que na verdade é obrigação ganhar.

      1. Augusto, se o Galo tem a torcida que tem hoje é por causa desses e outros jogadores do passado. Podem não ter dado titulos de expressão mas deram paixão, deram futebol de verdade. Nem sei porque estou perdendo meu tempo em te responder. Você a selecinha, as marias e a globolixo pra mim tem a mesma importância. Quer um conselho? Vai Ser Feliz(VSF)! Essa “rede de fofocas” como você denominou esse espaço, pode te contaminar.

    2. Bom dia!

      GALO ROBERTO DE OLIVEIRA

      Assisti a todos eles em seu esplendor, com alegria e orgulho imensos.

      Dos 12 citados, 8 subiram da base.

      Para o evento/jogo das Lendas, Campos, Grapete, Vantuir e Ziza não foram convidados. Ortiz infelizmente é falecido.

      Saudades dos tempos dourados da exibição de talento e doação desses artistas em campo.

    3. GALO ROBERTO ,

      já que o negócio é “fofocar” , olha aí o que aquele EXCELSO diz sobre a relação de craques que você trouxe .

      É PRACABÁ !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *