Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Marco na vida do Atleticano

Hoje é um dia histórico para a capital de todos os mineiros, conhecida como Belo Horizonte, reconhecida nacional e internacionalmente como a Cidade do Galo. Diferente do planejado, conforme amplamente anunciado, não será uma partida amistosa e festiva, contra um adversário de expressão no futebol mundial. Mas, valendo pontos, frente ao Santos que momentaneamente ocupa a 17ª colocação. Vale dizer, o primeiro na zona da degola.

Nós, depois de instabilidade com o treinador anterior e agora sofrendo com o atual comandante técnico. O que saiu deixou o Galo na quarta colocação, atualmente estamos no 11º lugar. A expectativa, não só para essa partida, mas para a sequência da competição e de futuro, é a de que o nosso time – na casa própria tão aguardada – se torne imbatível.

A mim, desde o início das obras, chamo ali de Estádio do Galo. Nada contra o naming rights, coisa de americano rebatizando em acordo financeiro com marca empresarial. É a regra do mundo capitalista. Tampouco, embora reconheça que o batismo popular sempre prevalece sobre qualquer denominação oficial, em retaliação política interna que em nada contribui com o nosso time do coração. Sou Atleticano e nunca tive vínculo com qualquer gestão do clube.

Reconheço a importância de cada gestão. Sempre destacava três, por ordem cronológica e pelas conquistas. Nelson Campos, campeão brasileiro de 1971; Alexandre Kalil, campeoníssimo da Libertadores de 2013, Copa do Brasil de 2014 e Recopa do mesmo ano; até Sérgio Coelho, multi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, ambos no ano de 2021. Doravante, incluindo Tomás Naves, presidente do título reconhecido de 1937. Nesse caso, destacando o trabalho que mencionei aqui ontem do Emerson Maurilio e da ação do presidente Sérgio e seu vice Zé Murilo.

Vou falar pouco e só no final sobre o jogo, que mistura festa e compromisso com a competição, pois tenho de registrar um sentimento. O título de 1937, comemorado com motivos pelo Torcedor, passaria sem muita euforia não fosse a reação invejosa de não Atleticanos. Duas considerações rápidas. Quando 1966, igual a esse, foi anunciado não teve esse tipo de contestação. A segunda, essa gente não está incomodada se foi ou não referendado pela cbf esse pleito que fez o Galo tri nacional. A dor de cotovelo é pelo Estádio do Galo que será entregue daqui a pouco para a Massa Atleticana.

Dito isso, rapidamente, vamos ao jogo. É fundamental que o resultado não pode ser outro diferente de somar mais três pontos na tabela. Muito mais que o primeiro gol, que desejo seja do Hulk – nossa referência do time atual ou se for de outro atleta do Galo – a vitória hoje é fundamental para os objetivos que ainda sonhamos neste 2023. Se o time do peixe, com 21 pontos está no Z4, temos apenas seis a mais que o adversário. Precisamos fugir, afastar de vez essa neura de rebaixamento.

Já para a parte de cima, sonho ainda possível desde que os jogadores incorporem o espírito Atleticano de ser, estamos com sete pontos atrás do G4. Que ao final, sabermos será G5 ou mesmo G6 e ainda mais duas vagas na pré-Libertadores. Nesse caso a diferença, evidentemente ainda menor, porém desde que o Galo reencontre o caminho da vitória. Atmosfera melhor não haverá que nessa oportunidade de hoje. Esse misto de inauguração e responsabilidade na competição, precisa contaminar de entusiasmo jogadores que estão acomodados no elenco.

Imagino eu, sem ter acompanhando treinamentos e mesmo noticiário, que pelo perfil do treinador, que adora sempre uma surpresa quando o time é anunciado, alguma coisa irá acontecer. Entre os jogadores que imagino titularidade, apenas o Zaracho segue fora de combate. Então, a meu juízo, o time ideal seria com Éverson; Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Bataglia, Otávio e Igor Gomes; Pavón, Hulk e Paulinho. Entretanto, esse é o que eu gostaria e até creio que a maioria dos Atleticanos optariam, mas Felipão tem lá suas manias ortodoxas. Via de regra com opções que incomodam o Torcedor. Ele tem seu talismã Edenílson, ainda Patrick, Pedrinho e outros menos citados para surpreender.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

27 thoughts to “Marco na vida do Atleticano”

  1. Olá amigos da bola!

    PARABÉNS AO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO/GALO/TORCEDORES!…. TRICAMPEÃO!

    Hoje pela festa, precisando da vitória, acho que o Felipão será “obrigado” a ir para cima do Santos.

    Penso que por causa disso, soltar o time, vamos vencer fácil e talvez de goleada! Como eu já disse aqui várias vezes, temos um baita elenco ainda, precisa de bom treinador, ofensivo e moderno.

    Mas, contra o xará paranaense vai ser aquela retranca ridícula e provavelmente mais uma derrota… E tudo começa de novo…..

    PORTANTO, FORA FELIPÃO

  2. Orgulho de ser Atleticano, ganhado ou perdendo sou Galo sempre, é muito mais que resultado é paixão.
    Que dê tudo certo agente conquiste uma grande vitória, nossa torcida merece!!

  3. Everson e Jemerson….. estamos Phu…
    São estes dois sempre os responsaveis pela maior parte de nossas derrotas.
    Jemerson é pé de chumbo e Everson é um frangueiro…

  4. PRIMEIRO CAMPEAO DA TERRA DO FUTEBOL , TRICAMPEAO BRASILEIRO COM TRES TITULOS INCONTESTAVEIS GANHOS NO CAMPO , CLUBE QUE HONROU O NOME DE MINAS E DO BRASIL NO CONTINENTE EUROPEU , NO MUNDO , TORCIDA INIGUALAVEL COM SEU CANTO DE AMOR AO CLUBE , FIEL E APAIXONADA , QUE EXIGE DO TIME , ALEM DO BOM E AGUERRIDO FUTEBOL , CARATER E HONRA NAS PELEJAS , MESMO NOS MOMENTOS ADVERSOS , NUNCA FUGIU DA LUTA , ENFRENTOU E DESAFIOU OS PODEROSOS COM SEU JOGO SUJO E DESIGUAL , NUNCA SUCUMBIU . A HISTORIA REGISTRA HOJE , MAIS UMA VITORIA DESTE GIGANTE E CARISMATICO CLUBE , MOSTRANDO AO MUNDO TODO QUE CONTINUAMOS FIRMES VIVENDO NOSSO SONHO . GALO FORTE E VINGADOR , PARABENS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTA BELA , BELISSIMA HISTORIA

  5. HOJE É UM DIA HISTÓRICO , DIA DA INAUGURAÇÃO DA ARENA DO GALO , É O INÍCIO DE UMA NOVA FASE , COM MUITA FESTA E MUITOS TÍTULOS………….
    VAMOS TRANSFORMAR ESSE ESTÁDIO NO TERROR DOS ADVERSÁRIOS…………….
    UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS (É INDISPENSÁVEL E NÃO PODE FALTAR ) E O PODEROSO GRITO DE GALÔ , GALÔ , GALÔ……..

  6. BOM DIA A TODOS ……….
    UÉ , NOBRE BLOGUEIRO , QUEM LHE DISSE QUE O JOGO DE HOJE NÃO É COM UM TIME DE EXPRESSÃO MUNDIAL ??????????
    ESQUECEU QUE O SANTOS DE PELÉ , É BI CAMPEÃO MUNDIAL , TRI CAMPEÃO DA LIBERTADORES , E INÚMEROS TÍTULOS PAULISTA , NACIONAL E INTERNACIONAL …………
    O SANTOS , PODE ESTAR EM
    MÁ FASE , MAS É SIM , UM TIME DE EXPRESSÃO MUNDIAL……….

  7. Voltando somente para homenagear meu amigo e irmão Sergio Roque, vítima da pandemia e que não perdia um jogo sequer do Galo. Extensivo a outros atleticanos que não puderam ver este momento.
    Tenho certeza que se ele estivesse entre nós estaria hoje na Arena na companhia de sua fiel escudeira Fatinha.
    Valeu negão!

  8. Bom dia a todos!
    É hoje! Inauguração do terreirão do Galo contra o Santos que tenta sair da zona do rebaixamento. Espero que os jogadores do Galo saibam da importância de estrear o terreirão com vitória.
    O desempenho hoje pouco importa. Vale estrear com a vitória e ponto.
    Torcer para o Everson fechar o gol, coisa que raramente faz. Se tiver condições físicas eu poria o Fucks na lateral direita no lugar do Saraiva.
    Ah, que os jogadores joguem pelo grupo e não somente na individualidade para marcar o primeiro gol do Terreirão.
    Que o Santos não venha aprontar contra o Galo o que não aprontou no campeonato.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  9. Bom dia!
    Dia memorável! Hoje tem Rinha do Galo, Terreirão do Galo. Espero que lá não pisem nem Edenilson, nem Vargas ou Patrick. Caso isso aconteça, que a Massa fungue no cangote deles de tal maneira a ponto de se tornarem protagonistas no jogo de hoje ou a ponto de nunca mais quererem vestir a camisa do Galo.
    Vai pra cima deles, MASSA!!!

  10. Vou ver em casa, pela TV. Já fui no jogo das lendas. Vou aguardar as coisas clarearem no Galo. Hoje é festa e vamos torcer, claro. Tomara que seja um reinício de um tri, partindo para um tetra, penta, hexa, etc. GALO ATÉ MORRER!

  11. Salve Massa e Guru

    Dia de festa e de muito orgulho e nem a intromissão do Sr. Pracabá em meus comentários irá tirar meu alto astral.
    Enfim, vamos pro jogo com todos os ingredientes necessários para uma grande vitória: casa nova e nossa, torcida empolgada, título de 37.
    Está nas mãos do técnico e seus comandados a responsabilidade de tornar este domingo mais um dia especial para entrar na história do clube.

    Ps: ao sr. Fabrício,
    Ontem em nenhum momento comentei que o sr seria torcedor de outro time que não fosse o Galo. Minha expressão “aceita que doi menos”, foi em relação a mudança dada aos títulos do brasileirão, para atender interesses escusos da CBF, ou seja, o que vale é o que a entidade hoje reconhece.
    Então meu caro, meu comentário não foi para divergir de sua opinião.

  12. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 21/38 – Santos (casa) – Histórico e preocupante o 1º jogo oficial na nossa casa. Não pela emoção, choro e felicidade, que devem invadir nossos corações.

    É que o time só fez um treino aí. Os jogadores não gravaram direito as referências tanto de ataque quanto de defesa. Ou seja, o jogo ficará nivelado, já que pro Peixe é mais novidade ainda.

    Soteldo tá fora. Um alívio pra nossos defensores que empurram ou chutam os caras pelas costas, mesmo bem longe de Everson. Telê Santana revira no túmulo por estas faltas cometidas por quem não sabe tomar a bola limpamente.

    Mendoza é rápido não pode ter espaço, pois senão “deita e rola”. Marcos Leonardo não é alto, mas muito esperto pra antecipar zagueiros lerdos. É goleador.

    Tomara que o herói Hulk faça o 1º gol na Arena. Estamos tomando posse de nossa casa, onde poderemos praticar o amor pelo Galo do coração.

    Nossos pontos perdidos: 15 (casa) e 18 (fora), num total de 60/114 pontos disputados. Começar a fazer história na Nossa Casa, Gaaloôô!

  13. O sr. é o primeiro que vejo reverenciar o Atleticano que revolucionou a estrutura administrativa do Atlético na década de 1930.Lutou pela profissionalização dentro do Clube contra o amadorismo até então existente entre os clubes. CBD era responsável pelos torneios profissionais,só que de seleções dos Estados da Federação e a FBF foi criada e tinha na briga com o amadorismo como filiados clubes que adotaram o regime profissional,e o Atlético foi um deles. Marechal de 36,como era conhecido, assumiu a segunda cadeira mais importante de Minas Gerais,logo após a conquista do título de Campeão Mineiro em 1932, mas o resultado de seu trabalho frente ao Glorioso,veio apenas três anos depois de sua posse,foi quando o Alvinegro tornou-se Campeão dos Campeões.A autorgação do Título de 1937 não veio apenas reparar um dano histórico ao Atlético,mas valorizar o Atleticano que realmente deu o primeiro passo para que o CAM fosse o que é hoje. Parabenizo ao sr. pela menção honrosa a este grande Atleticano e devemos também dedicar á todos os atletas injustiçados que elevaram o nome do Atlético ao alto do topo desta grandiosa conquista. Talvez,no plano que hoje se encontram,devem estar fazendo uma festa enorme,igual a que nós estaremos participando hoje. Perdão se me alonguei,mas era preciso fazer este registro. Saudações!

  14. Caros,

    Bem lembrado sobre o título de 1937.

    A repercussão tá sendo muito grande e NEGATIVA por parte dos torcedores AMESTRADOS por Mauro Cesar Pereira, Paulo Vinicius Coelho e POR QUASE TODA a Cia EIXOSA!!!…

    FALEM BEM OU MAL, MAS FALEM DO NOSSO GALO, isso ao final é o q importa!!!

    Porém também, há bastante RECONHECIMENTO da façanha, diga-se!!

    https://www.brasil247.com/esporte/cbf-reconhece-atletico-mineiro-como-campeao-brasileiro-de-1937-0wua3w52

    https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2023/08/cbf-reconhece-atletico-mineiro-como-campeao-brasileiro-de-1937.shtml

    https://ge.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2023/08/25/e-tri-cbf-reconhece-atletico-mg-como-campeao-brasileiro-de-1937.ghtml

    Há de FATO uma turma bastante RESSENTIDA com qualquer ação GRANDIOSA q envolve NOSSO Clube Atlético Mineiro. É q NOSSO CLUBE deve “ficar no seu lugar”, ‘é tão tudo sofrido”, …”titulo é coisa de cartório”…

    Lembram da campanha “penalty pro Galo” em 21?..eles tem enorme dificuldade em reconhecer qualquer mérito em tudo q envolve NOSSO GALO…problema deles!!!

    E entre NÓS, os NÓS CEGOS!, os q se recusam, RESSENTIDOS E RAIVOSOS, embora mais pareçam COMEDIANTES atrasados, se recusando BIRRENTOS a reconhecer QUALQUER glória alvinegra fora do período da memória deles (normalmente anos 60 e 70)…Ah! Antigamente ERA tão bom, dizem sempre!

    Engraçado esse 1937! Parece q foi ONTEM, na sede da CBF!!!

    È a chamada VIRA-LATA infiltrada na CACHORRADA! (desculpa aí pelo Apoliticamente Incorreto!, os vira-latas a não merecer tal comparação.

    |Os NOSSOS vira-latas na infiltração são BONS SUJEITOS, apenas não tem RAÇA como definição (n querendo dizer com isso q todos são sangue de barata ou, deobalde, piadistas de plantão!)..

    RAÇA é negócio de GALO na Veia, FATO!|

    PARABÉNS À CBF pelo reconhecimento tardio e agora é ver qnd pela vai reconhecer tb o TRI BBB!!!!

    VIVA O MECENATO, VIVA O CAPITALISMO!!!

    PRÁ CIMA, GALO e Abs Amigos!!!

  15. Bom dia Avila. Bom dia a todos: Com o reconhecimento do título de 37, como Campeonato Brasileiro, como ficará o hino do Galo? Deixamos de ser campeão dos campeoes. Gostaria de fazer uma observação sobre bastidores: primeiro o Galo, abandona a Liga Forte e se une ao Flamengo na libra, depois vende Alan para o Flamengo. Daí a CBF, reconhece o Tricampeonato Brasileiro e a Rede Globo, não se opoe a mudança do horário do jogo com o Santos das 18:30 para as 16:00 hs e ainda, fará a transmissão da,partida, pela TV aberta para Minas Gerais. Por fim, o programa Boleragem do Sportv, apresentado pelo Roger Flores, será apresentado do Terreirao do Galo. Diante de todas essas coincidencias, estaría o Teobaldo matutando sobre aquele ditado: ” eu não creio em Bruxas, mas que elas existem, existem..”. De igual sorte o Barata, que vão continuar comemorando o título de campeão dos campeoes (rsrsrs), deve estar dizendo: a,CBF, Rede Globo, não gostavam do Galo Carijo, pois era um Galo de Briga. Esse Galoholding, é outra conversa, pois, o seu ideal é identico ao da CBF e da Rede Globo: lucrar, lucrar, lucrar. Daí, o Barata, já explica para o Ernest Soares: ” deixa de ser ingenuo, Nenete , no mundo corporativo, não há espaço para romantismo, a paixao dessa gente é pelo dinheiro”. Daí, o Ernest, diz ao Barata: deixa de ser teimoso, os caras que compraram o Galo são Galo Doido, e jamais venderao a suas cotas da,Holding para ninguém, por preço algum. Agora o Galo, está definitivamente nas mãos de atleticanos para a eternidade. Ai o Barata diz: quando essas ações forem vendidas para outros grupos economicos, daqui há 05 anos, pelo triplo do preço a gente volta a resenhar sobre o assunto, por hora, vamos ao jogo do Santos. Meu Placar: 3×0 para o ainda Galo, com dois gols e uma assistência do Hioran. Ai o Teobaldo riu e lembrou ao Barata que o Hioran está machucado. Barata não afinou: Então será só 1x O pro Galo: gol do Hulck, de falta!

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      como representar o futebol como deve ser , eis o que seu texto representa : entretenimento , diversão, bola rolando dentro de campo , de preferência sendo chutada por quem tem o dom de fazê-lo .

      De resto , é essa hipocrisia de bastidores e consequentes ataques pueris de torcedores que se querem porta-vozes de uma nova ordem a ditar regras para o mundo do futebol.

      Pra não deixar passar batido …
      É PRACABÁ !

      1. Bom dia xará e amigalos! Bom dia Terreirão do GALO!!! Que hoje comece a tão esperada reação. Que os jogadores estejam determinados com a vitória! Parabéns campeões brasileiros de 1937! O Eixo do Mal que engula isso e vá pro colo do capeta!!!! Aqui é GALO P!!!! Aqui é HULK, HULK, HULk no primeiro gol da Arena!!!!

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Que hoje seja um Santo domingo! Uma nova história começa a ser contada …
    Vamos acreditar…
    Hoje e sempre, galo!!!

  17. O SANTOS FUTEBOL CLUBE

    O PEIXE é considerado pela FIFA o quinto maior Clube do séc XX. Foi duas vezes Campeão Mundial, tem três Libertadores, uma Recopa dos Campeões Intercontinentais, uma Supercopa dos Campeões Intercontinentais Sul-Americana, uma Copa Conmebol, uma Recopa Sul-Americana, oito Brasileiros, uma Copa do Brasil, vinte e dois Paulistas e várias outras conquistas e façanhas, como a de nunca ter sofrido um rebaixamento.

    Ao todo tem 305 Troféus, além da singularidade de ter tido no seu time o maior jogador de futebol de todos os tempos, PELÉ, de abençoada memória.

    Aliás, o pai de Pelé, DONDINHO, R.I.P, vestiu o manto atleticano de 1933 a 1935 e por muito pouco não integrou o ESQUADRÃO 37, o Primeiro Campeão Brasileiro.

    Cabe novamente citar que o SANTOS já inaugurou outros vinte e um estádios espalhados pelo mundo, claro, muito por causa de PELÉ. E o retrospecto do SANTOS em partidas inaugurais é totalmente favorável ao PEIXE (14v 4e 3d).

    Com essas credenciais cabe destacar que foi muito acertada a escolha do SANTOS para a inauguração do ESTÁDIO DO GALO (identificação genérica), da ARENA MRV (identificação comercial) e do TERREIRÃO DO GALO (identificação sentimental).

    Caindo na real, o SANTOS vive uma fase muito ruim em sua história pelo possível e até provável rebaixamento inédito. O time, que está na ZR na 17ª colocação com 21 pontos (5v 6e 9d), tem a terceira pior defesa (- 32) e saldo negativo de gols (- 11).

    Se na rodada passada o PEIXE conseguiu vencer o GRE por 2 a 1, na VILA, antes vinha de cinco partidas sem vencer (3d 2e). Na partida anterior o PEIXE sofreu uma impiedosa derrota de 4 a 0 para o FORTALEZA no Castelão.

    Para o jogo contra o CAM, o SFC de DIEGO AGUIRRE deve ir com o time completo, exceto SOTELDO que teve um problema físico de última hora.

    O GALO é favorito, vai vencer e o MENIN vai bancar uma choppada pra MASSA na ESPLANADA DO TERREIRÃO para começar esse novo tempo da vida atleticana com a alma lavada, a espora afiada, a crista alta e rumo ao protagonismo futebolístico do Continente…

    Quem viver, verá…

    E VIVA O GALOOOOOOO!!!

    1. Bom dia!
      Eu já ia tecer meu humilde comentário quando me deparei com a enciclopédia ERNEST BARSA. Fosse eu o treinador, leria essas preciosas informações e considerações à Esquadra Carijó nesse dia memorável.
      Saudações AlviNegras, caro ERNEST!

    2. AMIGALO ERNEST , TAMBÉM JÁ ALERTEI AO BLOGUEIRO , SOBRE O SEU GRAVE ERRO , DE NÃO CONSIDERAR O SANTOS UM GRANDE TIME INTERNACIONAL………..
      O SANTOS , É SIM , UM DOS MAIORES TIMES DO FUTEBOL MUNDIAL , E CONSIDERADO O MAIOR TIME DE FUTEBOL JÁ MONTADO NO PLANETA , SOB O COMANDO , DE NADA MAIS , NADA MENOS , DO QUE O “”REI PELÉ”” , O MAIOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS…………….
      PORTANTO , O JOGO DE HOJE É CONTRA UM DOS MAIORES TIMES DE TODOS OS TEMPOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *