Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Meu Galão favorito

Fechada a primeira rodada dos jogos das oitavas, tanto da nossa Libertadores quanto da outra competição da conmebol – sul-americana -, com exceção do Peñarol que goleou (4 a 0) em casa e deve consolidar a vaga no confronto de volta, as demais vagas estão em aberto. Existem, claro o favoritismo nas partidas de volta, especialmente do River que superou o Talleres no campo do adversário. Ainda que por um gol a zero. Decide no Monumental com a vantagem do empate.

Quem empatou fora, como nosso Galo, tem a seu favor atuar com a presença da torcida na próxima semana. Aí a Massa deve fazer a diferença, aliada – claro – a uma boa apresentação do time no gramado. Além do Galo, 1 a 1, também empataram São Paulo e Nacional, e a volta será na capital paulista. Grêmio (2 a 1), decide no Rio com o fluminenC (daí saí o adversário do Galo em caso da nossa classificação); Colo Colo (1 a 0), pega o Junior Barranquilla; Botafogo (2 a 1), decide com Palmeiras. Já o flamídia (2 a 0) terá pela frente o difícil Bolívar.

Ontem, feriadão na Cidade do Galo, fui privilegiado com muita prosa sobre o nosso time do coração. Percebi que aquela resistência, que abordei ontem aqui de alguns sobre nosso momento, deu lugar ao melhor para nossa expectativa. Além de, como eu e muitos, sentirem que o empate na Argentina foi interessante, fazendo projeções sobre Copa do Brasil e crescimento no Brasileirão. É isso que estimula, lota o estádio e leva o time para cima dos adversários. O bom pensamento sempre conspira por ótimos resultados.

Aliado a isso, boas notícias sobre o replantio da grama na Arena e a recuperação do Hulk. O piso do estádio, ao que víamos, estava deplorável. Tomara que essa troca do gramado mostre algo decente para a prática do futebol. O prejuízo é de todos. Até mesmo do nosso time em ação. Presenciamos lances pitorescos que o jogador acaba sendo cobrado, em função dessa opção equivocada por um grama que não é recomendada. Tomara que até o final da temporada não nos prejudique mais após essa troca efetuada. Sábado vamos saber se deu certo.

Já sobre Hulk, embora não tenha sido postado nada no site do Galo e tampouco no noticiário que li e ouvi, pelas redes sociais bombou que o ídolo está apto para retornar ao gramado. Lógico que existe essa transição, mas o histórico do jogador sempre mostrou que se recupera em tempo recorde. O Cuiabá, já no sábado e pelo Brasileiro, não seria adequado para seu retorno, mas frente ao San Lorenzo seria um considerável diferencial no gramado para assegurar avançar na Libertadores.

E até o manto da Massa, que ano passado por razões óbvias teve seu pior desempenho, desta vez chegou a quase 58 mil camisas comercializadas. Tomara que a entrega, diferente da temporada de 2022, não seja tão dramática. Essa foi a maior causa do fracasso do ano passado. Comprei no primeiro dia, vamos ver quando será entregue. Naquela ocasião, também fiz minha reserva na abertura das vendas, tendo recebido quase que com o manto seguinte. Tomara que a logística não puna o Atleticano.

No mais, sábado, terça e no outro sábado tem Galo. Todos os jogos na nossa casa, vamos lotar a Arena!

* o atraso no post de hoje foi por responsabilidade do dia santo. Perdi o tempo de acordar. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “Meu Galão favorito”

  1. Boa tarde.

    O jogo amanhã não poderia ser no Mineirão porque nesse final de semana, haverá corrida de stock car no entorno do mesmo.

    Na minha abalisada opinião, essas corridas deveriam ocorrer DENTRO do estádio, aproveitando o gramado e a área da esplanada, sendo que assim não teriam que desmatar nada.

    Abraço.

  2. Caro Eduardo,
    o fato de vc ter atrasado a coluna hoje, mostra que vc está respeitando dia santo, seguindo os conselhos de Padre Torga e buscando o Livramento.
    Com relação ao Galo, depois de finda a rodada da Libertadores vemos que nosso resultado na Argentina foi muito bom.
    Confio no treinador e na classificação na nossa Arena.

  3. Boa tarde!
    O tal CIGAcego foi lá e aprovou e contratou o Robert do time do prefeito falastrão, vimos que o rapaz poderia,disse; poderia ser útil ao time,mas o “jênio” portenho disse que o rapaz não ia ser aproveitado porque vinha da segunda divisão, sigamos…
    O Bernard veio de uma primeira divisão secundária qualquer da Europa e estava fazendo chover… Esse rapaz ainda não demostrou nada até agora a não ser uma lentidão e displicência quando domina a bola e rapidamente é roubado por algum adversário com mais gana , além de um pezinho de moça danado nas divididas.
    O Robert não teve oportunidade de mostrar nada, o Bernard já teve inúmeras oportunidades e ainda não mostrou nada ou quase nada de positivo.
    Çigamos…

  4. Bom dia! No meu entender, precisar de zagueiros para armar jogadas, é o grande problema do CAM. Temos armadores no elenco, com excessao do Scarpa, os demais são de uma inutilidade gritante
    (a começar pelo Igor Gomes). Bernard, referenciado por muitos, não vem jogando nada. Como mencionei ontem, o Zaracho, Hulk e outros 9 devem ser usados no time principal. O “Professor Pardal” tem que parar com improvisações. Cada jogador em sua real posição.

  5. No Brasileirão é engatar uma sequência de tipo 4/5 vitórias para entrar no G4 e daí em diante, torcer pelo tropeço dos líderes… a questão é o nosso GALO ter forças para conseguir essas vitórias seguidas no Brasileirão jogando lado a lado com as duas copas que disputamos… nada fácil.

    O Cuiabá não pode ser páreo para o nosso time jogando em casa, mesmo se formos de reservas… chega de empates, queremos a vitória e nada menos que isso amanhã.

    Esse time do PAPA pode estar em crise, muito mal no campeonato argentino etc… isso não nos interessa e queremos mesmo é passar de fase… na Terça, 1 x 0 GALO é goleada.

  6. Meu Galão favorito seria um clube bem administrado, que saiba negociar,comprar e vender bem, não uma Direção amadora que paga 600 pau por mês num inútil Alan Kardec, tá querendo vender o excelente Guilherme Arana por 12 milhões de euros, enquanto isso o Flamerda vende o fraco lateral Wesley por 20 milhões de euros, é pra desanimar qualquer cristão, acorda Diretoria omissa ,para de rasgar dinheiro

  7. Meu Guru, bom dia!
    Continuo com a opinião de que o jogo com o Cuiabá deveria ser “jogo treino”; com todos os “titulares”; para começar a dar liga. Não adianta escalação de acordo com o adversário; nós é que temos que ter equipe para impor nosso jogo; e, isso, no meu entender de “treneiro” só se adquire com o passar dos jogos com os mesmos atletas. Chega de invencionices, pardal.
    Abraços!

  8. O jogo contra o cuiabá , importantíssimo pra ver se retomamos e recuperemos a pífia e por dizer, vexaminosa campanha no brasileirão , deveria ser no Indepa , pra preservar melhor o problematico gramado do nosso estadio de um bi e cacetada , onde o gramado foi considerado irrelevante pelos construtores da arena , mero detalhe. O jogo realizado amanha , no Indepa ou no estadio do governo , tambem conhecido como salão de festas do galão da massa ,daria mais tempo de recuperação da nova grama plantada e seria o palco de galo x san lorenzo , com retorno de HULK e tudo. Sobre gramado , me abstenho de comentar por não entender ,mas como torcedor ,indicaria um gramado como o do Engenhão , bonito de visual e sem queixas dos times que lá jogam torcemos para que a CIGA dos gramados, que observaram gramados no mundo todo e recomendaram este gramado meia boca , sugiram o do foguinho , sintetico , semi sintetico , hibrido , é aquele que nos serve. Para não assistirmos de novo , um ze ruela de um time do interior de Minas , olhar pro gramado, pra camera e balançar a cabeça, desaprovando , até este galatico jogador desaprovou. Sem nada pra falar e aguardando a volta de Hulk, SIGAMOS

  9. Bom dia xará e amigalos!

    Boas notícias sobre o gramado da Arena e talvez o retorno de 70% do time do GALO(Hulk) no jogo de volta contra o San Lorenzo. Quanto ao jogo de amanhã Milito deveria mesclar reservas e titulares. A situação do GALO no Brasileirão não é nada confortável e um time totalmente reserva pode nos custar caro. Qualquer tropeço nos deixa muito perto da zona da degola. Então como “porco magro é que tem sujado a água do GALO” toda atenção e todo cuidado contra o Cuiabá.

  10. MILITO E O CARROCEL CAIPIRA

    É…

    Parte da Torcida estará na bronca com o MILITO. A queixa será a de que o professor é pardal…

    Para os insatisfeitos, o pardal será também teimoso, principalmente pela equivocada insistência no sistema de três zagueiros, na saída da bola, além da escolha do volante Bataglia como zagueiro central…

    Aqui uma pergunta: o Time estará jogando bem ou jogando mal?

    Entendo que, às vezes, bem e, às vezes, mal…

    Explico:

    MILITO, que é da escola argentina e catalã de futebol, gostará de muita posse de bola para controlar o jogo a partir da saída e início da transição com o goleiro e zagueiros tipos construtores que devem participar da criação e armação do jogo por trás…

    Daí a explicação de o Bataglia atuar como zagueiro, principalmente pela ótima qualidade de passe na saída da bola. O Alonso também parece agradar o treinador em relação a isso. Daí a predileção da dupla na zaga, além de Saravia que completa o trio defensivo na saída de bola…

    Estimo que o problema do Atlético não seja a posse de bola e a construção da transição a partir dos zagueiros…

    Entendo que o problema seja outro e estará na construção ofensiva…

    A bola até tem chegado bem no tal “último terço”. Porém, daí pra frente o Time empaca muito em cima das dificuldades para chegar ao gol adversário e superar o efeito ônibus estacionado pelas defesas adversárias…

    Sem a tal profundidade e jogo pelas pontas, resta ao Time rodar-rodar-rodar a bola, naquele carrocel caipira de muita posse de bola e poucas chegadas ao gol adversário…

    Como a lentidão dos atacantes é gritante (Hulk, Paulinho, Vargas, Cadu e Deyverson), resta ao Time rodar-rodar e girar-girar a bola em vão naquela “ciranda-cirandinha-vamos todos cirandar-vamos dar a meia volta- volta e meia vamos dar…”…

    Se o ataque tivesse pontas como Bruno Henrique e Cebolinha (Fla), Estevão, Dudu e Rony (Pal), Júnior Santos, Luís Henrique e Savarino (Bot), Ferreirinha (SP) ou um Árias (FLU), aí deduzo que o Time teria velocidade e profundidade pelos lados e chegadas com muito mais facilidade ao gol adversário…

    Imaginem se nesse Time tivéssemos parentes do vento como um Sérgio Araújo, um Euller, um Marques..

    Meu Deus do Céu, seríamos campeões de tudo, com os pés nas costas…

    Alguém dirá:

    “___ Éh, mas o futebol não tem se?!!”…

    Eu sei, mas…

    “___ E se o GALO bater campeão?!!”…

    Tudo pode acontecer…

    Está tudo em aberto…

    EU ACREDITO!!!

    1. Amigalo Ernest

      Tá manjada esta saída de bola com os 3 zagueiros e nossos adversários sabendo disto estão fazendo pressão em nossos jogadores. Pior as saídas tem sido improdutivas e a bola que sai sempre volta ao lugar de origem, ou seja, nossa zaga ou Everson. Daí que nos últimos 3 jogos ou tomamos gols ou concedemos lances de perigo, como foi no jogo das Marias.
      o Frossard teve ou não razão de questionar?

  11. Salve Massa e Guru

    Legal ver a confiança e otimismo de nossa torcida para o próximo jogo de terça feira, ainda mais, se realmente o homem que desequilibra jogar. Que falta faz este cara!
    Sem desdenhar do próximo jogo pelo brasileirão, onde precisamos pontuar, mas na terça é vida ou morte.
    Para o jogo de amanhã: Everson ou Mateus Mendes, Mariano, Lyanco, Fucks e Rubens, Vera, Zaracho e Bernard (tá precisando jogar), Alisson, Deivinho e Palácios.

    Cornetagem do dia: que horas esta SAF e diretoria vão mandar este incompetente do Damiani e seus técnicos da categoria de base ir embora?
    Ontem outro vexame e goleada.

  12. Vou antecipar o que penso do jogo contra o San Lorenço, mas acho que não é novidade para ninguém (e não deveria ser para o nosso treinador): será um jogo amarrado, com cai-cai, faltinhas, passagens de mãos nos rostos, risinhos e provocações desde o primeiro minuto com o intuito de fazer o tempo passar para desestabilizar emocionalmente o Atlético. Eles jogarão com 11 dentro da área esperando um contra-ataque para definir em uma bola. ALGUNS POSICIONAMENTOS PESSOAIS: Se sairmos atrás não acredito que teremos força para virar. O nosso time é velho, cansado e sem criatividade. Portanto, acho importante esquecer falácias e baboseiras do tipo “ir pra cima no embalo da massa, atacar sempre confiando no nosso DNA” e jogar com inteligência. Quer espetáculo, vá ao teatro. Resultado de 1 X 0 jogando mal e na retranca após o gol, será goleada. Importância de tudo que penso: ZERO! Portanto, não se sinta incomodado! Abraços e uma ótima sexta-feira para todos!

    Para a Copa do Brasil, as minhas preferências para o sorteio: Corinthians, Atlético-PR, Vasco, Juventude, São Paulo, Bahia, Flamengo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *