Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogadores de férias e Torcida ansiosa

Tivéssemos como Internacional e Fortaleza, times brasileiros classificados para as oitavas da Libertadores, na zona de rebaixamento no campeonato nacional diria que o Atleticano estava em desespero. Ansiedade é apreensão que gera efeitos físicos e emocionais, já o desespero apaga qualquer força ou pensamento de reação. Menos mal! Sim, em tese. Luto todo dia com meu interior para tentar tirar o desconforto das quatro primeiras partidas do Galo no Brasileirão. Foi ali que determinou nosso quase desespero, aliado – claro – ao jogo de ida com o Maringá pela Copa do Brasil e as atuações frente ao Iquique e depois Cienciano na rodada final da fase de grupos da Sul-americana. Lamentáveis atuações!

Essa oscilação, ainda que no BR estejamos já por oito jogos sem perder, afastaram o Torcedor dos jogos. Isso é muito mais determinante que o frio que tem castigado nos últimos dias e até datas – como foi o dia dos namorados – onde poderia ter sido no mínimo 40 mil Atleticanos e não chegou a 25 mil o público pagante. Tomara que nesse período de descanso e reflexão, os responsáveis pelo futebol do Galo avaliem as possibilidades e nos preguem uma boa surpresa. Contratações! O Cuca, nosso guru pela beirada do campo, mudou o repertório sobre essa necessidade. Evidente que enquadrando ao determinado pelos donos. Como Torcedor do Galo não tem dono, seguimos reclamando e sugerindo. Ontem disse quatro posições – duas ao que penso (zagueiro e volante) e outras duas pelo que ouço (lateral e meio-campista) -, até surgiram outras nos comentários, como um velocista.

Fato é que com ou sem reforços, nada vai mudar na nossa Atleticanidade, ainda seja o balizamento da nossa confiança e expectativa. O treinador, em matéria pulicada aqui no “No Ataque” do UAI, disse sobre o aproveitamento de três garotos da base. Iseppe, 19 anos; Mosquito, 17 e Veneno, 15. O primeiro, que passou por uma bateria de exames em função de questões clínicas, teve destacadas atuações na base. No sub 20 e notadamente no sub17, quando tinha até quem defendesse sua imediata ascensão aos profissionais. Já Mosquito vem se sobressaindo na base, assim como Veneno. Acho válida a intenção. Faltou isso ao Savinho, que os dois treinadores que passaram pelo Galo, só lançava o garoto no final das partidas. Uma ou outra ocasião entrou jogando e foi muito cobrado, especialmente por nós Torcedores. Foi embora e mostrou seu valor. Que seja assim como os próximos, incluindo manter os meninos aqui até que rendam muito em termos de produtividade e se forem vendidos só mesmo quando estiverem mais valorizados. Assim seja!

De volta à nossa ansiedade. Já que todo o elenco está sofrendo de férias – praia, exterior e outros lugares aprazíveis -, vamos comemorar e festejar daqui nossa confiança em tempos felizes assim que retomar as competições. Creio que a cbf deverá marcar o confronto com o Bahia antes da primeira partida da Sul-americana. Nosso adversário direto pelas primeiras colocações, temos de ir até a cidade da alegria – Salvador – e fazer com que os santos e orixás joguem do nosso lado. A reação tem de continuar, aproveitar essa paralisação para fazer uma inter temporada proveitosa. Com retornos do DM, Dudu que foi muito bem na estreia dando sequência, contando ainda com nossos reforços sonhados. Assim, com a força da Massa, subir em busca das primeiras posições na tabela e também – evidentemente – o pódio. O flamídia tem exatos quatro míseros pontos à nossa frente, embora com uma partida a menos, então essa deve ser a meta a ser conquistada.

Outro fato que não podemos deixar de registrar, diria que até duas considerações. Sou apreciador do futebol feminino e já registrei isso aqui no nosso espaço. Fiquei arrasado com aquela campanha ridícula da série A1 do ano passado, quando fizemos um único ponto em 15 jogos, somando um empate e 14 derrotas, sem qualquer vitória ao longo da fase classificatória. Nessa temporada começamos a série A2, como rebaixados do ano anterior, igualmente com atuações desanimadoras. Acordaram em tempo e mexeram o doce na cozinha das meninas. Meu olho clínico ali é o GaloDaMata, que festeja muito a chegada da nova treinadora, Fabiana Guedes. A reação assegurou a terceira colocação na chave classificatória (quinta geral). Agora é passar no mata mata pelo Vitória e garantir o retorno à elite do futebol feminino.

Também, embora o desempenho ainda esteja longe da reação das meninas, na base as coisas estão tomando novos rumos. Alguns jovens já estão chegando ao Galo, desde a alteração do comando dessa categoria formadora de jogadores para o futuro. A captação de novos valores passou a ser coordenada por Luiz Carlos Azevedo, que chegou ao Galo pelas mãos do CSO (mantenho minha resistência com essas siglas americanizadas) Paulo Bracks. O novo dirigente esteve no flamídia por dez longos anos, período que o time carioca revelou e faturou muita grana com a venda de revelações do ninho do urubu. Sim, naquele lugar que incendiou e sacrificou jovens promessas. Imagina aqui com a nossa estrutura o que Azevedo poderá desenvolver. Eu confio nessa possibilidade e perspectiva de virar a chave da nossa base. Que assim seja!

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) Fábio Pinel/Atlético

7 thoughts to “Jogadores de férias e Torcida ansiosa”

  1. Vão vir os reforços pontuais???

    – Duvido mas tomara que sim!!!

    E a dívida da SAF???

    – Vai aumentar mas tomara que não!!!

    E o nosso futuro???

    – De incertezas mas tomara que revertam!!!

    E o torcedor???

    – Apesar de tudo, vai continuar firme e forte acreditando!!!

  2. Sobre o aproveitamento dos garotos da base, confesso que assisti uns vídeos do Veneno e acho que será craque. Para a idade dele já é. Pena que, penso, se for mesmo o que assisti, será vendido muito cedo (como já o foram vários de outros clubes que se despontaram muito jovens), uma vez que, infelizmente, os $$$ estão em primeiro lugar… Tomara, e torço muito, para que não seja assim! Primeiro, que dê muita alegria para nós torcedores, depois, se melhor pra ele, que siga sua vida com os milhões no bolso lá fora.

  3. CAMpetições

    Digamos que por composição ortográfica “CAMpetições” seja o somatório das competições que o CAM esteja em disputa. O time principal é desnecessário dizer. Vamos às demais:

    SUB-20:

    O Brasileiro Sub-20 está sendo disputado pelos 20 clubes mais bem colocados no Ranking Nacional. Na Primeira Fase, os 20 times se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançam para as Quartas de Final…

    O SUB-20 Atleticano está como o primeiro acima da Zona da Degola, em 17’ (2V 6E 5D), com apenas 30% de aproveitamento e saldo negativo de 3 gols (+19 – 22)…

    Faltam seis rodadas para fechar a Primeira Fase e se bobear, vai cair. Na próxima rodada, quarta-feira, o GALINHO pega o líder da competição, o Palmeiras, no SESC VENDA NOVA às 15 horas…

    Bem que a Direção Safista poderia jogar a partida para a AMRV e convocar a Torcida para apoiar, até mesmo pelas férias dos profissionais em razão do Mundial de Clubes…

    Claro, com entrada a preço símbolo a R 1 Real para atrair o Torcedor, principalmente aquele que por falta de condições ainda não teve o privilégio de conhecer a ARENA…

    Mas será que madrasta, a SAF, e os padrastos, papais menins, tomariam essa ação, digamos, social com o torcedor zé povinho?!!

    O DOMINGOS SÁVIO dirá que “o Padre T. diria que mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha que uma madrasta fazer graça para o filhinho”, no caso o Torcedor…

    SUB 17:

    Na Primeira fase do Brasileirão da categoria, as 20 equipes se enfrentam em turno único no sistema de pontos corridos. Os oito melhores colocados se classificam para as Quartas de final…

    O SUB-17, na 5’ Rodada, está no meio da Tabela, em 12’ colocado (2V 1E 2D) com 46% de aproveitamento e saldo positivo de 2 gols (+9 -7)…

    A exemplo do SUB-20, os jogos do SUB-17 estão acontecendo no SESC VENDA NOVA…

    FEMININO:

    No BRASILEIRÃO FEMININO SÉRIE B ou A2 como disse o ÁVILA, 16 equipes foram divididas em dois grupos de oito times que se enfrentaram em turno único dentro das chaves, e os quatro melhores de cada grupo avançaram ao mata-mata que está prestes a se iniciar…

    As VINGADORAS, na FASE DE GRUPOS (Grupo A), ficaram em 3’ (3V 3E 2D) com aproveitamento de 52% e ótimo saldo positivo de 11 gols, com 15 gols feitos e apenas 4 gols sofridos…

    Agora chegou a hora do mata-mata, Quartas de Final, e as Vingadoras vão enfrentar o Vitória em data ainda incerta com a primeira partida em BH…

    Outra partida que poderia ser levada para a ARENA para o Torcedor acompanhar e prestigiar…

    Mas como dirá o Domingos Sávio, “esquece, a madrasta não vai refrescar para o Torcedor”…

    Mamãe me acode!!!

    Vamo que vamo….

    E Viva o GALO!!!

    1. Com vossa anuência, permita-me um adendo. Dia 11/06 na Arena Gregorão teve início a mais uma “CAMpetição” e as Vingadoras honraram o Escudo do GALO. Pela Copa do Brasil o GALOfutebolfeminino venceu o Paysandu por 4 X 0 _ sem maiores sustos _ passando p a segunda fase e aguarda o sorteio p saber quem irá enfrentar, q pode ser o Vitória, o adversário _ pontuado ontem pelo Ávila _ já definido do mata-mata no Br A2. Como é bom ter um profissional capacitado á frente de qqr projeto,Fabi Guedes é um desses,arrumou a casa e numa semana suas comandadas obtiveram duas classificações em “CAMpetições” importantes; sorte á elas ! Pelo GALO,para o GALO e sempre GALO,seja qual modalidade for, até cuspe á distância.Vivas ao GALO!
      Informou: flanax_ A gente resolve._

  4. Dizer que Savinho foi “muito cobrado pelo torcedor” é uma inverdade. De fato, ele foi SISTEMATICAMENTE QUEIMADO PELO TORCEDOR, todas as vezes em que entrou em campo. FATO!!! O mesmo torcedor que acha, sempre, que está tudo errado e que somente ele tem soluções simples para resolver todos os problemas. OUTRO FATO!!! Em relação ao futebol feminino (há quem goste e isso não discuto), mas para mim não passa de um sub-esporte comparado a pebolim (totó), ping-pong (alguns chamam de “tênis de mes”… intão tá bão!), porrinha (ou palitinho), víspora (ou bingo) e outras tranqueiras. Penso que o Atlético deveria continuar relegando a tal atividade apenas a obscuridade que ela merece. E ela só continua “na moda” porque existe por parte da CBF (acho que da FIFA também), a obrigatoriedade de se manter uma estrutura para tal prática. E digo mais: pior que futebol feminino somente futebol feminino com transmissão por agente feminino. Não tem tímpano que aguente (os meus não aguentam!). Confesso ser admirador e assíduo “acompanhador” de 4 esportes praticados pelas moças: tênis, vôlei de quadra e de areia e ginástica (aquela praticada no solo). O resto, passo ao largo. Importância dessa minha opinião? Nenhuma! Abraços!

  5. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. O ressentimento de parte da torcida, na minha Ernestistica opinião, está nas finais das copas no ano passado. A FORMA com que perdemos a Libertadores é ficamos de fora do Mundial foi CRUEL! Aquele pênalti do Arana! Os dois gols que o Vargas perdeu! O Junior Santos passando dentro do Arana e do Alonso! A expulsão do Gregori e a passividade do Milito no túnel! Naquela final quem estava com espírito de final: Mariano e Bataglia. Na verdade o Galo borrou nas calças naquela final. E o Flamengo levantando taça dentro da Arena MRV? A reação irada de parte da torcida já diz tudo. Essa ferida ainda não cicatrizou. E depois disso tudo veio o pesadelo da SAF, que prometeu uma coisa e entregou outra! Eu que sou um bobo, perdedor nato, continuo na filosofia Valdoveudiana, mas muita gente, está cabreira com essas três pancadas em sequência. Perder não foi o caso, a forma com que perdemos uma Libertadores e ficamos fora do Mundial, a forma com que entregamos o primeiro jogo da Copa do Brasil, no Maracanã foi covarde. Ali não lutamos. Não honramos o nome de Minas. O Arana naquele segundo gol do Botafogo. Aquilo era uma final. Manda a bola pra lateral. Só isso! Oras Ávila, a torcida ficou sendo acalentada com contratações na janela do meio do ano. Agora, mudou tudo. Até o discurso do Cuca. A Clarice Licespctor tem um texto muito legal: A vantagem de ser bobo! Eu como sou um bobo incorrigível, seguirei acreditando na recuperação do Arana, do Alonso , do Hulck , do Junior Santos. Só não consigo, ainda , acreditar que o Bernard vai jogar bola. Já pensei em largar o vício do Galo, mas um amigo me alertou do perigo de trocar um vício por outro. Bora ficar no Vício do Galo! Mas que a torcida tem motivos de sobra para estar irada com o que o Galo aprontou nas finais das copas e com a mentirada que os Menins contaram, isto é, segundo Otto Levi uma verdade incontornável.

  6. Salve Massa e Guru

    A ansiedade da torcida sugerida pelo Guru, deve ser contida, afinal a SAF veio a público dizer que estamos sem grana e que se vier, que não esperem contratações midiáticas.
    Continuo com o pensamento de ontem, de que nosso maior reforço é a volta da sintonia Clube x torcida, mas parece que esta sintonia está longe de acontecer.
    Segundo notícias, a rádio palanque na figura do João Vitor Xavier, comprou briga com os youtubers com postagem no insta e a coisa ontem desandou, com tantas críticas chamando a rádio de passa pano,baba ovo e outras expressões mais, que tiveram que apagar.
    Eles até tem lá suas razões, afinal a caça de likes, vale tudo: Bomba!
    Mas tem muita gente séria e realizando bons trabalhos como: Breno Galante, Frossard e o Fala Galo.
    Acontece que a rádio palanque vem a cada dia perdendo espaço justamente para o pessoal da rede social, até porque neste espaço o torcedor tem voz, coisa que lá na rádio não.
    Fato é que nem nas férias o torcedor tem paz e falta inteligência a este pessoal da SAF, junto com a rádio Menin, evitar este tipo de confronto que só tem um perdedor:
    O Clube Atlético Mineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading