Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hora de definir prioridades

Divulgação/Atlético
Ricardo Galuppo

Uma preocupação que eu já havia percebido em vários atleticanos insuspeitos ficou clara para mim no sábado passado. Depois de mais de um ano sem conversar com ele, passei quase uma hora ao telefone com meu amigo Rodrigo Elias. Diguinho, como é conhecido pelos amigos, tem uma sensibilidade aguçada para perceber os humores do time. Ele dizia que, se o Galo não vencesse a partida do domingo, contra o Sport de Recife, o treinador Cuca poderia começar a deixar o Brasileirão em segundo plano e passar a priorizar as outras competições que o Galo disputa este ano. 

Dessa vez, não concordei com meu amigo. Por mais Lelé de si mesmo que o Cuca às vezes pareça, ele sabe o valor que o Brasileirão tem para a massa – taça que ele só não levantou em 2012 porque a conspiração da cartolagem em favor do CBFlu foi mais escancarada do que o habitual. 

A diretoria também sabe que, dos três títulos que ainda estão em disputa, esse é o mais importante. E, pelo que se vê, mobilizou recursos humanos suficientes para isso e pôs à disposição do treinador jogadores em condições de disputar não uma nem duas, mas todas as competições que o Galo tem pela frente. Portanto, não vamos falar em prioridades: os três são importantes. 

PONTOS DECISIVOS

Há, além disso, um aspecto que pouca gente tem levado em conta quando fala dessa zorra que é o calendário do futebol brasileiro. Depois da partida da próxima quinta-feira conta o Clube do Remo, e desde que não haja algum acidente grave de percurso que nos tire da competição (esconjuro! pé de pato, mangalô três vezes!), o Galo só volta a campo pela Copa do Brasil no dia 28 ou no 29 de julho. Ou seja, daqui a um quase dois meses. E, até la’, o que não falta para disputar são partidas pelo Brasileirão.

Contando a partida contra o São Paulo, no próximo domingo, o Galo tem oito jogos importantes pelo Brasileirão antes da viagem a Buenos Aires para enfrentar o Boca Júniors pela Libertadores, em 13 de julho. Ou seja: são 24 pontos em disputa — doze deles disputados fora de casa. 

A título de curiosidade, a distância aérea somada, ida e volta, entre Belo Horizonte e Porto Alegre (onde o Galo enfrenta o Internacional); Fortaleza (onde o adversário é o Ceará; São Paulo (onde visitará o Santos) e Cuiabá (para a partida contra o time de mesmo nome) é superior a 10 mil quilômetros. Independente disso, e naquilo que diz respeito a datas e calendários, o problema não é a quantidade de competições, mas as ausências provocadas por convocações.

Divulgação/Atlético

“CONSISTÊNCIA DEFENSIVA”

Se o time, com os desfalques provocados pelas convocações de atletas para as seleções, dará conta do recado, é uma outra questão. Até aqui, aparentemente, vai tudo bem. Os dois resultados mais recentes pareceram muito acanhados diante da superioridade atleticana. Foram, por assim dizer, vitórias fáceis com placares apertados. “Fora o resultado, o jogo foi muito bom”, resumiu minha prima Marina Galuppo — que sabe tudo de futebol, muito embora às vezes se deixe levar pelas más influências e se renda aos exageros da cornetagem… Mas que ela entende, entende. 

Talvez até fosse possível incluir nesse raciocínio a primeira rodada do Brasileirão, contra o Fortaleza, caso o bom técnico do time, o argentino Juan Pablo Vojvoda não tivesse armado um esquema capaz de explorar a falta de ritmo e de interesse que o Galo demonstrou no segundo tempo. Já naquela partida, tive a impressão de que o time estaria dosando energia — economizado agora para gastá-la nos momentos decisivos. 

Não tenho qualquer informação interna que confirme esse ponto de vista. Ela é fruto única de minha observação e talvez esteja contaminada pelo mesmo otimismo que observo em alguns atleticanos com quem converso. Mas a verdade é que o time anda demonstrando em campo uma segurança que não vi nem nos melhores momentos da passagem anterior de Cuca pelo Galo (nos piores momentos, então, Deus me livre!). 

As falhas crônicas no sistema defensivo, que aconteceram sob todos os treinadores que a equipe teve de lá para cá, parece que vem merecendo um cuidado especial. No jogo de domingo passado, nas palavras do próprio treinador, o Galo teve “consistência defensiva, mas jogando para a frente”. Para torcedores calejados, como nós, habituados a ver nas uma retaguarda exposta a todo instante, a postura da defesa nas duas últimas partidas parece apontar pra uma outra realidade.  

Se o time estiver atento e souber evitar, daqui para frente, apagões desnecessários como os que foram vistos contra o Fortaleza, ótimo. Porque, lá na frente, sempre haverá um passe de Nacho para um gol de Hulk, um passe de Hulk para um gol de Nacho, uma bola enfiada por Zaracho ou um lance surpreendente de Keno ou de Marrony — que precisa de uma vez por todas perder essa mania de desperdiçar gols feitos.  

MÃO AMIGA

Não quero me deixar contaminar por um otimismo sem sentido — ainda mais depois da ducha de água fria que caiu sobre a massa no final da temporada passada. Mas é inevitável entrar na onda. Ainda mais neste momento em que se percebe que o treinador tem tomado decisões sensatas, os jogadores querem mostrar serviço, a diretoria tem dado o suporte possível e a torcida começa a baixar o tom de algumas críticas apressadas, feitas fora de hora. Até a dispensa de Hulk teve gente que andou pedindo… pode uma coisa dessas?

O certo é que, assim, o Atlético vai seguindo em frente e pavimentando um caminho que, se não sofrer desvios súbitos, pode nos levar a lugares bem elevados este ano. Em entrevista à Rádio Itatiaia na quinta-feira passada, o diretor de futebol Rodrigo Caetano explicou por que o Galo não pediu o adiamento de seus jogos enquanto tiver tantos desfalques por jogadores que estão servindo suas seleções. 

Como se sabe, o Flamengaço Classificadaço, que os rapazes simpáticos e as moças sempre atentas que que comentam futebol nos programas da TV por assinatura dizem ter o “melhor elenco do Brasil”, pediu penico. O Galo, não. Nada estranho até aí: sempre que alguma crise ameaça brotar no elenco do time carioca, como vinha acontecendo nas últimas partidas, a CBF providencia um tempo para que ele possa mexer daqui, mexer de lá, se entender com algum amigo influente que andava contrariado e recuperar a competitividade abalada. 

Foi assim no campeonato de 2012, lembra? O Galo, naquele ano, vinha bem na competição, e o time, conforme recorda o amigo Eduardo de Ávila, estava “voando baixo”. Poucos dias antes de enfrentar o Flamengaço Classificadaço, o diretor de competições CBF, Virgílio Elísio da Costa Netto, cancelou a partida, alegando não haver no estado do Rio de Janeiro gramados em condições de receber a partida. (Os jogos foram retomados na rodada seguinte — em mais um dessas decisões misteriosas tomadas sem que procure escondê-la).

Quando a partida foi finalmente realizada, o time carioca já estava reforçado por jogadores que não faziam parte do elenco quando houve o adiamento. Além disso, contou com a mão amiga de Jaílson Freitas. O árbitro baiano fez o que pôde para tirar os três pontos do Galo — uma ajuda considerável para o sucesso do CBFlu naquele ano.

TÔ NEM AÍ!

O atual recesso camarada cancelou, inicialmente, as partidas do Mais Queridinho contra o Grêmio e o Paranaense, pelo Brasileirão, e contra o Coritiba pela Copa do Brasil. Se for necessário, não tenha dúvidas: outros cancelamentos virão. O problema é que a facilidade com que a entidade se rende às lamúrias do Flamengaço Classificadaço pode custar caro para ele num ano de calendário apertado como esse. Como disse Rodrigo Caetano os jogos adiados agora terão que ser pagos em algum momento. E, quando todo mundo está de olho, nem toda a boa vontade da CBF e da emissora parceira serão suficientes para ajeitar as coisas em benefício do Mais Queridinho. 

Deixa essa gente para lá. A entidade já tem problemas de sobra para resolver e cada dia que passa expõe um pouco da podridão que toma conta de suas entranhas. A mais recente envolve o pascácio Rogério Caboclo, presidente daquilo lá, e, também, conselheiro do São Paulo Futebol Clube. A situação ali está complicada e a bagunça, veja só, puxou a inoportuna Copa América deste ano para o meio da briga política interminável que vem tomando conta do país.

A discussão em torno do assunto é uma das mais chatas que já movimentaram o mundo do futebol dos últimos anos e, de uma hora para outra, os argumentos esportivos contra ou a favor da realização do evento começaram a ser estimulados por razões políticas e quando isso aconteceu, como diria o saudoso Sérgio Porto, o bode que deu, vou te contar! Tite, o treinador da Seleção Brasileira, percebeu que estavam armando para ele e que tinha gente que queria porque queria ver o lépido Renato Gaúcho em seu lugar. 

Não tenho respeito e muito menos admiração por Tite, um dos principais responsáveis pelo rebaixamento do Atlético em 2005. Mas sou obrigado a concordar com um detalhe: por trás do palavreado que fazem dele o Rolando Lero do futebol, existe um cara esperto, que tem a habilidade de saber agradar as pessoas certas para se manter no topo. E, ao abrir a boca, conseguiu exatamente o que queria: se segurar no cargo com o apoio daqueles que se opõem à realização do torneio por razões meramente políticas. 

Meu interesse pelas opiniões políticas de Tite ou do jogador Casemiro, que andaram se posicionando sobre o assunto, é exatamente o mesmo que tenho pelas análises de futebol feitas pelo presidente Jair Bolsonaro ou pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: absolutamente nenhum. Mas, por razões esportivas e movido pelo mais profundo egoísmo, gostaria que o torneio fosse cancelado. Por mais numeroso que seja o elenco e por maior que seja a qualidade dos jogadores, acho que, num ano importante como esse, quando mais craques, melhor. Por essa razão, quero ver logo Júnior Alonso, Alan Franco, Savarino e Vargas de volta. Só por isso. Porque para tudo o que diz respeito a Tite, a Renato Gaúcho ou à Seleção, com todo respeito, não estou nem aí.  

32 thoughts to “Hora de definir prioridades”

  1. Boa tarde amigos do Galo. Não tenho dúvidas que nos últimos jogos, o Mariano está jogando o fino da bola, muito superior ao Guga, que também é um ótimo lateral. Não vejo necessidade do NOSSO GALO contratar outros reforços que não sejam zagueiros ( de qualidade ) , tais como, David Luiz e Balbuena. Acredito também, que com o devido tempo, o Cuca irá dar oportunidade aos “garotos da base”, pois alguns já mostraram qualidade superior aos veteranos que estão jogando, entenda Yoran e Allan.

  2. Rapazzzzz…. !!!! O @Atletico prestes a perder um dos zagueiros titular_ se não forem dois_ antes mesmo de reforçarem o setor,um dos nossos calcanhares de Aquiles desde 1900 e tampinha de guaraná em rolha, time numa água de batatas danada q produz muito pouco e em todos os jogos, já na volta da 2ª etapa,se parece mais com um carro elétrico cuja autonomia está no final e a próxima parada para recarga está á léguas de distância dele. Ainda! Qdo encontra um time minimamente organizado se perde totalmente por ser inconstante_ igual ao téquinicu_ de dar dó; daí a coluna vem falar de time de cbf e “demagogia”, eu quero uma prá viver!? Vivente! Nossa cobrança em cima destes “inteligência” deveria ser costumeira, diuturna e constante_sem trégua_ já q estão sempre a dizer q o objetivo não é títulos e time bom_ como se um não estivesse ligado ao outro_ ? Há proposta_ grande e real_ p vender um de nossos melhores jogadores de defesa ainda no meio da longa temporada, falar de cbf,conselheiro bambi “uscambal” e cortina de fumaça purinha. Desculpe! O questionamento deveria ser: ” Mas não era p/ o GALO disputar tudo? Com “isso aí” vamos conseguir? Vendendo ao invés de reforçar e equilibrar esse elenco ” bêbado sem equilibrismo? Como cara pálida,diz aí como???? O Atleticano q só se importa com o @Atletico_ f*d@π€£ os de camisa feiona,a cbf e seus pares_ tem de cobrar elenco equilibrado, time bem treinado e tbm ver o que há de verdade na fala dos investidores em entrevista recente,q disse em alto e bom tom q para cada UM jogador negociado, já tem QUATRO outros nomes melhores ou iguais sendo monitorados para a reposição. E o time,vai ser daqueles uma nota só,como vem se repetindo fazem décadas. Temos UM time,e torneios grandes não perdoam aqueles q contam com a sorte,a estes ela muitas vezes dá as costas; i’nda mais qdo desdenham dela. Competência não se compra,aprimora-se aquele q nasce com ela. Saudações Atleticanas
    Vergonha na cara e GALO Sempre!

  3. Boa tarde a todos!
    Gallupo,quero te pedir uma coisa,será que na semana que dá pra você falar de assuntos que não sejam esgoto? Tive que parar a leitura várias vezes e conferir se eu estava no Canto do Galo.
    Abraços e saudações atleticanas!

  4. BOM DIA A TODOS.
    SE O FLAMENGO PEDIU O ADIAMENTO DAS SUAS PARTIDAS , PORQUE O GALO NÃO FAZ O MESMO??
    SEM KENO E SAVARINO O GALO DIMINUI MUITO O SEU POTENCIAL OFENSIVO.
    NÃO HÁ NO ELENCO NENHUM RESERVA QUE SUBSTITUA ESSES DOIS TITULARES COM O MESMO NÍVEL.
    UM GOLEIRO E UM ZAGUEIRO SERIA FUNDAMENTAL PARA REFORÇAR O NOSSO ELENCO.

  5. DOMINGOS ,

    acho que o gol poderia ser do Natan.
    Tem aquela história que criaram , a tal lei do ex .

    O Natan esteve por lá , não é ?

  6. Bom dia, amigos! Queria deixar aqui neste espaço um registro para ser cobrado no final do ano. Falam muito do Nacho, mas para mim o argentino que será o dono do meio campo do Galo em breve será o Zaracho. Marca bem, desarma com facilidade, tem bom passe e é muito jovem.

  7. Quero que a seleção brasileira se foda de verde, amarelo, branco, azul ou qualquer cor que escolherem pois não me representa em nada de nada!!!!!

    Já o nosso CAM, este sim, quero ver brigar pelos canecos sem essa de priorizar, mesmo sendo com calendário apertado e as vezes desumano para com os jogadores…

    Por isso a necessidade de se montar um elenco equilibrado e com jogadores compromissados com a idéia de disputar e vencer os torneios…

    Sempre foi e sempre será muito difícil ganhar tudo mas enquanto estiver dentro da disputa, têm que honrar o manto alvinegro dentro de campo!!!!!

  8. Bom dia E. Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.

    Estou ciente de que ‘aqui’ o assunto é Futebol e… como a maioria aqui, também evito opinar e expor posicionamento e pontos de vistas Políticos que contradizem o que pensam muitos aqui… como já pude reparar.

    Mas o que disse Ricardo Galuppo sobre a postura radical, extremista e hipócrita do tite foi de lascar, hein!
    Caramba, meu… que coisa chata! (Será efeito da Paralaxe Cognitiva?).

    Mas o foco aqui é o futebol!

    Se no início do campeonato já estão ajudando o flamerda e, talvez mais adiante o parmeiras, o SP e flumerda… é bom a diretoria do Galo ficar ligada nos fatos, pois com certeza tentarão armar pra cima de nós… de novo!

    “Aqui é Galo”!

  9. Eduardo de Ávila, Peço licença para concordar em gênero, número e grau, com os 2 comentários abaixo, pois aqui não dever ser lugar para opiniões políticas e nem de diferentes assuntos do GALO. Galuppo, seus textos são muito bons, mas vamos falar só do GALO, por favor. José Wilson

    ERNEST
    08/06/2021 às 08:30
    Bom dia!

    Hoje eu vou de sugestão para o Blog Canto do Galo:

    Não há uma máxima do Blog de que aqui é o Canto do Galo?

    Falar em Tite, CBF, Bolsonaro, Lula e segue relação, mesmo que nas entrelinhas, para mim é como andar em campo minado.

    A questão da política está muito polarizada, portanto tóxica e radioativa, e por isso com o potencial perigoso de dividir o Canto do Galo.

    Vamos focar no Galo!!!

    Que cada um que reflita por si e o Guru Eduardo saiba moderar essa questão…

    E viva o Galo!!!

    GALO ROBERTO DE OLIVEIRA
    08/06/2021 às 07:45
    Bom dia, Galuppo.
    Se não está nem aí, não devia nem ter mencionado o assunto da copa América e devia se ater apenas ao Galo, ou aqui não é só Galo? Conversa pra boi dormir.

  10. vÁRIOS PITACOS DO MOMENTO ATUAL : Tite : não consigo ouvit tite sem cair na risada. Sério , meu riso é descontraído, autêntico, ele me faz rir. Em suas falas com gosto de dramalhão mexicano, encaixando mil e um clichês, setenta mil frases feitas , recheadas de lugar comum , ele segue impávido, firme e forte, encantando os jumentos. Ele é muito engraçado, a carga dramática , o olhar 171 pra seu intelocutor, a entonaçaõ da voz que vomita asneiras, ´sem igual. Rolando lero não chega nem perto. Casa maldita do futebol cbf A deposição do verme caboclo não é suficiente pra pagarem seus crimes e erros, o fogo , se Deus quiser, continuará ardendo , teixeira, del nero, marin e outros fascínoras tem a capacidade de regeneração , os ensinamentos destes mafiosos, acima da lei , acima do ministerio publico , se perpetuam e se proliferam nesta sombria casa de horrores, onde o lema é a corrupção, o mal. Pega fogo, maldito cabaré. Momento do nosso time : focado, daqui a dois dias passar a regua no remo, pegar o sao paulo bambi no domingo. Buscar, a todo custo estes 24 pontos antes do embate com boca juniors, tudo indo bem, keno de volta e os convocados idem

  11. Bom dia xará, Galuppo e amigalos!!!

    “Um olho no peixe e outro no gato”. GALO tem que se preocupar em jogar um bom futebol e ficar atento a qualquer tipo de MANIPULAÇÃO POR PARTE DO QUERIDINHO DA CBF. CBFLA manda e desmanda naquela Confederação Brasileira de Falcatruas. Se a tática defensiva do GALO continuar prevalecendo a chance de conquistarmos um caneco importante nesse ano aumenta consideravelmente. Jemerson e Marinho cairiam como uma luva nesse time. Ainda espero pelo menos dois reforços. Vamos que vamos….

  12. Salve Massa, Galuppo e Guru!

    Historicamente nós atleticano vivemos de renovação de expectativas e mesmo com toda a cornetagem e bipolaridade existente, hoje é nítida a volta da confiança em resultados melhores e título para este ano.
    Parte desta confiança tem sido atribuída ao elenco, que mesmo com ressalvas, tem sido muito diferente do que tínhamos num passado recente, quando convivíamos com jogadores preguiçosos, descompromissados, sanguessugas, chinelinhos e indolentes, tais como: Elias, Cazares, Fredcone e Robinho, ou mesmo tecnicamente fracos como: Di Santo, Zé Welerson, Arouca, Hyuri, Eraso entre outros.
    A chegada de jogadores como Hulk, Zaracho e Nacho, além de outras várias opções tem obrigado aos jogadores a sair da zona de conforto, pois quem não jogar fatalmente será ou negociado ou relegado. Hoje o time até pode jogar mal, mas não se vê passividade e falta de vontade em campo como alguns tempos atrás.
    Talvez a exceção seja Vargas que as vezes parece não mostrar tanta vontade nos jogos, mas vale lembrar que este mesmo jogador pediu para retornar mais cedo das férias para entrar em forma.
    Melhor ainda é saber que hoje temos no clube um departamento de análise de desempenho e que poderá nos livrar de contratações esdrúxulas e altamente custosas como as de Denilson, Maicon Bolt, Ramon Martines e Lucas Hernandez. E acredito que foi pela análise deste departamento é que não tenha ocorrido a renovação de Tardelli.
    Então massa, paciência que as contratações irão acontecer, mas de maneira pontual e não de baciada como antigamente. E melhor, levando em consideração não só nossa capacidade econômica, mas principalmente a qualidade técnica dos jogadores.

  13. Com o elenco que o Atlético possui e foi montado pelo Jorge Sampaioli, tem que ir administrando as três, competições.

    O Brasileiro, é um campeonato, que não adianta ter o melhor time, tem de ter o melhor elenco. E ter regularidade.

    A meta do Campeonato brasileiro é somar o máximo de pontos. Então a cada 15 pontos(5 jogos), tem de haver 4 vitórias ou 3 vitórias e 2 empates, se conseguir manter isso, durante o campeonato todo, bate perto de ser campeão ou até campeão, em raríssimas exceções não bateu campeão, e por incrível que pareça, o Atlético teve duas exceções, como 2012 e 2015. Ano passado o Sampaioli deixou escapar por entre os dedos, e era o melhor equipe do campeonato, só não tinha o melhor elenco.

    1. Bem lembrado Pedro Vitor.

      Sampaoli o careca doidão, hoje só é lembrado pelas bizarrices que fez e ter entregado de mão beijada o brasileirão ano passado. Isto foi muito sério.
      Mas se não fosse ele, com toda a sua arrogância, estrelismo chatice e insistência, com certeza não teríamos iniciado a reformulação do elenco e estaríamos com jogadores medíocres no clube.

  14. Bom dia Canto do Galo!
    O Galo precisa ganhar o Brasileiro. Precisamos acabar com esse fantasma , exorcizar os nossos vampiros – Arnaldo César Coelho 77, Aragão 80, Márcio Resende 99, esquemão de 2012. Apesar deles e dela , a CBF, precisamos de fazer amanhã outro dia. Precisamos nos livrar dessas âncoras que nos foram colocadas pelo esquema podre da CBF. Esse passado sombrio e injusto que nos impuseram nesses 50 anos tem que ser superado. Cabe ao CAM enfrentá-lo como deve- nesses 50 anos já sabemos porque perdermos em cada jornada que estivemos próximo do título. A direção, comissão técnica tem que ter consciência do peso e dor desse passado para nossa torcida.
    Ganhar o Brasileiro é preciso
    Viver não é preciso.

  15. Eu pedi a saída do Hulk pq não estava jogando nada. Me lembrei de Diego Souza que chegou no Galo com status de craque e nunca fez nada. Agora o Hulk tem se mostrado muito melhor que o Hulk da seleção, então agora eu quero que ele fique. Não sou analista de futebol. Sou apenas um torcedor que quer ver meu time bem e vencendo sempre. Simples assim.

  16. Bom dia!

    Hoje eu vou de sugestão para o Blog Canto do Galo:

    Não há uma máxima do Blog de que aqui é o Canto do Galo?

    Falar em Tite, CBF, Bolsonaro, Lula e segue relação, mesmo que nas entrelinhas, para mim é como andar em campo minado.

    A questão da política está muito polarizada, portanto tóxica e radioativa, e por isso com o potencial perigoso de dividir o Canto do Galo.

    Vamos focar no Galo!!!

    Que cada um que reflita por si e o Guru Eduardo saiba moderar essa questão…

    E viva o Galo!!!

  17. bom dia Eduardo e massa e Ricardo Galuppo. se fosse para ganhar os 3 títulos que vamos disputar nos queriamos ganhar os 3.mas infelizmente não temos equipe para isto. calendário das seleções. falta reforços. jogadores contudidos. expulsões. perder para equipes que vão brigar para não cair. etc.isto tudo atrapalha a equipe ganhar as 3 competições. mas quem sabe pode acontecer um milagre. rsrs. se pudesse escolher é o brasileirão estamos 50 anos sem ganhar e tira este peso que demora meio século. então diretoria acorda e vamos reforçar para ontem. a galo não nos decepcione mais. vai galooo.

  18. Bom dia, Eduardo, Ricardo Galuppo, atleticanas e atleticanos que também não estão nem aí por aquilo lá. Nosso interesse como diz o lema do blog é só o Galo.

    E o Galo, aos trancos e barrancos vai se acertando durante as competições, mostrando que o treinador e os atletas resolveram se unir em prol do bem comum que é a conquista de títulos neste ano. Se conseguirão um ou três títulos, fica por conta do destino. O certo é que dá prazer ver que aliada à vontade de vencer, está a disposição de todos em não deixar ao acaso os acontecimentos. Há uma nítida evolução no modo de ser do Galo. Mudou de Galo doido para Galo prudente, sensato e inteligente.

    E essa mudança não ocorre só em alguns setores do time. Há uma disposição generalizada entre atletas e comissão técnica em fazer o Galo progredir em campo, acompanhando a já notável progressão administrativa. E como torcedor que acompanha com lupa tudo o que acontece no Galo tenho que concordar que estamos num bom caminho e com bons destinos bem definidos à frente.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, CAMINHANDO A PASSOS CERTOS PARA TRAÇAR O SEU PRÓPRIO DESTINO.

    1. DOMINGOS ,

      acho que o gol poderia ser do Natan.
      Tem aquela história que criaram , a tal lei do ex .

      O Natan esteve por lá , não é ?

  19. Bom dia, Galuppo.
    Se não está nem aí, não devia nem ter mencionado o assunto da copa América e devia se ater apenas ao Galo, ou aqui não é só Galo? Conversa pra boi dormir.

  20. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Privilegiar o passado é reverenciar a memória. O que passou, passou e ficaram nas nossas mentes os momentos únicos que vivemos. Alguns ruins e a grande maioria de lembranças perenes. Muitas vezes buscamos nas figuras do passado para mostrar que o presente tem de se espelhar no que há de melhor como referência sejam de jogadores, treinadores ou mesmo dirigentes.
    Mas o que interessa é o momento atual. Embora ainda não ao meu gosto, o time do galo apresenta alguma melhoria. Com a volta dos que se encontram servindo seleções, o time pode dar resposta mais consistente aos nossos anseios. Nada de privilegiar este ou aquele torneio. Todos são igualmente importantes e o que queremos são títulos, desde que não sejam protestados.
    Ao amigalo Barata! Obrigado pela elogiosa referência.
    Hoje e Sempre, galo!!!

  21. Bom dia. Sobre o time do Galo, parece ficar menos exposto quando jogam Dodô e Mariano, nas laterais. Não aparecem aquelas ” avenidas” para contra ataques adversários.

    1. Prezados Genival e José Eduardo Barata,

      Eu defendo a titularidade de Dodô o time melhora muito, quanto a Mariano ou Guga só Jesus na causa.

      1. Mariano ou Guga, nenhum dos dois têm condições técnicas, hoje a lateral direita sobrecarrega o coletivo.
        Lembrando da lambança do Mariano ano passado que recuou a bola na fogueira para o goleiro Rafael, acredito que começamos a perder a corrida ao título naquele derrota.

        1. GENIVAL , LEONARDO E THERCIUS ,

          posso acrescentar opinião ?

          No tocante ao Mariano ele tem muito mais
          noção do que fazer com a bola e sabe das
          suas limitações .

          O jovem lateral, ao que parece, foi/é muito
          mal orientado .
          O seu posicionamento é horrível !!!

          Toma bola nas costas direto e , ao atacar ,
          raramente chega à linha de fundo .

          Quanto do Dodô , é jogador/raiz , à la o
          correto Josué .
          Camisa pra dentro , chuteira preta e uma
          visão incrível de jogo coletivo .

    2. Genival!
      A sua observação me fez rememorar a seleção de 70. Marco Antonio (fluminense), de indiscutível técnica muito superior à do Everaldo(grêmio), foi por este superado na formação do selecionado brasileiro por ser melhor marcador, deixando a defesa mais consistente. O mesmo sentido pode-se aplicar a lateral esquerda do galo. Embora tecnicamente o Arana possa ser melhor, a consistência defensiva do Dodô nos leva a esse dilema! Com qualquer um dos dois estamos bem servidos, dependendo apenas de estratégia de jogo. Concordo com o seu posicionamento.
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *