Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e confirmei ao final, foi uma partida disputadíssima e com estratégias diferentes dos treinadores. Ambos precisavam vencer, o adversário para consolidar a liderança – cada rodada mais ameaçada – e o Galo tentando avançar em fuga do Z4 e iludindo com algum eventual G ao final da competição.
Os dois times muito desfalcados, o carioca por convocações e o Galo além dessa rotina de ceder jogador para seleções ainda necessitando poupar para a grande final do dia 30 de novembro em Buenos Aires. Nosso elenco tá no limite, como a chance de título que temos é tão e somente na Copa, o foco é a decisão da Libertadores. Como disse ontem, “ou isto ou aquilo”, com o empate vai ficando a cada jogo mais evidente que nos resta é aquilo.
Ao anunciar a escalação, muitos – inclusive o blogüeiro – ficaram sem entender qual a opção do treinador. Pela divulgação, deu a falsa impressão de Mariano na esquerda e Rubens centralizado. Nada disso, a improvisação prevaleceu e o veterano lateral atuou – de início – como um terceiro zagueiro e as vezes na ala direita com Saravia avançando. Até que, numa infantilidade quase que previsível, Rubens tomou dois amarelos – consequente o vermelho – bagunçando a proposta de defender e arriscar algum contra ataque. Desmoronou a estratégia e sofremos até o apito final do primeiro tempo.
No intervalo lançou mão de Igor Rabello, tirando Paulinho que junto a Deyverson não ameaçavam a defesa do Botafogo. Foi sofrido, mas o Galo montou uma barreira de oito no sistema defensivo e mais o Éverson que foi dando certo e levando o líder do Brasileirão ao desespero. Logo depois, tirando Deyvinho – que precisa jogar mais e encenar menos (escapou em levar o segundo amarelo) – optou por Hulk que criou jogadas e lances que geraram expectativa e possibilidade em arriscar por tentar a vitória. E por pouco, num chute distante, ele faz um gol numa tentativa direta do nosso campo defensivo. O goleiro adiantado deve ter feito promessa a todos os santos e a bola foi pela linha de fundo.
O jogo começou com um falso domínio do Galo, que não durou dez minutos, e seguiu até o final com o adversário martelando e ameaçando. Éverson, outra vez, apareceu em pelo menos duas defesas espetaculares (uma em cada tempo). A meu juízo, apesar de a nossa proposta de buscar o empate – especialmente depois da imbecilidade do Rubens -, o melhor em campo foi o botafoguense Almada. Está em todo lugar do campo. Dribla, dá assistência e chuta com perigo. Mas nossa equipe esteve bem no que era o objetivo. Daria dois destaques individuais. Rabello, que atuou muito melhor que Fuchs e Lyanco nos jogos recentes, e Mariano, que apesar da idade mostrou uma vontade e comprometimento que tem faltado em alguns jovens jogadores.
Dormi mais aliviado em relação a confiança que vou manter para a decisão da Libertadores. Reitero que não encaro como prévia daquela final, mas mostrou que temos sim condições de vencer, diferente do que vem pregando alguns poucos que seremos goleados. São os mesmos que previam derrotas para flamídia e o mesmo adversário de ontem, pois se não vencemos nenhum, também não perdemos e os dois empates são nossos dois pontos recentes na tabela de classificação. Hoje é dia de relaxar e reclamar menos, afinal depois de amanhã já encaramos o São Paulo no Morumbi, onde vencemos nossas duas últimas partidas. Com Felipão ano passado e Milito recentemente pela Copa do Brasil.
Sigamos!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Bom dia xará e amigalos. A expulsão do Rubens depois do primeiro cartão amarelo era muito previsível. Menos para o Milito que deveria tirá-lo imediatamente. Milito espera a desgraça acontecer para tomar atitudes. A única coisa magnífica ontem no horto foi a festa da torcida na chegada do ônibus do GALO. O futebol desse “elenco” continua pobre, sem inspiração e um “ataque” que não faz gols. O esquema de jogo adotado pelo Milito contra qualquer adversário é o seguinte: 1(goleiro que vem salvando o time de goleadas), 4 zagueiros(dois zagueiros e dois laterais ou três zagueiros e 1 lateral), 5 volantes recuados(incluindo Paulinho e Hulk tocando bola para trás e para os lados excessivamente) e 1 atacante(completamente sozinho esperando chutões). Mas porque isso não muda???? Porque a TEIMOSIA E BURRICE FALAM MAIS ALTO. QUE A SORTE CONTINUE COM O GALO…..
Circunstancialmente acabou sendo um empate com aspecto de heroísmo. Botafogo joga desembaraçada e fluentemente . Mais do que isso, fez uma marcação notável e logo abafou pretenso domínio do Galo. Onze contra onze já tava osso e então tome a expulsão do Rubens. Moiô. Alagou. Mão cheia! E logramos empatar. Rubens é estabanado, vem jogando mal e deu mesmo o carrinho já com um amarelo na cacunda. No entanto, a punição foi rigorosa. Outra bronca, deram oito minutos de acréscimo e depois mais um de lambuja. Somando tudo o empate tem sim um ranço de heroísmo
Perfeita a leitura, comento pouco por aqui mas estou sempre acompanhando o blog!
Mariano surpreendeu positivamente pela entrega e disciplina, pode ser boa opção pros jogos que faltam do BR. Agora ele mais saraiva no lado direito não acho que funcionou não, destaco apenas a entrega e disciplina mesmo!
Galera queria escutar de vocês mas tô achando que Otávio tá jogando bem abaixo nos últimos jogos, a expulsão do Rubens foi infantil mas começou em uma cochilada do Otávio no segundo amarelo.
Voltando pro pós jogo transferimos a pressão pro outro lado e aquela confusão pilhou positivamente os jogadores do galo para a final, entrar sangue no olho mas controlar a ansiedade!
Acho tarde pra testar novas formas de jogar mas pra mim igor rabello deveria entrar como zagueiro central mantendo o mesmo esquema de 03 zagueiros e battalia voltar a ser volante protegendo a zaga no lugar do Otávio! Para o ataque com as opções de zaracho, bernar, Paulinho, hulk, scarp e deivin deixo essa aí para o treinador !
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Não tem como não reclamar das atitudes do Rubens. O Galo deveria emprestar esse jogador para ele decidir o que pretende da carreira. O resultado aliado a vitória do Palmeiras colocou o Botafogo na condição de ter de disputar as duas próximas rodadas do Brasileiro precisando vencer. Em relação a partida para aqueles que apreciam torcer e sofrer foi um prato cheio. Quando os destaques da partida foram Mariano e Igor Rabelo, penso que isto por si só já mostra a situação de desespero que estamos. Preocupante. Muito preocupante!
Bom dia, Guru e AmiGalos! Pois é! não é bom mexer o Galo com vara curta. Chamaram o “Galo de time de merda.” Até bem pouco tempo, o time do csa, jogaram milho, e se acharam. O resultado dessa arrogância, todos sabem o que aconteceu no nosso salão de festas. Estamos mais do que nunca vivos para grande decisão dia 30. Vamúuuum GALÔOO, mostrar pros bostafoquinhos quem é time de merda. Abraços à todos.
A ESTRATÉGIA DE MILITO
Ficou claro que o MILITO ontem quis esconder o jogo do BOTAFOGO e conseguiu…
E os deuses do futebol trataram de providenciar a expulsão do juvenil Rubens para imprimir mais drama na BATAGLIA DO RIO DA PRATA…
Ainda bem que o Rubens foi expulso…
Ainda bem porque isso deu ao Atlético o algo novo que precisava para mexer com a parte mental do Grupo que estava “golpeado” e em “crise”, conforme denunciou o Gabi Milito na coletiva pós-jogo contra o Furacão…
Com menos um em campo o Time Atleticano conseguiu parar o rolo compressor botafoguense cujo Time, convenhamos, é muito bom física e tecnicamente e joga muito encaixado, a despeito de não ter conseguido vencer e isso é do futebol…
Ao final da partida o que se viu foi o Time Botafoguense nervoso, afetado mentalmente e o Time Atleticano mais leve e confiante para a Grande Final…
O resultado, diante de todas as circunstâncias, foi ótimo, convenhamos. Se o Atlético saísse ontem derrotado, mamãe me acode…
E dentro de campo parabéns aos caras que lutaram e se comprometeram com a estratégia militiana que era, claramente e de novo, esconder o jogo do Botafogo…
Parabéns ao Everson que mais uma vez fez uma partida segura e muita boa…
Parabéns ao Mariano que foi fundamental no arranjo defensivo da equipe que conseguiu resistir…
E parabéns ao HULK que entrou para ganhar o jogo no aspecto mental. E o Hulk terá conseguido colocar marimbondos na cabeça do time botafoguense que saiu de campo vendo assombração…
O GALO está vivo…
EU ACREDITO!!!
Não fomos goleados graças à intervenção do Padre Torga, com certeza! Mas seremos (já fomos) goleados no dia 30. Fato! Pra terminar: Mariano me decepcionou!
Fala sério!!! kkkkk
A adrenalina de ontem foi daquelas em alto nível. Fui dormir lá pelas 01hora para acordar às 5:00 para o trabalho, mas tinha que esperar a coletiva do Milito que demorou. O mínimo que exigimos do time é isso de ontem, raça e comprometimento. Concordo que o melhor dele foi o Almada, de resto pareciam o time do Vasco, só bolas cruzadas na área e quase todas nossos zagueiros se sobressaíram como foi em Buenos Aires contra o River. Bom será se não perdermos antes da final e pelo menos 1 vitória em SP ou contra o Juventude para aumentar ainda mais a confiança para dia 30. Ontem no Galo destaco , Mariano, Rabelo, Lyanco e o motorzinho que ontem se sacrificou para marcar o Zaracho. Baixa negativa o Rubens que na entrevista o Milito disse que ainda é um jogador em construção no que eu concordo.
Padre Torga fez em sua vida uma opção pelos mais fracos. Com certeza vai nos conceder o segundo livramento no dia 30. O Galo vencerá a partida por 1×0..Gol do Bernard!