Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Janelas, compromissos e promessas voando

E chegamos ao dia 4 de junho, já com a janela escancarada e o último jogo antes da paralisação no próximo dia 12 (quinta-feira), com apenas uma única novidade. Dudu, isso se aquela esculhambação da cbf – quando não é arbitragem usam o fajuto stjd – permitir. Disse ontem e reafirmo, esse procurador-geral que ofereceu denúncia contra o jogador, tem como alvo não o atleta mas sim – como historicamente – cutucar e prejudicar ao Galo.

A suposta vítima, dirigente do Palmeiras e o próprio treinador daquele time – Abel Ferreira -, já deram declarações muito mais contundentes e os operadores do tribunal desportivo não esboçaram qualquer reação. São assim desde os anos 70, toda essa camarilha da cbf e seus departamentos, usam e abusam em benefício dos interesses de paulistas e cariocas. Por isso mesmo a selecinha tá essa draga, não fosse a fifa aumentar o número de participantes, o Brasil estaria fora da próxima Copa do Mundo.

Entretanto gestores, nem só de Dudu irão conseguir acalmar a Massa. A janela vai até o dia 10 próximo. Depois disso, só a partir do dia 10 de julho até 2 de setembro. Tá claro que irão deixar o Atleticano chupando os dedos das mãos, faltam tão e somente seis dias para fechar essa possibilidade. Ah! Mas a outra janela será logo no início de julho, ponderaram comigo ontem. Duas considerações. Prazo curto, já que logo após o mundial retornam as competições e temos o Bahia pela frente. E no dia 16 será a vez do jogo da vergonha, Bucaramanga, tentando recuperar a vaga jogada no ralo da Sul-americana.

Já a segunda avaliação, diria que até reflexão, é a falta de confiança nas declarações dos donos do Galo. Na verdade, de seus porta-vozes, já que sempre somem quando as cobranças exigem respostas. Em meio a tantas informações oficiosas que circulam, desde endividamento e atraso de compromissos – com outros clubes e jogadores (sem confirmação e/ou contestação) -, fato é que lendo sobre o Galo encontro a informação dando conta de que os gestores da saf pretendem (cansei de planejamento) ficar zerado com esses compromissos nos próximos 90 dias.

Ora, daqui exatos três meses, terá encerrado a última janela para a temporada. Afinal, neste planejamento (se é que existe) para 2025 qual é expectativa da saf? Títulos? Não parece ser! Copas do Brasil e Sul-americana estariam no radar de conquistas? Não parece ser! Brasileiro, título? Esquece! Brasileiro G4 ou mesmo G6? Não parece ser! Sul-americana? Para ficar num grupo horroroso e fazer 50% de aproveitamento? Pra que? Ah! Lutar para se manter na série A? Tem muito torcedor nessa linha. Xispa! Quero mais, muito mais.

Daí fui lendo e ouvindo Atleticanos na cidade, registrando e até noticiário esportivo, tudo isso me deixando em total desalento. Falou se em manter a reputação que a gestão da saf “considera” ter adquirido. Não é o sentimento que percebo nas resenhas Atleticanas. Ao contrário. Refiro a essa tal reputação de mão única. Temos créditos com outros clubes. Ora, que cobrem e exponham quem são, a exemplo do que estão fazendo com o Galo. E mais, se eu devo, tenho de pagar, o fato de terceiros me deverem não é álibi para que atrase compromissos.

Por fim, não é o meu mundo, mas imaginava que empresário poderoso em diversas fontes da economia, jamais seria pego de calça nas mãos com despesa com pessoal, construção ou operação bancária. Quem compra, por exemplo, um apartamentozinho em construção tem de dar e ter garantias de quitação e recebimento. E também ser grato e reconhecer quem foi determinante ao sucesso dessas operações. Ou não? Agir de acordo com a conveniência do momento, ao que penso, é vergonhoso. Ninguém vai apagar as conquistas de 2021 e tem nosso reconhecimento, mas esperamos as realizações anunciadas naquela ocasião e nas temporadas seguintes. Minha casa, minha vida, meu estádio merece ter festa da Massa.

*imagens: 1) UAI/EM; 2) flickr do Galo; 3) arquivo do blog

15 thoughts to “Janelas, compromissos e promessas voando”

  1. Bom dia a todos! Lendo os comentários após o post do nobre escriba, só chego a uma triste conclusão. Essa história de SAF, no Brasil e só para continuar da mesma forma que os clubes associação! Com exceção do Bahia, que foi adquirido pelo grupo City (que salvo engano estudou comprar o Galo) e tem uma gestão séria com aporte financeiro pactuado e dentro da realidade o resto é SAF Brasileira, parodiando Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro! Continuam atrasando todos os pagamentos, divida aumentando e assim vai. A ser assim, era melhor deixar na Associação, que já não pagava da mesma forma, mas que a torcida tinha voz! Bragantino e Cuiabá não contam pois tem estruturas modestas e dividas mínimas.
    O Vasco, deu no que deu! O Botafogo tá na mesma loucura a aumentando a divida cada vez mais! O CSA Mineiro, devia 700 milhões quando foi adquirido pelo Gorducho! Hoje deve 1,2 bi! A divida nossa é impagável na forma que está!. Tem muita gente dizendo para reduzir as despesas, com um time mais modesto até correndo o risco de cair para a série B. Maior asneira. Se fizer isto a divida só vai aumentar e aí é falência na certa! Só temos duas saídas: Ou entra um aporte de capital, dos próprios donos, ou se vende a SAF para quitar as dividas, já que no nosso sub 20 não tem nada que preste ou possa ser um ativo valioso! O resto é balela! Ou também se vende o estádio, para quem quiser administrar. Tá é danado! Que fase!!!

  2. É de se enojar quando paro para tentar entender tudo que estão fazendo com o nome do nosso ou não mais, o glorioso CAM.

    É impressionante como esses abutres estão administrando essa GALO SAF.

    Não é possível que no Brasil não tenha um profissional realmente qualificado para sentar na cadeira e colocar essa casa em ordem.

    Não têm como comparar por questões óbvias e tempos distintos e tal mas exemplos têm:

    – Paulo Nobre e o que ele fez pelo Palmeiras.

    – Bandeira de Melo e o que ele fez pelo Flamengo.

  3. Eu não consigo entender os gestores da SAF. Primeiro ponto, este não entendo mesmo, como dois donos de bancos, “vivem” pagando juros ao atrasar todos os compromissos com as aquisições feitas? É, no mínimo, ilógico. Agora parece que estão atrasando salários, até onde eu sei, não há pagamento de juros em atraso salarial. Então seria mais “racional”. Contém ironia.
    Outra situação que foge ao meu entendimento, será que os gestores acreditaram que agindo da mesma maneira que a Associação agia seria possível equacionar as dívidas e ter um elenco forte e competitivo para brigar com Flamengo e Palmeiras? A resposta parece óbvia. Mas em todo o noticiário que eu leio/vejo/escuto há informação de não existir possibilidades de novos aportes. Então, caros amigos, nossa situação é muito pior do que antes. Porque o patrimônio foi “repassado” para a SAF e não há luz ao final do túnel em relação as dívidas e tampouco qualquer investimento realmente significativo. Brigar para não cair e ganhar campeonato mineiro não precisaria de SAF.

  4. Bom dia.

    Vamos cornetar…

    Pode ser que ninguém seja contratado.

    Também podem contratar alguém com a janela fechada e façam a inscrição no dia 10 de julho, antes do primeiro jogo após a paralisação.

    E podem contratar as vésperas do fechamento das janelas, para economizar o pagamento dos salários, enquanto não temos jogos para faturar alguma grana.

    Casa que falta pão….

  5. Bom dia xará e amigalos. E a dívida do GALO parece que aumentou em uma semana. Uma matéria de hoje do portal UAI diz que o valor total gira em torno de 2, 3 04 bilhões de reais. Semana passada a informação era de um passivo de 1,8 bilhão. Reforços? Nenhum para a sequência da Sulamericana e Brasileirão. Copa do Brasil só em 2026.

  6. Bom dia, nao quero desanimar ninguem, mas esqueçam contratações agora. Ouvi a entrevista do Bracks para O Tempo (diga-se de passagem, parabéns aos jornalistas que fizeram as perguntas corretas e duras), a situação é feia. Não tem dinheiro, isso é o fato! Nao querem aumentar mais o endividamento e nao ha no radar possibilidade e aportes, que será a única chance de salvar o Galo, visto que a geração de receitas nao é capaz de cumprir compromissos e amortizar dívidas. Isso está claro e cristalino, so olhar o balanço e ler a análise do Economista que fez o ranking dos clubes (galo so perde para Corinthias e a receita aqui é bem mais modesta do que lá).

    Me chama a atenção o Bracks achar que no recorte recente estamos bem e que o time é bom e pode render mais. Está claro que estamos so empatando e levando sufoco de times horrorosos.

    Esqueçam, nao haverá contratação agora, quiçá em Julho 1 ou 2 no máximo, mas seguramente venderão jogadores importantes para cobrir dívida. Afinal, quem vai comprar as mambaias que queremos vender (Fausto Vera, Palácio, igor gomes e Rabelo, Caio, Vitor hugo, etc)?

    Ou seja, compramos mal, nao pagamos, nao gera resultado e receita, nao ha aporte, e ficamos nessa.

    Em minha visão, a SAF de merda nao cumprirá o planejamento, quartas na CB, sem na SA e sexto no BR, o que vai piorar o cenário que ja é uma merda.

    Só ha saída se houver algum aporte ou compra, o clube faliu, essa é a verdade.

    1. [•••]” Só ha saída se houver algum aporte ou compra, o clube faliu, essa é a verdade.”
      Caro, permita-me um pormenor,apesar de manter-me em silêncio para não ter azia. Falir acredito que ainda não,mas insolvente estamos quase lá e aqui está claro e cristalino essa realidade.
      Aos interessados e que se preocupam somente com o GALO _ Acredite! Ainda há muitos Atleticanos nesta seara aí, me incluo entre eles _ em detrimento a essa trupe de bilionários FDP q desde que tomaram o Maior Movimento Cultural e Imaterial de um Povo q já existiu em Minas Gerais e no Planeta na mão grande, não fazem outra coisa a não ser apequena-lo, não sem antes sangra-lo até a alma. Se liga!
      “Saiu o Relatório Convocados do
      @cesargrafietti , o material mais completo que avalia as finanças dos clubes brasileiros.”
      Créditos via :Finanças do Galo
      @Financeiro_Galo
      https://lp.galapagoscapital.com/relatorio_convocados
      Caímos _ eu e muitos outros NÃO . Fui contra essa patifaria desde o início e jamais escondi isto, frise-se _ no mais estrondoso conto da sereia. Essa saF(ADEZA) que prometia estabilidade,lisura, profissionalismo e os escambau, agora não faz outra coisa a não ser correr p apagar incêndio._ com a GRANA da Associação, frise-se _ q eles próprios começaram e ainda alimentam. Na hr de tomar TUDO do GALO p si e em benefício próprio, a conversa era outra e o resultado foi que inviabilizaram a vida do Clube a tal ponto q brevemente NÃO restará sequer um facho de lamparina no final do túnel. A situação a qual em menos de 2 anos colocaram o Gigante CAM não é periclitante,ela é gravíssima. Tem mais, qdº recuperarem 50 X mais do q dizem ter gastado, vão passar o Escudo p frente , ficarão com o patrimônio e o GALO se existir até lá ,ainda vai pagar p jogar num equipamento que dizem ser DELE. Acredite quem quiser, NÃO É!
      Qtº á contratações,vem aí o potentíssimo Fabio Gomes. Contratação? Não! Retorno de empréstimo nº 16 . Já rodou mais que torresmo em boca de banguela e continua o mesmo; bagre na essência da palavra. E nego reclamava do Castillo…risos!
      Off: Para ter acesso ao link acima é preciso baixar em PDF.
      Forte abraço!
      Saudações Atleticanas

  7. Ainda analisando o elenco – Meio campo

    O meio campo é nosso Calcanhar de Aquiles, e talvez o causador de tanto sofrimento lá trás e tanta ineficiência lá na frente. Aliás é setor, onde existem os jogadores mais criticados pela torcida.

    Alan Franco – Tem sido um dos mais regulares. esforçado e jogando fora de posição. Aliás nitidamente está jogando no sacrifício e no último jogo, novamente parece ter sentido o joelho. Não é o cabeça de área que precisamos, pois não tem perfil de pit bull

    Patric – Grata surpresa se continuar na mesma toada. Corre o campo todo, bom nos desarmes e passes. Pode vir a ser um baita jogador, mas já mostrou a que veio.

    Scarpa – O famoso vagalume, acende e apaga com facilidade, mas ultimamente anda mais apagado do que luminária em seção de cinema. Não tem nenhum perfil de jogador do Galo, marrento, cheio de mimimi, antipático e parece estar fazendo um favor de jogar no clube.

    Gabriel menino – Tão bom que o Palmeiras o colocou à disposição

    Igor Gomes – Não sei porque ainda está por aqui, só entra no time por falta de opções, medíocre , mas sortudo, porque sempre que vai cair no esquecimento trata de fazer um golzinho.

    Fausto xing ling Vera – O próprio apelido (xing ling que quer dizer coisa da china) explica tudo. Onde já se viu um argentino que não dá pontapé, não briga, não xinga, não peita o adversário? Péssimo dos péssimos.

    Bernard – Como diz uma amigalo aqui, o agonia nas pernas., o imprestável das pernas. Gente boa, mas de péssimo futebol. Já deveria ter voltado pra onde estava. Inútil e dos jogadores contestados, tem sido o pior

    O resumo é que com este jogadores ai à exceção de Patric e Rubens quando está no meio, não chegaremos a lugar nenhum. Tudo jogador meia boca e se saírem amanhã não farão falta alguma.
    Contratação urgente !!!!!

  8. Salve Massa e Guru

    Sobre reforços, tema principal do post de hoje , peço ajuda aos amigos de espaço para me esclarecer uma dúvida:
    Como é que o Bostafogo, cujo Textor é dono da SAF que não entende p@#% nenhuma de futebol, já que de lá, de onde ele é, o futebol é apenas a quinta ou sexta predileção do americano, contrata melhor e mais rápido, do que o Galo que tem os 4 enganadores de serpente como donos da SAF e mais o tal CEGA dando suporte?
    Enquanto o Bostafogo encontrou Bastos, Barboza, contratou ontem Montoro de 18 anos e ainda está trazendo o Arthur Cabral pro lugar de Igor Jesus que está sendo vendido por um caminhão de dinheiro.

  9. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    Têm momentos que o Futebol parece querer registrar a História ou profetizar melhores ou piores dias pela frente…

    E com o GALO, tem aquilo: os deuses do futebol sinalizam o futuro por meio de sinais e quem sabe, sabe, conhece bem…

    Quem não se lembra do dia 20 de julho de 1969? Enquanto o mundo parava pra ver o homem pisar na Lua com a Apollo 11, no Mineirão Dadá Maravilha, o Peito de Aço, guardava o dele na vitória de 4 a 1 contra o Internacional que certamente o arquibaldo ÂNGELO viu e estava lá…

    Na época o gol de DÁRIO foi tão marcante que ficou eternizado como o “Gol Homem na Lua” pelo Beija-Flor. Um feito espetacular, digno de um craque, que não era, mas que foi com a Camisa do GALO que ele sempre honrou…

    O “Gol Homem na Lua” de Dadá foi tão emblemático que acabou acordando os deuses do futebol que permitiram aquele Caneco inesquecível de 71, Eu Acredito!

    Pois bem, no domingo, 01Jun25, pela 11ª Rodada do BR25, foi a vez de RONY acordar os deuses do futebol…

    Que petardo! Que bomba! Que golaço!!!

    Um verdadeiro foguete da intermediária do Castelão cuja rede alvejada pela bola está balançando até agora, dirá o Jorge que foi abrir o latão no domingo depois que o juizão trilou o apito decretando fim de jogo…

    Claro, o golaço de Rony merece um nome pelo potencial profético que deve advir do feito que terá, esperamos, acordado os deuses do futebol que andavam dormindo nos jogos do Galo…

    Notaram como o gol de RONY mudou o astral da cidade e o semblante de todos nós?!! Mesmo que o ÁVILA se diga macambúzio e sorumbático pela SAF REBORN, ele estará aliviado, isso está…

    Bom lembrar que nome ao gol quem dá é o pai da criança, no caso, o RONY…

    Como ainda não vimos ele batizar esse gol fantástico vamos sugerir momentaneamente “GOL FOGUETE” que haverá de simbolizar a mudança água pro vinho na Temporada 25 e a subida consistente na Tabela doravante, apesar da SAF REBORN…

    E que o GOL FOGUETE foi importante, isso foi: se o GALO perdesse essa partida uma crise braba estaria instalada agora com a MASSA exigindo uma cabeça na bandeja…

    E RONY, que não é craque, mas será com a Camisa do Galo porque honra o Manto pelo luta-luta, livrou-nos dessa crise que estava como granada sem pino, prestes a explodir e balançar as redes da SAF REBORN que o papai Menin nos presenteou no natal de 23…

    Vá lá RONY, e assine seu GOL FOGUETE!!!

    A MASSA te agradece!!!

    E dirá o Domingos Sávio: “ah tá, esse gol do Rony, o “FOGUETE MOLHADO”, sinaliza a implosão da SAF REBORN. Mentiram, viu!!!”…

    Se não for sufrido, não é Galo…

    Vamo que vamo…

    1. Então, pelo que li, os Deuses, suponho, após consumirem muito chá de camomila, continuaram dormindo entre 20/07/69 (Gol Homem na Lua) e 20/12/71 (Título do Brasileirão). Assim sendo, até dez/27. Rsssss!!!

      ps.: o importante, que é marcar uma data para tomarmos um chá de camomila, ninguém fala nada…

    2. Oh Ernest, já que o Galo não tem grana nem para pagar quem contratou, a MINHA expectativa é que os nossos reforços sejam: Arana e Cuello, reforçando o lado esquerdo. Junior Santos, Scarpa e Hulck entrando em forma. Patrick deslanchando. Aí seria preciso o Fausto Vera e o Alonso também jogarem bola. Será que esse Ciga não consegue garimpar um zagueiro e um volante? Pq acreditar que Fausto Vera e Alonso serão soluções tem de ter a fé de Padre Torga ou ser safista da estirpe do Teobaldo.

      1. Oh Ernest!
        Acrescentando ao título do nobre blogueiro, voando também está o “gol foguete” do Rony, muito bem nominado por você.
        Abraço

  10. Meu prazo para as coisas melhorarem a ponto de contrariar minhas expectativas lá de trás, antes da contratação do Cuca para esta temporada e com este elenco, já está se expirando. Torço, e muito claro, para que esta janela seja rapidamente aproveitada, uma vez que não é só o nosso Galo que está em busca de reforços e “quem chega na fone primeiro bebe água limpa”.

  11. “… (cansei de planejamento)…”

    Planejamento cansa mesmo. E, curiosamente, não é garantia de bons resultados. E, pior ainda, não é garantia de bons resultados na hora que eu quero. Sigamos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading