Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hoje é jogo pelo Brasileirão

Com chances residuais de sonho maior na competição, o Galo vai a Salvador enfrentar o bom time do Baêa. Na décima colocação, nos resta brigar por avançar em direção ao G6 e até G4, enquanto o adversário ocupa a sétima posição na tabela. É confronto direto na briga por vagas na Libertadores. A instabilidade que tivemos na competição coloca o Galo distante 20 pontos do líder, 11 do G4 e oito do G6. Registre-se temos jogos (1, 2 ou 3) a menos que a maioria dos concorrentes.

Ainda que os Gs classificatórios possam ser mais amplos, em função das Copas do Brasil, Libertadores e até da sula, estamos convivendo com uma luta – jogo a jogo – em busca dessa habilitação pelo Brasileiro. Sim, embora nossas campanhas nas Copas permitam sonhar com títulos, em cada delas apenas o campeão terá vaga na competição continental. Então, o Galo precisa ter três olhos. Um no BR, que tem esse jogo na Bahia, e mais dois, um em cada Copa.

Para essa partida, quatro jogadores estão sendo preservados, afinal já na quarta-feira será a primeira das duas partidas pelas quartas de finais da Libertadores. No Rio de Janeiro frente ao Fluminense. Arana, Alonso e Franco, que atuaram na quinta contra o São Paulo, depois de jogarem dois dias antes pelas seleções do Brasil, Paraguai e Equador. Ainda Paulinho, que junto aos demais, ficarão com a preparação física para trabalho relacionado ao controle de carga. Muitos jogos em sequência. Também Zaracho e Alisson ainda não liberados, ainda Vargas e Otávio, novos hospedes do DM, fora da delegação.

Fica claro, nessa altura até percebo que o Torcedor concorda, que a opção é priorizar as duas competições de mata mata. Interessante balanço do treinador do Galo nesses jogos. Em dez jogos eliminatórios venceu cinco, empatou quatro e teve apenas uma derrota. É estimulante. Na Libertadores, faltam cinco confrontos, incluindo a finalíssima em jogo único. Na Copa do Brasil quatro, sendo que a decisão final é ida e volta. Na primeira decidimos a vaga em casa, já as semifinais – se com o River fora e caso for o Colo Colo aqui em BH -, enquanto na Copa Brasil, vai depender das bolinhas da cbf. Sem comentários!

Além desses possíveis nove jogos, que só serão em caso de o Galo avançar até cada final, temos contando com esse de hoje ainda 15 partidas pelo Brasileiro. São 45 pontos em aberto na luta pelos Gs classificatórios. Um bom resultado hoje será importantíssimo para alimentar as esperanças nas três frentes em aberto. Ontem e sexta, foram dias de seguir curtindo a classificação do meio de semana, agora é virar a chave e mandar boas energias para as terras baianas. Que os orixás e oxalá, xangô e iemanjá estejam com o Galo hoje e não com os tradicionais ritualistas da umbanda. Que assim seja!

Pelos nomes relacionados, necessitando do resultado, creio que Milito não deverá poupar quem tenha viajado. A defesa será toda diferente, além das ausências de Alonso e Arana, o Bataglia – acredito – será escalado como volante. Sendo assim, arriscaria que começamos com Éverson; Saravia, Fuchs, Lyanco e Rubens; Bataglia, Fausto, Scarpa e Bernard; Hulk e Deyverson. Não fossem os desfalques, talvez pudesse tentar algo diferente sem o Bernard. Se assim optar, poderia ser Palacios no lugar do alegria nas pernas (que andam bambas), com um realinhamento nesses dois setores. Seja quais forem os escolhidos por Milito, o Atleticano só pede uma coisa ao elenco. Comprometimento. Hoje, quarta, no próximo final de semana e sempre.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

10 thoughts to “Hoje é jogo pelo Brasileirão”

  1. Poupar jogadores.no Brasileiro vá lá, tendo em vista uma decisão de. Libertadores na quarta, mas o que fez hj esse projeto de treinador beira a irresponsablidade! Se.acomtecer o pior e não conseguirmos a vaga pra Libertadores ganhando a mesma ou a Copa do Brasil, no Brasileiro, corremos o risco de obter, no máximo, uma vaga na Sulamericana, o que é uma vergonha para um time com um elenco caro desse! Entrar com o aposentado Mariano na lateral entre outras péssimas escolhas só produziu mais uma vexatória goleada na Bahia e no campeonato! Agora, somos a segunda pior defesa do campeonato, perdendo só pra o vietual rebaixado Vitória, o rival da Bahia! Agora, os jogadores que ele escolheu só provaram hj pq são reservas e pior, que não tem futebol pra jogar no Galo. Palácios, que entregou o primeiro gol, Lyanco, que foi incaoaz de ao.menos tentar interceptar o chute no terceiro.gol,.além de Fausto Vera, Cadu, Deyverson e Bernard bem que podiam pegar o mesmo avião que esse Milico e sumirem do Galo! Displicência, vagabunxagem, irresponsabikidaxe de técnixo e jogadores, com a covarde om8ssão do diretor “parça” , do presidente fantoche e dos mecenas! Por isso, não gasto meu suado salário.com esse lixo de.time! Esses mercenários agora vão dar um sanguinho a mais contra o time sênior do FlorC pq vale grana e classificação! Fora Milito, Fora Victor, Fora perebas e 4 Rs!

  2. Bom dia.

    Antes de cobrar muito dos jogadores que chegaram há dois meses, eu prefiro cobrar da turma do come-treina-dorme e com frequência visita o DM.

    Creio que o Milito, com o resultado frente ao são paulo, pavimentou a sua permanência para o ano que vem, mas(kkk), tudo pode acontecer.

    Sabedores que somos, que mariano, Kardec, Vargas, rabelo, lemos, gomes, não contam com a confiança do treinador, dá pra fazer uma boa mudança no elenco.

    Quanto ao Bernard, apesar de não estar jogando absolutamente nada, aínda pode ser negociado com o futebol grego, recuperando assim o dinheiro investido nele.
    Sem mais para o momento,

    Abraço.

  3. Bom dia xará e amigalos. Minha escalação para encarar o Baêa seria a do Guru com uma única alteração. Palácios no lugar de Bernard como pensa a maioria aqui deste espaço. Bernard tem futebol mas parece perdido em campo. No mais é torcer para uma bela exibição e encarar o time da boa terra com raça e determinação. BORA MEU GALÃO!!!

  4. Bom dia!
    É desanimador pensar na escalação com Falso Vera, Berne e Daysanimado.
    Que Deus esteja com o Galo e não os demônios!

  5. Meu Guru, bom dia!
    Que o domingo nos traga grande alegria. Na sua sujestão de escalação, trocaria o ex-jogador “B…”, pelo Palacios; para que o SCarpa tenha opotunidade de jogar na posição dele, meia atacante e um dos melhores do Brasil na posição. Mas, penso que é pedir muito ao inventor do Galo. Como uma pessoa pode ser tão teimosa na escalação de um jogador que já demonstrou que não joga mais nada. Põe ele para jogar bolinha de gude! Assim, fica difícil querer G4 ou G6; os quais, com uma escalação racional, são possíveis e necessários de alcançar. Pense em um time com: Everson, Saravia, Fuchs, Rômulo e Rubens, Battaglia, Igor Gomes e Scarpa, Palacios, Hulk e Deiverson. Dá para acreditar em agressividade e gols.

  6. O TIME DO BAHIA:

    O Tricolor de Aço está na 7′ colocação com 39 pontos (11V 6E e 8d)…

    Tem o quarto melhor ataque (34 gols feitos) e a quinta melhor defesa (27 gols tomados), tendo um saldo positivo de 7 gols…

    Rogério Ceni pode mandar a campo o seguinte 4-4-2:

    Marcos Felipe;

    Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba;

    Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly;

    Thaciano e Everaldo…

    Três são os desfalques: Biel, Acevedo e Víctor Cuesta…

    Na última quarta feira o Bahia perdeu classificação da Copa do Brasil para o Flamengo em partida que a equipe deixou a desejar, sobretudo pela baixa produção ofensiva e poucas chegadas ao gol adversário…

    Na derrota para o FLA no Rio (1 a 0) o time sequer conseguiu dar um chute a gol…

    Antes, no primeiro jogo contra o FLA pela CB, em Salvador, o Bahia também tinha perdido por 0 a 1, sem falar da derrota para o RBB na rodada entre os dois jogos da CB por 2 a 1 em Bragança Paulista…

    Pelas três derrotas consecutivas o Bahia perdeu classificação na Copa do Brasil e saiu do G6 do Brasileirão…

    O momento da equipe é ruim, de desconfiança e cobrança…

    A ordem é voltar a vencer e retomar a classificação no G6…

    No 1′ Turno GALO e BAÊA empataram de 1 a 1 com gols de Hulk e Ademir na AMRV…

    É jogo duro…

  7. Bom dia caro Eduardo, estava sumido por aqui pelo fato de no meu app a sua coluna diária só tava atualizando a noite, agora descobri que se eu entrar pelo link do Facebook leio agora cedo. Bora falar do Galo que é o que interessa. Não gostaria que o time abandonasse o BR, hoje temos que jogar com a mesma disposição que tivemos frente ao Grêmio. G4 para não passar pela sofrida mata mata da pré libertadores acho difícil mas pelo menos uma pré no G6 temos que garantir no BR. Galo x Baêa é sempre jogos abertos hoje quero ver gol do Deyvinho e do Bernard. Bom domingo a todos e que ao final do dia estejamos felizes com um bom resultado do Galão da massa.

  8. Salve Massa e Guru

    Hoje só espero que o time não tenha faça o mesma na última partida jogada lá na era Felipão. Foi uma vergonha!
    Pra mim até Robert Santos seria opção, no lugar de Bernanrd que realmente até hoje não chegou no Galo. Tô esperando ele chegar para ir buscá-lo no aeroporto.

  9. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 24/38 – Bahia (fora) – Na CB eliminamos o S. Paulo, atual campeão. Semana que vem teremos o Fluminense, atual campeão da LB. Que o Galo continue a “derrubar” campeão.

    Temos chances nas Copas. E repito: “Isso não significa taça(s) garantida(s). Só o campeão de ambas vai direto para a LB”.

    Mesmo com 02 jogos a menos é ruim ver o Galo em 10º e a 08 pontos do G6.

    Hoje, dificulta um pouco a necessidade de poupar (eu concordo) pro jogo da LB na quarta (18.09).

    No 1º turno em BH, Hulk marcou e Ademir (lei do ex) fez 1×1.

    No BR-23, fizemos a melhor campanha do 2º turno e ficamos em 3º com vaga direta na LB. Mas, foi humilhante a derrota de 4×1 pro Bahia no último jogo do BR nesta Arena.

    Eles pertencem ao Grupo City, que investiu pesado. O time é bem treinado, rápido e competitivo.

    Que nosso “mistão” possa jogar focado e rumo ao G6. Nossos pontos perdidos: 19 (casa) e 17 (fora), num total de 69/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

  10. Bom dia Avila, bom dia a todos. Sassa está jogando no Amazonas, Cazares no Paissandu e Jô no Itabirito. Então, penso que para o ano de 2025, este será inevitavelmente o caminho do Piscadinha.Um embusteiro! Quanto a sua escalacao eu gostaria de ver o Igor Gomes no lugar do Anemia nas pernas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *