Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Minha vida e Atleticanidade continuam

Incrível! Me impressiona o poder dos pessimistas em querer conspirar contra a nossa paixão Atleticana. Tudo é motivo para difamar o Galo, a instituição e até tentar influenciar a nossa disposição em seguir sonhando, enviando boas energias para uma recuperação urgente e necessária. Aqui mesmo, para nossa alegria, alguns poucos sumiram. Um tentou voltar sorrateiramente, fingindo não perceber nosso desprezo e descaso. Outros, acreditem, utilizando outros codinomes – até mesmo agredindo quem lhes tinha estima – com a mesma sórdida intenção. Para que rivais, se temos quem se diz torcedor e age dessa maneira?

Durante toda a semana, desde a derrota para o Palmeiras – na conta do Zé Pereira – colocaram as manguinhas para fora. O time não ajudou e, sem reação, perdeu vergonhosamente para o Vitória e empatou com um Fortaleza também todo desfigurado. A sanha suicida, na verdade assassina, deu fôlego a essa gente. Suicida se sofressem, como nós, mas querem é nos matar. Daí vem o comentário de que time que faturou tanto com a venda de jogadores, o outro conseguiu terreno para construir estádio, a janela está próxima de abrir e tem clube anunciando contratações. Lutz! Só olham, como diz o ditado, a grama do vizinho. Quanta infelicidade. Ou seria, ao contrário, alegria, pois nunca estão satisfeitos. Comemoram é o revés e não as eventuais glórias.

Vamos ao caso do Flamengo que, conforme noticiado, está para ganhar um terreno da Prefeitura do Rio de Janeiro para construir seu estádio. Lá, o prefeito – que é vascaíno confesso – anunciou a desapropriação de uma área para o time da preferência da CBF/CTV, por consequência, o mais popular do Brasil, construir sua Arena. Daí atacaram nosso time como se o Galo tivesse de ter conseguido o mesmo tratamento para a nossa casa. Ao contrário, no nosso caso a PBH – na ocasião administrada por um nosso ex-presidente, que ganhou o maior título da nossa história – foi cruel com a obra. E até hoje temos essa conta. Interessante, entre os que atacaram a diretoria e investidores atuais, tem gente que é estimulada pelo grupo político do mesmo ex-presidente e ex-prefeito. Pedrada é o que interessa. Acerte na cabeça de quem for.

Disse outro dia numa conversa de cafeteria uma bobagem que vou repetir. Fosse eu um dos quatro – na verdade três, ou até dois, que estão mais à frente – convidaria um ou alguns desses críticos e passaria a eles procuração para gerir o Galo. Porém, com uma cláusula de responsabilidade sobre suas decisões. Eles sabem tudo, desde a beirada do campo, compra e venda de atletas, gestão de empresa e até valores de imóveis. A julgar pelo que dizem, estão desperdiçados nessa vida de holerite mensal. Pois eu, sensatamente, prefiro esperar a virada do mês e cuidar das minhas combalidas contas. Ah! Sem perder o direito de também criticar. Quero um time de ponta no futebol mundial. Se virem! Atuais dirigentes ou interinos, conforme estou sugerindo. A janela está aí, como tudo vai ficar como antes, espero esses anúncios. E falo sério!

Nossa realidade é essa. Sobrevivo há muito tempo, por décadas que somadas passam de meio século, sempre com a Atleticanidade inabalável. Tem coroa, como eu, que parece não ter vivido as agruras de tempos difíceis, ao lado de jovens que até duvidam do processo histórico da roubalheira, que opta pela artilharia em direção ao clube – supostamente – também do seu coração. É cômodo, pois quem sofre e enfrenta a rivalidade e as artimanhas da CBF/TV são questionados por esses que se dizem atleticanos. Vou ser repetitivo de novo, citando a máxima da Dona Beja lá do meu Araxá: “Cada um dá o que tem”. Eu ofereço minha boa energia ao Galo, ainda que esteja nesse momento horroroso. É o que posso ofertar dentro do meu bem querer. Afinal, quero ser feliz e não me preocupo em ter razão. Gaaalooo!

*imagens: 1) redes sociais; 2) divulgação

26 thoughts to “Minha vida e Atleticanidade continuam”

  1. Boa tarde xará e amigalos. Após duas acachapantes derrotas e um empate contra o desfalcado Fortaleza minha bipolaridade está mais para o lado pessimista. Milito está ciente do que está fazendo e não tem muita opção. Não sabemos o motivo de não improvisar do lado esquerdo e voltar com Scarpa para a direita onde rende muito mais. Outro fato é que Palácios pede passagem mas o treinador mantém Cadu que continua água de salsicha. O time do Inter é muito melhor do que Vitória e Fortaleza juntos. Vamos ver no que vai dar. Pelo menos teremos Hulk.

    1. Bom dia!

      Ontem o Sub-20 do 9ALO tomou de 4 x 0 do sub 20 do csa-MG.

      Tenho certeza de que a improvisação é por que não há nada de “razoável” na base.

      Estive no jogo contra o Caracás, Palácios parecia uma biruta, não sabia pra onde virar. Nos últimos jogos me surpreendeu. Vamos acompanhar.

    2. Bom dia!

      Estava fazendo um comentário e parece que enviei sem querer ou não foi enviado. Vou reescrever

      Ontem o Sub 20 do 9ALO tomou de 4 x 0 do sub 20 do csa-MG.

      vc acha que da para aproveitar alguém “razoável” de uma base dessa? Não há ninguém que preste na base, nem o lateral esquerdo titular da base, presta. Talvez improvisar o Mariano na esquerda seja melhor do que insistir com Rômulo e deslocar o Scarpa.

      Palácios, vi pessoalmente jogar contra o Caracas na Arena. Parecia uma biruta, não sabia o que fazer. Nos últimos jogos está mais solto, me surpreendeu principalmente nesse último. tomará que mostre por que veio.

  2. A lembrança recente mais dolorosa que tenho é do 6×1 com o Vasco, em 2008. A todo jogo, dali pra cá, a lembrança me assola, e só sossega ao final, e olhe lá. Até no VT fico preocupado. Porém sou racional para entender os momentos do clube, sejam de sucessos ou fracassos – estes, bastantes esperáveis, sabendo as forças com as quais concorremos. No momento atravessamos, e pode durar, uma conjugação singular de dificuldades, difíceis de serem previstas – ou, se previstas, convertidas em gasto financeiro prévio, que muitos cobram – bem, que time fez isto no Brasil? A 3 rodadas atrás, os 2 primeiros do Brasileirão estavam sofrendo e apanhando… Nossos jogadores estão certamente entre os 4 melhores conjuntos da série A; o técnico é muito bom; sobre a administração, creio que faz bem melhor do que eu faria, caso estivesse lá. Não há nenhum campeonato definido no ano, pra ninguém, e torço para que a Diretoria e o time se mantenham na batalha. Infelizmente parte dos nossos quer tudo do clube, a qualquer custo, e já vimos no que isto deu, no outro lado da Lagoa. “Sensíveis” a qualquer contrariedade, nada lhes agrada ou satisfaz, e nada adianta dizer isso a eles. É uma doença, e não é a doença “atleticana”. É só doença.

  3. O amigo sabe que sou fã de forma definitiva do blogueiro. Entretanto tem coisas que as vezes preciso contestar. Não acredito nessa questão de emanação positiva ou negativa. A vida é resultado de ações concretas. E acho que ser pessimista ou otimista é prerrogativa de cada um. Dito isso presumo,que o meu amigo, mais quer ser otimista no caso do Galo do que o é. É um delicioso vai e vem de emoções, como é aliás a vida de todo atleticano.
    Dito isso vou dar meu pitaco.
    O técnico se mostrou ótimo e como um amigo disse, ele tem a vantagem de não dar piti.
    O time está todo desfigurado, mas sem fazer confusão se a SAF foi boa ou não ( eu pessoalmente acho que sim), acho que erraram miseravelmente no planejamento. Ou até acertaram, priorizando as copas, para as quais também acredito que o Galo vá se recuperar.
    Mas para se recuperar, vai ter que contratar bastante.
    1)Temos um competitivo time titular e a situação me lembra 1999, quando por falta de reservas perdemos um campeonato brasileiro. Em 2021 tínhamos quase 3 bons jogadores por posição.
    2) Os títulos de 2013 e 2021, mostraram. São necessários volantes marcadores e que saibam sair jogando. E pelo menos 3 do mesmo nível.
    Saudações atleticanas

  4. Sentimento do Coração

    Quem somos nós se não sonharmos com dias melhores!?
    Não somos nada.

    Recentemente foi perguntado a um certo político do Brasil, “qual seu ‘Cis’, no qual ele não soube responder….
    Me fizeram a mesma pergunta: Respondi na lata, Sou AtleticanO.

    Como homem de bem, sofredor por natureza, no preto e no branco, nas vitórias e derrotas, engessado no sangue e na veia, nos altos e baixos, coração valente, Sou um legítimo sonhador, acreditador nas vitórias que virão para e meu Galão querido.

    Eu Acredito!!!

    Este meu sonho se torna desejo, este é lutar, lutar e lutar… Paulinho é gol…
    Hulk é monstro, Hulk é bola na rede…
    Scarpa é fera, Scarpa é caixa…
    Zaracho é nossa alma, Zaracho é gol…
    Saravia é raça, é gol na final…
    Arana é seleção, logo volta, Arana é gol…
    Battaglia é polifalente, incansável…
    Otávio e Alan Franco são a nossa força no meio, seguram e armam tudo…
    Bruno Fuchs joga muito, ele e Alonso não passa nada…
    Everson, pega muito, principalmente quando não veste amarelo…
    Bernard vem aí…
    Milito é o cara, nossa cara…
    Os garotos da base, o futuro…

    Eu sonhador, que sou…

    Vejo o Galo vencendo o Inter nesta quarta por 2 x 1…

    Galo 2 x 1 ACG

    Galo sapecando o flamidia por 2 x 1… Ufa!!!

    Bota 1 x 2 Galão

    Galo bebendo água do goleiro 2 x 1 sampa

    Juv 1 x 2 Galo

    Galo vingador do ano passado 2 x 1 vasco

    E para encerrar o primeiro turno ainda faltando o Grêmio…

    Cap 1 x 2 Galo doido

    Ah meu Deus permita este sonho ser real…

    E no final do turno primeiro, nosso Galão Querido fica assim:

    Flamídia 41 pontos
    PalLeila 38 pontos
    G A L O 38 pontos

    O resto… segundo semestre, a massa fazendo a diferença… E o Galo!!!???

    O G A L O GANHOU!!!

  5. Prezado Eduardo esse comentário é para você. Eu tenho 71 anos e moro fora de MG tem mais de cinquenta anos, mas acompanho o dia a dia do Galo como se estivesse em Vespasiano. em Lurdes ou na Arena. Acompanhei toda a construção do nosso estádio desde o dia em que a primeira máquina entrou no terreno para suprimir a vegetação, até a inauguração, vendo vídeos todos dias por dois anos. Dito isso, quero dizer que sigo seu blog desde sua segunda postagem, deve ter mais de sete anos, nunca escrevo por conta da intolerância que tomou conta da internet, onde opinião diferente não pode. Assino embaixo sobre o que você disse em relação àqueles que sabem de tudo, até sobre tempo de recuperação de jogador com rompimento de ligamentos, como no caso do Arana, sem ter estudado medicina ou conhecer anatomia. Se não podemos ajudar porque atrapalhar. Como você sempre diz, ¨sigamos¨. Saudações atleticanas desde Porto Alegre ainda sob ameaça das aguas.

    1. Caro, to daqui rindo, no jogo que o Hulk machucou um sujeito ao meu lado imediatamente sentenciou. “Ruptura de ligamentos, tal lugar e isso mais aquilo, três meses sem jogar”. Não aguentei e ponderei que o Hulk tem vontade e dedicação, certa vez anunciaram três jogos fora e ficou um. O cara reagiu e bateu forte “to no meio do futebol tem 40 anos”, não tive coragem de perguntar qual Faculdade de Medicina frequentou. É assim mesmo. Ah! No primeiro lance desse jogo já reclamou, ficando assim até o apito final. Como disse o Perrone, “vai torcer pro Real Madrid”. PQP!!!

  6. Bom dia.

    Uma dúvida. O Hulk joga amanhã?

    Eu não me preocupo com o que a diretoria prometeu há 3 anos, no calor de duas conquistas espetaculares e com o sócio torcedor com 130 mil participantes.
    Isso para mim, ficou no passado,e assim penso eu.

    Eu li a entrevista do Victor e confesso que eu não entendi quando ele diz que no elenco é necessário 20 grandes jogadores que façam a diferença e não é necessário jogador para compor elenco.

    Partindo dessa premissa, teremos 17 jogadores de linha (os outros 3 são goleiros).

    Vou fazer um exercício:

    Atualmente temos 2 jogadores machucados há um bom tempo, então sobram 15 jogadores de linha em condições .

    Temos 3 jogadores convocados. Sobram 12.

    Nenhum suspenso por enquanto( lembro que semana que vem tem jogo contra o flamerdamidia e pode acontecer algum julgamento do Bataglia, Paulinho e Hulk).

    É o que estamos vivendo agora e não está funcionando.

    É a partir de uma premissa confusa e sem nenhum planejamento, é que eu desanimo.

    Não dá para ter no elenco 5 grandes jogadores (Hulk, Paulinho, Scarpa, Arana e Bernard (nem estreou), 3 bons jogadores (Otávio, Zaracho, Bataglia) , 2 meia bocas(Alan Franco e Saravia) e o resto(o resto é realmente o que sobrou).

    Caso seja necessário, utilizar 3 jogadores do resto no mesmo momento, aí fudeu.

    Caso seja necessário utilizar 4, aí fudeu de vez, e é o que está acontecendo.

    De repente, eu posso estar completamente errado, e gostaria de estar mesmo.

    Abraço

    1. Caro! Se me permite:
      Everson – DM
      Robert – DM
      Alisson – DM
      Saravia – DM
      Mauricio Lemos – DM
      Rubens – DM
      Otávio – DM
      Arana – time da cbf
      Franco – Sel. Equador
      Vargas – Sel. Chile
      Igor Gomes – fora p 3 cartões
      >> Jogadores q estavam no banco no jogo passado Alisson e Robert estão fora- sítio oficial do GALO informou hj pela manhã _. Dos 11 q devem estar em CAMpo, 6 eram reservas no no jogo passado,restam 5 jogadores de linha p compor a regra três. Caso Hulk vá p o jogo, vamos com 6 reservas no banco sendo 1 goleiro,se não ,serão 5 jogadores de linha e 1 goleiro. Desse modo é impossível exigir performance alta do time, a menos q Milito seja mágico,coisa q ele não é. Desesperador e muito difícil ver onde realmente estamos e ainda não acabou, só pedreira nas próximas rodadas. Complicado ñ!?
      Forte abraço fraternal e Alvinegro.

      1. Boa tarde Zé Roberto.

        Pois é, eu me propus fazer esse exercício na parte da manhã e à tarde piorou mais ainda.

        A sorte é que o que era um exercício, pois se fosse uma prova, eu tava ferrado.
        Como diz o amiGALO Teobaldo, nem piada sem graça estamos conseguindo fazer.

        Maré difícil.

        Um grande abraço.

  7. Desculpe, nobre blogueiro. O Galo não tem time para concorrer a nada. Como elogiar algo de péssima qualidade? Não enxergar o óbvio? Isso não faço. Tenho 78 anos e vi muitas fases do Galo horríveis e outras excelentes. A atual é ruim em tudo. Oxalá melhore, mas não vejo por onde com estes investidores interesseiros; diretoria incompetente; comissão técnica sem visão e um bando de peladeiros de várzea. Saudações atleticanas.

  8. Meu Guru, Bom dia!
    Quanto aos “atleticanos” que estão “sofrendo” para que o GALO não passe a ser a melhor equipe do Brasil; pois de Minas já somos; são os adeptos do ex-presidente que nos deu a título da Liberta; tudo por causa do nome da Arena MRV: ficou com dor de cotovelo. Um consolo para eles não adianta dar outro nome para a Arena MRV, venham o Mineirão, quem sabe o seu verdadeiro nome. Não vou falar para não dar moleza para quem penso que participa do futebol.
    Abraços

  9. Concordo com o blogueiro democrático, permitindo-me fazer duas ponderações: ano passado, quem era o Fluminense? E hoje como está? Se esquecem alguns amiGalos de que são 20 clubes se arrumando como podem para alcançar uma classificação, pelo menos, para outros certames. Aí, a meu ver, o nosso Brasileirão não ser um campeonato para amadores, mas, sim, o mais difícil do MUNDO! A outra ponderação que faço, por justiça, é quanto ao ex-prefeito, atleticano de ORIGEM mais que atleticana. Fora do que fez pelo Galo, assim como o pai, não sou simpatizante dele (até porque não o conheço pessoalmente) e por isso posso falar o que já ouvi dizer de bom. O que ele fez com a ARENA, pelo que ouvi à época, foi simplesmente fazer com que fossem cumpridas AS EXIGÊNCIAS legais, SEM ATROPELOS, até mesmo, claro, para não ficar parecendo que estaria beneficiando, ilegalmente, seu clube de coração. No mais, aqui é Galo até morrer!!!!

  10. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.

    Muito bem colocado prezado Eduardo, aqui deve aparecer muitas marias para tirar um sarro, vida que segue. Eu aqui um Mineiro de Prados na distante Volta Redonda-RJ, em relação a BH, não deixo de acompanhar nosso Galooo. Às vezes não vejo o jogo pois com meus 71 anos de vida e já com um infarto não consigo assistir, apenas vejo o resultado. Se negativo fico p… da vida mas nem por isso deixo de acompanhar tudo do nosso Galooo Forte e Vingador. Esta fase vai passar sim. Teremos muitas alegrias pela frente.

    Um grande abraço para Toda Massa Atleticana. TMJ.

  11. Salve Massa e Guru

    Uai Guru, não conheces a bipolaridade do atleticano?
    Vamos do céu ao inferno em curto espaço de tempo e nosso humor é ditado pelas ações do time em campo e da SAf e diretoria fora.
    No momento nosso humor está terrivelmente salgado e motivos não nos faltam:
    – Time com um futebol medíocre dentro de campo;
    – Elenco carente de jogadores de qualidade e que possam suprir as ausências no caso de suspensões e lesões;
    – Distanciamento clube x torcida com a venda de ingressos e estacionamentos caros;
    – Frustração com as exibições dos jogadores da base, tão cobrada pelos torcedores
    – Falta de perspectiva de contratações e qualificação do elenco com visão de disputar todos os títulos mais importantes da temporada
    Depois de elencar os pontos acima ainda é questionável o pessimismo e alguns torcedores?
    Sei que este mês de junho está sendo um mês difícil para o clube e nossa esperança é ter todos os jogadores disponíveis nos próximos jogos decisivos que virão.
    Precisamos ser confiantes? Sim, mas bem que a SAF e a diretoria poderiam ajudar

  12. É verdade que não dá pra bater de frente em orçamento com Flamengo e Palmeiras, apesar que boa parte do orçamento do Palmeiras vem de venda de atletas da base.
    O Galo vendeu o Savinho por 6 mi de euros, falando que o time precisa de dinheiro. O que são 6 mi de euros na conta desses BILIONÁRIOS?? Que eles mesmos bancassem a permanência. Isso é trocado pra eles.

    O Palmeiras vendeu Luis Guilherme, que fez 1 gol como profissional, por 30.

    E tem mais, se não dá pra comparar orçamento, não tem como gastar:
    350 mil por mês no Lemos
    350 mil no Saravia
    350 mil no Igor Gomes
    280 mil no Igor Rabelo.
    500 mil no Everson
    800 mil no Vargas
    400 mil no kardec
    350 mil no Mariano
    800 mil no mediano Otávio

    E por aí vai.

    Quais desses jogariam em Palmeiras ou Flamengo?

    O problema é que os ricos que compraram o Galo não querem investir, mesmo sabendo que time ruim não trás dinheiro da torcida. Cai as vendas, cai os públicos, cai o pay-per-view, e principalmente cai o sócio torcedor.

    Todo ano a mesma burrice, elenco desequilibrado, pagando fortunas a jogadores medianos. E conversinha mole pra cima do torcedor.

    A verdade é que os 4 rolas murchas não entendem nada de futebol, não querem gastar dinheiro alegando uma dívida que eles já sabiam muito bem antes de comprar a SAF. E quem não se lembra do Rafael Menin dizendo que em alguns anos a dívida estaria quitada?

    A venda do shopping não seria para amortizar dívidas “ruins”, e acabar com os juros? Esse bando de filhos da p.. não estão cumprindo com o que falaram, e com a obrigação deles a partir do momento que assumiram a SAF.

    Sem contar que essa dívida do Galo não faz nem cócegas na riqueza desses caras, principalmente os Menin. E ainda se dizem atleticanos fanáticos.
    Deveriam ter vergonha na cara e investir nesse time de verdade, e não a conta gotas. Tá passando da hora.

    Então eu não vou passar pano nunca. Para mim são um bando de interesseiros e filhos da p…

    1. Pedro,

      E todos os citados por você tiveram o contrato renovado.

      Na minha opinião, na sua lista ainda faltou o seu xará Pedrinho.

  13. Meu caro blogueiro , salta aos olhos de todos , o quanto te incomoda a falsa corneta, a corneta dos que apostam no quanto pior, melhor. Voce, um atleticano verdadeiro , que nunca passa pano pra incompetencia , não deve dar ouvidos a estes falsos torcedores de sofá, que usam o teclado nas redes sociais , pra diminuir nosso time , negativistas ao extremo . Que como urubus , esperam o time entrar nesta carniça , pra soltar suas merdas . O comentario do Miguel Schetino , assino em baixo , isto não é corneta , falta de planejamento e decisões erradas e lesivas ao clube, principalmente , de 2022 em diante , com rodrigo caetano à frente do futebol, aprontando e sendo avalizado pelos 4 rs , com carta branca pra produzir , impunemente, suas lambanças . Uma hora a conta tinha de chegar , um time sem reservas a
    à altura, um elenco totalmente desequilibrado , com refugos que não poderiam estar no time, como lemos, kardec , mariano , pedrinho . A fase atual é tào preocupante , com jogos sem competividade e ridiculos, que tememos entrar numa espiral de ladeira abaixo e não recuperarmos para as copas , já que o brasileirão, com esta performance ridicula, j;a está indo pro brejo. Olhem a atual zona de rebaixados , que sirva de alerta , reação já.

    1. Perfeito. Notadamente quando trocam nome por nick ou mesmo nick por outro novo usuário falso. Faz parte. É o ônus de quem mostra a cara. Sigamos!

  14. O problema é que pregaram que teríamos um time e elenco a nível mundial. E o que se vê é que nunca chegaremos ao mesmo nível de Flamengo e Palmeiras. Por um motivo muito simples: eles tem muito mais torcida, uma torcida nacionalizada e mais rica. Ou seja, uma torcida que dá muito lucro! Por mais que os R’s coloquem dinheiro, nunca vão bater de frente com estes dois. Só a torcida do Flamengo gera um BILHÃO E MEIO de receitas anuais. Acharam que estávamos no mesmo patamar. Estavam enganados, a realidade tá batendo na porta.

  15. Querer comparar com flamidia primeiro é insulto depois piada. Quando um atacante do Galo tropeçou num jogador caído e sofreu pênalti? Tão de sacanagem né? Nunca torceria prum time criado pra manipular massas, e de outros estados. Aqui é Galo!!!!

  16. Meu caro blogueiro, é aquela velha frase: ” se não posso atrapalhar, pra que ajudar?”
    Pra mim, o que estamos passando tem nome e sobrenome: Diretoria sem planejamento.
    Mas mantenho a confiança no Milito, apesar de entender que ele precisa tirar algo da cartola já neste próximo jogo.
    Eu continuo a Milita.

    1. Lá vamos nós todo estrupiado pegar o Inter são 11 desfalques.
      Na boa já chutei o balde no Brasileiro tá até chato jogar assim, não vejo a hora do time titular nos encantar na Libertadores e Copa do Brasil, Brasileirão vai ser treinamento de luxo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *