Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Libertadores e intertemporada

Por força da situação triste e lamentável no Rio Grande do Sul, depois do jogo de hoje na Argentina o Galo irá ter uma semana sem compromisso nas competições que está envolvido. As cenas gaúchas, que a cada dia chocam e horrorizam mais aos olhares dos brasileiros e toda a população mundial – a exemplo de outras tragédias como ano passado no Norte e Nordeste, atingindo seis estados desalojam, desabrigam, provocam mortes e destroem casas por alagamentos ou desmoronamentos. E os eventos climáticos seguem desordenadamente. Seja em qualquer lugar, no Norte, Nordeste, Sul ou qualquer região brasileira ou do mundo. Merecem nossa solidariedade.

E foi nesse ambiente, de extrema tristeza e preocupação com nossos irmãos sulinos – como foi com nortistas e nordestinos -, que vamos acompanhar nosso time frente ao Rosário pela Libertadores. Milito e seus jogadores, que não gostam nem de empatar – fazem cara ruim quando o placar é de igualdade – viajaram ontem dispostos a buscar a manutenção de 100% de aproveitamento na competição principal das Américas. Na delegação, com exceção de quem está em trabalho de recuperação – Lemos e Robert – todos os profissionais que vem atuando.

Surpresas na escolha dos onze titulares, sempre ocorrem, mas é visível que as opções do treinador estão sendo já conhecidas pela Massa. Como sinto que Bataglia se transformou em zagueiro (beque central das antigas que arrisca descer ao campo adversário), resta saber quem será o outro companheiro. Fora isso, não penso em nada diferente de Éverson; Saravia, Bataglia, Jemerson (ou Rômulo) e Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho e Scarpa; Paulinho e Hulk. Será?

Estamos com a classificação bem encaminhada, restando além dessa partida na Argentina, ainda Peñarol no Uruguai e Caracas na última rodada da fase de grupos no nosso estádio. Vencer hoje mantém o Galo na disputa pela primeira colocação geral, condição que seria muito favorável no caso das fases eliminatórias que só irão acontecer a partir de agosto. Tempo suficiente para Milito, confirmada essa vaga, trabalhar o elenco na busca da segunda conquista da Libertadores. O jogo de hoje, em função disso, tem grande significado.

Depois desse compromisso, pela vez primeira desde que assumiu o comando técnico Atleticano, nosso treinador Gabriel Milito terá uma semana – com direito até, quem sabe, a uma folguinha para os jogadores – para trabalhar com o time na Cidade do Galo. Assumiu às vésperas do primeiro jogo da decisão do estadual, sendo que entre as duas partidas, na Venezuela enfrentou e venceu o Caracas na abertura da Libertadores. Fechando aquela sequência de três jogos, ganhou o estadual, tido e havido como favas contadas pelo concorrente derrotado na segunda partida com o apoio de seus torcedores.

Dalí pra frente e até hoje, com jogos aos finais e meios de cada semana, são 11 jogos. Vencemos sete e empatamos quatro. Restam ainda, só no mês de maio – desconsiderando o confronto adiado com o Grêmio – ainda mais cinco jogos. Dois pela Libertadores: Peñarol (fora) e Caracas (casa), dois pelo Brasileiro: Bahia (casa) e Bragantino (fora) e um pela Copa do Brasil: Sport (fora). Nosso Milito, que está fazendo a Massa militar, terá, então, tempo para treinar o time. Por isso, chamei no título de intertemporada. Que seja, técnica e taticamente, proveitosa. Mais que isso, de coração, que as chuvas cessem no Rio Grande do Sul e não mais castigue qualquer região brasileira ou do planeta. Oremos!

*imagens: extraídas das redes sociais (ambas da solidariedade do Clube Atlético Mineiro e dos Atleticanos com o povo do Rio Grande do Sul)

15 thoughts to “Libertadores e intertemporada”

  1. Ótima vitória.

    Classificação garantida. Quase primeiro lugar garantido.

    Gol do Paulinho. Artilheiro do GALO e que garantiu mais 330 mil dólares nas contas do clube.

    Segura a onda aí chechelo secador.

  2. A maldita rede esgoto não vai passar o jogo , a também vagabunda espn tambem não , e eu não vou assistir o jogo do galo , o jeito é ouvir no radio o que não está acontecendo em campo . Isto acaba com meu dia , rarissimas vezes do ano não assito jogo do galo , no estadio ou na tv , não posso sair de casa pra não deixar sozinha minha filha pequena . Pra assistir no streaming da prime video, nao posso, não tenho assinatura pra ver na paramount. Vai ser um jogão e eu vou perder , no tempo do filipão todas cobriam os jogos ,maldita globolixo e maldita espn . Fosse flamerda ou curica se jogassem na caxa do chaspeu , passaria.

  3. Boa tarde. Esperando um ótimo jogo do Galo. Espero tbm que Hulk e Paulinho estejam inspirados e concentrados…
    Eu gostaria de ver a formação inicial com Saravia, Fucks, Jemerson, Arana e Bataglia. Franco, Zaracho, Scarpa e os inspirados… mesma posse de bola. Acho que o fator concentração determinou os dois gols do Fluminense. 1 X 4
    Galo.

  4. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos, que como eu se preocupam com o Galo quando tem tempo pra treinar. Basta lembrar dos treinamentos com os treinadores anteriores.

    Dúvidas à parte eu espero que essa folga inesperada traga novas ideias para o Milito exercer a sua militância atleticana.

    Mas antes disso tem o jogo de hoje. E será uma pedreira. O GALO tem a vantagem de ter um treinador que conhece bem o adversário e o estilo argentino de jogar pra não perder.

    Acho que o GALO vai se dar bem. Está estruturado para isso. O Milito tem boas ideias e o psicológico que ele trouxe está cimentando tais ideias na mente dos jogadores.

    É só o GALO não se esquecer que tem que jogar bola.

    JOGA BOLA GALO. SÓ JOGA BOLA. NADA MAIS.

  5. Jogo duríssimo logo mais… o fato do adversário não ter a torcida a seu favor nos favorece mas não garante nada… o nosso CAM precisa se impor e mostrar dentro de campo que é o melhor time… com Milito no comando, eu acredito é no GALO!!!

  6. Bom dia.

    Jogo muito importante e em caso de vitória, classificação garantida.

    Dos jogadores utilizados pelo excelente Milito, creio que somente o Palácios ainda não foi utilizado, o que me deixa apreensivo em relação a qualidade do seu futebol. Vamos aguardar.

    Interessante é ver os programas esportivos, com os comentaristas discutindo o que deve ser feito nesse momento em relação ao campeonato brasileiro. Parar o campeonato? Vamos aguardar.

    Abraço.

  7. Bom dia xará e amigalos. Hoje é dia de GALO em Rosário. É continuar jogando com raça e determinação e a vitória é certa. Éverson, Sarávia, Battaglia Jemerson e Arana, Otávio, Franco, Zaracho e Scarpa, Paulinho e Hulk. Não tem como ser diferente disso. No mais é o Éverson ter mais atenção na reposição de bolas e ficar ligado no jogo. Vencendo hoje o GALO fica perto da classificação antecipada caso o Penarol não vença seu jogo. Quanto a intertemporada forçada pelo adiamento do jogo com o Grêmio penso que o Brasileirão deveria ser suspenso por tempo indeterminado. Só que para o imbecil do Ednaldo Rodrigues a Confederação Brasileira de Falcatruas e seus contratos milionários são mais importantes do que a tragédia climática do Rio Grande do Sul. AQUI É GALO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. MAIS UMA TRAGÉDIA QUE TEM COMO RESPONSÁVEL A IRRESPONSABILIDADE DO BICHO HOMEM.
    E DEPOIS AINDA FALAM QUE É COISA DE DEUS. COITADO, SEMPRE LEVADO A CULPA NO LUGAR DE NÓS IMBECÍS QUE NÃO MEDIMOS ESFORÇOS PARA ACABAR COM TUDO QUE ËLE¨ CRIOU.
    MAS VAMOS LÁ,HOJE É SANGUE NOS OLHOS E CORAÇÃO NA PONTA DA CHUTERIA
    É GANHAR E PARTIR PRO ABRAÇO.
    AINDA SÓ UM DOS ÚNICOS QUE NÃO QUER O JEMERSON COMO TITULAR.
    TODA JOGADA ELE COMETE FALTA E NÃO TEM PODER DE REAÇÃO.
    SOU MAIS O RÔMULO QUE EM 45 MINUTOS JÁ DEMONSTROU PRÁ QUE VEIO.
    UM ABRAÇO

  9. Bom dia!
    Muito triste com a situação dos gaúchos. Sensação de estar vivendo aqueles dias tristes da pandemia. Que o Galão da Massa nos traga um pouco de alegria nessa noite.
    Espero que Scarpa, Paulinho, Hulk e Zaracho estejam mais inspirados nessa noite, porque no jogo passado ficaram bem abaixo da crítica. Ainda bem que o Milito é do Galo!

  10. Como descendente de nordestinos, um povo tão valorizado pelos sulistas (notadamente catarinenses, paranaenses, paulistas e gaúchos), deixo aqui a minha solidariedade a todos aqueles atingidos pela catástrofe ora ocorrida. Aos amiGalos frequentadores desse espaço deixo o meu abraço na esperança de conseguirmos mais uma vitória neste jogo de hoje que, sem dúvidas, é o mais importante da nossa história. Galoooooo!!!!!

  11. Salve Massa e Guru

    Futebol é lazer, alegria, comemoração, show, coisas que neste momento de tristeza pelos acontecimentos no sul, não cabem. Tá na hora de sair do campo e ir para a solidariedade!
    Ontem na live do Hoje tem Galo, se realimente houver a paralização, foi mencionada uma ação de torcedores propondo um treino do time com portões abertos em troca de doações. Se isto acontecer nota 1000. A solidariedade não tem cor de camisa, o time é um só.
    Falando do jogo de hoje, confio em Milito e sua trupe, mesmo sabendo que vai ser uma guerra.
    Que venga el Rosário!!!!

  12. Bom dia, Atleticanos. Teremos hj uma vantagem sem precedentes. Jogar no Arroyto sem a torcida adversária fungando no cangote é muito melhor do que o contrário. Quem já esteve naquele campo, como eu, sabe as dificuldades. Não existe torcida brasileira parecida com a argentina. Eles apoiam o tempo todo, independente do resultado. Aqui, ao menor sinal de que as coisas vão mal, a torcida se cala ou pior, vaia. Antes já era assim, hj então, nem se fala. O “público” que frequenta o estádio do Galo nem de longe se assemelha à Massa que lotava o velho Mineirão. Enfim, os tempos mudaram. Quanto ao jogo, penso que uma vitoria será fundamental pra o Galo fazer a melhor campanha geral e decidir o mata mata sempre em casa. O time deve ser o que já conhecemos: Everson, Saravia, Battaglia e Jemerson; Otavio e Franco; Scarpa, Zaracho e Arana; Hulk e Paulinho. Galo sempre! SAN

  13. Bom dia, prezados Atleticanos

    Eduardo, grandioso o seu gesto de solidariedade ao povo gaúcho. Que Deus ajude a aliviar o sofrimento deles, dando uma trégua nas chuvas e baixando os níveis dos rios.

    Quanto a hoje, a confiança está lá no alto devido ao poder de reação do time contra o Fluminense. Milito fortaleceu o elenco mentalmente. O time não desiste.

    O Rosário, a meu ver, é o segundo mais forte do grupo. Então, o Galo tem que “passar o rodo”. Não terá torcida, por causa dos delinquentes impunes deles, mas que também entram em muitos estádios, inclusive na Arena MRV. Cada qual com seus problemas.

    É jogar com “sangue nos olhos”, dividindo todas na bola, limpamente, mas firme, pois é Libertadores. Ganhar e avançar rumo à melhor campanha geral, Gaalôôôô!

  14. Bom dia, MASSA!

    Hoje é vencer, vencer, vencer. A vitória garante nossa classificação para a próxima fase, Não podemos deixar para depois, o certo é garantir a classificação logo cedo. Depois são outros 500.

    Com relação ao que vem acontecendo no sul. Infelizmente uma tragédia humana e material.

    Contra a natureza, toda força, toda luta é pequena. O que está acontecendo serve no mínimo para uma reflexão sobre nossa relação com a Terra.

    Fico imaginando o sofrimento que estamos causando para as gerações futuras. Chegará o momento que teremos de partir em Caravelas para descobertas de novos mundos. E depois destruí-los.

    BBBOOOORRRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *