Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogo decisivo às pretensões do Galo

Eleger esse jogo de hoje ou qualquer um do passado e do futuro como o mais importante das nossas vidas, ao que percebo, é a mais pura demonstração da nossa devoção com o time do Galo. Dias atrás, numa resenha animada, concluímos que esse blogüeiro – naquela roda – era insuperável por presença nos estádios. Afinal, me gabo sim em contar que o último jogo mandante que perdi foi no distante mês de fevereiro do ano de 2006. Exceto, claro, muitos durante a pandemia. Ainda assim, em 2021, fui aos confrontos do Mineiro e da Copa Libertadores.

Estive em muitos jogos decisivos, com finais felizes e também frustrantes, como a decisão de 1980 e o rebaixamento de 2005. Porém, em 2013 e 2014, fui nos dois jogos finais da Libertadores – Assunção e Belo Horizonte – e nas decisões da Recopa e Copa do Brasil. Essa, inclusive no Maracanã, perdemos de dois a zero para reverter o quatro a um aqui no nosso salão de festas.

Diante disso, acrescentando partida de logo frente ao River Plate – argentino de muita tradição internacional – não consigo eleger qual deles foi o mais importante e quais ainda vamos ter pela frente com a mesma intensidade e emoção. Sei que, diante desses fortes adversários ao longo da história, ou frente ao meu modesto Araxá Esporte – o Ganso, primo do Galo –, minha paixão Atleticana cede e aquele é o jogo da minha vida.

Até em amistosos – hoje são poucos – ia com o mesmo sentimento, vibração e entrega dos pulmões para impulsionar o nome do Galo. Ontem vi um vídeo antigo da Massa, em que o grito de guerra – a meu juízo –, era muito mais intenso e motivante que nos tempos recentes. A torcida também, que contava com a geral, era igualmente motivante ao time em campo. Os tempos são outros, devemos nos adaptar à modernidade.

Pois bem, apesar da vantagem de um gol na vitória fora de casa, entendo que o Galo tem de partir para cima, como fez com o próprio River e no final de semana com o Palmeiras. Tirando o sistema defensivo que não deve trazer qualquer surpresa com Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana, o restante do time segue indefinido, por mais certezas que se tenham das presenças de alguns jogadores como Hulk.

Paralelo a essa partida, ontem vivemos e acompanhamos a chegada da nova atração da companhia. Diego Costa, ao lado do Hulk, com as opções que o treinador dispõe para o sistema ofensivo, promete dar muito trabalho aos adversários e alegrias ao Atleticano ainda nesta temporada. Mantenho, como venho afirmando, muita esperança e expectativa, porém um passo de cada vez.

Para seguir na Libertadores, avançando para as semifinais e enfrentar outro brasileiro – no caso o Palmeiras, o Galo precisa passar pelos argentinos na noite de hoje. No primeiro turno do Brasileirão vencemos o mesmo time paulista aqui em Belo Horizonte. Caso se confirme, a primeira partida será na capital paulista e a decisão na nossa casa. Nosso aproveitamento tem sido ótimo e agora temos de volta a força da Massa nas arquibancadas.

Por fim, caríssimas e caros, vamos fazer a nossa parte. Seremos 16 mil privilegiados levando nossa boa energia e representando quase 10 milhões de apaixonados Atleticanos. Espalhados pelo mundo e concentrados na capital e no território mineiro, o Atleticano é maioria em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Que sejamos felizes na jornada de hoje e sempre!

Em tempo: o martírio da Massa para ir ao Mineirão não tem fim. Depois daquela zorra com a empresa anterior, ontem (com chance de seguir hoje), foram duas desconfortáveis filas. No Mineirão na retirada de ingresso para as crianças. Teve gente que chegou lá às 6h da manhã e, marcado para 10hs, só teve início vinte minutos depois do previsto. Pior sorte estava reservada para quem precisou ir ao GNV buscar seu ingresso. Cerca de mil Atleticanos passaram o dia todo, de pé, em função de outro inexplicável atraso. Uma crueldade! Covardia! Em campo os jogadores irão mostrar que o sacrifício valeu a pena. Espero!

29 thoughts to “Jogo decisivo às pretensões do Galo”

  1. BOOOM DIIIAAAA AMIGAAALOOOS!!!!
    Hj gostaria de usar esse espaço Atleticano apenas para uma coisa:
    Técnico Cuca (#tecnicocuca) e goleiro Everson (#goleiroeverson), me perdoem!!!!
    Os critiquei muito, e atualmente, com a língua completamente queimada, peço perdão!!!
    BIIIIIICAAAAA BICUUUUDOOOO!!!!
    GAAAAAAAAALOOOOOOOOOO!!!!

  2. Êxtase total!
    Dois golaços! Zaracho merece uma placa no salão de festas.
    Hulk é sem dúvidas o maior jogador brasileiro em atividade!
    Vai Galo! Faz essa Massa feliz!!

  3. Boa Noite,

    Jogo difícil, tem que haver muita seriedade.
    É a semi final que está em jogo e 2 milhões de dólares nos bolsos.
    Contra argentinos nada é fácil.
    Espero que hoje nosso time jogue o que jogou contra os porcos e não abra a mão do ataque.
    Só gols garante a vitória e a classificação, o empate será sofrimento e isso não desejo a nenhum dos atleticanos.
    Bom jogo a todos!

  4. Lembrando que o River é um time perigoso fora de casa.
    Em 2015, Marias 0x3 River.
    Em 2018, Grêmio 1×2 River.
    Em 2020, Palmeiras 1×3 River.

  5. boa tarde Eduardo e massa. hoje aja coração já tomei meu remédio para pressão porque hoje aja emoções.rsrs. temos uma pedreira pela frente mas sou mais galo, cuca nada de retrancar a equipe joga igual no segundo tempo na Argentina. River plaite costuma jogar melhor fora então galo abre o olho. que vargas não perde gols que Incrível Hulk faz pelo menos 2 gols. a galo nos deixa sonhar. meu placar. galo 3×1.aja coração. vai galooooooooo.

  6. Bom diaaa!!!
    Hulk deve ter marcação tripla. Se não for assim ele guarda dois. Savarino deve ter marcação dupla, ou seja vai sobrar muita gente boa pra encher as redes argentinas. Jair, Zaracho, Arana, Nathan Silva…

    Se duas mil vozes atleticanas cansaram de calar 50 mil vozes xiliquentas, imagino o que podem fazer as 16 mil vozes hoje no Mineirão.

  7. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Jogo decisivo serão todos daqui pra frente. O Galo só terá decisões em todas as frentes que disputa.

    Vejo o River como a vacina. Já tomamos a primeira dose e a segunda é hoje. Depois, já imunizado, o Galo nem precisa se preocupar com os outros. O jogo de ontem mostrou que o Palmeiras, nosso próximo adversário não mete medo e pode ser batido dentro e fora de casa. E, se o Barcelona não tirar o Flamengo, aí sim, nós teremos o jogo decisivo às nossas pretensões, com requinte de vingança e humilhação.

    Vamos Galo. Foguete não tem ré. Siga para frente e para o alto. só faltam quatro jogos para o bi.

  8. Bom dia Massa e Guru,

    Para mim, o jogo mais importante da vida sempre será o próximo e neste caso é contra o River. Só espero que o técnico e seus comandados pensem a mesma coisa do que eu e entrem focados. Não podemos dar moleza pro azar até porque nosso adversário tem histórico de jogar melhor fora do que em seus domínios, que o diga o Gaxinim (peguei este termo emprestado da rádio da Massa).

  9. Bom dia a todos. Como já disse aqui, é jogar p não deixar o outro time gostar do jogo. Aproveitar as falhas deles. Entrar concentrado com vontade. Esse time do river é perigoso fora de casa. Coragem , fé e perseverança meu galo. Vai gakoo

  10. Bom dia, caros atleticanos

    Não teremos Nacho, mas teremos parte da Massa. São gritos represados nas gargantas por meses. Vai fazer a diferença, sem dúvida.

    É um jogo perigoso, por causa do técnico Galhardo. É um estrategista e copeiro. Cabe ao Cuca e auxiliares perceberem suas “manobras” e procurar neutralizar rapidamente.

    Zaracho tem condições de substituir o “cérebro” Nacho. Do meio prá frente eu escalaria: Allan, Jair e Zaracho // Savarino, Hulk e Vargas. É jogar com técnica, inteligência e precisão nos passes, além da agressividade para fazer gol (s). Evitar faltas pra cartões é fundamental. Bora classificar, Gaalllôôô.

  11. Então vamos, né? Ansiedade já tomou conta do dia, o remédio pra isso só virá as 21:30h. Impossível conter tb um pouco da apreensão, mas confiando que o time está bastante consciente da responsabilidade e capacidade. Hoje será o jogo mais importante do ano, até o próximo. Feliz tb pela presença da torcida no Mineirão, que alguns incautos sob delírios vaidosos chamavam de toca 3, como estava fazendo falta. Futebol sem torcida perde sua razão de ser.
    Bora, Galo, honrem mais uma vez esta camisa, a Massa te abraça!

  12. Bom dia Massa Atleticana!
    Hoje é dia de mostrar evolução Técnica, Tática e Emocional. Grandes jogados aparecem nestes momentos.
    Vamos Galo Forte e Vingador!

  13. Bom dia xará e amigalos!
    Hoje é dia de demonstrar força e superioridade. O GALO não deve iniciar a partida com o regulamento debaixo do braço. Deve impor seu ritmo cadenciando o jogo no meio de campo e marcando os jogadores do River em seu campo. Penso que uma formação de ataque com Vargas, Hulk e Savarino seria a ideal para começar jogando. No segundo tempo colocar sangue novo como Dylan e Keno. No meio iria de Allan, Jair e Zaracho. Nacho não tem substituto mas Cuca vai escolher a melhor tática. Que o GALO jogue da maneira “cascuda” das últimas partidas e faça uma excelente exibição diante da Massa hoje!!!! Estamos confiantes em mais um belo resultado!!
    Que venha o Porco!!!!!!!!!!!!!!!
    GALO 2 X River 0(HULK E SAVARINO)

  14. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Hoje o jogo contra o Ríver tem de ser realizado com extrema força de vontade de vitória. o time do River é bem superior ao Boca e como vimos no primeiro duelo, eles tem qualidades e que força o Atlético a não ter escalações mandraques e nem apatia na partida. o foco tem que ser voltado na classificação se possível como uma vitória incontestável. Apesar da ausência do Nacho, o time do Atlético tem plenas condições de vencer o River de forma inquestionável para pegar o tal de palmeiras na próxima fase. espero que o time não entre com os três volantes ( JARI, Allan e Tche Tche) essa formação não deu resultados bons em nenhuma partida que o Atlético fez, Allan e Tche Tche brigam, entre si. por uma vaga no time. O River também terá desfalques, mas tentarão de tudo para poder reverter a vantagem do Galo.. considerando a evolução do time de dos jogadores e que o Cuca enfim tem se resguardado de escalações tortas , depois do que houve contra o jogo do bahia, espero uma grande atuação do Galo e um pela vitória . Saudações Atleticanas

  15. Voce foi de uma felicidade enorme ao escolher este titulo, Eduardo. Hoje , é a primeira decisão da temporada , uma temporada de 2021 que teremos , se Deus quiser, várias decisões. E claro , as deciões que se seguem somente existirão se passarmos, se classificarmos hoje , para as semifinais do torneio continental. Muito em jogo , um time do lado de lá, que também sabe o que quer , jogo dificil e complicado , com uma pequena vantagem para nós. Nós torcedores , metidos a saber tudo de futebol, a dar aulas pra tecnicos ,a escalar este ou outro jogador , a dar pitacos sem saber o que falamos , neste dia de hoje , daremos um “conselho” ao time : atacar, atacar, atacar. Claro não se descuidando da defesa. A tática de atacar sempre , tentar jogar no campo do adversário é a melhor maneira de conseguirmos a vitoria. Lado emocional em alta, lado emocional que tanto criticamos, entrega total , torcida a favor, em nossa casa, otimo momento nas tres frentes , tudo isto´é combustivel pra este dificil jogo. O que não podemos jamais é fazer gostarem do jogo. acuar e chamar o time deles pra dentro de nossa área. Hoje é dia de frio na barriga , hoje é um grande jogo. Sw Deus quiser, passaremos

  16. Sem Nacho , Zaracho .
    E a repetição do time contra o
    Palmeiras .

    Simples assim !

    Sem teorias , sem pó mágico , sem invenções , deixa jogar .

    Se algum jogador estiver mal , porque pode acontecer , bota outro.

    O MANSO tem um monte lá pra escolher .

    Tem que ir pra cima e jogar futebol, o lado de lá de forte só tem o nome.

  17. Bom dia a todos!
    Jogo muito difícil hoje a noite. Mesmo o Galo tendo a vantagem de um gol, não podemos vacilar em nenhum momento frente ao poderosíssimo River.
    Melhor entrar em campo como se precisasse do resultado do que ficar tentando segurar o que já tem.
    Um recado para a Massa que estará presente no Mineirão. Alguns dos jogadores que devem iniciar a partida sofrem com a pressão exercida pela torcida, alguns injustamente (como é o caso do Allan e também do Mariano), mas hoje é dia de apoiar a todo momento, independente de algum erro, cantar a plenos pulmões e incentivar do primeiro ao último segundo de jogo.
    Que venha a classificação, mesmo se for com sufoco.

  18. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Nacho fará muita falta, sem dúvida. E até com Nacho em campo o jogo seria a mesmíssima pedreira. Não há o que reclamar, mas há o que fazer.

    A ausência de Nacho vai obrigar o Cuca a pensar nas melhores formas de remontar o time.

    Será que o Cuca vai iniciar o jogo com três zagueiros para melhor conter o jogo de avanços muito perigosos, pelos lados, e marcação alta e de pressão, esperada do River?

    O esquema com três zagueiros provou-se efetivo naquele jogo contra o Flamengo, quando o time fechou bem a casinha atrás sem deixar a ofensividade na frente.

    Naquela partida Cuca fez opção clara de jogo pragmático, de segurança e contra-ataques que o Galo precisou fazer.

    Pensando num jogo de segurança contra o River, imagino que o Cuca pode repetir o esquema 3Z na seguinte configuração (3-5-2):

    Everson;

    Nathan, Rever e Alonso.

    Mariano, Allan, Jair, Zaracho e Arana;

    Savarino e Hulk.

    Imagina se o River conseguisse um gol, empatando o confronto, ou até mesmo fizesse um “1” a 2 já na primeira etapa, numa extrapolação provocativa.

    Cuca precisaria partir para um tudo ou nada e teria, no sufoco, de mudar a formação no intervalo.

    Ele certamente voltaria num 4-3-3 muito ofensivo e para tanto sacaria um zagueiro (Rever) e um volante (Allan), que poderia estar amarelado, numa hipótese possível e não absurda.

    Na volta do intervalo o time poderia ser esse (4-3-3 mais ofensivo):

    Everson;

    Mariano, Nathan, Alonso e Arana.

    Jair, Zaracho e Hulk.

    Savarino, Vargas e Keno.

    Claro que as escalações, esquemas e sistemas de jogo são apenas especulações em cima daquilo do que pode vir a ser uma tendência possível, e até provável, para a partida.

    Mas o futebol é fantástico porque o jogo, decerto, pode não ser nada disso.

    Pode ser, aliás, completamente diferente, eis que o inesperado e imponderável no futebol costuma surgir como fator definidor de muitas partidas, principalmente nas decisivas e mais emocionais, e dissolver favoritismos (que é do CAM).

    A teoria dos jogos admite o desenho de cenários possíveis, para projeção, de antemão, de ações e medidas antecipadas para facilitar a tomada de decisões, conforme as circunstâncias esperadas ocorram durante um jogo.

    O bom é que o Cuca, um estrategista, tem opções no elenco e o Galo está muito vivo nas três competições em curso.

    O Eduardo vai dizer que não são três, mas quatro competições, e eu vou concordar se amanhã o Galo passar.

    Será um jogo perigoso e com muitas emoções.

    O River, que precisa reverter o placar, vai forçar o jogo numa espécie de tudo ou nada.

    Será um grande e histórico jogo…

    Hajaaaaa Coraçãoooooo!!!

    Ps: como o CAM venceu o 1º jogo por 0 a 1, segue com direito de avançar em caso de nova vitória ou empate, lembrando a condição de gol qualificado na Competição.

    O CARP, por isso, para avançar, vai precisar de uma vitória por diferença mínima, desde que faça ao menos dois gols.

    Se vencer por 0 a 1, obrigará a cobrança de pênaltis para definição de quem avança.

    Caso o River vença por 2 a 1, 3 a 2 ou 4 a 3 etc. a vaga fica com os argentinos por conta do critério do gol qualificado adotado pela Conmebol.

    E o Atlético só avança, com esses placares dilatados feitos pelo River, se conseguir viradas.

    A hipótese de disputa de pênaltis só ocorre se o River vencer por 0 a 1.

      1. Corrigindo Ávila. Serão 6 canecos. Mineiro, brasileiro, copa do Brasil, supercopa do Brasil, Libertadores e Mundial. Qualquer um dos que vier além do Mineiro já garantido será de bom tamanho.

        1. Correto, porém – salvo melhor juízo – a super copa do Brasil é no ano seguinte. E mais, como vamos ganhar o BR e a CB, será entre o Galo A e o nosso segundo quadro, pois aqui não tem B.

      1. Caro Willian,

        Tentei pensar com a cabeça do Cuca que deve estar cheia de marimbondo.

        Concordo com o Teobaldo que sugere mandar a campo o Zaracho no lugar do Nacho mais o time que entrou contra o Palmeiras.

        Como o Cuca ora é ousado ora mais conservador, não sei, com sinceridade, como ele vai pôr o time em campo (escalação e sistema de jogo).

        Cuca, quando precisou jogar com o regulamento debaixo do braço, jogou.

        Nesses jogos, com o regulamento debaixo do braço, foi preciso o Rivotril.

        Hoje, acho, será um jogo que não vai se poder, de antemão, dispensar o Rivotril…

        E sugiro o Rivotril, não o comprimido, mas o de frasco líquido.

        Vai que seja preciso aumentar a dosagem, conforme o jogo avança numa situação desfavorável ao Galo!!!

        Rsrsrsrs…

        Brincadeiras a parte, o Galo é favorito.

        Seremos Campeões!!!

        Eu Acredito!!!

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
    Para mim, caro blogueiro, o jogo mais importante é o jogo do dia. Não adianta fazer projeção se não fizer o dever de casa do dia. Portanto, hoje é o jogo mais importante do galo. Vencendo, o próximo jogo contra o Palmeiras passa a ser o mais importante.
    Mesmo sem o Nacho Fernandes, o maestro do time, o Galo tem todas as condições de nos proporcionar uma boa exibição.
    Portanto, vamos na busca das semi-finais. Agora é a hora do Cuca mostrar que não é ,apenas, um distribuidor de camisas.
    Hoje e Sempre, galo!!!

  20. VAAAAAAAMMMMOOO GAAAAAALLLLOOOOOOOO!! Com raça, fé, humildade, brio, foco e determinação em busca da classificação. Café preto quente fervendo na caneca do glorioso pra começar o dia bem produtivo!! Saudações atleticanas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *