Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Largada em busca do tetra

Com otimismo Atleticano vamos partir em busca de mais um Brasileirão.  Serão 38 rodadas. Vale dizer, 38 desafios com um ou dois jogos por semana, em busca de aproveitamento na casa de dois terços (66% ou 75/76) dos pontos disputados. Essa sempre foi a minha projeção, o que em tese significa, vencer como mandante e empatar na condição de visitante. Em 2021, no ano mágico, chegamos a 84. Mas o vice apenas 71 pontos na classificação final.

Para alcançar essa meta, nosso grupo dirigido pelo bom mestre Cuca, ainda necessita – como venho afirmando – de mais quatro bons reforços. Jogadores à altura do elenco atual. Além desses jogos, ainda temos as Copas do Brasil e Sul-americana. Nessas duas competições a quantidade de partidas vai depender das diversas fases eliminatórias. No mínimo mais oito (2CB e 6SA), podendo chegar ao máximo de 23 confrontos (10/13) se avançar até as finais.

E é com esse desejo e pensamento que o coração Atleticano vai pulsar na noite de hoje. Será em Porto Alegre, mas a energia da Massa emana de todos os cantos do planeta de olho na busca das primeiras pontuações no Brasileirão. Jogadores, comissão técnica e diretoria sabem tanto quanto cada Torcedor da necessidade de começar bem na competição. Sem essa de poupar e preservar jogadores, desde que aptos à pratica de um bom futebol.

Já vi times iniciarem o campeonato nacional desmotivados ou mesmo sem preocupação em arrancar na frente, chegar na reta final e lamentar esse descuido inicial. Cuca sabe muito bem equilibrar um elenco, ainda que faltem os reforços que sonhamos (será que chega algum antes do dia 11 ou só na janela internacional?), foi assim que nos brindou naquelas conquistas sob o seu comando. Mineiro, Brasileiro e Copa Brasil, tendo sido semifinalista da Libertadores. Vale a pena ver de novo!

O elenco teve duas semanas de preparação. Depois daquela derrota – até agora única – na partida do título estadual, foi só e somente treinamentos. Alguns jogadores que estava no DM estão liberados, apenas Palacios (não vá me repetir Cazares, garoto!), voltou aos cuidados dos médicos. Com isso levou para Porto Alegre o que tem de melhor. Com a saída do Deyverson – que tenha boa sorte no Fortaleza, jamais vou esquecer dos gols em cima do fluminenC e River -, o treinador levou João Marcelo. Esse jovem parece ter um futuro promissor com a camisa do Galo.

Viajaram 24 profissionais, conforme a lista divulgada pelo clube, sendo que um deles (provavelmente o goleiro Robert) será cortado. Além dos 11 titulares, no banco 12 ficam à disposição do treinador para eventuais cinco substituições. O time que deve iniciar jogando está na boca de todo Atleticano – de mamando a caducando – com a duvida de Hulk inicia ou não a partida. Éverson; Natanael, Lyanco, Alonso e Arana; Franco, Menino e Scarpa; Rony, Hulk (se não, deve optar por Rubens) e Cuello. E no banco, além dos nomes tradicionais e o já mencionado João Marcelo, ainda Vitor Hugo e Júnior Santos. Vai pra cima deles, Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Largada em busca do tetra”

  1. Caro Amigo temporão permita-me um “merchandising” sobre o canal da GALOtv no YouTube . Trata-se de um dos melhores conteúdos audiovisuais produzidos até ontem. Quem ñ viu ,vale a pena! É um documentário da História narrada por quem esteve em CAMpo nas conquistas dois dois HexaCAMpeontos. ” GALO HEXACAMPEÃO MINEIRO: O DOCUMENTÁRIO – HEXtrAordinário.”
    ObriGALO!

  2. [•••]”Em 2021, no ano mágico, chegamos a 84. Mas o vice apenas 71 pontos na classificação final.”[•••]
    Lembrando caro Amigo temporão q dos 84 pts + – 1/3 deles _ 27 pts _ foram conquistados pelo banco de reservas, inclusive a virada espetacular contra o baêa veio com assistência de um regra três _ o Nathan pescador _ e antes q algum desavisado venha com ” aí ó, tá pedindo o cara fe volta” ; p0##@ nenhuma é só uma constatação de quê banco tbm vira/ganha jogos. Ao q parece,aquela bola na trave do nikão, o gol do Rubens no rebote de um pênalti ,e toda a situação vivida em toda a temporada p.p. não serviu p nada,o discurso e a caolhice qdº o assunto é futebol p parte dos empreiteiros continuam os mesmos. Depois reclamam qdº a cobra fuma “pros” lados deles.
    Qtº á estreia no Br25, prá cima deles GALO,canta alto q a Massa quer te ouvir…
    Sigamos!

  3. REGRA DOS 8 SEGUNDOS

    Saudações Alvinegras!!!

    O BR25 começa hoje com uma mudança que parece boa e o Everson que fique esperto pela nova regra dos 8 segundos para reposição da bola pelos goleiros…

    A nova regra, que visa combater a “cera” dos goleiros, foi implementada pela CBF após aprovação da International Football Association Board (IFAB)…

    Agora o tempo máximo que um goleiro pode segurar a bola com as mãos passa de 6 para 8 segundos…

    A punição para o descumprimento da regra passa de tiro livre indireto (regra que não pegou) para escanteio (regra que vai pegar), imagino…

    Para tanto os árbitros terão que fazer a contagem regressiva dos últimos 5 segundos, assim:

    Primeiro o árbitro faz uma “contagem inicial mental” tão logo o goleiro tem o controle da bola…

    Essa contagem mental segue até os 3 segundos, quando, a partir da contagem quatro, o árbitro dá início a “contagem visual”, segundo a segundo, ritmado com o braço levantado e balançante, dos últimos 5 segundos…

    Essa contagem visual serve para alertar o goleiro e os jogadores sobre o tempo restante…

    Se o goleiro não repuser a bola em jogo dentro dos 8 segundos, o árbitro marca um escanteio para a equipe adversária…

    Acredito que a mudança da regra vai ser boa, vai colar, vai acelerar o ritmo do jogo e reduzir a “cera” dos goleiros, buscando mais dinamismo do jogo jogado até contra os lambaris…

    Falando em lambari, agora acabou esse mamão com açúcar de jogos do Estadual…

    Agora é pedreira e hoje é dia de cachorro grande, o Grêmio no Sul, numa praça sempre hostil para o GALO jogar…

    Claro, né Everson, se o Galo estiver no bom resultado, inclusive o empate, vamos fazer essa cerinha dos 8 segundos pra ver se garante ao menos um ponto na sacola…

    E não se esqueça: se o Alvinegro estiver no bom resultado e o Grêmio atacando e pondo pressão, esqueça os oito segundos e caia estatelado ao chão, naquela cera que você sabe fazer e é doutor, para trazer, se possível os três pontos pra BH…

    Eu Acredito!!!

  4. Salve Massa e Guru

    Que o elenco está mais encorpado não há dúvida, mas outro ponto que precisa ser comemorado é o rejuvenescimento e ai, esteja tb um dos nossos maiores trunfos na caça ao título.
    Tem gente hoje na reserva incomodado e pedindo chance, coisas que os bois caçados do ano passado que foram embora não faziam, mostrando uma acomodação tamanha.
    Então: vai pra cima deles GALO!!!!!

  5. Bom dia, Atleticanos, o brasileirão, independente de jogar ou não a libertadores, é o campeonato mais importante e deve sempre ser priorizado. Que o Atlético inicie hj como se fosse o jogo final, pra vencer sempre! Temos um bom time e um ótimo e vencedor treinador, mas ainda precisamos de alguns reforços: zagueiro, pra jogar ao lado do Alonso, um ótimo camisa 8 (brasileiro tem que parar com essa papagaiada de camisa 10, no futebol moderno, o jogador que faz a diferença é o 8, que joga se uma intermediária à outra, que marca e cria da mesma forma, como os 3 excepcionais argentinos (Mcalister, de Paul e Fernandez, e tantos outros exemplos de sucesso mundo afora), e um atacante de área pra substituir o presepeiro do Deyverson (já foi tarde). Rumo ao tetra, GALO SEMPRE. SAN

  6. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 01/38 – Grêmio (fora) – No BR-24 o Galo perdeu, fora de casa, 38 pts em 57 pts disputados. Ou seja, 66,7% de pts perdidos. Ganhamos apenas 19 pts fora (33,3%).

    Vencemos o Grêmio 02 vezes: em BH e na reabertura da Arena deles, após trágica enchente. O que isso significa? Nada. O cenário de hoje é outro. Eles estão feridos pela perda do título estadual. Vão tentar alegrar a torcida.

    É começar com o pé direito este BR, mas o esquerdo do Hulk é imprescindível. Bom sistema defensivo mantido, vamos acreditar nos craques decisivos da defesa, meio e ataque.

    Nossos pontos perdidos: 00 (casa) e 00 (fora), num total de 00/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

  7. Que comecem os jogos!!!!!! Que comecem com vontade e garra. Nada de foco nesse ou naquele CAMpeonato. Todos sãoimportantes e geram renda, prestigio e valorização. Precisamos de mais alguns jogadores p compor elenco e dar opções ao treinador é que vistam o manto com orgulho. Pra cima deles Gaaalooo!!!!

  8. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Hoje será 2×0 para o Galo. O Gremio tem Jemerson e Edenilson e Pavon no seu time titular. Coitados dos Gaúchos. Se depender dessa trinca lutara para não ser rebaixado. Quanto ao Galo, vamos ficar a merce da sorte, de não termos contusoes no time principal, pois o próprio Cuca após a conquista do Hexa disse que precisava de reforços. Os donos do time disseram que acabou o dinheiro. Olhando o Banco, as carencias são claras como a luz do sol: Bernard e Igor Gomes ? Para o ataque apenas Junior Santos, pois João Marcelo é aposta. Pode ser um Ricardo Bieno da vida! Vai saber? E Alan Franco e Gabriel Menino se não puderem jogar? Fausto Vera e Patrick? Me desculpem, mas o Cuca é doceiro e não milagreiro. O planejamento do Galo não é para ganhar o Brasileiro em 2025. Penso que querem voltar a Libertadores em 2026 e ai o atual elenco poderá ser reforçado. Finalizando: que zica o Otávio heim? Ruptura do tendao e só volta 2026. Oremos para que Padre Torga abençoado nosso elenco, livrando-os das contusoes, pois temos um time apenas. A sorte, como diria Maurilio Costa, vai ter de bafejar muito para o nosso lado: OREMOS!

      1. Boa tarde xará e amigalos. GALO hoje começa a primeira de 38 decisões do campeonato mais importante e difícil do ano. O elenco está mais forte que em 2024 mas concordo com o Guru que ainda carece de 3 ou 4 jogadores. É começar com atenção e respeito aos adversários. GALÃO tem time pra levantar esse caneco. Pra cima deles GALÔ!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading